Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luiz

Administrators
  • Posts

    5707
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Luiz

  1. O canal mostra experimentos de eletrônica, mas num dos últimos vídeos... https://www.youtube.com/watch?v=e0-3gS3XKlw
  2. No momento, um processo de reindexação está ocorrendo. Vou aguardar que termine para verificar. Pode ter relação.
  3. 22h30 e já tem geada em Maringá, Paraná. Aqui em casa, 3,9 C no abrigo e -2,9 C na relva.
  4. Pessoal, apenas uma distinção. NEVADA não é NEVASCA. Nevada é a queda de neve, NEVASCA é o fenômeno da neve caída no solo que é soprada pelo vento.
  5. O detalhe é que o sensor externo está em abrigo sobre gramado. Maringá está ferrada.
  6. 18h45. Faz 8.5 C em casa e 10.7 C no Simepar aqui em Maringá, PR. Baixadas vão ter uma manhã e tanto.
  7. É bem simples, Kevin. Usei um NodeMCU, uma pequena placa que permite a adição de muitos sensores. Ela possui baixo consumo e já vem com wifi (modelos mais novos têm bluetooth e wifi LoRa também, que é de grande alcance). O procedimento é relativamente simples, bastando conectar corretamente o sensor e fazer a programação da placa, que também é simples. Liguei a um powebank e coloquei no abrigo. Pretendo adicionar outros sensores, além de colocar bateria e placa solar num futuro próximo. Existe placa 3G/4G para quem quiser colocar em local sem wifi. O número de possibilidades é muito grande. A plaquinha usada: https://en.wikipedia.org/wiki/NodeMCU Sensor: https://www.electroschematics.com/11293/am2302-dht22-datasheet/ Pesquise, pois a variação de preços é imensa. Comprei barato no Mercado Livre.
  8. Os dados de Maringá - PR estão sendo enviados a cada minuto para: https://thingspeak.com/channels/535102/ e a cada 5 minutos em https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IMARING9 Não gastei nem 30 reais para fazer. O próximo passo é adicionar bateria e painel solar.
  9. Se eu tivesse nascido no forno, seria biscoito. É evidente que o clima de Curitiba seria semelhante ao de Paranaguá caso o relevo não ajudasse. Um dos elementos mais importantes do clima é justamente o relevo. Isso não desmerece o fato climático.  Parcialmente verdadeiro. Quem vive no sul, especialmente nas áreas mais frias, realmente experimenta um clima diferente do resto do país. Nisto não há nenhum bairrismo. O que você diz sobre a temperatura é FLAGRANTEMENTE FALSO. Frio vampiro é uma gíria criada pela comunidade para se referir ao frio seco noturno, associado a dias mornos ou quentes. Frio desértico, se preferir, diferente daquele experimentado sob a ação de anticiclones polares intensos. É então que se chega ao critério mencionado. O Saara apresenta temperaturas próximas ao congelamento de madrugada, tornando-se tórrido durante o dia. Guardadas as proporções, é evidente que o andamento das atividades diárias, bem como a percepção do clima diferem de uma cidade que permanece o dia todo, por exemplo, abaixo de 15ºC, coisa comum no sul do país. Brasília parece o Saara se comparada a São Joaquim. Certamente, ninguém é louco em comparar o clima normal de boa parte do sul com aquele das regiões temperadas de maiores latitudes. Poucas áreas do país possuem médias térmicas semelhantes. Pontualmente, porém, a comparação pode ser válida. Já foi respondido no item anterior. Não é porque o Hubble tira melhores fotos que você fechará o seu observatório. O problema não está em traçar comparativos, fazer análises, mas em estar consciente do significado do fato observado e de tudo quanto está em jogo, inclusive o FATO de que não estamos a 45ºN.
  10. Bahia, O off-topic não é permitido nos fóruns. Peço que não insista, pois a regra para estes casos é a suspensão. Desde já agradeço a colaboração.
  11. O BAZ está cheio de potenciais compradores e testers do produto!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.