Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Mais cedo, Campos do Jordão estava com muuuuuita neblina; agora já estamos com céu azul e sol. Em casa, a mínima foi de 7,5°C.

 

Vamos ver se a partir de hoje, o ar mais seco predomina. Ontem, começou a chover no meio da tarde e foi até o início da noite.

 

Pelo mapa postado no Simepar, a p%*$% do cavado ainda tá sobre SP.

Link to comment
Share on other sites

Luciano, aquela cena da apresentadora da RBS pedindo desculpa foi patética!! Não pelo pedido de desculpa em si, mas pelo absurdo que fazem com a previsão do tempo, diante de inúmeros dados e maneiras que tem atualmente pra acertar a previsão, com 2/3 dias de antecedência.

A RBS tinha que desistir da meteorologia. Melhor não passar informação nenhuma, do que passar errado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a minima mais baixa foi de 6,2°C , céu bem azul agora !

 

 

Previsao pro dia 26 , olha essa MP

 

 

11053194_477542182400801_3750111661989233753_n.pg?oh=e69b0a397790bb33f27e0ff18bf87265&oe=55F8C0B9&__gda__=1442553089_103e94026ba182d29777c0bfa920102a

 

P*t@ merda, lindo mapa. Onde vc pega esses mapas de previsão?

Mas não entendi de qual ar polar vc tá falando. Não vi nada de especial na Am. do Sul.

 

 

Ar frio subindo em azul !

 

 

http://earth.nullschool.net/#current/wind/isobaric/500hPa/orthographic=-53.39,-12.99,1024

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a mínima foi um pouco mais alta, 17,7°C.

 

Engraçado é que nestas noites tem pessoas que acham que está frio.

 

Fazendo o famoso cálculo por altitude, qual foi sua mínima no mês em maio ?

 

A minha foi de 11,2...e estou a 763 mts de altitude!!

Um grau a cada sem metros de altitude podemos dizer que não está tão fora do normal.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a minima mais baixa foi de 6,2°C , céu bem azul agora !

 

 

Previsao pro dia 26 , olha essa MP

 

 

11053194_477542182400801_3750111661989233753_n.pg?oh=e69b0a397790bb33f27e0ff18bf87265&oe=55F8C0B9&__gda__=1442553089_103e94026ba182d29777c0bfa920102a

 

P*t@ merda, lindo mapa. Onde vc pega esses mapas de previsão?

Mas não entendi de qual ar polar vc tá falando. Não vi nada de especial na Am. do Sul.

 

 

Ar frio subindo em azul !

 

 

http://earth.nullschool.net/#current/wind/isobaric/500hPa/orthographic=-53.39,-12.99,1024

 

Tem o windyty.com tb... nele é bem fácil se deslocar ente as datas e as variáveis. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

A diferença esse ano é que as máximas estão comportadas e são elas que estão derrubando as médias. Por isso que não dá impressão de frio. De qq forma as temperaturas vem subindo dia a dia por causa da atuação da ASAS. A luz no fim do túnel já é bem visivel em todos os modelos e a graça vai acabar!

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

A diferença esse ano é que as máximas estão comportadas e são elas que estão derrubando as médias. Por isso que não dá impressão de frio. De qq forma as temperaturas vem subindo dia a dia por causa da atuação da ASAS. A luz no fim do túnel já é bem visivel em todos os modelos e a graça vai acabar!

 

 

Não acredito que um cara que mora no RJ com quase -1C de anomalia esse mes esta reclamando , prefiro muito mais esses dias comportados , do que frio pela manha e calor a tarde , o que manda não é a media , e sim a media ta negativa , pro sudeste ta uma beleza esse mes, aqui deve fechar entre -1C e -1,5C , no momento depois de nublar e quase chover esta limpando bem céu bem azul agora e 19C

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

 

