Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Nazar e Bruno, também há que se considerar que despencou o consumo. Com o preço elevado, as pessoas estão cuidando muito mais e usando bem menos. Eventualmente passando algum calor para não ligar o ar condicionado, secando roupa no varal ao invés de usar a máquina. Isso tudo sem contar as empresas que estão produzindo menos... mas não sei se chegaria a -12%.

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Gramado. A máxima chegou a 21,9ºC na estação INMET de Canela, com muito sol.

 

Turistas que se programaram para visitar a cidade durante essa semana e esperavam pelo frio tiveram uma senhora frustração. Porém, particularmente, acredito que o aproveitamento da cidade é muito maior tendo um clima como o de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Gramado. A máxima chegou a 21,9ºC na estação INMET de Canela, com muito sol.

 

Turistas que se programaram para visitar a cidade durante essa semana e esperavam pelo frio tiveram uma senhora frustração. Porém, particularmente, acredito que o aproveitamento da cidade é muito maior tendo um clima como o de hoje.

 

Não te ilude. Gramado está contabilizando os prejuízos desse inverno VERGONHOSO. :good2:

Link to comment
Share on other sites

GFS ta se tornando a maior farsa deste ano.

 

Indicou umas 5 incursões polares de moderada/forte que não se transformaram nem em um "bafo polar"

 

Também só confiarei se outros modelos projetarem o mesmo.

 

Por aqui máxima de suaves 25,4C° dia após dia as máximas estão subindo, amanhã deve encostar nos 27C° e até final de semana na casa dos 30/32C°

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Gramado. A máxima chegou a 21,9ºC na estação INMET de Canela, com muito sol.

 

Turistas que se programaram para visitar a cidade durante essa semana e esperavam pelo frio tiveram uma senhora frustração. Porém, particularmente, acredito que o aproveitamento da cidade é muito maior tendo um clima como o de hoje.

 

Não te ilude. Gramado está contabilizando os prejuízos desse inverno VERGONHOSO. :good2:

Eu tenho horror de subir a serra em dias de calor no inverno. Todas as vezes que fiz isso (como no encontro do BAZ em 2006 quando pegamos o dia mais quente do inverno em SJ) senti desconforto, com aquele sol e ar morno e roupas de inverno, já que você entra nos locais e tudo está um pouco frio, mas na rua o vento é morno e o sol te faz passar calor; depois, à noite, fica fresco, mas não frio. É como se o corpo estivesse confuso, devido ao hábito, a intensidade da radiação e o calendário. Algumas vezes fiquei doente, como nesse encontro de SJ.

 

Sem contar que fica aquela atmosfera de falso frio: todo mundo indo para a serra esperando baixas temperaturas e usando casaco a 20°. É como comer comida sem gosto. Uma b****.

 

Agora 21,3° com 73%.

Link to comment
Share on other sites

A única possibilidade de salvar este inverno é a projeção do final da grade do GFS 12Z continuar evoluindo este cenário:

 

Até lá agosto já foi para a lata do lixo...

Olha o canal de umidade atravessando o Sul. Por essa projeção teremos novas chuvaradas. É o MESMO padrão que casou as enchentes por aqui.

 

E concordo: mesmo entrando aquela alta polar, dificilmente reverterá a monstruosa anomalia positiva que provavelmente teremos nos primeiros 10 dias do mês.

Link to comment
Share on other sites

CALMA MARCOS, NÃO SERÁ 2012.

Deus te ouça. Por sinal, o americano dá pelo menos um refresco em parte do Sul no dia 5, enquanto que o ETA dá chuva forte seguido de queda na temperatura. Vamos ver qual dos dois prevalecerá.

 

Hoje tive variação de 14,0° a 25,4°. Foi disparada a máxima de julho, que até agora não tinha passado dos 22°. E é o primeiro dia que saio de casa de mangas curtas em mais de um mês.

Link to comment
Share on other sites

Seguimos com alguns decimos a mais que ontem , no momento 4,6°C Reserva !

 

Muitos reclamam da falta de frio, ou muitos gostariam que o Brasil tivesse -5C diariamente e -10/-15C as vezes.

