Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2021


Recommended Posts

> A Sexta foi de tempo nublado na maior parte de SC;

> Houve duas máximas sub-10: 9,8°C no Rio do Rastro e 9,85°C no Morro das Torres;

> Mínima de 1,8°C em Urubici/Jararaca;

> Máxima de 23,9°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa;

> No baixo/médio Vale, máximas entre 17°C e 20°C e 0 a 1 mm.

 

> O Sábado foi parecido com Sexta, com mais sol em algumas áreas;

> Máxima de 8,5°C no Morro da Igreja e 9,1°C no Rio do Rastro;

> Mínima de 1,8°C na Terra do Gelo/Bom Jardim da Serra;

> Máxima de 27,6°C na Linha Catres/Mondaí;

> Máximas entre 16°C e 18°C no Vale do Itajaí, com mais chuva que ontem, de 0 a 4 mm.

 

A tendência que o tempo continue mais ou menos assim nos próximos dias, sempre com elevação de temperatura. Há previsão de chuva todos os dias até dia 7 de Setembro no Vale do Itajaí, entretanto, com acumulado muito baixo. Insuficiente para matar a vontade de uma boa chuva que não vem há tempos.

Edited by Moretão
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel85 disse:

Maravilha!

Além do volume excelente, ele também foi generalizado e atingiu o Cantareira e o norte da Grande SP (que sofrendo aquelas queimadas no final de semana passado que trouxeram a chuva de fuligem).

Felizmente aqueles baixos volumes que vinha sendo previstos não se confirmaram (apenas no sul da região que os volumes seriam maiores).

 

Bom que choveu também nas bacias dos rios que alimentam o Sistema Cantareira.

O aumento da vazão dos rios que alimentam as represas é importante para na recuperação dos volumes armazenados.

Embora, como estava muito seco, grande parte da chuva deve ter sido absorvida pelo solo, sobrando pouco para os rios.

Mas... já é um alento.

 

As chuvas pararam no início da tarde na capital paulista.

E o céu permaneceu nublado.

 

Mirante: 14,0°C / 16,9°C

Interlagos: 13,8°C / 17,1°C

IAG: 13,8°C / 16,9°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel85 disse:

Instabilidades provocando chuvas no MS desde, ao menos, o meio da tarde deste sábado.

Uma ótima notícia. Nos últimos anos, este estado também tem sido bastante assolado pelas queimadas entre o fim de inverno e início de primavera.

 

Imagem do radar das 18:27

i2tS8Fj.jpg

 

 

Imagem do satélite das 18:10

KDSxRE0.jpg

Essas imagens de satélite estão mesmo no horário mostrado? Pois quando vejo pra determinado dia a das 17 horas do MT (18 h de Brasília) tá adiantada, pois a área escura já avançou, já a de 8 horas (9 h de Brasília) tá atrasada, pois a área escura ainda não recuou, estou falando do Ventusky.

Edited by Leandro Leite
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Leandro Leite disse:

Essas imagens de satélite estão mesmo no horário mostrado? Pois quando vejo pra determinado dia a das 17 horas do MT (18 h de Brasília) tá adiantada, pois a área escura já avançou, já a de 8 horas (9 h de Brasília) tá atrasada, pois a área escura ainda não recuou, estou falando do Ventusky.

Esse site que eu acesso não é o Ventusky, mas sim este link: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/

De fato mostra que escurece mais cedo que o horário real. Acredito que isso ocorre, já que se trata de uma simulação do horário do anoitecer.

 

-----------------------------------

Noite segue com céu bastante nublado em São Paulo.

As temperaturas nas estações de CGE NÃO MUDARAM em relação ao início da tarde. Ainda continuamos com 14-16 graus.

Na verdade, elas subiram no meio da tarde e depois caíram voltando ao mesmo nível.

 

M65g7ef.png

 

8Rdt8Ft.png

 

FvQsxI5.png

 

Er3uH5K.png

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

DEPOIS DE UMA MADRUGADA COM CHUVAS FRACAS, DIA COMEÇA CHUVOSO POR AQUI.

 

2015380425_Screenshot_20210829-074706_SamsungInternet.thumb.jpg.66c1b4203d1fae8d92635ae521c24732.jpg

 

117475529_Screenshot_20210829-074626_SamsungInternet.thumb.jpg.dfaa315f1a4ff280167af3e8afdfc3b9.jpg

 

ONTEM NÃO TIVEMOS SOL, CHOVEU FRACO A MODERADO PELA MANHÃ E INÍCIO DE TARDE. TEMPERATURA FICOU BEM AMENA, VARIANDO ENTRE 16.4°C E 23.8°C. ONTEM A TARDE O QUE CHAMOU ATENÇÃO FORAM VENTOS DE LESTE, COM RAJADAS QUE BATIAM QUASE OS 60KM/H, AUMENTANDO SENSAÇÃO DE FRIO.

