Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Vini, gostei da explicação !

 

Mas, uma pergunta: A ASAS tem características de subsidência do ar em baixos e médios níveis, certo ?

 

Na grande maioria dos casos, sim.

 

Aquele bloqueio chato que você menciona no post, não seria o fenômeno do bloqueio em 500hpa, Do geopotencial alto e que acaba com as chuvas no verão ?

 

Esse mesmo. A ASAS (sistema em superfície) no verão, climatologicamente, fica mais afastada do continente, e no inverno se aproxima. O mesmo ocorre com a alta em 500 - no inverno ela tende a se estabelecer sobre o Brasil central. Nem sempre ficam empilhadas, mas quando tocam o terror juntas, sai de baixo.

 

Não seria admissível falar em ASAS apenas quando temos uma camada de subsidência mais significativa ? Neste caso, poderíamos falar em ASAS de origem polar (as altas que estão mais ao sul e com cavado jogando ar frio deles pro Sudeste), E ASAS sem esse contato com o ar frio....

 

Não acho, pois ASAS não é uma alta migratória, é semipermanente. A alta marítima é migratória - vem pelo sul da Argentina (ou da maritimização de uma alta continentalizada) com deslocamento SW-NE, provoca algum frio e por fim acaba se acoplando à ASAS previamente configurada, ou se tornando uma. A ASAS perde qualquer característica polar, por isso prefiro nem usar a expressão 'origem polar'.

Link to comment
Share on other sites

Mas a convencional de Indaial não é baixada e teve até 13.4 em janeiro de 2005. Pra mínimas acho ela bem fraca, por ser num topo

 

Pelo que sei a estação de Blumenau ficava na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt, um buraco estreito com boa potência para mínimas.

 

Não é baixada? A estação não fica ao lado da automática, na CIDASC? Se for ali não é topo nem a pau. Aliás desconheço estações em topo no Vale do Itajaí. O máximo que temos é encostas mais altas, como a do Progresso, do Santa Luzia e não sei se a PWS da Ponta Aguda é... O resto é tudo baixada em maior ou menor grau, sem grande diferença para o "fundo".

 

Onde você consegui esse dado da rua da estação de Blumenau?

Link to comment
Share on other sites

Começo de noite com tempo estável em todo o Sul do país. Temperaturas amenas na maior parte da Região e baixas nas serras e planaltos, principalmente entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Hoje novamente tanto as mínimas qto as máximas apresentaram uma sensível elevação em relação ao dia anterior.

Algumas estações que eu observei:

Vacas Gordas (6,2/13,8°C, ontem: 6,6/11,8°C)

São Joaquim (7,4/14,1°C, ontem: 6,7/12,8°C)

Potreirinhos (3,9/13,0°C, ontem: 7,1/13,2°C) - mais frio hj.

Barragem do Salto (8,3/14,9°C, ontem: 9,2/14,6°C)

Serra Dona Francisca: (6,6/14,9°C, ontem: 9,1/12,7°C) - sem nebulosidade na madrugada, minima menor hj.

Bairro Farroupilha (9,0/16,3°C, ontem: 8,9/14,3°C) - definitivamente, baixada não se sai bem com nebulosidade!

Sítio do Caqui (6,3/16,2°C, ontem: 9,4/12,8°C) - forte nevoeiro e mínima mais baixa hj.

 

Sul às 19:00 h..

13483172_489987507865557_5201392634085402364_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

O Sudeste já apresenta um clima mais ameno/morno e pekenos núcleos de chuva em Minas Gerais. As menores temperaturas, como sempre, na região da Serra da Mantiqueira, com valores abaixo dos 10°C nas principais estações.

Furnas: (5,7/11,5°C, ontem: 3,3/11,7°C)

Cantinho do Verde (9,2/14,7°C, ontem: 2,1/13,2°C)

Reserva: (8,1/18,8°C ? , ontem: 3,2/17,6°C)

Morro Massena: 5,1/8,9°C, ontem: 3,3/8,6°C). Destaque para as baixas temperaturas registradas durante a onda de frio, entre 9 e 15/6:

9: 2,8/7,2°C

10: 2,1/6,9°C

11: 0,9/7,4°C

12: 0,3/5,9°C

13: 0,3/9,7°C

14: 4,1/6,5°C

15: 4,1/6,9°C

 

Sudeste, 19:00 h..

13495527_489987717865536_8984828490992819650_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Forte nevoeiro na manhã em todo o planalto curitibano, com 8°C em média às 7/8 h..

