ricardosilva Posted January 11, 2025 at 08:42 PM Share Posted January 11, 2025 at 08:42 PM Em 11/01/2025 em 14:37, Eclipse POA disse: Na verdade, apesar de eu ter zoado junto, devo concordar ctg. Ficou algo repetitivo já na época, e pior ainda ficar trazendo isso de volta meses depois, com as mesmas piadas e desdém. mas cadê a La Niña que me prometeram no verão passado???? Ninguém acerta sequer a previsão para 2-3 dias (e não é só aqui, na minha temporada recente na França vi divergências enormes entre vários sites para curto prazo) imagina então algo assim...Com essas mudanças climáticas creio que o trabalho de meteorologia será muito difícil de realizar nos próximos anos, mesmo com avanços computacionais, tudo está muito instável no planeta, respeito quem tem a coragem de dar uma previsão, mesmo que erre...faz parte. --- Aqui em São Paulo fez sol pela manhã, nublou de tarde e tem chuviscos esporádicos e quase imperceptíveis na zona oeste, no CGE da Lapa temos 22,7°C após uma máxima agradável de 28,1°C. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted January 11, 2025 at 08:47 PM Share Posted January 11, 2025 at 08:47 PM (edited) Em 11/01/2025 em 17:21, Eugenio De Marco disse: Também acho que será bem mais frio que os últimos 2 anos, mas não desse jeito que você diz. Acredito bastante numa Onda de Frio histórica nível 2013/2016/2021, mas ainda assim na média não será extremamente frio não. Outono e Primavera acho que serão um pouco mais frios, como 2021/2022. Queria que fosse frio tal como 1985, com exceção de novembro, quando (tal como em 1985) uma Onda de Calor completamente histórica e excepcional atinge todo o Cone Sul da América do Sul e todo centro-sul do Brasil, trazendo finalmente o recorde histórico de +38,0°C oficialmente no Mirante de Santana. Em 1985, SP e o Brasil teve um ano com outono e inverno bem frios, mas chegou novembro e pintou aquela onda de calor tenebrosa, com centenas de recordes históricos, inclusive no Mirante: 35,3°C em 15/11/1985. Estou torcendo imensamente pelos +38,0°C oficiais na convencional do Mirante não porque eu goste, MUITO pelo CONTRÁRIO, é um calor profundamente DESUMANO que ocasiona inúmeros danos à saúde e à vida de milhões de pessoas. Entretanto, desde 2015 as previsões já apontaram a chance de 38,0°C oficiais na cidade de SP (batendo os 37,8°C de 17/10/2014 no Mirante), todavia NUNCA se concretizou. Houve um dia em 2015, DOIS em 2020 e QUATRO em 2023, em absolutamente TODOS esses dias a mídia deu um enfoque ENORME à essa previsão de dia mais quente da história, para chegar na hora e a expectativa sempre frustrar e os jornalistas terem que admitir: "A previsão não se confirmou, mas faltou muito pouco". Como já faz MAIS DE 10 ANOS dos 37,8°C, eu torço para vim essa Onda de Calor que traga os +38,0° na convencional do Mirante, mas antes disso quero MUITO FRIO! Só quero esse calor mesmo para bater esse recorde. E que os modelos possam ACERTAR COM ANTECEDÊNCIA a previsão de DIA MAIS QUENTE DA HISTÓRIA PARA A MAIOR CIDADE E METRÓPOlE DA AMÉRICA latina! Embora torça especificamente por esse +38,0° na convencional do Mirante, tenho plena consciência da tragédia imensurável que o planeta inteiro se encontra e dos prejuízos que trará a milhões de pessoas. Mas em 2023, por exemplo, bateu +38,0°C em TODAS AS DEMAIS ESTAÇÕES da Capital (IAG, SESC-Interlagos), apenas a referência não. Então, se fez +38,0° em grande parte da cidade e afetou tanto a população, poderia ter dado esse +38,0°C logo no Mirante. Não ia ter afetado ninguém a mais, afinal não era para ter vindo essa bizarrice de 2023, mas já que veio que tivesse trazido o tão previsto 38°C. Também torço por uma Onda de Frio HISTÓRICA E EXTRAORDINÁRIA em 2025, nível 1955, 1975, 1994, 2013, 2016 e 2021. 