Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O Global Acoplado pode estar viajando nas projeções exageradas, mas ele é mais um importante tempero que adiciona a esta data um ponto importante no andamento do nosso inverno.

 

De ontem para hoje alguns modelos de longo prazo começaram a enxergar uma possível erupção mais forte para os últimos dias do mês. E hoje o cenário começou a ganhar mais ingredientes, com suporte já aparecendo pelo menos em três modelos importantes.

 

A data de 26 de junho merece maior atenção, pois poderá guardar a tão esperada bomba invernal, trazendo pela primeira vez um sistema amplo, intenso e que poderá estar associado a ocorrência de eventos de frio mais intenso.

 

A sugestão mais exagerada parte do Global do Inpe, com uma mega erupção extremamente continentalizada e o atlântico sul em modo AAO negativa e forte ciclogênese.

 

J244R8R.png

 

 

Outro que sugeriu a mesma data foi o GFS, com cenário semelhante ao Global. Forte alta pressão continental, ciclone na costa e poço dos andes em andamento.

 

q6cA49T.png

 

 

Estes dois cenários muito semelhantes são corroborados pela nova rodada do CFS de médio prazo, que já apresenta um forte resfriamento em relação a normal no período compreendido entre 27/06 e 02/07.

 

4Lgbl9S.png

 

 

Finalmente a data-chave do mês começa a ganhar suporte. Sugiro começarmos a passar a lupa mais de perto neste período. Tem coelho nesta cartola, e já passou da hora para que algo de maior magnitude explodisse pelo Cone Sul.

 

 

Só como referência, esta era a anomalia sugerida pelo CFS para a bomba de final de julho de 2013.

 

CapturadeTela2013-07-15agraves191002_zps23ee56a1.png

 

Obs: Vergonha a ausência dos hinos na partida agora em Porto Alegre. Brasil-iiilll-iiill!!!!

Link to comment
Share on other sites

O técnico da França achou Porto Alegre fria. Afinal de contas ele não caiu de uma nave bem na hora do jogo, está em PoA ontem deste de manha cedo e fez reconhecimento do estádio com 15° que foi a temperatura máxima de POA ontem, temperatura que ele não encontrará em nenhum outra cidade além de POA e Curitiba.

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2014/06/para-deschamps-frio-em-porto-alegre-tambem-pode-ser-uma-desvantagem.html

Link to comment
Share on other sites

Gurizada sou um otimista, mas desta vez estou muito otimista de que vem algo muito grande na última semana de junho. :ok: :good:

E torcendo por POA e Curitiba terem um bom frio pros europeus sentirem o que é a sensação térmica no sul do Brasil hehehehe... :good:

 

Quarta-feira as 13 hrs teremos Holanda x Austrália. Chuto 13C na hora do jogo

Link to comment
Share on other sites

O técnico da França achou Porto Alegre fria. Afinal de contas ele não caiu de uma nave bem na hora do jogo, está em PoA ontem deste de manha cedo e fez reconhecimento do estádio com 15° que foi a temperatura máxima de POA ontem, temperatura que ele não encontrará em nenhum outra cidade além de POA e Curitiba.

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2014/06/para-deschamps-frio-em-porto-alegre-tambem-pode-ser-uma-desvantagem.html

 

O Sul é meu país! :clapping: :good2:

 

Dia bobinho hoje, máxima 26,3ºC e mínima 12,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

O técnico da França achou Porto Alegre fria. Afinal de contas ele não caiu de uma nave bem na hora do jogo, está em PoA ontem deste de manha cedo e fez reconhecimento do estádio com 15° que foi a temperatura máxima de POA ontem, temperatura que ele não encontrará em nenhum outra cidade além de POA e Curitiba.

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2014/06/para-deschamps-frio-em-porto-alegre-tambem-pode-ser-uma-desvantagem.html

 

Se tá frio pra França, imagina pra Honduras que é um país tropical.

 

Tem Jogador de Honduras com manga comprida...

Link to comment
Share on other sites

A partida França x Honduras foi realizada em Porto Alegre com temperatura média durante a partida de 18.6°. Variando em picos entre 19,7 ~ 17,6°

 

Fresquito. O vento e a falta de sol dava alguma sensacao de frio. Mas ontem tava mais.

