Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

The Weather Channel apontando chuva durante dia inteiro para quinta-feira (9) em Fortaleza. 

Mais fácil esta bela galinha sair dessa escola declamando Camões. 

5 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Galinha dentro de uma escola abandonada20200104_103457.thumb.jpg.e19113d6712c9d1354faf2fa777f7efb.jpg

• Like 1
  • Haha 4

Início de noite com temperaturas amenas em São Paulo.

18-20 graus nas estações do CGE.

Caija7i.png

Radar de São Roque mostra poucas áreas de chuva no leste paulista neste momento.

ePYfmtW.jpg

• Like 3

46 minutos atrás, Renan disse:

Do que eu me lembre de ZCAS "raiz", elas deixavam o tempo completamente encoberto, com nevoeiro e chuva de fraca a moderada intensidade de forma constante, e forte em alguns momentos. As temperaturas máximas facilmente ficavam próximas ou abaixo dos 20 graus, eram dias friozinhos até. E esse padrão durava uns 3 a 5 dias consecutivos, no mínimo.  

Sim...nos anos 2000 eu me lembro de dias a fio em janeiro com chuva sem parar e friozinho...

Mas será que agora nesse novo padrão climático voltaremos a ver isso nos anos 20? Quero ter esperança...

• Like 5

12 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

“Muro” no Nordeste:

ED1554B5-D83F-4D8D-9DCB-50D0132E43D2.thumb.jpeg.925b68389b896007dee645df4f350090.jpeg

Pena que a maior parte é média/alta. 

• Like 3

1 minuto atrás, CloudCb disse:

Pena que a maior parte é média/alta. 

Sim 😫 aqui foi o dia inteiro assim e amanhã provavelmente será a mesma coisa:

EEE024BD-6F02-4C67-951A-177CFA19C8E7.thumb.jpeg.0e8088287c68acc28d78ff027fc81ae8.jpeg

• Like 3

Posted (edited)
3 horas atrás, Wagner97 disse:

A chuva que cai de lugar nenhum 😂alguém explica?? 🤔

Uma vez, há bastante tempo, presenciei algo parecido...

Se formou uma pancada muito isolada, dava para ver a cortina de chuva caindo à distância de uma nuvem super isolada em meio ao céu azul.  Com o passar do tempo, a nuvem foi se deslocando para onde eu estava ao mesmo tempo que se dissipava aos poucos.  Quando começou a chover no meu local, a nuvem praticamente não existia mais, mas ainda caía alguma água; no final das contas nuvem se esvaiu completamente em chuva.  Não é muito comum mas acontece.

Mudando de assunto, concordo plenamente que a atual zona de convergência passa longe de ser uma "ZCAS raiz" (dessas que provocam chuva em grandes áreas dia e noite, dependendo menos do ciclo diurno); para isso, na melhor das hipóteses, vamos ter que esperar até o meio do mês e torcer para que se concretize mesmo este cenário que foi levantado por alguns modelos.  Por outro lado, estas previsões de chuva com antecedência não têm credibilidade alguma (tanto no posicionamento quanto nos volumes), já previram uma profusão de "ZCAS raiz" desde o início do passado e nenhuma se formou.  Sou extremamente cínico quanto a rodadas de modelos para mais de 3/4 dias, especialmente no verão.

Por enquanto, minha resposta ao Renan sobre "ZCAS raiz" seria essa (torcendo para que eu esteja errado, pois elas são extremamente úteis):

isso-no-te.jpg

O Rio teve um dia de muitas nuvens com momentos de mormaço, e agora chove muito fraco em alguns pontos da RM.  Nada mais a comentar hoje, um dia 100% esquecível.

Edited by Wallace Rezende
  • Like 8
  • Haha 4

A partir do dia 6, acabou o tempo fresco para cá. As noites voltarão a ser quentes, bem acima da média, e não deve ser por pouco tempo. A média das mínimas deve ir pro espaço. Vai me lembrar direitinho o clima de BH, mínimas em torno de 20/19 e máximas variando muito, entre 26 e 30, e tempo instável. O Euro tá prevendo um resfriamento no dia 12, uma língua de ar frio, mas foi a rodada pioneira. Chuva está ok.

• Like 2
  • Sad 1

2 minutos atrás, Nowcasting disse:

Tem uma LI vindo pra ca

524DE345-B24F-4B19-9F57-2BB92CFF819B.thumb.gif.e74e92c7e983224b1c0dd7d0c7ceaa34.gif

Nowcasting,

ia comentar nesse instante, da área avançando do oeste em direção a BH.Acabei de ver o jornal Nacional e fui consultar os radares.

Tem uma área de chuvas avançando da Zona da Mata em direção ao Noroeste do Rio.Aqui em Laje do Muriaé, céu encoberto parecendo que tem um lençol branco/amarelado claro.

Vi na imagem de satélite do Inpe de 20 h 50 as nuvens avançando da Zona da Mata para cá

• Like 3

Posted (edited)
34 minutos atrás, Guto Cesar disse:

A partir do dia 6, acabou o tempo fresco para cá. As noites voltarão a ser quentes, bem acima da média, e não deve ser por pouco tempo. A média das mínimas deve ir pro espaço. Vai me lembrar direitinho o clima de BH, mínimas em torno de 20/19 e máximas variando muito, entre 26 e 30, e tempo instável. O Euro tá prevendo um resfriamento no dia 12, uma língua de ar frio, mas foi a rodada pioneira. Chuva está ok.

