Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Ontem a noite fomos premiados com 14 mm de chuvas, teve uma cidade a 13 km noroeste daqui que choveu 29 mm.

 

William, o Global quanto a previsão de frio no sudeste é maluco, ano passado previa -3 de mínima na região de Lavras, para Monte Verde, Maria da Fé 0ºC, em poucos dias mudou tudo.

 

Seria ótimo se acertasse essas chuvas de 150 mm no Rio, Vale do Paraíba até dia 11, mas como é bipolar está difícil.

Link to comment
Share on other sites

É simplesmente inacreditável a 12Z do GFS para o dia 2. Fomos da isoterma de 0oC em algumas rodadas atrás, para a isoterma de 20oC neste dia sobre o Sul do Brasil!

É, meu filho. E te prepara: vai ser pior. Para o dia 3 pega até 24° em 850 hpa no oeste da Região Sul. Depois, com o ciclone se formando, esse calor vai para o Sudeste.

 

Eu aposto em máximas beirando os 40° no RS. E aposto que o ciclone vai sumir e dar lugar ao calor contínuo no início do mês.

 

Para mim, a primeira semana de setembro está MORTA e ENTERRADA.

 

A pouco eu tinha 21,4°.

 

 

sinceramente?!

 

só podem estar faltando informações matemáticas aos sistemas. Creio que seja a variável principal: o calor do oceano Atlantico.

Não tem outra explicação.

Se é projetado em cima de dados numéricos que são lançados no sistema, não poderia errar tanto.

Seria interessante pegarmos os comparativos de Mps que subiram no passado e que estavam TOTALMENTE previsíveis e veremos que há falhas.

Evidentemente, a trajetória carrega toda a ocorrência dos somatórios. Mas, está faltando algum dado relevante.

E NESSE INVERNO, especificamente, O ATLANTICO É DETERMINANTE

como são as correntes de jato que perturbam previsões

Sou totalmente, confesso, um ignorante nesse expertise...mas, ,,,

 

Eu também estou a galáxias de ser um ''expert'' no tema.

 

Mas além da forçante TSM do Atlântico, eu já cogito que também as alterações atmosféricas desse El Niño - que não veio para brincadeira - estão bagunçando totalmente com a base de dados dos modelos.

 

Dizendo de outro modo, talvez essa bizarrice toda do ''inverno 2015'' seja a exata medida do que será o auge do El Niño no próximo verão, uma ''prévia'' do que vem por ai.

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS sepultou o inverno 2015!!!!

Recorde de calor à vista.

O Boldrini tinha toda razão, teremos 35 graus com vento norte por vários dias.

Depois dessa, deu pra bola...volto em 2016!!!

 

O inverno desse ano no Uruguai prestou... Rivera também entra no meio ou é exceção, Rafael? :mosking:

 

Rivera é a exceção. assim como Artigas. O sul e leste do Uruguai tiveram um inverno bom, mas no norte e noroeste, foi quase inexistente, com exceção da segunda quinzena de junho e primeira quinzena de julho.

Link to comment
Share on other sites

É simplesmente inacreditável a 12Z do GFS para o dia 2. Fomos da isoterma de 0oC em algumas rodadas atrás, para a isoterma de 20oC neste dia sobre o Sul do Brasil!

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :ok:

Caio, desculpa mas tua postagem me fez rir pra caramba, he he. Infelizmente o padrão 2015 está a todo vapor ha ha ha ha.

Link to comment
Share on other sites

O GFS mudou DE NOVO o padrão e agora dá uma certa sincronia entre o ciclone do dia 2 e o ingresso da segunda leva de ar frio. Aquela mp que seria a porrada do ar polar entra em contato com o jato que traz calor para o Sul, gera instabilidade e daí o ciclone. Chegaria a até 2° em 850 hpa entre 4ª e 5ª da semana que vem até o S de SC, na serra. Um frio bom.

 

Mas vocês vão me desculpar: eu NÃO ACREDITO nisso. Para mim não terá ciclone coisa alguma, e ainda por cima aposto em bloqueio e 35°/37° com vento norte. Se (SE!!!!!) houver um ciclone, teremos um leve refresco, e olhe lá!

