Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2016


Recommended Posts

Bom dia, céu limpo e mínima de 10,1C no incoterm e 13,4C no alertablu, céu como eu não via há bastante tempo nesse período de nebulosidade permanente. O europeu adiou um pouco o calor pro mês de julho, então provavelmente não passaremos dos 25C nesse fim de mês e manterá-se a média baixa em Blumenau.

Link to comment
Share on other sites

Hoje saiu o boletim agroclimatológico da primeira parte deste mês(dias 1 a 10).

Nota-se que na seção do Sudeste ocorreu muita chuva em São Paulo(a cidade de São Paulo, inclusive, foi o local com maior chuva no país nesse período, com 203,9mm, coisa que a gente só vê no verão aqui na cidade(no período em que São Paulo estiver no UTC-2) e insolação entre 20 e 40 horas nesse período).

Sobre o mapa de chuva para novembro(ainda é cedo para afirmar), essa chuva no Sudeste se refere principalmente sobre grande parte de Minas Gerais, tudo indica que virá uma ZCAS antecipada sobre MG.

Link to comment
Share on other sites

Manhã chegando ao fim com céu praticamente limpo por aqui.

Temos 18 graus na Mooca.

 

Sobre o mapa de chuvas para novembro, isso é bem cara de La Niña. Geralmente em anos de Pacífico frio, as chuvas tendem a ficar acima da média em MG e ES no final da Primavera. Já para SP um pouco abaixo da média (mais dias de pós frontal no leste Paulista).

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, céu limpo e mínima de 10,1C no incoterm e 13,4C no alertablu, céu como eu não via há bastante tempo nesse período de nebulosidade permanente. O europeu adiou um pouco o calor pro mês de julho, então provavelmente não passaremos dos 25C nesse fim de mês e manterá-se a média baixa em Blumenau.

 

Qual site segue o modelo europeu?

 

O foreca?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, céu limpo e mínima de 10,1C no incoterm e 13,4C no alertablu, céu como eu não via há bastante tempo nesse período de nebulosidade permanente. O europeu adiou um pouco o calor pro mês de julho, então provavelmente não passaremos dos 25C nesse fim de mês e manterá-se a média baixa em Blumenau.

 

Qual site segue o modelo europeu?

 

O foreca?

 

Sim, o Foreca segue o Europeu.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, céu limpo e mínima de 10,1C no incoterm e 13,4C no alertablu, céu como eu não via há bastante tempo nesse período de nebulosidade permanente. O europeu adiou um pouco o calor pro mês de julho, então provavelmente não passaremos dos 25C nesse fim de mês e manterá-se a média baixa em Blumenau.

 

Qual site segue o modelo europeu?

 

O foreca?

 

Sim, o Foreca segue o Europeu.

 

E o gfs?

 

Outra duvida qual cidade em a sigla PNI?

Link to comment
Share on other sites

 

Qual site segue o modelo europeu?

 

O foreca?

 

Sim, o Foreca segue o Europeu.

 

E o gfs?

 

Outra duvida qual cidade em a sigla PNI?

 

PNI = Parque Nacional do Itatiaia.

Não sei qual site de previsão usa especificamente o GFS para produzir as previsões.

Já conhece o WX Brasil? Site de modelos, feito pelo ilustre Marcelo Albieri! :good2:

Link to comment
Share on other sites

CRICIÚMA COM 18,1/6,0/11,0, APENAS O MAIS FRIO, ATÉ AGORA, EM 82 ANOS! ESTÁ -4°C.

 

Realmente aqui no litoral o frio está muito forte este inverno, nunca tinha visto a população usando tanta roupa pesada tantos dias seguidos, fora as reclamações em geral e os ambientes gelados... o pasto secou.

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Cara surreal mesmo. As médias estão compatíveis com os dias atuais, mas os extremos de frio é realmente bizarro.

 

Acredito que não é só a urbanização que justifique isso, e sim um ciclo de aquecimento.

 

Alias, os extremos de calor eram até piores naquela época.

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Cara..eu sei que é meio fora mas...

Pelo que eu já conversei com as pessoas por aqui...(eu sei que as pessoas tem memória climatológica curta e que não da pra acreditar assim)...mas existem relatos de geada em outubro por 4 dias consecutivos e mais antigamente ainda (década de 20 a 40) de geada em novembro comprometendo a safra de milho(1 ou 2 eventos históricos?)...Não sei...São relatos :russian: :russian: :russian: ...

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Cara..eu sei que é meio fora mas...

