Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2022


Marcos
 Share

Recommended Posts

Em 31/08/2022 em 19:55, Carlos Campos disse:

CARAMBA!!!

TA EXPLICADO O PROBLEMA LA NA VILA DAS CORUJAS!!!

 

O famigerado vulcão mexeu com os sensores da WRF Comercial!

 

Screenshot_20220831_195030.thumb.jpg.f90dec0f51d1eea42388f92d85410b6f.jpgScreenshot_20220831_195009.thumb.jpg.8edc2d03a368705af2177c68afa7330f.jpg

Quando leio o nome desse vulcão me vem a mente aqueles nativos dançando e pulando aos pés da montanha e gritando: " Ó grande hunga-tonga-bunga-sunga-bussunda! Derrama tua lava sobre e nós!"

 

Agora sem piadas! Fechamos o eterno, interminável e imortal mês de agosto! Rsrsrs...

 

Screenshot_20220831-200256-526.png.876cdf8bd8590f0ebac88d80187901da.png

 

Julho teve média apavorante de 17°C!

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 19:55, Carlos Campos disse:

CARAMBA!!!

TA EXPLICADO O PROBLEMA LA NA VILA DAS CORUJAS!!!

 

O famigerado vulcão mexeu com os sensores da WRF Comercial!

 

Screenshot_20220831_195030.thumb.jpg.f90dec0f51d1eea42388f92d85410b6f.jpgScreenshot_20220831_195009.thumb.jpg.8edc2d03a368705af2177c68afa7330f.jpg

O problema continua. Hj tivemos Coruja AW - 1.6 e Coruja DAVIS - 0.5 de mínima, uma ao lado da outra. 

Como diz um ditado, é pau de bater em doido as vezes a meteorologia. E sempre apaixonante. 

  • Like 3
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 19:08, Eclipse disse:

apesar de termos tido o terceiro julho mais quente de POA (com a sorte que pelo menos as anomalias foram mais pesadas nas mínimas, não estragando tanto as tardes), este outono-inverno será memorável para mim.

mas vou incluir setembro quando for dar minha nota final a esse período, e gostaria de englobar abril - setembro, pois finalmente tivemos um outono frio integralmente. E se setembro parece que será bom, como já está indicando.

 

 

nah pensando bem, de nada adianta se Julho foi ruim. As vezes bate uma raiva lembrando desse mês. Chega de 2022. 

 

image.png.2cbd57aa8b20f33c6006f6f3c3d7c3fe.png

 

 

Link to comment
Share on other sites

Agosto

 

Máxima: 34,1°C em Urussanga/INMET

Mínima: -9,7°C em Bom Jardim da Serra/Águia Dourada

Menor máxima: 1,3°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 153 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

                                      132,12 km/h no Morro da Igreja

                                      111,85 km/h no Morro das Torres

                                      111,7 km/h em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro

                                      111,13 km/h em Siderópolis/Barragem São Bento

                                      104,98 km/h em Balneário Barra do Sul

                                      104,8 km/h em Brusque/Centro

                                      101,88 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

Precipitação máxima (Epagri + INMET + principais PWS): 470 mm em Schroeder/Rancho Bom

 

SerraAgo22.thumb.PNG.99a6d251a9f8830b95de0eaa777d2781.PNG

 

> Agosto foi um mês bom. Terra do Gelo chegou perto de fechar com média mínima negativa. A menor mínima, e a menor máxima do JJA saíram neste mês (não a menor máxima do ano). Só as médias que perdem para Junho. A neve veio muito fraca. O Sincelo "mediano" acabou sendo o melhor evento.

 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Frio forte no leste do sudeste.

 

Inmet Jacarepaguá: Rio de Janeiro/RJ 15,1°C

Inmet Barbacena/MG: 9,9°C

Afonso Cláudio/ES: 9,3°C!

Castelo/ES: 9,2°C!

Teresópolis/RJ: 8,6°C

São Luiz do Paraitinha/SP: 6,9°C

Bias Fortes/MG (Faz. Santa Anna): 6,8°C!

Aiuruoca/MG (Sítio Águas Claras): 6,6°C

Campos do Jordão/SP: 3,8°C

 

 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano na minha estação em Licínio de Almeida-BA, instalada em 01/07/22.

Pena que perdi aquela poderosa onda de frio de maio, quando Vitória da Conquista, na mesma região, teve 7.3°C.

No fechamento do mês, média de 20.3 °C.

 

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ILICNI1

Screenshot_20220831-203231_Chrome.jpg

Screenshot_20220831-210940_Chrome.jpg

Edited by Rodrigo-GO
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

No fechamento do mês de agosto nas minhas estações em Goiânia, destaque para a média das mínimas de 12.5 °C e mínima absoluta no mês de 6.2 °C na estação do Jardim olímpico (baixada).

