Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Queda livre por aqui: 9,8° com 54% e p.o. em 0,9°!!

 

Detalhe: é meu primeiro valor de um dígito desde 22 de julho, quando tive 9,9°, e o menor valor desde 5 DE JULHO, quando tive mínima de 7,3°!!

Zona sul e leste da capital na casa dos 6°C, o brabo é morar na área central mesmo.

Como eu queria morar em Belém Novo, Ipanema, Guarujá bem pertinho do Guaíba, e mais agradável no verão,

Link to comment
Share on other sites

Queda livre por aqui: 9,8° com 54% e p.o. em 0,9°!!

 

Detalhe: é meu primeiro valor de um dígito desde 22 de julho, quando tive 9,9°, e o menor valor desde 5 DE JULHO, quando tive mínima de 7,3°!!

Zona sul e leste da capital na casa dos 6°C, o brabo é morar na área central mesmo.

Como eu queria morar em Belém Novo, Ipanema, Guarujá bem pertinho do Guaíba, e mais agradável no verão,

 

 

Interessante que o bairro mais frio de Porto Alegre é uma área muito carente que é a Lomba do Pinheiro.

Link to comment
Share on other sites

PHP, aí na tropical de altitude Soledade prevejo -4C/-6C.

 

Já na tropical de altitude Castelinho, algo como -3C/-5C.

 

Na Campanha tropical de planície, prevejo mínimas entre -2C/-4C.

 

Na Altiplano tropical de Urupema, algo como -6C/-8C.

 

O clima tropical é realmente muito louco e diferenciado. Ele vai até Santa Vitória do Palmar/Chui. Já Chuy (Uruguay) já pode ser considerado temperado.

Link to comment
Share on other sites

Achei linda essa fotos da Argentina hoje compartilharam no face do Coutinho ...

 

Registro feito hoje, 11/09/2015, em Balcarce, província de Buenos Aires/Argentina.

(Via Climaterra Ronaldo Coutinho )

 

11988646_482441378625239_829232431210532778_n.jpg?oh=1f2bbca0bb1975927abf36f022ab8d7c&oe=565CED18

 

12004680_482441488625228_2223807857061307903_n.jpg?oh=e7f93961195db2ba76415abef41acba4&oe=5664BFE9

 

11988646_482441378625239_829232431210532778_n.jpg?oh=1f2bbca0bb1975927abf36f022ab8d7c&oe=565CED18

 

LIndo.

 

A Argentina sempre apresenta um aspecto invernal clássico de arvores peladas. Mas esse ano por algumas fotos que eu vi parece que la o inverno foi mais verde que o normal, principalmente esse começo de primavera. Sinal de falta de frio forte.

Link to comment
Share on other sites

Morro da igreja com -2,7 na leitura da 1h.

 

Xanxerê e cidades do oeste entre 0/2C

 

Joaçaba em 2C

Caçador em -0,5C

Urussanga em 5C

Lages em 2C

 

Urupema em -2,5C

 

Aqui no vale em especial Indaial esta uma porcaria, tenho 11C cravados. Deve ir no máximo a uns 7/8C

 

Esta madrugada não tera grandes marcas, -3/-5 na região de Urupema... -3/-1 no oeste e planalto norte... 0/2C no extremo sul... 7/8C no vale e norte catarinense. No amanhecer de domingo teremos boas marcas.

Link to comment
Share on other sites

A Argentina sempre apresenta um aspecto invernal clássico de arvores peladas. Mas esse ano por algumas fotos que eu vi parece que la o inverno foi mais verde que o normal, principalmente esse começo de primavera. Sinal de falta de frio forte.

 

Olha, a informação procede parcialmente. Do centro pro norte da Argentina, o inverno acompanhou a ruindade do inverno do sul do Brasil, mas do centro pro sul, o comportamento foi de normal a abaixo em vários pontos. Tanto que foram registradas duas nevadas épicas na região andina, com alguns locais acumulando mais de 1 metro de neve. As pistas de esqui nada tiveram que reclamar nesse período de Julho e Agosto. Abaixo segue o mapa de anomalias sul americanas de Julho e Agosto (apesar de um pouco de distorção no posicionamento das cores)..

