Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

Pois então, Ziemann e Nani, minha cidade foi destaque em várias capas de jornais hoje, graças a esse evento histórico. Sim, em termos de temperatura o mês de Julho foi bem xoxo, nas graças a esse fim de semana HISTÓRICO eu posso dizer que gostei deste mês! Foi a maior granizada desde 1984, superando inclusive o evento de granizo gigante em 2003.

 

Juiz de Fora não chega a estar na rota das tempestades mais fortes da América do Sul, mas a sua localização ainda permite que ocasionalmente se formem Super-células por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Muito bacana este distrito de Marsilac, não sabia que dentro do município de São Paulo ainda existia uma área "Rural'' tão grande ainda.

 

Porem já li relatos aqui que Marsilac é uma das áreas mais pobres e violentas da cidade, uma pena!

 

São Paulo sendo uma cidade tão rica, com tantos recursos, já pensou se fizessem desse distrito um local com hotéis fazendas, pousadas de médio/alto padrão ?

Um local com animais soltos, literalmente lembrando o verdadeiro "Campo'', isso fária um bem danado para as pessoas.

Fizessem um local com infra estrutura Top, e São Paulo tem público e investidores para isso.

 

E para os amantes do frio ? Seria espetacular! 4C° em plena capital paulista é magnífico, quem sabe o local tenha potencial para 0C°ou negativas ?

 

===

Carlos, você teria acesso talvez ao histórico de temperaturas mínimas registradas em Marsilac ? Sabe se negativa com certa frequência em invernos "frios" ?

 

Abç!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, quando teremos as mínimas e máximas do resto de julho, no Campo Belo e Rebouças?

 

Penso que estava semana..ultima dado que tenho foi dia 13........

 

Qto ao PNI agora....liguei pra turma lá em cima...e o ceu está 80% enconberto ...faz 10,2 / 77%.......O problema é o vento agora entre 15km/h e 20km/h.......se este vento não cessar e não limpar...já era....Apesar que me reportaram que olhnando ao ceu, as nuvens estão se movimentando rapidamente...e tem chance de limpar....

 

Sobre os dados históricos do Marsilaq , posso tentar levantar como INPE...vamos ver..!!

Link to comment
Share on other sites

Pegássemos Curitiba e São Paulo sem qualquer urbanização em ambas posso garantir que Curitiba sempre iria ser mais frio que a capital Paulista. E se é para pegar distrito vamos comparar esses lugares distantes da RMSP com lugares distantes aqui da RMC.

 

Acredito que ninguém discorde disso aqui no fórum hedsgpa, Curitiba evidentemente é mais fria que SP.

 

Apenas uma observação: distritos na cidade de SP são subdivisões municipais que pertencem a uma subprefeitura (são 32) e não locais afastados se poderiam se tornar uma cidade. A parte central da cidade é também um distrito (Sé).

 

Assim, devido ao tamanho da cidade, uma subprefeitura controla um conjunto de distritos, e cada distrito possui uma grande quantidade de bairros.

Link to comment
Share on other sites

Pegássemos Curitiba e São Paulo sem qualquer urbanização em ambas posso garantir que Curitiba sempre iria ser mais frio que a capital Paulista. E se é para pegar distrito vamos comparar esses lugares distantes da RMSP com lugares distantes aqui da RMC.

 

Sempre..... é muito tempo.

 

No entanto, dentro do horizontes de eventos, sim. Curitiba sempre foi mais fria que São Paulo.

 

Porém, São Paulo já foi mais fria que Porto Alegre todos os meses do ano.

 

E qual a importância absoluta destes fatos?

 

Nenhuma. O clima nunca foi constante, e vai continuar inconstante, através das gerações mudando.....sempre.....(que é muito tempo) ora para cima ora para baixo....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ceu do PNI - AGORA

 

Posto Marcão - 80 % limpo

 

Massena - 100% limpo

 

Campo Belo - 100% limpo

 

Rebouças - 70% limp0

 

Agulhas - 50% limpo

 

 

Regiao de Maria da Fé 101% limpo e vento calmo 11°C caindo a taxa de 3°C a 4°C /h

 

Acho que vocês terão belas mínimas por ai neste próxima madrugada...

Se continuar assim chuto entre -2/0C° ai pra MdF e -6/-3 pro PNI :good:

Link to comment
Share on other sites

Na média este ano está igual ou pior que o ano passado, mas nos extremos ele está melhor do que o ano passado, tanto no verão quanto no inverno (apesar de ter tido 1 dia apenas)

 

2014 a menor máxima ficou em 16,4C° e este ano ficou em 15,3C° (1,1C° a menos)

2014 a menor mínima ficou em 6,1C° e este ano ficou em 5,6C° (0,5C° a menos)

 

Por mais que eu torça e espere que venha algo bom em meados do fim de agosto e inicio de setembro, acho que não vai baixar disso, nem a menor máxima e nem a menor mínima.

