Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Vale ressaltar que a onda de frio é de extrema força, de caráter histórico, a mais forte num geral desde 1994 a atingir o país, com neve farta e possivelmente geadas danosas, mas a cautela deve ser usada sem moderação por ser a partir de 192h. No entanto, uma rodada tão impressionante merece ser guardada.

Link to comment
Share on other sites

O que estou gostando deste ano em relação ao passado, é o clima de expectativa.

 

Ano passado deu para contar nos dedos as rodadas bombas e nenhuma se comcretizou.

 

Este ano estamos com varias rodadas que merecem molduras,,,,, e pelo menos a de abril se confirmou.

A tendencia é boa, mas tem que haver um veranico para disparar o gatilho.

Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar que a onda de frio é de extrema força, de caráter histórico, a mais forte num geral desde 1994 a atingir o país, com neve farta e possivelmente geadas danosas, mas a cautela deve ser usada sem moderação por ser a partir de 192h. No entanto, uma rodada tão impressionante merece ser guardada.

 

Uma coisa me deixa intrigado: No mapa mostra temperatura de 0°C a 2°C em 850hpa em grande parte do estado de SP, o que realmente é muito forte. Mas as mínimas estariam relativamente altas, em torno de 5°C.

Com 8°C em 850hpa já vi fazer frio em superfície parecido com esse apontado

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z seria frio demais no Sul do Brasil.

 

O que fiquei empolgado foi o mapa de temperatura a 2 metros do GFS indicando temperatura aqui para Laje do Muriaé de 8ºC a 10ºC ás 21 horas do dia 11 no sábada, isso aconteceu aqui somente na noite de 31 de maio de 1979.

 

O que eu tenho certeza é que vai fazer muito frio no Sul do Brasil nos próximos 12 dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa 00z chegou até a derrubar lagrima do olho aqui :cray: :cray:

 

Isso seria a ogiva polar que eu tanto peço a anos... Evento com potencial para se igualar ou ser até mais forte que 2000.

 

Pelo GFS a mínima por aqui ficaria entre 0°/2° (Algo parecido com 2000)

 

E a temperatura em 850hpa pega a linha -4°C sobre Indaial... :cray: :cray:

 

Potencial para ser o evento mais forte dos últimos 20 anos...

 

O que já pode se dizer, é que está 99% garantido que vai fazer frio, a partir de agora só resta a acompanhar pra saber a intensidade e consistência desse frio.

 

Algumas rodadas apontaram frio histórico, outras frio moderado/forte, outras apenas um frio ''normal''.

 

É rezar pra se concretizar para que venha algo forte e histórico.

Link to comment
Share on other sites

Mantenham a calma (4)

 

NEVE

Cq3SS6z.png

puWtpc8.png

sluj4El.png

 

Eu resumi, mas a neve atingiria fartamente a metade norte do RS durante todo o dia 10 e madrugada do dia 11.

 

Vini, por esses mapas, duas coisas:

 

1- Dable iria dormir sobre o manto branco de neve da Coxilha Negra de Santana.

 

2- São Francisco de Paula seria o penico da neve.

Link to comment
Share on other sites

Vini, por esses mapas, duas coisas:

 

1- Dable iria dormir sobre o manto branco de neve da Coxilha Negra de Santana.

 

2- São Francisco de Paula seria o penico da neve.

 

Hahahahahaha, essa rodada foi um sonho, espetacular. É negativa certo pra cá. :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Acho difícil as próximas rodadas manterem esse mastodonte polar, porém, vamos torcer.

Link to comment
Share on other sites

Pela forma como a MP avança na 00Z, eu creio que o mapa de neve tá muito conservador para SC e PR. Pra mim neva até Curitiba. É um evento parecido com o de julho/13.

 

Na suposição de a 00Z estar próxima da realidade, concordo!

 

Que esteja passando um anjo por ai e diga ''Amém''... Naquela evento histórico de 2013 eu não estava aqui pelas nossas paragens :cray:

Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar que a onda de frio é de extrema força, de caráter histórico, a mais forte num geral desde 1994 a atingir o país, com neve farta e possivelmente geadas danosas, mas a cautela deve ser usada sem moderação por ser a partir de 192h. No entanto, uma rodada tão impressionante merece ser guardada.

 

Uma coisa me deixa intrigado: No mapa mostra temperatura de 0°C a 2°C em 850hpa em grande parte do estado de SP, o que realmente é muito forte. Mas as mínimas estariam relativamente altas, em torno de 5°C.

Com 8°C em 850hpa já vi fazer frio em superfície parecido com esse apontado

 

Os mapas que postei se referem às temperaturas as 9 e as 21h, após 240h hahahaha. Esses valores seriam as 21h. Num geral tende a fazer menos do que o apontado pelo modelo bruto.

