Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Inveja desse céu Gabriel , da temperatura não kkkkkkk

 

DOIS, kkkkkkkkkkkkk.

 

Confesso que estou com saudades de um dia ensolarado e temperaturas amenas, tipo 20 grau. Aí chega a noite e despenca a temperatura. Vamos aguardar para isso voltar a ocorrer, hehehehe.

 

No momento, nublado e 20,8C

Link to comment
Share on other sites

Manhã ensolarada até o momento, mas deve nublar e possivelmente chuviscar nas próximas horas.

Máxima 19,9°C ontem em casa.

No momento 15°C em Pinhais, onde fiz as imagens...

10830972_370379389826370_6448070817383497325_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

11212677_370379719826337_6990626141848315416_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

11163103_370379506493025_5244348512571696934_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

O capim ainda verdinho/sem geadas até agora...

 

 

Lindas fotos Carlos Campos! :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Os dias aqui no Rio andam bem chatos

Não esfria e não esquenta

essa nebulosidade deixa a tarde abafada e as noites um pouco amenas, nem chuva cai

Essa anomalia negativa aqui no Rio eu não estou sentindo

 

Francamente, eu tampouco. As máximas até estão amenas, com apenas 2 dias do mês tendo passado da casa dos 30°C, mas também pouco baixando dos 25°C(aqui em casa só um dia, o dia 8 que não passou de 22,5°C), em vários maios recentes tinhamos eventos de frio que dava 2, 3, até 4 dias seguidos com máximas de 20, 21°C. As mínimas estão uma verdadeira m**** sempre naquela mesmice de 19-21°C na maior parte da cidade, indo abaixo só nas baixadas descampadas e na floresta, a sensação de frio é quase zero no mês, sendo que desde o fim de semana tem ficado até meio abafado durante a tarde. isso sem falar das chuvas, ainda abaixo da média mensal numa cidade já castigada pela seca há mais de um ano. Enfim, no interior do Estado parece que a coisa tá um pouco melhor, mas aqui na capital do Rio, esse tal maio maravilhoso do Sudeste tá passando longe!

 

Olha, eu não concordo com vocês. Na minha opinião, o mês maio está sendo sensacional. Não precisei ligar o ventilador nenhuma vez e tenho dormido com edredom todos os dias. Sempre rola um friozinho gostoso à noite. Não me importo com mínimas espetaculares. Quero máximas sempre baixas (como tem ocorrido e maio).

Link to comment
Share on other sites

Manhã ensolarada até o momento, mas deve nublar e possivelmente chuviscar nas próximas horas.

Máxima 19,9°C ontem em casa.

No momento 15°C em Pinhais, onde fiz as imagens...

 

 

Lindas fotos Carlos Campos! :clapping: :clapping:

Vlw Frost!

Qker dia, não sei qdo... vou até a Mantiqueira fzr minhas ftos hahah

O problema é q trabalho 6 dias por semana e minhas férias são em janeiro, qdo as cores da estação não são tão vivas e não tem geada!

Mas uma hora eu vou!

Tem outros lugares q kero ir pra registrar a paisagem: Serra da Bocaína, Urubici e a região onde tem akela estação do Diego...Herciliópolis!

Hj ví umas ftos bem bacanas q o Evandro tirou pela manhã lá em Itapevi...q lugar lindo! Kero conhecer tbm!!

Enfim, abraços!!

:friends:

Link to comment
Share on other sites

Os últimos 3 dias tem sido de tempo instável aqui em Matão e em boa parte do interior de SP. Ontem o dia teve dinâmica típica de verão, com exceção das temperaturas; o dia começou com céu claro e a partir do meio dia as nuvens aumentaram bastante. Por volta das 16h a chuva caiu forte na cidade com trovoadas, acumulando 41mm até à noite. Houve quedas de energia e algumas ruas ficaram alagadas.

 

Hoje novamente essa dinâmica. Já chuviscou duas vezes, e há células de chuvas fortes no centro-oeste paulista. Faz 20,6°C aqui em Matão agora.

Link to comment
Share on other sites

Os últimos 3 dias tem sido de tempo instável aqui em Matão e em boa parte do interior de SP. Ontem o dia teve dinâmica típica de verão, com exceção das temperaturas; o dia começou com céu claro e a partir do meio dia as nuvens aumentaram bastante. Por volta das 16h a chuva caiu forte na cidade com trovoadas, acumulando 41mm até à noite. Houve quedas de energia e algumas ruas ficaram alagadas.