 

Mas estou bem confiante para o inverno de 2016, acho que vai ser fantástico, indo pelos últimos anos, não tivemos mais que 2 anos consecutivos péssimos.

Se pinta 2 invernos ruins consecutivos o terceiro sempre tem algo de bom reservado, seja por belos extremos ou por belas nevadas.

 

E tentando ser positivo, falta menos de 1 ano para o próximo inverno :laugh: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Caio César, Ave!

 

Este mapa é para mandar o Edredon para lavanderia.

 

Bom, temos que remar nestes quentes mares do sul, do norte e do Equador.

 

Fazer o quê?

 

Éééééé meu caro Mafili!

 

Veremos se o seu conceito da influência de ENSO, com base em análise quantitativa, começará a levar em consideração algum ingrediente qualitativo.

 

E muita gente me chamou de pessimista...

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Exato.Amim, não representa o clima "paulistano" (CIDADE DE SÃO PAULO). PODE REPRESENTAR, SIM, OS PÓLOS MAIS FRIOS DA GRANDE SP: IBIÚNA, VARGEM GRANDE PAULISTA, SÃO ROQUE, ETC.., embora pertença a cidade de São Paulo, no extremo da Zona Sul. m.

 

Não dormi na Granja Viana a noite passada (situada na divisa de Cotia e Carapicuíba, a 30 Km da Pça da Sé), mas liguei para casa e a mínima foi de 8ºC. Pertence à Grande SP; arborizada e semi-rural.

Link to comment
Share on other sites

O QUE PREOCUPA, AGORA, É A PROJEÇÃO PARA O VERÃO, BASTANTE DESCONFORTÁVEL EM BOA PARTE DE SC, ESPECIALMENTE O LITORAL, E COM A CONTA DA LUZ NAS ALTURAS, DÁ PARA VER O ESTRAGO QUE FARÁ!! E VEJAM COMO COLOCA A ÁGUA BEM QUENTE NO FIM DO VERÃO, OU SEJA, SISTEMAS TROPICAIS A VISTA.

 

ALÉM É CLARO, PRIMAVERA MUITO, MUITO ENCHARCADA.

Link to comment
Share on other sites

Os maravilhosos 10 dias a frente pelo GFS:

 

yduEXTF.png

 

Vai matar a anomalia negativa no Sul do RS e boa parte da Argentina.

 

Normal neste JJA, mais ondas de calor intenso do que de frio

 

Cara este mancha de anomalia entre +10C e +13C é real ??????? :wacko: :wacko:

 

E para o sul anomalias entre +2C / +4C shiiiiiiiiiit!

 

Por que não acontece anomalias entre -2C e -4C ??????????? WTF

Link to comment
Share on other sites

E a temperatura deu uma boa despencada em algumas áreas de Sampa e região metropolitana.

Está parecendo Maria da Fé... :laugh:

 

O IAG caiu de 22,6°C às 16h para 14,6°C às 19h.

Barueri, de 21,8 para 14,9°C no mesmo período.

Já a automática do Mirante vai mais devagar, coerente com área totalmente urbanizada: de 22,5 para 17,2°C.

 

Monte Verde estava com 7,7°C às 19h.

Se não tiver vento, nuvens... para atrapalhar...

Link to comment
Share on other sites

HOJE COMPLETAMOS, SERRA, 47 DIAS DE FRIO CONSTANTE, TANTO URUPEMA COMO CLIMATERRA NÃO CHEGARAM A 19,0 DE MÁXIMA, DEVE MUDAR DE AMANHÃ EM DIANTE.

 

Não atingir 19oC de máxima é critério para caracterizar "frio constante"? E a média das mínimas? E a absoluta, número de geadas e frio abaixo de 7,3oC? Frio constante?

 

Me desculpe, mas por "frio constante" eu entendo um junho 2011, agosto 2010/2013, maio 1999 e por aí vai. Pra não citar os históricos.

 

Agora este junho/julho por "frio constante" é esquecer o que é frio meu caro Ronaldo.

 

Discordo veementemente!

Link to comment
Share on other sites

HOJE COMPLETAMOS, SERRA, 47 DIAS DE FRIO CONSTANTE, TANTO URUPEMA COMO CLIMATERRA NÃO CHEGARAM A 19,0 DE MÁXIMA, DEVE MUDAR DE AMANHÃ EM DIANTE.