 

U4veYUH.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui, 6,4c estação de Lourdes e 2,6C no Cinquentenário, um pouco mais baixo e sem prédios "altos" como no centro. Mas aço que parte desta diferença se deve a um certo escoamento de ar frio. Mas não irá chegar aos -1C previsto. Mas está ótimo, em 2015 qualquer frio que vier é "lucro", "bazianamente" falando.

Link to comment
Share on other sites

É, tem que aproveitar mesmo. Afinal nesses climas tropicais que temos isso acontece 1 ou 2 vezes por ano por um ou dois dias. É pra curtir cada minuto !!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

PHP, aí na tropical de altitude Soledade prevejo -4C/-6C.

 

Já na tropical de altitude Castelinho, algo como -3C/-5C.

 

Na Campanha tropical de planície, prevejo mínimas entre -2C/-4C.

 

Na Altiplano tropical de Urupema, algo como -6C/-8C.

 

O clima tropical é realmente muito louco e diferenciado. Ele vai até Santa Vitória do Palmar/Chui. Já Chuy (Uruguay) já pode ser considerado temperado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

No geral boas mínimas nas estações de baixada, mas longe de comparação com 2002 e 2006 quando chegou a -6,6oC no Inmet de São Joaquim. Urupema não tinha estação nem Bom Jardim da Serra. Veremos o quanto fecha nas baixadas, tem bom potencial hoje e maior amanhã.

 

Caio,

 

Essa temperatura de -6,6°C, acho que foi registrada na estação da Climaterra em setembro de 2006. Mas independente disso, o frio deve ter castigado as baixadas.

Link to comment
Share on other sites

CUSTOU MAS NEGATIVOU

 

-0,1ºC em Passo Fundo na automática do INMET que é ruim de mínimas.

 

Quanto deu nas Mp's de setembro de 02 e 06 ai, Eduardo?

 

Não sei como ver da automática nesses anos, mas na convencional fez -0,6 em 01/09/2002 e entre os dias 04 e 06/09/2006 fez 3 negativas consecutivas, sendo elas -0,3, -2,5 e -0,5.

Link to comment
Share on other sites

Foi uma madrugada de vento nos picos e muito frio com -3,2oC no Morro das Torres, em Urupema, com vento médio sempre acima dos 30km/h com rajadas acima dos 40km/h, e o Morro da Igreja com -2,2oC e vento próximo a 50km/h.

 

Com essa condição não há inversão térmica e notadamente ainda não foi a madrugada mais favorável as baixadas onde ainda assim Urupema foi a -6,3oC. Bom Jardim de Serra foi a -3,8oC as 4h00 mas só voltou a reportar as 7h00, provavelmente teve a mínima absoluta perdida.

 

No geral ainda não se pode comparar aos eventos de 2002 e 2006. São Joaquim Inmet com -1,1oC e -3,5oC em Santa Isabel.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre não acredito que amanhece sábado com os 4º previsto. Agora as 21:25hs a média na cidade é de 12º, não creio que vai cai 8º até amanha pela manha.

Chega a 4° e até baixa disso em partes das Zonas Sul e Leste. A Lomba do Pinheiro tem 9,0° e dois bairros planos 10,7°. Eu também tenho tenho bons 10,7° com 52% o que dá p.o. de 1,2°!! O ar está MUITO seco para o horário e o vento parou. Vai afundar bastante ainda.

 

Aposto mínima de 3° nos pontos mais frios com geada fraca e 5°/6° na cidade.