Aqui por Indaial está +0,2 se não me engano, mas está acontecendo a mesma coisa que no RJ, normalmente temos vários dias com temperaturas entre 27/28C e em muitas ocasiões 29/30C, esse ano não está tendo mínimas muito expressivas em maio para sentir o tal do frio na pele, só que as máximas também estão comportadas, todas ficando entra 23/25C. Sou apaixonado por frio, mas prefiro assim, do que aqueles dias de verão, imagina ausência de frio + mínimas perto da casa dos 30C ai sim poderia "sacar a viola" :good2:

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

 

Faço das suas palavras minhas, mais uma vez. O mês está um saco aqui no Rio. Dos 21 dias até agora, aqui em casa em apenas 1 a máxima foi abaixo de 25°C, em apenas 2 foi a partir de 30°C, e todos os outros DEZOITO na mesmice de 25 a 29,5°C. Um saco! Quase não se sentiu calor, mas também não se sentiu frio praticamente nenhum! As mínimas ficam sempre entre 19 e 21°C, com apenas uma abaixo disso(de 18°C rs), mas já seis na casa dos 22-23°C.

Em diversos maios recentes, até tínhamos mais dias quentes passando dos 30°C, mas em compensação eram comuns eventos de frio de verdade, com máximas de 20, 21°C e mínimas na casa dos 15°C de forma generalizada por toda a cidade.

Não ligo o ventilador desde mês passado, mas em compensação o edredom só saiu do armário por umas duas noites.

E hoje, mais uma vez, segue a mesmice: dia de sol com algumas nuvens, vento fresco e 27,5°C. A mínima aqui no bairro foi de 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Estamos na reta final de maio e mesmo assim o RS mostra temperaturas de verão.....na serra Gramado conta com 24 graus....e a Capital Gaúcha tem 29,6 na estação S João....E com isto, mais um mês as anomalias positivas predominam no cenário gaúcho.

 

Venho escrevendo isso há pelo menos uma semana.

Falando nisso, temos 27,4 graus no momento, com nuvens altas, típicas de céu de primavera.

Sobre previsões, parece que a famosa e famigerada MP do dia 24/25 "evaporou", sumiu. Centésima décima quarta vez (114ª) que vejo esse filme.

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estive em Maio, Junho e Julho passados (2014) no Rio a trabalho, ficava a semana toda e lembro de máximas de 27 e 28 graus, inclusive lá na zona sul,, pois eu fiquei hospedado em Copacabana e Ipanema e trabalhava no Flamengo. Ia trabalhar de metro e quando andava tres ou quatro quadras, passava calor na rua. Então pelas temperaturas que tenho visto este ano ai no Rio, está mais frio sim que ano passado. Mas creio eu que frio é uma coisa relativa. Pra mim, máximas de 22, 23 eu ando de camiseta na rua sem problema. Então por essa ótica até entendo que os cariocas falam que não tem sentido frio por lá, mesmo com a anomalia negativa.

Link to comment
Share on other sites

Estamos na reta final de maio e mesmo assim o RS mostra temperaturas de verão.....na serra Gramado conta com 24 graus....e a Capital Gaúcha tem 29,6 na estação S João....E com isto, mais um mês as anomalias positivas predominam no cenário gaúcho.

 

Venho escrevendo isso há pelo menos uma semana.

Falando nisso, temos 27,4 graus no momento, com nuvens altas, típicas de céu de primavera.

Sobre previsões, parece que a famosa e famigerada MP do dia 24/25 "evaporou", sumiu. Centésima décima quarta vez (114ª) que vejo esse filme.

Hoje é um dia de dezembro com sol de maio. Minha mínima não baixou dos 18,2° e agora tenho 28,2° com 55% e cirrus. Nas parte da minha casa onde pega sol está CALOR. Não é nem mesmo muito confortável.