 

Até o momento é disparada a menor temperatura média durante a partida. Bem abaixo dos 22,5° da Abertura da Copa na Arena Corinthians em São Paulo. Amanha Curitiba pode ter uma partida sob temperatura menor que essa hoje de POA. Waiting!

Link to comment
Share on other sites

O técnico da França achou Porto Alegre fria. Afinal de contas ele não caiu de uma nave bem na hora do jogo, está em PoA ontem deste de manha cedo e fez reconhecimento do estádio com 15° que foi a temperatura máxima de POA ontem, temperatura que ele não encontrará em nenhum outra cidade além de POA e Curitiba.

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2014/06/para-deschamps-frio-em-porto-alegre-tambem-pode-ser-uma-desvantagem.html

 

 

SP também tem capacidade de máximas baixas (caso esteja em atuação de frente fria forte), não é só Curitiba e POA não .

Link to comment
Share on other sites

Mas ainda tá longe, muito longe de fazer frio. E isso deve-se both ao horário das partidas e a ausência de uma MP significativa. Tô apostando que Russia e Argélia deverá ser a partida com menor temperatura da Copa. Vai começar as 17:00 em Curitiba, na última semana do mês. Periga começar com 12oC ou menos.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo numa tarde nublada, e de temperaturas mais amenas. No momento faz 19C em São Mateus.

A capital paulista teve um dia insosso e sem graça hoje: sem frio, sem calor, sem sol, sem chuva...

No final da tarde houve boas aberturas aqui na zona norte, com o famoso "sol das almas", mas não durou muito.

 

Máximas de hoje,

Mirante: 21,3°C

IAG: 20,7°C.

 

Desde 2000, os meses de junho menos chuvosos em Sampa foram:

- Junho/2002, com 1,3 mm no Mirante e 5,6 mm no IAG;

- Junho/2010, 13,1 mm no Mirante e 12,7 mm no IAG.

Link to comment
Share on other sites

Mas ainda tá longe, muito longe de fazer frio. E isso deve-se both ao horário das partidas e a ausência de uma MP significativa. Tô apostando que Russia e Argélia deverá ser a partida com menor temperatura da Copa. Vai começar as 17:00 em Curitiba, na última semana do mês. Periga começar com 12oC ou menos.

 

A primeira partida de frio realmente mais considerável deve ser quarta entre Holanda e Austrália. POA deverá estar entre 0C e +2C em 850hpa no horário da partida (13 hrs). Deve ter bastante vento pela advecção. Nessas condições pode estar 10C (se chover) ou 14C (muito sol). Vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Mas ainda tá longe, muito longe de fazer frio. E isso deve-se both ao horário das partidas e a ausência de uma MP significativa. Tô apostando que Russia e Argélia deverá ser a partida com menor temperatura da Copa. Vai começar as 17:00 em Curitiba, na última semana do mês. Periga começar com 12oC ou menos.

 

A primeira partida de frio realmente mais considerável deve ser quarta entre Holanda e Austrália. POA deverá estar entre 0C e +2C em 850hpa no horário da partida (13 hrs). Deve ter bastante vento pela advecção. Nessas condições pode estar 10C (se chover) ou 14C (muito sol). Vamos ver.

 

A final da Libertadores de 2005 em Porto Alegre estava muito frio. Me lembro de uma tarde com sol, 10C, e minuano bombando. O Rogério Ceni comentou na entrevista sobre o frio. Só não me lembro se aquele dia ensolarado e frio foi na véspera ou o fia do jogo propriamente.

Precisávamos de um dia assim nessa Copa. :mosking:

 

É isso que eu me refiro...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas ainda tá longe, muito longe de fazer frio. E isso deve-se both ao horário das partidas e a ausência de uma MP significativa. Tô apostando que Russia e Argélia deverá ser a partida com menor temperatura da Copa. Vai começar as 17:00 em Curitiba, na última semana do mês. Periga começar com 12oC ou menos.

 

A primeira partida de frio realmente mais considerável deve ser quarta entre Holanda e Austrália. POA deverá estar entre 0C e +2C em 850hpa no horário da partida (13 hrs). Deve ter bastante vento pela advecção. Nessas condições pode estar 10C (se chover) ou 14C (muito sol). Vamos ver.

 

A final da Libertadores de 2005 em Porto Alegre estava muito frio. Me lembro de uma tarde com sol, 10C, e minuano bombando. O Rogério Ceni comentou na entrevista sobre o frio. Só não me lembro se aquele dia ensolarado e frio foi na véspera ou o fia do jogo propriamente.

