Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

CUIDADO QUE A BANDA PODE FICAR DESAFINADA!! TEVE UMA BANDA EM MAIO DE 2013 QUE TEVE QUE ENGOLIR O QUE DISSE......

 

FORAM GRÁFICOS, TEORIAS, ARGUMENTOS.....PARA DIZER QUE NEM COM BANDA DE MÚSICA NEVARIA COM 8°C......DEPOIS VEIO A FOTO......E REPETIU EM SETEMBRO!

 

ESPEREM O VÍDEO E FOTOS, ANTES DE MALHAREM!

Link to comment
Share on other sites

Com base na temperatura em 850 e 700 hpa: NEM COM BANDA DE MÚSICA!! Nem neve, nem chuva congelada, nem neve granular. Só pode ser granizo!!!

 

Forçaram a tanga. No aeroporto mais próximo a atmosfera começava a ficar propícia em 4.000m.

 

 

 

So se foi granizo em forma de capuxos então , a hora que vcs verem o vídeo vao intender eu filmei a reportagem com o celular então ficou ruim , o próprio meteo fala que pode ser granizo misturado com neve , ou que aquele tipo de granizo ele nunca viu

Link to comment
Share on other sites

CUIDADO QUE A BANDA PODE FICAR DESAFINADA!! TEVE UMA BANDA EM MAIO DE 2013 QUE TEVE QUE ENGOLIR O QUE DISSE......

 

FORAM GRÁFICOS, TEORIAS, ARGUMENTOS.....PARA DIZER QUE NEM COM BANDA DE MÚSICA NEVARIA COM 8°C......DEPOIS VEIO A FOTO......E REPETIU EM SETEMBRO!

 

ESPEREM O VÍDEO E FOTOS, ANTES DE MALHAREM!

 

 

Ronaldo, a diferença que tinha frio em altura... Desta vez, o ponto de congelamento está uns 3000m acima da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Surreal, William. Monsenhor Paulo é um município que fica a apenas 898m de altitude, seu clima não deve ser muito diferente daqui de Juiz de Fora ou Barbacena por exemplo...

Gente, antes de sair metendo o pau sem antes ver as imagens e vídeos, gente tudo é possível nesse mundo, tem coisas que a ciência simplesmente não consegue explicar ainda. Quem sabe um tipo de neve diferente, raríssimo ? Sei lá, to curioso pra ver também !

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante ! Sei lá, isso parece um granizo miúdo, não é um granizo normal...estranho...alguém sabe se existe como cair granizo e neve ao mesmo tempo ?

 

QUANDO TEM TROVOADA OU CONVECÇÃO MUITO FORTE, FICARIA MAIS PARA CHUVA CONGELADA QUE GRANIZO TÍPICO.

 

JÁ VI CAIR NEVE DEZENAS DE VEZES, NENHUMA IGUAL AO VÍDEO.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, mas que máxima incrível em Itararé, heim ? Aqui no Sudeste, só perdeu para os 2584m de altitude do Massena.

 

E as minhas extremas de hoje, por enquanto, estão assim:

22,1 / 14,6

 

Dia bastante sem graça, aliás. Estou no aguardo de mínimas sub-10 no Domingo, Segunda e Terça. Nesses dias a umidade em 700mb vai despencar, por isso espero geadas e mínimas negativas nas terras altas da Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

Por que há tanta diferença entre a automática e a convencional? Cheguei a ter certeza que ficavam em locais diferentes. Eu olhei a localização da convencional pelo site do INMET, mas pode ser que esteja errado.

 

vi onde fica a estação blumenauense num site que mostra a localização de estações pelo código OMM, o Andoni me passou, não lembro qual o nome

 

A diferença é porque ele está fora da casinha faz uns tempos já. Quando estava certa não passava de 0,2 em dias nublados e 0,4/0,5 em dias secos. As duas estações estão na CIDASC, Bairro Warnow,

 

Sobre os dados da estação de Blumenau são as coordenadas ou o site passava o endereço?

Link to comment
Share on other sites

Por que há tanta diferença entre a automática e a convencional? Cheguei a ter certeza que ficavam em locais diferentes. Eu olhei a localização da convencional pelo site do INMET, mas pode ser que esteja errado.

 

vi onde fica a estação blumenauense num site que mostra a localização de estações pelo código OMM, o Andoni me passou, não lembro qual o nome

 

A diferença é porque ele está fora da casinha faz uns tempos já. Quando estava certa não passava de 0,2 em dias nublados e 0,4/0,5 em dias secos. As duas estações estão na CIDASC, Bairro Warnow,

 

Sobre os dados da estação de Blumenau são as coordenadas ou o site passava o endereço?