Em relação à estação aqui em casa (topo), destaque para a máxima absoluta de "apenas" 35.2°C, inclusive o único registro sob 35 no mês.

Foi um dos meses de agosto mais "comportados"

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 16:08, Carlos Campos disse:

Blz... 

1- Santa Catarina detém a maior extensão territorial com localidades e cidades possuindo temperaturas médias anuais variando entre 13°C e 16°C.

Em outros Estados essas médias também são observadas em alguns municípios, mas as áreas sujeitas à isso são menores.

2- Santa Catarina possui o ponto mais nivoso do país e também o local onde já foi registrada a menor temperatura máxima diária.

3- Minas Gerais detém o vilarejo onde mais se registram dias de geada anualmente no Sudeste (todos os 12 meses do ano já   apresentaram o fenômeno). 

4-A área onde ficam as estações do alto da Mantiqueira (Campo Belo/Itatiaia) é o ponto mais frio do país e onde já foi registrado -12°C além de outras mínimas abaixo de -10°C.

(não podemos esquecer do -12°C de Canoinhas/Santa Catarina).

 

Sim, sem intenção competitiva... não gosto disso tbm.

 

Abraço 

 

5 - O Paraná é possivelmente o Estado mais alto do Sul na média. Tem uma área litorânea muito pequena. E acima de 1.800 metros, deve ter a maioria dos picos do sul do país.

 

@Geraldo Barfknechtque certamente está entre as pessoas que mais conhecem geografia do sul do país certa vez me informou com perfeição. Ele sabe todos os chapadas/picos que há no RS, PR e SC. Se ele viesse aqui, a aula seria rápida.

 

Santa Catarina tem mais picos acima de 1.300/1.200/1.500 metros.

 

Este post não exatamente meteorológico, é mais topográfico. mas como já houve outros, resolvi ressaltar este detalhei importante do Paraná.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 21:29, Moretão disse:

 

5 - O Paraná é possivelmente o Estado mais alto do Sul na média. Tem uma área litorânea muito pequena. E acima de 1.800 metros, deve ter a maioria dos picos do sul do país.

 

@Geraldo Barfknechtque certamente está entre as pessoas que mais conhecem geografia do sul do país certa vez me informou com perfeição. Ele sabe todos os chapadas/picos que há no RS, PR e SC. Se ele viesse aqui, a aula seria rápida.

 

Santa Catarina tem mais picos acima de 1.300/1.200/1.500 metros.

 

Este post não exatamente meteorológico, é mais topográfico. mas como já houve outros, resolvi ressaltar este detalhei importante do Paraná.

EXATO, CONVERSO AS VEZES COM ELE, SÃO DEZENAS E DEZENAS  ACIMA DOS 1300.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas nas estações do CGE neste momento.

Devido ao céu mais limpo, há uma diferença entre um local e outro.

Extremo sul com apenas 8 graus e áreas próximas ao centro chegando a 14 graus.

0gF8Xot.png

 

 

Imagem do satélite das 21:30 mostra apenas nuvens baixas em áreas isoladas de locais próximo ao litoral.

bF8Kvd3.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 14:52, Rafael disse:

A Região Serrana do RJ brilhou hoje, então vou postar mais algumas mínimas das redondezas

Mínimas (31/08)

 

Nova Friburgo (Salinas): 0,9°C

Petrópolis (Pico do Couto): 1,5°C

Petrópolis (Itaipava): 6,3°C

Teresópolis (Inmet):  6,7°C

Nova Friburgo (Conselheiro Paulino/Aqui em casa): 6,7°C

Nova Friburgo (São Pedro da Serra/Eco Resort): 7,1°C

Carmo (Inmet): 7,5°C

Cachoeiras de Macacu:  8,4°C

 

Bônus

PNI (Campo Belo 2): -10,9°C

 

Rafael,

uma PWS Retiro da Fazenda/Teresópolis, registrou 4,5ºC.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 22:41, diogobucsanszki disse:

-12 no PNI.

 

IYtqrMXC_o.png

Diogo,

na minha opinião a estação PWS Campo Belo 2, entrou em pane, ás 21 h 29 ela marcava -5,7ºC parou de funcionar por 20 minutos, quando voltou ás 21 h 49, caiu para -10,5ºC.

Não tem como ter tanta diferença entre Campo Belo 2 e a 1

Nesse instante 23 h 13,

-12,9 na PWS 2

Na Campo Belo 1 com -8,6.

O William Siqueira instalou as 2 estações uma ao lado da outra.

