Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

O Parque da Imperatriz em São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) anos atrás registrou 4º negativos.

Sim!

São Leopoldo é vizinha da minha cidade, 9 km. Aqui no Centro fez -1°C e nos sítios da área rural da minha cidade 12 km de distância com abrigo meteorológico deu -4°C, tudo na região metropolitana de Porto Alegre com altitude inferior à 100 metros, mas na zona rural.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, infelizmente não sei os extremos dessa estação de Marsilac.

 

Ela não tem muitos anos de existência.

 

Hoje não sei mas quando começou a operar fazia parte de um grupo de estações que foram instaladas para monitoramento da serra do Mar.

Onde ela se localiza, no município de Sampa, já faz parte do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar).

 

Mas há um fato interessante.

Em históricas ondas de frio do passado, quanto mais próximo da serra do Mar, menores os extremos.

 

O recorde da antiga estação do INMET Horto Florestal, que ficava cerca de 4 km ao norte do Mirante, foi -3,9°C em 02/08/1955.

No Mirante, -2,1°C no mesmo dia.

No IAG, que está na zona sul, mais próxima do mar, foi -1,2°C (Marca que já havia ocorrido nos dias 6 e 12/07/1942).

 

Em 01/06/1979,

Horto Florestal: -1,8°C

Mirante: 1,2°C

IAG: -0,2°C

 

Portanto, é possível (Apenas especulação) que essa estação de Marsilac não registrasse marcas tão espetaculares em ondas de frio históricas. :russian:

Ela fica a poucos km da borda da escarpa da serra do Mar.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, infelizmente não sei os extremos dessa estação de Marsilac.

 

Ela não tem muitos anos de existência.

 

Hoje não sei mas quando começou a operar fazia parte de um grupo de estações que foram instaladas para monitoramento da serra do Mar.

Onde ela se localiza, no município de Sampa, já faz parte do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar).

 

Mas há um fato interessante.

Em históricas ondas de frio do passado, quanto mais próximo da serra do Mar, menores os extremos.

 

O recorde da antiga estação do INMET Horto Florestal, que ficava cerca de 4 km ao norte do Mirante, foi -3,9°C em 02/08/1955.

No Mirante, -2,1°C no mesmo dia.

No IAG, que está na zona sul, mais próxima do mar, foi -1,2°C (Marca que já havia ocorrido nos dias 6 e 12/07/1942).

 

Em 01/06/1979,

Horto Florestal: -1,8°C

Mirante: 1,2°C

IAG: -0,2°C

 

Portanto, é possível (Apenas especulação) que essa estação de Marsilac não registrasse marcas tão espetaculares em ondas de frio históricas. :russian:

Ela fica a poucos km da borda da escarpa da serra do Mar.

 

Bacana, obrigado pela explicação/resposta.

 

Entrando um pouco mais no assunto e por curiosidade (informação só faz bem) sabes qual o ponto da região da capital que registra as menores temperaturas ?

por exemplo, na histórica onde de frio de 2000 qual a mínima absoluta na cidade ? Em 2011 que foi um ano bom em termos de frio, a capital registrou alguma mínima potente ?

Link to comment
Share on other sites

Bacana, obrigado pela explicação/resposta.

 

Entrando um pouco mais no assunto e por curiosidade (informação só faz bem) sabes qual o ponto da região da capital que registra as menores temperaturas ?

por exemplo, na histórica onde de frio de 2000 qual a mínima absoluta na cidade ? Em 2011 que foi um ano bom em termos de frio, a capital registrou alguma mínima potente ?

O problema é que em 2000, Sampa tinha apenas 2 estações (Além dos aeroportos): Mirante e IAG.

A do Horto já tinha sido desativada.

Ainda não existiam as do CGE e esta de Marsilac.

 

Aqui, a onda de frio de 2000 foi bem forte mas (Acho) não histórica, embora tenha geado bem na região metropolitana, com prejuízos na produção de verduras e hortaliças.

A estação do Mirante tem vários registros inferiores às marcas de 2000.