 

Só a localização do mapa

Link to comment
Share on other sites

Por outro modelo de clima além do CFS, anomalias positivas no Sul do Brasil pelas próximas duas semanas. Sendo acentuadas entre o final de junho e o começo de julho:

 

Já para o Sudeste será um período bom.

 

De 23 a 28/06

 

ZIv4Ae7.png

 

 

De 29/06 a 04/07

 

ZIv4Ae7.png

 

 

Até teremos algumas madrugadas mais frias nas baixadas.

 

Hoje está me surpreendendo a queda em Urupema, se não nublar pode até negativar mais uma vez.

Link to comment
Share on other sites

 

Parece granizo de tamanho bem pequeno, observem na hora que o cinegrafista mexe com os pés no gelo que está no chão que tem várias bolinhas do tamanho de ervilhas, talvez um pouco maiores. Talvez estivessem um pouco "erráticos" na queda por serem leves.

Link to comment
Share on other sites

 

Esse mês aqui em casa:

Como meu abrigo fica a uns 4 m de um muro, prejudica as mínimas :sad:

 

Gostei muito dos dados, Andoni ! Barra do Piraí é uma cidade com a qual já estou familiarizado, pois como eu trabalho na MRS, estou sempre viajando para a cidade. Eu gosto daí, só acho o trânsito meio bagunçado, e é muito curioso ver o sotaque do pessoal, que mistura carioca com mineiro (mas predomina o carioca).

 

O relevo é parecido com o daqui de JF, inclusive na BR-393 há locais com baixadas gigantescas. Pense no potencial de frio nessas baixadas! A parte triste fica por conta da mata atlântica, que foi praticamente 100% devastada aí no vale fluminense. De Três Rios até Volta Redonda, vemos poucas florestas!

 

Adoro o vale do paraíba do estado do RJ, tem várias cidades que gosto, são bonitas e desenvolvidas: Três Rios (a irmãzinha de JF), Paraíba do Sul, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Volta Redonda, Itatiaia e Resende. Conheço todas! :good: :good:

 

O trânsito é caótico mesmo kkkkk :rofl:

E o sotaque é assim mesmo, mistura de carioca com mineiro hehe

 

A mata atlântica foi praticamente dizimada, a maioria dos morros estão "pelados",

E realmente tem várias baixadas interessantes, inclusive a estação de Avelar, fica relativamente próxima da BR-393.

 

 

Sobre o tempo, ficou com céu encoberto o dia todo, e tive variação de 14,9° a 19,8°

Essa é a minha 2ª máxima sub 20 nesse ano, e tive 19,4° dia 08/06

 

Pelo GFS, o céu deve limpar durante a madrugada, e a mínima pode cair até uns 10°C

4eEhuPi.png

 

No momento faz 17,0° com 89% e céu encoberto

Link to comment
Share on other sites

Ventos em grande altitude (correntes de jato) avançam pelo norte da Argentina e produzem instabilidades na região e no Paraguai. Nuvens altas associadas à esta situação meteorológica atingem o Sul do Brasil (imagem curiosa) mas não provocam precipitações até o momento.

13503073_490310614499913_7227574746040628674_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13483192_490315117832796_2822877545584322437_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

No início da noite (19:00 h):

Furnas - Resende/RJ, 2.470m 0,7°C ◆ 0,7/12,7°C

Massena - Itamonte/MG, 2.582m 4,8°C ◆ 4,3/10,1°C

Vacas Gordas, Urubici,/SC, 1.323m 4,8°C ◆ 2,0/15,4°C

Cantinho do Verde - Itamonte/MG, 1.830m 6,7°C ◆ 3,0/17,6°C

Fazenda Santa Rita - Bom Jardim da Serra/SC, 1.317m 7,1°C ◆ 0,7/17,8°C

Villaggio Grando - Herciliópolis/SC, 1.246m 7,7°C ◆ 2,1/14,3°C

Reserva - Maria da Fé/MG, 1.430m 7,8°C ◆ 2,6/19,8°C

Bairro Farroupilha - Soledade/RS, 646m 8,3°C ◆ 4,1/19,2°C

Fazenda Potreirinhos - Ausentes/RS, 1.149m 8,3°C ◆ 2,2/16,8°C

Minuano - Herval/RS, 267m 8,8°C ◆ 6,5/13,8°C

Sítio da Lage - Maria da Fé/MG, 1.320m 9,4°C ◆ 4,3/23,2°C

Piraquara/PR, 892m 9,7°C ◆ 6,5/16,4°C

Sítio do Caqui - Colombo/PR, 958m 10,9°C ◆ 8,0/16,7°C

#General Carneiro registrou 2,0°C durante a madrugada e São Mateus do Sul 3,9°C

 

O nevoeiro da noite passada acabou formando um lençol de nuvens baixas que cobriram todo o leste paranaense até o final da manhã. O aquecimento foi lento, tanto que ao meio-dia a temperatura em Curitiba e região ainda estava em torno dos 10°C.

