Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Volto a dizer: estamos num noite típica de julho com advecção de ar frio. Melhor do que isso só e a mp fosse ainda mais forte. Inclusive a MetSul, pelo Metroclima, AUMENTOU o frio para POA reduzindo as máximas de sexta e sábado e todas as mínimas até o final de semana (as extremas levam em consideração os microclimas do município).

 

Quinta 28/04

mín. 5°C · máx. 17°C

 

Sexta 29/04

mín. 4°C · máx. 17°C

 

Sábado 30/04

mín. 7°C · máx. 19°C

 

Domingo 01/05

mín. 4°C · máx. 22°C

 

Segunda 02/05

mín. 6°C · máx. 25°C

 

Excelente! Depois esquenta.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho certeza que nesse momento neva nos campos de 1700 metros do Parna. Pena que não há UMA viva alma por lá.

 

Após a neve de São Joaquim, acho que tua frase de ontem serve quase perfeitamente para hoje. Se tiver alguma chuva agora por lá é neve. Com menor chance no Campo dos Padres.

 

SC:

 

Máxima: 23°C no São João Abaixo/Garuva

Mínima: -2°C no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Rajada máxima: 88,92 km/h no Cabo de Santa Marta/Laguna

Precipitação máxima: 60,23 mm no Wunderwald/Pomerode

 

 

Acredito que deve melhorar pela madrugada, com nuvens entrando no oeste de Santa Catarina, quando chegar por aqui na minha opinião é neve.

 

2m6wghl.png

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho certeza que nesse momento neva nos campos de 1700 metros do Parna. Pena que não há UMA viva alma por lá.

 

Após a neve de São Joaquim, acho que tua frase de ontem serve quase perfeitamente para hoje. Se tiver alguma chuva agora por lá é neve. Com menor chance no Campo dos Padres.

 

SC:

 

Máxima: 23°C no São João Abaixo/Garuva

Mínima: -2°C no Morro da Igreja (tríplice divisa Bom Jardim da Serra/Orleans/Urubici)

Rajada máxima: 88,92 km/h no Cabo de Santa Marta/Laguna

Precipitação máxima: 60,23 mm no Wunderwald/Pomerode

 

 

Acredito que deve melhorar pela madrugada, com nuvens entrando no oeste de Santa Catarina, quando chegar por aqui na minha opinião é neve.

 

2m6wghl.png

Esta linha de nuvens da Argentina está vindo junto com o final da linha 0°C

Link to comment
Share on other sites

Limpando em Campinas e 14.6°C no Ciiagro. GFS das 18Z prevendo chuva para depois de amanhã aqui.

 

 

É a chuva que vai trazer nosso reforço de ar frio "mais maritimo" a partir do sabado deve limpar mais , a janela de tempo limpo é só amanha kk

 

 

Que bom que vamos ter um "reforço", começando sábado!

 

Agora a 18Z do GFS coloca 9,1°C em 850 hpa aqui no domingo, e mínima na casa dos 13°C a 11°C :clapping:

 

Temperatura em 850 hpa dia 01/05 12Z

GWYQQXL.png?1

 

 

Variação ontem ficou em 21,9° a 34,0°

Hoje ficou em 19,5° a 27,0°

Agora, chuviscos e 19,6° com 87%

 

 

Andoni,

 

O alinhamento da frente fria no mapa sinótico de 18 Z do Inpe/Cptec, indo do oeste, sul do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, centro de Goiás,centro de Minas Gerais e cidade do Rio de Janeiro, ocorre em potentes massa polares nos meses de junho, julho e agosto.

 

Exatamente!!

Como que eu gostaria que tivéssemos um repeteco da massa polar de maio/junho de 1979 hehehe

Link to comment
Share on other sites

agora comecei a sentir frio mesmo sera que teremos sub 10 em floripa ?

