Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

As 5 menores temperaturas em SC as 17h:

3,4°C Urupema(Morro das Torres)

4,4°C Joinville(Morro do Bradador)

4,5°C Bom Jardim da Serra(Morro da Igreja)

6,2°C São Joaquim(Epagri)

6,2°C Urubici(Mundo novo)

 

E a queda começou !!! Aqui em Indaial o céu está 100% limpa e sem nuvens, se não ventar vai ser bonito de acompanhar hoje.

 

Aqui em Indaial tive a menor máxima do ano com 18°C cravados. No momento faz 15,6°C

Link to comment
Share on other sites

Marcão, se não me engano foi o de Julho/2010. Lembro como se fosse hoje da cidade de Epitaciolândia (AC) registrando 13 graus À TARDE.

Naquele evento, houve um super bloqueio no Sudeste e um super impulso do ar frio e das instabilidades para o Norte.

A título de curiosidade, em 2010:

 

São Gabriel da Cachoeira-AM: 18,3 / 22,6 (18/07, Hemisfério Norte :shok: )

Iauaretê-AM: 16,8 / 22,6 (19/07, Idem)

Benjamim Constant-AM: 13,5 / 18,8 (Às margens do rio Amazonas, divisa com Peru e Colômbia)

Epitaciolândia-AC: 10,2 / 12,3 (17/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 12,5 / 15,8 (17/07)

Porto Walter-AC: 11,9 / 14,4 (17/07)

Rio Branco-AC: 12,1 / 14,7 (17/07)

 

 

Em 1975:

Rio Branco-AC: 6,0°C (19/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 7,1°C

Porto Velho-RO: 7,4°C

Humaitá-AM: 8,8°C

Alto Tapajós-PA: 8,4°C (Estação desativada. Ficava no sul do PA)

Benjamim Constant-AM: 9,9°C

 

Impressionante, Aldo. Logo vemos que a poderosa friagem de 2010, ainda é uma formiguinha perto da de 1975.

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito, Aldo. São Paulo está nublada DE NOVO. Temperatura travada em 14ºC na Vila Mariana.

Com ventos marítimos é fatal.

Raríssimas vezes eu vi noites de céu limpo com ventos marítimos em Sampa.

Dá pra contar nos dedos de 1 mão.

 

Outra coisa: hoje, mesmo nos períodos de poucas nuvens, o céu estava com um azul pálido, com névoa.

Não era aquele azul profundo, límpido, típico de ar seco de grandes MP's continentais. :sad:

 

E vai ser aquela história: queda rápida no final da tarde (A automática do Mirante caiu de 20,5°C às 15h para 15,3°C às 17h) e depois, com o céu encoberto, a temperatura estaciona. :negative:

 

Só resta esperar a próxima MP... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Acabo de voltar da rua e acreditem, estou com 11°C neste exato momento... Ta afundando muito rápido.

 

Senti algo agora voltando da rua, que me fez lembrar MUITO o ano de 2000, frio fortíssimo já no começo da noite, céu limpo e nada de vento.

 

Não tava botando fé na previsão de geada do GFS pra cá no próximo amanhecer, mas agora já começo a cogitar.

 

Link to comment
Share on other sites

As pws que eu citeu que estavam bem mais quente são as de Rodeio que esta 18,5c e a do forum de Blumenau que ja esta quase nos 20c com 19,7c

 

A de Rodeio está instalada em um telhado. Sem credibilidade. Não se baseie por ela.

 

--

 

Máximas de um dígito em SC:

 

5,7°C - Morro das Torres

5,8°C - Morro da Igreja

8°C --- São Joaquim (Martorano/INMET)

8,3°C - Tangará

9,2°C - São Joaquim (Chapada Seca/Epagri)

9,2°C - São Cristovão do Sul

9,6°C - Urupema/Centro

9,6°C - Urubici/Mundo Novo

9,6°C - Garuva/Morro do Quiriri

9,7°C - Bom Jardim da Serra

9,7°C - Painel

9,9°C - São Joaquim (Bentinho/Epagri)

 

RS:

 

9,6°C - São Francisco de Paula

9,4°C - São José dos Ausentes (INMET)

9,8°C - São José dos Ausentes (Potreirinhos)

 

--

 

Belo tabelão Vini. Urupema teve 1,86°C na leitura das 18 horas. Deve bater seu recorde para Abril.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcão, se não me engano foi o de Julho/2010. Lembro como se fosse hoje da cidade de Epitaciolândia (AC) registrando 13 graus À TARDE.

Naquele evento, houve um super bloqueio no Sudeste e um super impulso do ar frio e das instabilidades para o Norte.