 

 

Não falei que a temperatura não chegava a 4º em POA? hehehehe

 

Minima na automática de 6,3º. Eu conheço o clima dessa cidade. Nunca que cairia 8º entre o meio da noite de ontem e o amanhecer de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Cenário muito preocupante nas projeções de chuva para os próximos 8 dias pelo GFS. Tanto a 00Z como a 06Z insistem em um episódio intenso de chuva entre o RS e SC por conta do avanço de uma frente-fria estacionária bloqueando o avanço de um novo anticiclone polar avançando pelo Cone Sul.

 

00Z

 

p46nwJm.png

 

06Z

 

JzULnM2.png

 

 

O mais impressionante é a convergência para o Europeu em intensidade e localização:

 

KZ0WKnr.png

 

 

E em menor grau o CFS:

 

QgzdL0N.png

 

 

Parece um padrão bem estabelecido para o decorrer do mês, com fortes anticiclones polares entrando no Cone Sul sem conseguir avançar sobre o Sul do Brasil, que ficaria na zona de guerra entre a massa fria e o ar quente do Brasil central, criando condições para o bloqueio das frentes e pesados acumulados de chuva.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minima na automática de 6,3º. Eu conheço o clima dessa cidade. Nunca que cairia 8º entre o meio da noite de ontem e o amanhecer de hoje.[/b]

 

A estaçao autometica fica no norte da cidade?Ja que na parte mais perto do centro um pouco mais ao sul a a temperatura ficou entre 8 e 10c,engraçado que em Poa me parece que quanto mais ao norte mais frio kkkk,isso seria efeito do guaiba ou nebulosidade la?

Link to comment
Share on other sites

....Interessante que o bairro mais frio de Porto Alegre é uma área muito carente que é a Lomba do Pinheiro.

 

Héder,

 

Você recentemente postou algo sobre o IDH nas localidades onde as médias de temperatura eram baixas.

 

Não conheço essa região (Lomba do Pinheiro).

 

Sociologicamente pode trazer análises interessantes. (talvez no Bate Papo poderemos especular sobre o tema)

 

Salute

Link to comment
Share on other sites

....Interessante que o bairro mais frio de Porto Alegre é uma área muito carente que é a Lomba do Pinheiro.

 

Héder,

 

Você recentemente postou algo sobre o IDH nas localidades onde as médias de temperatura eram baixas.

 

Não conheço essa região (Lomba do Pinheiro).

 

Sociologicamente pode trazer análises interessantes. (talvez no Bate Papo poderemos especular sobre o tema)

 

Salute

 

Aqui vai o perfil sócio-econômico de Lomba do Pinheiro, através do IDH (cruzamento de renda, educação e longevidade):

 

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_udh/22267

Link to comment
Share on other sites

....Interessante que o bairro mais frio de Porto Alegre é uma área muito carente que é a Lomba do Pinheiro.

 

Héder,

 

Você recentemente postou algo sobre o IDH nas localidades onde as médias de temperatura eram baixas.

 

Não conheço essa região (Lomba do Pinheiro).

 

Sociologicamente pode trazer análises interessantes. (talvez no Bate Papo poderemos especular sobre o tema)

 

Salute

 

Aqui vai o perfil sócio-econômico de Lomba do Pinheiro, através do IDH (cruzamento de renda, educação e longevidade):

 

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_udh/22267

 

Melo,

 

Quando você tiver tempo. Interprete para eu entender os dados de Lomba do Pinheiro.

 

No bate papo. Por várias razões a principal é não contaminar a discussão do monitoramento que apresenta neste final de semana algo tão esperado no inverno.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Atualizando: 1,9ºC agora.

 

É que tem duas estacoes em Livramento a da praça general osorio que agora ta com 5,8c e a que vc postou que agora já ta com 1,6c,uma baixa e a outra é topo?

A diferenca e grandinha sendo que as estaçoes estao a apenas 1 km uma da outra

 

A da praça general osório, fica em cima de um prédio, venta muito nesse lugar.

A outra estação fica no 7ºRegimento do Exército, no meio da cidade também, mas é uma área com mais verde. Fica mais ou menos 1,5 km em linha reta do lugar que moro.