Pelo que eu já conversei com as pessoas por aqui...(eu sei que as pessoas tem memória climatológica curta e que não da pra acreditar assim)...mas existem relatos de geada em outubro por 4 dias consecutivos e mais antigamente ainda (década de 20 a 40) de geada em novembro comprometendo a safra de milho(1 ou 2 eventos históricos?)...Não sei...São relatos :russian: :russian: :russian: ...

 

Se conversar com a pessoa de Blumenau q mora aqui em Maringá ... Conzerteza ela vai falar q negativa em dezembro.... Pra ela Maringá é sucursal do inferno na face da terra... E Blumenau do pólo sul.....

Link to comment
Share on other sites

Criciúma estação da Satc ainda não chegou a 1°C de variação durante o dia de hoje mínima 13.3°C máx 14.2°C, já aqui em turvo a variação foi maior porque o dia começou mais frio, 11.6°C e agora 15°C, parecia que o tempo iria abrir hoje cedo apesar na forte neblina, mas agora está chapadão e o neveiro encobre os morros da região.

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

ESTÃO COERENTE, MEU DIGNÍSSIMO SENHOR.

 

fPOLIS JÁ TEVE 9 EM NOVEMBRO, POSSÍVELMENTE DARIA UNS 6/7°C NAS ATUAIS ESTAÇÕES DA EPAGRI, EM FEV JÁ REGISTREI 12 NO ITACORUBÍ, SÃO VALORES COMPATÍVEIS COM O LOCAL, OBVIAMENTE EM SITUAÇÕES MUITO RARAS.

 

FPOLIS JÁ REGISTROU 5,0 NA PONTA DOS NAUFRAGADOS EM OUTUBRO E EU , 86, 7,8 ITACORUBÍ.

 

NUMA ONDA DE FRIO EM JANEIRO REGISTREI 14,5 EM CANAS, DEBAIXO DO TELHADO E COM FONTE DE CALOR POR PERTO.

Link to comment
Share on other sites

Cara surreal mesmo. As médias estão compatíveis com os dias atuais, mas os extremos de frio é realmente bizarro.

 

Acredito que não é só a urbanização que justifique isso, e sim um ciclo de aquecimento.

 

Alias, os extremos de calor eram até piores naquela época.

 

 

URBANIZAÇÃO E LOCAL DA ESTAÇÃO.

 

FPOLIS TINHA GEADA NA CIDADE/CENTRO ATÉ A DÉCADA DE 60, DEPOIS RAREOU E SUMIU, APENAS 84 É QUE VÍ.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não sei se vocês vão concordar comigo, mas....

 

Eu achei que o que fez a MP de Junho/16 ter sido realmente um destaque foi sua longevidade! Ela durou mais tempo que o normal nesses pancadões fortes de frio. A intensidade dela, no geral, nem se compara a eventos como 1975, 1994, 2000 ou 2013. E inclusive foi de intensidade até semelhante a eventos como Julho/07, Setembro/02, Julho/04...

 

Em uma palavra: Essa MP não ficará guardada em nossas memórias de forma empolgante, ao contrário das que são verdadeiramente históricas. O que mais nos marca é a INTENSIDADE do frio e dos eventos relacionados ao mesmo (neve), e não a DURAÇÃO.

 

Quem concorda dá um joinha ! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Outubro de 1976 teve 7,4 em Indaial e 8,4 no mês de novembro daquele ano. Por que haveriam os dados de Blumenau ser errados, sendo que datam de muito antigamente?

Link to comment
Share on other sites

Esses dados dessa estação de Blumenau do Inmet são de dar risadas...

 

5°C em Novembro ? Nem que aconteça a próxima era do gelo não chega a 5°C no mês de novembro aqui.

 

Até esses 3,9°C de Outubro são difíceis de engolir... quem sabe pelo dia 01 ou 02.

 

10°C em Janeiro e Fevereiro de mínima absoluta ? Aqui na região de Blumenau ? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Outubro de 1976 teve 7,4 em Indaial e 8,4 no mês de novembro daquele ano. Por que haveriam os dados de Blumenau ser errados, sendo que datam de muito antigamente?

 

Outra coisa que eu acho que ajudava na época, era o fato de todos os morros estarem quase sem vegetação nativa, e hoje a mata atlântica já cobriu muito(pelo menos por aqui)...

Mato retém umidade...umidade retém calor...sem mato a perda de calor a noite a muito maior contribuindo para os extremos...