 

Não atingir 19oC de máxima é critério para caracterizar "frio constante"? E a média das mínimas? E a absoluta, número de geadas e frio abaixo de 7,3oC? Frio constante?

 

Me desculpe, mas por "frio constante" eu entendo um junho 2011, agosto 2010/2013, maio 1999 e por aí vai. Pra não citar os históricos.

 

Agora este junho/julho por "frio constante" é esquecer o que é frio meu caro Ronaldo.

 

Discordo veementemente!

 

De certa forma é um "frio constante" Caio... O que está faltando pra São Joaquim e região é extremos (do tipo -5/-7/-8)

 

Mas existe o tipo de frio extremado "-5C° no amanhecer e 20/22C° durante o dia"

 

O que não está tendo é extremo, mas a temperatura em 45 dias ficar entre 2/3C° á 14/16C° na minha opinião é frio constante sim.

 

Não me crucifique, é apenas uma opinião de alguém que não é tão entendido como vós. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Exato.Amim, não representa o clima "paulistano" (CIDADE DE SÃO PAULO). PODE REPRESENTAR, SIM, OS PÓLOS MAIS FRIOS DA GRANDE SP: IBIÚNA, VARGEM GRANDE PAULISTA, SÃO ROQUE, ETC.., embora pertença a cidade de São Paulo, no extremo da Zona Sul. m.

 

Não dormi na Granja Viana a noite passada (situada na divisa de Cotia e Carapicuíba, a 30 Km da Pça da Sé), mas liguei para casa e a mínima foi de 8ºC. Pertence à Grande SP; arborizada e semi-rural.

Seria o mesmo que colocar uma estação no local mais alto e frio do meu município à 350 metros mais alto e totalmente mata Atlântica. L[a faz 3°C menos que aqui, mas não é área urbana.

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Exato.Amim, não representa o clima "paulistano" (CIDADE DE SÃO PAULO). PODE REPRESENTAR, SIM, OS PÓLOS MAIS FRIOS DA GRANDE SP: IBIÚNA, VARGEM GRANDE PAULISTA, SÃO ROQUE, ETC.., embora pertença a cidade de São Paulo, no extremo da Zona Sul. m.

 

Não dormi na Granja Viana a noite passada (situada na divisa de Cotia e Carapicuíba, a 30 Km da Pça da Sé), mas liguei para casa e a mínima foi de 8ºC. Pertence à Grande SP; arborizada e semi-rural.

Seria o mesmo que colocar uma estação no local mais alto e frio do meu município à 350 metros mais alto e totalmente mata Atlântica. L[a faz 3°C menos que aqui, mas não é área urbana.

 

É a mesma coisa que por uma estação oficial numa baixada a 20km do centro da cidade aqui onde eu moro, em 2011 o Inmet reportou 3C° lá fez -2C°com geadão.

 

Ai se você falar que Indaial fez -2C° vão dizer que é piada e te chamar de mentiroso :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Exato.Amim, não representa o clima "paulistano" (CIDADE DE SÃO PAULO). PODE REPRESENTAR, SIM, OS PÓLOS MAIS FRIOS DA GRANDE SP: IBIÚNA, VARGEM GRANDE PAULISTA, SÃO ROQUE, ETC.., embora pertença a cidade de São Paulo, no extremo da Zona Sul. m.

 

Não dormi na Granja Viana a noite passada (situada na divisa de Cotia e Carapicuíba, a 30 Km da Pça da Sé), mas liguei para casa e a mínima foi de 8ºC. Pertence à Grande SP; arborizada e semi-rural.

Seria o mesmo que colocar uma estação no local mais alto e frio do meu município à 350 metros mais alto e totalmente mata Atlântica. L[a faz 3°C menos que aqui, mas não é área urbana.

 

O Parque da Imperatriz em São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) anos atrás registrou 4º negativos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Média das últimas rodadas do CFS para agosto:

 

A Rodada de hoje do CFS é muito desanimadora... Ainda que o modelo mostra incursões para a segunda quinzena de Agosto, não se vê nada demais...

 

A Esperança na Rodada de hoje, se volta para o final de Agosto/começo de Setembro, aonde teriamos o que seria a ÚLTIMA INCURSÃO SIGNIFICATIVA deste inverno...

 

pBZu7d1.gif

 

E a Primavera ta aí jajá batendo na porta, e vai ferver no Sudeste/Centro-Oeste!!