 

Hoje novamente essa dinâmica. Já chuviscou duas vezes, e há células de chuvas fortes no centro-oeste paulista. Faz 20,6°C aqui em Matão agora.

 

Cfe mapa no Simepar, o cavado está exatamente sobre SP.

Link to comment
Share on other sites

Pra essa semana as anomalias diminuem um pouco , mais continuam negativas no sudeste , e positivas no sul e argentina

 

temp8.png

 

Um mapa de previsão, mas que serve para a realidade dos últimos dias, aqui em SC. Diferente de outros mapas postados, que colocam azul inexistente.

 

Livramento:

 

18: 12,9/26,4

19: 12,3/22,3

20: 12,9/25,3 até agora

 

Com dias assim, aquele 14,7 já sumiram faz tempo. Nisso o Rafael tem razão.

 

Infelizmente o sol resolveu aparecer no Vale, embora chova de vez em quando. Outra mínima horrível. Voltamos ao mês de Abril: 24ºC agora, estou no limite para ligar o ventilador. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Março, ao que indica os modelos, deverá ser o 12º mês consecutivo de anomalia positiva em Porto Alegre. Recorde absoluto para a estação do INMET na cidade.

 

Aquilo que São Paulo e Curitiba estavam vivenciando (mudança climática LOCAL significativa), ocorre em Porto Alegre desde o ano de 2012, com um lapso em 2013. Os anos de 2012, 2014 e 2015 (até agora) são um recorde absoluto de calor para a capital gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Ahá! Achei um texto sobre o granizo de julho de 1995! Realmente foi no dia 21 daquele mês, como disse o Luciano.

 

http://meteorologiaeclima1.blogspot.com.br/2010/09/granizo-em-21-de-julho-de-1995-na.html

Tem esse tópico (Tinha até me esquecido :mosking: ): viewtopic.php?f=136&t=15586

 

Só que a data está errada: foi 18/05/2014.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, concordo contigo. Aquela média de 14,7 até o dia 17, se foi. Segunda, ontem, hoje, amanhã, sexta e sábado, vão ajudar muito pra subir essa média.

Em tempo: a máxima de hoje está em 26,2 graus, até o momento!!

Poucas vezes vi um outono tão broxante como esse. Já disse e repito: pra fazer calor é uma facilidade enorme, mas pra esfriar...barbaridade, é uma novela!!

Link to comment
Share on other sites

Moretão, concordo contigo. Aquela média de 14,7 até o dia 17, se foi. Segunda, ontem, hoje, amanhã, sexta e sábado, vão ajudar muito pra subir essa média.

Em tempo: a máxima de hoje está em 26,2 graus, até o momento!!

Poucas vezes vi um outono tão broxante como esse. Já disse e repito: pra fazer calor é uma facilidade enorme, mas pra esfriar...barbaridade, é uma novela!!

 

Até ontem 14,9.....tá subindo 0,1 por dia...

Link to comment
Share on other sites

ECMWF 12Z veio com uma solução boa para o fim do mês, ótima se pensarmos no marasmo atual. Formação de ciclone entre 168 e 192h ao largo do litoral de SC e RS, associado a um cavado em altitude, com ambos se aprofundando em 216h. Já em 192h, ar frio ingressando sobre o Sul, MS e SP. Mais chuva e o primeiro friozinho interessante do ano em SP, mas nada que seja forte. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

TOPO DA SERRA, SÃO JOAQUIM. PIOR PERÍODO SEGUIDO ATÉ HOJE EM TERMOS DE INVERNO.

MÉDIAS MENSAIS; MAIO/JUNHO/JULHO/AGOSTO/SETEMBRO INMET.

 

65; 10,7/11,9/9,4/11,5/12,9; 11,3

66; 12,7/11,1/10,8/9,8/11,2; 11,1

67; *14,2/10,0/11,1/*13,5/12,7; 12,3

68; 13,1/10,2/9,5/11,0/13,4; 11,4

69; 12,7/10,1/9,9/10,6/13,1; 11,3

70; 13,5/10,6/9,8/10,0/12,1/11,2

71; 10,7/8,7/11,3/11,1/13,7; 11,1

72; 13,7/*12,8/10,5/10,4/12,2; 11,9

73; 11,5/11,5/11,0/9,4/11,0; 10,9

74; 11,5/7,5/11,8/10,8/12,5; 10,8

75; 11,1/10,2/8,5/11,9/12,0; 10,7

NORMAL PERÍODO; 12,3/10,4/10,3/10,9/12,4; 11,3

ANOM.(55/2014); +1,2/+0,7/+0,7/+0,1/+0,8; +0,7

* RECORDES.

