Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2015


Recommended Posts

Analisando como São Paulo, podemos dizer que aqui está acima da média ? Creio que não pois muitas vezes chovia aqui e fazia sol em São Paulo. Mas não se da para ter uma ideia em uma cidade fraca no quesito meteorologia.

 

Troyano se caso der alguma zebra...posso colocar minha Davis na sua casa por 1 ano....seria interessante ter uma davis online ai no litoral sul.....

 

Pode ser cara, mas acho que uma davis em casa seria meio que "perder", pois é um puta equipamento para ficar em cima do telhado.

 

A não ser que coloque ao lado da cx d'agua...

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Troyano se caso der alguma zebra...posso colocar minha Davis na sua casa por 1 ano....seria interessante ter uma davis online ai no litoral sul.....

 

Pode ser cara, mas acho que uma davis em casa seria meio que "perder", pois é um puta equipamento para ficar em cima do telhado.

 

A não ser que coloque ao lado da cx d'agua...

 

:laugh:

 

Positivo :rofl: :rofl: , tem a cascata, daria altura boa mas perderia no vento por causa dos muros.

Link to comment
Share on other sites

Me lembro mesmo que teve uma granizada em julho de 1995. Mas não me lembro exatamente o dia. Só sei que isso aconteceu em pleno um mês que foi marcado por dias "quentes" com tardes secas.
Se não me falha Tico e Teco, em 20 ou 21/7/95 caiu granizo gostoso em Sampa tb.

Houve também aquela granizada em Guarulhos, em 21/09/2010.

 

--------------

Depois de boas aberturas de sol no início da tarde, chove fraco aqui na zona norte de Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Chove forte neste momento em Nova Friburgo, me impressiona os dias de chuva e nebulosidade marcado por máximas baixas na cidade da região Serrana nesses últimos dias, que continue assim, rs. Hj variei entre 18,4/13,9.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Houve também aquela granizada em Guarulhos, em 21/09/2010.

 

Eu me recordo bem dessa granizada. Ela aconteceu depois de um bom tempo sem chover!

 

Por aqui agora céu nublado! Faz 19 graus na Mooca-CGE!

Pelo que o modelo GFS indica, amanhã ainda teríamos chances de algumas pancadas no leste paulista!

Link to comment
Share on other sites

El Nino ou não, o calor de maio está forte aqui em Forno Alegre.

Nada que não se tenha registrado no passado. Mas, já há os comentários típicos de que antigamente isso e aquilo, tanto que se falava em veranico de maio...etc

ora, os registros provam que houveram sempre fases de calor em abril, maio, junho e julho. há repetições de "tiros" curtos de calores não configurados como veranicos, pois não passam do período conceitual desta descrição. Isso lá nos idos de 1918 e noutros anos. Com registros de 27 oC em julho.

O fato é que o calor nos leva pensar se os aquecementistas estariam "definitivamente" certos...isso me incomoda muito :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Capitais - Maio Anomalias 2015 (18dias)

17,7 (-0,6) - São Paulo SP

Por enquanto, em termos de média compensada, na estação do Mirante, em Sampa, os meses de maio de 1996, 1998, 1999, 2004, 2006, 2008 e 2011 foram iguais ou mais frios do que este maio de 2015 (Até agora).

 

Aldo , me lembro bem de maio de 1996....pois estava num casamento no Riacho Grande e meu digital no carro, na época uma Suprema (aquela perua Omega pra quem não lembra), marcava 6 graus apenas...tava um freezer ali....com toda aquela humidade...

Link to comment
Share on other sites

Houve também aquela granizada em Guarulhos, em 21/09/2010.

 

Eu me recordo bem dessa granizada. Ela aconteceu depois de um bom tempo sem chover!

 

Por aqui agora céu nublado! Faz 19 graus na Mooca-CGE!

Pelo que o modelo GFS indica, amanhã ainda teríamos chances de algumas pancadas no leste paulista!

 

 

De Janeiro de 2014, a Janeiro de 2015, eu observei varias chuvas de Granizo, algo bem incomum, estimo entre 7 a 10 granizadas, sendo que o cumum é algo em torno de 2 no decorrer do ano. Os fatores que determinaram a ocorrência destas chuvas, foram a presença de Bloqueios secos (ASAS e afins), principalmente no verão, tais chuvas foram causadas pela alta termodinâmica de SP, ou ainda como de setembro de 2010, que seguiu o mesmo exemplo de maio de 2014, ocorreram com a aproximação de uma FF, após um bom tempo de estabilidade, também causadas por bloqueio.