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

O aeroporto de Cuiabá em Várzea Grande ainda não registrou 40 C este ano, só 39 C este mês, já a automática e a convencional do INMET passaram disso, agora no aeroporto faz 26 C com tempo nublado, acho que choveu perto, bom e quanto às imagens de satélite do Ventusky, parece que as nuvens estão no horário correto, porém a radiação solar no solo não está. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Extremos de ontem e acumulado total da chuva do sábado, em Eldorado (quase um "Ctrl C + Ctrl V" de anteontem)

 

15,8°C / 18,9°C - 21.6 mm

 

Hoje começa com chuviscos e visibilidade reduzida, os morros ao redor da cidade estão cobertos pelo nevoeiro. Até agora, esse chuvisco durante toda a madrugada e manhã, acumulou apenas 0.4 mm.

 

Às 10:40 faz 17,9°C | 99,7%.

de94ea13-f51a-4a5d-a5c3-6c4a1afde0b4.thumb.jpg.337bd60d2097ef62f2c8ee0b4f5c7d77.jpg

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 20
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Todo mundo de olho no Ida, assustador.  por aqui em spsp chuva mesmo apenas ontem, de forma que os acumulados são mais uma vez abaixo do previsto e muito abaixo do necessário. Menos de 25mm acumulados até o momento, fraco, agosto ainda abaixo de média. Tomara que venha outros rounds, apesar de parecer secar o céu. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, jayvillao disse:

Todo mundo de olho no Ida, assustador.  por aqui em spsp chuva mesmo apenas ontem, de forma que os acumulados são mais uma vez abaixo do previsto e muito abaixo do necessário. Menos de 25mm acumulados até o momento, fraco, agosto ainda abaixo de média. Tomara que venha outros rounds, apesar de parecer secar o céu. 

Abaixo do previsto?

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wagner97 disse:

Abaixo do previsto?

Sim, li a somar que esperava 80mm no final de semana, por exemplo, choveu muito menos. Ontem estava no Tatuapé pela manhã e caiu uma boa carga, até achei que ia ter mais, mas como tem sido tendência, não passou muito daquilo e só ficou fechado. Tem uma garoa agora no ipiranga, mas nao vai acrescentar muito ao volume total.

 

Edit:

Olhando aqui no próprio site deles, eles falam em 41mm nesse evento, mas não sei exatamente onde eles mediram, aqui no bairro não chegou nos 25mm na cge. Well, la nina típico 

Edited by jayvillao
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, jayvillao disse:

Sim, li a somar que esperava 80mm no final de semana, por exemplo, choveu muito menos. Ontem estava no Tatuapé pela manhã e caiu uma boa carga, até achei que ia ter mais, mas como tem sido tendência, não passou muito daquilo e só ficou fechado. Tem uma garoa agora no ipiranga, mas nao vai acrescentar muito ao volume total.

 

Edit:

Olhando aqui no próprio site deles, eles falam em 41mm nesse evento, mas não sei exatamente onde eles mediram, aqui no bairro não chegou nos 25mm na cge. Well, la nina típico 

Ah sim, é que pelo que andei vendo, segundo os principais modelos, não ia chover nem metade disso, então achei que foi uma boa chuva até. Bons volumes para época e de forma generalizada. Acho que foi bom demais, já dá pra dar uma respirada pelo menos...

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

hoje foi o quarto dia consecutivo de céu encoberto e ausência de sol em Blumenau. Ontem e hoje foram dias termicamente parecidos mas hoje foi mais úmido com garoa fina em diversos momentos, extremos:

  • 14,8/18,6 ontem (dia 28)
  • 14,4/19,4 hoje

Pra mim esse agosto tá um lixo total: mínimas altas, pouco sol mas por outro lado também pouca chuva, menos de 40mm até o momento. Até 2017 foi melhor.

  • Like 16
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

A cidade de São Paulo teve um dia de céu nublado, com alguma garoa de vez em quando.

 

Aqui na zona norte, houve um período mais para o final da manhã em que as nuvens clarearam e até houve ameaças de aberturas de sol.

Mas... ficou nisso.

 

Nas estações do CGE, os maiores totais de chuva desses últimos dias, até o momento, foram no extremo sul:

Barragem-Parelheiros: 57,4 mm

Marsilac: 48,0 mm

 

Nas estações oficiais, os totais de chuva dos últimos 3 dias foram:

Mirante (Conv): 40,6 mm

Interlagos: 38,4 mm

 

O Mirante superou a média do mês numa tacada só.

A média 1991-2020 para agosto é 33,4 mm.

 

Mirante (Aut): 15,4°C / 19,4°C

Interlagos: 14,8°C / 18,1°C

IAG: 14,8°C / 19,4°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, jayvillao disse:

Sim, li a somar que esperava 80mm no final de semana, por exemplo, choveu muito menos. Ontem estava no Tatuapé pela manhã e caiu uma boa carga, até achei que ia ter mais, mas como tem sido tendência, não passou muito daquilo e só ficou fechado. Tem uma garoa agora no ipiranga, mas nao vai acrescentar muito ao volume total.

 

Edit:

Olhando aqui no próprio site deles, eles falam em 41mm nesse evento, mas não sei exatamente onde eles mediram, aqui no bairro não chegou nos 25mm na cge. Well, la nina típico 

Se fosse de acordo com as previsões do início da semana passada, os acumulados realmente seriam altos. Porém, rodada após rodada, esse volume foi cada vez mais reduzindo e, na sexta feira, a previsão era de um acumulado pouco abaixo dos 10 mm em áreas mais ao norte da Grande SP (sendo maior na metade sul desta região) durante esse evento.