13483263_489993954531579_1016990040116512511_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Pinhais, 8:00 h..

13522860_489994331198208_7968501644360598862_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

O sol finalmente retornou nesta tarde. A máxima atingiu 16,2°C em Piraquara..

13522964_489995227864785_8991326505509764421_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

13502656_489995971198044_6406939858637402442_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

O nevoeiro está retornando por aki e já registro 8°C.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado ao ver as anomalias de temperatura média no período em destaque no CFS (imagem abaixo). Será fruto de um super ASAS de origem polar, que baixaria as temperaturas até no Brasil central ?

 

Sim, e uma "ASAS POLAR" diferente dakelas "ASAS TROPICAIS" que nos tiram o sono do verao...foi essa ASAS quente que deu 38c em BH em outubro de 2015.

 

O problema e que o vento gira e algum lugar pega a parte menos fria... :russian:

 

Desculpa desapontar vocês, mas ASAS é o que sobra de uma massa polar. Só o esqueleto, sem advecção fria. Se beneficia quem mora em baixadas, mas as tardes são até quentes, e o ar bem seco.

 

Isto é uma alta marítima associada a ar frio (com advecção):

 

Isto é ASAS, só a alta mantendo o tempo estável (sem advecção):

 

Em geral, altas marítimas associadas a ar frio tem cavado em médios níveis acoplado. Em ASAS é o contrário, com alta em médios níveis (muitas vezes caracterizando bloqueio).

 

edit: outra diferença é na localização; a ASAS se estabelece entre as latitudes 15 e 22°S, enquanto altas marítimas com ar frio tem base voltada para o polo, de onde puxam o ar frio.

 

Eu discordo que as tardes serão quentes...a previsão indica temperaturas abaixo da media para Belo Horizonte similar a ultima massa polar ate.A razão disso são os fortes ventos "alísios" de sudeste.Nao chega a ser uma adveccao direta...porem tem sim uma interferência polar.

 

c5T9lPd.jpg

 

Njyk2hf.png

 

Q5ddbNYm.png

 

F3dHlqFm.png

Link to comment
Share on other sites

E hoje amanhecemos, como boa parte de SC e tb algumas áreas do RS, com nevoeiro intenso, que se dissipou ao longo do dia...

 

Interessante. Por aqui foi bem comum.

 

Ontem, neblina forte interrompeu o jogo entre Chapecoense x Atlético-PR.

 

neblina-chape-atletico-gp.jpg

Foto: Gazeta Press

 

Maringa TB tava assim..

 

Como o clima em chapeco ? Medias extremos?

Link to comment
Share on other sites

Para rolar uma ASAS fria como essa antes precisaria ocorrer uma boa polar, fria e seca, que após passar pelo sul se estabeleceria por vários dias no meio do Atlântico provocando várias madrugadas de frio vampiro no interior do país. Isso normalmente causa bloqueios no sul, com escoamento de vento N-NW na altura do Rio Grande do Sul... veranico à vista? O litoral do nordeste, em especial da Bahia, precisa se preparar pra muita chuva se for o caso!

A não ser que a ASAS fique mais ao Sul. Neste caso toda a dinâmica do sistema se deslocaria para o Sul. o ar tropicalizado seria drenado para Uruguai até centro da Argentina e o RS ficaria num meio-termo, sem grandes extremos.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não sei se vocês vão concordar comigo, mas....

 

Eu achei que o que fez a MP de Junho/16 ter sido realmente um destaque foi sua longevidade! Ela durou mais tempo que o normal nesses pancadões fortes de frio. A intensidade dela, no geral, nem se compara a eventos como 1975, 1994, 2000 ou 2013. E inclusive foi de intensidade até semelhante a eventos como Julho/07, Setembro/02, Julho/04...

 

Em uma palavra: Essa MP não ficará guardada em nossas memórias de forma empolgante, ao contrário das que são verdadeiramente históricas. O que mais nos marca é a INTENSIDADE do frio e dos eventos relacionados ao mesmo (neve), e não a DURAÇÃO.

 

Quem concorda dá um joinha ! :lol:

 

Mas não foi uma MP. Foram várias em sequência.

Aqui no RS foi um julho de 2000 menos intenso, tanto nas máximas mas especialmente nas mínimas. De qualquer forma, extremamente marcante. Para mim fica na memória.

 

Ontem tive mínima de 12,5°. Foi a MAIOR de junho até agora. :mosking: Hoje variação de 11,5° a 17,6°. Mas agora já está 11,8°.