13497919_490319961165645_9159099934135265443_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

O sol esteve novamente presente durante a tarde e a temperatura se elevou até os 16,4°C em Piraquara. Ao entardecer, nuvens altas cobriram o céu e o frio retornou, com ventos gelados e 12°C.

13522818_490320304498944_4275616056413559951_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Link to comment
Share on other sites

Oie, gente! Eu já vi um fenômeno como esse em Vancouver. É diferente de granizo e não é neve. Achei um vídeo na internet que é da mesma coisa. Vejam: https://www.youtube.com/watch?v=TfPXBL-Kgb4. É um tipo de granizo que cai e deixa o chão branquinho como a neve.

 

 

 

 

Muito parecido mesmo , ele cai mais devagar nao faz muito barulho e é totalmente branco

Link to comment
Share on other sites

So se foi granizo em forma de capuxos então , a hora que vcs verem o vídeo vao intender eu filmei a reportagem com o celular então ficou ruim , o próprio meteo fala que pode ser granizo misturado com neve , ou que aquele tipo de granizo ele nunca viu

 

Qualquer vídeo/transmissão digital em baixa resolução dá impressão de pingos/capuchos alongados, seja de pingos de água, neve ou granizo. Experimente observar um dia de chuva forte pelas webcams comuns, sempre passará a impressão de capuchos/pingos grossos.

Link to comment
Share on other sites

So se foi granizo em forma de capuxos então , a hora que vcs verem o vídeo vao intender eu filmei a reportagem com o celular então ficou ruim , o próprio meteo fala que pode ser granizo misturado com neve , ou que aquele tipo de granizo ele nunca viu

 

Qualquer vídeo/transmissão digital em baixa resolução dá impressão de pingos/capuchos alongados, seja de pingos de água, neve ou granizo. Experimente observar um dia de chuva forte pelas webcams comuns, sempre passará a impressão de capuchos/pingos grossos.

 

 

 

 

So que foi filmado com um iphone de ultima geração possivelmente em full hd kkk , na reportagem da noite apareceu o cara mostrando pelo celular ! Assim que publicarem mando aqui !

Link to comment
Share on other sites

Achei o vídeo surpreendente e conforme o professor falou na matéria, pode ter ocorrido o congelamento do vapor d'água próximo da superfície. Provavelmente as correntes descendentes estavam muito frias devido à algum fator ainda desconhecido e as temperaturas estivessem bem próximas de 0°C em níveis muito baixos.

Outro fator (é apenas uma idéia): muitas pedras de gelo caindo bem próximas uma das outras (qtdde incomum, pelo q da pra observar) mantiveram o ar super resfriado, desde a base da nuvem até o solo, daí formou tbm possíveis flocos diminutos de neve, ou o q seja.

De qker modo, sem dúvida um espetáculo ineskecivel!

:heart:

Link to comment
Share on other sites

Gente, a Alta Subtropical do Atlântico Sul não é massa polar velha e nem massa polar marítima. É um sistema de alta pressão formado pela circulação geral da atmosfera... esta associada a circulação de escala planetária. É formada pelo ramo descendente da célula de Hadley. No Equador devido ao intenso aquecimento superficial há convergência e ascenção do ar para os altos níveis, muitas vezes formando nuvens de desenvolvimento verticial. Esse ar ao chegar no topo da troposfera, na tropopausa, não tendo como passa-la diverge indo uma parte para o pólo norte e a outra para pólo sul. Ao se aproximar das vizinhanças do paralelos 30º de cada hemisfério, já esta suficientemente frio e pesado, então tende a descer para superfície, num movimento de subsidência. Nesse ramo descendente forma esses anticiclones subtropicais! Existem outras irmãs da ASAS, todas nas vizinhanças dos paralelos 30º de cada hemisfério e formadas por esta descida do ar associada a essa célula de Hadley. A distribuição de alta pressão nessa faixa latitudinal só não é continua por todo globo devido aos continentes, que quebram esta distribuição. Por isso elas estão sobre os oceanos! Percebam que os grandes desertos estão próximos a esses Anticiclones Subtropicais.