 

Mas acompanho o clima ai da tua Maria Da Fé, e dias assim pra mim já bastam no inverno, diria que são excelente!

 

Máximas entre 17/19C° (Alguns dias ficando entre 14/16C° e outros entre 20/22C°)

 

E mínimas entre 2/4C° (Alguns dias ficando entre -2/0C° e outros entre 5/7C°)

 

Clima perfeito esse de Maria Da Fé, talvez a única coisa que deixa a desejar é os 99% de falta de neve, e uns extremos na casa dos -4/-6C°

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique, que baita diferença, a mínima de 12,1ºC no Inmet e do bairro Farroupilha com 3.5ºC, obra do ar seco e atmosfera estabilizada.

 

Antes falavam que o Parque Tuias não representava Soledade, você mostrou que o bairro Farroupilha pode mais que o Tuias. KKKKKKKKKaaaaaaKKKKKKa

 

Será que naquela ocasião que o Tuias bateu -6,xC o bairro Farroupilha foi além ?

 

Ou Tuias se destaca mais em fortes incursões polares ?

 

Bela mínima 3,5C° sem nada significativo a não ser o ar seco...

Link to comment
Share on other sites

Não te ilude. Gramado está contabilizando os prejuízos desse inverno VERGONHOSO. :good2:

 

Infelizmente acredito que sim. Digo que se aproveita melhor porque o clima ensolarado e quente favorece muito atividades ao ar livre como visitar o zoológico e o Lago Negro, coisas que fiz hoje. Porém Gramado nessa época do ano vende frio, neve, nas vitrines das lojas vejo luvas, gorros, lã e ninguém está tentando a comprar isso.

 

Eu tenho horror de subir a serra em dias de calor no inverno. Todas as vezes que fiz isso (como no encontro do BAZ em 2006 quando pegamos o dia mais quente do inverno em SJ) senti desconforto, com aquele sol e ar morno e roupas de inverno, já que você entra nos locais e tudo está um pouco frio, mas na rua o vento é morno e o sol te faz passar calor; depois, à noite, fica fresco, mas não frio. É como se o corpo estivesse confuso, devido ao hábito, a intensidade da radiação e o calendário. Algumas vezes fiquei doente, como nesse encontro de SJ.

 

Sem contar que fica aquela atmosfera de falso frio: todo mundo indo para a serra esperando baixas temperaturas e usando casaco a 20°. É como comer comida sem gosto. Uma b****.

 

Agora 21,3° com 73%.

 

É verdade! Mesmo nesse calor todo vi um bom número de pessoas usando casacos às 3h da tarde. Foi assustador, chega a causar desconforto só de olhar.

 

Agora à noite realmente está apenas fresco, nada de frio.

 

Entendo essa sensação de confusão pois as outras duas vezes que vim pra cá foi em Maio de 2010 e Setembro de 2012, e nas duas fazia consideravelmente mais frio do que agora em julho.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique, que baita diferença, a mínima de 12,1ºC no Inmet e do bairro Farroupilha com 3.5ºC, obra do ar seco e atmosfera estabilizada.

 

Antes falavam que o Parque Tuias não representava Soledade, você mostrou que o bairro Farroupilha pode mais que o Tuias. KKKKKKKKKaaaaaaKKKKKKa

 

Será que naquela ocasião que o Tuias bateu -6,xC o bairro Farroupilha foi além ?

 

Ou Tuias se destaca mais em fortes incursões polares ?

 

Bela mínima 3,5C° sem nada significativo a não ser o ar seco...

Pois é gurizada, falando sério, acredito que tenha dado perto de -8º quando deu os -6,7º no Parque das Tuias ano passado. :ok: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Urupema pode ficar com a negativa solitária do sul novamente. Mas na última hora caiu pouco. 3,6°C na leitura das 22h.

 

--

 

No PR, esta estação de Goioxim tem obtido valores muito melhores que Guarapuava. Será que está certo isso? Ou será que a de Guarapuava que é ruim?