 

A vantagem é que, sim, teremos mudança de padrão depois do sábado com frio mais intenso do dia 28 em diante. Mas pelos prognósticos que vi ontem, o frio seria normal, algo como 10°/12° a 15°/18° em POA. Nada de mais. Pelo menos coloca as coisas no lugar.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estive em Maio, Junho e Julho passados (2014) no Rio a trabalho, ficava a semana toda e lembro de máximas de 27 e 28 graus, inclusive lá na zona sul,, pois eu fiquei hospedado em Copacabana e Ipanema e trabalhava no Flamengo. Ia trabalhar de metro e quando andava tres ou quatro quadras, passava calor na rua. Então pelas temperaturas que tenho visto este ano ai no Rio, está mais frio sim que ano passado. Mas creio eu que frio é uma coisa relativa. Pra mim, máximas de 22, 23 eu ando de camiseta na rua sem problema. Então por essa ótica até entendo que os cariocas falam que não tem sentido frio por lá, mesmo com a anomalia negativa.

 

Na verdade, não estamos tendo frio diurno. Mas as noites têm sido ótimas. O problema maior é lá no Subúrbio, que normalmente tem tardes bem mais quentes que a Zona Sul.

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estive em Maio, Junho e Julho passados (2014) no Rio a trabalho, ficava a semana toda e lembro de máximas de 27 e 28 graus, inclusive lá na zona sul,, pois eu fiquei hospedado em Copacabana e Ipanema e trabalhava no Flamengo. Ia trabalhar de metro e quando andava tres ou quatro quadras, passava calor na rua. Então pelas temperaturas que tenho visto este ano ai no Rio, está mais frio sim que ano passado. Mas creio eu que frio é uma coisa relativa. Pra mim, máximas de 22, 23 eu ando de camiseta na rua sem problema. Então por essa ótica até entendo que os cariocas falam que não tem sentido frio por lá, mesmo com a anomalia negativa.

 

Até pq, mesmo com a anomalia negativa, ainda tá mais quente q um típico jan/fev em Cwb :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

 

Faço das suas palavras minhas, mais uma vez. O mês está um saco aqui no Rio. Dos 21 dias até agora, aqui em casa em apenas 1 a máxima foi abaixo de 25°C, em apenas 2 foi a partir de 30°C, e todos os outros DEZOITO na mesmice de 25 a 29,5°C. Um saco! Quase não se sentiu calor, mas também não se sentiu frio praticamente nenhum! As mínimas ficam sempre entre 19 e 21°C, com apenas uma abaixo disso(de 18°C rs), mas já seis na casa dos 22-23°C.

Em diversos maios recentes, até tínhamos mais dias quentes passando dos 30°C, mas em compensação eram comuns eventos de frio de verdade, com máximas de 20, 21°C e mínimas na casa dos 15°C de forma generalizada por toda a cidade.

Não ligo o ventilador desde mês passado, mas em compensação o edredom só saiu do armário por umas duas noites.

E hoje, mais uma vez, segue a mesmice: dia de sol com algumas nuvens, vento fresco e 27,5°C. A mínima aqui no bairro foi de 22°C.

 

Eu durmo de edredom todos os dias.

 

A postagem de vocês só comprova que o frio noturno da Zona Norte não compensa o intenso aquecimento diurno. A Zona Sul tem noites menos frias, mas as tardes são bem mais frescas, o que ajuda a manter os prédios numa temperatura mais "civilizada".

Link to comment
Share on other sites

[um grau a cada sem metros de altitude podemos dizer que não está tão fora do normal.

 

Duvida , vc diz **sem metros**.....

 

....isso quer dizer nenhum metro, pois estaria sem nenhum para que pudesse ser medido..??

 

 

KKKKKKKKKKK :laugh: :rofl:

 

Corretor automático do celular. :rtfm:

 

Vamos dizer então pelo computador, para cada 100 metros de altitude 1°C.

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

 

Faço das suas palavras minhas, mais uma vez. O mês está um saco aqui no Rio. Dos 21 dias até agora, aqui em casa em apenas 1 a máxima foi abaixo de 25°C, em apenas 2 foi a partir de 30°C, e todos os outros DEZOITO na mesmice de 25 a 29,5°C. Um saco! Quase não se sentiu calor, mas também não se sentiu frio praticamente nenhum! As mínimas ficam sempre entre 19 e 21°C, com apenas uma abaixo disso(de 18°C rs), mas já seis na casa dos 22-23°C.