2025 faz exatamente 70 anos da GRANDE ONDA DE FRIO DE 1955 (quando deu -2,1°C no Mirante) e 50 anos da de 1975! Poderia vim uma super mega Onda de Frio, que derrubasse o recorde de frio do SÉCUlO XXI do Mirante (3,5°C de 13/06/2016)! Queria que esse recorde de 3,5°C fosse batido por ampla margem, com 1,X°C oficilmente no Mirante. Daí em Novembro, exatamente 40 anos da assombrosa e histórica Onda de Calor de Novembro de 1985 viesse outra na vibe de 1985 que trouxesse o extraordinário +38,0°C na convencional do Mirante de Santana! Reconheço que estou sendo PROFUNDAMENTE EGOCÊNTRICO e até maldoso, tendo em vista o tanto que esses eventos extremos fazem as pessoas sofrerem e acarretam em mortes, então desde já: PERDÃO! Os +38,0°C só não vieram em 2023 porque a Onda de Calor em SP teve ventos continentais muito fortes, com intensas rajadas de Norte-Noroeste. Nessa configuração, como o Mirante de Santana fica bem próximo à Serra da Cantareira, o Mirante é um dos primeiros locais a receber o vento quente, ao passo que o IAG e o Interlagos recebem o vento de toda cidade, logo já com efeito da ilha de calor urbana. O vento que passa primeiramente pelo Mirante percorre toda cidade para só depois chegar à zona sul/sudeste (onde fica a estação do IAG e do SESC-Interlagos), portanto a ilha de calor faz o vento chegar mais aquecido nessas regiões. Situação completamente oposta quando o vento é de Sul, leste ou até Nordeste, quando a brisa marítima consegue entrar. Assim que a brisa entra na zona sul, a ilha de calor potencializa o aquecimento em direção à zona norte (onde fica o Mirante), dessa forma a temperatura dispara no Mirante antes da brisa chegar. Como é zona norte, a brisa demora mais para entrar do que no IAG (zona sul). Ademais, pesa o fato do Mirante ficar num topão, numa região altamente urbanizada (asfalto, prédios, pouca vegetação). Isso favorece a disparada da temperatura em dias de ausência de rajadas de vento (ou vento calmo), porque a zona urbana consegue absorver muito calor e aquecer o ar da região. Já sobre vento de Norte/Noroeste, caracterizado por INTENSAS RAJADAS, as madrugadas e noites ficam por demais de quentes em toda cidade, mas ainda pior na região do Mirante; porém, durante o dia o vento forte dificulta um pouco a absorção e redistribuição do calor pelos prédios, prejudicando o aquecimento muito acentuado. O fato do Mirante ficar num topão também pesa para dificultar o aquecimento em situações de ventos fortes. Teria que ter uma Onda de Calor com uma configuração de ventos predominante de nordeste, sul ou leste, semelhante ao obsevado em Fevereiro de 1984, Novembro de 1985, Janeiro de 1999, Fevereiro de 2014 e Outubro de 2014, quando a brisa entrava fraquíssima na maioria dos dias pelo fato do vento de Norte/Noroeste não ser o predominante e de não terem rajadas! Mirante subia bem mais que o IAG nesses eventos! Se a brisa entrasse, mesmo que fraquíssima, ficaria um pouco menos tenebroso que em 2023, com as madrugadas menos extremas de calor. Ou seja, daria os +38,0°C e a população sofreria ligeiramente menos à noite! Edited January 11, 2025 at 08:49 PM by Eugenio De Marco 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 11, 2025 at 09:26 PM Share Posted January 11, 2025 at 09:26 PM Em 11/01/2025 em 17:42, ricardosilva disse: Ninguém acerta sequer a previsão para 2-3 dias (e não é só aqui, na minha temporada recente na França vi divergências enormes entre vários sites para curto prazo) imagina então algo assim...Com essas mudanças climáticas creio que o trabalho de meteorologia será muito difícil de realizar nos próximos anos, mesmo com avanços computacionais, tudo está muito instável no planeta, respeito quem tem a coragem de dar uma previsão, mesmo que erre...faz parte. --- Aqui em São Paulo fez sol pela manhã, nublou de tarde e tem chuviscos esporádicos e quase imperceptíveis na zona oeste, no CGE da Lapa temos 22,7°C após uma máxima agradável de 28,1°C. eu também, eu mal consigo prever o que preciso comprar no supermercado, volta e meia esqueço de algo, ou volto com algum alimento cancerígeno desnecessário 2 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 11, 2025 at 09:29 PM Share Posted January 11, 2025 at 09:29 PM Vento E e SE e mais nuvens garantiram ótima máxima de 27,5°! Agora tenho 24,9° com 69%. Segue um dos vídeos de hoje. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 11, 2025 at 09:31 PM Share Posted January 11, 2025 at 09:31 PM Em 11/01/2025 em 18:29, Marcos disse: Vento E e SE e mais nuvens garantiram ótima máxima de 27,5°! Agora tenho 24,9° com 69%. Segue um dos vídeos de hoje. eu achei que seria bem pior hj, por causa da tendência dos últimos 3 dias, e no fim fomos brindados com um calor até tranquilo pra janeiro e já tinha começado bem pela manhã, muitas nuvens e um vento bem agradável, demorou para aquecer parece que amanhã será bom tb, com mais cobertura de nuvens. se o calor previsto pra próxima semana der alguma "quebrada", para evitar uma onda de calor, seria interessante. Tipo se aparecer algum dia mais nublado no meio da.semana 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 11, 2025 at 09:51 PM Share Posted January 11, 2025 at 09:51 PM (edited) @Rodolfo AlvesSem problemas. Embora não concorde de ficar insistindo no nisso aqui no espaço, procurarei ignorar. Não irei mais comentar à respeito. @Eclipse POAApesar da baixa movimentação (o que é normal entre outubro e março), o tópico monitoramento está excelente, um ambiente agradável e saudável. Então, acho que não vale a pena ressuscitar essas coisas. Vamos manter assim que está bom demais. Mas, como dizia um usuário antigo daqui do espaço que é (ou era) de Poa: Paro por aqui hehe ------- Imagens do satélite do Brasil nesse começo de noite. Topo de nuvens Vapor realçado Edited January 11, 2025 at 10:05 PM by Daniel85 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 11, 2025 at 10:08 PM Share Posted January 11, 2025 at 10:08 PM Em 11/01/2025 em 18:51, Daniel85 disse: @Rodolfo AlvesSem problemas. Embora não concorde de ficar insistindo no nisso aqui no espaço, procurarei ignorar. Não irei mais comentar à respeito. @Eclipse POAApesar da baixa movimentação (o que é normal entre outubro e março), o tópico monitoramento está excelente, um ambiente agradável e saudável. Então, acho que não vale a pena ressuscitar essas coisas. Vamos manter assim que está bom demais. Mas, como dizia um usuário antigo daqui do espaço que é (ou era) de Poa: Paro por aqui hehe ------- Imagens do satélite do Brasil nesse começo de noite. Topo de nuvens Vapor realçado sim, era tudo brincadeira, sem a intenção de ofender ninguém:-) abraço 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 11, 2025 at 10:11 PM Share Posted January 11, 2025 at 10:11 PM 19:10 e temos SOL CHUPEM ESSA LATITUDES INFERIORES 2 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 11, 2025 at 11:31 PM Share Posted January 11, 2025 at 11:31 PM Em 11/01/2025 em 13:20, Eclipse POA disse: e talvez emende até fevereiro, vi agora no tempo.com acho q ferrou de vez a tendência infelizmente se mantém nessa saída da noite no tempo.com onda de calor na próxima semana, com refresco de dois dias levando a outra onda de calor na direção de fevereiro Será uma segunda quinzena bem diferente da primeira na RMPOA 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 12, 2025 at 01:17 AM Share Posted January 12, 2025 at 01:17 AM Em 11/01/2025 em 20:31, Eclipse POA disse: a tendência infelizmente se mantém nessa saída da noite no tempo.com onda de calor na próxima semana, com refresco de dois dias levando a outra onda de calor na direção de fevereiro Será uma segunda quinzena bem diferente da primeira na RMPOA Isso vai ser determinante para eu ficar ou sair de POA. Não suporto mais os calorões daqui. Me deprime, ainda mais com esse sol estourado. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 12, 2025 at 01:17 AM Share Posted January 12, 2025 at 01:17 AM Agora 22,1° com 80%. Vídeo no alto do Morro da Pedra Redonda. Estava bem ameno. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tstorm Posted January 12, 2025 at 01:29 AM Share Posted January 12, 2025 at 01:29 AM Algumas atualizações sobre os últimos 3 dias em Queimada Nova. Na quinta (9), tive chuva pelo terceiro dia consecutivo. Foram 11,3 mm em uma chuva rápida no ínicio da manhã aqui no sítio. Na zona urbana, não choveu. Ontem (10), não choveu e não ocorreu nada relevante por perto. Hoje (11), a chuva voltou. Foi um dia bem característico de ZCAS, com chuva fraca durante vários momentos do dia e praticamente nada de sol. O acumulado do dia foi baixo: 4,6 mm. São 50,5 mm em janeiro. Com o tempo encoberto e chuvoso tive máxima de 27,3ºC, a menor do mês/ano. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tstorm Posted January 12, 2025 at 01:58 AM Share Posted January 12, 2025 at 01:58 AM Muita chuva nos últimos 2 dias entre o recôncavo baiano e o estado de Pernambuco. Dentre toda essa área atinginda, vou destacar 2 eventos que ocorreram no sertão de Pernambuco. O primeiro ocorreu em São José do Belmonte, precisamente no distrito de Bom Nome (amo esse nome kkk), onde caíram 152,8 mm na madrugada de ontem (10). Hoje (11) a tarde, choveu 111,7 mm em Bodocó, sertão do Araripe. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 12, 2025 at 02:09 AM Share Posted January 12, 2025 at 02:09 AM São Paulo voltando a ter uma noite com muitas nuvens devido a infiltração marítima, após uma noite de sexta com tempo mais aberto. As temperaturas estão menos baixas em relação ao mesmo horário de ontem. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 12, 2025 at 12:01 PM Share Posted January 12, 2025 at 12:01 PM Em 11/01/2025 em 09:28, Eclipse POA disse: Isso me lembrou de quando tive a infelicidade de me casar com uma viúva. Ela tinha uma filha. Se eu soubesse, nunca teria feito isso. Meu pai, para piorar a situação, era viúvo. Ele se apaixonou e casou com a filha da minha esposa, então minha esposa era sogra do sogro dele, minha enteada virou minha mãe e meu pai ao mesmo tempo foi meu genro. Pouco depois, minha madrasta trouxe ao mundo um menino, que era meu irmão, mas ele era neto da minha esposa, então eu era avô do meu irmão. Com o passar do tempo, minha esposa trouxe ao mundo um homem que, por ser irmão de minha mãe, era cunhado de meu pai e tio de seus filhos. Minha esposa era sogra de sua filha. Eu, porém, sou o pai da minha mãe, e meu pai e sua esposa são meus filhos. Além disso, sou meu próprio avô. A questão do casamento é o que menos importa, porém,...Ver mais Acho q nunca ri tanto numa manhã de domingo 😂😭😂 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted January 12, 2025 at 12:27 PM Share Posted January 12, 2025 at 12:27 PM (edited) Em 11/01/2025 em 12:47, Rodolfo Alves disse: Muito boa a tabela!! Aproveito para postar a evolução da população urbana da RM São Paulo, desde 1940. Vejam que interessante também. Edited January 12, 2025 at 12:27 PM by sjmolive 5 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 12, 2025 at 12:40 PM Share Posted January 12, 2025 at 12:40 PM Em 11/01/2025 em 17:21, Eugenio De Marco disse: Reconheço que estou sendo PROFUNDAMENTE EGOCÊNTRICO e até maldoso, tendo em vista o tanto que esses eventos extremos fazem as pessoas sofrerem e acarretam em mortes, então desde já: PERDÃO! Bom dia, Ingênuo Desnecessário o pedido de perdão. Aqui ninguém é santo, com raríssimas exceções (os q já foram dessa pra melhor, ou pior), todos já sonharam e ainda sonham com o dia em q o Mirante terá mínima de -4,4°C e máxima de -0,3°C com 8 cm de neve em plena Av Paulista, seguido de uma manhã limpa