Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Buenas !

Dia de muito calor em Joinville com temperatura chegando a casa dos 38-40ºC pela cidade.

Por volta das 18:30 a região foi atingida por chuva forte e trovoada, com direito a fortes rajadas de vento e muitos raios, antes do show começar, eu tirei algumas fotos:

20150112_184752.thumb.jpg.7b048922224a9ec12a2957f4c217180e.jpg

20150112_184713.thumb.jpg.1a0ce04ff96aafc9b914086e4b100b0e.jpg

20150112_184700.thumb.jpg.fa0b39ef75c5150391319538dd69d98e.jpg

 

O fim de tarde foi acompanhado de muito raios, chuvas e um arco-íris aqui na zona oeste e norte de Joinville, no momento 23 ºC e ainda com chuva ocasional.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires, tivemos uma segunda-feira de sol e muito calor do começo ao fim. A mínima foi de 20,8ºC às 6h38, enquanto que a máxima chegou a 37,1ºC às 16h24, a maior deste verão. A sensação térmica máxima chegou a 38,5ºC no fim da manhã, e nossa sorte por aqui é que depois a URA desabou pra menos de 30%, evitando que a sensação térmica disparasse. Neste momento (19:42), seguimos com tempo ensolarado e infernal. Faz 34,6ºC, com URA de 30%, vento norte a 11 km/h e pressão em 1005,4 hpa. Esta noite a nebulosidade começa a aumentar, e amanhã devemos ter tempo fechado e com possibilidade de chuva. O SMN dá mínima matinal de 20ºC e máxima à tarde de 25ºC, mas é provável que a máxima fique perto dos 30ºC à meia-noite e uns 32ºC nos registros oficiais (que consideram das 21h às 21h, e certamente em duas horas estará ainda em torno de 32ºC por aqui). O sol amanhã nasce às 5h54 e se põe às 20h10.

 

Fábio, deve ter boa luminosidade até umas 21h por aí, né?

 

Renan, 21h é a hora que está terminando de anoitecer, mas até umas 20h40 é bem claro sim.

 

Aqui em Buenos Aires entrou um vento fresco e úmido e a temperatura desabou pra 20,7ºC às 20h49, sendo a nova mínima do dia. Foi uma queda bem acentuada mesmo. Mas agora a temperatura está disparando, já chegando de novo a 25,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, em dezembro de 2012 teve! Eu me lembro!

Sim Vinicius, fez 33,9°C no dia 07.

 

Mas o que eu quis dizer é que, normalmente, quando a temperatura passava dos 35°C aqui em Sampa ou não chovia ou chovia só no início da noite.

 

Em dias normais de verão, quando há temporais, a temperatura não chega nesses valores porque os cumulus já começam a crescer no final da manhã, ajudando a segurar uma elevação maior da temperatura.

 

É isso que eu estou estranhando, as temperaturas estão muito altas antes da chuva da tarde. Não é normal (Pelo menos pra mim). :russian:

Link to comment
Share on other sites

Bacana, pessoal!

 

Caco, estou com inveja desses temporais em Sampa, sério mesmo;

 

=========================================================

 

Pois é, Aldo, a termodinâmica (super quente) em Sampa está gerando essas células isoladas. Precisamos de ZCAS (eu já disse isso hoje?)

 

========================================================

 

Caramba, Nani! A situação em Lage do Muriaé é pior do que pensava...segundo as expectativas dos modelos, corre o risco de você completar

1 mês sem chuva em pleno verão!

 

========================================================

 

Anoitece bem tarde em Buenos Aires nessa época heim, Fábio?

 

 

Abraços quádruplos!

Link to comment
Share on other sites

Mas o que eu quis dizer é que, normalmente, quando a temperatura passava dos 35°C aqui em Sampa ou não chovia ou chovia só no início da noite.

 

Em dias normais de verão, quando há temporais, a temperatura não chega nesses valores porque os cumulus já começam a crescer no final da manhã, ajudando a segurar uma elevação maior da temperatura.

 

É isso que eu estou estranhando, as temperaturas estão muito altas antes da chuva da tarde. Não é normal (Pelo menos pra mim). :russian:

 

Isso acontecia em situações pré-frontais, e olhe lá...