 

A imagem abaixo é da 00z de sexta feira (27/08) do europeu mostrando a chuva prevista acumulada para os próximos 3 dias (ou seja, até a segunda feira, dia 30/08).

A previsão era desanimadora.

4hyhqR3.png

----------------------------------

 

São Paulo vem tendo uma noite com predomínio de nuvens baixas.

Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 14/15 graus no extremo sul e 16/17 graus em áreas mais ao norte da cidade.

zk7Ynhq.png

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

Para os próximos dias, chuvas e temperaturas amenas. Para o início de Setembro, retorno do sol e temperaturas altas. Será que a última MP significativa do ano foi mesmo aquela entre o final de Julho e início de Agosto ?

 

to começando a achar que sim. Tinha um MP forte prevista pra cá, pelo dia 7 set, mas virou um FF com mais chuva do que frio por aqui, pelo tempo.com.

Confesso que estou preferindo esse padrão mais primaveril  (com retorno de chuvas + temporais) desde o meio de agosto, porque tem sido bem dinâmico.

Ao mesmo tempo, dói um pouco lembrar que MP forte, das boas, parece que só ano que vem agora. Mas não posso reclamar, foi um inverno memorável em POA.

Link to comment
Share on other sites

Miolo da tarde um pouco quente em POA, com variação de 15 / 25,4 (INMET) graus e umidade sem baixar de 50 %. Madrugada e noite levemente frias.

 

Digo tarde quente porque já é perceptível a maior insolação (de meados de Abril), enquanto que nos três meses anteriores o sol era mais fraco.

 

Com isso, chegamos naquela época que: à sombra, dá pra sentir que o ar tá mais fresco e sem abafamento típico do períiodo Novembro - Março; mas fora da sombra, parece bem mais quente que à sombra porque o sol já está ficando mais forte.

No verãozão, não fica tão diferente pq à sombra fica quente/abafado igual.

Nos meses de menor insolação (Maio até Julho), sob MP fica bem gelado à sombra, mas fora dela ainda fica frio e se percebe o sol fraco da época. Sem MP, tbm se percebe que o sol está fraco (entre Maio e Julho) e a insolação não judia.

Porém, agora pelo fim de agosto, esse sol já começa a ficar um pouco ardido no miolo da tarde. Entre Novembro e Fevereiro esse sol ardido judia muito e por mais e mais horas conforme se aproxima do solstício de infernão verão..

 

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Renan said:

Para os próximos dias, chuvas e temperaturas amenas. Para o início de Setembro, retorno do sol e temperaturas altas. Será que a última MP significativa do ano foi mesmo aquela entre o final de Julho e início de Agosto ?

 

Em termos de abrangência eu acho que sim, mas no RS não se pode ignorar a breve MP do dia 11 de agosto, que baixou até -5,4°C em Pinheiro Machado e 4°C em POA, nem essa última do dia 26 que negativou o sul do estado também.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Imagens das câmeras nesse final de noite de domingo.

 

Avenida Paulista - São Paulo/SP

Céu continua com muitas nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar.

My0rCJ9.jpg

 

 

Sorocaba

Essas nuvens baixas conseguem alcançar esta cidade que fica mais distante do mar em relação à capital.

Muitos vezes, acontece de São Paulo estar encoberta por nebulosidade baixa enquanto Sorocaba está com céu praticamente limpo.

jkNaEvu.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

> Domingo de tempo na maior parte de SC novamente, entediante no Vale do Itajaí. Melhor no Oeste.

> Máxima de 10,1°C no Rio do Rastro;

> Mínima de 4,6°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo;

> Máxima de 28,3°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa;

> No baixo/médio Vale, máximas entre 17°C e 19°C.

 

A segunda começa com -0,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Daniel85 disse:

Imagens das câmeras nesse final de noite de domingo.

 

Avenida Paulista - São Paulo/SP

Céu continua com muitas nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar.

My0rCJ9.jpg

 

 

Sorocaba

Essas nuvens baixas conseguem alcançar esta cidade que fica mais distante do mar em relação à capital.

Muitos vezes, acontece de São Paulo estar encoberta por nebulosidade baixa enquanto Sorocaba está com céu praticamente limpo.

jkNaEvu.jpg

Cenário de repetição, a cada 10 noites 11 tem essa dinâmica. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia e bom começo de semana...

O amanhecer está frio aki no leste paranaense e começamos com céu limpo, temperatura na faixa dos 5/8°C mas as nuvens vieram junto com o Sol e provavelmente a tarde será fria novamente.

Noite de sexta-feira eu fui acampar num dos pontos mais frios da nossa Região, o alto da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra/SC.