Link to comment
Share on other sites

 

A da praça general osório, fica em cima de um prédio, venta muito nesse lugar.

A outra estação fica no 7ºRegimento do Exército, no meio da cidade também, mas é uma área com mais verde. Fica mais ou menos 1,5 km em linha reta do lugar que moro.

 

Valeu,eu nao sabia que ficava em cima de um predio :good2:,inclusive ai fez bem frio -1,6c vc deve ta bem feliz ainda mais por ser setembro.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique, essa mínima de -4,2ºC no bairro Farroupilha,

 

igualou com a mínima de setembro de 1941 em Vacaria com o mesmo -4,2, foi a menor mínima para setembro na série 1914 a 1948 do livro de Floriano.

 

A segunda mínima mais baixa em setembro na série 1914 a 1948 foi de -4,0ºC em São Francisco de Paula ano de 1930.

Link to comment
Share on other sites

 

O Bairro Farroupilha fica na zona urbana?Nao sabia que Soledad era tao frio,devia aparecer mais na midia, acho que aí é ate mais frio que Gramado já que na baixada do caracol em canela fez apenas -1,7c e no topo de gramado fez 0,4c quando fez ai no topinho do inmet.

Link to comment
Share on other sites

 

O Bairro Farroupilha fica na zona urbana?Nao sabia que Soledad era tao frio,devia aparecer mais na midia, acho que aí é ate mais frio que Gramado já que na baixada do caracol em canela fez apenas -1,7c e no topo de gramado fez 0,4c quando fez ai no topinho do inmet.

Sim o Bairro Farroupilha é perímetro urbano.

Fatores que colaboram para o frio de Soledade, localização(quase Centro do RS), continentalidade, boa latitude, formato do relevo, altitude de 600m a 821m.

Topinho Inmet fez 1,5º, a diferença aqui é maior entre topo e baixada.

É uma baixada poderosa, mas não duvido que as da Raia da Pedra e Rincão dos Silvanos possam ser até mais frias.

Link to comment
Share on other sites

Sim o Bairro Farroupilha é perímetro urbano.

Fatores que colaboram para o frio de Soledade, localização(quase Centro do RS), continentalidade, boa latitude, formato do relevo, altitude de 600m a 821m.

Topinho Inmet fez 1,5º, a diferença aqui é maior entre topo e baixada.

É uma baixada poderosa, mas não duvido que as da Raia da Pedra e Rincão dos Silvanos possam ser até mais frias.

 

Poxa legal,no topinho nao deve ter tido tao frio quanto Gramado porque o frio pegou mais a faixa leste do estado e chegou mais forte em Gramado que em Soledade, mas ai deve competir com Urupema anualmente nao?O frio tbm chegou mais forte lá mas se tivesse pegado ambas com a mesma força acho que elas empatariam em torno de uns -6c :good2:

Link to comment
Share on other sites

Ótimo valor os -4.2, mas se a estação de potreirinhos estivesse online acho que não terias registrado a mínima do RS.

Link to comment
Share on other sites

Parece um padrão bem estabelecido para o decorrer do mês, com fortes anticiclones polares entrando no Cone Sul sem conseguir avançar sobre o Sul do Brasil, que ficaria na zona de guerra entre a massa fria e o ar quente do Brasil central, criando condições para o bloqueio das frentes e pesados acumulados de chuva.

 

Consequentemente, o Sudeste vai torrar com eternas pré-frontais... É o caso do que já deveremos observar na próxima semana por aqui!

 

Péssimo para todos: Pra quem queria chuva no Sudeste e frio no Sul. Uma simples Ilustração do padrão que o Caio explicou:

 

IEAlC6D.gif

Link to comment
Share on other sites

Minimas Parana:

 

Paranavai 8,8c

Maringa 8,8c

Londrina 12,3c

Apucarana 10,9c

Cianorte 8,2c

Umuarama 7,6c

Campo Mourao 6,6

Toledo 1,8c

Cascavel 3,3c

Guarapuava -0,5c

Palmas -2,0c

Curitiba 5,7c

 

Eu esperava mais frio, mas enfim, foi só um "esquenta" para as próximas MP's........................ do outono/inverno de 2016! :cray: (Falando do Paraná) Que ano!