 

Hoje não tinha nenhuma frente fria a caminho daqui! Aí é a diferença talvez... Alguns dos fatores podem levar a isto

 

- Predomínio da ASAS no verão por vários dias, situação até então um tanto inédita recentemente (colaborando para o aquecimento, que vai se acumulando dia após dia);

- Menor Umidade na Atmosfera (influencia da ASAS, que atrapalha na formação dos Cumulos - Esse não anda sendo o caso desse ano por aqui, mas é o de MG por exemplo)

- Diminuição das áreas verdes, e maior urbanismo (colabora para um aquecimento muito rápido)

 

Porém, um aquecimento muito intenso como o que ocorreu hoje, tem seu troco, tendo umidade na atmosfera... Afinal é muita energia jogada para a atmosfera duma vez... Lembrem-se que o ar quente por ser leve, sobe lá pra cima... E como está quente demais, temos maior ascendência.... e esse ano temos umidade.... Daí os temporais, as tempestades violentas, os vendavais de quase 100km/h, e o granizo como estamos vendo...

Link to comment
Share on other sites

Estações de Floripa entre 31oC e 29oC agora! Bizarro!

 

Reparasse na brisa de Sul o dia inteiro, Caco ??? As praias e Florianópolis como um todo estavam lindas. Como grande parte das praias são viradas para Norte, o dia foi perfeito para um mergulho...

 

Muitos raios em direção a Palhoça neste momento, o que também ocorreu durante a tarde... Incrível como todas as tempestades de verão da GF nascem por lá.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires, tivemos uma segunda-feira de sol e muito calor do começo ao fim. A mínima foi de 20,8ºC às 6h38, enquanto que a máxima chegou a 37,1ºC às 16h24, a maior deste verão. A sensação térmica máxima chegou a 38,5ºC no fim da manhã, e nossa sorte por aqui é que depois a URA desabou pra menos de 30%, evitando que a sensação térmica disparasse. Neste momento (19:42), seguimos com tempo ensolarado e infernal. Faz 34,6ºC, com URA de 30%, vento norte a 11 km/h e pressão em 1005,4 hpa. Esta noite a nebulosidade começa a aumentar, e amanhã devemos ter tempo fechado e com possibilidade de chuva. O SMN dá mínima matinal de 20ºC e máxima à tarde de 25ºC, mas é provável que a máxima fique perto dos 30ºC à meia-noite e uns 32ºC nos registros oficiais (que consideram das 21h às 21h, e certamente em duas horas estará ainda em torno de 32ºC por aqui). O sol amanhã nasce às 5h54 e se põe às 20h10.

 

Fábio, deve ter boa luminosidade até umas 21h por aí, né?

 

Renan, 21h é a hora que está terminando de anoitecer, mas até umas 20h40 é bem claro sim.

 

Aqui em Buenos Aires entrou um vento fresco e úmido e a temperatura desabou pra 20,7ºC às 20h49, sendo a nova mínima do dia. Foi uma queda bem acentuada mesmo. Mas agora a temperatura está disparando, já chegando de novo a 25,3ºC.

 

Lá em Bagé no finalzinho de 2014 comecei a anotar os horários de quando anoitecia completamente... Era sempre depois das 21:10 !!! Tenho curiosidade para saber o horário que o ocorre o final do processo de anoitecimento em Uruguaiana.

Link to comment
Share on other sites

E amanhã tem mais...

 

Quadro sugerido pelos modelos para amanhã, sugerem ALTO POTENCIAL PARA MAIS TEMPORAIS E TEMPESTADES em toda a RMSP!!

 

Última saída do GFS as 18z sugere valores altíssimos de CAPE, chegando a quase 3000J/KG, com -8 de Lifted Index, sobre condições de precipitação forte amanhã a tarde. Em suma sugere condições para formação de temporais e tempestades amanhã, a medida que a brisa marítima entra, com máximas que podem chegar novamente a 34/35C antes da entrada...

 

MCz84gr.png

 

Modelo Europeu segue a mesma a linha e sugere valores localmente chegando a 4000J/KG na RMSP, sob condições de chuva :shok:

 

Be6dBtT.png

 

Uma simulação de sondagem feita pelo GFS, sugere valores de Índice K chegando a 37 amanhã a tarde (alto potencial para tempestades), com 52 de Total Totals, o que é altíssimo também (índice que indica a força da tempestades baseado nas temperaturas do ar e do ponto de orvalho nas baixas camadas em 850hpas), e considerável valor de umidade na atmosfera, chegando a 4,1cm de água precipitável.

 

Quadro amanhã necessita de monitoração, para novos estragos com tempestades, e eventuais alagamentos e transbordamento de córregos.

 

3q4cq6d.png

Link to comment
Share on other sites

Fábio, deve ter boa luminosidade até umas 21h por aí, né?

 

Renan, 21h é a hora que está terminando de anoitecer, mas até umas 20h40 é bem claro sim.