Link to comment
Share on other sites

 

Outra coisa que eu acho que ajudava na época, era o fato de todos os morros estarem quase sem vegetação nativa, e hoje a mata atlântica já cobriu muito(pelo menos por aqui)...

Mato retém umidade...umidade retém calor...sem mato a perda de calor a noite a muito maior contribuindo para os extremos...

 

Faz sentido, mas não há mais estação naquele lugar, e mesmo que houvesse, não sei dizer se as matas de lá são secundárias mesmo. Hoje a medição aqui em Blumenau é na selva de concreto hehe

 

Sei que meu termômetro não é padrão, mas se eu registrei 0,5C numa onda de frio que não bateu nem a de 1994 no vale, essas marcas do INMET parecem verdadeiras

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não sei se vocês vão concordar comigo, mas....

 

Eu achei que o que fez a MP de Junho/16 ter sido realmente um destaque foi sua longevidade! Ela durou mais tempo que o normal nesses pancadões fortes de frio. A intensidade dela, no geral, nem se compara a eventos como 1975, 1994, 2000 ou 2013. E inclusive foi de intensidade até semelhante a eventos como Julho/07, Setembro/02, Julho/04...

 

Em uma palavra: Essa MP não ficará guardada em nossas memórias de forma empolgante, ao contrário das que são verdadeiramente históricas. O que mais nos marca é a INTENSIDADE do frio e dos eventos relacionados ao mesmo (neve), e não a DURAÇÃO.

 

Quem concorda dá um joinha ! :lol:

 

Mas não foi uma MP. Foram várias em sequência.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não sei se vocês vão concordar comigo, mas....

 

Eu achei que o que fez a MP de Junho/16 ter sido realmente um destaque foi sua longevidade! Ela durou mais tempo que o normal nesses pancadões fortes de frio. A intensidade dela, no geral, nem se compara a eventos como 1975, 1994, 2000 ou 2013. E inclusive foi de intensidade até semelhante a eventos como Julho/07, Setembro/02, Julho/04...

 

Em uma palavra: Essa MP não ficará guardada em nossas memórias de forma empolgante, ao contrário das que são verdadeiramente históricas. O que mais nos marca é a INTENSIDADE do frio e dos eventos relacionados ao mesmo (neve), e não a DURAÇÃO.

 

Quem concorda dá um joinha ! :lol:

 

Mas não foi uma MP. Foram várias em sequência.

 

Sim! Eu me refiro ao pulso entre os dias 10 e 15. Veja que durou 6 dias, enquanto alguns porretes não duram nem 3...

Link to comment
Share on other sites

Depois de algum tempo, o sol deu as caras por aqui. Se a última MP não favoreceu mínimas expressivas, as máximas foram muito boas, ficando bastante tempo (+- 4 dias) abaixo dos 16ºC.

 

E hoje amanhecemos, como boa parte de SC e tb algumas áreas do RS, com nevoeiro intenso, que se dissipou ao longo do dia...

 

Este vídeo abaixo mostra muito bem o que eu acabei de dizer:

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

6/7°C pra Outubro é totalmente aceitável

3/4°C deve ser algo a cada 50 anos e olhe lá!

 

5°C pra novembro tem que ser bem no inicio mesmo e também deve ser algo a cada 50 anos e olhe lá.

 

Ah não ser que a estação fosse instalada dentro de um buraco, de uma mega baixada, ai eu até concordo.

 

Agora 10°C pra janeiro e fevereiro eu não acredito, me desculpem... Se for é um evento que nem a neve de 2013, a cada 60/70 anos.

 

Ainda mais se tratando aqui do eixo Indaial/Blumenau, um dos mais quentes do estado.

 

Peguem todos os dados da estação de Indaial(ou os que tiverem), que está ativa desde 1970 e me apresentem marcas entre 10/11°C nos meses de Janeiro e Fevereiro.

 

Peguem os dados que tiverem disponível da estação de Indaial e me apresentem as mínimas próximas de 5°C em novembro e 3/4°C em Outubro.

 

Só não venham me dizer que a estação do Inmet de Indaial não é referência, aliás, essa estação aqui deve até ter facilidade em registrar essas ''baixas temperaturas'' visto que o fator urbanização dela é zero.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado ao ver as anomalias de temperatura média no período em destaque no CFS (imagem abaixo). Será fruto de um super ASAS de origem polar, que baixaria as temperaturas até no Brasil central ?

 

4KBmP0m.png

 

Sim, e uma "ASAS POLAR" diferente dakelas "ASAS TROPICAIS" que nos tiram o sono do verao...foi essa ASAS quente que deu 38c em BH em outubro de 2015.