 

Ou seja todas partilham da presença de Bloqueios, alta pressões e cia.... Talvez tais sistemas deixa a alta e media troposfera, mais passiva a formação de nuvens CB, com alta carga de granizo.... Chega ser até contraditório(pelo fato deles causarem estabilidade), mas é bem provável que o ar anticiclonal ao resfriar as camadas superiores da atmosfera, tornaria mais fácil o desenvolvimento de nuvens que provocam Granizada....

 

A algum tempo atrás o Carlos Campos, explicou uma tese parecida, que evidenciava a ocorrência do Granizo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial faz 21C°no momento com tempo fechadão e garoa.

 

Alias amanhã completa 1 semana já de tempo completamente nublado com alternância de garoa, nesses últimos 6 dias apenas no sábado a tarde deu uma rápida abertura de sol mas logo depois já fechou novamente.

 

A amplitude términa tem ficado baixíssima nos últimos 6 dias, com mínimas na casa dos 16/17C e máximas na casa dos 22/23C

 

13/05 - 24,2C / 13,7C

14/05 - 21,5C / 16,5C

15/05 - 20,2C / 17C

16/05 - 24,8C / 16,8C

17/05 - 25C / 17,6C

18/05 - 22,7C / 18,1C

19/05 - 22,9C / 17,6 (Hoje até as 3 da tarde)

 

PARA RELEMBRAR;

5a4e8992cded6_2011-08-0423_12_10.jpg.dd1c4ebd037d09e6363e6fb9ff3a47a8.jpg

5a4e8992cfc77_2011-08-0423_12_50.jpg.802ab14e6dafd1c596cc8cbfdd63bbfe.jpg

5a4e8992d175f_2011-08-0423_12_58.jpg.d759f6f6c9df219725c129448ba831ce.jpg

5a4e8992d3236_2011-08-0423_14_55.jpg.0c58c3ad719d5bbb05e09b746f83acc5.jpg

5a4e8992d535c_2011-08-0423_19_52.jpg.94af761db7559953dc04d021cef89d41.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial faz 21C°no momento com tempo fechadão e garoa.

 

Alias amanhã completa 1 semana já de tempo completamente nublado com alternância de garoa, nesses últimos 6 dias apenas no sábado a tarde deu uma rápida abertura de sol mas logo depois já fechou novamente.

 

A amplitude términa tem ficado baixíssima nos últimos 6 dias, com mínimas na casa dos 16/17C e máximas na casa dos 22/23C

 

13/05 - 24,2C / 13,7C

14/05 - 21,5C / 16,5C

15/05 - 20,2C / 17C

16/05 - 24,8C / 16,8C

17/05 - 25C / 17,6C

18/05 - 22,7C / 18,1C

19/05 - 22,9C / 17,6 (Hoje até as 3 da tarde)

 

PARA RELEMBRAR;

 

Caramba cara, como te invejo!

Que lugar lindo

Fico imaginando eu sentado debaixo da árvore da direita da terceira foto bem agasalhado lendo um bom livro (A árvore não aparece, mas dar para saber que é uma arvore pela falta de neve naquele trecho)

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo a chuva ja devia ter parado ne ?

 

Sim, maio já é seco, pouca chuva. Mas 2015 já teve vários episódios. A última chuva tinha sido na segunda feira da semana passada. E está ameno também, principalmente as máximas. Frio ainda não fez mas a média está boa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviado de meu Microsoft Lumia 1020 usando o Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires tivemos uma manhã bem nublada e abafada. Por volta das 11h30 começou a chover por aqui e amenizou o tempo, levando a temperatura a até 19,1ºC às 13h08, que foi a mínima do dia, inclusive. Porém às 14h o sol deu as caras, a temperatura subiu e a sensação de abafamento aumentou, com máxima de 24,4ºC às 16h27. Agora céu limpo e 20,8ºC.

 

Amanhã teremos um dia de céu parcialmente nublado, com possibilidade de névoa de manhã. O SMN prevê mínima de 20ºC (como já é a temperatura atual, talvez fique um pouquinho abaixo) e máxima de 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial faz 21C°no momento com tempo fechadão e garoa.

 

Alias amanhã completa 1 semana já de tempo completamente nublado com alternância de garoa, nesses últimos 6 dias apenas no sábado a tarde deu uma rápida abertura de sol mas logo depois já fechou novamente.

 

A amplitude términa tem ficado baixíssima nos últimos 6 dias, com mínimas na casa dos 16/17C e máximas na casa dos 22/23C

 

13/05 - 24,2C / 13,7C

14/05 - 21,5C / 16,5C

15/05 - 20,2C / 17C

16/05 - 24,8C / 16,8C

17/05 - 25C / 17,6C

18/05 - 22,7C / 18,1C

19/05 - 22,9C / 17,6 (Hoje até as 3 da tarde)

 

PARA RELEMBRAR;

 

Coutinho, me lembro de ter tirado essas fotos aquele dia, mas nem tinha chegado a ver elas, até que ficaram bacanas!