 

10,6°C A MÉDIA DO INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

25.8C° foi a máxima hoje por volta das 15:00H

No momento faz 21.1C° com aquela garoa.

Hoje o sol tentou dar uns brilhos por aqui, mas a garoa e o tempo fechado continuam pertinentes.

 

====

Olha, sou obrigado a concordar com os pessimistas daqui, o mês de maio tem se saído pior do que abril, um marasmo horrível.

No mês de abril não adianta, não da pra exigir muito, é aquela transição, ainda da uns picos de calor, outras vezes da aqueles 2 tiros de frio "leve/moderado", porem Maio, mesmo tendo o famoso veranico, sempre tem uns extremos mais "empolgantes", mas esse ano tá se saindo muito, mas muito pior que 2012 e 2014 por aqui.

 

Aqui por Indaial, não esta tendo aqueles picos de temperaturas altas que tem todo mês de maio (29/31C), porem não está tendo aqueles picos de frio moderado para o mês de maio (7/10C), as mínimas tão sempre ficando entre 15/17C e as máximas entre 24/26C.

 

Mas ainda ponho fé que esse ano vamos ter algum evento bem expressivo, memorável!

Link to comment
Share on other sites

Rezando desde já pra se concretizar a saída do modelo japonês!!!!

Sobre a Climatempo: é um tapa na cara das pessoas a previsão que eles fizeram pro mês de maio.

Todos os índices apontando o contrário e aquelas nulidades colocando anomalias de até -4C pro RS. Melhor fecharem as portas. Junto com a central de meteorologia da RBS, são disparados os piores institutos de meteorologia. A incompetência chegou ali e ficou estacionada!!

Link to comment
Share on other sites

Média das mínimas aqui em Indaial dos últimos anos - MAIO (PÓS 2000)

 

2000 - 13.1C°

2001 - Indisponível

2002 - 17C°

2003 - 13C°

2004 - 13.9C°

2005 - 14.8C°

2006 - 11.3C° (oito Sub10 sendo que a mínima foi de 6.9C e teve apenas 3 mínimas superiores a 14C° ISSO É UM MAIO DE VERDADE !!!! :clapping: :girlwitch: :hi:

2007 - 13.8C°

2008 - 12.9C°

2009 - 15.4C°

2010 - 15.3C°

2011 - 14.3C°

2012 - 14.8C°

2013 - Indisponível

2014 - 15.9C°

2015 - 15.8C° (Até o dia de hoje)

Link to comment
Share on other sites

Rezando desde já pra se concretizar a saída do modelo japonês!!!!

Sobre a Climatempo: é um tapa na cara das pessoas a previsão que eles fizeram pro mês de maio.

Todos os índices apontando o contrário e aquelas nulidades colocando anomalias de até -4C pro RS. Melhor fecharem as portas. Junto com a central de meteorologia da RBS, são disparados os piores institutos de meteorologia. A incompetência chegou ali e ficou estacionada!!

 

Trata-se do único modelo de longo prazo que indica um inverno abaixo da média no Cone-sul. Já para o Sudeste, indica acima da média, mas não creio nisso, porque o que eu acho mesmo é que todos nós ficaremos acima da média, hehehehe.

Link to comment
Share on other sites

A MetSul dá chuva para cá a partir da madrugada de domingo ou noite de sábado e depois um leve refresco, e nada mais do que isso, voltando a chover 3 dias depois. Resultado das malditas baixas no Pacífico Sul, que desmembram o ar frio que deveria subir pela América do Sul. O quadro seria perfeito sem essas baixas, já que se formará outra baixa enorme no Atlântico Sul, o que abriria um corredor de ar frio bem em cima do continente.

 

Mas a boa notícia é que o americano dá ESSA formação em seguida: um alta polar entrando aqui nos últimos dias do mês sobre o corredor aberto. A partir de sábado o Sul começa a ter mudança no padrão climático, creio que reflexo da queda que a AAO teve em maio por um curto período.

