Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Pessoal, boa noite.

 

Anuncio que amanhã começarei a fazer a reanálise de uma onda de frio histórica e pouco conhecida, a onda de frio de 28/07 a 02/08/1993. Ela causou nada mais nada menos que a menor máxima já registrada em São Joaquim: -2,5°C.

 

Sensacional Vinícius! Sua análise de 2000 ficou sensacional diga-se de passagem. Aguardo ansiosamente!

 

Aqui outro dia quente. Pelo segundo dia consecutivo o sol apareceu por rápidos momentos...Máxima de 22°C (+1) e mínima de 18°C (+6). :heat:

Link to comment
Share on other sites

Gente, a sondagem das 12 UTC (9 HBR) de Curitiba do dia 31 de julho de 1993 registrou -5,2°C em 850! Cara Isso é estrondoso!

 

Agora em 2013 registrou salvo engano quase -3°C com neve e sincelo grosso na cota de 1400 pra cima!

 

Diego, foi absurdo mesmo! Acho q só chegou nesses valores em agosto de 99 e jul/2000. A confirmar.

Você tem esses dados? :good:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aguardo com muita ansiedade pela reanálise da MP do fim de julho de 1993! Realmente notei que essa não é tão lembrada. Mas muito surpreso com a força da mesma, temperatura em 850 hpa ficando abaixo dos -5 graus em algumas áreas do sul do Brasil.

Já a de meados de julho/93 realmente não veio com muita força pra cá pra Sampa, pelo que me recordo!

 

========================================

 

Fim de noite com céu fechado aqui na zona leste de Sampa! Não chegou a chover por aqui, pelo menos!

Temperaturas de 17/18 graus nas estações do CGE próximas daqui!

Link to comment
Share on other sites

Gente, a sondagem das 12 UTC (9 HBR) de Curitiba do dia 31 de julho de 1993 registrou -5,2°C em 850! Cara Isso é estrondoso!

 

Agora em 2013 registrou salvo engano quase -3°C com neve e sincelo grosso na cota de 1400 pra cima!

 

Diego, foi absurdo mesmo! Acho q só chegou nesses valores em agosto de 99 e jul/2000. A confirmar.

Você tem esses dados? :good:

 

Sds.

 

Silvio, 2000 nao tenho. .mas em agosto de 1999 chegou a -2,7 em 850 as 12 UTC. Mas em julho de 1994 chegou a absurdos -5,5 em 850Hpa e -6,5 em 1430 metros!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Vinícius, se me permite uma opinião, e com todo o respeito a esta bomba de Jul/1993, mas não acha

que seria melhor uma reanálise da bomba de Jul/94 primeiramente?

 

Por quê a de Jul/94 é tão mais lembrada? Por vários motivos:

 

1- Pegou com muito mais intensidade o Sudeste e Centro-oeste;

2- Trouxe mais eventos invernais;

3- Ocorreu na época da histórica copa do Brasil tetracampeão.

 

 

Enfim, o que acha, amigão? :mosking:

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Gente, a sondagem das 12 UTC (9 HBR) de Curitiba do dia 31 de julho de 1993 registrou -5,2°C em 850! Cara Isso é estrondoso!

 

Agora em 2013 registrou salvo engano quase -3°C com neve e sincelo grosso na cota de 1400 pra cima!

 

Diego, foi absurdo mesmo! Acho q só chegou nesses valores em agosto de 99 e jul/2000. A confirmar.

Você tem esses dados? :good:

 

Sds.

 

Silvio, 2000 nao tenho. .mas em agosto de 1999 chegou a -2,7 em 850 as 12 UTC. Mas em julho de 1994 chegou a absurdos -5,5 em 850Hpa e -6,5 em 1430 metros!!!!!

 

Valeu Diegao!!

Veja que em ago/1999 a MP chegou a incríveis 1045mb no centro-norte argentino! Mesmo assim, a trajetória e a posição do ciclone, acredito eu, favoreceram mais em 1994 a penetração do ar frio pelo interior do pais! Pelo jeito também, em 1994 a espessura era maior, não?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Então Renan, escolhi essa justamente por ser uma onda de frio muito forte e pouquíssimo lembrada e conhecida. Mas ainda vou fazer das duas bombas de 1994 ;)

 

Exatamente. e por ser pouquíssima lembrada, desperta ainda mais a curiosidade!