Em diversos maios recentes, até tínhamos mais dias quentes passando dos 30°C, mas em compensação eram comuns eventos de frio de verdade, com máximas de 20, 21°C e mínimas na casa dos 15°C de forma generalizada por toda a cidade.

Não ligo o ventilador desde mês passado, mas em compensação o edredom só saiu do armário por umas duas noites.

E hoje, mais uma vez, segue a mesmice: dia de sol com algumas nuvens, vento fresco e 27,5°C. A mínima aqui no bairro foi de 22°C.

 

Eu durmo de edredom todos os dias.

 

A postagem de vocês só comprova que o frio noturno da Zona Norte não compensa o intenso aquecimento diurno. A Zona Sul tem noites menos frias, mas as tardes são bem mais frescas, o que ajuda a manter os prédios numa temperatura mais "civilizada".

Você tem razão, a radiação diurna aquece as paredes e esquadrias das casas e para que ela perca calor a noite eh necessário que haja renovação do ar, por ventilação e como as noites frias e inverno são sem vento, a casa vira uma estufa. Sem contar que o quesito ventilação cruzada por aqui, não é levada em conta na hora da construção, minha casa é um exemplo claro. Troca de calor com a área externa nem pensar, pois além do frio carioca ser fraco, só alcança o auge do frio umas 3 horas por dia, ainda no início da madrugada a temperatura ainda é amena, não há capacidade de resfriamento de paredes e janelas de modo com que estes troquem de calor com a camada de ar mais próxima é assim sucessivamente, até esfriar a casa. Por isso, muita gente usa o ar condicionado durante muitos meses por ano, salvo aqueles com casas muito bem ventiladas.

Link to comment
Share on other sites

E não foi hoje ainda que tivemos aquele dia tradicional de outono aqui em Campos do Jordão. Pela manhã, ainda o céu permaneceu azul a maior parte do tempo mas, depois das 13/14:00 hs, a nebulosidade foi aumentando e agora o céu está COMPLETAMENTE nublado. Diria até, carrancudo.

 

A máxima chegou aos 18°C. No momento, estamos 15°C.

Link to comment
Share on other sites

 

Pasmo com isso, ainda mais que se trata da segunda quinzena de maio. Mas pelos modelos, esse calor argentino está com os dias contados.

 

==================================

 

Aqui agora estamos tendo aumento de nuvens. Faz 22 graus na Mooca-CGE. Creio que o cavado deva estar perdendo forças, pois a cada dia o tempo vai ficando firme aqui na Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

E não foi hoje ainda que tivemos aquele dia tradicional de outono aqui em Campos do Jordão. Pela manhã, ainda o céu permaneceu azul a maior parte do tempo mas, depois das 13/14:00 hs, a nebulosidade foi aumentando e agora o céu está COMPLETAMENTE nublado. Diria até, carrancudo.

 

A máxima chegou aos 18°C. No momento, estamos 15°C.

 

Idem aqui gostinho do outono só de manha !

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio: Temperaturas vão despencar no Sul do país Os termômetros vão chegar aos 0ºC na serra geral e no planalto de Santa Catarina no início de junho

 

As temperaturas vão ficar mais baixas na região Sul do país nos próximos dias. Três ondas de frio vão avançar pelos três Estados da região nos próximos 15 dias, segundo a Somar Meteorologia. "Não há expectativa de danos nas áreas produtoras, não teremos frio extremo a ponto de formação de geada”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

 

A primeira onda de frio será a mais fraca, chegará a partir de 24 de maio e vai deixar a temperatura baixa somente no Rio Grande do Sul. A máxima não passa dos 20°C no dia 24 e a mínima cai para 5°C na madrugada seguinte na fronteira com o Uruguai.

 

Uma segunda onda de frio chegará a partir de 27 de maio e desta vez vai atingir os três Estados da região. O frio será mais duradouro e prossegue até 31 de maio. Neste período, a temperatura máxima ficará abaixo dos 20°C no sul do Rio Grande do Sul, alcança 25°C em Curitiba e Florianópolis e varia entre 20°C e 25°C em Porto Alegre. Já a madrugada mais fria será registrada no dia 31 de maio, com mínima entre 5°C e 10°C no leste do Paraná.