A título de curiosidade, em 2010:

 

São Gabriel da Cachoeira-AM: 18,3 / 22,6 (18/07, Hemisfério Norte :shok: )

Iauaretê-AM: 16,8 / 22,6 (19/07, Idem)

Benjamim Constant-AM: 13,5 / 18,8 (Às margens do rio Amazonas, divisa com Peru e Colômbia)

Epitaciolândia-AC: 10,2 / 12,3 (17/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 12,5 / 15,8 (17/07)

Porto Walter-AC: 11,9 / 14,4 (17/07)

Rio Branco-AC: 12,1 / 14,7 (17/07)

 

 

Em 1975:

Rio Branco-AC: 6,0°C (19/07)

Cruzeiro do Sul-AC: 7,1°C

Porto Velho-RO: 7,4°C

Humaitá-AM: 8,8°C

Alto Tapajós-PA: 8,4°C (Estação desativada. Ficava no sul do PA)

Benjamim Constant-AM: 9,9°C

 

Do evento de 1975 eu me lembro bem.

 

Estava em Brasília, soprava um vento gelado de dia, mas o calor do sol causava desconforto mesmo assim.

 

À noite fez muito frio lá, com ventania muito gelada e ''furiosa''.

 

No retorno para Sampa, saíram as fotos do Hotel das Hortênsias (Gramado) com o jardim todo coberto de branco. Era neve mesmo.

 

Mas o frio em 1975 não se resumiu a Julho.

 

No norte do Paraná, no dia 16 de Setembro de 1975 começou um vento frio que se transformou em gelado o que ocasionou a geada negra, que simplesmente dizimou a cultura cafeeira do estado.

 

Foi uma catástrofe econômica e social, gerou um êxodo de milhões de ex-trabalhadores, principalmente pra Sampa.

 

No link vai a apresentação do documentário Geada Negra sobre o tema: http://advivo.com.br/node/1376806

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Será que teremos alguma baleia polar em maio?

Os últimos 6 dias de abril nos reservou surpresas positivas. Espero que o próximo mês traga boas notícias.

 

 

Pelo cfs varias continentais

 

[attachment=0]wp_ss_20160428_0003.png[/attachment]

 

Bahh, que sonho :good2: :good2: :good2: :good2:

Em qual site estão esses mapas William?

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

9,5°C em Florianópolis/norte da ilha/Epagri,extremamente raro um frio assim neste horário em abril!! Nesta estação poderá ir a 4/6°C amanhã.

 

Aqui está em 9°C também Ronaldo.

 

Muito raro cair assim tão rápido a esse horário.

 

Vi que o GFS apontou possibilidade de geada pra cá no próximo amanhecer.

 

Nas baixadas pelo menos acho que pinta algo.

 

O que achas ?

Link to comment
Share on other sites

Do evento de 1975 eu me lembro bem.

Estava em Brasília, soprava um vento gelado de dia, mas o calor do sol causava desconforto mesmo assim.

À noite fez muito frio lá, com ventania muito gelada e ''furiosa''.

No retorno para Sampa, saíram as fotos do Hotel das Hortênsias (Gramado) com o jardim todo coberto de branco. Era neve mesmo.

Mas o frio em 1975 não se resumiu a Julho.

...

Também me lembro bem.

 

No dia 17/07/1975, saí de casa por volta de 6h30 da manhã.

Chovia em Sampa mas não estava muito frio, coisa de uns 13/14°C.

Por isso eu estava com agasalho leve.

 

Fiquei em ambiente fechado do dia todo.

 

Quando saí, às 5h da tarde, ainda chovia e soprava um vento forte congelante.

A mão que segurava o guarda-chuva parecia que ia congelar.

Minha blusa não servia para nada. :laugh:

 

Me lembro de ter pensado que nunca sentira tanto frio em Sampa naquele horário.

 

Cheguei em casa pouco antes da 7h da noite, a tempo de ouvir o boletim do "homem do tempo" Narciso Vernizzi na rádio Jovem Pan.

Ainda chovia e ele disse que estava 6°C em Congonhas.

Aí fiquei sabendo que havia nevado em Curitiba, etc, etc.

Meu velho termômetro de mercúrio em abrigo improvisado também registrava 6°C.

 

Que tempos aqueles...

Não havia internet, PC's, modelos de previsão do tempo, etc, etc.

A gente ficava sabendo de uma MP histórica no máximo 1 ou 2 dias antes.

A de 1975, eu fiquei sabendo no dia em que chegou... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pela 18Z postada acima, Juiz de Fora cai facilmente abaixo dos 10 graus tanto na minha estação quanto no INMET, já superando assim a pífia mínima absoluta de 9 graus ano passado; Também o PNI pode ter uma mínima muito abaixo de zero, pois o centro do anticiclone estará muito próximo à Mantiqueira e o ar vai secar muito em altitude !