 

Agora tenho 23,0° com 44% e nuvens altas.

Link to comment
Share on other sites

O GFS mudou DE NOVO o padrão e agora dá uma certa sincronia entre o ciclone do dia 2 e o ingresso da segunda leva de ar frio. Aquela mp que seria a porrada do ar polar entra em contato com o jato que traz calor para o Sul, gera instabilidade e daí o ciclone. Chegaria a até 2° em 850 hpa entre 4ª e 5ª da semana que vem até o S de SC, na serra. Um frio bom.

 

Mas vocês vão me desculpar: eu NÃO ACREDITO nisso. Para mim não terá ciclone coisa alguma, e ainda por cima aposto em bloqueio e 35°/37° com vento norte. Se (SE!!!!!) houver um ciclone, teremos um leve refresco, e olhe lá!

 

Agora tenho 23,0° com 44% e nuvens altas.

 

Marcos, como disse anteriormente, só entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro pra ter um parecer certeiro.

 

Na última rodada foi a vez do BOTA (não com a mesma intensidade de antes, mas já não é o desastre dá penúltima sondagem)

 

O que eu acredito, sem sombra de dúvidas é que FRIO vai dar, o que eu quero saber é a intensidade desse frio, se é um daqueles 'bafos' polares que mal traz uma geada fraca/moderada, ou se pode vir a ser algo mais intenso, provocando algumas mínimas bacanas nas localidades do RS e SC e parte do PR.

 

O que eu estou contigo 100% é sobre o que vem antes, essa amostra grátis do inferno que ira pairar sobre nossas cabeças, eu não sei se vai chegar no pico de 40C° mas com certeza entre 37/38C°é garantido que vai ter no RS, parte do litoral sul catarinense, vale do itajai/norte catarinense e extremo oeste.

 

Vai ser um calor digno de fins de dezembro/inicio de janeiro :heat:

 

O padrão 2015 de fato aniquilou e está aniquilando qualquer forma de frio mais forte que possa chegar até nós, mas desta vez ao invés de usar o pessimismo, estou tentando enxergar 'além' dos modelos, e tentando ser otimista pra que venha algo por aí !

Link to comment
Share on other sites

Pelo que observo nos modelos, o grande problema dessa próxima MP está no anticiclone em 500 hpa que começará a ganhar força à partir de agora no centro sul do Brasil.

De acordo com as previsões, esse anticiclone não duraria tanto muito. Só que há uma divergência desse tempo de duração entre o GFS e o ECMWF.

O ECMWF mostra um enfraquecimento mais prematuro dessa alta nos níveis médios da atmosfera, permitindo que o primeiro pulso consiga afetar áreas do sul do Brasil e também do SP com mais força.

Já o GFS por sua vez indica que essa alta pressão demoraria um pouco mais para se desfazer, fazendo com que esse mesmo primeiro pulso desvie para o oceano antes mesmo de entrar no sul do Brasil, mas ainda sim permitindo com que o segundo pulso acompanhado da baixa pressão influencie o sul do Brasil e áreas de SP e MS.

 

O que pode acontecer ao meu ver é dos modelos postergarem ainda mais o enfraquecimento da alta de 500 e assim também bloquear o segundo pulso.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, como disse anteriormente, só entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro pra ter um parecer certeiro.

Eu sei disso, mas estou tão pê da vida que só vejo coisa ruim pela frente. Aí largo minhas pérolas, hehe. O problema é que muitas delas se confirmam, como aconteceu neste "inverno" e ao longo de grande parte do traumático 2012.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, como disse anteriormente, só entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro pra ter um parecer certeiro.

Eu sei disso, mas estou tão pê da vida que só vejo coisa ruim pela frente. Aí largo minhas pérolas, hehe. O problema é que muitas delas se confirmam, como aconteceu neste "inverno" e ao longo de grande parte do traumático 2012.

 

Marcos, 2012 passou longe de ser um inverno ruim. Tivemos um agosto ruim. Aliás, péssimo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, como disse anteriormente, só entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro pra ter um parecer certeiro.