Eu me lembrava de muito frio aqui em Sampa(tinha uns 8 anos na época), mas justamente pelo fato de ser pouco conhecida eu não sabia que ela teve toda essa força!

 

Interessante ainda é de ver que a temperatura em 850 hpa tava em -5° no estado de SC a parte do norte gaúcho, enquanto no sul gaúcho, campanha e Uruguai os valores estavam positivos!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, galera!

O dia começa com 16°c em Porto Alegre em média, talvez 15°c ou 14°nos pontos mais frios, mas nada demais.

Teremos frio esta semana, principalmente a partir de quarta-feira, quando teremos um jogo da COPA aqui em POA. Não será um friozão, mas o vento gelado vai aumentar muito a sensação de frio, com certeza.

No entanto, sem querer causar polêmicas (por favor!), acho que a maioria concorda que o junho está bem abaixo do esperado no quesito frio forte. Fez frio? Fez, mas um frio básico até agora.

Algumas lojas estão já reduzindo os preços das roupas de inverno. Na Rua Otávio Rocha, que tem umas lojinhas vendendo blusões, etc, já estão meio que "liquidando", pois a saída está muito baixa em vendas. Quem quiser comprovar é só ir olhar pessoalmente.

Mudando de assunto, caminhando pelo centro de Porto Alegre, tenho conversado algumas vezes com estrangeiros e estão elogiando muito a organização da COPA. Isso é excelente! Nosso país é lindo mesmo e tem condições de sediar um evento, mostrando sua alegria e toda sua cultura, música, arte, etc.

Vejam previsão da METSUL PARA PORTO ALEGRE NOS PRÓXIMOS DIAS...

Abraços a todos e uma excelente semana, com paz, saúde e prosperidade!

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=11

Link to comment
Share on other sites

Manhá de segunda-feira com uma temperatura um pouquinho mais baixa do que nos dias anteriores; aqui em casa, tive 7,1°C

 

Pela previsão que escutei no rádio agora, hoje e amanhã teremos um tempo mais aberto e a partir de quarta com a passagem de uma FF teremos aqueles dias nublado com chuva fraca e/ou garoa. Vamos conferir.

Link to comment
Share on other sites

Áreas de instabilidade se intensificam no interior paranaense. Chove em diversas localidades do centro-sul, sudoeste e noroeste do Estado.

Uma nova massa de ar frio avança pela Argentina e deve provocar keda acentuada de temperatura à partir de amanhã no RS, com possibilidade de novas geadas na Campanha. [Rafa, não tem do q reclamar deste junho/2014]

Uruguaiana está no momento com poucas nuvens e 14°C. Ao longo desta semana estão previstas 2 mínimas na cs dos 4°C.

Bahia Blanca já está com 4°C e deverá atingir -1°C na manhã de quarta-feira.

Não há previsão de chuvas significativas para boa parte do SUL por ocasião deste novo avanço polar.

Já aki no Paraná, provavelmente outro blokeio e tempo instável nos próximos dias.

Há chance de máxima <12°C em Curitiba no meio da semana. Mínimas em torno dos 7/8°C.

Bem, já q estamos relembrando 1993/94, neste último o frio só chegou pra valer dp do dia 20, e trouxe uma das mais intensas e generalizadas ondas de frio da história.

Não há pq desanimar..

