Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

Estou de queixo caído com as suas fotos!!, qual equipamento usou para fazê-las?

 

Olá, Gvieira! Que bom que gostou! =) Usei uma câmera Nikon D3200 com uma lente nikkor 35mm 1.8g. Deixei no iso 1600, foquei na estrela mais brilhante, abertura 1.8, e exposição de 13 segundos! Com um tripé e utilizando disparador remoto.

Link to comment
Share on other sites

Estou apaixonado pelas fotos do Ducz! Caramba, que espetáculo!!!

 

O tempo insiste em permanecer nublado até o momento, mesmo assim faz agradáveis 15,8ºC. E pelo visto teremos um

aquecimento tímido aqui no Sudeste de Domingo em diante, apenas para voltar a esfriar bastante no início de Junho. Que venha!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Ricardo, Carlos, Renan, J_Vicente, obrigado! Realmente o céu daqui é inacreditável. Hoje está do mesmo jeito. Vou passar outra madrugada tirando fotos pelo visto, rs. Tenho que aproveitar, pois lá em São Bernardo é praticamente impossível conseguir tirar uma foto de um céu tão limpo, além de ter o problema da poluição luminosa, né. Temperatura está muito agradável aqui em Itamonte. Meu termômetro está marcando 13,9ºC.

 

Usei uma câmera Nikon D3200 com uma lente nikkor 35mm 1.8g!

Link to comment
Share on other sites

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

PS: Belas fotos Ducz!! Parabens! :good2:

 

Tem um tópico de Astronomia no fórum... Talvez seria legal você postar as fotos lá (ou então as próximas que eventualmente você for fazer), pra não se perder no monitoramento diário. Show de Bola! :good:

Link to comment
Share on other sites

Estamos com um céu igua esse do PNI , parabens Ducz pela foto , aqui consigo ver aglomerados enxames a olho nu .. A pergunta que nao quer calar porque o PNI nao desabou ainda com um céu desse ? kk

 

 

Hoje foi pra la de estranho uma cortina de chuva ficou mais de 3h sobre os bairros rurais de Maria da Fé , incluindo o Bairro Reserva , foram mais de 25mm por la enquanto aqui 0mm

 

Agora

 

8,3°C Reserva

 

10,9°C Casa

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Buenos Aires segue completamente anormal para esta época do ano. Hoje tivemos outro dia quente, com ar condicionado ligado no escritório o dia todo e gente desfilando com roupa de verão desde cedo. A mínima foi de 18,6ºC às 7h59 e a máxima foi de 25,0ºC às 15h20 e neste momento ainda faz 21,0ºC, até subindo uns décimos por conta do vento norte.

 

O fiasco continua amanhã, com previsão de mínima de 20ºC e máxima de 27ºC, como se fosse verão. Na sexta a mínima sobe mais ainda, com tropicais 21ºC. A partir da noite de sexta o tempo muda, com chuva e queda de temperatura. A mínima do sábado deve ficar abaixo de 10ºC, o que não é nada demais pra esta época do ano e de nada serve pra atenuar o desastre que tem sido este mês por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Estamos com um céu igua esse do PNI , parabens Ducz pela foto , aqui consigo ver aglomerados enxames a olho nu .. A pergunta que nao quer calar porque o PNI nao desabou ainda com um céu desse ? kk

 

 

Realmente Maria da Fé é perfeita para observar estrelas! E também não entendi porque o PNI tá parado nos 6ºC, rs.

 

Sensacionais as fotos, no PNI já presenciei isso também, essa parte do céu na quinta foto se confunde com nuvens em noite de céu estrelado, mas é "poeira cósmica" muito distante...

 

Valeu, Frost!