Eu sei disso, mas estou tão pê da vida que só vejo coisa ruim pela frente. Aí largo minhas pérolas, hehe. O problema é que muitas delas se confirmam, como aconteceu neste "inverno" e ao longo de grande parte do traumático 2012.

 

Marcos, 2012 passou longe de ser um inverno ruim. Tivemos um agosto ruim. Aliás, péssimo.

Eu me refiro ao ANO de 2012!! Tire junho e julho e temos o quê? Só tragédia.

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. A média JJA de 17,16° até o momento mostra que o "inverno" deste ano em POA caracteriza nosso clima perto de um tropical úmido. Claro, não teria como virar para um tropical pleno porque teria que puxar junho e julho ainda mais 2,5° acima do que ficaram neste ano. Mas a média absolutamente trágica de agosto, na casa dos 20°, mostra que, sim, POA pode ter, em algum momento futuro e num caso ainda mais extremo quase um ano de clima TROPICAL.

 

Tenho 17,0° com 57%. Vamos para uma noite de frio normal.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se essa MP fosse um pouquinho mais forte, o Mirante baixava dos 10 essa noite, estamos sobre um cenário pos frontal, praticamente inédito esse ano, com vento soprando de Sudoeste, e céu limpo (A Lua esta belíssima). Lembro que no mês de Junho, até que teve uma MP forte, mas que ficou bloqueada em cima de São Paulo, o que deixou o tempo totalmente nublado, na ocasião Curitiba teve geada das boas.

Link to comment
Share on other sites

Se essa MP fosse um pouquinho mais forte, o Mirante baixava dos 10 essa noite, estamos sobre um cenário pos frontal, praticamente inédito esse ano, com vento soprando de Sudoeste, e céu limpo (A Lua esta belíssima). Lembro que no mês de Junho, até que teve uma MP forte, mas que ficou bloqueada em cima de São Paulo, o que deixou o tempo totalmente nublado, na ocasião Curitiba teve geada das boas.

 

 

Tambem achei essa mp um tanto quanto interessante , aqui veio limpando de sul e rapido tipico de MP forte , no Bairro Reserva faz 8°C com 60% Ura ou seja sem vento tende a cair muito madrugada a dentro em casa faz 9°C

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. A média JJA de 17,16° até o momento mostra que o "inverno" deste ano em POA caracteriza nosso clima perto de um tropical úmido. Claro, não teria como virar para um tropical pleno porque teria que puxar junho e julho ainda mais 2,5° acima do que ficaram neste ano. Mas a média absolutamente trágica de agosto, na casa dos 20°, mostra que, sim, POA pode ter, em algum momento futuro e num caso ainda mais extremo quase um ano de clima TROPICAL.

 

Para ficar TROPICALtípico mesmo só faltariam as chuvas abundantes e enchentes de rios no verão.

 

Mas...êpa! Capaz que o El Niño que vem por aí possa resolver esse ''problema''! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

Show de bola o post, Bruno.

 

Não teria sido também o mês de inverno mais quente de todos os tempos?

 

Agosto, se encerrado hoje, seria o mês de maior anomalia (módulo) em Porto Alegre desde o início dos registros, correto?

Link to comment
Share on other sites

Hoje geada e mínima de 0,6º em Solecity, Bairro Farroupilha.Ainda com problemas de conexão no cabo da Davis Farroupilha. A Davis Tuias deu pau de novo,tá fora.

 

Deve ser o cabo da internet que ta com problemas ou ve se nao desencachou o weatherlink tambem , se a luz ta acesa , nao deve ser dificil arrumar , qualquer coisa chama na watts que te ajudo .. Davis dificilmente da problema quem tem ai o Bruno e o Diego podem confirmar , em Goncalves mais de um ano instalada nunca precisou de manutencao ...

Link to comment
Share on other sites

Perfeito. A média JJA de 17,16° até o momento mostra que o "inverno" deste ano em POA caracteriza nosso clima perto de um tropical úmido. Claro, não teria como virar para um tropical pleno porque teria que puxar junho e julho ainda mais 2,5° acima do que ficaram neste ano. Mas a média absolutamente trágica de agosto, na casa dos 20°, mostra que, sim, POA pode ter, em algum momento futuro e num caso ainda mais extremo quase um ano de clima TROPICAL.

