Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2015


Recommended Posts

CFS firme que MG pra cima nao sera muito afetada pelo bloqueio !

 

Não é que MG não será afetada pelo Bloqueio!

 

Na Verdade, Minas será o centro do Bloqueio. É que no inverno, o centro do bloqueio favorece a mínimas mais baixas por conta do ar seco, o que pesa na média compensada.

 

O que acontece, é que a circulação de ventos imposta pelo Anticiclone irá levar ventos do norte para o sul do país... Daí a Anomalias Grotescas previstas para os próximos dias... Como eu ilustrei ontem...

 

zYnQAfN.png

Link to comment
Share on other sites

Último conjunto de modelos do BOM, mostra que o El Ninõ seguirá firme e forte durante a primavera...

 

6hqkTOv.png

 

Os Análogos de El Ninõ desde 1980, mostram que se seguir a regra, a Primavera vai torrar no Sudeste!

 

Afinal, a ASAS vai continuar prevalecendo (o que é típico de El Ninõ), o que vai bloquear chuva toda no sul... E como na Primavera, a incidência de raios aumenta, então, o bloqueio que no Inverno traz frio, começa a trazer mais calor do que frio... E é aí que o bicho começa a pegar...

 

ZCsWRC3.png

 

É como o Vincíus bem disse... Hoje tá lindo, mas nós (do Sudeste) vamos pagar caro por essas ASAS/El Ninõ mais pra frente na primavera!

 

Pessoal das mínimas da Mantiqueira: vai ser bom pra vocês, mas toda alegria causada por ASAS acaba de forma cruel...
Link to comment
Share on other sites

Um Exemplo Prático do que eu falei para a Primavera, é a saída de hoje do CFS, para o final de Setembro... O fato aqui não é a previsão, e sim a configuração que é imposta...

 

Bloqueio Monstro (do mesmo tipo desse mês/começo de Agosto, de Junho...)

 

8RScnWZ.gif

 

E os efeitos do Bloqueio.... Com máximas de alto Verão em algumas partes do Sudeste...

 

yAt7TQo.gif

 

Podem me xingar, que eu estou olhando muito para frente... Mas já me chama muito a atenção essa configuração de El Nino pra Primavera aqui pro Sudeste...

Link to comment
Share on other sites

Sorte sua William, deve limpar um pouco a atmosfera daí, o Renan também foi premiado com 16 mm até as 19 horas, mas continuou a formar instabilidades em Juiz de Fora depois de 19 horas, deve ter chovido mais.

 

Espero que as chuvas durante a madrugada, desloquem da Zona da Mata de Minas em direção a Laje do Muriaé-RJ.

 

Foram 20,6mm ontem e hoje de madrugada ocorreu mais 3,4mm, totalizando um ótimo acumulado de 24mm, Nani. E hoje parece que tem chance de mais pancadas à tarde! Julho termina com chuvas acima da média, assim como a temperatura, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções que os amigos indicam, acho melhor nem levar agasalho para minha viagem ao Sul do país de 03/08 até 14/08.

 

Eu olhei algumas previsões para 03/08, 04/08 e 05/08, dias em que estarei em Curitiba. A capital paranaense vai estar mais quente do que aqui em JF, kkkkkkkkkk!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, aqui para minha região de latitude 21º e long. 42º, o El Niño forte é péssimo para chuvas na primaveva, no ano de 1982, choveu bem aqui em jan, mar, a partir do inverno/primavera ficou bem abaixo do normal, as chuvas chegaram generalizadas depois do dia 25 de novembro, a partir daí muitos temporais em dezembro, janeiro de 83, em Minas, Rio, chovendo regularmente até junho 83.

 

Mas no El-Niño de 1997/1998, foi muito quente de setembro a abril de 1998, choveu bem abaixo do El-Niño de 1982/1983.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, aqui para minha região de latitude 21º e long. 42º, o El Niño forte é péssimo para chuvas na primaveva, no ano de 1982, choveu bem aqui em jan, mar, a partir do inverno/primavera ficou bem abaixo do normal, as chuvas chegaram generalizadas depois do dia 25 de novembro, a partir daí muitos temporais em dezembro, janeiro de 83, em Minas, Rio, chovendo regularmente até junho 83.

 

Mas no El-Niño de 1997/1998, foi muito quente de setembro a abril de 1998, choveu bem abaixo do El-Niño de 1982/1983.

 

 

Justamente por culpa do maldito Bloqueio que se forma no Inverno constantemente (vide o deste ano), e continua se formando na Primavera...

 

Isso é que me preocupa! Tanto para chuva (excessiva no sul e escassa mais a norte), quanto para eventuais pulsos de calor forte (extremo por vezes).

 

Em 1997 eu era criança, tinha 5 anos, daí não lembro muita coisa :sarcastic: Mas vendo os registros do Mirante de Santana, foi uma Primavera Tórrida em São Paulo também...

