Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020


Recommended Posts

Em 27/08/2020 em 17:13, Eclipse disse:

De novo, uma máxima bem maior que a prevista, mas a discrepância foi mais bizarra hoje, pois a previsão era de uma tarde menos quente que a de ontem, quando o calor também tinha sido subestimado.

Variação de 18,1 °C a 31,3 (!!) °C às 14h, um dia até tranquilo...caso fosse janeiro.

A diferença para um dia de verão é que a queda foi muito rápida após atingir a máxima, atingindo 23 °C já às 16h. Uma queda de ~7°C em 2h.

 

A primeira metade da tarde foi dominada por forte ventania, cortesia do choque entre o ar quente do famoso secador de cabelo gigante (também conhecido como bafo do dragão) mandando ar quente de norte/noroeste para o RS, com o ar mais fresco vindo de sul. Essa porrada entre as massas de ar causou a ventania feia de hoje à tarde, mas sem temporais por aqui, foi uma virada seca de temperatura, de um calor de verão (31 °C) às 14h para um final de tarde ameno (~23 °C agora).

 

Maçarico primaveril vindo do Brasil Central começando a dar as caras, e o inverno aos poucos se despedindo.

 

 

 

Uma pequena correção no meu post sobre as T de ontem.

A mínima foi de 16,1 °C exatamente no final do dia, uma vez que entrou ar frio a partir das 15 h.

Portanto, na quinta-feira a variação em POA foi de 16,1 °C (final da quinta-feira) a 31,3 °C sem baixar de 18,1 °C na madrugada.

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

TARDE EXTREMAMENTE SECA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

 

O AEROPORTO DE CUIABÁ ESTÁ REGISTRANDO AGORA 40ºC COM APENAS 5% DE UMIDADE RELATIVA DO AR

 

002.png.d157c872aa375aa2624dae0abc0b0ca3.png

 

VALORES EXTREMAMENTE BAIXOS DE UMIDADE DO AR ESTÃO SENDO REGISTRADOS AGORA ENTRE SP/MS/MT/GO

 

002.thumb.png.d96434da9af186946ff01a5762076ec6.png

 

ALERTAS VERMELHO DE BAIXA UMIDADE DO AR FORAM EMITIDOS PELO INMET INCLUSIVE

 

002.png.283b47eefe032351f11805669b01f57f.png003.thumb.png.edef8b7dcc6611619b94af929e80576f.png

  • Like 11
  • Thanks 5
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Limeira oscilando entre 31 e 32 graus agora, com umidade do ar em 34%.
Pela PWS de Campos do Jordão temos 19 graus e umidade em 49%.
É muita diferença. Gosto do interior de São Paulo, especialmente aqui da região de Campinas. Economicamente é muito bom, mas em termos de clima... Tenho inclusive o desejo de me mudar para Campos do Jordão no futuro, apenas pelo clima.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

TARDE EXTREMAMENTE SECA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

 

O AEROPORTO DE CUIABÁ ESTÁ REGISTRANDO AGORA 40ºC COM APENAS 5% DE UMIDADE RELATIVA DO AR

 

002.png.d157c872aa375aa2624dae0abc0b0ca3.png

 

VALORES EXTREMAMENTE BAIXOS DE UMIDADE DO AR ESTÃO SENDO REGISTRADOS AGORA ENTRE SP/MS/MT/GO

 

002.thumb.png.d96434da9af186946ff01a5762076ec6.png

 

ALERTAS VERMELHO DE BAIXA UMIDADE DO AR FORAM EMITIDOS PELO INMET INCLUSIVE

 

002.png.283b47eefe032351f11805669b01f57f.png003.thumb.png.edef8b7dcc6611619b94af929e80576f.png

 

Opa... já haviam postado.

 

Por aqui, apesar de ontem ter chego a 10%, hoje não baixou de 18%. Temperatura alcançou os 32.9°C.

 

Voltando a Cuiabá...

 

Estação automática bateu hoje 41.3°C

 

1910543188_Screenshot_20200828-171150_SamsungInternet.thumb.jpg.65c3eabef1bb69b6710ba5e666370b8d.jpg

 

CUIABÁ-MT MUITO PRÓXIMA DE SEU RECORDE HISTÓRICO DE 41.6°C PARA AGOSTO.

AGUARDEMOS A LEITURA DA CONVENCIONAL...