  • Like 4
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 23:17, marinhonani disse:

Diogo,

na minha opinião a estação PWS Campo Belo 2, entrou em pane, ás 21 h 29 ela marcava -5,7ºC parou de funcionar por 20 minutos, quando voltou ás 21 h 49, caiu para -10,5ºC.

Não tem como ter tanta diferença entre Campo Belo 2 e a 1

Nesse instante 23 h 13,

-12,9 na PWS 2

Na Campo Belo 1 com -8,6.

O William Siqueira instalou as 2 estações uma ao lado da outra.

 

Será? Aqui parece que está reportando normalmente. Eu achei que essa disparidade fosse normal entre as duas localidades. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 23:17, marinhonani disse:

Diogo,

na minha opinião a estação PWS Campo Belo 2, entrou em pane, ás 21 h 29 ela marcava -5,7ºC parou de funcionar por 20 minutos, quando voltou ás 21 h 49, caiu para -10,5ºC.

Não tem como ter tanta diferença entre Campo Belo 2 e a 1

Nesse instante 23 h 13,

-12,9 na PWS 2

Na Campo Belo 1 com -8,6.

O William Siqueira instalou as 2 estações uma ao lado da outra.

As estações estão em pontos diferentes há várias semanas.  Elas ficaram lado a lado por um tempo para comparar registros de uma estação AW e uma DAVIS. Depois uma delas foi alterada de local, pra tentar medir outros pontos que poderiam ser mais frios, o que ainda não ocorreu 

Edited by Rodrigo-GO
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Agosto no centro-oeste paulista.

 

image.png.c5b4df6592153328903667c64001175f.png

 

Mês com dias quentes intercalados por dias frios de tardes amenas. A chuva que veio foi muito bem vinda para atenuar a forte estiagem, já que julho não choveu e última ocorrida foi no dia 18/06.

 

Essas MPs conseguiram evitar o inferno que estava se desenhando com aquela bolha quente do continente, e setembro deve vir muito bom nesse quesito!

 

--> Cafelândia (baixada)

--> Borborema (baixadão)

--> Lins (topo) 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 01/09/2022 em 00:28, Fernando Keiser disse:

Recebi essa foto como sendo da estação dos -14C, é verdade ou não?

 

 

6DA5E968-753A-44F9-B993-ADBE1DB44CCD.jpeg


A foto é REAL e a Ambient Weather que está registrando esse valor extremo é exatamente essa da foto. Porém , o local da estação é móvel, nesse dia ela estava com essa posição e neste local , porém muda constantemente. Não tem haste fincada fixa. Por isso , estou SUSPEITANDO que a estação simplesmente caiu no chão e está pegando a temperatura de RELVA, e não do ar, e daí essa diferença EXORBITANTE entre Davis e AW neste momento. 
 

PS: Bazianos , a foto foi feita por mim ! Eu que avisei o guarda que a estação não deve ficar posicionada dessa forma. 

  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 01/09/2022 em 00:37, kevin cassol disse:

Campo Belo 31/08/2022:

Davis Pro2 x Ambient Weather

 

image.thumb.png.1687d40d40211d1ac21ce592906d65d3.png

 

Ninguém mexeu na estação, e ninguém está lá, segundo relato.

De repente, fixo em -4°C.

Ciência, cautela, atenção, imparcialidade e verificação. Lembrem de tudo isso antes de ligarem seus megafones.


Tem um cidadão que paga de amigo, mas nessas horas se revela quem é de verdade.

Link to comment
Share on other sites

Em 01/09/2022 em 00:37, kevin cassol disse:

Campo Belo 31/08/2022:

Davis Pro2 x Ambient Weather

 

image.thumb.png.1687d40d40211d1ac21ce592906d65d3.png

 

Ninguém mexeu na estação, e ninguém está lá, segundo relato.

De repente, fixo em -4°C.

Ciência, cautela, atenção, imparcialidade e verificação. Lembrem de tudo isso antes de ligarem seus megafones.


Quero ver se os mesmos que não consideraram a Águia Dourada vão ter o mesmo critério agora.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Finalmente esse recorde de 70 anos foi batido. Pelo histórico dessa estação, era natural que ela atingisse a marca mais cedo ou mais tarde. A estação é de marca certificada e a diferença entre as estações no CB decorre de estarem em locais distintos. Momento muito importante na meteorologia brasileira. Que outros locais alcancem tal fato. 

 

  • Like 3
  • Haha 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/09/2022 em 00:50, kevin cassol disse:

Tenho fortes indícios que a estação tombou as 21h.

Preciso de um tempo pra compilar os dados e trazer aqui. Será um post detalhado.

A chave está na direção do vento.

 

Será que a outra tombou também ou os -10,1°C estão valendo por ora? 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.