 

01/09/1997: Máxima 30ºC

09/09/1997: Máxima 34ºC

10/10/1997: Máxima 34,6ºC

11/10/1997: Máxima 35,2ºC

 

PS: 34ºC no começo de Setembro, é algo Absurdo pra São Paulo! :shok: :shok:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais o el nino não traz muita chuva pro sudeste ? Tempestades etc ?

 

Nas regiões próximas do sul do país, no caso em São Paulo, tem eventos de El Ninõ que sim... Aí depende da posição estabelecida do bloqueio, e outros quetais...

 

Já para regiões do norte de MG, ES, o El Ninõ geralmente sugere condições mais secas...

 

Isso para Primavera.

 

Para Ilustrar:

 

mSnfOuh.png

Link to comment
Share on other sites

Rafael de Nova Friburgo, deixei mensagem para você no tópico Inverno Perfeito.

 

Aqui em Laje do Muriaé-RJ, o tempo limpou, espero que esquente, a pressão caia mais e tenha condições para formar instabilidades a noite e madrugada.As chuvas da noite/madrugada em Minas e parte da serrana do Rio não chegaram aqui.

Link to comment
Share on other sites

Tempo bem fresco nos últimos dias aqui no Rio, apesar de não estar fazendo calor também não chega a fazer frio, ontem chegou a chover fraco por alguns breves períodos da tarde e noite acumulando 3 mm aqui no bairro da Abolição(zona norte) e aumentando o volume do mês para 8 mm, extremamente baixo mesmo para a estação mais seca e muito preocupante ainda mais levando-se em conta as previsões de uma primavera quente que certamente alavancará o consumo de água e luz no estado. Hoje, apesar do tempo bem fechado(chegou a rolar abertura de sol durante a manhã mas agora fechou total mesmo) ainda não choveu mas venta com intensidade moderada constante com 23,0°C no momento aqui na zona norte, super ameno, mas apesar das máximas num geral estarem ok, as mínimas seguem um verdadeiro terror, essa madrugada não baixei de 20,5°C e dos 26 dias desse mês em apenas SETE eu consegui ter mínimas abaixo de 20°C(e nenhuma abaixo de 17°C) o que mostra mesmo uma total ausência de ondas de frio.

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções que os amigos indicam, acho melhor nem levar agasalho para minha viagem ao Sul do país de 03/08 até 14/08.

 

Eu olhei algumas previsões para 03/08, 04/08 e 05/08, dias em que estarei em Curitiba. A capital paranaense vai estar mais quente do que aqui em JF, kkkkkkkkkk!

 

Pelo europeu, estará com média de início de verão, entre 15° e 25°, tristeza :cray:

Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções que os amigos indicam, acho melhor nem levar agasalho para minha viagem ao Sul do país de 03/08 até 14/08.

 

Eu olhei algumas previsões para 03/08, 04/08 e 05/08, dias em que estarei em Curitiba. A capital paranaense vai estar mais quente do que aqui em JF, kkkkkkkkkk!

 

Pelo europeu, estará com média de início de verão, entre 15° e 25°, tristeza :cray:

 

Porém o clima de Curitiba não é tão previsível quanto ao clima tropical. Dentro de algumas horas tudo pode mudar.

Link to comment
Share on other sites

Algumas áreas de instabilidades "rondando" Juiz de Fora, com elevados valores de refletividade no radar Pico do Couto/RJ

 

Aeroporto de Juiz de Fora reporta as 16h Trovoadas com Cúmulos-Nimbus e 3km de Visibilidade apenas.

 

METAR COR SBJF 261900Z 09010KT 3000 TSRA SCT013CB BKN015 BKN090 21/18 Q1019=

Link to comment
Share on other sites

FORTE TEMPESTADE PASSA POR JUIZ DE FORA NESTE MOMENTO, COM DIREITO A GRANIZO E VENTANIA. Minha estação parou de reportar dados pq eu desliguei ela. Linda tempestade, linda refletividade no radar!

 

Que Tempestade!! Totalmente fora de qualquer previsão...

 

Esses "chamuscados" a direita das células (refletividade verde/azul), era justamente o indicativo de presença de vendavais...

 

0sRzjwN.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo europeu, estará com média de início de verão, entre 15° e 25°, tristeza :cray:

 

Porém o clima de Curitiba não é tão previsível quanto ao clima tropical. Dentro de algumas horas tudo pode mudar.

Pelo Foreca que traduz bem o Europey pra Ctba, vamos estar entre 11oC e 25oC nesse período. Porem nada mais quente que JF, nem mais frio como seria normal de ser nessa época. Alias, o bloqueio nas condições previstas fará Curitiba ficar parecida com aa serras do sudeste. Por enquanto dia lindo, 18oC de máxima sem uma nuvem no céu e 7oC de mínima!

Link to comment
Share on other sites

01/09/1997: Máxima 30ºC

09/09/1997: Máxima 34ºC

10/10/1997: Máxima 34,6ºC

11/10/1997: Máxima 35,2ºC

 

PS: 34ºC no começo de Setembro, é algo Absurdo pra São Paulo! :shok: :shok:

 

Se eu não me engano, foi também em 09-09-97 em que a capital fluminense chegou a registrar 42c em um local, não me lembro qual que era.