 

O problema e que o vento gira e algum lugar pega a parte menos fria... :russian:

Link to comment
Share on other sites

6/7°C pra Outubro é totalmente aceitável

3/4°C deve ser algo a cada 50 anos e olhe lá!

 

5°C pra novembro tem que ser bem no inicio mesmo e também deve ser algo a cada 50 anos e olhe lá.

 

Ah não ser que a estação fosse instalada dentro de um buraco, de uma mega baixada, ai eu até concordo.

 

Agora 10°C pra janeiro e fevereiro eu não acredito, me desculpem... Se for é um evento que nem a neve de 2013, a cada 60/70 anos.

 

Ainda mais se tratando aqui do eixo Indaial/Blumenau, um dos mais quentes do estado.

 

Peguem todos os dados da estação de Indaial(ou os que tiverem), que está ativa desde 1970 e me apresentem marcas entre 10/11°C nos meses de Janeiro e Fevereiro.

 

Peguem os dados que tiverem disponível da estação de Indaial e me apresentem as mínimas próximas de 5°C em novembro e 3/4°C em Outubro.

 

Só não venham me dizer que a estação do Inmet de Indaial não é referência, aliás, essa estação aqui deve até ter facilidade em registrar essas ''baixas temperaturas'' visto que o fator urbanização dela é zero.

 

Mas a convencional de Indaial não é baixada e teve até 13.4 em janeiro de 2005. Pra mínimas acho ela bem fraca, por ser num topo

 

Pelo que sei a estação de Blumenau ficava na Rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt, um buraco estreito com boa potência para mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado ao ver as anomalias de temperatura média no período em destaque no CFS (imagem abaixo). Será fruto de um super ASAS de origem polar, que baixaria as temperaturas até no Brasil central ?

 

4KBmP0m.png

 

Esse mapa tá biizarro mesmo... o que aparece no Eta, pelo menos, é uma alta polar que passa por SP ao redor dos dias 28 e 29, e que poucos dias depois refresca o Brasil Central. Mas não seria nada dramático.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei impressionado ao ver as anomalias de temperatura média no período em destaque no CFS (imagem abaixo). Será fruto de um super ASAS de origem polar, que baixaria as temperaturas até no Brasil central ?

 

Sim, e uma "ASAS POLAR" diferente dakelas "ASAS TROPICAIS" que nos tiram o sono do verao...foi essa ASAS quente que deu 38c em BH em outubro de 2015.

 

O problema e que o vento gira e algum lugar pega a parte menos fria... :russian:

 

Desculpa desapontar vocês, mas ASAS é o que sobra de uma massa polar. Só o esqueleto, sem advecção fria. Se beneficia quem mora em baixadas, mas as tardes são até quentes, e o ar bem seco.

 

Isto é uma alta marítima associada a ar frio (com advecção):

zm8UF3D.png

f3djAzu.png

 

Isto é ASAS, só a alta mantendo o tempo estável (sem advecção):

WpAuya7.png

xrNJ2vE.png

 

Em geral, altas marítimas associadas a ar frio tem cavado em médios níveis acoplado. Em ASAS é o contrário, com alta em médios níveis (muitas vezes caracterizando bloqueio).

 

edit: outra diferença é na localização; a ASAS se estabelece entre as latitudes 15 e 22°S, enquanto altas marítimas com ar frio tem base voltada para o polo, de onde puxam o ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Para rolar uma ASAS fria como essa antes precisaria ocorrer uma boa polar, fria e seca, que após passar pelo sul se estabeleceria por vários dias no meio do Atlântico provocando várias madrugadas de frio vampiro no interior do país. Isso normalmente causa bloqueios no sul, com escoamento de vento N-NW na altura do Rio Grande do Sul... veranico à vista? O litoral do nordeste, em especial da Bahia, precisa se preparar pra muita chuva se for o caso!

Link to comment
Share on other sites

Vini, gostei da explicação !

 

Mas, uma pergunta: A ASAS tem características de subsidência do ar em baixos e médios níveis, certo ? Aquele bloqueio chato que você menciona no post, não seria o fenômeno do bloqueio em 500hpa, Do geopotencial alto e que acaba com as chuvas no verão ?

 

Não seria admissível falar em ASAS apenas quando temos uma camada de subsidência mais significativa ? Neste caso, poderíamos falar em ASAS de origem polar (as altas que estão mais ao sul e com cavado jogando ar frio deles pro Sudeste), E ASAS sem esse contato com o ar frio....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.