 

 

PS: Belas fotos Ducz!! Parabens! :good2:

 

Tem um tópico de Astronomia no fórum... Talvez seria legal você postar as fotos lá (ou então as próximas que eventualmente você for fazer), pra não se perder no monitoramento diário. Show de Bola! :good:

 

Ah, obrigado! Vou juntar as fotos de hoje com as de ontem e depois postarei neste outro tópico! =)

Link to comment
Share on other sites

Olá, Gvieira! Que bom que gostou! =) Usei uma câmera Nikon D3200 com uma lente nikkor 35mm 1.8g. Deixei no iso 1600, foquei na estrela mais brilhante, abertura 1.8, e exposição de 13 segundos! Com um tripé e utilizando disparador remoto.

 

Show de bola esse seu equipamento, o meu é mais modesto (bem mais), uma semi-profissional de lente fixa, comprei quando resolvi me aprofundar mais em fotografia, até então só utilizava a 8 mp do celular :laugh: , mais pra frente vou comprar algo melhor, mas esses preços... :lazy:. Aqui só consigo fotografar estrelas quando acaba a luz :mosking: .

Link to comment
Share on other sites

Estou passando a semana em Itamonte e indo ao PNI para fazer trilhas. Amanhã subo de novo. Ontem o frio foi constante no parque, sempre com neblina, vento e chuviscos. O interessante foi que ao voltarmos para Itamonte, já à noite, o céu abriu totalmente e tirei várias fotos das estrelas. Que céu fantástico! :clapping: O centro de nossa galáxia estava bem visível nesta madrugada. Seguem algumas fotos:

 

 

PQP que espetáculo essas fotos!

 

Lugar lindo!!!

Link to comment
Share on other sites

Que isso mano? que fotos maravilhosas!!!!

Que sonho em ver um céu assim

 

O ar rarefeito é melhor para a observação de estrelas, tanto é que muitos dos maiores telescópios do planta estão em lugares bem altos, como Vulcões Havaianos ou Cordilheira dos Andes.

 

A região do PNI a 2.500m a vista do céu é simplesmente incrível!

Link to comment
Share on other sites

Fábio de Nittis, cheguei à conclusão que temos que gostar desse verão em maio. Eu já me acostumei com o calor, tô mais curtido que couro de camelo.

O desastre de 2015 é tanto, que mínima de 9/10 graus no final de maio, é motivo pra festejar.

Vamos esperar 2016, quem sabe não será a redenção do conesul?!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Ricardo, Carlos, Renan, J_Vicente, obrigado! Realmente o céu daqui é inacreditável. Hoje está do mesmo jeito. Vou passar outra madrugada tirando fotos pelo visto, rs. Tenho que aproveitar, pois lá em São Bernardo é praticamente impossível conseguir tirar uma foto de um céu tão limpo, além de ter o problema da poluição luminosa, né. Temperatura está muito agradável aqui em Itamonte. Meu termômetro está marcando 13,9ºC.

 

Usei uma câmera Nikon D3200 com uma lente nikkor 35mm 1.8g!

 

Opaaaa mais um São-Bernardense indo ao PNI!!!! Realmente, aqui em São Bernardo acho que o problema nem é só a poluição, é também o excesso de nebulosidade que atrapalha! Já fui de madrugada pra lá, o céu é fora da curva lá!

Link to comment
Share on other sites

Olá Ducz. Assim como os outros usuários, eu gostaria de dizer que amei demais as fotos da noite no PNI. São simplesmente espetaculares. Não darei nem nota 1000, mas sim nota 1000000 (lê-se um milhão).

 

------------------------------------------

 

Por aqui agora temos algumas nuvens média no céu! 18 graus na Mooca-CGE.

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires está muito quente. Não sabia que era possível mínima de 21ºC em maio por lá.

 

Pois é, queria saber qual foi a maior mínima de maio aqui. Mas, pra efeito de comparação, em maio de anos anteriores, estas foram as maiores mínimas:

 

2014: 16,5ºC

2013: 18,1ºC

2012: 16,8ºC

2011: 15,3ºC

2010: 17,9ºC

2009: 20,8ºC (e em dois dias, com uma máxima de 30,0ºC!)