 

Mirante em 2000,

4,1°C (18/07) (IAG: 2,0°C)

4,3°C (19/07) (IAG: 5,2°C)

4,4°C (17/07) (IAG: -0,2°C)

4,5°C (21/07) (IAG: 2,9°C)

 

Depois de 2001 (O pessoal daqui me corrija se eu estiver errado), nenhuma MP potente chegou com toda a sua força em Sampa, ou seja, a ponto de limpar o tempo, secar e termos grandes quedas de temperatura com noites de céu claro.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Vou relatar o tempo dos últimos dias aqui:

 

Na sexta-feira tivemos um amanhecer surpreendente. Moro a 2 km do rio da Prata e havia névoa fraca por aqui, com temperatura em 5,5ºC. Chegando ao trabalho, no Puerto Madero, a visibilidade era NULA. Eu nunca na minha via vi um nevoeiro tão pesado, estava todo mundo tirando fotos (abaixo a minha, tirada de um 2º andar olhando para o térreo). Depois das 11h o sol começou a aparecer e a temperatura foi até os 18,5ºC.

 

sAuV1le.jpg

Link to comment
Share on other sites

No sábado tivemos um amanhecer ainda frio, de 9,1ºC. A previsão indicava um dia de sol e temperaturas próximas a 20ºC durante à tarde, mas o vento norte insistente trouxe nebulosidade de outras áreas do país, e com isso a temperatura não passou de 15,7ºC.

 

O domingo foi de tempo aberto e temperaturas já primaveris: 12,1ºC a 19,4ºC.

 

Para finalizar, esta segunda-feira também foi de sol e pelo visto morreu de vez o menino inverno. A mínima foi de 12,8ºC às 8h04 e a máxima pela primeira vez NO MÊS passou dos vinte e foi hoje até 20,7ºC às 15h40. Agora ainda faz 16,2ºC.

 

A previsão é de que a primavera continue por aqui. Amanhã a previsão é de um dia com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva à tarde, com termômetros entre 15 e 22ºC. O sol nasce às 7h51 e se põe às 18h10. E já que a primavera chegou, vamos aproveitar as atividades ao ar livres, parques, barzinho na calçada porque pelo visto frio agora só em 2016 :cray:

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias o Simepar tem registrados boas mínimas aqui também: 5,xºC no domingo, 5,5ºC ontem e 8,0ºC hoje (até as 05h). Em compensação as máximas tem ficado na casa dos 23C-25C.

 

GFS já começou a concordar com essa anomalia negativa entre parte do PR e MS apontada no CFS. A chuva voltaria por volta do dia 06/08.

 

Média das últimas rodadas do CFS para agosto:

 

CrnGJOm.png

Link to comment
Share on other sites

..., até surpreendente.

 

Nazar, ao chegar agorinha no trabalho alguns perguntaram _ Qual a razão de não terem previsto o frio de hoje e ontem?

 

Não sei...perdemos a mão?

Acho que é culpa do futuro....

Vi tanta anomalia positiva e bloqueios que negligenciei os sinais..... Tempo seco + Altitude de Curitiba + MP velha.....

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!! Buenos Aires vai tendo uma manha típica de dezembro em pleno julho. Temos céu nublado e temperatura de 17,1 graus agora, após mínima de 16,0 graus. Foi estranho ver as pessoas sem blusas e chegar no escritorio e o AR CONDICIONADO estar ligado, em vez da calefacao. A máxima prevista para hoje é de 22 graus segundo o SMN, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. A meteorologia daqui está alertando para o risco de chuvas fortes para o período entre a noite de quinta e a manha de sexta.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · Agora mesmo ·

 

Mínimas abaixo dos 5,0°C em SC nesta terça.

 

-0,3 Urupema*

0,7 Bom Jardim*

3,4 S.Joaquim*

3,4 Três Barras*

3,5 Frei Rogério*

3,5 Vargem*

3,6 Major Vieira/Inmet

3,7 Ponte Alta do Norte*

3,8 Ibiam*

3,9 Caçador/Inmet

4,0 Brunópolis*

4,0 Santa Cecília*

4,0 Itaiópolis*

4,0 Ponte Serrada*

4,1 Campo Alegre*

4,2 Fraiburgo*

4,5 Papanduva*

4,8 Lebon Régis*

 

*Epagri.