 

Me lembro daquele dia indo em direção a São Joaquim, faltando uns 40km pra chegar na cidade já peguei o trecho com neve, quanto mais perto ia chegando, maior o acumulo no solo, confesso que foi um dos dias em que mais dirigi entusiasmado na vida com aquele cenário!

 

Ainda dei sorte de pegar uma quirelinha no centro de SJ, e logo depois dei um pulo ai na tua casa, a paisagem ai com as flores e arvores todas estavam estonteante!

Link to comment
Share on other sites

[

 

Caramba cara, como te invejo!

Que lugar lindo

Fico imaginando eu sentado debaixo da árvore da direita da terceira foto bem agasalhado lendo um bom livro (A árvore não aparece, mas dar para saber que é uma arvore pela falta de neve naquele trecho)

 

 

É UM CIPRESTE, NUM DIA GELADO ATÉ VAI, MAIS AMENO A QUENTE E SERIAS UM BOM PRATO PARA OS BORRACHUDOS!! O TERRENO FICA MUITO BONITO AGORA NO OUTONO E DO VERÃO PARA FRENTE COM AS FRUTAS (MAIS DE 20 TIPOS).

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre entendi e já comentei aki no BAZ q o Sul do Brasil é anti-correlacionado com o sul do continente.

Geralmente qdo sobra neve em Ushuaia, falta neve em Cwb e qdo neva muito em Cwb, a mesma é escassa por lá!

 

:laugh:

 

(Existe uma coincidência de nevar em Buenos Aires e no mesmo evento cair algo parecido por aki...)

 

 

Então sempre torço por invernos kentes na Patagônia. O q não significa q sofrerão com o calor, de forma alguma...

 

Considero que há um corredor de terras planas que envolve o norte da Argentina, o centro-sul do RS, Uruguai, partes do Paraguai e MS. Por esse corredor, quando há uma MP bem localizada que entre pelos Andes Chilenos e não suba tão maritimizada, essa região bomba de frio, tem negativas, neve, geadona, etc etc, e geralmente por causa das altitudes de SC, PR e SP, as MP's são desviadas para o oceano. Nessa configuração, o Sudeste (ou como preferir Curitiba pra cima), acaba perdendo, pois apesar de nas altitudes o frio ser forte, as mesmas altitudes causam o desvio das massas polares para o oceano.

 

E quando há uma situação diferente: Suponha que a MP começe a atravessar o continente mais a sul, dessa forma, antes mesmo de chegar na altitude do sul, a mp já é desviada para o oceano. Devido a curva do continente que se faz entre SP e ES (olhem no mapa e entenderão), o normal é a MP aninhar nesse espaço, aliada a bloqueios nas regiões tropicais. Dessa forma o frio se faz presente ao leste do sudeste, influenciado em mais ou menos força até mesmo o interior de SP e MG. Quando a MP aninhada está mais próxima do continente, mais frio será sentido até mesmo nos interiores.

 

Tá, melhor botar em mapa a idéia:

1v8KnGu.jpg

VhvOqfk.jpg

 

Isso aqui é um esboço do que Marengo sempre falava, sobre a anticorrelação sul Argentino, sudeste brasileiro. Observem que dependedo da posição que a MP entra no sul do continente, vai afetar mais ou menos a Argentina (e isso não quer dizer NAO afetar).

 

Muto elucidativos estes esboços Artur! Parabéns! Me ajudou pacas!

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta matéria da Metsul, publicada em 9/Mai/2013... (atuação de uma massa de ar frio e extremamente seco no Sul/variações impressionantes de temperatura ao amanhecer na região serrana)

 

"Espetaculares variações de microclima em outro dia abaixo de zero

Por: Luiz Fernando Nachtigall

Maio, 09-05-2013

 

O que se testemunhou no final da madrugada e no amanhecer de hoje em localidades da Serra Gaúcha, Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense foi espantoso. Diferenças grandes de temperatura entre microclimas locais não chegam a ser raras ou novidade, mas hoje estas foram gigantescas. Quase inacreditáveis. Tanto que houve gente indagando em nossas redes sociais se a estações estavam calibradas ou informando corretamente dados. Às sete da manhã, em São Joaquim (SC), cidade com variações de relevo e que possui várias estações meteorológicas, fazia 2,6ºC abaixo de zero no Pericó, 0,9ºC negativo na sede da empresa Climaterra, 7ºC no distrito do Cruzeiro e 12,4ºC na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), onde a umidade era de apenas 8%. Entre a estações do Inmet e da Climaterra, ambas instaladas dentro da área urbana e distantes apenas dois quilômetros uma da outra, a diferença de temperatura era de incríveis 13,3ºC na mesma hora.