Centro-sul na manhã de hj..

cs4Kira10_14-1.jpg.6477d1f962c5ad01223edbcd7ed2591f.jpg

Link to comment
Share on other sites

O Tempo na Copa:

 

19,0 / 80% Nuvens esparsas - Porto Alegre (França x Honduras)

23,0 / 64% Céu limpo - São Paulo (Brasil x Croácia)

23,0 / 89% Céu limpo - Rio de Janeiro (Argentina x Bosnia)

23,0 / 96% Chuva forte - Natal (México x Camarões)

23,0 / 52% Nuvens esparsas - Belo Horizonte (Colombia x Grecia)

24,0 / 53% Ceu limpo - Brasília (Suiça x Equador)

25,0 / 90% Chuva fraca - Recife (Costa do Marfim x Japão)

25,0 / 86% Parc nublado - Salvador (Espanha x Holanda)

29,0 / 49% Parc nublado - Cuiabá (Chile x Australia)

30,0 / 61% Nuvens esparsas - Fortaleza (Uruguai x Costa Rica)

30,0 / 57% Céu limpo - Manaus (Inglaterra x Italia)

Link to comment
Share on other sites

O Tempo na Copa:

 

19,0 / 80% Nuvens esparsas - Porto Alegre (França x Honduras)

23,0 / 64% Céu limpo - São Paulo (Brasil x Croácia)

23,0 / 89% Céu limpo - Rio de Janeiro (Argentina x Bosnia)

23,0 / 96% Chuva forte - Natal (México x Camarões)

23,0 / 52% Nuvens esparsas - Belo Horizonte (Colombia x Grecia)

24,0 / 53% Ceu limpo - Brasília (Suiça x Equador)

25,0 / 90% Chuva fraca - Recife (Costa do Marfim x Japão)

25,0 / 86% Parc nublado - Salvador (Espanha x Holanda)

29,0 / 49% Parc nublado - Cuiabá (Chile x Australia)

30,0 / 61% Nuvens esparsas - Fortaleza (Uruguai x Costa Rica)

30,0 / 57% Céu limpo - Manaus (Inglaterra x Italia)

 

Amigo Carlos Dias,

Bom dia!

PORTO ALEGRE conseguiu ter a temperatura mais baixa até agora, embora nem tenha feito frio na hora do jogo! KKKKK

Esperamos na quarta-feira um dia com mais frio aqui no próximo jogo. Este junho não está muito do meu gosto no quesito frio, mas... Talvez no final do mês tenhamos uma bomba polar maior.

Agora faz em torno de 16°c e 17°c aqui em POA e o sol está querendo aparecer. Vamos a 23°c hoje na parte da tarde. Temperatura "primaveril" por enquanto.

Abraços e ótima semana!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Aqui neste momento sol com pouquíssimas núvens e 20C...

 

É, olhei os dois principais modelos e me decepcionei com o que ví...até o final da grade dos dois, nenhum deles sinalizam qualquer coisa mais significativa até o final do mês, inclusive na grade estendida do GFS que nas rodadas de ontem mostravam um alta forte entrando pelo interior do continente mas agora mostra uma mera MP que desvia pro mar na altura de SC... o europeu também, até o momento não indica nada de interessante por essas bandas... Infelizmente parece que POA e Curitiba não terão condições para mostrar o potencial de frio que podem fazer para os gringos... essa MP que chegará agora deve causar um bom frio nessas capitais, em especial POA, mas não será nada de extraordinário... que junho completamente sem graça esse... chega logo julho, esse geralmente não decepciona...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Aqui neste momento sol com pouquíssimas núvens e 20C...

 

É, olhei os dois principais modelos e me decepcionei com o que ví...até o final da grade dos dois, nenhum deles sinalizam qualquer coisa mais significativa até o final do mês, inclusive na grade estendida do GFS que nas rodadas de ontem mostravam um alta forte entrando pelo interior do continente mas agora mostra uma mera MP que desvia pro mar na altura de SC... o europeu também, até o momento não indica nada de interessante por essas bandas... Infelizmente parece que POA e Curitiba não terão condições para mostrar o potencial de frio que podem fazer para os gringos... essa MP que chegará agora deve causar um bom frio nessas capitais, em especial POA, mas não será nada de extraordinário... que junho completamente sem graça esse... chega logo julho, esse geralmente não decepciona...

 

Eu vi um cenário totalmente contrário de vc.

 

Quarta feira agora, por exemplo, POA negativa em 850 hpa. Vc aí em Caxias terá uma semana gelada a partir de amanhã.