Link to comment
Share on other sites

Mas a convencional de Indaial não é baixada e teve até 13.4 em janeiro de 2005. Pra mínimas acho ela bem fraca, por ser num topo

 

Pelo que sei a estação de Blumenau ficava na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt, um buraco estreito com boa potência para mínimas.

 

Não é baixada? A estação não fica ao lado da automática, na CIDASC? Se for ali não é topo nem a pau. Aliás desconheço estações em topo no Vale do Itajaí. O máximo que temos é encostas mais altas, como a do Progresso, do Santa Luzia e não sei se a PWS da Ponta Aguda é... O resto é tudo baixada em maior ou menor grau, sem grande diferença para o "fundo".

 

Onde você consegui esse dado da rua da estação de Blumenau?

 

Por que há tanta diferença entre a automática e a convencional? Cheguei a ter certeza que ficavam em locais diferentes. Eu olhei a localização da convencional pelo site do INMET, mas pode ser que esteja errado.

 

vi onde fica a estação blumenauense num site que mostra a localização de estações pelo código OMM, o Andoni me passou, não lembro qual o nome

Link to comment
Share on other sites

 

Eu discordo que as tardes serão quentes...a previsão indica temperaturas abaixo da media para Belo Horizonte similar a ultima massa polar ate.A razão disso são os fortes ventos "alísios" de sudeste.Nao chega a ser uma adveccao direta...porem tem sim uma interferência polar.

 

Não, você deve ter entendido errado. Eu falei sobre episódios clássicos de ASAS, o anticiclone semipermanente e com orientação latitudinal entre 30°S e 15°S. Esta alta prevista não é ASAS a princípio, é uma alta migratória que vai favorecer ingresso de ar frio em parte do Sudeste, para depois se tornar ASAS. Digamos que ASAS é quando a alta tá cansada de migrar e descansa num lugar mais quente. :good:

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS PARCIAIS JUNHO :

 

4,7 - MORRO DAS TORRES SC (CIRAM)

4,8 - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

 

5,1 - PNI CAMPO BELO RJ (PWS)

5,2 - URUPEMA SC (CIRAM)

5,6 - PNI FURNAS RJ (PWS)

5,8 - URUBICI SC (CIRAM)

5,9 - URUBICI SC (PWS - VACAS GORDAS)

5,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - TRENTO)

 

6,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - AUT/INMET)

6,3 - BOM JESUS RS (BASF)

6,5 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (AUT/INMET)

6,5 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA SECA)

6,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - DESPRAIADO)

6,6 - SOLEDADE RS (PWS)

6,6 - VACARIA RS (BASF)

6,7 - BOM JARDIM DA SERRA SC (CIRAM)

6,9 - VACARIA RS (AUT/INMET)

 

7,0 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA BONITA)

7,0 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - STA ISABEL)

7,1 - CANELA RS (AUT/INMET)

7,2 - CAXIAS DO SUL RS (BASF)

7,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BOAVA)

7,2 - PNI MASSENA MG (PWS)

7,5 - TANGARÁ SC (CIRAM)

7,6 - ÁGUA DOCE SC (CIRAM)

7,6 - PONTE ALTA DO NORTE SC (CIRAM)

7,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BENTINHO)

7,7 - PAINEL SC (CIRAM)

7,7 - SÃO CRISTOVÃO DO SUL SC (CIRAM)

7,9 - LEBON RÉGIS SC (CIRAM)

 

8,1 - CAMPO BELO DO SUL SC (CIRAM)

8,1 - LAGOA VERMELHA RS (AUT/INMET)

8,1 - PONTE SERRADA SC (CIRAM)

8,1 - OTACILIO COSTA SC (CIRAM)

8,2 - CANGUÇU RS (AUT/INMET)

8,2 - LAGES SC (CIRAM)

8,3 - SANTA CECÍLIA SC (CIRAM)

8,3 - MONTE CARLO SC (CIRAM)

8,4 - PAPANDUVA SC (CIRAM)

8,4 - SANTANA DO LIVRAMENTO RS (PWS)

8,4 - PALMAS PR (IAPAR)

8,5 - BENTO GONÇALVES RS (AUT/INMET)

8,5 - CAMPOS NOVOS SC (CIRAM)

8,5 - CURITIBANOS SC (AUT/INMET)

8,5 - FRAIBURGO SC (CIRAM)

8,5 - SOLEDADE RS (AUT/INMET)

8,6 - GENERAL CARNEIRO PR (AUT/INMET)

8,6 - HERVAL RS (PWS)

8,6 - VARGEM SC (CIRAM)

Link to comment
Share on other sites

Mas a convencional de Indaial não é baixada e teve até 13.4 em janeiro de 2005. Pra mínimas acho ela bem fraca, por ser num topo

 

Pelo que sei a estação de Blumenau ficava na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt, um buraco estreito com boa potência para mínimas.