 

Ocorreu geada no planalto sul, planalto norte, centro, meio-oeste e oeste, em pontos isolados. No topo da serra já temos 48 dias com geada (abaixo do normal).

 

5,6°C Climaterra/Cidade de S.joaquim

13,4°C Florianópolis/Epagri.

Link to comment
Share on other sites

Voltando da temporada em Canela, cheguei em Jundiaí no sábado à tarde depois de um pernoite em Curitiba.

 

Após 20 dias nas Serras Gaúchas, até que não tive assim tanta crise de readaptação ao clima do interior de SP. Ainda que ''vampiro'', encontramos algum frio por aqui. O pior é chegar em Jundiaí com temperaturas beirando os 27/28° C em pleno inverno, mas isso não aconteceu.

 

Uma beleza as mínimas de ontem e de hoje: 8,9° C e 8,2°C respectivamente. :good2:

 

E agora um sincero pedido de desculpas ao GFS. Eu maldisse o modelo por ter escolhido a BR 116 para voltar da Serra para Curitiba (pelo planalto) para evitar uma baita chuvarada nas imediações de Floripa, prevista em rodadas sucessivas dias a fio.

 

Quando cheguei em Curitiba e olhei a rodada do dia, tudo indicava que as tais chuvas não aconteceram.

 

Na verdade, muito pelo contrário. Em certas áreas da ilha os acumulados só na sexta-feira, dia 24, beiraram os 150 mm!

 

E isso resultou em pistas encharcadas e deslizamentos: Pedra gigante cai sobre a BR-101 em SC após forte chuva; veja imagem (http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/07/pedra-gigante-cai-sobre-br-101-em-sc-apos-forte-chuva-veja-imagem.html )

 

Sorry, GFS! :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Neblina interrompe pousos no Aeroporto de Congonhas por 2 horas

 

marcelo_brandt_g1.jpg

 

Uma forte neblina provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas na manhã desta terça-feira (28). Por pouco mais de duas horas, ele ficou fechado para pousos: das 6h às 8h20. A partir deste horário, os pousos passaram a ocorrer com o auxílio de instrumentos porque ainda há um pouco de neblina.

 

Houve também suspensão das decolagens no início da operação, das 6h às 6h14. Depois, as decolagens passaram a ocorrer normalmente.

 

Com a neblina, doze voos sofreram atrasos e onze foram cancelados em Congonhas, de acordo com a Infraero, que administra a maior parte dos aeroportos do país.

 

[...]

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/neblina-interrompe-pousos-no-aeroporto-de-congonhas-por-2-horas.html

Link to comment
Share on other sites

Deivid, infelizmente não sei os extremos dessa estação de Marsilac.

 

Ela não tem muitos anos de existência.

 

Hoje não sei mas quando começou a operar fazia parte de um grupo de estações que foram instaladas para monitoramento da serra do Mar.

Onde ela se localiza, no município de Sampa, já faz parte do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar).

 

Mas há um fato interessante.

Em históricas ondas de frio do passado, quanto mais próximo da serra do Mar, menores os extremos.

 

O recorde da antiga estação do INMET Horto Florestal, que ficava cerca de 4 km ao norte do Mirante, foi -3,9°C em 02/08/1955.

No Mirante, -2,1°C no mesmo dia.

No IAG, que está na zona sul, mais próxima do mar, foi -1,2°C (Marca que já havia ocorrido nos dias 6 e 12/07/1942).

 

Em 01/06/1979,

Horto Florestal: -1,8°C

Mirante: 1,2°C

IAG: -0,2°C

 

Portanto, é possível (Apenas especulação) que essa estação de Marsilac não registrasse marcas tão espetaculares em ondas de frio históricas. :russian:

Ela fica a poucos km da borda da escarpa da serra do Mar.

 

Bacana, obrigado pela explicação/resposta.