 

Final do mês está ainda muito longe, mas tanto GFS quanto o seu CFS estão apontando para um petardo.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2014 - 1a Quinzena

 

15,6 (+1,3) - Porto Alegre

 

18,0 (+1,3) - Florianópolis

 

16,0 (+2,0) - Curitiba

 

18,6 (+1,5) - São Paulo

 

20,3 (+1,8) - Belo Horizonte

 

22,8 (+1,1) - Rio de Janeiro(Galeão)

 

Porto Alegre deverá fechar na média ou levemente abaixo disso.

 

Curitiba, pelas minhas contas, está com +3,5C.

Link to comment
Share on other sites

O Tempo na Copa:

 

19,0 / 80% Nuvens esparsas - Porto Alegre (França x Honduras)

23,0 / 64% Céu limpo - São Paulo (Brasil x Croácia)

23,0 / 89% Céu limpo - Rio de Janeiro (Argentina x Bosnia)

23,0 / 96% Chuva forte - Natal (México x Camarões)

23,0 / 52% Nuvens esparsas - Belo Horizonte (Colombia x Grecia)

24,0 / 53% Ceu limpo - Brasília (Suiça x Equador)

25,0 / 90% Chuva fraca - Recife (Costa do Marfim x Japão)

25,0 / 86% Parc nublado - Salvador (Espanha x Holanda)

29,0 / 49% Parc nublado - Cuiabá (Chile x Australia)

30,0 / 61% Nuvens esparsas - Fortaleza (Uruguai x Costa Rica)

30,0 / 57% Céu limpo - Manaus (Inglaterra x Italia)

 

É quase uma ironia Natal ter ficado como uma das sedes da Copa mais frescas até o momento. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Aqui neste momento sol com pouquíssimas núvens e 20C...

 

É, olhei os dois principais modelos e me decepcionei com o que ví...até o final da grade dos dois, nenhum deles sinalizam qualquer coisa mais significativa até o final do mês, inclusive na grade estendida do GFS que nas rodadas de ontem mostravam um alta forte entrando pelo interior do continente mas agora mostra uma mera MP que desvia pro mar na altura de SC... o europeu também, até o momento não indica nada de interessante por essas bandas... Infelizmente parece que POA e Curitiba não terão condições para mostrar o potencial de frio que podem fazer para os gringos... essa MP que chegará agora deve causar um bom frio nessas capitais, em especial POA, mas não será nada de extraordinário... que junho completamente sem graça esse... chega logo julho, esse geralmente não decepciona...

 

Eu vi um cenário totalmente contrário de vc.

 

Quarta feira agora, por exemplo, POA negativa em 850 hpa. Vc aí em Caxias terá uma semana gelada a partir de amanhã.

 

Final do mês está ainda muito longe, mas tanto GFS quanto o seu CFS estão apontando para um petardo.

 

Que estranho Bruno... olhei agora o ecmwf e o GFS e não consegui visualizar nada de interessante até o fim do mês... o GFS mostrava algo grande até ontem com uma alta de 1032hpa chegando ao norte da Argentina, mas agora vi outro cenário bem divergente desse... no ueropeu até 26 nada interessante... essa MP agora deve provocar um bom resfriamento mas não será nem perto do que era projetado pelo europeu a 3 dias atrás... Bruno, ou eu estou com problema de vista :mosking: , ou vimos modelos diferentes, ou rodadas diferentes ou analisei errado, mas do que ví não gostei para o final do mês... mas enfim, espero que a sua análise esteja certa e a minha completamente errada... :ok: ... vou ver de novo... heheh...

Abraço...

Link to comment
Share on other sites

Curitiba, pelas minhas contas, está com +3,5C.

 

Está com +2,0 na 1981/2010.......Na 1961/1990 está com +3,8.....só que não podemos considerar esta normal.

 

Esta normal climatológica 1961/1990 em Ctba, realmente é uma salada e não dá pra considera-la. A estação mudou de lugar , dai não precisa dizer mais nada....Vide Campos do Jordão que sua normal 61/90 tem 3 lugares na cidade....Como vamos ter uma normal numa situação dessas..?? Uma pena!!