Precisávamos de um dia assim nessa Copa. :mosking:

 

É isso que eu me refiro...

 

Sds.

 

Eu fui nessa final, Silvio. Foi um dia MUITO frio. A tarde mal passou dos 10C com sol. A tardinha entrou nebulosidade ciclônica e começou a chover com 9C. Tomei um banho gelado no Beira-Rio (não tinha cobertura na época).

Link to comment
Share on other sites

Próximo jogo em São Paulo no Itaquerão, será na quinta-feira entre Uruguai e Inglaterra.

 

Duas seleções que tiveram seus primeiros jogos com temperaturas em 30C em Fortaleza e Manaus. Por aqui, as seleções encontrarão uma situação totalmente diferente, afinal SP estará sobre influência de umidade marítima, pós-frontal o que deixará o clima no mínimo agradabilíssimo para as duas seleções

 

Por ora o GFS projeta uma quinta-feira de céu encoberto, com chance chuvas fracas/chuviscos e máximas que devem alcançar os 18/20C. Ventos Sudeste irão ajudar a dá a sensação de frescor...

 

É tudo o que o Inglaterra deseja, depois de Manaus :mosking:

 

k85Waxe.png

Link to comment
Share on other sites

Artur acabou de sair aqui de casa gente boa demais , tomou um belo de um café mineiro com bolo de cenoura :sarcastic:

 

Pelo que ele me disse não tem como 2 estaçoes ficaram online no mesmo IP , ou é uma ou outra, que pena !

 

Ele chegou aqui pelas 18h e foi embora as 19:30 , fazia entre 12°C e 13°C aqui em casa nesse tempo , ele ficou com frio :sarcastic:

 

Mini ENBAZ aqui em casa :sarcastic:

 

5hq4lp2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa noite.

 

Anuncio que amanhã começarei a fazer a reanálise de uma onda de frio histórica e pouco conhecida, a onda de frio de 28/07 a 02/08/1993. Ela causou nada mais nada menos que a menor máxima já registrada em São Joaquim: -2,5°C.

t3QjRLY.png

 

Não vou anunciar o dia em que entregarei, pois farei conforme o tempo livre aparecer. :good:

 

Matão com 20,9°C agora!

Tenho mtas fotos das geadas dessa onda de frio, mas dias antes, em 14/15/16-07 registrei a mínima absoluta do meu histórico: -5,2°C [16/7]

Link to comment
Share on other sites

Artur acabou de sair aqui de casa gente boa demais , tomou um belo de um café mineiro com bolo de cenoura :sarcastic:

 

Pelo que ele me disse não tem como 2 estaçoes ficaram online no mesmo IP , ou é uma ou outra, que pena !

 

Ele chegou aqui pelas 18h e foi embora as 19:30 , fazia entre 12°C e 13°C aqui em casa nesse tempo , ele ficou com frio :sarcastic:

 

Mini ENBAZ aqui em casa :sarcastic:

 

5hq4lp2.jpg

 

Bah, que bacana, cara!

Uma visita assim é muito legal. Através do BAZ é possível fazer novas amizades e trocar experiências e isso é muito positivo!

Aqui em Porto Alegre, tivemos um dia com temperatura normal, sem frio, em torno de 19°c na parte da tarde, nada demais.

A partir de terça à noite que deve começar a esfriar mais! O próximo jogo, na próxima quarta-feira, deve ser com frio e vento.

Segue projeção do FORECA (modelo Europeu) para os próximos dias:

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Abraços e uma ótima noite a ti e todos os bazianos!

Link to comment
Share on other sites

Para os amantes do frio... :laugh:

 

WJERYQ-Fpbc

 

:rofl:

 

KKKKKKK CARA, MORRI RINDO!

Bom demais!

Pior que a neve cansa mesmo! Só em 4 dias que fiquei em Bariloche, nevou 2 sem parar. Foi um transtorno na cidade. Os voos cancelados, pois tiveram que limpar a pista. Os pinheiros quebrando os galhos por causa do peso da neve! Foi uma nevada como eu nunca mais verei na vida eu acho...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, Kim! Essa que você se refere também teve caráter histórico, pois provocou a última negativa registrada em POA no Inmet.

Foi uma onda de frio raramente superada em termos de frio de baixada, nos anos seguintes.