 

Edited by Maicon
  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Foreca prevê 33°C em São Paulo na próxima semana. Isso quer dizer que pode ser um dos dias mais quentes de 2020 se for concretizada a previsão.

 

E provavelmente a máxima neste mês ficará na casa dos 31°C no domingo. Agosto costuma voltar a ter 30°C no final do mês, o que é relativamente comum.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

TEMP MÁXIMA
16.50 a las 00:18:00
TEMP MÍNIMA
11.50 a las 08:06:00

 

 

Hoy el dia estuvo nuboso pero soleado, la maxima despunto sobre todo en el norte de la ciudad ; maxima de aprox 20°C en la estacion Melilla; 17°C en la estacion Carrasco y 18,7°C en la estacion Prado.

La mañana fue neblinosa y humeda, minimas de aprox 11°C en toda la ciudad.

Edited by Pablo MQL
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Renan disse:

 

Já registrou alguma de 40 graus por lá ? A julgar por esses valores em pleno Agosto, penso que essa temperatura é plenamente atingível por lá. 

 

Em ondas de calor bem fortes creio que pode sim passar de 40C, em Março desse ano registrei 39,2C e em Dezembro de 2019 39,1C. A convencional de Iraí tem registro de 42C em 1963.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Sexta-feira bastante úmida em POA, sem baixar de 78 %.

Dia com leve abafamento, dando para sentir leve calor apesar da faixa amena de T, de 15,2 °C a 19,8 °C

 

Tivemos pouca chuva ( ~1mm) entre 17 e 18 h.

 

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Boa noite à todos...

Dia marcado pela presença de forte nevoeiro entre a madrugada e o início da manhã, com mínima de 5,9°C  (1,5°C relva) e céu limpo/névoa seca durante a tarde, com máxima de 29,5°C. Na PWS, variação entre 6,7/30,0°C com 21% de URA mínima.

O começo da manhã com 6°C 👇1598654894573.thumb.jpg.4a71a97f42fd63b654faa736bc81ff9f.jpg

Devido ao forte nevoeiro, não houve praticamente variação térmica significativa ao longo da madrugada, diferente do q ocorreu em outras áreas da região metropolitana de Curitiba. Na estação do bairro Orleans, oeste da cidade (Stankevecz) a mínima atingiu 3,1°C e no Parque Barigui baixou até os 5,2°C. No norte da capital, Colombo registrou 4,7°C.

Final da tarde, ainda com um pouco de névoa seca/fumaça e temperatura em keda rápida 👇1598655554445.thumb.jpg.8d74f28841d45346a6ee5d0b96249e30.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

isso ai é bloqueio na tua região. Aqui para Curitiba está ok até. Bem menos tenebroso que ai na tua região 😐

Da última vez que tivemos setembro abaixo da média, 2018, o verão foi terrivel, melhor esse mês acima da média do que outubro, novembro e dezembro.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Dia de sol e calor no Rio, tivemos hoje um dia bem bonito com pouquíssimas nuvens e calor pela RMRJ como um todo, salvo bairros mais próximos as praias. Variação do dia de hoje em algumas estações da cidade:

 

Vila Militar: 15,6° / 30,4°

Copacabana: 19,9° / 26,9°

São Conrado: 19,2° / 24,4°

Leblon: 18,2° / 27,0°

 

Algumas fotos feitas por mim hoje a tarde no centro da cidade:

 

IMG_20200828_124216481.thumb.jpg.fa7ca2348b05d98ddfb85d1ad9dfae58.jpg

 

IMG_20200828_131341356_HDR.thumb.jpg.b2772bb6c85c16e1b6e62fa876aed19d.jpg

 

Os próximos dias devem seguir a trajetória do aquecimento por aqui, os dias devem ter predomínio de sol.

665580210_Screenshot_20200828-2029202.png.7b5e2d643f3d15b964e53b13c958c260.png

  • Like 18
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

isso ai é bloqueio na tua região. Aqui para Curitiba está ok até. Bem menos tenebroso que ai na tua região 😐

A previsão foi atualizada, esse bloqueio sumiu na 15z, mas ainda é cedo pra falar se vai fazer frio ou calor, já que todas as rodadas anteriores indicavam calor, e só nesta que mudou.