Cheguei na área do mirante por volta das 5h da manhã de sábado e ventava muito, com uma densa camada de neblina/garoa e essa situação perdurou no local durante os dois dias em q permaneci acampado na borda da serra, área do Cânion do Funil.Screenshot_20210830-073831.png.4c638b3de9ddfe02f042c088eb992463.png

Os registros no local da estação do @fernandokeiser mostram o horror do clima no local, onde o Sol é uma raridade e as temperaturas simplesmente não acompanham os mesmos valores das demais estações espalhadas pelo município de Bom Jardim.

Pra se ter uma idéia, a diferença nas máximas nos dias 28 e 29 (enquanto estive por lá) entre a estação Mensageiro da Montanha e a famosa Terra do Gelo foi de 5°C no sábado e 8°C no domingo. Nesses dois dias, as máximas atingiram apenas 9°C e 10°C na borda da serra.

Fiz algumas fotos do local na manhã de sábado, mostrando a estação do Fernando Keiser, sofrendo como de costume os horrores climáticos de um local q eu jamais escolheria para viver.

AirBrush_20210830011502.thumb.jpg.ff7cb20e5e5aaec6b695ac9d6b8623fb.jpg20210830_072011.gif.78e80a611363729bc85832f1ecb11d00.gif

À meu ver, se trata de uma das estações q mais "trabalha" e enfrenta condições climáticas adversas de todo o Sul do país. Com excessão da área do Morro da Igreja, talvez seja alí o local monitorado q apresenta os menores registros de temperatura máxima ao longo de todo o ano e talvez o local com maior número de dias sob densa neblina. Claro q é a minha opinião com base no q eu acompanho parcialmente, e posso estar equivocado quanto à isso.

Por volta das 9h da manhã do sábado, minha companheira estação registrava variações entre 6,3°C e 6,9°C no local do Cânion da Ronda, próximo ao local da estação Mensageiro da Montanha, q também reportava valores parecidos, entre 6/7°C, com fina garoa, neblina e ventos fortes do quadrante leste.AirBrush_20210830082658.thumb.jpg.ac3e394f969f035b4626da36fa4e5b21.jpgAirBrush_20210830083226.thumb.jpg.d8fe4289a064931daffead16a86c2ccd.jpg

Ventava tanto, q foi difícil manter a estação em pé, já q o solo é bastante pedregoso e não tem como firmar a haste numa boa profundidade.

Às 10h da manhã saí da área amaldiçoada pelos nevoeiros e fui até o portal do município, alí já pude sentir o "calor" do Sol durante um tempo.

Detalhe é q mesmo com sol, a temperatura não passava dos 10°C, devido ao vento gelado q soprava do mar.AirBrush_20210828111848.thumb.jpg.3d03494793d109f9cdf1b226c259b106.jpg

AirBrush_20210828112051.thumb.jpg.654bd472b96e9bf1fe26dec3790227cd.jpg

A densa neblina se manteve restrita às áreas mais à leste de onde eu estava às 10h da manhã, mas aparentemente avançou e cobriu também este local um pouco mais tarde 👇AirBrush_20210830011823.thumb.jpg.537a66ab5d671ce408f6f9f5e5f1a910.jpg

Sobre o Cânion do Funil, onde permaneci acampado o restante do sábado e ao longo do domingo eu falarei mais tarde, mas vale dizer q não é nada fácil chegar até lá, fazendo trilha.

Foram aproximadamente 3 horas de caminhada através de terreno muitas vezes encharcado e até meio pantanoso, com altitudes variando entre 1.350 e 1.500m, sem falar no vento gelado e as neblinas q cobrem a área repentinamente.

Cheguei em Piraquara nesta madrugada e tenho q escolher algumas imagens e fazer um texto obedecendo uma sequência para o outro post.

Adiantando aki q Cânion do Funil é meio sinistro, principalmente à noite.

Falo sobre isso depois.

  • Like 21
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia e bom começo de semana...

O amanhecer está frio aki no leste paranaense e começamos com céu limpo, temperatura na faixa dos 5/8°C mas as nuvens vieram junto com o Sol e provavelmente a tarde será fria novamente.

Noite de sexta-feira eu fui acampar num dos pontos mais frios da nossa Região, o alto da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra/SC.

Cheguei na área do mirante por volta das 5h da manhã de sábado e ventava muito, com uma densa camada de neblina/garoa e essa situação perdurou no local durante os dois dias em q permaneci acampado na borda da serra, área do Cânion do Funil.Screenshot_20210830-073831.png.4c638b3de9ddfe02f042c088eb992463.png

Os registros no local da estação do @fernandokeiser mostram o horror do clima no local, onde o Sol é uma raridade e as temperaturas simplesmente não acompanham os mesmos valores das demais estações espalhadas pelo município de Bom Jardim.

Pra se ter uma idéia, a diferença nas máximas nos dias 28 e 29 (enquanto estive por lá) entre a estação Mensageiro da Montanha e a famosa Terra do Gelo foi de 5°C no sábado e 8°C no domingo. Nesses dois dias, as máximas atingiram apenas 9°C e 10°C na borda da serra.

Fiz algumas fotos do local na manhã de sábado, mostrando a estação do Fernando Keiser, sofrendo como de costume os horrores climáticos de um local q eu jamais escolheria para viver.