2008: 19,1ºC

2007: 17,8ºC

2006: 14,7ºC

2005: 17,3ºC

2004: 14,0ºC

2003: 17,4ºC

2002: 19,5ºC

2001: 17,6ºC

2000: 15,1ºC

Link to comment
Share on other sites

Fábio de Nittis, cheguei à conclusão que temos que gostar desse verão em maio. Eu já me acostumei com o calor, tô mais curtido que couro de camelo.

O desastre de 2015 é tanto, que mínima de 9/10 graus no final de maio, é motivo pra festejar.

Vamos esperar 2016, quem sabe não será a redenção do conesul?!

 

Sim, reclamo aqui, mas vida que segue, com frio ou com calor. Agora 20,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, eu não reclamo mais. Vou me resignar e deixar o calor seguir, paciência!!

 

To vendo tanto choro que mesmo odiando esta época invernal (estou contando os dias pra começar Setembro ) que irei torcer fortemente para um JJ abaixo da média... E se ele for abaixo da média por aí, você que terá que me aguentar rindo das tuas citações que "Agora só 2016" "Vai ser inverno quente ". Estou na luta agora !! :mosking: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Hoje peguei para matar a saudade de um evento que, para mim, foi histórico: a onda de frio do início de Agosto de 2011. viewtopic.php?f=117&t=14496&start=250

 

Naquele evento tive máxima de 11,1°C no dia 3, uma tarde inteira com temperaturas abaixo dos 10°C, 6,9°C as 17:15 com chuva (nem jul/2013 superou essa marca no período da tarde aqui). Dia 4, variação de 2,0°C a 15,0°C, num dia de sol forte. Só não baixou de 0 no dia 5 devido a entrada de vento sudeste: mínima de 3,0°C à 00:15.

 

Voltando à realidade, máxima de 20,9°C no dia que acabou há 1 hora e 35 minutos. Choveu no fim da tarde com moderada intensidade. Agora faz 16,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente tivemos um dia de sol em Sampa.

Houve variação de nuvens aqui na zona norte mas sempre com predominância do céu azul.

 

Mirante: 15,9°C / 23,3°C

IAG: 13,8°C / 24,2°C

 

Agora, para variar :mosking: , céu com muitas nuvens a nublado por aqui, aeroportos de 18 a 19°C.

 

Máxima na Granja Viana de 23,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

A aparente "estabilidade" persiste aki no leste do estado.

Céu limpo no final da tarde de ontem e pude até registrar esta imagem da lua, do centro de Cwb às 18h:

 

11212687_370449043152738_8063567843029319123_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Pode parecer mentira, mas meia hora depois, caía uma forte garoa!

 

Nesta outra imagem, feita um pouco antes da primeira, tentei registrar a chegada dos ventos da infiltração (nas árvores)... não ficou mto bom o registro, mas enfim. A temperatura era 17°C e com o vento a sensação era de frio:

 

11187218_370448969819412_6645432475914977896_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Manhã de hj, com 14°C em Piraquara:

 

11234009_370566656474310_4159292397340029397_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a mínima em Comodoro Rivadavia!

.

Acho q houve uma pekena confusão aki, com "Comodoro Rivadavia" e "Rivadavia"...

 

Parece q são duas localidades distintas.

 

Em Comodoro Rivadavia a miníma foi de 12°C ontem.

 

Antes disso, mínimas sub-8°C. Pelo menos no Wunderground:

 

10423794_370581303139512_3990853132318857684_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=b07a3ff06622c158db2402074b4765d3&oe=55CC27DE&__gda__=1442494295_597b55fa6420a30782581d348769e42d

 

A máxima de 22°C é até considerável, pois a méd/máx é 12°C, mas não se pode dizer q tiveram um dia tropical ...

nhaá

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Balneário Flórida, média até dia 20 de maio.

 

Máxima : 25,3°C

Mínima : 19,4°C

 

Acumulado do mês : 230, mm

 

Pelas minhas análises, todos os estes números devem aumentar até o última dia de maio.

 

Até que as máximas estão comportadas...o Ronaldo Bonafim escreveu na Tribuna que a menor marca de Santos este ano foi 17,5.....Cheguei ter 13/14 graus ai embaixo qdo morava....17,5 de mínima absoluta para maio acho que tá meio alto..