Link to comment
Share on other sites

 

Vini, por esses mapas, duas coisas:

 

1- Dable iria dormir sobre o manto branco de neve da Coxilha Negra de Santana.

 

2- São Francisco de Paula seria o penico da neve.

 

Não só lá. Por causa do cavado alongado e imerso em ar gelado, vejo uma região muito mais ampla para neve, pegando bem SC, centro-sul do PR (inclusive leste) e Serra da Mantiqueira, pois haveria um raro avanço do cavado forte sobre o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Vini, por esses mapas, duas coisas:

 

1- Dable iria dormir sobre o manto branco de neve da Coxilha Negra de Santana.

 

2- São Francisco de Paula seria o penico da neve.

 

Hahahahahaha, essa rodada foi um sonho, espetacular. É negativa certo pra cá. :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Acho difícil as próximas rodadas manterem esse mastodonte polar, porém, vamos torcer.

 

Um dia o mastodonte vem, quem sabe é agora!!

Link to comment
Share on other sites

Vale ressaltar que a onda de frio é de extrema força, de caráter histórico, a mais forte num geral desde 1994 a atingir o país, com neve farta e possivelmente geadas danosas, mas a cautela deve ser usada sem moderação por ser a partir de 192h. No entanto, uma rodada tão impressionante merece ser guardada.

 

Uma coisa me deixa intrigado: No mapa mostra temperatura de 0°C a 2°C em 850hpa em grande parte do estado de SP, o que realmente é muito forte. Mas as mínimas estariam relativamente altas, em torno de 5°C.

Com 8°C em 850hpa já vi fazer frio em superfície parecido com esse apontado

 

Os mapas que postei se referem às temperaturas as 9 e as 21h, após 240h hahahaha. Esses valores seriam as 21h. Num geral tende a fazer menos do que o apontado pelo modelo bruto.

 

Ahh tá. Se bem entendi, esses valores de 5°C correspondem as 21hs, por exemplo. Se for isso, é bem frio pro horário mesmo!!

 

Só por curiosidade, Vinícius, o site TuTiempo.net está indicando esse forte resfriamento a várias rodadas já.Se bem que ele não é muito confiável, mas creio que acompanha as rodadas do GFS.

Link to comment
Share on other sites

Suponhamos, apenas ''suponhamos'' que a rodada da 00z se confirmasse ao pé da letra.

 

Esse evento ''empataria'' com Julho de 2013 ou teria chance dele ser um pouco mais ''vitaminado'' ?

 

Essa rodada da 00Z vejo com bastante similaridade ao que ocorreu em julho de 2013.

 

Mas vejam que a 06Z já correu um pouco mais para o padrão mais ameno do Europeu.

 

Vai dançar bastante, muito bloqueio entre o PR e SP.

Link to comment
Share on other sites

Previsão para o pico das Agulhas Negras. Alguém confirma se a previsão deste site é a do Europeu? (Mantenham a calma [5])

 

http://www.yr.no/place/Brazil/Minas_Gerais/Pico_das_Agulhas_Negras/long.html

 

[attachment=0]europeu.png[/attachment]

 

 

Sim dele mesmo sempre acompanho pela 0z do GFS acima de 2000m a chance de neve ja era alguma ... Muito incrivel

 

Feriado hoje por aqui aniversario da cidade e nova praça das oliveiras inaugurada

 

13350533_1689828404603705_5509747476991478577_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Análise da MetSul no Facebook:

 

"PREPARE-SE! PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO TERÁ MUITO FRIO | Esta primeira metade do mês de junho deve ser marcada por predomínio do frio no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia. Alguns dias, sobretudo na segunda semana do mês, podem ser muito gelados com mínimas tão baixas como 3ºC a 5ºC abaixo de zero em pontos dos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, a temperatura pode cair em alguns bairros a valores como 1ºC e 3ºC. Já na primeira semana de junho a temperatura tem forte queda e são prováveis marcas negativas, mas pelos dados dos modelos seria na segunda semana de junho o resfriamento mais acentuado no Sul do Brasil com possibilidade de formação de geada generalizada no Rio Grande do Sul.

Para se ter ideia de como vem frio pela frente não descartamos na MetSul que 50% a 60% dos dias desta primeira metade de junho tenham registro de mínima abaixo de zero no território gaúcho. Previsão de neve só se faz em curto prazo, mas meramente como curiosidade se destaca que existem simulações computadorizadas analisadas pela MetSul que chegam a indicar até chance de neve nas partes mais altas do Estado ao redor do dia 10 de junho. Mas o frio deve ser seco na maior parte do tempo com chuva escassa e predomínio do sol, conforme os modelos, na primeira metade do mês. (Meteorologista Estael Sias com foto de André Ávila)"

 

Tive mínima de 10,8°. Agora faz 17,9° com 66%.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.