 

--

 

Por aqui refrescou um pouco, agora tá 17°C. A coisa está tão ruim que estou feliz por estar 17°C este horário, nesta época.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, dia simplesmente BIZARRO pra julho em Buenos Aires. A mínim foi de 16,0ºC à 0h07 e o dia amanheceu abafado e nublado. Depois o sol apareceu, a umidade se manteve alta e a temperatura disparou até 26,3ºC com sensação térmica máxima de 27,5ºC!!!! Foi bizarro ver o pessoal usando bermuda, as mulheres de vestido e todo mundo com as janelas fechadas nos escritórios com ar condicionado ligado. Agora ainda 19,7ºC. Há pouco eu estava na varanda tomando cerveja, sem camisa, como se fosse janeiro. Porque já que o frio se foi, aproveitemos o que o calor tem para oferecer, porque por mais que eu ame frio, preciso das 4 estações pra viver, confesso.

 

Há possibilidade de chuvas isoladas na próxima madrugada e amanhã teremos vento sul ou leste, trazendo ar mais fresco. De qualquer forma, a mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 20ºC. O sol nasce às 7h50 e se põe às 18h10.

Link to comment
Share on other sites

Seguimos com alguns decimos a mais que ontem , no momento 4,6°C Reserva !

 

Muitos reclamam da falta de frio, ou muitos gostariam que o Brasil tivesse -5C diariamente e -10/-15C as vezes.

 

Mas acompanho o clima ai da tua Maria Da Fé, e dias assim pra mim já bastam no inverno, diria que são excelente!

 

Máximas entre 17/19C° (Alguns dias ficando entre 14/16C° e outros entre 20/22C°)

 

E mínimas entre 2/4C° (Alguns dias ficando entre -2/0C° e outros entre 5/7C°)

 

Clima perfeito esse de Maria Da Fé, talvez a única coisa que deixa a desejar é os 99% de falta de neve, e uns extremos na casa dos -4/-6C°

 

:hi:

 

Fico feliz que voce acompanha um animo a mais pra mostrar a cidade e divulgar , aqui a diferenca é que a maxima no inverno e no verao tem diferenca de uns 5C ou menos , ficamos 5 anos seguidos sem chegar a 30C aqui alguns anos atraz , no verao posso ter 6C a 8C , e nunca mais que 15-16 de minima frio nao é , porem nao é quente e agradavel de se viver ! Agora temos 3,2C caindo devagar !

Link to comment
Share on other sites

Seguimos com alguns decimos a mais que ontem , no momento 4,6°C Reserva !

 

Clima perfeito esse de Maria Da Fé, talvez a única coisa que deixa a desejar é os 99% de falta de neve, e uns extremos na casa dos -4/-6C°

 

:hi:

 

Realmente, William. Todo dia eu acompanho sua Maria da Fé e fico impressionado com o clima daí. Muito agradável mesmo. Do jeito que eu gosto! :good:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, os últimos dias tem sido a mesma coisa: nublado pela manhã, em seguida limpando durante o fim da manhã, e com a virada do vento pra sul durante o fim da tarde, volta a ficar nublado até a manhã seguinte. :negative:

 

O resultado disso é mínimas elevadas, e a máxima continua "alta"

 

A variação tem sido assim, nos últimos dias:

 

Domingo: 17,8° / 26,5°

Segunda: 16,4° / 27,4°

Terça: 18,4° / 28,5°

 

Agora faz 20°C, e céu nublado :(

Link to comment
Share on other sites

Olha, a única coisa interessante que aconteceu na minha cidade neste Julho foi a tempestade de granizo no Domingo passado. De resto, pode jogar no lixo também, porque tem sido um mês extremamente xoxo e com uma das mínimas absolutas para Julho mais altas da história. Fecharemos com anomalia positiva de temperatura, na casa dos +01,5C provavelmente.

 

JOÃO NICOLAU LANÇOU UMA MALDIÇÃO EM NOSSO INVERNO!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, dia simplesmente BIZARRO pra julho em Buenos Aires. A mínim foi de 16,0ºC à 0h07 e o dia amanheceu abafado e nublado. Depois o sol apareceu, a umidade se manteve alta e a temperatura disparou até 26,3ºC com sensação térmica máxima de 27,5ºC!!!! Foi bizarro ver o pessoal usando bermuda, as mulheres de vestido e todo mundo com as janelas fechadas nos escritórios com ar condicionado ligado. Agora ainda 19,7ºC. Há pouco eu estava na varanda tomando cerveja, sem camisa, como se fosse janeiro. Porque já que o frio se foi, aproveitemos o que o calor tem para oferecer, porque por mais que eu ame frio, preciso das 4 estações pra viver, confesso.