 

“A terceira onda de frio chega nos primeiros dias de junho, esta será a mais intensa de todas, com mínima próxima de 0°C na serra Geral e no planalto de Santa Catarina e entre 3°C e 6°C no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná”, finaliza Celso.

 

Fonte: SOMAR

Link to comment
Share on other sites

Eu curto esses fortes veranico no inverno e que depois são seguidos por um forte resfriamento, é bem emocionante de acompanhar e sentir!

 

Sabe que eu também acho legal?

Lembro de outras vezes que tivemos situações parecidas com a de agora, ou seja, veranico forte seguido de um grande resfriamento. Elas são:

 

Agosto do ano passado (mais ou menos entre dia 15 até 22) e setembro de 2013 (onde áreas do centro norte argentino chegaram a pegar fogo).

Só que me parece que nessas 2 ocasiões, o evento foi mais curto em relação ao que acontece nesse maio.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho,

 

Pelo que estou vendo pra maio...somente o RS terá um desvio mais significativo...o SC penso que estará salvo ...assim como o restante....

 

Qto ao PNI está com mínimas ruins mas com máximas boas.....ou seja , na média penso que está dentro do normal...

 

 

MANTENDO AS PROJEÇÕES O RS PODERÁ TER UMA "BOA RECUPERADA" PARA PESSOAS NORMAIS, CLARO.

Link to comment
Share on other sites

Coutinho,

 

Pelo que estou vendo pra maio...somente o RS terá um desvio mais significativo...o SC penso que estará salvo ...assim como o restante....

 

Qto ao PNI está com mínimas ruins mas com máximas boas.....ou seja , na média penso que está dentro do normal...

 

 

MANTENDO AS PROJEÇÕES O RS PODERÁ TER UMA "BOA RECUPERADA" PARA PESSOAS NORMAIS, CLARO.

 

Tu diz que temos muitos alienígenas polares aqui do baz ? :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Endossando o que disse o Coutinho, pelo ECMWF das 12Z a situação começa a ficar interessante no RS já a partir de 72h, com o avanço de uma alta fraquinha que deve atravessar o estado e provocar um friozinho tanto no RS quando em SC. Tiro curtíssimo. Mesmo fraco, o avanço desse sistema deve provocar calor e vento N/NW no litoral do PR, sul de SP e norte de SC. Em 850mb, a linha de 10°C não pega nem 50% do RS.

 

Interessante mesmo fica a partir de 144h, no dia 27, com a formação de um cavado em altitude, que vai passar por todo o Sul, MS, sul do MT e de GO, além de grande parte do Sudeste. Haverá nova pré-frontal ao largo do litoral de SC até o RJ. Sem baixa profunda em superfície, essa ondulação em 500mb favorece o ingresso de ar mais frio sobre o Centro-Sul do país já em 168h. Nada muito forte, mas suficiente pra puxar um pouco para baixo as médias de maio. Em SP, o cavado pega em cheio o estado na sexta-feira dia 29, provocando chuva. No mesmo dia, a linha de 10°C avança bem, e aparecem algumas manchas até mesmo no sul de Goiás.

 

Nada digno de nota, como já havia dito, mas importante para dar uma movimentada no fórum e uma dinamizada no tempo.

 

Com cavados em 500, o ar frio avança de forma mais intensa mesmo se não houver alta forte, como é o cenário apontado pelo europeu.

Link to comment
Share on other sites

Endossando o que disse o Coutinho, pelo ECMWF das 12Z a situação começa a ficar interessante no RS já a partir de 72h, com o avanço de uma alta fraquinha que deve atravessar o estado e provocar um friozinho tanto no RS quando em SC. Tiro curtíssimo. Mesmo fraco, o avanço desse sistema deve provocar calor e vento N/NW no litoral do PR, sul de SP e norte de SC. Em 850mb, a linha de 10°C não pega nem 50% do RS.

