Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

E pensar que Palmas (INMET) bateu -3,7ºC em 1952. Xanxerê foi a -6,2ºC naquela ocasião, em 25/04/1952.

 

Acredito que hoje chegue perto de -5°C na região. A diferença para o Planalto Sul será pequena. Água Doce/Diego tem uma pequena chance de recorde de quebra da estação, mas eu acredito que fique no -4.

 

Uma pena que a estação de Palmas é ruim.

Link to comment
Share on other sites

Parece que agora sim o ar frio ensaia penetrar a capital. Temperatura caiu de 19 pra 17C na última hora. Mas não vou me animar pq de manhã estava em 16-17 e eu achei que ia cair pra 13-14 à tarde...

 

Pelo leste o avanço tem sido muito lento, vide Blumenau, Joinville e Curitiba.

Em Curitiba o ar frio chegou com tudo... Fazia 10oC a uma da tarde, com sol entre nuvens e sensação bem inferior a isso nas rajadas! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Uou qual a temperatura?Deve ter maxima sub-20.

 

Amanhã é provável essa máxima sub-20. Hoje chegou a bater 29,5C às 13h, agora já caiu para 23C e segue chovendo. Também há trovões. Há quanto tempo não escutava um !

 

BH esquentou menos que JF...deve ter ficado entre 27c-28c.

 

Os modelos vao ter que repensar a maxima de quinta.

 

Sem radar, ta difícil.

 

Nao sei se vc viu, mas a concordância para uma sexta bem fria parece estar crescendo...ja tem gente dizendo que batemos em 12c semana que vem quando essas nuvens forem embora.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

Link to comment
Share on other sites

 

Uou qual a temperatura?Deve ter maxima sub-20.

 

Amanhã é provável essa máxima sub-20. Hoje chegou a bater 29,5C às 13h, agora já caiu para 23C e segue chovendo. Também há trovões. Há quanto tempo não escutava um !

 

BH esquentou menos que JF...deve ter ficado entre 27c-28c.

 

Os modelos vao ter que repensar a maxima de quinta.

 

Sem radar, ta difícil.

 

Nao sei se vc viu, mas a concordância para uma sexta bem fria parece estar crescendo...ja tem gente dizendo que batemos em 12c semana que vem quando essas nuvens forem embora.

 

Acho que foi por culpa da continentalide, mesmo Juiz de Fora estando bem mais a sul a Mp começou a chegar ai primeiro.

 

E se o gfs ta botando 12c vai fazer menos acredite, aqui previa se 9c e f ez 6c, tbm tao prevendo maxima de 21c ai pra Bh entao provavelmente sera uma sub-20.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Essa diferença de sensação térmica entre o lugar ensolarado e sombreado, se deve à baixa umidade do ar.

Link to comment
Share on other sites

 

BH esquentou menos que JF...deve ter ficado entre 27c-28c.

 

Os modelos vao ter que repensar a maxima de quinta.

 

Sem radar, ta difícil.

 

Nao sei se vc viu, mas a concordância para uma sexta bem fria parece estar crescendo...ja tem gente dizendo que batemos em 12c semana que vem quando essas nuvens forem embora.

 

Estou convencido de que uma parte significativa do estado terá mínimas baixas a partir do dia 01/05, aliás o próximo mês vai começar muito bom para nós, com tardes agradáveis e manhãs frias.

 

Eu esperaria pelo menos uns 12C pra BH sim, a partir do dia primeiro. Para JF eu aguardo algo em torno dos 11C, pelo menos.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Essa diferença de sensação térmica entre o lugar ensolarado e sombreado, se deve à baixa umidade do ar.

 

Mas isso ocorre em todo lugar do mundo ou nao?13c com sol em Londre ou Nova York com baixa umidade a sensação tbm sera de calor?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Essa diferença de sensação térmica entre o lugar ensolarado e sombreado, se deve à baixa umidade do ar.

 

Mas isso ocorre em todo lugar do mundo ou nao?13c com sol em Londre ou Nova York com baixa umidade a sensação tbm sera de calor?

 

Temperatura de 13ºC é igual em Londres e aqui. O que muda, no caso de Londres, é que devido às altas latitudes, os raios solares são mais inclinados, e as áreas sombreadas são maiores.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Essa diferença de sensação térmica entre o lugar ensolarado e sombreado, se deve à baixa umidade do ar.