AirBrush_20210830011502.thumb.jpg.ff7cb20e5e5aaec6b695ac9d6b8623fb.jpg20210830_072011.gif.78e80a611363729bc85832f1ecb11d00.gif

À meu ver, se trata de uma das estações q mais "trabalha" e enfrenta condições climáticas adversas de todo o Sul do país. Com excessão da área do Morro da Igreja, talvez seja alí o local monitorado q apresenta os menores registros de temperatura máxima ao longo de todo o ano e talvez o local com maior número de dias sob densa neblina. Claro q é a minha opinião com base no q eu acompanho parcialmente, e posso estar equivocado quanto à isso.

Por volta das 9h da manhã do sábado, minha companheira estação registrava variações entre 6,3°C e 6,9°C no local do Cânion da Ronda, próximo ao local da estação Mensageiro da Montanha, q também reportava valores parecidos, entre 6/7°C, com fina garoa, neblina e ventos fortes do quadrante leste.AirBrush_20210830082658.thumb.jpg.ac3e394f969f035b4626da36fa4e5b21.jpgAirBrush_20210830083226.thumb.jpg.d8fe4289a064931daffead16a86c2ccd.jpg

Ventava tanto, q foi difícil manter a estação em pé, já q o solo é bastante pedregoso e não tem como firmar a haste numa boa profundidade.

Às 10h da manhã saí da área amaldiçoada pelos nevoeiros e fui até o portal do município, alí já pude sentir o "calor" do Sol durante um tempo.

Detalhe é q mesmo com sol, a temperatura não passava dos 10°C, devido ao vento gelado q soprava do mar.AirBrush_20210828111848.thumb.jpg.3d03494793d109f9cdf1b226c259b106.jpg

AirBrush_20210828112051.thumb.jpg.654bd472b96e9bf1fe26dec3790227cd.jpg

A densa neblina se manteve restrita às áreas mais à leste de onde eu estava às 10h da manhã, mas aparentemente avançou e cobriu também este local um pouco mais tarde 👇AirBrush_20210830011823.thumb.jpg.537a66ab5d671ce408f6f9f5e5f1a910.jpg

Sobre o Cânion do Funil, onde permaneci acampado o restante do sábado e ao longo do domingo eu falarei mais tarde, mas vale dizer q não é nada fácil chegar até lá, fazendo trilha.

Foram aproximadamente 3 horas de caminhada através de terreno muitas vezes encharcado e até meio pantanoso, com altitudes variando entre 1.350 e 1.500m, sem falar no vento gelado e as neblinas q cobrem a área repentinamente.

Cheguei em Piraquara nesta madrugada e tenho q escolher algumas imagens e fazer um texto obedecendo uma sequência para o outro post.

Adiantando aki q Cânion do Funil é meio sinistro, principalmente à noite.

Falo sobre isso depois.

Muito legal, algum amigo mais informado aqui do fórum poderia botar os dados daí, e Morro da Igreja, confrontando com o pico das agulhas negras, no posto do Marcão, pra bater o martelo de onde é o local, mesmo não habitado, mais frio do inverno Brasileiro .
  Dizem que o vale do Ruah, nas agulhas negras, consegue ser mais frio que as serras do Sul

Edited by Wallace Souza
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Chuva e temperatura amena, desde sexta feira tempo está nublado, porém a chuva começou a aparecer mais ontem a tarde depois de uma sexta feira e um sábado nublado, o dia amanheceu nublado no Rio e agora da uma pancada moderada e temos agradáveis 23 graus aqui Inhaúma zona norte do Rio, chuva bem-vinda 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 28/08/2021 em 20:09, Leandro Leite disse:

Essas imagens de satélite estão mesmo no horário mostrado? Pois quando vejo pra determinado dia a das 17 horas do MT (18 h de Brasília) tá adiantada, pois a área escura já avançou, já a de 8 horas (9 h de Brasília) tá atrasada, pois a área escura ainda não recuou, estou falando do Ventusky.

Já observei também a mesma situação em outras animações, mas não sei exatamente o motivo. 

 

13 horas atrás, stankevecz1 disse:

Mesmo com tanto calorão em agosto, as médias nos topos não ficarão muito longe da normal 81-10. Anomalia positiva creio que haverá sim, sobretudo nas mínimas, que estão bem acima da média.

 

image.thumb.png.3a0c36500809d0169e5dedc15ea34637.png

Bem variado o clima de um modo geral, aliás me lembra setembro de 1999 essa variabilidade.

Nakele mês distante eu registrei máxima de 10°C assim como também de 32°C.

Outubro/99 registrei 1 máxima de 9,9°C. 

Foi uma primavera bizarra.

16 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

hoje foi o quarto dia consecutivo de céu encoberto e ausência de sol em Blumenau. Ontem e hoje foram dias termicamente parecidos mas hoje foi mais úmido com garoa fina em diversos momentos, extremos:

  • 14,8/18,6 ontem (dia 28)
  • 14,4/19,4 hoje

Pra mim esse agosto tá um lixo total: mínimas altas, pouco sol mas por outro lado também pouca chuva, menos de 40mm até o momento. Até 2017 foi melhor.