 

Esse El Ninõ ainda vai deixar o seu rastro por aqui!! :beach: :beach:

 

7xcd70n.gif

Link to comment
Share on other sites

E a Primavera ta aí jajá batendo na porta, e vai ferver no Sudeste/Centro-Oeste!!

 

Esse El Ninõ ainda vai deixar o seu rastro por aqui!! :beach: :beach:

 

http://i.imgur.com/7xcd70n.gif

 

Pelo visto, outubro de 2015 promete ter aquele evento de calor intenso assim como aconteceu em outubro do ano passado e tudo indica que a diferença é que nesse ano não teremos aquela incursão polar marítima significativa como tivemos em outubro de 2014. Tenso, muito tenso!

Link to comment
Share on other sites

O QUE PREOCUPA, AGORA, É A PROJEÇÃO PARA O VERÃO, BASTANTE DESCONFORTÁVEL EM BOA PARTE DE SC, ESPECIALMENTE O LITORAL, E COM A CONTA DA LUZ NAS ALTURAS, DÁ PARA VER O ESTRAGO QUE FARÁ!! E VEJAM COMO COLOCA A ÁGUA BEM QUENTE NO FIM DO VERÃO, OU SEJA, SISTEMAS TROPICAIS A VISTA.

 

Mais ou menos na linha do que eu penso para a primavera aqui pra cá...

 

Quanto a Ciclones Tropicais, o nosso glorioso AAA tem uma tese interessante, que Ciclones Tropicais são mais propricios a se formarem sobre condições de La Ninã, ele cita todos os últimos que se formaram sobre a nossa costa, que se formaram em condições de La Ninã...

 

Mas como a água estará quente... nunca podemos duvidar :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

O QUE PREOCUPA, AGORA, É A PROJEÇÃO PARA O VERÃO, BASTANTE DESCONFORTÁVEL EM BOA PARTE DE SC, ESPECIALMENTE O LITORAL, E COM A CONTA DA LUZ NAS ALTURAS, DÁ PARA VER O ESTRAGO QUE FARÁ!! E VEJAM COMO COLOCA A ÁGUA BEM QUENTE NO FIM DO VERÃO, OU SEJA, SISTEMAS TROPICAIS A VISTA.

 

O que te preocupa para o Verão aí em SC, me preocupa para a primavera aqui no Sudeste Coutinho...

 

Quanto a Ciclones Tropicais, o nosso glorioso AAA tem uma tese interessante, que Ciclones Tropicais são mais propricios a se formarem sobre condições de La Ninã, ele cita todos os últimos que se formaram sobre a nossa costa, que se formaram em condições de La Ninã...

 

Mas como a água estará quente... nunca podemos duvidar :sarcastic:

 

 

Estavamos falando hoje no watts sobre el nino modoki que esta previsto pra esse ano e fui pesquisar os efeitos e fiquei com medo , é disso que voces falam ?

 

Temperatura durante Modoki

 

web_skint_modoki.jpg

 

Chuvas durante Modooki

 

web_gpcp_modoki.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estavamos falando hoje no watts sobre el nino modoki que esta previsto pra esse ano e fui pesquisar os efeitos e fiquei com medo , é disso que voces falam ?

 

Exatamente William!!

 

Os analogos de Primavera para o Sudeste em anos de El Ninõ (após 1980), mostram uma potente anomalia sobre o Sudeste... o que vai de encontro com essa sua imagem...

 

ZCsWRC3.png

 

Lembrando que o principal motivo dessas anomalias ao meu ver, é a constância de ASAS sobre a Primavera (assim como está sendo visto no Inverno)... E a ASAS na Primavera (diferentemente do inverno) torra nas tardes e já não resfria tanto a noite, afinal o grau de insolação começa a aumentar de novo no Hemisfério Sul a partir da primavera.

 

Sinto que essa primaverá será terrível pro Sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Não discordo de você, apesar que há fontes dizendo 47 km e outras 65 km...na verdade de estrada dá pra rodar menos de 52 km direto da Sé pra lá. Eu conheço Marcilac e conheço as tribos indígenas que existem lá...na verdade são duas, uma no nucleo Curucutu, após a balsa do Riacho Grande e outra aldeia é entre Marcilac e Parelheiros.

 

Mas há estações que registraram menos de 8 graus e que estão em área extremamente urbanizada...São Mateus a estação está numa baixada ao lado do córrego Aricandiva, mas a região no entorno, é uma das mais populosas da cidade inteira...zona leste.

 

Mauá a estação fica dentro da área urbana, também fez bonito... O centro da MP passando sobre SP, desbanca Curitiba e locais do Sul, mas nem sempre é assim, Curitba É mais fria que SP, não se discute.