 

Hoje tive variação de 17,3° a 27,6° sem baixar dos 56%.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

TOPO DA SERRA, SÃO JOAQUIM. PIOR PERÍODO SEGUIDO ATÉ HOJE EM TERMOS DE INVERNO.

MÉDIAS MENSAIS; MAIO/JUNHO/JULHO/AGOSTO/SETEMBRO INMET. MÉDIAS DE FPOLIS/INVERNO

 

65; 10,7/11,9/9,4/11,5/12,9; 11,3/18,0

66; 12,7/11,1/10,8/9,8/11,2; 11,1/17,7

67; *14,2/10,0/11,1/*13,5/12,7; 12,3/18,7

68; 13,1/10,2/9,5/11,0/13,4; 11,4/17,7

69; 12,7/10,1/9,9/10,6/13,1; 11,3/18,0

70; 13,5/10,6/9,8/10,0/12,1/11,2/18,4

71; 10,7/8,7/11,3/11,1/13,7; 11,1/17,3

72; 13,7/*12,8/10,5/10,4/12,2; 11,9/18,6

73; 11,5/11,5/11,0/9,4/11,0; 10,9/17,5

74; 11,5/7,5/11,8/10,8/12,5; 10,8/16,9

75; 11,1/10,2/8,5/11,9/12,0; 10,7/17,1

NORMAL PERÍODO; 12,3/10,4/10,3/10,9/12,4; 11,3/17,8

ANOM.(55/2014); +1,2/+0,7/+0,7/+0,1/+0,8; +0,7/+0,2

* RECORDES.

 

10,6°C A MÉDIA DO INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

r9mJjLP.jpg

 

OcWJTwe.jpg

 

f5IdAPQ.jpg

 

3jIVfz3.jpg

 

L0qYRdS.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os dias aqui no Rio andam bem chatos

Não esfria e não esquenta

essa nebulosidade deixa a tarde abafada e as noites um pouco amenas, nem chuva cai

Essa anomalia negativa aqui no Rio eu não estou sentindo

 

Francamente, eu tampouco. As máximas até estão amenas, com apenas 2 dias do mês tendo passado da casa dos 30°C, mas também pouco baixando dos 25°C(aqui em casa só um dia, o dia 8 que não passou de 22,5°C), em vários maios recentes tinhamos eventos de frio que dava 2, 3, até 4 dias seguidos com máximas de 20, 21°C. As mínimas estão uma verdadeira m**** sempre naquela mesmice de 19-21°C na maior parte da cidade, indo abaixo só nas baixadas descampadas e na floresta, a sensação de frio é quase zero no mês, sendo que desde o fim de semana tem ficado até meio abafado durante a tarde. isso sem falar das chuvas, ainda abaixo da média mensal numa cidade já castigada pela seca há mais de um ano. Enfim, no interior do Estado parece que a coisa tá um pouco melhor, mas aqui na capital do Rio, esse tal maio maravilhoso do Sudeste tá passando longe!

 

Olha, eu não concordo com vocês. Na minha opinião, o mês maio está sendo sensacional. Não precisei ligar o ventilador nenhuma vez e tenho dormido com edredom todos os dias. Sempre rola um friozinho gostoso à noite. Não me importo com mínimas espetaculares. Quero máximas sempre baixas (como tem ocorrido e maio).

 

Você deve ser bem friento viu :sarcastic:

Porque aqui em casa é ar condicionado ligado pelo menos 2 horas toda noite

Link to comment
Share on other sites

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

Estou de queixo caído com as suas fotos!!, qual equipamento usou para fazê-las?

Link to comment
Share on other sites

 

Olha, eu não concordo com vocês. Na minha opinião, o mês maio está sendo sensacional. Não precisei ligar o ventilador nenhuma vez e tenho dormido com edredom todos os dias. Sempre rola um friozinho gostoso à noite. Não me importo com mínimas espetaculares. Quero máximas sempre baixas (como tem ocorrido e maio).

 

Você deve ser bem friento viu :sarcastic:

Porque aqui em casa é ar condicionado ligado pelo menos 2 horas toda noite

 

Com média mensal em torno de 22,5 já me contento com meros ventiladores. E olha q vivi até os 29 em Cwb. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 

Mínima de 16ºC. No momento, 17,3ºC, nublado e muita umidade.