 

Na verdade são várias coisas:

- Inclinação do sol. Se bem que no caso do exemplo, o sol de Aoucarana em abril tem a mesma força que o sol londrino em junho. Mas se compararmos abril com abril, o sol de Apuca ainda é mais forte.

- Velocidade do vento: realmente o vento nivela as temperaturas entre locais próximos, e tb a sensação térmica, enquanto a ausência dele vai fazer com que tanto a temperatura quanto a sensação térmica varie entre locais ensolarados e sombreados.

- Altitude. Ao nível do mar o ar é mais denso e a radiação solar mais fraca, fazendo com que a diferença de sensação térmica entre o sol e a sombra seja menor. A 1600m de altitude, sem vento e com roupa escura, é incrível como qualquer solzinho de 9 da manhã aumenta rapidinho a sensação de calor.

Link to comment
Share on other sites

E a chuva realmente decepcionou em Sampa.

 

Nas estações do CGE, com exceção daquelas mais ao sul (Capela do Socorro 6,4 mm; Barragem-Parelheiros 13,0 mm), os acumulados variaram entre 0,2 e 4 mm. :sad:

Na convencional do Mirante: 1,8 mm (Totalizando 2,4 mm neste mês de abril. :negative: ).

 

-----------------

 

Como já comentado, a manhã prometia na capital paulista, com céu nublado, chuva leve, temperaturas caindo e o pessoal agasalhado nas ruas.

 

Agora temos aberturas de sol aqui na zona norte e já tem gente de mangas curtas nas ruas.

 

Nos aeroportos

Congonhas (Z. sul, encoberto): 16°C

Campo de Marte (Z. norte): 19°C

Guarulhos: 20°C

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Depende da época do ano.

 

De modo geral, em Londres a inclinação do raio solar é maior, portanto chegam menos w/m2.

 

A não ser que você compare a radiação solar do Sul no inverno com a radiação de Londres justamente no verão. Nessa situação específica, o sol em Londres poderá ser mais ''forte''.

 

A verdade é que em altas latitudes o Sol mais parece ''luz de geladeira'', ilumina mas parece que não esquenta.

 

Eu estive em Brasília durante a histórica MP de 1975 e fazia uns 12° C com Sol lá à tarde. Era um inferno. Com casaco eu morria de calor e sem casaco o vento forte congelava. Também, BSB está na latitude do sul da Bahia. Mesmo no inverno. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Existe alguma região brasileira que nunca tenha recebido uma FF e uma MP? E será que alguma vez RR já tenha recebido uma FF vinda do Hemisfério norte?

 

Creio que a faixa que vai do centro norte do Ceará até o Pará (inclui aí Fortaleza, São Luís e Belém) é improvável que chegue alguma FF.

 

Inclua também o Amapá. Em toda sua extensão territorial.

 

 

O Centro Sul do Maranhão recebe com frequência no inverno FF do hemisfério Sul.

Link to comment
Share on other sites

Em SP, nada de frio, nada de chuva hahahaha.

É como bem disse o Melo.

 

Na carta sinótica do CPTEC está bem claro.

Um pequenino trecho da frente atua como quente bem em cima da gente.

 

Significa que naquele pequeno ponto o ar quente ainda tem mais força. :negative:

 

Que zica. :hysteric: :negative:

 

Mas parece que o vento sul começou a entrar. Riacho Grande tem 13,9ºC, Jabaquara 14,9ºC e Ipiranga 15,9ºC, bem diferente dos 20,1ºC do Tremembé.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal me respondam uma coisa, aqui ta fazendo 13c com sol, porem se eu ficar parado num lugar com sol e sem vento parece que a sensaçao termica dispara la pra uns 22c.Isso ocorre em todo lugar do mundo pela inclinacao do sol ou nao, por exemplo se eu ficar com 13c com sol e sem vento em Londres a sensacao tbm sera de calor ou por causa da inclinacao do sol isso nao ocorreria?

 

Essa diferença de sensação térmica entre o lugar ensolarado e sombreado, se deve à baixa umidade do ar.

 

Na verdade são várias coisas:

- Inclinação do sol. Se bem que no caso do exemplo, o sol de Aoucarana em abril tem a mesma força que o sol londrino em junho. Mas se compararmos abril com abril, o sol de Apuca ainda é mais forte.