 

A convencional de Curitiba do Inmet se encontra desde 13/07/1976 , e de 1961 / 1976 ficacava próximo aeroporto do Bacacheri , isto segundo o 8º Disme, desde sua inauguração em 1911. Tai um problema....Uma normal com 2 locais diferentes..por isso a 1981/2010 está 100% correta..se falar do fator urbanização..

Link to comment
Share on other sites

Curitiba, pelas minhas contas, está com +3,5C.

 

Está com +2,0 na 1981/2010.......Na 1961/1990 está com +3,8.....só que não podemos considerar esta normal.

 

Esta normal climatológica 1961/1990 em Ctba, realmente é uma salada e não dá pra considera-la. A estação mudou de lugar , dai não precisa dizer mais nada....Vide Campos do Jordão que sua normal 61/90 tem 3 lugares na cidade....Como vamos ter uma normal numa situação dessas..?? Uma pena!!

 

A convencional de Curitiba do Inmet se encontra desde 13/07/1976 , e de 1961 / 1976 ficacava próximo aeroporto do Bacacheri , isto segundo o 8º Disme, desde sua inauguração em 1911. Tai um problema....Uma normal com 2 locais diferentes..por isso a 1981/2010 está 100% correta..se falar do fator urbanização..

 

 

Entendi, Carlos!

 

Então também acho que Ctba poderá fechar na média ou abaixo dela.

 

Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Tassio, olhe o Ensemble para POA.[attachment=0]05134W3023S.png[/attachment]

 

Bruno, olhando o ensemble percebe-se que o campo de possibilidades está bem aberto para algo mais forte como para algo bem mais fraco a partir de 23... ao rever o modelo rodada 6Z agora, a partir do dia 24 entraria ao continente uma MP que chegando ao RS faria basicamente a mesma rota que está que chegará a partir dessa quarta, estaria bastante maritimizada e meio bloqueada e como relativamente a mesma pressão e até um cadinho mais fraca... o europeu nessa mesma data mostra algo ainda meio indefinido... mas como está longe ainda haverá muita mudança nesse cenário e espero que mude pois fiquei bastante animado com projeções apontadas pelo Caio... ah, e realmente, tanto pelo europeu quanto pelo GFS a isoterma de 0C pegaria quase todo o litoral gaúcho chegando a POA, mas infelizmente é bem inferior ao que era apontado a uns 3 dias quando essa mesma linha chegava ao sul do PR, mas ainda assim espero um bom frio essa semana aqui... :good:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Porto Alegre em torno de 19°c agora, na maior parte da cidade!

Amanhã começa a mudar o padrão das temperaturas, felizmente. Na verdade DETESTO esse tempo xoxo, nem uma coisa, nem outra...

Nada a ver com o fórum, mas só para comentar:

Hoje levei um susto, pois um amigo de 13 anos, que é meu colega de trabalho também havia sumido e ninguém sabia seu paradeiro.

Fui até o prédio dele e estava em casa. Havia tido um mal súbito e dormido demais. FELIZMENTE ESTÁ BEM!

Estas coisas me fazem refletir, como somos frágeis nesse mundo e como NÃO VALE A PENA RIXAS, DESENTENDIMENTOS, QUERER SER MAIS DO QUE O OUTRO.

A vida é tão curta, para termos atitudes tão pobres. Por que não podemos conviver bem com nossas diferenças?

Desculpem postar isso, mas me fez refletir muito mesmo... Levei um baita susto com um amigo, que considero um irmão.

Abraços a todos e fiquem em paz! :good:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba vai ter jogo com 20oC, ou seja, mais um jogo sem mangas compridas no sul.

 

O clima está absolutamente xoxo e a Copa tem sido absolutamente tropical. :negative:

 

Entretanto, existe uma boa perspectiva a frente: O jogo de Curitiba no feriado (Honduras e Equador (PQP, que jogão, kkkk!) pode acontecer com temperatura abaixo de 15oC. Já Australia e Espanha (dia 23) deve ocorrer em pleno pré-frontal. Deve estar 20oC no início do jogo também. A esperança dos jogos em Curitiba por algo realmente frio é o jogo que vou, o último da sede, no qual poderá estar realmente frio, ainda mais ao final da partida, que começa as 17:00! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba vai ter jogo com 20oC, ou seja, mais um jogo sem mangas compridas no sul.