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Maicon disse:

PELAS INFORMAÇÕES DA TABELA CAPITAIS DO INMET, CUIABÁ-MT IGUALA SEU RECORDE HISTÓRICO PARA AGOSTO.

 

RECORDE DA SÉRIE 1931-2020.

 

1239285242_Screenshot_20200828-202657_SamsungInternet.thumb.jpg.6be95a60a5ab689e8eb056d70ba97340.jpg

 

Acredito que esses surtos de calor severo no Centro-oeste serão cada vez mais comuns, basta ver como a bolha fervente só cresce a cada fim de inverno / início de primavera. É uma questão de tempo até Cuiabá registrar novos recordes. Não só por causa das mudanças no clima, mas também pelas transformações regionais, com a destruição crescente do cerrado.

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 14
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Renan disse:

 

Acredito que esses surtos de calor severo no Centro-oeste serão cada vez mais comuns, basta ver como a bolha fervente só cresce a cada fim de inverno / início de primavera. É uma questão de tempo até Cuiabá registrar novos recordes. Não só por causa das mudanças no clima, mas também pelas transformações regionais, com a destruição crescente do cerrado.

Também acredito q as coisas referentes ao clima na região irão se agravar nos próximos anos. Principalmente entre o inverno e o início da estação chuvosa... Conforme vc mencionou, uma das causas seria a destruição do cerrado e a degradação geral do meio ambiente. E isso é algo sem reversão... Jamais algo de bom será feito pra mudar essa situação. A natureza demora décadas para se recuperar (meia boca) dos estragos feitos pelas mãos humanas, no entanto as ações destrutivas do homem são muito mais rápidas. Então, já sabemos (ou nem fazemos idéia) (d)o q virá...

  • Like 2
  • Thanks 2
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

20 minutes ago, Carlos Campos said:

Também acredito q as coisas referentes ao clima na região irão se agravar nos próximos anos. Principalmente entre o inverno e o início da estação chuvosa... Conforme vc mencionou, uma das causas seria a destruição do cerrado e a degradação geral do meio ambiente. E isso é algo sem reversão... Jamais algo de bom será feito pra mudar essa situação. A natureza demora décadas para se recuperar (meia boca) dos estragos feitos pelas mãos humanas, no entanto as ações destrutivas do homem são muito mais rápidas. Então, já sabemos (ou nem fazemos idéia) (d)o q virá...

Além do cerrado toda a região de transição também com o bioma da Amazônia no norte de MT e sul da região norte. Ao ver os mapas do Google Earth de 1985 pra cá é assustador constatar os buracos de desmate feitos na região. Essa bolha de calor certamente ficará cada vez pior, e vai respingar até aqui no Sudeste. Ano passado foram sequencias impressionantes e consecutivas acima de 38ºC na automática de Lins (agora desativada), a absoluta lá de 2019 foi 39,6ºC em setembro (não lembro o dia exato). Vamos acompanhando.

Atualização: ocorreu no dia 12 de setembro os 39,6ºC. Na verdade não foi 39,2º, foi 39,6ºC a absoluta de setembro 2019.
1745338253_ScreenShot2020-08-28at22_14_47.thumb.png.5dcf2bbcc9cddd28b34f36813a4a29a4.png

Edited by Lucas Centurion
  • Like 3
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Ontem o dia foi ensolarado em Sao Paulo, com mínima em torno de 11-12°C aqui na zona leste e máxima mais alta que nos dias anteriores, de 26°C. Hoje amanhecemos com neblina, mas depois o sol apareceu, secou e esquentou bem. Mínima de 14°C e máxima já de 29°C hoje nas estacoes do CGE mais próximas de casa, com URA mínima de 28%. Agora ainda faz 19°C e amanha creio que chega aos 30°C.

 

Em Buenos Aires, ontem o dia foi de sol, poucas nuvens e temperatura agradável: mínima de 10,6°C e máxima de 19,7°C. Hoje esteve nublado, com alguns chuviscos que nao chegaram a acumular e temperatura entre 11,9°C e 19,3°C. Agora 17,1°C. Amanha o dia deve ser de muitas nuvens e baixa possibilidade de chuva, com mínima de 13°C e máxima de 17°C.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Previsão para os próximos dias - 12z dessa sexta do euro

 

Foreca - 10 dias (hoje + os próximos 9 dias)

Poderemos ter um pico de 33 graus no dia 4 de setembro, sexta feira da próxima semana, setembrão chegando hehe Mas no dia seguinte, acabaria esfriando um pouco.