 

 

No mesmo Planalto Sul Catarinense, às 7h da manhã fazia 5ºC abaixo de zero na cidade de Urupema (1300 metros de altitude), com muita geada (fotos acima da Prefeitura), porém no mesmo horário a temperatura era de 11,8ºC com máxima de 12,2ºC na hora anterior, o que significa uma diferença instantânea de 17ºC dentro de uma mesma região geográfica. Interessante também que enquanto fazia 12ºC no ponto mais alto de Santa Catarina ao amanhecer, em Florianópolis, ao nível do mar, a temperatura na mesma hora era de 8,9ºC na estação do Inmet-São José e de 9ºC no Aeroporto Hercílio Luz (SBFL).

No Rio Grande do Sul, as diferenças de temperatura entre microclimas locais em áreas de relevo não alcançaram os valores absurdos verificados em Santa Catarina, mas na Serra e nos Aparados as variações de temperatura foram enormes e atípicas. Comecemos por São José dos Ausentes. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade que está no alto de um morro acusava 8,2ºC, porém outra estação na cidade em ponto mais baixo apontava na mesma hora 2,1ºC abaixo de zero, diferença de 10,3ºC dentro do mesmo município. Já em Farroupilha, estação junto à Malharia Anselmi, na área urbana (ponto alto) acusava às 7h temperatura de 10,2ºC, porém no Vale da Vicentina, igualmente em Farroupilha, contudo em ponto mais baixo, na mesma hora a temperatura era de 1,0ºC negativo, o que significa uma diferença de 11,2ºC dentro do mesmo município. Em Canela, na baixada junto ao Parque do Caracol, a temperatura às 7h era de 1,0ºC negativo, mas na estação do Inmet que está junto ao aeroporto (local mais alto) os termômetros apontavam 7,9ºC com máxima de 9,6ºC na hora anterior."

 

(continua aki: http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/274/Espetaculares_varia%C3%A7%C3%B5es_de_microclima_em_outro_dia_abaixo_de_zero

Link to comment
Share on other sites

Realmente show de bola Kim, ainda mais que a CB foi formada pela infiltração marítima, o que é praticamente impossível de acontecer.

 

Por aqui agora céu limpo e temos 17 graus na Mooca-CGE

Vlw

O q mais me impressionou foi o fato de q estamos sob efeito dessa praga chamada ASAS e eu não esperava q pudesse ocorrer tamanha turbulência na borda do sistema, sobretudo pq as temperaturas não estão elevadas como no RS por exemplo.

Na pag do Simepar falavam ontem pela manhã em instabilidades em níveis elevados vindas do norte do país mas não associaram essas instabilidades à presença dessa Alta no oceano.

Kem me deu um toke foi o Renan, inclusive ele comentou q o fenômeno lembrava as famosas "ondas de leste" q atuam no Nordeste qdo a ASAS está à pleno vapor nas nossas latitudes!

Tem uma foto q tirei um pouco mais cedo, ontem e dá pra visualizar bem uma das Cbs q pairava bem perto da serra do Mar, à leste do Pico Paraná, sobre o Município de Antonina:

 

11334182_370296906501285_3022583805682788558_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

 

O céu limpou de madrugada e com isso a mínima foi de 13,2C. Como tem ocorrido frequentemente neste mês, agora o céu já esya encoberto e com isso a temperatura não sobe muito. Expectativa é de nova sequência de noites e manhãs frias aqui no Sudeste, nos próximos dias.

 

PS: BIZARRA a mínima em Comodoro Rivadavia!

Link to comment
Share on other sites

Os dias aqui no Rio andam bem chatos

Não esfria e não esquenta

essa nebulosidade deixa a tarde abafada e as noites um pouco amenas, nem chuva cai

Essa anomalia negativa aqui no Rio eu não estou sentindo

 

Francamente, eu tampouco. As máximas até estão amenas, com apenas 2 dias do mês tendo passado da casa dos 30°C, mas também pouco baixando dos 25°C(aqui em casa só um dia, o dia 8 que não passou de 22,5°C), em vários maios recentes tinhamos eventos de frio que dava 2, 3, até 4 dias seguidos com máximas de 20, 21°C. As mínimas estão uma verdadeira m**** sempre naquela mesmice de 19-21°C na maior parte da cidade, indo abaixo só nas baixadas descampadas e na floresta, a sensação de frio é quase zero no mês, sendo que desde o fim de semana tem ficado até meio abafado durante a tarde. isso sem falar das chuvas, ainda abaixo da média mensal numa cidade já castigada pela seca há mais de um ano. Enfim, no interior do Estado parece que a coisa tá um pouco melhor, mas aqui na capital do Rio, esse tal maio maravilhoso do Sudeste tá passando longe!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.