 

Pelo que analisei do Global do Inpe, viveremos quase uns 15 dias "sem muitas emoções" no Sudeste, ao menos. Tempo "xoxo"; monótono a partir deste final de semana com ar seco ganhando força.

 

Recém analisei o modelo Global do Inpe (tendência de longo prazo - Ensemble) agora à noite em sua última atualização. Dá uma luz! MP moderada que chegaria a São Paulo no outro domingo

(31/Maio). Já o modelo que faz previsões de longo prazo para a Climatempo é mais otimista! A FF chegaria a Sampa na 4ª feira, após ficar semi-estacionária entre o centro do RS e SC, a partir do domingo. A temperatura entraria em vertiginosa queda já na 5ª feira, com SOL e domínio de ar polar por uns 3 dias consecutivos.

 

Aliás, alguém sabe me dizer por meio de qual modelo de longo prazo de tendência de baseia a Climatempo para suas previsões de longo prazo?

 

Saindo do Anhangabaú rumo a Granja Viana. Por aqui agradável, parcial nublado e uns 18ºC.

Link to comment
Share on other sites

 

Francamente, eu tampouco. As máximas até estão amenas, com apenas 2 dias do mês tendo passado da casa dos 30°C, mas também pouco baixando dos 25°C(aqui em casa só um dia, o dia 8 que não passou de 22,5°C), em vários maios recentes tinhamos eventos de frio que dava 2, 3, até 4 dias seguidos com máximas de 20, 21°C. As mínimas estão uma verdadeira m**** sempre naquela mesmice de 19-21°C na maior parte da cidade, indo abaixo só nas baixadas descampadas e na floresta, a sensação de frio é quase zero no mês, sendo que desde o fim de semana tem ficado até meio abafado durante a tarde. isso sem falar das chuvas, ainda abaixo da média mensal numa cidade já castigada pela seca há mais de um ano. Enfim, no interior do Estado parece que a coisa tá um pouco melhor, mas aqui na capital do Rio, esse tal maio maravilhoso do Sudeste tá passando longe!

 

Olha, eu não concordo com vocês. Na minha opinião, o mês maio está sendo sensacional. Não precisei ligar o ventilador nenhuma vez e tenho dormido com edredom todos os dias. Sempre rola um friozinho gostoso à noite. Não me importo com mínimas espetaculares. Quero máximas sempre baixas (como tem ocorrido e maio).

 

Você deve ser bem friento viu :sarcastic:

Porque aqui em casa é ar condicionado ligado pelo menos 2 horas toda noite

 

Para mim é impensável ligar o ar nesta época do ano. As noites são tão fresquinhas.

 

Agora, com o sol mais inclinado, o meu apartamento praticamente não pega mais sol.

 

Enfim, levando em conta o que você posta, eu imagino que continue fazendo muito calor aí na Zona Norte.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de TSM frente à costa do Cone Sul está entre as mais elevadas do Globo:

 

Também...

 

Com 2 grandes bloqueios nos últimos 2 verões, mais um inverno pífio em 2014, o resultado não poderia ser outro... o Atlântico está com muito calor acumulado... E pelo visto assim, vai ficar por mais um tempo considerável....

Link to comment
Share on other sites

PELO EUROPEU, O FRIO CHEGA DIA 28/29 NO RS E 29/30 EM SC.

 

Mas a boa notícia é que o americano dá ESSA formação em seguida: um alta polar entrando aqui nos últimos dias do mês sobre o corredor aberto. A partir de sábado o Sul começa a ter mudança no padrão climático, creio que reflexo da queda que a AAO teve em maio por um curto período.

 

 

GFS 18Z mostra mais frio chegando dia 03/06! A tendência já foi mostrada em outras rodadas nos últimos 2 dias. Vamos acompanhando mais essa!

 

Huuum...

 

Convergência de modelos para entrada de ar frio no final do mês/começo de Junho??

 

Acho que o CFS vai acertar (de novo) :sarcastic:

 

xLJDifC.png

Link to comment
Share on other sites

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

http://i.imgur.com/r9mJjLP.jpg

 

http://i.imgur.com/OcWJTwe.jpg

 

http://i.imgur.com/f5IdAPQ.jpg

 

http://i.imgur.com/3jIVfz3.jpg

 

http://i.imgur.com/L0qYRdS.jpg

Simplesmente impressionantes essas fts!!

Estou namorando cada uma delas!!

Parabéns! É isso aí!

Se cuida...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.