 

Entrando um pouco mais no assunto e por curiosidade (informação só faz bem) sabes qual o ponto da região da capital que registra as menores temperaturas ?

por exemplo, na histórica onde de frio de 2000 qual a mínima absoluta na cidade ? Em 2011 que foi um ano bom em termos de frio, a capital registrou alguma mínima potente ?

 

Em 2000 a estação do Iag-Usp (localizada dentro do Parque do Estado) cravou -0,2 no dia 17/7 se não me engano. O parque é grande, mas está cercado de cidade por todos os lados. Fica pouca coisa ao sul da estação de metrô Jabaquara.

Link to comment
Share on other sites

Bacana, obrigado pela explicação/resposta.

 

Entrando um pouco mais no assunto e por curiosidade (informação só faz bem) sabes qual o ponto da região da capital que registra as menores temperaturas ?

por exemplo, na histórica onde de frio de 2000 qual a mínima absoluta na cidade ? Em 2011 que foi um ano bom em termos de frio, a capital registrou alguma mínima potente ?

O problema é que em 2000, Sampa tinha apenas 2 estações (Além dos aeroportos): Mirante e IAG.

A do Horto já tinha sido desativada.

Ainda não existiam as do CGE e esta de Marsilac.

 

Aqui, a onda de frio de 2000 foi bem forte mas (Acho) não histórica, embora tenha geado bem na região metropolitana, com prejuízos na produção de verduras e hortaliças.

A estação do Mirante tem vários registros inferiores às marcas de 2000.

 

Mirante em 2000,

4,1°C (18/07) (IAG: 2,0°C)

4,3°C (19/07) (IAG: 5,2°C)

4,4°C (17/07) (IAG: -0,2°C)

4,5°C (21/07) (IAG: 2,9°C)

 

Depois de 2001 (O pessoal daqui me corrija se eu estiver errado), nenhuma MP potente chegou com toda a sua força em Sampa, ou seja, a ponto de limpar o tempo, secar e termos grandes quedas de temperatura com noites de céu claro.

 

Em final de jun/2011 limpou legal sim, e fotos do Evandro de Itapevi tinahm indícios de vegetação morta por temps negativas.

Mas no Mirante marcou fiasquentos 6,2 ou 6,7. Em Mauá, a 1 km da prefa, terrenos baldios tiveram geada fraca sobre vegetação viva e moderada sobre vegetação morta.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Soledade hoje:

Bairro Farroupilha 3,5º

Parque das Tuias 4,6º

Inmet 12,1º(ridícula)...

Baixadas arrebentando. Mas minha mínima foi pior: 14,0°. Dificilmente tivemos valor muito menor do que esse por aqui, já que a neblina foi muito intenso já a partir das 22 h.

 

Agora 21,5° com 65%.

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 2012 novamente?

 

Com as últimas saídas não dá para descartar...

 

 

Pois é...5 dias atrás, escrevi isso.

Inverno :pleasantry: maravilhoso :pleasantry: esse...

O pior agosto da história no pior ano da história. Cara, dá vontade de quebrar o computador. Me desculpem, mas é a primeira coisa que penso quando vejo qualquer possibilidade de um novo 2012, o pior ano ever.

 

Aqui 22,2° com 65%.

Link to comment
Share on other sites

Acho que estão confundindo ar seco com ar frio. Não consigo ver nenhuma minima expressiva no Sudeste. Talvez o PNI seja beneficiado, tenho lá minhas dúvidas, mas a Mantiqueira "baixa" não terá nada fora do normal.

 

Por aqui 24°C e a volta das bermudas.

 

 

Acertei meu prognostico pra Mantiqueira baixa hoje , nada como quem conhece a regiao kkkkkkkkkkkk

 

"Mantiqueira Baixa "

 

Campos do Jordao 1,1°C Vila Inglesa

 

Maria da Fé 1,2°C Reserva

 

Monte Verde 1,4°C INMET

 

 

Pelas Uras hoje e céu limpo acredito que baixa mais que isso amanha !

Link to comment
Share on other sites

Agosto de 2012 novamente?

 

Com as últimas saídas não dá para descartar...

 

 

Pois é...5 dias atrás, escrevi isso.