 

Não é baixada? A estação não fica ao lado da automática, na CIDASC? Se for ali não é topo nem a pau. Aliás desconheço estações em topo no Vale do Itajaí. O máximo que temos é encostas mais altas, como a do Progresso, do Santa Luzia e não sei se a PWS da Ponta Aguda é... O resto é tudo baixada em maior ou menor grau, sem grande diferença para o "fundo".

 

Onde você consegui esse dado da rua da estação de Blumenau?

 

Por que há tanta diferença entre a automática e a convencional? Cheguei a ter certeza que ficavam em locais diferentes. Eu olhei a localização da convencional pelo site do INMET, mas pode ser que esteja errado.

 

vi onde fica a estação blumenauense num site que mostra a localização de estações pelo código OMM, o Andoni me passou, não lembro qual o nome

 

Esse aqui: http://weather.gladstonefamily.net/

 

E digitar o n° OMM no canto superior esquerdo

Link to comment
Share on other sites

A estiagem começou para valer aqui no Tocantins........

Sobre noites fresquinhas....

 

Adoro o clima de Tocantins.

 

Qual foi a temperatura hoje lá pelas 19 ou 20 horas?

 

A melhor hora do dia

 

Malifi, 31,2°C as 19 e depois 28,2°C as 20h... Agora a mínima chega a 25,1°C...

Madrugadas fresquinhas ficaria melhor na minha frase ...

Link to comment
Share on other sites

:punish:

 

O morro do cachorro tem neve forte lá? Qual a distancia da cidade? Tem bairros q registram neve ?

 

Morro do Cachorro, fica na área norte de Blumenau, faz divisa com Luiz Alves. Registro de neve recentemente, 2000 e 2013. Acredito que 2013 com maior acúmulo, menos de 5 cm.

 

É a populacao vai lá espera neve? Ou pessoal não liga muito??? A se fosse eu.....

Link to comment
Share on other sites

:punish:

 

O morro do cachorro tem neve forte lá? Qual a distancia da cidade? Tem bairros q registram neve ?

 

Morro do Cachorro' date=' fica na área norte de Blumenau, faz divisa com Luiz Alves. Registro de neve recentemente, 2000 e 2013. Acredito que 2013 com maior acúmulo, menos de 5 cm.[/quote']

 

É a populacao vai lá espera neve? Ou pessoal não liga muito??? A se fosse eu.....

 

Raríssimo, ninguém espera nada :mosking:

 

teve umas paraguaias em Blumenau no ano de 2013, inclusive no meu bairro, mas é evento raríssimo mesmo

Link to comment
Share on other sites

Após este período adiante consolidado de predomínio da alta pressão no oceano, iniciando como uma alta polar atlântica que vai se firmando como um ASAS, há indicativos de quebra desse padrão por volta do dia 07/07.

 

Para esta data-chave já há boa convergência para a quebra de padrão na maioria das rodagens globais.

 

Até lá estaremos sob influência de um padrão mais outonal que não tivemos, voltando para maio, com tardes agradáveis e noites ligeiramente frias. Será um período favorável para a Mantiqueira/PNI.

Link to comment
Share on other sites

A estiagem começou para valer aqui no Tocantins........

Sobre noites fresquinhas....

 

Adoro o clima de Tocantins.

 

Qual foi a temperatura hoje lá pelas 19 ou 20 horas?

 

A melhor hora do dia

 

Malifi, 31,2°C as 19 e depois 28,2°C as 20h... Agora a mínima chega a 25,1°C...

Madrugadas fresquinhas ficaria melhor na minha frase ...

 

Isto é o paraíso.

 

Poucos apreciam....porém....o paraíso é para poucos.

Link to comment
Share on other sites

 

 

========

 

Esse mês aqui em casa:

Como meu abrigo fica a uns 4 m de um muro, prejudica as mínimas :sad:

 

Gostei muito dos dados, Andoni ! Barra do Piraí é uma cidade com a qual já estou familiarizado, pois como eu trabalho na MRS, estou sempre viajando para a cidade. Eu gosto daí, só acho o trânsito meio bagunçado, e é muito curioso ver o sotaque do pessoal, que mistura carioca com mineiro (mas predomina o carioca).