 

Será uma onda de frio muito interessante para a Mantiqueira !

Link to comment
Share on other sites

Indaial com 8,7°C no momento com céu super estrelado e nada de vento.

 

Se aqui em Indaial bater os 6°C até meia noite e não nublar e nem ventar durante a madrugada vai a 3° / 4°

 

Se Urupema bater os -4°C até meia noite e durante a madrugada não nublar e nem ventar, pode anotar que vai entre -6° / -7°

 

Ano passado teve MP que muita gente cogitou que ia atolar e acabou frustrando.

 

Dessa vez eu to achando que está MP vai surpreender e vai baixar mais do que o previsto.

Link to comment
Share on other sites

As 5 menores temperaturas em SC as 20h:

 

 

-1,6°C Urupema(Centro)

0,4°C Bom Jardim da Serra(Morro da Igreja)

0,9°C São Joaquim(Chapada Bonita)

1,4°C Ponte Alta do Norte

2,0°C Vargem

 

 

 

0.4ºC em Vacas Gordas :good2:

 

Me passa o link pra acompanhar ela.

 

 

está no charlierhttp://estacoes.charlier.com.br/

Link to comment
Share on other sites

ABRIL LOUCO!

 

RECORDE DE MÁXIMA, RECORDE DE MÍNIMA ALTA, RECORDE DE MÁXIMA BAIXA, RECORDE DE MÍNIMA, MAIS QUENTE E O SEGUNDO COM MAIOR ACÚMULO DE HORAS DE FRIO, PERDE PARA 2013, ISTO PARA CLIMATERRA

 

INMET;

 

QUARTA MAIOR MÁXIMA, MAIOR MÍNIMA ALTA, MENOR MÁXIMA BAIXA, SEGUNDO MAIS QUENTE , PERDERÁ PARA 73 E O SEGUNDO COM MAIOR NÚMERO DE HORAS DE FRIO, PERDERÁ PARA 95.

Link to comment
Share on other sites

ABRIL LOUCO!

 

RECORDE DE MÁXIMA, RECORDE DE MÍNIMA ALTA, RECORDE DE MÁXIMA BAIXA, RECORDE DE MÍNIMA, MAIS QUENTE E O SEGUNDO COM MAIOR ACÚMULO DE HORAS DE FRIO, PERDE PARA 2013, ISTO PARA CLIMATERRA

 

INMET;

 

QUARTA MAIOR MÁXIMA, MAIOR MÍNIMA ALTA, MENOR MÁXIMA BAIXA, SEGUNDO MAIS QUENTE , PERDERÁ PARA 73 E O SEGUNDO COM MAIOR NÚMERO DE HORAS DE FRIO, PERDERÁ PARA 95.

 

É o tal samba do crioulo doido, que você falou, alguns meses atrás, nesse ano.

Link to comment
Share on other sites

 

 

No norte do Paraná, no dia 16 de Setembro de 1975 começou um vento frio que se transformou em gelado o que ocasionou a geada negra, que simplesmente dizimou a cultura cafeeira do estado.

 

Que geada foi essa de 16/09/1975, Melo? Desconheço qualquer evento histórico nesta data, só no dia 18 de Julho mesmo.

Neste dia 16 de Setembro a mínima foi de 16,2°C em Maringá e 17,5°C em Londrina.

Link to comment
Share on other sites

ABRIL LOUCO!

 

RECORDE DE MÁXIMA, RECORDE DE MÍNIMA ALTA, RECORDE DE MÁXIMA BAIXA, RECORDE DE MÍNIMA, MAIS QUENTE E O SEGUNDO COM MAIOR ACÚMULO DE HORAS DE FRIO, PERDE PARA 2013, ISTO PARA CLIMATERRA

 

INMET;

 

QUARTA MAIOR MÁXIMA, MAIOR MÍNIMA ALTA, MENOR MÁXIMA BAIXA, SEGUNDO MAIS QUENTE , PERDERÁ PARA 73 E O SEGUNDO COM MAIOR NÚMERO DE HORAS DE FRIO, PERDERÁ PARA 95.

 

E com possivelmente 2 episódios distintos de neve. GFS 18Z dá possibilidade de neve no AMANHECER DE SÁBADO, 30 DE ABRIL.

 

O reforço de ar polar que começa a entrar amanhã deve provocar nova queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Amanhã o tempo instabiliza em São Paulo e há chance de chuva à tarde, maior no sul e leste do estado. No sábado as mínimas voltam a cair, e nos primeiros dias de maio as mínimas no leste e sul de SP, RJ e MG devem ser bem baixas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.