Dias horríveis no leste.. sem sol e sem chuva. Somente garoa.

Os altos volumes ficaram só no Rio Grande do Sul. 

Passei pelo sul do teu Estado e vi muitos rios quase secos, inclusive.

E vi também sinais da geada forte de Julho nas terras baixas, como em Lauro Miller, por exemplo 👇AirBrush_20210830110020.thumb.jpg.859b97f568c13ecd87e3961f43a9c07c.jpgAirBrush_20210830110045.thumb.jpg.3e00504655c4a1fdc27b80e49b5780fb.jpg

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Já observei também a mesma situação em outras animações, mas não sei exatamente o motivo. 

 

Bem variado o clima de um modo geral, aliás me lembra setembro de 1999 essa variabilidade.

Nakele mês distante eu registrei máxima de 10°C assim como também de 32°C.

Outubro/99 registrei 1 máxima de 9,9°C. 

Foi uma primavera bizarra.

Dias horríveis no leste.. sem sol e sem chuva. Somente garoa.

Os altos volumes ficaram só no Rio Grande do Sul. 

Passei pelo sul do teu Estado e vi muitos rios quase secos, inclusive.

E vi também sinais da geada forte de Julho nas terras baixas, como em Lauro Miller, por exemplo 👇AirBrush_20210830110020.thumb.jpg.859b97f568c13ecd87e3961f43a9c07c.jpgAirBrush_20210830110045.thumb.jpg.3e00504655c4a1fdc27b80e49b5780fb.jpg

Por aqui tudo que é bananal tá queimado, mas os gramados já começam a brotar. As frutas de caroço também já estão florescendo. Aqui mesmo o pêssego floresceu já em JUNHO, está bem carregado. Agora chegou a vez das ameixas

20210828_091030.jpg

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Devido a chuva do final de semana e também dos ventos que estão soprando do oceano, aquela camada de poluição deu uma boa disputada em várias áreas do estado de SP.

Voltamos a ter aquele céu azul mais cristiano e mais intenso. Só que uma pena que isso não deverá durar tanto tempo.

 

São Paulo - Capital

Screenshot_20210830-110314.png.d0de0c35d9053845cc994c4513644e7a.png

 

 

Sorocaba

Screenshot_20210830-110203.png.38fc3edd4b623348d3bc6f92140d7c62.png

 

 

Aqui na capital, as temperaturas nas estações do CGE estão entre 17 graus no extremo sul e 19 graus em áreas mais ao norte da cidade.

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

Por aqui tudo que é bananal tá queimado, mas os gramados já começam a brotar. As frutas de caroço também já estão florescendo. Aqui mesmo o pêssego floresceu já em JUNHO, está bem carregado. Agora chegou a vez das ameixas

20210828_091030.jpg

Aliás, vendo essa foto, tenho q dizer: a região sul de Santa Catarina, desde Florianópolis até Araranguá, mas principalmente entre as lagoas e a Serra Geral é surpreendentemente bela.

A paisagem, as construções rurais e a vegetação são de uma beleza incrível e acolhedora.

Da última vez q estive aí, fikei em Imbituba e também em Garopaba, mas sempre me pegava olhando para o lado oeste, q é bem rural e tranquilo.

Lembrei desta vez q fez até 37/38°C na semana passada e agora o clima está totalmente diferente ( me corrija).

Outra coisa, ao norte de Floripa se vê muitos bananais, ao passo q ao sul já não é tão fácil avistar, ao menos não na mesma proporção.

O q tem bastante são palmeiras, principalmente nos alagados e ao longo das lagoas.. Tem tbm o fato das temperaturas serem mais extremadas por aí. Provavelmente isso influencia muito na escolha do q cultivar, como por exemplo pêssego e ameixa, q são dos planaltos, e q vc citou.

Tudo é encantador, ao sul da Ilha.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Aliás, vendo essa foto, tenho q dizer: a região sul de Santa Catarina, desde Florianópolis até Araranguá, mas principalmente entre as lagoas e a Serra Geral é surpreendentemente bela.

A paisagem, as construções rurais e a vegetação são de uma beleza incrível e acolhedora.

Da última vez q estive aí, fikei em Imbituba e também em Garopaba, mas sempre me pegava olhando para o lado oeste, q é bem rural e tranquilo.

Lembrei desta vez q fez até 37/38°C na semana passada e agora o clima está totalmente diferente ( me corrija).

Outra coisa, ao norte de Floripa se vê muitos bananais, ao passo q ao sul já não é tão fácil avistar, ao menos não na mesma proporção.

O q tem bastante são palmeiras, principalmente nos alagados e ao longo das lagoas.. Tem tbm o fato das temperaturas serem mais extremadas por aí. Provavelmente isso influencia muito na escolha do q cultivar, como por exemplo pêssego e ameixa, q são dos planaltos, e q vc citou.

Tudo é encantador, ao sul da Ilha.