- Velocidade do vento: realmente o vento nivela as temperaturas entre locais próximos, e tb a sensação térmica, enquanto a ausência dele vai fazer com que tanto a temperatura quanto a sensação térmica varie entre locais ensolarados e sombreados.

- Altitude. Ao nível do mar o ar é mais denso e a radiação solar mais fraca, fazendo com que a diferença de sensação térmica entre o sol e a sombra seja menor. A 1600m de altitude, sem vento e com roupa escura, é incrível como qualquer solzinho de 9 da manhã aumenta rapidinho a sensação de calor.

 

Hoje o dia tera duracao de 11h e 18 minutos aqui entao o sol nao subira tanto quanto em Londres no verao, e aqui mesmo no sol quando venta fica muito frio mas quando nao venta da um calorzinho

Link to comment
Share on other sites

E pensar que Palmas (INMET) bateu -3,7ºC em 1952. Xanxerê foi a -6,2ºC naquela ocasião, em 25/04/1952.

 

Acredito que hoje chegue perto de -5°C na região. A diferença para o Planalto Sul será pequena. Água Doce/Diego tem uma pequena chance de recorde de quebra da estação, mas eu acredito que fique no -4.

 

Uma pena que a estação de Palmas é ruim.

 

E pra piorar os caras da Villaggio Grando estão sem internet! Que fase!!!

Link to comment
Share on other sites

Em SP, nada de frio, nada de chuva hahahaha.

É como bem disse o Melo.

 

Na carta sinótica do CPTEC está bem claro.

Um pequenino trecho da frente atua como quente bem em cima da gente.

 

Significa que naquele pequeno ponto o ar quente ainda tem mais força. :negative:

 

Na minha opinião, é bem provável que a mínima do Mirante fique entre 10 e 12 graus. Ou seja, nada diferente do que estamos acostumados a ver em Abril na capital paulista. Já no interior do estado, teremos prováveis marcas abaixo de 5C amanhã cedo.

Link to comment
Share on other sites

Em SP, nada de frio, nada de chuva hahahaha.

É como bem disse o Melo.

 

Na carta sinótica do CPTEC está bem claro.

Um pequenino trecho da frente atua como quente bem em cima da gente.

 

Significa que naquele pequeno ponto o ar quente ainda tem mais força. :negative:

 

Pela imagem abaixo da carta sinótica da marinha, não existe mais essa "frente quente"

 

https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/cartas/cartas.htm

Link to comment
Share on other sites

Eu tinha expectativa de mínima entre 8 e 10ºC pro amanhecer da sexta-feira aqui. Que pelo menos tenhamos uma máxima decente amanhã então.

Para a mínima baixar de 10°C no Mirante, o ar frio teria que chegar com intensidade e o céu limpar.

 

Já vi mínimas sub-10 no Mirante com céu nublado.

Mas eram casos de forte advecção de ar frio, como aconteceu em julho de 2013.

 

Só nos resta aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Pobre BAZ, não resistiu a tantos acessos.

 

Dia histórico em SC. Máximas de um dígito (UTC):

 

4,6°C - São Joaquim

4,7°C - Morro da Igreja

5,5°C - Urupema (Centro)

5,6°C - Morro das Torres

7,1°C - Tangará

7,4°C - Lebon Régis

7,6°C - Lages

7,8°C - Painel

7,8°C - Urubici - Mundo Novo

7,9°C - São Cristovão do Sul

8,1°C - Água Doce

8,2°C - Urubici - Vacas Gordas

8,5°C - Fraiburgo

8,6°C - Vargem

9°C - Caçador

9,1°C - Ponte Alta do Norte

9,3°C - Abdon Batista

9,3°C - Rio das Antas

9,5°C - Monte Carlo

9,6°C - Campo Belo do Sul

9,6°C - Campos Novos

9,8°C - Lages

9,6°C - Curitibanos

9,7°C - Dionísio Cerqueira

9,7°C - Novo Horizonte

9,9°C - Santa Cecília

9,7°C - Xanxerê

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS continua apostando em neve a partir das 21 horas nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense, apesar de ter diminuído a janela e a área atingida.

 

Realmente uma pena, a maior chance de neve que o Gfs pos foi la pelas meia noite.

Voce pode me explicar qual a diferenca da parte que ta azul e a que ta rosa?É onde tera ou nao acumulacao?

 

Y5KXMkY.png?1

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.