4uunihD.jpg

 

 

Tempo.com - 14 dias (hoje + os próximos 13 dias)

Como de costume, este sendo mais conservador. Há um indicativo de que temperaturas baixas no final da grade.

jhtEtev.jpg

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Renan disse:

 

Acredito que esses surtos de calor severo no Centro-oeste serão cada vez mais comuns, basta ver como a bolha fervente só cresce a cada fim de inverno / início de primavera. É uma questão de tempo até Cuiabá registrar novos recordes. Não só por causa das mudanças no clima, mas também pelas transformações regionais, com a destruição crescente do cerrado.

 

Pior que não tem nem como falar que é aquecimento local, de urbanização, que agravou a situação. Olha as imagens do local da estação convencional de Cuiabá...

Simplesmente uma convencional perfeita.

 

Screenshot_20200828-234831_Maps.thumb.jpg.9fa4446a155e907a1c941a4f3c31c136.jpg

 

Screenshot_20200828-234853_Maps.thumb.jpg.8ff83155e3c05f1c23af8ac9fd4a29df.jpg

 

Screenshot_20200828-235040_Maps.thumb.jpg.d4163f87f9ad2938768eee08f53ac13c.jpg

 

Screenshot_20200828-235022_Maps.thumb.jpg.f0cb0222fcc72649977feed5b1013f90.jpg

Edited by Maicon
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Daniel85 disse:

Previsão para os próximos dias - 12z dessa sexta do euro

 

Foreca - 10 dias (hoje + os próximos 9 dias)

Poderemos ter um pico de 33 graus no dia 4 de setembro, sexta feira da próxima semana, setembrão chegando hehe Mas no dia seguinte, acabaria esfriando um pouco.

4uunihD.jpg

 

 

Tempo.com - 14 dias (hoje + os próximos 13 dias)

Como de costume, este sendo mais conservador. Há um indicativo de que temperaturas baixas no final da grade.

jhtEtev.jpg

 

Gente ... Olha o 7 de Setembro da Climatempo aí, heim.

  • Like 2
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos e um ótimo final de semana...

Hoje começamos com céu limpo, finalmente. O nevoeiro apareceu somente em finas camadas nas áreas mais baixas do município e em alguns pontos da região metropolitana de Curitiba.

A temperatura teve keda bem expressiva, principalmente nas baixadas, tanto no leste quanto no oeste, com mínimas de 5,3°C em Piraquara e 6,2°C em Curitiba/Orleans.

Na minha estação a mínima atingiu 4,0°C com registro de 0,7°C na relva. Por bem pouco a geada não se manifestou... Acredito q se a duração do período noturno fosse ainda a mesma de meados de Junho, teria dado tempo de formar alguma geada...🤔

Abrigo 👇AirBrush_20200829080125.thumb.jpg.8aa04af0c2b52950129e2fb6eb249c46.jpg

Relva 👇AirBrush_20200829080230.thumb.jpg.c484e3445fadc1046bd74f937138ad7e.jpg

Um amanhecer espetacular 👇1598699093949.thumb.jpg.cccf08484c4fc49f3e4bd6e9538f5a89.jpg1598699359587.thumb.jpg.f113bf86c5d6a06f4c23b95a6670424e.jpg1598699579115.thumb.jpg.2c28c920af81a60da676ffb2824c4238.jpg

Altas temperaturas previstas para a tarde, com possíveis registros máximos na faixa dos 30°C em diversas estações.

 

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Maicon disse:

 

Pior que não tem nem como falar que é aquecimento local, de urbanização, que agravou a situação. Olha as imagens do local da estação convencional de Cuiabá...

Simplesmente uma convencional perfeita.