 

Mas não abaixou mais devido a rápida instabilização da atmosfera. O céu já está todo encoberto e com chuviscos esporádicos. Temperatura na casa dos 13C.

Link to comment
Share on other sites

Parece um padrão bem estabelecido para o decorrer do mês, com fortes anticiclones polares entrando no Cone Sul sem conseguir avançar sobre o Sul do Brasil, que ficaria na zona de guerra entre a massa fria e o ar quente do Brasil central, criando condições para o bloqueio das frentes e pesados acumulados de chuva.

 

Consequentemente, o Sudeste vai torrar com eternas pré-frontais... É o caso do que já deveremos observar na próxima semana por aqui!

 

Péssimo para todos: Pra quem queria chuva no Sudeste e frio no Sul. Uma simples Ilustração do padrão que o Caio explicou:

 

IEAlC6D.gif

 

Sera que teremos temporais ou algo do tipo porque os modelos insistem em chuvas pra ca ... e como o Caio mostrou o CFS indica um resto de mes abaixo da media ...

 

5a4e89a549ff2_prec_acum_gfs_d6_20(1).png.0c642329de37bbc66433999a6c435f27.png

prec_acum_global_d6_25.png.cd409fffd06a72fb37dd07a1a5933daf.png

Link to comment
Share on other sites

Parece um padrão bem estabelecido para o decorrer do mês, com fortes anticiclones polares entrando no Cone Sul sem conseguir avançar sobre o Sul do Brasil, que ficaria na zona de guerra entre a massa fria e o ar quente do Brasil central, criando condições para o bloqueio das frentes e pesados acumulados de chuva.

 

Consequentemente, o Sudeste vai torrar com eternas pré-frontais... É o caso do que já deveremos observar na próxima semana por aqui!

 

Péssimo para todos: Pra quem queria chuva no Sudeste e frio no Sul. Uma simples Ilustração do padrão que o Caio explicou:

 

 

Sera que teremos temporais ou algo do tipo porque os modelos insistem em chuvas pra ca ... e como o Caio mostrou o CFS indica um resto de mes abaixo da media ...

 

 

Na minha opinião, a maior parte das chuvas agora (próximos 10-15 dias) vai ficar bloqueada no sul do país, por conta desse provável padrão....

 

Com isso pra nós vai restar mais o calor infernal mesmo (São Paulo por exemplo tem grande chance de dá 32-34ºC de máxima no final da próxima semana já)

 

Lá para o final do mês, há uma tendência de finalização desse padrão, como vc postou pelo Global.... E como o CFS está sinalizando agora também:

 

MynMSEL.png

 

Inclusive com ingresso de ar frio pelo Centro-Sul posteriormente... Mas como diz o Caio: "Muita água pra passar debaixo dessa ponte".....

 

bKhfvRK.png

Link to comment
Share on other sites

 

Eu esperava mais frio, mas enfim, foi só um "esquenta" para as próximas MP's........................ do outono/inverno de 2016! :cray: (Falando do Paraná) Que ano!

 

Mas não abaixou mais devido a rápida instabilização da atmosfera. O céu já está todo encoberto e com chuviscos esporádicos. Temperatura na casa dos 13C.

 

Eu nao esperava mais, é claro que eu queria mais frio mas a mp nao chegaria tao forte aqui no norte eu nao esperava muita coisa mesmo, mas me surpreendi com o sul do Pr negativou bem algumas cidades nao estava esperando isso, mas espero que ano que vem volte a ser como antes de 2014, com muito frio ja que os ultimos dois anos foram os unicos acho que da historia que nao houve geada aqui na minha cidade :cray:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.