 

O relevo é parecido com o daqui de JF, inclusive na BR-393 há locais com baixadas gigantescas. Pense no potencial de frio nessas baixadas! A parte triste fica por conta da mata atlântica, que foi praticamente 100% devastada aí no vale fluminense. De Três Rios até Volta Redonda, vemos poucas florestas!

 

Adoro o vale do paraíba do estado do RJ, tem várias cidades que gosto, são bonitas e desenvolvidas: Três Rios (a irmãzinha de JF), Paraíba do Sul, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Volta Redonda, Itatiaia e Resende. Conheço todas! :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS PARCIAIS JUNHO :

 

4,7 - MORRO DAS TORRES SC (CIRAM)

4,8 - MORRO DA IGREJA SC (AUT/INMET)

 

5,1 - PNI CAMPO BELO RJ (PWS)

5,2 - URUPEMA SC (CIRAM)

5,6 - PNI FURNAS RJ (PWS)

5,8 - URUBICI SC (CIRAM)

5,9 - URUBICI SC (PWS - VACAS GORDAS)

5,9 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - TRENTO)

 

6,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - AUT/INMET)

6,3 - BOM JESUS RS (BASF)

6,5 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (AUT/INMET)

6,5 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA SECA)

6,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - DESPRAIADO)

6,6 - SOLEDADE RS (PWS)

6,6 - VACARIA RS (BASF)

6,7 - BOM JARDIM DA SERRA SC (CIRAM)

6,9 - VACARIA RS (AUT/INMET)

 

7,0 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - CHAPADA BONITA)

7,0 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - STA ISABEL)

7,1 - CANELA RS (AUT/INMET)

7,2 - CAXIAS DO SUL RS (BASF)

7,2 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BOAVA)

7,2 - PNI MASSENA MG (PWS)

7,5 - TANGARÁ SC (CIRAM)

7,6 - ÁGUA DOCE SC (CIRAM)

7,6 - PONTE ALTA DO NORTE SC (CIRAM)

7,6 - SÃO JOAQUIM SC (CIRAM - BENTINHO)

7,7 - PAINEL SC (CIRAM)

7,7 - SÃO CRISTOVÃO DO SUL SC (CIRAM)

7,9 - LEBON RÉGIS SC (CIRAM)

 

8,1 - CAMPO BELO DO SUL SC (CIRAM)

8,1 - LAGOA VERMELHA RS (AUT/INMET)

8,1 - PONTE SERRADA SC (CIRAM)

8,1 - OTACILIO COSTA SC (CIRAM)

8,2 - CANGUÇU RS (AUT/INMET)

8,2 - LAGES SC (CIRAM)

8,3 - SANTA CECÍLIA SC (CIRAM)

8,3 - MONTE CARLO SC (CIRAM)

8,4 - PAPANDUVA SC (CIRAM)

8,4 - SANTANA DO LIVRAMENTO RS (PWS)

8,4 - PALMAS PR (IAPAR)

8,5 - BENTO GONÇALVES RS (AUT/INMET)

8,5 - CAMPOS NOVOS SC (CIRAM)

8,5 - CURITIBANOS SC (AUT/INMET)

8,5 - FRAIBURGO SC (CIRAM)

8,5 - SOLEDADE RS (AUT/INMET)

8,6 - GENERAL CARNEIRO PR (AUT/INMET)

8,6 - HERVAL RS (PWS)

8,6 - VARGEM SC (CIRAM)

 

Em Teutônia está assim:

 

08,5 - Lagoa da Harmonia

08,8 - Morro das Antenas

09,1 - Welp

10,7 - Languiru

Link to comment
Share on other sites

A estiagem começou para valer aqui no Tocantins.. Muito vento durante o dia, ar seco durante a tarde (além do calor nosso de cada dia) e noites fresquinhas...

E fumaça... Queimadas começando a pipocar

junho_zpsgtevdez9.jpg

 

Ola, blz? Como consigo uma tabela de excel com essa configuração?

 

Obrigado.

 

Formatação condicional. É um recurso disponível do Windows Vista pra frente.

Guia Início > Aba Estilo > Formatação Condicional > Escala de Cores

Link to comment
Share on other sites

Após este período adiante consolidado de predomínio da alta pressão no oceano, iniciando como uma alta polar atlântica que vai se firmando como um ASAS, há indicativos de quebra desse padrão por volta do dia 07/07.