 

Aqui em Buenos Aires entrou um vento fresco e úmido e a temperatura desabou pra 20,7ºC às 20h49, sendo a nova mínima do dia. Foi uma queda bem acentuada mesmo. Mas agora a temperatura está disparando, já chegando de novo a 25,3ºC.

 

Lá em Bagé no finalzinho de 2014 comecei a anotar os horários de quando anoitecia completamente... Era sempre depois das 21:10 !!! Tenho curiosidade para saber o horário que o ocorre o final do processo de anoitecimento em Uruguaiana.

 

Sempre lembrando que Bs As nao tem horário de verão, logo o anoitecer de 20:40 referido pelo Fábio equivale aos nossos 21:40 hrs.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, em dezembro de 2012 teve! Eu me lembro!

Sim Vinicius, fez 33,9°C no dia 07.

 

Mas o que eu quis dizer é que, normalmente, quando a temperatura passava dos 35°C aqui em Sampa ou não chovia ou chovia só no início da noite.

 

Em dias normais de verão, quando há temporais, a temperatura não chega nesses valores porque os cumulus já começam a crescer no final da manhã, ajudando a segurar uma elevação maior da temperatura.

 

É isso que eu estou estranhando, as temperaturas estão muito altas antes da chuva da tarde. Não é normal (Pelo menos pra mim). :russian:

 

Concordo com você Aldo. O regime climático está anômalo em São Paulo nesse verão. Há poucos anos atrás as pancadas de chuva vinham depois de máximas de 29, 30 graus (no máximo 32). Esse janeiro está tipicamente Amazônico, pois estamos tendo chuvas convectivas todos os dias, isso depois de máximas de 33, 34 graus. Não creio que a resposta para isso seja apenas "termodinâmica" como dizem alguns. Necessita um estudo mais aprofundado.

Link to comment
Share on other sites

 

Confirmando a máxima, a média em Janeiro está em absurdos: 32,3C!!

 

Isso é 5,0 graus acima da média 61-90!!

 

Rodolfo, por enquanto até esse dia 12, em relação às temperaturas, este janeiro está pau a pau até com jan/2014, porém, até o final do mês, CERTEZA que não baterá aquele jan/2014

 

Até o final do mês, eu concordo plenamente que a média cairá...

 

Mas lembra da primeira quinzena que falamos?? Pois bem.... Irei lembrar! :sarcastic: :sarcastic:

 

Rodolfo, dou mão à palmatória. A 1ª quinzena Jan/2015 deverá fechar com média das máximas superiores à média das máximas da 1ª quinzena de jan/2014; porém, ao final do mês, absolutamente!; não há a menor chance, 0%, pelos motivos expostos: enfraquecimento do bloqueio e entrada da FF no dia 22/Jan, a qual perdurará por um bom período para manter as máximas "comportadas". Agora, eu estou sentindo menos calor nesta 1ª quinzena de jan/2015 do que a 1ª quinzena de jan/2014 por um simples motivo: os temporais constantes da tarde refrescam as noites e madrugadas. A 1ª quinzena de janeiro passado (assim como logo após o Natal/2013) ficamos sob domínio initerrupto do GRANDE BLOQUEIO, o qual impedia até a formação de temporais nos finais de tarde: era sol na cabeça a partir das primeiras horas da manhã, não chovia e as noites e madrugadas eram abafadíssimas! NADA PARA REFRESCAR! Essa é a diferença.

 

Início de madrugada agradável na Granja Viana: 21,5ºC. Devo ter uma sub-20ºC amanhã cedo.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, em dezembro de 2012 teve! Eu me lembro!

 

Dez/2012 foi absurdamente quente!. A coisa começou a desandar em out/2012 (nos 4 últimos dias do mês). Chegou dezembro e foi (até então), o mês de verão mais quente que eu presenciara; estilo esses que a gente vem enfrentando: muito sol, máximas recorde e ausência de ZCAS/ZCOU/frentes estacionárias/chuvas intermitentes e contínuas dias a fio. Bem lembrado Vinny!

Link to comment
Share on other sites

Sempre lembrando que Bs As nao tem horário de verão, logo o anoitecer de 20:40 referido pelo Fábio equivale aos nossos 21:40 hrs.

 

Sim, infelizmente não :( Daqui dá pra ver Colonia do Sacramento, no Uruguay, e lá já é a mesma hora que no Brasil, mas a Argentina não. Inclusive, além de anoitecer tarde, amanhece cedo, com nascendo às 5h34 nos dias que amanhecem mais cedo, no começo de dezembro, o que significa que antes das 5h já começava a clarear, pra anoitecer quase 21h.

 

Agora 24,8ºC aqui.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente temperaturas como 38 e 39 que antes era considerado altíssimo, está virando comum. E temperaturas como 40ºC que era algo a contar de dedo coisa de sei lá, a cada 4 ou 5 anos, também não choca mais.