 

Tenho 17,0° com 57%. Vamos para uma noite de frio normal.

 

Só para apimentar ainda mais essa revolta sua: Está média JJA de POA em 2015 é SUPERIOR à média JJA climatológica de Juiz de Fora, que é de 16,6C!

Link to comment
Share on other sites

E na contramão o PNI está com 1.7....caminhando para mais uma negativa... a média das mínimas está em -2.1...sem contar hoje...

 

Eh...eh...eh...

 

O PNI superou com folga sua mínima da manhã, e agora está com -3,6, portanto o dia de hoje novamente computando uma boa negativa!

E já é a mínima do Brasil hoje, mesmo com a MP trazendo boas marcas no sul e Sudeste.

 

Aqui em São Bernardo, faz bastante frio lá fora. Não estou surpreso pois ontem e anteontem o GFS e o ECMWF já cantaram a bola.

 

Para os dias 2 e 3, eu esperaria até domingo ou segunda pra dzer se o frio que virá será bom ou não. Olhar modelos com mais de 3 dias de antecedencia é ficar neurótico sem razão, e pior, passar este sentimento a outros. Pra mim, o frio da semana que vem continua sendo apenas uma tendencia até faltar no máximo 3 dias pra acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Mais para o meio da noite de sexta feira chegamos a ter o aparecimento de algumas nuvens mais baixas do tipo estratus. Mas logo se dissiparam e essa madrugada começa com céu limpo por aqui.

Temos 14 graus na Mooca-CGE e umidade de 93%!

 

-----

 

A 00z do GFS já começando a ser processada. Ainda está em 33 horas. Mas vamos ver se teremos alguma novidade boa lá para as 96-120 horas.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em detonar com o frio, agora o ETA 15 detonou com o frio mesmo lá em Bagé! No dia mais frio faria de 8° a 16°. Dia 2. Em POA ficaria nos 15° mesmo e sempre fechado. Mas creio que é uma rodada anômala, já que o ETA resolveu fazer o caminho inverso do GFS. Geralmente ele cola com o segundo.

Link to comment
Share on other sites

A erupção intensa para o começo de setembro já é uma onda de frio moderada, normal para a época.

 

O padrão serial-killer totalmente desfavorável de 2015 já alertado lá atrás se mantém.

 

Aguardando as máximas de 29,30 e 31 para comemorar o inverno mais quente da história em Florianópolis.

 

Porto Alegre, como já mostrado pelo Bruno e a maioria do RS e SC, possivelmente muitas áreas do PR, também tiveram o seu pior inverno já vivido.

 

Curiosidade: ontem em reunião na matriz de um mega-varejista aqui de SC com o pessoal de diretoria entrei no assunto da coleção de inverno. Falaram que foi terrível para eles e todo o setor, encalhando quase tudo. Vão ter que estocar pra rezar e tentar vender no ano que vem. Prejuízo enorme, capital parado e muita decepção com este outono-inverno pra ser esquecido pelo pessoal do vestuário.

Pra ajudar, quando começaram a liquidar o calor se acentuou. Nem o friozinho de meados/fins de inverno tiveram para uma mínima ajuda. Apesar do cenário econômico o fator principal foi clima!

 

Quase brinquei: se tivessem lido o BAZ...

Link to comment
Share on other sites

Mais uma para a coleção: "Nunca antes na história destepaízzz"

 

Cereja do bolo para o final do mês de agosto mais quente da história, e muito possivelmente um dos meses de inverno mais quentes da história, no que será o inverno mais quente da história na maior parte do Sul do Brasil:

 

ff3llCa.png

 

 

#agostorecorde

 

#invernorecorde

 

 

Anomalias na tarde desta próxima segunda-feira:

 

zsEO5ag.png

Link to comment
Share on other sites

6,3°C Rio das Antas

 

 

Noite poderia ter sido boa, mas teve nuvens em SC. Com isso já não tivemos mínimas muito baixas em vários lugares.

 

Agosto será o mês com maior anomalia da história em Indaial. Será o 24° mês seguido com anomalia positiva.

 

Não é possível, desligaram a máquina do frio no Vale do Itajaí.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.