Uma boa pergunta, esperava que estivesse mais frio para o horário. Tem estação na ilha com "quentes" 15,5C e na Epagri 13. Aqui em Palhoça 12C e em Santo Amaro 11C. Se o céu que limpou a pouco continuar assim e diminuir o vento acredito que a mínima ficará entre 8-9 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Dia típico de inverno na cidade de Buenos Aires hoje. A quarta-feira amanheceu com sol e céu limpo, com a primeira sub-5 do ano: mínima de 4,6ºC. Tanto ano passado quanto em 2014, para vocês terem uma ideia, a primeira vez que baixou de 5ºC foi na primeira quinzena de junho. Durante o dia fez sol, com aumento de nebulosidade à tarde. A máxima ficou em suspeitos 13,8ºC. Digo suspeitos porque na observação horária a mesma estação não superou 12,2ºC. De qualquer forma,e stes 13,8ºC de hoje foram a 11ª menor máxima para abril de toda a história (as medições na capital argentina são feitas faz 110 anos).

 

A noite é de céu limpo e bastante frio para esta época aqui, com 7,8ºC agora. Vamos ver se a próxima madrugada baixa desses 4,6ºC de hoje. A previsão do SMN é de justamente 4ºC, com máxima de 14ºC. Amanhã o dia deve ser de sol, com geada em alguns pontos ao amanhecer. O sol nasce às 7h27 e se põe às 18h14.

Link to comment
Share on other sites

Me surpreende um pouco em ver essas diferenças de temperaturas entre locais urbanos e locais não tão urbanos, pois o céu segue fechado nessa noite de quarta feira.

 

É advecção, no aeroporto de Congonhas a temperatura caiu para 13°à meia noite e ás 23hs estava em 15°C. Já em parelheiros continua abaixando, agora 0h10 faz 10,7, a advecção ganha força.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a mínima foi de 8°C cravados as 2h da manhã.

 

Depois subiu para 10,4°C

 

E agora no inicio da manhã caiu para 9,0°C

 

A oeste céu limpo e quase nada de nuvens, apenas a leste segue com algumas nuvens, mas que estão diminuindo gradativamente.

 

Sensação de muito frio lá fora.

 

Acho que a próxima madrugada vai ter as menores do ano, pois a secura será total.

 

Apenas torcer para o vento não estragar a festa.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui decepcionou. Na verdade apesar de um ventou ou outro a queda era normal até a camada de nebulosidade chegar, por volta de 2:30/3:00. :negative:

 

Achei surpreendente a mínima de 8,8°C no Centro, do lado do rio e ainda com vento constante. Certamente fez menos em áreas do próprio Centro. Ainda fez 8,2°C no Rio Branco e 6,7°C no Santa Luzia.

 

Mínima excelente do Morro das Torres e Morro da Igreja. Só falta Urupema, Vacas Gordas, Bom Jardim da Serra e Cruzeiro arrebentarem na próxima noite.

Link to comment
Share on other sites

Uma estação que fica em Itapoá no extremo-norte catarinense sempre me chama atenção, e não é de hoje.

 

Nas MPs mais fortes que atingem o estado, é nesta estação que se registra os menores valores no norte de SC (mais precisamente na região de Joinville).

 

Hoje por lá fez 6°C e a maioria das cidades ao redor ficaram em 9/11°

 

Ano passado quando Indaial encostou nos 5,5°C, essa mesma estação marcou 3,2°C

 

Em 2014 quando Indaial beliscou os 6,1°C, está mesma estação marcou 2,9°C

 

Impressionante, ainda mais por ser uma cidade encostada no mar.

Link to comment
Share on other sites

Aos 50 do segundo tempo, sub10. 9.9°C no IAC/Ciaagro

Ufa! Tinha visto 10.0C no cepagri - UNICAMP e tinha ficado pensando "que caísse um dígito a mais para uma sub-10!"

 

Bastante nevoeiro mesmo quando com para o trabalho perto da UNICAMP. A cidade já estava com sol.

 

Na página do Ciiagro está indicando que a mínima foi de 9.5°C

Aliás, gostaria de saber onde fica o exato local dessa estação meteorológica.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.