 

Interessante mesmo fica a partir de 144h, no dia 27, com a formação de um cavado em altitude, que vai passar por todo o Sul, MS, sul do MT e de GO, além de grande parte do Sudeste. Haverá nova pré-frontal ao largo do litoral de SC até o RJ. Sem baixa profunda em superfície, essa ondulação em 500mb favorece o ingresso de ar mais frio sobre o Centro-Sul do país já em 168h. Nada muito forte, mas suficiente pra puxar um pouco para baixo as médias de maio. Em SP, o cavado pega em cheio o estado na sexta-feira dia 29, provocando chuva. No mesmo dia, a linha de 10°C avança bem, e aparecem algumas manchas até mesmo no sul de Goiás.

 

Nada digno de nota, como já havia dito, mas importante para dar uma movimentada no fórum e uma dinamizada no tempo.

 

Com cavados em 500, o ar frio avança de forma mais intensa mesmo se não houver alta forte, como é o cenário apontado pelo europeu.

 

PELO GLOBAL, NEVE DIA 31 E 3

Link to comment
Share on other sites

Você tem razão, a radiação diurna aquece as paredes e esquadrias das casas e para que ela perca calor a noite eh necessário que haja renovação do ar, por ventilação e como as noites frias e inverno são sem vento, a casa vira uma estufa. Sem contar que o quesito ventilação cruzada por aqui, não é levada em conta na hora da construção, minha casa é um exemplo claro. Troca de calor com a área externa nem pensar, pois além do frio carioca ser fraco, só alcança o auge do frio umas 3 horas por dia, ainda no início da madrugada a temperatura ainda é amena, não há capacidade de resfriamento de paredes e janelas de modo com que estes troquem de calor com a camada de ar mais próxima é assim sucessivamente, até esfriar a casa. Por isso, muita gente usa o ar condicionado durante muitos meses por ano, salvo aqueles com casas muito bem ventiladas.

Nossas casas, de modo geral, são muito mal construídas neste quesito.

 

Aqui em Sampa, por exemplo, não é caso de calefação mas as casas deviam ter um isolamento térmico melhor.

A minha, por exemplo, demora para esfriar e depois demora para esquentar. :sad:

É comum, no outono/inverno, depois da passagem de uma onda polar, que a temperatura se recupere mais rapidamente fora de casa do que dentro.

Aí, temos aquele paradoxo: fica mais frio dentro de casa do que fora.

 

Na Mantiqueira e nas serras do sul é pior ainda.

Chega a fazer 6/7°C dentro das casas (Até menos).

Coisas corriqueiras como tomar banho e sair da cama tornam-se muito penosas.

 

Não sei no sul mas aqui no interior do sudeste, o cômodo mais frequentado no frio é a cozinha, fica todo mundo em volta do fogão a lenha. :mosking:

É o único local quente da casa.

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um dos piores outonos, o desânimo é tanta, que o BAZ está "abandonado"

Essa anomalia negativa que diz ter no Rio parece falsa, porque tive maios mais frios com anomalias na média

Espero que o inverno seja bom para todos e compense esse mês frustrante

A diferença esse ano é que as máximas estão comportadas e são elas que estão derrubando as médias. Por isso que não dá impressão de frio. De qq forma as temperaturas vem subindo dia a dia por causa da atuação da ASAS. A luz no fim do túnel já é bem visivel em todos os modelos e a graça vai acabar!

 

 

Não acredito que um cara que mora no RJ com quase -1C de anomalia esse mes esta reclamando , prefiro muito mais esses dias comportados , do que frio pela manha e calor a tarde , o que manda não é a media , e sim a media ta negativa , pro sudeste ta uma beleza esse mes, aqui deve fechar entre -1C e -1,5C , no momento depois de nublar e quase chover esta limpando bem céu bem azul agora e 19C

 

Willian a diferença é quase nula entre as máximas, antes era 29 de máxima, e agora não passa dos 27. Essa diferença é bem tosca, ainda é calor.