Link to comment
Share on other sites

Balneário Flórida, média até dia 20 de maio.

 

Máxima : 25,3°C

Mínima : 19,4°C

 

Acumulado do mês : 230, mm

 

Pelas minhas análises, todos os estes números devem aumentar até o última dia de maio.

 

Até que as máximas estão comportadas...o Ronaldo Bonafim escreveu na Tribuna que a menor marca de Santos este ano foi 17,5.....Cheguei ter 13/14 graus ai embaixo qdo morava....17,5 de mínima absoluta para maio acho que tá meio alto..

 

Por aqui a mínima foi um pouco mais alta, 17,7°C.

 

Engraçado é que nestas noites tem pessoas que acham que está frio.

 

Fazendo o famoso cálculo por altitude, qual foi sua mínima no mês em maio ?

Link to comment
Share on other sites

Creio que, a partir de 2ª feira, a dinâmica atmosférica começará a modificar-se no Centro-Sul, com um certo resfriamento com essa MP desta FF, preparando para o melhor:[highlight=yellow]MP do último dia do mês, 31/Maio, outro domingo[/highlight], que deverá inaugurar realmente nosso inverno climático! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Rezando desde já pra se concretizar a saída do modelo japonês!!!!

Sobre a Climatempo: é um tapa na cara das pessoas a previsão que eles fizeram pro mês de maio.

Todos os índices apontando o contrário e aquelas nulidades colocando anomalias de até -4C pro RS. Melhor fecharem as portas. Junto com a central de meteorologia da RBS, são disparados os piores institutos de meteorologia. A incompetência chegou ali e ficou estacionada!!

 

Tenho que concordar com vc, RBS só dá fora nas temperaturas mínimas, pois acompanho as de Torres e é sempre colocadas pra cima. Uma pena! :cray:

Outra coisa, até engraçada: Lembro que nesse ano mesmo, fevereiro se não me engano, uma das apresentadoras do tempo pedia desculpas porque deu tudo ao contrário do que ela disse uns dias antes...hehehe :mosking: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Fábio de Nittis, cheguei à conclusão que temos que gostar desse verão em maio. Eu já me acostumei com o calor, tô mais curtido que couro de camelo.

O desastre de 2015 é tanto, que mínima de 9/10 graus no final de maio, é motivo pra festejar.

Vamos esperar 2016, quem sabe não será a redenção do conesul?!

 

Me senti exatamente assim em 2002 quando eu ainda morava em Cwb. Jan/fev amenos seguidos por mar/abr trágicos, e por um mês de maio apenas menos trágico. Naquele fatídico ano, a primeira sub-10 na área urbana de Cwb foi depois de 20/5, não lembro o dia certo. E o ano teve a mortífera média de 18,7, bem acima até mesmo dos abrasadores 17,9 da terrivel semi-normal 2001-2010.

Abraços calorosamente adjetivados! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Ricardo, Carlos, Renan, J_Vicente, obrigado! Realmente o céu daqui é inacreditável. Hoje está do mesmo jeito. Vou passar outra madrugada tirando fotos pelo visto, rs. Tenho que aproveitar, pois lá em São Bernardo é praticamente impossível conseguir tirar uma foto de um céu tão limpo, além de ter o problema da poluição luminosa, né. Temperatura está muito agradável aqui em Itamonte. Meu termômetro está marcando 13,9ºC.

 

Usei uma câmera Nikon D3200 com uma lente nikkor 35mm 1.8g!

 

Opaaaa mais um São-Bernardense indo ao PNI!!!! Realmente, aqui em São Bernardo acho que o problema nem é só a poluição, é também o excesso de nebulosidade que atrapalha! Já fui de madrugada pra lá, o céu é fora da curva lá!

 

E em várias noites de céu nominalmente limpo, tem um véu de névoa úmida que é ausente até aqui na capital. Esse véu de névoa é bem perceptível nas áreas do ABC mais perto da Serra do Mar, tipo Mauá e Neblinão Pires.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.