 

Para esta data-chave já há boa convergência para a quebra de padrão na maioria das rodagens globais.

 

Até lá estaremos sob influência de um padrão mais outonal que não tivemos, voltando para maio, com tardes agradáveis e noites ligeiramente frias. Será um período favorável para a Mantiqueira/PNI.

 

Sabe que não é má ideia ter esse período off. Assim dá uma aquecida nos ambientes internos. Pelo menos não teremos calor propriamente dito nem avanço de ar quente de norte.

Link to comment
Share on other sites

Após este período adiante consolidado de predomínio da alta pressão no oceano, iniciando como uma alta polar atlântica que vai se firmando como um ASAS, há indicativos de quebra desse padrão por volta do dia 07/07.

 

Para esta data-chave já há boa convergência para a quebra de padrão na maioria das rodagens globais.

 

Até lá estaremos sob influência de um padrão mais outonal que não tivemos, voltando para maio, com tardes agradáveis e noites ligeiramente frias. Será um período favorável para a Mantiqueira/PNI.

 

PADRÃO INVERNAL CAIO, VOLTA AO NORMAL; 12/15 A 20/24 CAPITAL E 4/7 A 18/21 SERRA, ESTE É O PADRÃO DE DIAS NEUTROS DE INVERNO. OUTONO SERIA 14/17 A 23/26 E 8/11 A 20/23

 

ATÉ QUARTA ESTARÁ MAIS FRIO QUE QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

A estiagem começou para valer aqui no Tocantins.. Muito vento durante o dia, ar seco durante a tarde (além do calor nosso de cada dia) e noites fresquinhas...

E fumaça... Queimadas começando a pipocar

junho_zpsgtevdez9.jpg

 

Ola, blz? Como consigo uma tabela de excel com essa configuração?

 

Obrigado.

 

Se estiver com preguiça, rs, pode baixar uma parecida com essa pronta aqui: http://www.4shared.com/file/VaddXuG9ce/Modelo_-_dados_dirios.html ou http://dc232.4shared.com/download/VaddXuG9ce/Modelo_-_dados_dirios.xlsx?tsid=20160624-153323-a4e8dc83&sbsr=96d5ab0cb3560251714543e8f360253d979&lgfp=2000

Foi feita pelo Vinicius Lucyrio.

Link to comment
Share on other sites

mínimas nos 14C aqui na região de Blumenau/Indaial hoje de manhã

14,1 em Indaial e 14,6 em Blumenau, efeitos negativos do nevoeiro que tomou conta cedo ontem à noite

 

19,3C agora e céu com muitas nuvens

 

As máximas de ontem foram:

23,6 em Indaial (conv.)

23,9 em Blumenau (alertablu)

24,0 em Brusque (centro)

 

Tantos dias de frio que ontem chegou a parecer calor kkkkk

 

Pelo europeu eu diria que iremos fácil nos 26/28C a partir do dia 30, nada de grave, mas estamos bem mal-acostumados

Link to comment
Share on other sites

Meteorologista de Campinas disse que tivemos granizo misturados com flocos de neve no sul de MG ontem a tarde foi em Monsenhor Paulo , a imagem é incrivel e percebe claramente os flocos !

 

Assim que sair a materia no site publico aqui !

 

What?! :shok:

 

Me chama no whatts que eu te mando , to esperando sair o video pra postar aqui !

Link to comment
Share on other sites

Meteorologista de Campinas disse que tivemos granizo misturados com flocos de neve no sul de MG ontem a tarde foi em Monsenhor Paulo , a imagem é incrivel e percebe claramente os flocos !

 

Assim que sair a materia no site publico aqui !

 

WTF Publica a foto, se isso for verdade eu nao sei mais nada sobre o clima a camada de 850 estava acima de 12 GRAUS nessa cidade, como isso é pssivel?

Link to comment
Share on other sites

Meteorologista de Campinas disse que tivemos granizo misturados com flocos de neve no sul de MG ontem a tarde foi em Monsenhor Paulo , a imagem é incrivel e percebe claramente os flocos !

 

Assim que sair a materia no site publico aqui !

 

WTF Publica a foto, se isso for verdade eu nao sei mais nada sobre o clima a camada de 850 estava acima de 12 GRAUS nessa cidade, como isso é pssivel?

 

Com base na temperatura em 850 e 700 hpa: NEM COM BANDA DE MÚSICA!! Nem neve, nem chuva congelada, nem neve granular. Só pode ser granizo!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.