 

O clima está absolutamente xoxo e a Copa tem sido absolutamente tropical. :negative:

 

Entretanto, existe uma boa perspectiva a frente: O jogo de Curitiba no feriado (Honduras e Equador (PQP, que jogão, kkkk!) pode acontecer com temperatura abaixo de 15oC. Já Australia e Espanha (dia 23) deve ocorrer em pleno pré-frontal. Deve estar 20oC no início do jogo também. A esperança dos jogos em Curitiba por algo realmente frio é o jogo que vou, o último da sede, no qual poderá estar realmente frio, ainda mais ao final da partida, que começa as 17:00! :ok:

 

hahahaah coitada de Curitiba, só jogo merda, a Espanha que salva, e ainda por cima sem frio.

 

Frio padrão HUE HUE BR neste ano na copa.

 

POA tem tudo para levar o caneco do jogo mais frio na copa. Padrão climático no inverno de POA (junho até setembro) é muito mais interessante do que Curitiba. A capital paranaense puxa muito para o tropical de altitude. Mas de resto nos outros meses Curita é melhor.

Link to comment
Share on other sites

O Tempo na Copa:

 

19,0 / 80% Nuvens esparsas - Porto Alegre (França x Honduras)

23,0 / 64% Céu limpo - São Paulo (Brasil x Croácia)

23,0 / 89% Céu limpo - Rio de Janeiro (Argentina x Bosnia)

23,0 / 96% Chuva forte - Natal (México x Camarões)

23,0 / 52% Nuvens esparsas - Belo Horizonte (Colombia x Grecia)

24,0 / 53% Ceu limpo - Brasília (Suiça x Equador)

25,0 / 90% Chuva fraca - Recife (Costa do Marfim x Japão)

25,0 / 86% Parc nublado - Salvador (Espanha x Holanda)

28,0 / 69% Nuvens esparsas - Salvador (Alemanha x Portugal)

29,0 / 49% Parc nublado - Cuiabá (Chile x Australia)

30,0 / 61% Nuvens esparsas - Fortaleza (Uruguai x Costa Rica)

30,0 / 57% Céu limpo - Manaus (Inglaterra x Italia)

Link to comment
Share on other sites

Conforme já comentado pelo PH, o tempo começa a sofrer mudanças em algumas áreas do centro-norte e oeste do RS, com formação de pekenos núcleos de instabilidade.

Em Uruguaiana o ar frio já dá sinais da sua chegada, pois ocorrem chuviscos soprados pelo vento sul e a temperatura está em apenas 15°C.

Bahia Blanca tem céu limpo, vento SW e 9°C. [q inveja!!]

Bom marasmo à todos [q não moram no extremo sul]

rs4Kira10-1.jpg.f0168261b33acdae7b993ea7a3dedb07.jpg

Link to comment
Share on other sites

Médias - Junho 14 (1a quinzena):

 

11,0 - Urupema SC

11,2 - Campos do Jordão SP

11,4 - Bom Jardim da Serra SC

11,4 - São Joaquim SC

11,5 - São José dos Ausentes RS

11,7 - Bom Jesus RS

11,8 - Cambará do Sul RS

12,2 - Painel SC

12,2 - Vacaria RS

12,6 - Canela RS

12,6 - Canguçu RS

12,6 - Caxias do Sul RS

Link to comment
Share on other sites

Médias - Junho 14 (1a quinzena):

 

11,0 - Urupema SC

11,2 - Campos do Jordão SP

11,4 - Bom Jardim da Serra SC

11,4 - São Joaquim SC

11,5 - São José dos Ausentes RS

11,7 - Bom Jesus RS

11,8 - Cambará do Sul RS

12,2 - Painel SC

12,2 - Vacaria RS

12,6 - Canela RS

12,6 - Canguçu RS

12,6 - Caxias do Sul RS

De quais estações.INMET,CIRAM,PWS?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.