 

Screenshot_20200828-234831_Maps.thumb.jpg.9fa4446a155e907a1c941a4f3c31c136.jpg

 

Screenshot_20200828-234853_Maps.thumb.jpg.8ff83155e3c05f1c23af8ac9fd4a29df.jpg

 

Screenshot_20200828-235040_Maps.thumb.jpg.d4163f87f9ad2938768eee08f53ac13c.jpg

 

Screenshot_20200828-235022_Maps.thumb.jpg.f0cb0222fcc72649977feed5b1013f90.jpg

A urbanização tem mais influência no período da noite e durante tempo seco, a influência se dá principalmente nas mínimas, a convencional de Cuiabá sob tempo seco costuma registrar mínimas menores que a automática, PWS Padaria do Moinho e aeroporto, em maio chegou a 12 C na convencional sob ar frio e seco e nenhuma no município de Cuiabá registrou menos de 13,9 C, na do Moinho sequer tinha baixado dos 14,3 C, lembrando que a convencional de Cuiabá fica em Várzea Grande, assim como o aeroporto, após a instalação da PWS citada estou achando que a temperatura não chega muito aos 40 C travados em bairros cuiabanos acima de 200 metros de altitude, mas que os mesmos tem dificuldade para o resfriamento noturno em áreas de densa urbanização, já foi registrada uma diferença de até 8 C entre o Parque Mãe Bonifácia e o Centro, deve ter sido nas mínimas sob tempo seco, seria interessante uma estação no Mãe Bonifácia, uma espécie de IAG cuiabano, a automática está na UFMT, que é uma área verde, só que próxima do asfalto da avenida. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Hoje, as 14h00, na RPC/Globo vai passar um programa inteiro sobre a neve no Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul/PR, na região metropolitana de Curitiba.

Segue o link da chamada do programa (PLUG):

 

https://gshow.globo.com/RPC/Plug/noticia/neve-no-parana-plug-registra-paisagens-no-alto-do-morro-aracatuba-no-dia-mais-frio-do-ano.ghtml

 

Depois que houver o link do programa, posto aqui também.

 

image.thumb.png.86045d9d57bf9222fe6c164c2c29515f.png

 

Edited by stankevecz1
  • Like 6
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Carlos Campos disse:

Registros de ontem nas principais estações da região de Curitiba e mínimas na manhã deste sábado:

Screenshot_20200829-084630.png.5a3799517165fce4d189208f2165b2f4.png

ainda deu pra pegar sub 10.
Amanhã já tenho sérias dúvidas que venha.

Sobre os 30 graus... eu estou com 95% de certeza que aparece amanhã, quiça hoje já. Jã estão 26 graus agora.
Vamos ter 30 graus aqui depois de 4 meses e meio (última registrada nos meus arquivos foi no começo de Abril)

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, stankevecz1 disse:

Hoje, as 14h00, na RPC/Globo vai passar um programa inteiro sobre a neve no Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul/PR, na região metropolitana de Curitiba.

Segue o link da chamada do programa (PLUG):

 

https://gshow.globo.com/RPC/Plug/noticia/neve-no-parana-plug-registra-paisagens-no-alto-do-morro-aracatuba-no-dia-mais-frio-do-ano.ghtml

 

Depois que houver o link do programa, posto aqui também.

 

image.thumb.png.86045d9d57bf9222fe6c164c2c29515f.png

 

Óbvio q não irei perder, mesmo já tendo visto a maioria dos vídeos...nada como acompanhar junto com milhares de telespectadores um evento tão lindo..

😍

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, stankevecz1 disse:

Hoje, as 14h00, na RPC/Globo vai passar um programa inteiro sobre a neve no Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul/PR, na região metropolitana de Curitiba.

Segue o link da chamada do programa (PLUG):

 

https://gshow.globo.com/RPC/Plug/noticia/neve-no-parana-plug-registra-paisagens-no-alto-do-morro-aracatuba-no-dia-mais-frio-do-ano.ghtml

 

Depois que houver o link do programa, posto aqui também.

 

image.thumb.png.86045d9d57bf9222fe6c164c2c29515f.png

 

obrigado! 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Data Referência: 28/08/2020Instrução

# CÓDIGO OMM CÓDIGO INMET ESTAÇÃO UF Valor (%)
1 81784 A235 NOVO REPARTIMENTO PA 7.0
2 86700 A923 PRIMAVERA DO LESTE MT 7.0
3 86770 A720 COXIM MS 8.0
4 86769 A761 SONORA MS 8.0
5 86789 A732 SÃO GABRIEL DO OESTE MS 8.0
6 86705 A901 CUIABÁ MT 9.0
7 86751 A026 MINEIROS GO 9.0
8 86728 A907 RONDONÓPOLIS MT 9.0
9 86812 A756 ÁGUA CLARA MS 9.0
10 86771 A760 COSTA RICA MS 10.0
  • Like 4
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.