 

Há possibilidade de chuvas isoladas na próxima madrugada e amanhã teremos vento sul ou leste, trazendo ar mais fresco. De qualquer forma, a mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 20ºC. O sol nasce às 7h50 e se põe às 18h10.

 

Fábio aqui a sensação é de total de primavera, algo como fins de setembro/começo de outubro! O feeling é de que acabou o "inverno" 2015, se confirmar, será a primavera mais precoce desde que eu já vivi, superando 2012.

 

/Summon JorãoTur

 

hahaha

Link to comment
Share on other sites

Olha, a única coisa interessante que aconteceu na minha cidade neste Julho foi a tempestade de granizo no Domingo passado. De resto, pode jogar no lixo também, porque tem sido um mês extremamente xoxo e com uma das mínimas absolutas para Julho mais altas da história. Fecharemos com anomalia positiva de temperatura, na casa dos +01,5C provavelmente.

 

JOÃO NICOLAU LANÇOU UMA MALDIÇÃO EM NOSSO INVERNO!

 

Climaticamente, politicamente e economicamente, que FASE vive o Brasil hahahuauha, éramos felizes e não sabíamos.

Link to comment
Share on other sites

Olha, a única coisa interessante que aconteceu na minha cidade neste Julho foi a tempestade de granizo no Domingo passado. De resto, pode jogar no lixo também, porque tem sido um mês extremamente xoxo e com uma das mínimas absolutas para Julho mais altas da história. Fecharemos com anomalia positiva de temperatura, na casa dos +01,5C provavelmente.

 

JOÃO NICOLAU LANÇOU UMA MALDIÇÃO EM NOSSO INVERNO!

 

E saber que muitos aqui crucificaram o JTur... Um verdadeiro PROFETA :laugh:

 

Diria que ele está acima até mesmo dos modelos, ele previu com exatidão coisas com 1 a 2 anos de antecedência, coisa que os modelos não conseguem mais com 1 semana de antecedência :laugh:

Link to comment
Share on other sites

El Niño à mil + Atlântico sul aquecido só poderia dar nisso infelizmente.

Quando eu vejo os modelos ultimamente, eles dizem assim pra mim: Movimento no tópico de monitoramento será baixo nos próximos 15 dias pelo menos. Em outras palavras: nada de interessante à vista!

 

Espero que o JT possa ter ótimas previsões pra 2016 ou até mesmo pro resto desse inverno r :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Sabe? Até umas duas semanas atrás eu fiquei na esperança de que poderíamos ter um repeteco de 2003.

Aqui em Sampa, junho e julho de 2003 foram ruins. Se não falha a minha memória não tivemos nenhuma forte resfriamento em junho de 2003. Já julho, houve apenas um, lá em meados daquele mês.

 

Mas agosto a situação deu uma boa mudada e foi um mês marcado por algumas incursões polares significativas. Inclusive na última semana daquele mesmo mês fez frio direto aqui em Sampa, sempre com aquelas tardes bem frias, céu chapadão e alguns chuviscos. Alias, por aqui de agosto de 2003 até julho de 2004 tivemos um excelente período. Não houve períodos de calor intenso na primavera de 2003 (sendo que em 2002 tivemos um outubro digno de nojo), verão ameno e chuvoso do começo ao fim, sem nenhuma atuação daquelas altas em 500 hpas. Outono úmido (e com algumas incursões polares boas) e parte do inverno também.

 

Esse é até um inverno que é meio esquecido aqui no BAZ. Sempre tem alguns que são bem lembrados, tanto por terem sido ruins quanto por terem sido bons.

 

Enfim, uma pena que as condições oceânicas agora são completamente diferentes daquela época (deduzo eu) e um novo agosto de 2003 em agosto de 2015 é improvável de acontecer. E os modelos insistem nisso!