Link to comment
Share on other sites

Essa estação que registrou 04º em São Paulo vi aqui no Google Earth está no meio de um lugar imenso, repleto de arvores e nada além e há exatos 65km do centro da capital Paulista.

 

Mas há estações que registraram menos de 8 graus e que estão em área extremamente urbanizada...São Mateus a estação está numa baixada ao lado do córrego Aricandiva, mas a região no entorno, é uma das mais populosas da cidade inteira...zona leste.

 

Isso aee Artur!! :good2:

 

A de São Mateus está a 300 METROS da Subprefeitura de São Mateus

 

Fotinhas da Estação de São Mateus para quem não conhece...

 

HL8tmmm.png

 

ZFb8Tsq.png

Link to comment
Share on other sites

E a temperatura deu uma boa despencada em algumas áreas de Sampa e região metropolitana.

Está parecendo Maria da Fé... :laugh:

 

O IAG caiu de 22,6°C às 16h para 14,6°C às 19h.

Barueri, de 21,8 para 14,9°C no mesmo período.

Já a automática do Mirante vai mais devagar, coerente com área totalmente urbanizada: de 22,5 para 17,2°C.

 

Monte Verde estava com 7,7°C às 19h.

Se não tiver vento, nuvens... para atrapalhar...

 

Algumas outras cidades no estado também estão apresentando quedas consideráveis:

 

CIIAGRO:

variações das 18:00h até 20:20h:

 

Assis: 19,0ºC para 12,1ºC

Itapetininga: 15,9ºC para 10,5ºC

Manduri: 15,8ºC para 8,0ºC

Itararé: 14,0ºC para 7,0ºC

Piratininga: 21,1ºC para 11,7ºC !

Link to comment
Share on other sites

21:30 e a temperatura se encontra em 17,5C°por aqui.

 

Voltei agora de uma breve caminhada e o clima lembra muito fins de outubro e começo de novembro. E isso que nem começou a esquentar como previsto.

 

Espero que consiga muito sucesso na vida para juntar dinheiro e comprar ou construiu uma casinha pra mim lá por São Joaquim, Bom Jardim ou Painel, pois pra quem gosta de frio viver aqui nas partes baixas do vale do itajaí é literalmente uma BOS**.

 

São Joaquim e região podem estar longe de um inverno desejado, mas mínimas entre 4C° e 7C° já me deixam satisfeito.

 

Aqui pode não ser o lugar ideal para curtir o frio, mas em pleno "ápice" do inverno, mínimas na casa dos 17C° as 22 horas é o fim da picada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

21:30 e a temperatura se encontra em 17,5C°por aqui.

 

Voltei agora de uma breve caminhada e o clima lembra muito fins de outubro e começo de novembro. E isso que nem começou a esquentar como previsto.

 

Espero que consiga muito sucesso na vida para juntar dinheiro e comprar ou construiu uma casinha pra mim lá por São Joaquim, Bom Jardim ou Painel, pois pra quem gosta de frio viver aqui nas partes baixas do vale do itajaí é literalmente uma BOS**.

 

São Joaquim e região podem estar longe de um inverno desejado, mas mínimas entre 4C° e 7C° já me deixam satisfeito.

 

Aqui pode não ser o lugar ideal para curtir o frio, mas em pleno "ápice" do inverno, mínimas na casa dos 17C° as 22 horas é o fim da picada.

 

Se tivesse feito algum frio significativo nem reclamaria... Se tivesse tido uma ou duas entre 3/4C° e algumas sub 10 entre 7/9C° ou se mesmo sem isso a temperatura ficasse entre 10/12C° já não estaria tão ruim, mas agora uma porcaria de inverno e ainda por cima temperaturas primaveris em pleno Julho, ai não tem cristo que aguente!

 

(acho que o Rafael Dable está me contagiando) :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Não discordo de você, apesar que há fontes dizendo 47 km e outras 65 km...na verdade de estrada dá pra rodar menos de 52 km direto da Sé pra lá. Eu conheço Marcilac e conheço as tribos indígenas que existem lá...na verdade são duas, uma no nucleo Curucutu, após a balsa do Riacho Grande e outra aldeia é entre Marcilac e Parelheiros.

Na verdade, existem 3 reservas indígenas (Guaranis) no município de São Paulo.

Essas duas que você citou mais uma ao lado do Pico do Jaraguá.

 

Para muita gente deve ser uma surpresa: reservas indígenas dentro do município de Sampa...

 

-----------------

Caramba!

Não agüento mais um outubro tórrido. :cray:

 

Já chegam 2012 e 2014. :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.