Link to comment
Share on other sites

^^Wow, que bela acumulação! Olhando o radar do Alerta Rio vi que o núcleo de chuva que saiu do Sul de Minas se desloca em Tres Rios em direção a Nova Friburgo, será que tenho alguma chance? Hj o dia variou na área urbana entre 23,4/15,1, ceu esta nublado , no momento faz 17,1C

Link to comment
Share on other sites

Renan, quando vi o radar da aeronáutica hoje a tarde, o núcleo de tempestades já tinham passado por Juiz de Fora, mas continuou com grande intensidade em direção a São João Neponuceno, Leopoldina-MG, em alguns momentos mostrou coloração violeta/lilás no radar que indica chance de granizo, comentei com minha irmã e o vizinho, estávamos torcendo para a chuva chegar aqui, mas desviou.

Link to comment
Share on other sites

Daniel85, a estação que registrou 42ºC em 9/9/1997, foi a estação convencional no Maracanã/UERJ, totalmente dentro da ilha de calor, divisa zona norte, com centro do Rio, região totalmente desprovida de verde.

 

Obrigado pela explicação Ernani.

Agora está entendido o porquê de ter feito essa temperatura absurda em pleno início de setembro, ainda no inverno astronômico.

Link to comment
Share on other sites

Após um sábado londrino, o tempo deu uma boa abrida aqui em Sampa nesse domingo fazendo com que as temperaturas subissem bem. Os ventos chegaram a soprar do continente durante a tarde.

Tivemos algumas nuvens que foram diminuindo. Agora o céu está limpo e faz 14 graus na Mooca-CGE.

 

Pelo visto (o que o CFS diz), chuva em Sampa agora só em setembro rs

Link to comment
Share on other sites

O dia acabou sendo incrível por aqui devido à granizada, eu jamais imaginaria que as condições atmosféricas permitiriam tal fenômeno. Desde 2003 não ocorria com tanta força assim.

 

-A temperatura máxima foi de 25,0C

-A mínima foi de 13,6C na hora da granizada

 

Agora céu quase claro e 14,2C. Os próximos dias serão de tempo bom, sem chance de novas tempestades e com temperaturas baixas à noite.

Link to comment
Share on other sites

Renan, outro núcleos de chuvas com trovoadas formaram-se ao sul de Juiz de Fora entre 21 horas e 21 h 30 foram avançando para leste, ficou bem forte entre Leopoldina e Além Paraíba, mas no horário de 22 h 10 min e 22 h 20 min,intensificaram nos distritos de Trimonte e Água Viva a sudeste da sede municipal que é Leopoldina, o núcleo no Radar ficou nas cores lilás e roxo claro, acho que choveu granizo em Água Viva(distrito de Leopoldina-MG).

 

O modelo previsão numérica Bramms de 5 km do Inpe/Cptec, acertou na previsão de ontem e hoje que choveria um volume razoável de chuvas em parte da Zona da Mata e parte do Rio de Janeiro que faz divisa com Minas Gerais ao longo do rio Paraíba do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!!!

 

Mínima foi de 11.8C° e a máxima de 23.8C° aqui em Indaial, dia todo ensolarado, sem nenhuma nuvem no céu, bom para prática de esportes ao ar livre.

 

No momento faz 15C°

 

Para está semana está projetado temperaturas máximas variando entre 26/28C° :cray: :cray:

 

As mínimas devem oscilar entre 12/14C° :sad:

 

===

O último pingo de esperança que eu tenho agora é algo entre os dias 25/08 á 15/09, se vier algo bom vai ser nesse período, de resto é GAME OVER WINTER 2015

Link to comment
Share on other sites

Noite fria na Grande SP! A grande maioria das estações entre 12 e 9 graus! Isso sim é frio de inverno como estou acostumado!

 

CGE

Perus: 10,1 graus

São Mateus: 7,8!!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

Butantã: 9,6 graus

Ipiranga: 10,8 graus

Capela do Socorro: 7 graus!!! :clapping: :clapping: :clapping:

Riacho Grande: 10,1 graus...deve ter neblina kkkkk (aqui onde moro deve estar menos, pois o céu está estrelado, tá frio lá fora!)

Mauá: 8,5 graus!!!

Jabaquara: 10,0 graus

 

INMET

Mirante de Santana: 12,5 graus (quente!)

Rancharia: 8,5 graus

Sorocaba: 11,4 graus

Piracicaba: 12,5

Ourinhos: 9,7 graus

Itapeva: 11,3 graus

Iguape: 11,8 graus!!! (nivel do mar)

Campos do Jordão: 7,5 graus

Barueri: 11 graus

Barra do Turvo: 9 graus

 

Percebe-se que o frio foi além do leste paulista, Ourinhos não é na faixa leste e está abaixo de 10 graus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.