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Gramado. A máxima chegou a 21,9ºC na estação INMET de Canela, com muito sol.

 

Turistas que se programaram para visitar a cidade durante essa semana e esperavam pelo frio tiveram uma senhora frustração. Porém, particularmente, acredito que o aproveitamento da cidade é muito maior tendo um clima como o de hoje.

 

Não te ilude. Gramado está contabilizando os prejuízos desse inverno VERGONHOSO. :good2:

 

TURISMO REVIGORADO

 

Trágico para a maioria dos segmentos da economia quando comparado ao ano passado, 2015 está se mostrando positivo para o turismo gaúcho. Termômetro do setor no Estado, a região de Gramado e Canela, na Serra, comemora a recuperação após o péssimo momento vivido durante os meses da Copa do Mundo, em 2014. De acordo com o SindTur-RS – entidade que representa os hotéis e restaurantes dos dois municípios –, nos primeiros 20 dias de julho o fluxo turístico para a região cresceu 20% sobre igual período do ano passado. O presidente da entidade, Fernando Boscardin, afirma que, em alguns hotéis, a taxa de ocupação subiu até 35%.

 

– Esse ano tem sido de recuperação histórica. A Copa foi muito ruim. No ano passado, tivemos o pior desempenho dos últimos cinco anos para os meses de julho, que é, tradicionalmente, movimentado – lembra Boscardin.

 

A alta do dólar também contribui para aquecer o turismo local. Com a moeda americana nas alturas, os brasileiros têm deixado de ir para o Exterior, dando preferência a destinos domésticos. Mesmo assim, Boscardin ressalta que o setor precisa se adaptar diante de um cenário de crise e orçamento mais apertado das famílias, o que levou muitos hotéis a reduzirem suas diárias entre 5% e 10%.

 

Para agosto, mês marcado por eventos de grande porte, como o Festival de Cinema de Gramado, a expectativa é de continuação do bom momento.

 

– Por enquanto, estamos navegando em águas tranquilas na Serra – resume Boscardin.

 

ZH de hoje.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4812186.xml&template=3916.dwt&edition=27138&section=3595

Link to comment
Share on other sites

Um final de julho muito acima da média e temperaturas na casa dos 32oC/33oC neste final de semana em SC, pra começar bem este agosto.

 

E assim vamos com esse inverno melancólico por aqui.

 

A primeira quinzena de agosto foi pro saco. E com ela possivelmente todo o mês. Apenas uma incursão convergindo lá pelo dia 13/14 entre o GFS e o CFS.

 

Mesmo assim JJA comprometido. JJA ACIMA. Como muito falado bem antes do inverno por aqui no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

El Niño à mil + Atlântico sul aquecido só poderia dar nisso infelizmente.

Quando eu vejo os modelos ultimamente, eles dizem assim pra mim: Movimento no tópico de monitoramento será baixo nos próximos 15 dias pelo menos. Em outras palavras: nada de interessante à vista!

 

 

Sobre a primeira parte:

 

Deu-me uma boa ideia.

 

Sobre a segunda:

 

Não fiz (e não vou fazer) talvez este seja o julho de menor número de mensagens desde sempre. (by NASA)

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · Agora mesmo ·

 

Mínimas abaixo dos 6,0°C em SC.

 

0,5 Urupema* G

1,0 Bom Jardim*G

3,0 S.Joaquim*G

4,0 Ponte Alta do Norte*

4,2 Otacílio costa*

4,8 Rio Rufino*

5,0 Três Barras*

5,1 Rio Negrinho*

5,4 Major Vieira/Inmet

5,7 Bom Retiro*

5,7 Papanduva*

5,8 Frei Rogério*

5,9 Ibiam*

 

*Epagri

G Geada

 

3,4°C Climaterra/Cidade de S.Joaquim, -0,3°C na relva/geada.

14,0°C Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Gramado. A máxima chegou a 21,9ºC na estação INMET de Canela, com muito sol.

 

Turistas que se programaram para visitar a cidade durante essa semana e esperavam pelo frio tiveram uma senhora frustração. Porém, particularmente, acredito que o aproveitamento da cidade é muito maior tendo um clima como o de hoje.