A área rural tem lugares totalmente inusitados por aqui,com araucárias e tudo. Principalmente acima dos 300m. Mas tem um lugar que é chamado de "vargem dos côcos" por ser uma várzea  naturalmente com muitas palmeiras. Por outro lado tem um distrito chamado Pinheiral,porque na época da colonização era repleto de araucárias. Esse fica a 400m de altitude. Aqui vista do vale,no fundo são áreas abaixo de 100m e nos morros passa de 400m atingindo 500m 20210718_120342.thumb.jpg.4c5cc090393c50e7269ea62e9237b817.jpg

20210718_120345.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Dia totalmente primaveril em Maringá . Hoje depois da chuva do fds o dia está com um céu azul lindo. Um vento fresco agora estamos com 26/28 C..  mesmo que fez calor semana passada, hoje parece oficialmente um dia de virada de estação. Sabe aquele ar de final da ano ? O dia está muito claro , não está quente nem desagradável , mas já é possível notar que mesmo após as chuvas , não fez frio, mesmo depois de uma  na sexta máxima de 16 C , sábado 20 e ontem 25 C.. já está com cara de final de ano... Não sei escrever nem detalhar a sensação.   Só falta agora as árvores sibipirunas começar a soltar cola que grupa o chinelo no chão e aquelas florzinha amarelas pra entramos oficialmente na primavera.

 

E vcs falem sobre a região de vcs ? 

IMG_20210830_133438420_HDR.jpg

Edited by EvandroPR
  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

49 minutos atrás, Luide Luckmann disse:

A área rural tem lugares totalmente inusitados por aqui,com araucárias e tudo. Principalmente acima dos 300m. Mas tem um lugar que é chamado de "vargem dos côcos" por ser uma várzea  naturalmente com muitas palmeiras. Por outro lado tem um distrito chamado Pinheiral,porque na época da colonização era repleto de araucárias. Esse fica a 400m de altitude. Aqui vista do vale,no fundo são áreas abaixo de 100m e nos morros passa de 400m atingindo 500m 20210718_120342.thumb.jpg.4c5cc090393c50e7269ea62e9237b817.jpg

20210718_120345.jpg

Vi muitas araucárias, em grupos e isoladas em Lauro Müller e também em Orleans. Com toda certeza haviam pekenas (ou até grandes) florestas em parte dessas áreas de ~200/400/500 m nas primeiras décadas de 1.900. Mas foram devastadas. 

Já vi araucárias em Imbituba e até em Garopaba, na orla, pra vc ter uma idéia. Isso é muito bacana.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, ifreitasrosa disse:

Observador do tempo raiz. Hexcelente, postagens ricas em conteúdos sempre. 

Muito obrigado, querido..

Trilhar, subir morro e acompanhar o clima são os meus hobbies e sempre q posso, não deixo pra depois.

É óbvio q preciso melhorar muita coisa...

Agora eu me desconectei da baixada (já deveria ter me desconectado bem antes) e quando não estiver em casa o meu filho fará as anotações dos registros no meu quintal. Fez isso pra mim no fds e fez direitinho: 4 sensores em locais diferentes. Então já me sinto livre pra sair conhecer e observar o clima em outros lugares (alguns, remotos), como as montanhas do Sul, por enquanto. O desejo de conhecer outros lugares fala mais alto do q o de monitorar um local apenas. Acho q isso é um ponto positivo.

E levarei sempre comigo a minha estação q eu já utilizava em casa. Na vdd ela contem partes da anterior (q usava na baixada e foi violentada por um ser desprezível) e um aparelho q eu utilizava em casa. 

Continuando sobre o acampamento em Bom Jardim:

Domingo consegui registros completos do período diurno no topo do Cânion do Funil, com variação de 6,8/10,2°C entre a madrugada e 17h, com neblina todo o período, garoa e chuva fraca em alguns momentos, além de vento constante do NE.

A temperatura se elevou um pouco na parte do entardecer em relação à manhã, e quando saí do local, retornando à Piraquara fazia 8,8°C. 

É interessante q a temperatura varia bastante conforme a espessura do nevoeiro q o vento trás. E não é a primeira vez q constato isso. Já tinha observado no Araçatuba e também no Capivari, aki no Paraná.

Outras imagens, agora no trajeto e no lugar do acampamento, entre sábado e domingo 👇

Caminhada longa nos campos encharcados do topo da serra, com muitas nuvens e 9°C às 12h30  (~1.400m):AirBrush_20210830010756.thumb.jpg.50226ea2eb3f04f223f4e8dc0505c2c0.jpg

AirBrush_20210828191436.thumb.jpg.dbc3f0d472fc910ed419e495a4628e74.jpg

Pausa pra descansar às ~14h com sol e 10°C 👇AirBrush_20210828191309.thumb.jpg.169452c54ad7f67054cc9c92b0c81945.jpg

Cânion do Funil, às 15h30... Já ficando nublado e keda de 2°C 👇AirBrush_20210828191039.thumb.jpg.c0663bcde8a6fb6b4dd2334f72f7c732.jpgAirBrush_20210828190508.thumb.jpg.4c30e624fb3d5a8b48b05f74af6aa887.jpgAirBrush_20210830010256.thumb.jpg.2e8bae34373a8c66849d7486b3f30ddb.jpg

A barraca e a estação bem pertinho he he 👇(já começando garoar).AirBrush_20210830005525.thumb.jpg.0939e765122596ee1859e28ff8e1e789.jpg

Retornando às 17h30... Uma longa caminhada de quase 3h entre capim baixo e alguns atoleiros 👇..WipeOut26_29_2021_072648.745000.thumb.jpg.6421221eae6fd8812822e928a76a8029.jpg

  • Like 18
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Muito obrigado, querido..