Minha decepção foi enorme qdo vi a mínima do Inmet: acho q -1,5°C [Ctba]

(aki: -0,8°/-3,8°/-5,2°)

Pra ter uma idéia de como foi intensa, ao entardecer dos dias 14/15 já havia geada em toda a região.

 

Vou aguardar ansioso pela reanálize, Vini ..

 

Abraço

 

 

***

 

Céu nublado e 14°C.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa noite.

 

Anuncio que amanhã começarei a fazer a reanálise de uma onda de frio histórica e pouco conhecida, a onda de frio de 28/07 a 02/08/1993. Ela causou nada mais nada menos que a menor máxima já registrada em São Joaquim: -2,5°C.

 

Não vou anunciar o dia em que entregarei, pois farei conforme o tempo livre aparecer. :good:

 

Matão com 20,9°C agora!

 

Parabéns Vinicius, essas reanálises são um dos eventos que eu mais aprecio aqui no BAZ!! Ademais, como você citou, o Inmet de Porto Alegre negativou nessa onda de frio. O Boldrini sempre falava desse evento.

Pessoalmente, eu só presenciei a geada que deu no Norte do Paraná.

 

Interessante que apenas 2 anos antes, em ago/1991, Curitiba registrou -3.7C no Inmet, e São Joaquim -10C! :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O Global Acoplado pode estar viajando nas projeções exageradas, mas ele é mais um importante tempero que adiciona a esta data um ponto importante no andamento do nosso inverno.

 

De ontem para hoje alguns modelos de longo prazo começaram a enxergar uma possível erupção mais forte para os últimos dias do mês. E hoje o cenário começou a ganhar mais ingredientes, com suporte já aparecendo pelo menos em três modelos importantes.

 

A data de 26 de junho merece maior atenção, pois poderá guardar a tão esperada bomba invernal, trazendo pela primeira vez um sistema amplo, intenso e que poderá estar associado a ocorrência de eventos de frio mais intenso.

 

A sugestão mais exagerada parte do Global do Inpe, com uma mega erupção extremamente continentalizada e o atlântico sul em modo AAO negativa e forte ciclogênese.

 

J244R8R.png

 

 

Outro que sugeriu a mesma data foi o GFS, com cenário semelhante ao Global. Forte alta pressão continental, ciclone na costa e poço dos andes em andamento.

 

q6cA49T.png

 

 

Estes dois cenários muito semelhantes são corroborados pela nova rodada do CFS de médio prazo, que já apresenta um forte resfriamento em relação a normal no período compreendido entre 27/06 e 02/07.

 

4Lgbl9S.png

 

 

Finalmente a data-chave do mês começa a ganhar suporte. Sugiro começarmos a passar a lupa mais de perto neste período. Tem coelho nesta cartola, e já passou da hora para que algo de maior magnitude explodisse pelo Cone Sul.

 

 

Só como referência, esta era a anomalia sugerida pelo CFS para a bomba de final de julho de 2013.

 

CapturadeTela2013-07-15agraves191002_zps23ee56a1.png

 

Obs: Vergonha a ausência dos hinos na partida agora em Porto Alegre. Brasil-iiilll-iiill!!!!

 

O bom e velho BAZ, informação de qualidade. :clapping: :clapping: :clapping:

Estamos aguardando a chegada de um frio mais considerável.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa noite.

 

Anuncio que amanhã começarei a fazer a reanálise de uma onda de frio histórica e pouco conhecida, a onda de frio de 28/07 a 02/08/1993. Ela causou nada mais nada menos que a menor máxima já registrada em São Joaquim: -2,5°C.

t3QjRLY.png

 

Não vou anunciar o dia em que entregarei, pois farei conforme o tempo livre aparecer. :good:

 

Matão com 20,9°C agora!

 

Foi uma bela onda de frio, mas pegou apenas uma parte do Sudeste. Foi bem continental.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, Carlos Campos e Silvio..essa reanalise promete..

 

Carlos, foi em 1993 que aquele doutor da UFPR fez o estudo climático do Anhangava e próximo do topo registrou -5 graus! Isso em topo!

Exatamente, Diego!

-5°C em topo à 1.400m e distante uns 18 km de cs.

registrei -5°C em baixada, à 910 m.

Provavelmente o registro do Anhangava foi sob advecção.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.