 

Não te ilude. Gramado está contabilizando os prejuízos desse inverno VERGONHOSO. :good2:

 

TURISMO REVIGORADO

 

Trágico para a maioria dos segmentos da economia quando comparado ao ano passado, 2015 está se mostrando positivo para o turismo gaúcho. Termômetro do setor no Estado, a região de Gramado e Canela, na Serra, comemora a recuperação após o péssimo momento vivido durante os meses da Copa do Mundo, em 2014. De acordo com o SindTur-RS – entidade que representa os hotéis e restaurantes dos dois municípios –, nos primeiros 20 dias de julho o fluxo turístico para a região cresceu 20% sobre igual período do ano passado. O presidente da entidade, Fernando Boscardin, afirma que, em alguns hotéis, a taxa de ocupação subiu até 35%.

 

– Esse ano tem sido de recuperação histórica. A Copa foi muito ruim. No ano passado, tivemos o pior desempenho dos últimos cinco anos para os meses de julho, que é, tradicionalmente, movimentado – lembra Boscardin.

 

A alta do dólar também contribui para aquecer o turismo local. Com a moeda americana nas alturas, os brasileiros têm deixado de ir para o Exterior, dando preferência a destinos domésticos. Mesmo assim, Boscardin ressalta que o setor precisa se adaptar diante de um cenário de crise e orçamento mais apertado das famílias, o que levou muitos hotéis a reduzirem suas diárias entre 5% e 10%.

 

Para agosto, mês marcado por eventos de grande porte, como o Festival de Cinema de Gramado, a expectativa é de continuação do bom momento.

 

– Por enquanto, estamos navegando em águas tranquilas na Serra – resume Boscardin.

 

ZH de hoje.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4812186.xml&template=3916.dwt&edition=27138&section=3595

 

Acabei de passar uma temporada entre Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves e o que posso dizer é que encontrei muito movimento por lá, apesar das chuvas intensas não terem colaborado.

 

Isso demonstra que o turismo na Serras Gaúchas não é mais baseado na atração do frio do inverno, mas sim na estrutura oferecida aos viajantes.

 

E tem mais: mesmo esse inverno tendo sido um ''fiasco'', as médias são muito mais baixas do que na maior parte do Brasil. Eu mesmo tive que me readaptar ao chegar a Jundiaí, apesar de ter tido sorte e não ter encontrado um ''calorão'' na volta.

 

A conta é simples: enquanto é normal encontrarmos em Jundiaí uma média de mínimas ao redor de 12° C no inverno, em Canela a média diária chega ser inferior a esse valor.

 

Então o frio não é a grande atração de lá, mas mesmo assim o turista de outras regiões simplesmente espera - e encontra - temperaturas muito mais baixas do que está acostumado a sentir. É uma atração a mais, mesmo em anos ''ruins de frio'' como esse.

Link to comment
Share on other sites

Só como adendo, as Serras Gaúchas entraram uma fase péssima no inverno, as temperaturas estarão muito acima da média até o final do mês.

 

Mesmo assim, os hotéis, restaurantes e as atrações estão '''bombando''. E a explicação é simples: além do fluxo de turistas de todo o Brasil, nessa segunda quinzena as Serras recebem um grande afluxo de turistas gaúchos devido à chegada das férias escolares do estado, que acontecem na segunda metade do mês.

Link to comment
Share on other sites

TEREMOS UM BOM VERANICO, PELO MENOS EM TERMOS DE MÁXIMA, ATÉ TERÇA OU QUARTA. AQUI AINDA NÃO CHEGUEI A 19,0, MAS HOJE DEVE PASSAR DISTO, SERÁ A MAIOR TEMPERATURA DESDE O DIA 10 DE JUNHO.

 

aqui há um clima pleno de primavera. Os sabiás, começarão a cantar, breve.

Este inverno pode não estar sendo o mais quente de todos os tempos. Mas, desde que acompanho, ver um julho tão quente em Porto Alegre, é raro.

está acima da média.

Nada de surpreender. Houve e haverá invernos quentes aqui.

creio que o grande vilão nem é o El Nino. Mas o aquecimento constante das águas atlânticas que coesteiam o sul do Brasil. Isso é determinante.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.