com -6,1°C. Esse dia não irá chegar, óbvio. Mais fácil é chegar em 40,4°C com mínima de 26,8°C num determinado dia de verão antes de 2027, outro dia muito sonhado por muitos aqui, pois o legal da vida é ver circo pegar fogo. Possivelmente haverão outros comentários de colegas (ainda vivos) na sequência.. Abraço, Eugenio 5 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted January 12, 2025 at 01:31 PM Share Posted January 12, 2025 at 01:31 PM 🌤️🌥️🌥️☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 33,81°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa Mínima até o momento: 9,2°C↓ no Morro das Torres (Morro da Igreja offline) Menor máxima: 14,8°C em BJS/Rio do Rastro Eco Resort e SJ/Cruzeiro/Quinta dos Montes (Morro da Igreja offline) Precipitação máxima: 34 mm em Tangará/Marari > Ontem dia teve algumas máximas baixas mais ao leste. Dentro do normal, das menores máximas que ocorrem em Janeiro todos os anos. > Em alguns destes pontos, talvez a menor máxima até o final de Março. > O Domingo já tem mais sol e temperaturas maiores. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 12, 2025 at 02:10 PM Share Posted January 12, 2025 at 02:10 PM Manhã de sol entre nuvens em São Paulo Temperaturas no momento. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 12, 2025 at 02:15 PM Share Posted January 12, 2025 at 02:15 PM Em 11/01/2025 em 22:29, Tstorm disse: Poético, me encantou. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 12, 2025 at 02:22 PM Share Posted January 12, 2025 at 02:22 PM Em 10/01/2025 em 13:18, Leandro A M Leite disse: Porto Murtinho vive seu eterno setembro, ontem foi a 41,2ºC, e UR 14%. ... e o sol quarando nossas roupas no varal... ...tu vens, tu vens... 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted January 12, 2025 at 03:10 PM Share Posted January 12, 2025 at 03:10 PM Em 12/01/2025 em 11:22, Carlos Campos disse: ... e o sol quarando nossas roupas no varal... ...tu vens, tu vens... É um milagre essa região da Baixada Pantanense , ainda não ter passado dos 45 graus em algum momento. Potencial de calor , essa região tem de sobra... 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 12, 2025 at 04:03 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:03 PM A Org Meteorológica Mundial acaba de incluir seu relatório reiterando 2024 como o ano mais quente da história será que a La Niña conseguirá dar uma segurada temporária nisso? 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted January 12, 2025 at 04:43 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:43 PM Segue 2025 sem falhas 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:50 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:50 PM Boa tarde! Vou relatando aqui como esteve o tempo em Buenos Aires nestes primeiros dias de 2025: Quarta (01/01): Mínima: 23°C Máxima: 32,5°C Chuva: 6 mm Depois de um dezembro com desvio de -1,2°C, janeiro comecou quente. O ano virou com 25,1°C e a madrguada toda esteve em 24-25°C. Durante o dia, céu parcialmente nublado, muito calor e abafamento, com sensacao térmica que superou os 36 graus! Tivemos algumas pancadas de chuva no fim da tarde, inclusive com granizo em alguns bairros, e foi aí que o OCBA registrou a mínima do dia. Mas depois o sol voltou a aparecer e a temperatura subiu para 27°C às 20h. 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:53 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:53 PM Buenos Aires na quinta (02/01): Mínima: 20,6°C Máxima: 32,8°C Dia ensolarado e muito quente, mas com vento e baixa URA (chegou a 26% às 19h), impedindo que a sensacao de calor fosse maior. A partir da tarde o vento passou a soprar de sudoeste e a noite já foi bem mais agradável. 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:54 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:54 PM Buenos Aires na sexta (03/01): Mínima: 17°C Máxima: 28,9°C Dia ensolarado, seco e com um pouco de vento. Agradável de manha e à noite e calor leve durante o dia. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:55 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:55 PM Buenos Aires no sábado (04/01): Mínima: 15,2°C Máxima: 26°C Dia ensolarado e com temperatura muito agradável. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:56 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:56 PM Buenos Aires no domingo (05/01): Mínima: 18,7°C Máxima: 25,4°C Dia de sol, algumas nuvens, vento do rio e temperatura muito agradável. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 04:58 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:58 PM Buenos Aires na segunda (06/01): Mínima: 19,4°C Máxima: 28,5°C Dia de sol, céu parcialmente nublado, calor leve e vento do rio. Esteve bem seco à tarde, com URA mínima de apenas 18%!! Pra Buenos Aires é realmente muito baixa. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 12, 2025 at 04:59 PM Share Posted January 12, 2025 at 04:59 PM Em 12/01/2025 em 11:22, Carlos Campos disse: ...tu vens, tu vens... 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:01 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:01 PM Buenos Aires na terca (07/01): Mínima: 20,8°C Máxima: 30°C Dia de sol, poucas nuvens e vento do rio. A partir desse dia comecou uma sequencia que promete ser muito longas de mínimas acima de 20°C e máximas acima de 30°C. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:02 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:02 PM Buenos Aires na quarta (08/01): Mínima: 21,9°C Máxima: 30,9°C Dia de sol, tempo seco e muito calor. Algumas nuvens no fim da tarde. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:04 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:04 PM Buenos Aires na quinta (09/01): Mínima: 21,8°C Máxima: 31,9°C Dia ensolarado e muito seco, com URA mínima de 24%. Muito calor. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:05 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:05 PM (edited) Buenos Aires na sexta (10/01): Mínima: 22,4°C Máxima: 32°C Ensolarado de manha, algumas nuvens à tarde. Bastante quente já, mas ainda amenizado um pouco pelo vento leste, do rio. Edited January 12, 2025 at 05:06 PM by Fábio De Nittis 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:07 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:07 PM Buenos Aires ontem: Mínima: 22,2°C Máxima: 30°C Dia ensolarado e quente, mas por sorte com vento soprando do rio e umidade ainda baixa. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:12 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:12 PM Janeiro em Buenos Aires até agora: Média das mínimas: 20,3°C (+ 0,1°C) Média das máximas: 29,9°C (- 0,2°C) Média simples: 25,1°C (- 0,1°C) Precipitacao acumulada: 6 mm (4,4% da média) Estamos na média de temperaturas, mas passaremos a estar acima esta semana, devido à primeira onda de calor deste verao. Vai estar terrível entre amanha e sexta, segundo o SMN: Mais a longo prazo as previsoes tem variado muito. A última rodada aponta a volta da normalidade, alternando calor com períodos mais frescos: 7 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted January 12, 2025 at 05:14 PM Share Posted January 12, 2025 at 05:14 PM O domingo vai sendo ensolarado em Buenos Aires. Faz 28,4°C, com URA de 45% e vento leste a 9 km/h, impedindo maior elevacao da temperatura. A máxima prevista para hoje, segundo o SMN, é de 30°C. O sol nasceu às 5h53 (já perdemos 20 minutos de claridade de manha, comparado a dezembro) e se poe às 20h09. