Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

PFilho

Members
  • Posts

    960
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by PFilho

  1. Tigre já está com -0,2°C. Ah, um exemplo do super aquecimento do OCBA: hoje, em todo o AMBA, as Davis variaram entre 11,7°C e 13,1°C. As únicas estações acima são duas que sempre marcam acima, uma em San Isidro (14,1) e outra em Lomas de Zamora (15,3). As estações da região mais próxima ao rio, todas, tiveram 12,0-12,2°C. Fica complicado engolir 14,0°C no OCBA. Definição de abrigo casca de ovo:
  2. RM de Buenos Aires: Castelar: -4,2° / 13,2° Atual: 4,2° Tigre: -4,5° / 14,0° Atual: 2,5°
  3. Genial la máxima en Montevideo! Creo que Carrasco puede acercarse a los -4° mañana, ojalá se cumpla.
  4. Inclusive a comparação com Marsilac é complicada, são cerca de 14 km apenas. Mais apropriado seria comparar com a Base Aérea de Canoas.
  5. Precisaria ver as condições de instalação dessas estações né. Lembrar que o centro de Rosario é extremamente adensado, a chance de se tratar de medição em sacada de apartamento é enorme. Sinceramente, num local padronizado e protegido do vento, não creio em nada superior a 2°C. Creio que a maior parte da mancha urbana de Rosario deve ter tido mínimas entre -2 e 0°C. Para trás da Circunvalación, começa o festival de -5/-8.
  6. Curioso, uma mesma PWS também na beira do rio (Aeroclub Rosario) registrou -3,4°C. E todas as Davis ao redor da cidade tiveram entre -6 e -8°C. O aeroporto registra sim mínimas muito mais fortes que o centro, porque é favorecido em situação de inversão térmica, mas o frio de hoje em Rosario não foi nada corriqueiro.
  7. É engraçado isso também. O OCBA vai bem em madrugada de advecção, mas durante a estabilidade chega a brigar com Aeroparque...
  8. Tem razão, foi recorde em 60 anos. Peço desculpas, a informação de recorde eu retirei do fórum Gustfront.
  9. O desempenho nas mínimas é até satisfatório de um modo geral, mas as máximas chegam a se distanciar 1-2°C das demais, principalmente sob vento oeste. PS.: Com -8,4°C, além de conseguir o recorde desde 1953 (superando em 0,3°C o registro anterior), Rosario hoje superou Gobernador Gregores e não ficou distante de Río Grande (-9,8°C). Pra vocês terem ideia da agressividade do frio na região, o Aeroclub em frente ao Rio Paraná registrou -3,4°C. Seria como se o Aeroparque houvesse registrado -3°C.
  10. Até que o OCBA não fez feio hoje. Muito vento na região metropolitana, os topos ficaram entre 1 e 3°C. Hoje o forte foi em Entre Ríos, norte de Buenos Aires e Santa Fe. De todo modo, uma Davis em Tigre teve -4,5°C. Castelar INTA conseguiu -4,2°C. EMA Luján -3,4°C e San Andrés de Giles -4,0°C. Os destaques na PBA foram Bolívar e Olavarría (-6,5°C) - ainda assim bem atrás de Rosario - e Trenque Lauquen (-6,8°C). As gigantes do frio Azul e Tandil sofreram bastante com o vento também. Em Entre Ríos, notáveis -3,0°C em Concordia, -4,4°C em Gualeguaychú, -4,7°C em Rosario del Tala e -5,2°C em Concepción del Uruguay. E a próxima noite poderá ser melhor.
  11. 14,7°C no centro de São Paulo e garoa spray. O detalhe é o vento sul sustentado de 14 km/h, com rajada de 22 km/h.
  12. Dolores também surpreendeu com -4,9°C. Marca comparável a de Azul, que é uma cidade com eventos de frio muito potentes.
  13. Viu, eu e alguns colegas bazianos temos achado as máximas do OCBA bastante elevadas sob vento no quadrante oeste (portanto, na advecção ou em pré-frontal). Em alguns dias, a máxima fica mais elevada que em Castelar, que fica bem mais para trás, longe do rio. Acreditamos que há influência da construção e das árvores ao lado da estação, provocando superaquecimento. Será que é possível fazer alguma coisa para garantir a acurácia das temperaturas informadas?
  14. Os POs seguem muito baixos neste domingo e a temperatura não passou de 13-14°C. Davis de Dock Sud, na divisa Buenos Aires/Avellaneda, ainda não chegou a 11°C. Qual é a previsão para vento? Será que podemos ter surpresas?
  15. Fábio de Nittis, os destaques na RM foram: El Palomar -4,1°C San Andrés de Giles -3,8°C Luján -3,4°C Ezeiza -2,8°C Castelar -2,3°C Campo de Mayo -2,0°C Tarde fresquíssima no leste paulista hoje, para dar um break na sequência de calor monstruosa deste mês. Temos 16,7°C em São José dos Campos, 15,8°C no Alto de Pinheiros e 14,7°C na Vila Olímpia. Extremo sul da capital (Marsilac) com 13,1°C e o centro (Sé, na região da Paulista) com 15,2°C.
  16. Junho se encaminha para fechar acima da média de maio também em São Joaquim, que tragédia. A salvação vai depender do que vier no final do mês. Aqui em São Paulo, os últimos cinco dias do mês podem ser decisivos para evitar - o que hoje parece inevitável - que superemos 2002 nas médias.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.