Inverno :pleasantry: maravilhoso :pleasantry: esse...

O pior agosto da história no pior ano da história. Cara, dá vontade de quebrar o computador. Me desculpem, mas é a primeira coisa que penso quando vejo qualquer possibilidade de um novo 2012, o pior ano ever.

 

Aqui 22,2° com 65%.

 

E como vc acha que o paulistano da UHI se sente, ainda mais que não tivemos sub10? :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Acertei meu prognostico pra Mantiqueira baixa hoje , nada como quem conhece a regiao kkkkkkkkkkkk

 

E eu também! :good2:

 

Aí passou longe de negativar (estações atuais). Me admiro tu achar tão fantástico mínima de 1 grau.

 

 

1°C é longe de negativar ? kkkkk Monte Verde negativou com certeza , nao acho fantastico minima de 1°C acho legal ser sem MP .... só com o ar apenas seco ....

 

Agora 20°C céu azul nenhuma nuvem ! CMC acertou hoje na mosca !

Link to comment
Share on other sites

1°C é longe de negativar ? kkkkk Monte Verde negativou com certeza , nao acho fantastico minima de 1°C acho legal ser sem MP .... só com o ar apenas seco ....

 

Agora 20°C céu azul nenhuma nuvem ! CMC acertou hoje na mosca !

 

Sim mas aí já não fez -2°C outro dia? Acho um valor comum até que tu já deve ter registrado outra vezes este ano.

 

A questão de ser sem MP tem dois lados. Hoje tu comemora, mas quando chega uma MP forte no centro-sul não produz efeito desejado aí.

 

Eu prefiro ser dependente de MPs e registrar as mínimas absolutas do Brasil. Questão de gosto.

Link to comment
Share on other sites

William, por pouco Monte Verde não ultrapassou o bairro Reserva, hoje não pesquisei as automáticas do Inmet.

 

Ontem a umidade no horário de 13 h até 17 h (ficou abaixo de 40%), indicava um resfriamento rápido em Monte Verde.Tem uma pousada que fica no Vale das Geadas, deve ter marcado perto de zero.

 

O Frost, conhece bem Monte Verde.

Link to comment
Share on other sites

No Blog Guia de Monte Verde, tem informações das menores mínimas absolutas na automática do INmet e do sr. Pacheco, desde os primeiros anos desse século XXI.

Por enquanto a menor mínima de 2015 em Monte Verde de 0,8ºC, ganha apenas em pior mínima da registrada em 12 de agosto de 2005 no Inmet que foi de 1,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Hoje temos 12,86% a menos energia armazenada no Brasil que no mesmo período do ano passado..... :( TAMU F... mal

Por região: em GWh

 

SE/CO

 

2015 2014 %

Jan 25213.21 60621.86 -58.41%

Fev 30824.91 52084.46 -40.82%

Mar 42744.48 54567.94 -21.67%

Abr 50224.80 59130.89 -15.06%

Mai 53962.04 57015.70 -5.36%

Jun 54088.41 55711.46 -2.91%

 

SUL

2015 2014 %

Jan 8624.28 8510.62 1.34%

Fev 7419.69 5515.27 34.53%

Mar 5734.43 6811.32 -15.81%

Abr 4984.20 6490.66 -23.21%

Mai 5555.45 7640.14 -27.29%

Jun 9291.23 13615.20 -31.76%

 

Norte

2015 2014 %

Jan 3754.77 6694.51 -43.91%

Fev 3862.15 8916.84 -56.69%

Mar 6702.34 9488.23 -29.36%

Abr 8770.38 9941.33 -11.78%

Mai 8928.17 10244.88 -12.85%

Jun 8705.37 10110.96 -13.90%

 

Nordeste

 

2015 2014 %

Jan 6217.29 16431.98 -62.16%

Fev 6948.52 16241.52 -57.22%

Mar 8909.18 16027.99 -44.41%

Abr 10410.36 16831.51 -38.15%

Mai 10213.12 15740.06 -35.11%

Jun 9600.23 14307.86 -32.90%

 

Nacional

Jun 81685.24 93745.48 -12.86% a menos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.