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted January 12, 2025 at 07:24 PM Share Posted January 12, 2025 at 07:24 PM Uma onda de calor pra eu acompanhar de camarote: https://metsul.com/bolha-de-calor-com-ate-42oc-se-expande-e-trara-tardes-escaldantes/ 2 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted January 12, 2025 at 07:28 PM Share Posted January 12, 2025 at 07:28 PM (edited) Coitado do Paraguai, não escapa de nenhuma onda de calor, nem das do Brasil Central no fim do inverno e começo da primavera, nem das do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina no verão, aliás, é de lá que se origina a famosa MTC, que se desloca no inverno e primavera para as latitudes baixas, e no verão para as latitudes médias. Edited January 12, 2025 at 07:29 PM by Leandro A M Leite 2 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted January 12, 2025 at 07:56 PM Share Posted January 12, 2025 at 07:56 PM (edited) Em 12/01/2025 em 09:40, Carlos Campos disse: Bom dia, Ingênuo Desnecessário o pedido de perdão. Aqui ninguém é santo, com raríssimas exceções (os q já foram dessa pra melhor, ou pior), todos já sonharam e ainda sonham com o dia em q o Mirante terá mínima de -4,4°C e máxima de -0,3°C com 8 cm de neve em plena Av Paulista, seguido de uma manhã limpa com -6,1°C. Esse dia não irá chegar, óbvio. Mais fácil é chegar em 40,4°C com mínima de 26,8°C num determinado dia de verão antes de 2027, outro dia muito sonhado por muitos aqui, pois o legal da vida é ver circo pegar fogo. Possivelmente haverão outros comentários de colegas (ainda vivos) na sequência.. Abraço, Eugenio Tem cabimento achar que no futuro os extremos anuais serão 15ºC/45ºC em Cuiabá e 10ºC/40ºC em Sampa, e Sampa se tornar tão quente quanto Cuiabá outrora? O único ano sem sub-15 em Cuiabá e sub-10 no Mirante em Sampa foi 2015 com Super El Niño, e ambas não têm, respectivamente, 45ºC e 40ºC, e nessa década Sampa registrou tardes sub-10 em 2020, 2021 e 2022, e 2021 teve ainda 4ºC no Mirante, já 2023 teve máxima ou máxima diurna sub-15 por três dias seguidos em junho em Cuiabá, e, passado o El Niño e reestabelecida a estação chuvosa, a distopia se afastou do MT. Edited January 12, 2025 at 08:12 PM by Leandro A M Leite 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted January 12, 2025 at 08:06 PM Share Posted January 12, 2025 at 08:06 PM (edited) Em 12/01/2025 em 09:40, Carlos Campos disse: Bom dia, Ingênuo Desnecessário o pedido de perdão. Aqui ninguém é santo, com raríssimas exceções (os q já foram dessa pra melhor, ou pior), todos já sonharam e ainda sonham com o dia em q o Mirante terá mínima de -4,4°C e máxima de -0,3°C com 8 cm de neve em plena Av Paulista, seguido de uma manhã limpa com -6,1°C. Esse dia não irá chegar, óbvio. Mais fácil é chegar em 40,4°C com mínima de 26,8°C num determinado dia de verão antes de 2027, outro dia muito sonhado por muitos aqui, pois o legal da vida é ver circo pegar fogo. Possivelmente haverão outros comentários de colegas (ainda vivos) na sequência.. Abraço, Eugenio Nem no Brasil Colônia, quando o mundo ainda vivia a PEG, São Paulo teve -4,4ºC/-0,3ºC e neve cobrindo a cidade, não há registros documentados disso, mas sim, era uma vila de clima frio, até por isso que na época São Paulo era a região mais pobre do Brasil, enquanto o Nordeste era a região mais rica por conta do açúcar. Edited January 12, 2025 at 08:07 PM by Leandro A M Leite 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 12, 2025 at 08:13 PM Share Posted January 12, 2025 at 08:13 PM Mais um dia com pouca chuva no estado de SP. Imagem do satélite 4 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted January 12, 2025 at 10:23 PM Share Posted January 12, 2025 at 10:23 PM Noite de chuva em diversos pontos do sertão da Paraíba. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted January 12, 2025 at 10:38 PM Share Posted January 12, 2025 at 10:38 PM (edited) Hoje foi um dia de janeiro agradável, amanhecendo com 19.0 graus e a tarde fez 29.1 graus, com sol, vento e nebulosidade. Amanhã ainda não deverá fazer calor, mas de quarta a sábado teremos 4 dias de calorão e possíveis pancadas de chuva de verão, devendo voltar ao normal no próximo domingo. Agora faz agradáveis 23.8 graus com uma brisa, enquanto no oeste e noroeste do estado, 29/30 graus. Edited January 12, 2025 at 10:41 PM by Edison Bocorny Jr 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 12, 2025 at 11:37 PM Share Posted January 12, 2025 at 11:37 PM Em 12/01/2025 em 19:38, Edison Bocorny Jr disse: Hoje foi um dia de janeiro agradável, amanhecendo com 19.0 graus e a tarde fez 29.1 graus, com sol, vento e nebulosidade. Amanhã ainda não deverá fazer calor, mas de quarta a sábado teremos 4 dias de calorão e possíveis pancadas de chuva de verão, devendo voltar ao normal no próximo domingo. Agora faz agradáveis 23.8 graus com uma brisa, enquanto no oeste e noroeste do estado, 29/30 graus. esse print é pra Novo Hamburgo? Se sim, atualizaram lá. E veio bem pior. 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted January 12, 2025 at 11:46 PM Share Posted January 12, 2025 at 11:46 PM (edited) Infelizmente a primeira tragédia de maiores proporções no mês de janeiro em MG aconteceu nesta madrugada de sábado para domingo (12/01/2025) na cidade de Ipatinga, no vale do Rio Doce. Deslizamentos e enchentes resultaram até então em 9 mortes e outros desaparecidos. Segundo informações da Defesa Civil do município, o acumulado na madrugada chegou a impressionantes 204 mm. Anteriormente a informação era de cerca de 80 mm em 1 hora de chuva na cidade, mas foi corrigida. Na estação automática de Timóteo, cidade vizinha a Ipatinga, o total na madrugada chegou a 108 mm. Interessante observar que no momento da tempestade não havia nenhum grande sistema atuando na região. Foi uma "pancada de verão" repentina que se formou no local. Edited January 12, 2025 at 11:52 PM by RafaelBHZ 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted January 13, 2025 at 12:08 AM Share Posted January 13, 2025 at 12:08 AM Sobre a RMBH, não tenho postado com muita frequência, mas vou dar a minha opinião de certa forma retroativa. A maior parte de 2024, sobretudo o outono/inverno foram tão ruins que estou achando o período entre outubro/2024 e este mês de janeiro/2025 o mais agradável aqui na capital desde o inverno de 2023. Por mais que as mínimas eram inferiores no inverno de 2024, as tardes em geral foram marcadas por altas temperaturas. Consequentemente, os horários em que a população está mais ativa ao longo do dia, não foram tão agradáveis como estão sendo nesta primavera/verão devido a cobertura frequente de nuvens e às chuvas. Pode parecer esquisito para quem mora nas latitudes subtropicais, mas não é algo tão incomum por aqui. Na verdade acredito que seja até o padrão de boa parte do país, um verão com dias mais amenos do que o inverno devido à umidade. Não tenho grandes expectativas para 2025, mas pior do que tava, acredito que não fica. (Sai zika!). ----------------------- No momento, chove forte aqui em casa nesta noite de domingo, em mais um dos tantos dias com registro de precipitação nesta temporada. 23°C a temperatura. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted January 13, 2025 at 12:14 AM Share Posted January 13, 2025 at 12:14 AM Em 12/01/2025 em 20:37, Eclipse POA disse: esse print é pra Novo Hamburgo? Se sim, atualizaram lá. E veio bem pior. Atualizado 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 13, 2025 at 12:50 AM Share Posted January 13, 2025 at 12:50 AM A noite deste domingo está sendo um CTRL+C CTRL+V das noites anteriores em São Paulo. Aliás, é incrível a sequência dessas noites com teto baixo devido a infiltração marítima nesses primeiros 12 dias de 2025 na capital paulista. Temperaturas no momento (também um repeteco em relação aos dias anteriores). 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts