Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2021


Recommended Posts

10 horas atrás, Renan disse:

justamente onde moro é um dos "epicentros do frescor"

Gostei do "epicentro do frescor"🤣

Pelo mapinha aqui eu tô bem na divisa do branco com o azul claro, ou seja, um mês padrão. E tá bem padrão mesmo

Hoje foi mais um dia de momentos de sol com momentos parcialmente nublado, variação num bom nível de frescor de 14° a 23°

Agora, 19:15, céu quase limpo, poucas nuvens, faz 18,7° em Lafaiete

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, Pablo MQL disse:

En cuanto a la sensaicon de "frio o calor", solo puedo decir que 20°C diurnos en enero se percibe fresco, en cambio 20°C en julio se percibe un dia calido.

 

Verdade.

Um dia de 27°C depois de semanas com 33/34/35/36/37°C parecerá fresco.

Esses mesmos 27°C depois de uma sequência de máximas de 13/14/15/16/17°C vão parecer um forno.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Estos dias soleados y de cielo turquesa son ideales para que el otoño se luzca.

 

Tipica pregunta de escuela primaria "maestra, si todavia hace calor por que los arboles ya estan amarillentos?.."

Y ahi viene la explicacion de los dias mas cortos, la radiacion solar etc...

 

A pesar de ser un dia mas tipico de marzo que de abril Montevideo los arboles cumplen sus procesos naturales:

 

 

DFDF.jpg

DFDFF.jpg

FGG.jpg

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Aldo Santos disse:

 

Renan, aqui na cidade de São Paulo foi forte para abril mas não excepcional.

 

No Mirante, as mínimas em abril de 2014 foram:

12,0°C (30/04)

12,1°C (29/04)

 

No IAG: 10,3°C (30/04)

 

---------------------------------

 

Em tempos "pré-históricos", o Mirante tem:

4,4°C (29/04/1952)

5,4°C (30/04/1952)

6,0°C (20/04/1951)

7,0°C (14/04/1946)

 

A partir de 1961:

6,8°C (25/04/1971, neste mesmo dia IAG: 4,0°C e INMET-Horto Florestal: 3,5°C)

8,3°C (19/04/1999)

8,4°C (24/04/1971, o IAG registrou 4,1°C nesse dia)

8,6°C (29/04/1972)

8,6°C (18/04/1999)

8,9°C (22/04/1963)

9,8°C (30/04/1972)

9,9°C (26/04/1971)

 

No dia 25/04/1971 também houve o registro de menor máxima para abril no Mirante.

Naquele dia fez: 6,8°C / 14,5°C

 

Depois de 1999, o Mirante nunca mais baixou de 10°C em abril.

 

 

 

Impressionante saber que o Mirante já foi a sub-5 em pleno...Abril.

 

A famosa MP da neve de Abril-99 chegou forte em SP também, mas chegou mal aqui na minha região.

 

Variação linda hoje: Mínima de 14,4C e máxima de 26,1C. Será que vamos ter a noite com as menores mínimas do ano ? Parece que as rodadas da tarde diminuíram essa chance....de fato, a imagem de satélite demonstra nuvens chatas (MM's) já chegando:

 

image.thumb.png.4041f1337bece193ea22d9e8f6cddcff.png

  • Like 15
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Renan disse:

Vamos seguindo com mais um dia agradável neste Abril. Outra mínima sub-15 tipicamente outonal, com 14,4°C aqui no Bandeirantes, e agora neste início de tarde com 24,1°C. Grande diferença entre topo e baixada hoje, como tipicamente ocorre quando há advecção de ar mais frio. Nos topos da cidade ainda não chegou nem a 22C.

 

Euro prevê para amanhã o menor valor de 2021 até agora nos topos, o modelo está indicando 12°C para o seu ponto de referência na cidade que é o aeroporto Francisco de Assis, localizado num topo com altitude semelhante ao INMET. Se o modelo estiver certo, poderá ser a menor mínima no INMET desde 2016, quando a estação obteve 12,5°C na MP do final do mês. Se descer desse valor -o que eu duvido- , poderá ser a menor mínima desde Abril 2014, quando obtivemos o recorde absoluto para Abril naquela incrível MP para a minha região.

 

Para se ter uma ideia do quão forte foi aquela MP para minha cidade, o INMET registrou 09,6°C no dia 29-04-2014 (recorde absoluto para Abril na atual estação), e minha estação na baixada anotou 08,6°C (recorde dos meus registros para o mês).

 

Gostaria de saber dos outros bazianos, se essa MP do final de Abril de 2014 foi significativa em sua cidade.

Em Indaial 2014 teve uma mínima absoluta bem acima da média, que é de 11,2C na normal 1991-2020:

image.png.7e8e181e03be19486610c16493949bff.png

Detalhe que o 13,4C não foi no fim do mês mas sim dia 14/04, no fim do mês a menor mínima foi 14,4C.

 

---------

 

Hoje foi um dia bem fresco aqui em Blumenau, predominou o céu nublado sem vento e a temperatura não conseguiu subir muito. A mínima e máxima de hoje foram respectivamente 16,7C e 25,9C.

image.thumb.png.2d62847abb16343925ad22d6abd69d36.png

 

E o melhor: sem previsão alguma de calor. Esse abril tem tudo pra fechar novamente abaixo da média no leste catarinense. 19,7C com 91% e céu encoberto às 22h em Blumenau/SC

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

30 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Em Indaial 2014 teve uma mínima absoluta bem acima da média, que é de 11,2C na normal 1991-2020:

image.png.7e8e181e03be19486610c16493949bff.png

Detalhe que o 13,4C não foi no fim do mês mas sim dia 14/04, no fim do mês a menor mínima foi 14,4C.

 

---------

 

Hoje foi um dia bem fresco aqui em Blumenau, predominou o céu nublado sem vento e a temperatura não conseguiu subir muito. A mínima e máxima de hoje foram respectivamente 16,7C e 25,9C.

image.thumb.png.2d62847abb16343925ad22d6abd69d36.png

 

E o melhor: sem previsão alguma de calor. Esse abril tem tudo pra fechar novamente abaixo da média no leste catarinense. 19,7C com 91% e céu encoberto às 22h em Blumenau/SC

 

Felipe, essa mínima absoluta de Abril 2018 é um absurdo inimaginável. 

 

Mas também fiquei surpreso com quão fraca foi a MP de Abril-14 no Sul do país. Que trajetória esquisita essa MP teve para ser histórica no leste do Sudeste e totalmente irrelevante no Sul ? Vou analisar a trajetória dela para descobrir. 

 

Quanto a Abril-2021, aí sim, me parece que a nossa dinâmica atmosférica está um tanto parecida, desde o litoral do ES até o litoral de SC e também nas áreas próximas ao litoral. A verdade é que o CFS está acertando com grande acurácia a sua previsão para o mês.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Renan disse:

 

Felipe, essa mínima absoluta de Abril 2018 é um absurdo inimaginável. 

 

Mas também fiquei surpreso com quão fraca foi a MP de Abril-14 no Sul do país. Que trajetória esquisita essa MP teve para ser histórica no leste do Sudeste e totalmente irrelevante no Sul ? Vou analisar a trajetória dela para descobrir. 

 

Quanto a Abril-2021, aí sim, me parece que a nossa dinâmica atmosférica está um tanto parecida, desde o litoral do ES até o litoral de SC e também nas áreas próximas ao litoral. A verdade é que o CFS está acertando com grande acurácia a sua previsão para o mês.

O CFS estar acertando é uma péssima notícia, porque ele continua aterrador pros próximos meses

 

 

 

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

Gostaria de saber dos outros bazianos, se essa MP do final de Abril de 2014 foi significativa em sua cidade.

 

9 horas atrás, Aldo Santos disse:

 

Renan, aqui na cidade de São Paulo foi forte para abril mas não excepcional.

 

No Mirante, as mínimas em abril de 2014 foram:

12,0°C (30/04)

12,1°C (29/04)

 

No IAG: 10,3°C (30/04)

---------------------------------

 

As menores marcas nas estações do CGE foram em CAPELA DO SOCORRO (6,9℃) e SÃO MATEUS (8,2℃).

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Guest Wallace Rezende
11 horas atrás, Renan disse:

 

Gostaria de saber dos outros bazianos, se essa MP do final de Abril de 2014 foi significativa em sua cidade.

 

Em duas automáticas do Inmet que acompanho aqui no RJ (Vila Militar, nos subúrbios da capital, e Teresópolis/auto, em área de encosta na Região Serrana), abril de 2014 se destacou pela menor mínima do período com dados, e pode ter sido até a menor temperatura para o mês no século XXI.

 

Já em anos como 2011 e 2016 o mês de abril se destacou pela ruindade (o último, em particular, foi o mais quente já registrado), assim como 04/2019, um pouco menos quente que 04/2016..  Nas médias, 2013 e 2020 foram os mais amenos.

 

Mínimas absolutas de abril e o dia:

 

Vila Militar:

KMVII.png.abbe423a9e4b0c225ecbfdbd7c6b9866.png

 

Teresópolis (a estação saiu do ar em março de 2021, a mais recente a ser abandonada pelo Inmet no estado):

KMTSS.png.866854ee0502319740d4dcd51fba49ff.png

 

 

* Parcial 04/2021

 

** Abril de 2011 sem os dias 27, 28, 29 e 30 em Teresópolis (pode ter descido um pouco abaixo do valor na tabela)

 

Em Teresópolis/auto o ano de 2014, além de ter registrado menor mínima de abril, registrou a menor mínima do ano em outubro (única vez, com 5,6ºc) e, apenas 13 dias depois (ainda em outubro), a máxima absoluta para todos os meses (34ºc).

 

Edited by Wallace Rezende
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Renan disse:

 

Felipe, essa mínima absoluta de Abril 2018 é um absurdo inimaginável. 

 

Mas também fiquei surpreso com quão fraca foi a MP de Abril-14 no Sul do país. Que trajetória esquisita essa MP teve para ser histórica no leste do Sudeste e totalmente irrelevante no Sul ? Vou analisar a trajetória dela para descobrir. 

 

Quanto a Abril-2021, aí sim, me parece que a nossa dinâmica atmosférica está um tanto parecida, desde o litoral do ES até o litoral de SC e também nas áreas próximas ao litoral. A verdade é que o CFS está acertando com grande acurácia a sua previsão para o mês.

 

É Renan, pela reanálise do NCEP teve uma trajetória bem estranha com origem lá no meio do atlântico sul:

image.png.cfee56a801f9d23ef73b18498c802e2a.png

 

E assim acabou pegando o sul de lado:

image.png.c8af944481a1056c696d8d47dd91ac3a.png

 

E sobre Abril 2021, realmente nós no leste de SC até RJ e leste de minas não podemos reclamar. Cada dia fica mais bizarro a diferença daqui pra Porto Alegre, que é bem mais fria que Blumenau em Abril mas estão com temperaturas parecidas nesses últimos dias. 

 

Hoje o tempo amanheceu nublado com mínima de 18,8C aqui:

image.thumb.png.a0c1c3c6be98aa8a1edfba2eb7b7c6aa.png

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Amanhecemos com céu nublado e mínimas na faixa dos 14 graus em todas as estações do município. Destaque foi o oeste do Planalto Norte com boas mínimas:

9.2ºC Três Barras (Epagri)

9.4ºC Canoinhas (Epagri)

9.7ºC Monte Castelo (Epagri)

9.9ºC Papanduva (Epagri)

 

São Mateus do Sul no Paraná também baixou legal: 8ºC INMET

516137404_Semttulo.jpg.fa2e07551e40aaafda713019de4cd15f.jpg

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Com o céu limpo e a calmaria que predominou pela madrugada tivemos hoje um amanhecer mais gelado que ontem. Aqui registrei 15,8°C por volta das 06:10, em Borborema atingiu 14,9°C e Promissão 16,9°C.

 

Logo após o sol sair a nebulosidade ganhou espaço deixando o céu parcialmente nublado, um time perfeito, já que a ausência dela a noite contribuiu para o frio e agora está segurando a escalada. Isso sem contar o vento que aumentou um pouco. Fotos que fiz por volta das 08:00.👇

20210415_082057.thumb.jpg.adba1c05b1b75dbae4786e0a0eef7bdb.jpg

20210415_082156.thumb.jpg.cd4b9f8d630347083c66f1995af03f1f.jpg

 

As folhas do meu Tamarindo estão todas amarelas e caindo muito. Que comece o tão esperado frio!❄

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Bom dia.

Começando a quinta-feira com predomínio de nuvens baixas e bastante vento. Um céu meio revoltoso principalmente nos lados da Serra do Mar. A temperatura mínima ficou nos14,3°C e caiu uma garoa durante a madrugada.

É um quadro q eu classificaria como tipicamente de Abril e eu tenho uma lembrancinha da infância (meio/bastante idiota inclusive), de uma gravura num livro de história mostrando o Pedro Álvares Cabral chegando ao Brasil por volta desta época... da impressão ruim q fikei ao observar os nativos à beira mar desprovidos de vestimentas.1447928840_images(1).jpeg.76009b13e5f742ad408f0278964a5b00.jpeg

Eu não tinha a menor idéia de q os ventos frios do oceano q sopram aki no município são uma característica regional e q a sensação de "frio" é devido ao efeito da altitude. No entanto, apesar da idéia "idiota", devo sair em minha defesa e justificar q as famosas pinturas dakela época não colaboram muito...os tons "pastel", as cores esmaecidas criam uma atmosfera irreal e menos calorosa do q realmente teria sido na ocasião e quando se tem 10/12 anos de idade não se costuma kestionar algo assim. Então, eu apenas sentia dó dakelas pessoas passando frio, quando na verdade o "frio" q eu acreditava q estariam sentindo não seria nada, se comparado com tudo o q iriam sentir dalí pra frente.

Voltando ao Abril atual, acredito q o mês tem se comportado dentro do esperado e eu não costumo criar muitas expectativas neste período, aliás em termos de temperatura, creio q o período entre o final de Setembro e começo de Outubro tenha muito mais dinâmica e surpresas. Creio, não: tenho certeza disso.

Hoje, às 7h o céu estava carregado, mas sem a presença de chuviscos. Nuvens e vento constante do leste 👇

20210415_081959.gif.a052f95407811868ec44fb6c60c7c416.gif

  • Like 9
  • Thanks 3
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Amanhecer outonal em todas as estações de Belo Horizonte - MG, bons valores para meados de abril:

 

INMET Pampulha............... 14,1C

INMET Santo Agostinho.... 16,1C (menor do ano)

INMET Cercadinho............. 12,4C (menor do ano)

 

Este outono é um dos mais precoces que eu me lembro já ter vivido, normalmente, até dia 20/25 de abril, o predomínio costuma ser de um tempo morno, com chuvas ocasionais, bem mais cara de verão. Nesse ano, no entanto, após as últimas chuvas da temporada (entre 28/03 e 03/04), o padrão de tempo e temperatura mudou completamente já no começo de abril, o que não é comum, antecipando a estação seca.

 

São 11h, o céu é azul na capital mineira e faz 23°C, com um vento bem fresco e ambientes amenos. Não tem chuva que pague esse conforto térmico.

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, LeoP disse:

Amanhecer outonal em todas as estações de Belo Horizonte - MG, bons valores para meados de abril:

 

INMET Pampulha............... 14,1C

INMET Santo Agostinho.... 16,1C (menor do ano)

INMET Cercadinho............. 12,4C (menor do ano)

 

Este outono é um dos mais precoces que eu me lembro já ter vivido, normalmente, até dia 20/25 de abril, o predomínio costuma ser de um tempo morno, com chuvas ocasionais, bem mais cara de verão. Nesse ano, no entanto, após as últimas chuvas da temporada (entre 28/03 e 03/04), o padrão de tempo e temperatura mudou completamente já no começo de abril, o que não é comum, antecipando a estação seca.

 

São 11h, o céu é azul na capital mineira e faz 23°C, com um vento bem fresco e ambientes amenos. Não tem chuva que pague esse conforto térmico.

 

2017 também foi ano de começo precoce do padrão climático de outono, pois a partir do dia 19-03-17 o padrão virou aqui na região, com mínimas sub-15, máximas comportadas, embora o mês de Abril não tenha sido grandes coisas. 

 

Já em 2016 foi complicado, o padrão só mudou no fim de Abril e esse ano ficou mais conhecido como o ano em que "pulamos direto do verão para o inverno", sem estação de transição.

 

No ano passado também começamos a notar uma redução importante na temperatura média no final de Março e Abril foi aquela maravilha, mas a mudança em 2021 foi mais sentida justamente porque coincidiu o fato do calor mais forte do verão ter ocorrido dias antes da alteração do padrão.

 

Exemplifico com meus dados: Minha estação teve média das máximas de 32°C e média mínima de 18,3°C nos últimos 10 dias de Março desse ano. E nos primeiros 10 dias de Abril, a média máxima despencou para 26,9°C e as mínimas para 15,3°C. Mudança radical, uma das maiores que já vi por aqui.

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Juzinho disse:

Ano passado foi perfeito climaticamente até a primeira semana de Junho (SP) ...depois disso foi só ladeira abaixo ...

 

Praticamente a mesma coisa aqui, Junho e Julho foram inesquecíveis de tão ruins, talvez os piores que já vivenciei porque juntou tempo morno + tédio constante, sem dinâmica alguma. Agosto foi OK, boa MP na segunda quinzena, e depois veio Setembro e a primavera....bem aí vocês já sabem, não quero me lembrar...

 

Vamos falar de coisas boas: Nesse momento, 25,1°C com céu parcialmente nublado, e seguimos com tempo super confortável por aqui.

 

Temos somente essas pequenas Cumulus / Stratocumulus de tempo bom:

 

image.thumb.png.1e499ee9aa3ba16a801de2dfb78d3b2b.png

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, atiliogobbo disse:

Boa tarde BAZIANOS, alguém tem alguma noção de quando chegará a primeira MP continental, com potencial para um bom resfriamento no centro-sul do país?

 

Boa tarde!

 

Um resumo rápido.

 

Clima: onda de frio deve manter tempo seco no início de maio

 

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, na última semana de abril uma onda de frio avança pelo Centro-Sul do Brasil e traz reflexos para o clima em maio.

 

Frio mais intenso só em maio

 

“Maio está pintando como um mês que o agricultor tem que se preocupar bastante porque deve ter frio mais intenso. Apesar de ser mais frio em maio, chovendo menos, […] tem um veranico de maio que a gauchada conhece bem. O veranico de maio é quando tem uma temperatura baixa, depois vem um calorzinho. Vale para o Centro do Brasil também, que é bem típico da região central”. Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

 

Link: https://www.canalrural.com.br/noticias/clima-onda-de-frio-deve-manter-tempo-seco-no-inicio-de-maio/

https://www.girodoboi.com.br/destaques/chuva-abaixo-do-normal-e-chance-de-geada-precoce-veja-previsao-para-o-outono-de-2021/

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, atiliogobbo disse:

Boa tarde BAZIANOS, alguém tem alguma noção de quando chegará a primeira MP continental, com potencial para um bom resfriamento no centro-sul do país?

Provavelmente em algum momento do inverno he he mas do jeito q andam as coisas relacionadas à mamãe natureza, até isso é questionável... 

Mas vc já está kerendo saber muito né? 🤭😂

  • Haha 11
Link to comment
Share on other sites

Voltou a chover de forma muito volumosa ontem em vários pontos do centro e oeste da PB.

Screenshot_20210415-152858.png.578ce041cb1ecccaad29e94b6600ac03.png

 

Duas cidades atingiram os 100 mm como visto acima, em Água Branca (cidade do Vale do Piancó na fronteira com o PE) caiu a média do mês em apenas algumas horas.

Screenshot_20210415-152912.thumb.png.749b694e9dfca7042635c1172d5b295a.png

 

Em Pombal tivemos 34,5 mm, com a maior parte desse total caídos num temporal por volta das 16h30. O vídeo abaixo (autor: Kelson) foi logo após ela ter cessado. 👇

 

 

Edited by CloudCb
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Agora, Davi Silva disse:

 

Boa tarde!

 

Um resumo rápido.

 

Clima: onda de frio deve manter tempo seco no início de maio

 

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, na última semana de abril uma onda de frio avança pelo Centro-Sul do Brasil e traz reflexos para o clima em maio.

 

Frio mais intenso só em maio

 

“Maio está pintando como um mês que o agricultor tem que se preocupar bastante porque deve ter frio mais intenso. Apesar de ser mais frio em maio, chovendo menos, […] tem um veranico de maio que a gauchada conhece bem. O veranico de maio é quando tem uma temperatura baixa, depois vem um calorzinho. Vale para o Centro do Brasil também, que é bem típico da região central”. Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

 

Link: https://www.canalrural.com.br/noticias/clima-onda-de-frio-deve-manter-tempo-seco-no-inicio-de-maio/

https://www.girodoboi.com.br/destaques/chuva-abaixo-do-normal-e-chance-de-geada-precoce-veja-previsao-para-o-outono-de-2021/

"O veranico de maio é quando tem uma temperatura baixa, depois vem um calorzinho"... se for assim temos veranico o inverno todo!! E ultimamente uns invernicos em novembro rsrs...

  • Like 1
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Em 14/04/2021 em 12:44, Renan disse:

Vamos seguindo com mais um dia agradável neste Abril. Outra mínima sub-15 tipicamente outonal, com 14,4°C aqui no Bandeirantes, e agora neste início de tarde com 24,1°C. Grande diferença entre topo e baixada hoje, como tipicamente ocorre quando há advecção de ar mais frio. Nos topos da cidade ainda não chegou nem a 22C.

 

Euro prevê para amanhã o menor valor de 2021 até agora nos topos, o modelo está indicando 12°C para o seu ponto de referência na cidade que é o aeroporto Francisco de Assis, localizado num topo com altitude semelhante ao INMET. Se o modelo estiver certo, poderá ser a menor mínima no INMET desde 2016, quando a estação obteve 12,5°C na MP do final do mês. Se descer desse valor -o que eu duvido- , poderá ser a menor mínima desde Abril 2014, quando obtivemos o recorde absoluto para Abril naquela incrível MP para a minha região.

 

Para se ter uma ideia do quão forte foi aquela MP para minha cidade, o INMET registrou 09,6°C no dia 29-04-2014 (recorde absoluto para Abril na atual estação), e minha estação na baixada anotou 08,6°C (recorde dos meus registros para o mês).

 

Gostaria de saber dos outros bazianos, se essa MP do final de Abril de 2014 foi significativa em sua cidade.

Renan,

a massa polar marítima do final de abril de 2014, provocou as 2 menores mínimas para um mês de abril na convencional de Itaperuna, isso a contar de abril de 1969.

Nos dias 29 e 30 a convencional de Itaperuna, registrou duas mínimas 12,x, menor do que a mínima da série 1969 a 1990.

Aqui em Laje do Muriaé, foram 5 madrugadas seguidas de frio de inverno, de 29 a 2 de maio.

Fiquei torcendo para maio, junho e julho, registrarem mínimas bem baixas, mas foi um fiasco os três meses,achei que poderia acontecer temperaturas baixas semelhantes ao meses de abril, maio, junho e julho de 1968, quando a Zona da Mata e o RJ, foram atingidos por massas polares bem frias.

 

Tipo, 3,6c em São Lourenço dia 27/4/1968

 

3,6 na convencional de Friburgo dia 26 de abril

 

5,6 na convencional de Viçosa dia 26.

 

Edited by marinhonani
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Só para não passar em branco hoje, mínima de 18,2°C e máxima de 25,3°C. Neste momento faz 22,3°C, com o céu abrindo aos poucos para uma noite estrelada. 

 

O dia foi igual aos últimos, nublado na maior parte do tempo, com uma ou outra abertura no céu, até ameaçou de dar alguns pingos lá pelas 12h/13h, mas só ficou no ameaço mesmo. Tudo indica que só sairemos desse padrão no domingo, quando a previsão mostra alguma chuva para cá:

image.png.1ec7d706e58db77859f2fe17b5db2b50.png

 

Enfim, vamos ver se irá concretizar de fato, lá atrás mostrava em mais de 50 mm de chuva entre domingo e segunda, já diminui bastante a previsão. Como podem ver, até hoje que tinha uma chance de 80% de uma chuvinha por mais fajuta que fosse, acabou não rolando.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, Pablo MQL disse:

El pronostico los proximos dias es un absoluto bostezo, sorprende la baja dinamica.

 

image.png.cd2b3b9355ce1ccf7f0f6330d0bff745.png

 

Não sente calor, nem frio. É agradável, porém em se tratando de Montevidéu nós já devemos esperar por frio de verdade nessa época. Então é decepcionante para vocês.

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Davi Silva disse:

 

Boa tarde!

 

Um resumo rápido.

 

Clima: onda de frio deve manter tempo seco no início de maio

 

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, na última semana de abril uma onda de frio avança pelo Centro-Sul do Brasil e traz reflexos para o clima em maio.

 

Frio mais intenso só em maio

 

“Maio está pintando como um mês que o agricultor tem que se preocupar bastante porque deve ter frio mais intenso. Apesar de ser mais frio em maio, chovendo menos, […] tem um veranico de maio que a gauchada conhece bem. O veranico de maio é quando tem uma temperatura baixa, depois vem um calorzinho. Vale para o Centro do Brasil também, que é bem típico da região central”. Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

 

Link: https://www.canalrural.com.br/noticias/clima-onda-de-frio-deve-manter-tempo-seco-no-inicio-de-maio/

https://www.girodoboi.com.br/destaques/chuva-abaixo-do-normal-e-chance-de-geada-precoce-veja-previsao-para-o-outono-de-2021/

Muito obrigado Davi Silva 👏👏👏👏

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.