 

Vejam o esquema abaixo.

 

vzyp7t.jpg

 

Fonte da imagem: globalsailingweather

 

Logo a ASAS é permanente, esta sempre ali, apenas há variação de intensidade e posição ao longo do ano. No inverno tende a estar mais forte e mais próxima da América do Sul influenciando diretamente no tempo e no clima.

 

A ASAS é importantíssima porque os alísios esta associado a sua circulação e no inverno ao transporte meridional de umidade para região sul. O JBN tbm esta indiretamente ligado a ela. Pobre ASAS, sempre tida como vilã.hahaha

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ATÉ O DIA 24 COMPENSADA

 

4,4 URUPEMA/-3,8 (-1,0 DE M.MÍNIMA)

4,4 M.TORRES

4,6 M.I/-3,2 (8,8 M.MÁXIMA)

5,2 B.JARDIM/-4,0 (-0,5 M.MÍN.)

5,6 CRUZEIRO/-2,9

5,6 MUNDO NOVO/URUBICÍ

5,6 CLIMATERRA/-4,4

6,1 INMET/-3,7

8,1 LAGES/+- -3,6

8,1 FRAIBURGO/-3,9

11,3 ITAPIRANGA/-3,5

11,2 CRICIÚMA/-3,8

12,0 FPOLIS/NORTE

13,5 INMET/FPOLIS/-3,2

Link to comment
Share on other sites

CUIDADO QUE A BANDA PODE FICAR DESAFINADA!! TEVE UMA BANDA EM MAIO DE 2013 QUE TEVE QUE ENGOLIR O QUE DISSE......

 

FORAM GRÁFICOS, TEORIAS, ARGUMENTOS.....PARA DIZER QUE NEM COM BANDA DE MÚSICA NEVARIA COM 8°C......DEPOIS VEIO A FOTO......E REPETIU EM SETEMBRO!

 

ESPEREM O VÍDEO E FOTOS, ANTES DE MALHAREM!

Este fui eu.

------

Aprendi de forma humilhante (mesmo o Ronaldo nunca de forma pública ter colocado algo sobre nossas conversas privadas).

 

A neve de maio, sim, duvidei, a de Setembro não, idiotice contra os fatos há limite.

--------

Gelo é água no estado sólido e neve também.

 

Veremos ou não.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Transmissões digitais distorcem um pouco Willian, talvez não seja resolução, mas a velocidade de transmissão. Assim como tu observa sombra em filmes, jogos de futebol.

 

Olha esse vídeo, apenas chuva:

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

A olho nu tu não observa os pingos tão alongados de chuva, nem perto!

 

O meteorologista de Campinas falou da possibilidade, mas não fez nenhuma análise detalhada, coisa que vários amadores fazem aqui.

 

Barulho quando mexe o pé é típico de gelo (granizo). Velocidade de queda como disseram, muito rápida. Jamais vi algum vídeo de neve no Brasil com ela caindo a essa velocidade.

 

Tudo pode acontecer, mas fica mais difícil quando não se traz mais nada para "reforçar".

Link to comment
Share on other sites

Se fosse um granizo comum não tinha chamado tanto a atenção das pessoas !

 

Sobre as medias 9°C Reserva 9,9°C Casa !

Piraquara, até hj 24/6:

 

11,0°C (-2,8) Med

16,1°C (-3,1) Max

5,9°C (-2,6) Min

24,6°C Max ABS/Jun-2016

27,2°C Max ABS/Jun-1972 - IAPAR

-4,0°C Min ABS/Jun-2016

-4,0°C Min ABS/Jun-1978 - IAPAR

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em SC Bom Jardim da Serra sempre leva vantagem na saída da MP quando o vento nordeste entra. Até o momento a mínima foi a -0,9oC enquanto que Urupema ficou na casa de 5oC com vento nordeste com rajadas de até 24km/h. Interessante como uma é muito menos afetada pelo vento do que a outra.

 

Desse jeito BJS vai segurando uma média mínima negativa assim como Urupema que também beliscou uma mínima baixa antes do vento estragar a festa.

 

As montanhas ao redor de Vacas Gordas também seguraram o vento permitindo outra beliscada abaixo de zero com -0,1oC.

 

Florianópolis com 7,6oC vai dando um laço em muito pólo frio, inclusive a potente baixada de Soledade que não baixou de 9oC. Grande feito para a ilha de SC!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.