E outra coisa muito crucial, quando fazia aquele calor a tarde, assim que o sol vai embora, a temperatura começava a despencar, e as 20h ja tinhamos temperaturas abaixo dos 20, diferente de agora que permanece uma temperatura bem acima do normal para essa hora. Se forem pegar as temperaturas de hora em hora, verá que a anomalia está acima da média comparada com por exemplo o ano passado.

não adianta achar que o dia de hoje que teve mínimas de 17 e máxima de 28 (se a maior parte do tempo a temperatura ficou na casa dos 25) do que em dias comuns que tem mínimas as vezes entre 14 e 30 graus, porém com final de tarde e a noite toda bem agradáveis com valores abaixo de 20 graus ( isso aqui na zona norte e oeste ).

Link to comment
Share on other sites

GVieira , aqui em casa não pega sol no inverno, na verdade, não pega mais sol, só em setembro.

Durante o inverno aqui em casa fica frio o dia todo, meu avô que sofre, vive de casaco kkkkk

ele fica com uma temperatura de 20 graus durante o dia todo, e cai de madrugada

Link to comment
Share on other sites

Endossando o que disse o Coutinho, pelo ECMWF das 12Z a situação começa a ficar interessante no RS já a partir de 72h, com o avanço de uma alta fraquinha que deve atravessar o estado e provocar um friozinho tanto no RS quando em SC. Tiro curtíssimo. Mesmo fraco, o avanço desse sistema deve provocar calor e vento N/NW no litoral do PR, sul de SP e norte de SC. Em 850mb, a linha de 10°C não pega nem 50% do RS.

 

Interessante mesmo fica a partir de 144h, no dia 27, com a formação de um cavado em altitude, que vai passar por todo o Sul, MS, sul do MT e de GO, além de grande parte do Sudeste. Haverá nova pré-frontal ao largo do litoral de SC até o RJ. Sem baixa profunda em superfície, essa ondulação em 500mb favorece o ingresso de ar mais frio sobre o Centro-Sul do país já em 168h. Nada muito forte, mas suficiente pra puxar um pouco para baixo as médias de maio. Em SP, o cavado pega em cheio o estado na sexta-feira dia 29, provocando chuva. No mesmo dia, a linha de 10°C avança bem, e aparecem algumas manchas até mesmo no sul de Goiás.

 

Nada digno de nota, como já havia dito, mas importante para dar uma movimentada no fórum e uma dinamizada no tempo.

 

Com cavados em 500, o ar frio avança de forma mais intensa mesmo se não houver alta forte, como é o cenário apontado pelo europeu.

 

PELO GLOBAL, NEVE DIA 31 E 3

Não quero ser pessimista e muito menos chorão mas...

10 dias é muito tempo :hi:

Link to comment
Share on other sites

zkoirq.jpg

Não vejo nada de "anormal" nesse mapa!

Lembrando q estamos em MAIO e naturalmente um breve período de calor nc está descartado.

Conheço bem a expressão "veranico de Maio". Todos conhecem... O q se deve esperar de um veranico a não ser calor?

Essas latitudes em q se situam as cidades de Rosário, Córdoba, Buenos Aires, Uruguaiana, etc não podem oferecer frio constante em pleno outono. É só olharem os históricos e ver as máximas absolutas de Maio.

Anormal, seria se o frio estivesse à pleno vapor na região!

Além disso eventuais marasmos climáticos não podem ser descartados... Sobretudo com El Nino batendo na porta.

Do calor q está fzndo em parte do RS ainda dá pra acrescentar q o estado está situado em área SUBTROPICAL! Não se trata de uma região de clima TEMPERADO.

Pra alguns q não sabem, Buenos Aires, ainda mais ao sul possui clima SUBTROPICAL tbm.

Raramente a média do mês mais frio fica abaixo dos 10°C nessa cidade. O q se deve esperar então do mês de Maio?

 

Curitiba está bem... Bem chata!

Máxima hj de 20,6°C no Simepar: dentro da média histórica. O problema está nas mínimas ...mas as noites tem sido nubladas.

O final da tarde foi assim:

10847725_370667576464218_810968131923902438_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.