Trilhar, subir morro e acompanhar o clima são os meus hobbies e sempre q posso, não deixo pra depois.

É óbvio q preciso melhorar muita coisa...

Agora eu me desconectei da baixada (já deveria ter me desconectado bem antes) e quando não estiver em casa o meu filho fará as anotações dos registros no meu quintal. Fez isso pra mim no fds e fez direitinho: 4 sensores em locais diferentes. Então já me sinto livre pra sair conhecer e observar o clima em outros lugares (alguns, remotos), como as montanhas do Sul, por enquanto. O desejo de conhecer outros lugares fala mais alto do q o de monitorar um local apenas. Acho q isso é um ponto positivo.

E levarei sempre comigo a minha estação q eu já utilizava em casa. Na vdd ela contem partes da anterior (q usava na baixada e foi violentada por um ser desprezível) e um aparelho q eu utilizava em casa. 

Continuando sobre o acampamento em Bom Jardim:

Domingo consegui registros completos do período diurno no topo do Cânion do Funil, com variação de 6,8/10,2°C entre a madrugada e 17h, com neblina todo o período, garoa e chuva fraca em alguns momentos, além de vento constante do NE.

A temperatura se elevou um pouco na parte do entardecer em relação à manhã, e quando saí do local, retornando à Piraquara fazia 8,8°C. 

É interessante q a temperatura varia bastante conforme a espessura do nevoeiro q o vento trás. E não é a primeira vez q constato isso. Já tinha observado no Araçatuba e também no Capivari, aki no Paraná.

Outras imagens, agora no trajeto e no lugar do acampamento, entre sábado e domingo 👇

Caminhada longa nos campos encharcados do topo da serra, com muitas nuvens e 9°C às 12h30  (~1.400m):AirBrush_20210830010756.thumb.jpg.50226ea2eb3f04f223f4e8dc0505c2c0.jpg

AirBrush_20210828191436.thumb.jpg.dbc3f0d472fc910ed419e495a4628e74.jpg

Pausa pra descansar às ~14h com sol e 10°C 👇AirBrush_20210828191309.thumb.jpg.169452c54ad7f67054cc9c92b0c81945.jpg

Cânion do Funil, às 15h30... Já ficando nublado e keda de 2°C 👇AirBrush_20210828191039.thumb.jpg.c0663bcde8a6fb6b4dd2334f72f7c732.jpgAirBrush_20210828190508.thumb.jpg.4c30e624fb3d5a8b48b05f74af6aa887.jpgAirBrush_20210830010256.thumb.jpg.2e8bae34373a8c66849d7486b3f30ddb.jpg

A barraca e a estação bem pertinho he he 👇(já começando garoar).AirBrush_20210830005525.thumb.jpg.0939e765122596ee1859e28ff8e1e789.jpg

Retornando às 17h30... Uma longa caminhada de quase 3h entre capim baixo e alguns atoleiros 👇..WipeOut26_29_2021_072648.745000.thumb.jpg.6421221eae6fd8812822e928a76a8029.jpg

Carlos isso é no Paraná ??

 

Muito top parabéns !

 

Meu deus agente fala que o brasileiro não conhece o próprio Brasil.  Na vdd o paranaense  não conhece o Paraná... Acho que isso se aplica para os demais estados... Meu deus como somos pobres de conhecimento. Obrigado por ajudar a conhecer ! 

 

Ops fui pesquisar e vi que é em SC .

Edited by EvandroPR
  • Like 5
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Essa parte da borda do Cânion é meio assim, tenebrosa, principalmente de noite. 

Acredito q houve um grande incêndio florestal e q as labaredas avançaram pelo paredão da montanha, destruindo a vegetação mais frágil, deixando apenas esqueletos de árvores e arbustos.

AirBrush_20210830012914.thumb.jpg.9502442432ac6875c4f1f758a7b24273.jpgAirBrush_20210830012811.thumb.jpg.1d40c2580faabf2a11f13cfaa785096a.jpg

Aproveitei o cenário "Silent Hill" e fiz umas selfies com a capa de chuva ha ha

Não é sempre... kkkAirBrush_20210830012502.thumb.jpg.c1b9041f2d12b7fa775205021accfcb5.jpgAirBrush_20210830012544.thumb.jpg.b62d382e5a72daf7d64889420891e360.jpg

  • Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 16
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, EvandroPR disse:

Carlos isso é no Paraná ??

 

Muito top parabéns !

 

Meu deus agente fala que o brasileiro não conhece o próprio Brasil.  Na vdd o paranaense  não conhece o Paraná... Acho que isso se aplica para os demais estados... Meu deus como somos pobres de conhecimento. Obrigado por ajudar a conhecer ! 

Bela e Santa Catarina 😁

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.