Se aqui tivesse o vento do litoral eu sinceramente não daria a mínima.

passei mínimas de 24° sem sofrimento, só ontem de noite que foi difícil.

mas a casa estava toda fechada e a minha tia não queria abrir.

aqui eu dormiria com tudo aberto e daria pra viver.

o calor aqui em Curitiba é mais sofrido.

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 2

Posted (edited)
4 horas atrás, Enio Rezende disse:

Sim...nos anos 2000 eu me lembro de dias a fio em janeiro com chuva sem parar e friozinho...

Mas será que agora nesse novo padrão climático voltaremos a ver isso nos anos 20? Quero ter esperança...

Tivemos esse tipo de ZCAS várias vezes entre 2008 e 2011, ocorreram em 2013 e 2016. De lá pra cá, foram inúmeras ZCOUs e algo entre as duas (como essa agora), mas nenhuma de fato como de costume.

No entanto, creio que elas voltarão a ocorrer, pois mudanças de padrão ocorrem "sem avisar": ninguém imaginava tanta chuva por aqui nesse começo de ano e, em 2016, aquela ZCAS chegou "do nada" também.

A propósito, a LI chegou aqui e chove com raios e intensas trovoadas nesse momento em BH.

19°C

Edited by LeoP
  • Like 6

1 minuto atrás, Matheus Vinicius disse:

Curitiba tendo uma noite "fria" para janeiro. 

Screenshot_20200104-224733_1.jpg

Aqui na janela de casa 15,3°C agora, mas tem nuvens chegando. O vento estava de SE e virou pra E. Vamos torcer!

• Like 2

1 hora atrás, LeoP disse:

Tivemos esse tipo de ZCAS várias vezes entre 2008 e 2011, ocorreram em 2013 e 2016. De lá pra cá, foram inúmeras ZCOUs e algo entre as duas (como essa agora), mas nenhuma de fato como de costume.

No entanto, creio que elas voltarão a ocorrer, pois mudanças de padrão ocorrem "sem avisar": ninguém imaginava tanta chuva por aqui nesse começo de ano e, em 2016, aquela ZCAS chegou "do nada" também.

A propósito, a LI chegou aqui e chove com raios e intensas trovoadas nesse momento em BH.

19°C

Bom, pelo menos na capital em si os acumulados já são de ZCAS raiz. Pena que não está tão generalizada como parecia. 

• Like 4

4 horas atrás, Felipe S Monteiro disse:

Não poderia ser insetos pulando na superfície da água?

Não era, te juro. Dava pra ver a chuva caindo do céu...

• Like 1

20 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Em São Luís/MA choveu absurdos 2.737mm em 2019. Nesses 4 primeiros dias de 2020 já foram 60mm acumulados.

Lucas Venturini,

na estação automática de Belém, o acumulado de 2019, passou de 4000 mm

• Like 3

Posted (edited)
25 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

Em São Luís/MA choveu absurdos 2.737mm em 2019. Nesses 4 primeiros dias de 2020 já foram 60mm acumulados.

Por favor, poderia informar o acumulado de 2019 de Fortaleza? O site da FUNCEME tá desatualizado e o BDMEP ainda não colocou dezembro 😴

Edited by Pedro Victor P.

15 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Por favor, poderia informar o acumulado de 2019 de Fortaleza? O site da FUNCEME tá desatualizado e o BDMEP ainda não colocou dezembro 😴

A convencional de Fortaleza ficou sem dados em dezembro, não sei se por férias do observador ou algum outro motivo, mas por sorte a automática (que fica ao lado) funcionou normalmente, e registrou 58,8 mm no mês até 12 UTC do dia 31.

Somando os dados da convencional até novembro (mês mais seco, com 2,8 mm) mais a automática em dezembro, o total anual foi de 2064,9 mm, um ano muito bom para chuvas por aí, pena que no interior do estado a história foi outra.

• Like 1
  • Thanks 1

26 minutos atrás, marinhonani disse:

Lucas Venturini,

na estação automática de Belém, o acumulado de 2019, passou de 4000 mm

Sim, Belém é a capital mais chuvosa do Brasil, lá chove todos os dias.

As capitais mais chuvosas do Brasil em precipitação total acumulado são: Belém, Macapá, Manaus, Recife, Porto Velho e São Luís. As duas que menos chovem são o Rio de Janeiro e Vitória.

• Like 1

7 minutos atrás, Wallace Rezende disse:

A convencional de Fortaleza ficou sem dados em dezembro, não sei se por férias do observador ou algum outro motivo, mas por sorte a automática (que fica ao lado) funcionou normalmente, e registrou 58,8 mm no mês até 12 UTC do dia 31.

Somando os dados da convencional até novembro (mês mais seco, com 2,8 mm) mais a automática em dezembro, o total anual foi de 2064,9 mm, um ano muito bom para chuvas por aí, pena que no interior do estado a história foi outra.

2019 foi um ano de chuvas muito intensas no litoral do Ceará (e também de outros estados do Nordeste). O interior vai precisar de um ou mais anos bastante acima da média, estilo 2009, para se recuperar de uma década quase ininterrupta de seca. 

• Like 1

Posted (edited)
41 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

2.064mm acumulado em 2019. Um acréscimo de 22% acima da média história da cidade.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 1
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.