 

Tudo começou no bizarro verão de 2009/2010. Calor intenso do começo ao fim, e depois de eu ter experimentado a onda de calor mais forte em toda minha vida que foi em fevereiro de 2010, pensei que só iria presenciar só daqui algumas décadas ou nunca, um onda de calor assim ou verão.

 

Verão de 2010/2011 passou batido, depois disso um show de ondas de calor e bizarrices.

 

Agosto 2012, Dezembro 2012. Dezembro 2013, Fevereiro 2014.

 

E agora de novo estamos experimentando temperaturas de 40ºC.

 

Se isso fosse convertido em frio, daria pra colocar fácil uns 2/3 invernos como de 2000 em questão ai de 5 anos pra cá.

 

Provavelmente estamos vendo in loco um novo padrão climático de verano para todos vós. Acredito que ainda teremos vários recordes abolutos de calor sendo quebrado em cidades como Curitiba e SP capital.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, em dezembro de 2012 teve! Eu me lembro!

Sim Vinicius, fez 33,9°C no dia 07.

 

Mas o que eu quis dizer é que, normalmente, quando a temperatura passava dos 35°C aqui em Sampa ou não chovia ou chovia só no início da noite.

 

Em dias normais de verão, quando há temporais, a temperatura não chega nesses valores porque os cumulus já começam a crescer no final da manhã, ajudando a segurar uma elevação maior da temperatura.

 

É isso que eu estou estranhando, as temperaturas estão muito altas antes da chuva da tarde. Não é normal (Pelo menos pra mim). :russian:

 

Concordo com você Aldo. O regime climático está anômalo em São Paulo nesse verão. Há poucos anos atrás as pancadas de chuva vinham depois de máximas de 29, 30 graus (no máximo 32). Esse janeiro está tipicamente Amazônico, pois estamos tendo chuvas convectivas todos os dias, isso depois de máximas de 33, 34 graus. Não creio que a resposta para isso seja apenas "termodinâmica" como dizem alguns. Necessita um estudo mais aprofundado.

 

Ricardo, as chuvas em São Paulo são termodinâmica pelo fato da urbanização de São Paulo propiciar a formação dessas chuvas convectivas.... Creio que você deva saber que esses tipos de chuvas são formadas por fortes correntes ascendentes, que são justamente formadas pelo calor (pois o ar quente é leve e sobe)... E aonde faz mais calor?? Não seria aonde é maior urbanizado?? Ou é coincidência o pico dessas chuvas fortes ocorrer sempre em áreas urbanizadas e não no CANTAREIRA por exemplo?? Daí o termo "termodinâmica".

 

É isso que é necessário entender!! Porém isso é só uma parte da causa!!

 

Logo é necessário entender também que efeitos extras, como o maior aquecimento ocasionado pelas ASAS por exemplo (que é anômala pro mês de Janeiro em SP tanto em força quanto em posicionamento), potencializam a termodinâmica das chuvas convectivas a tarde em SP.

 

A Diferença desse ano, pro ano passado está na POSIÇÃO E INTENSIDADE da ASAS, que é diferente.

 

Ano Passado, a ASAS era mais forte, e centrada sobre SP, logo fazia muito calor, mas não havia umidade disponível na atmosfera, para a TERMODINAMICA fazer efeito.

 

Esse ano, temos a ASAS mais fraca, e centrada em MG, com a BORDA em SP... Logo há entrada de alguma umidade.. O que faz ATIVAR a termodinâmica... Essa é uma das explicações de fazer tanto calor (Efeito da ASAS), e está chovendo de forma constante a tarde, e de forma intensa (Termodinâmica).

 

Outro fator também que deve ser considerado, é uma maior urbanização nos últimos anos, que impacta na influência da termodinâmica dessas chuvas..

 

Qualquer outra explicação mais técnica, virá com o tempo, por meio de estudos.

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo, dou mão à palmatória. A 1ª quinzena Jan/2015 deverá fechar com média das máximas superiores à média das máximas da 1ª quinzena de jan/2014; porém, ao final do mês, absolutamente!; não há a menor chance, 0%, pelos motivos expostos: enfraquecimento do bloqueio e entrada da FF no dia 22/Jan, a qual perdurará por um bom período para manter as máximas "comportadas". Agora, eu estou sentindo menos calor nesta 1ª quinzena de jan/2015 do que a 1ª quinzena de jan/2014 por um simples motivo: os temporais constantes da tarde refrescam as noites e madrugadas. A 1ª quinzena de janeiro passado (assim como logo após o Natal/2013) ficamos sob domínio initerrupto do GRANDE BLOQUEIO, o qual impedia até a formação de temporais nos finais de tarde: era sol na cabeça a partir das primeiras horas da manhã, não chovia e as noites e madrugadas eram abafadíssimas! NADA PARA REFRESCAR! Essa é a diferença.

 

 

Na verdade Caco, o bloqueio ganhou força mesmo, de forma arrasadora, na segunda quinzena de Janeiro... Houve chuvas na primeira quinzena do mês de Janeiro.

 

De resto, concordo com o que você diz... Janeiro deve realmente fechar com máximas bem acima da média, mas sem recordes, isso na minha visão... Aguardemos...

 

Abraços! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de chuvas por estação (SP) de 1 de janeiro até hoje dia 13 de madrugada

Estações sem identificação retirei as informações do site Cemaden

 

 

Ipiranga 151 mm Zona Sudeste

Jd Ângela 132 mm Zona Sul

Guarapiranga 128 mm (Sabesp) Zona Sul

Parque Morumbi 117 mm Zona Sudoeste

Vila Clementino 102 mm Zona Sul

Pirituba 101 mm Zona Oeste

Jd Sapopemba 100 mm Zona Leste

Santo Amaro 100 mm Zona Sul

Centro SP 98 mm

Pedreira 94 mm Zona Sul - Hj aqui no meu bairro caiu uma chuva violentíssima , como há um tempo não via , caíram árvores e telhados foram arrancados , além de granizo

Limão 92 mm Zona Norte

Perdizes 90 mm Zona Oeste

Marsilac Curucutu 89 mm ( CPTEC ) Zona Sul

Vila Prudente 89 mm Zona Leste

Itaim Pta 76 mm Zona Leste

Campo Limpo 76 mm Zona Sudoeste

Interlagos 75 mm Zona Sul

Mirante 71 mm (INPE ) Zona Norte

Cachoeirinha 64 mm Zona Norte

Jd Valparaíso - Tremembé 60 mm Zona Norte

Tucuruvi 54 mm Zona Norte

Vila Aricanduva 49 mm Zona Leste

Jd dos Álamos - Parelheiros 47 mm Zona Sul

Jd Rodolfo Pirani - São Rafael - 45 mm Zona Leste

Iguatemi 29 mm Zona Leste

Cidade Tiradentes 25 mm Zona Leste

 

O Extremo Leste continua muito seco ...

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 hHá 1 hora Lages, Santa Catarina

 

Floripa teve 38,2°C em 25/1/1936 e 24/1/1971 na estação convencional/Inmet, ontem deu 38,0°C! Foi a segunda maior em 104 anos!

 

O VÍRUS PEGA MESMO!!!

 

 

A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA EM BLUMENAU É 39,++ TODOS OU QUASE TODOS OS ANOS A MÁXIMA FICA ENTRE 38/40 E NÃO RARO PASSA UM POUCO DOS 40,0 EM BLU EM PELO MENOS 1 DIA. DE TEMPOS EM TEMPOS TEMOS VERÕES SEGUIDOS COM MÁXIMAS ALTAS FREQUENTES (37/40)....VACINA, VACINA.... 35 A 38 TEM DEZENAS DE DIAS EM VERÕES NORMAIS.

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo, dou mão à palmatória. A 1ª quinzena Jan/2015 deverá fechar com média das máximas superiores à média das máximas da 1ª quinzena de jan/2014; porém, ao final do mês, absolutamente!; não há a menor chance, 0%, pelos motivos expostos: enfraquecimento do bloqueio e entrada da FF no dia 22/Jan, a qual perdurará por um bom período para manter as máximas "comportadas". Agora, eu estou sentindo menos calor nesta 1ª quinzena de jan/2015 do que a 1ª quinzena de jan/2014 por um simples motivo: os temporais constantes da tarde refrescam as noites e madrugadas. A 1ª quinzena de janeiro passado (assim como logo após o Natal/2013) ficamos sob domínio initerrupto do GRANDE BLOQUEIO, o qual impedia até a formação de temporais nos finais de tarde: era sol na cabeça a partir das primeiras horas da manhã, não chovia e as noites e madrugadas eram abafadíssimas! NADA PARA REFRESCAR! Essa é a diferença.

 

 

Na verdade Caco, o bloqueio ganhou força mesmo, de forma arrasadora, na segunda quinzena de Janeiro... Houve chuvas na primeira quinzena do mês de Janeiro.

 

De resto, concordo com o que você diz... Janeiro deve realmente fechar com máximas bem acima da média, mas sem recordes, isso na minha visão... Aguardemos...

 

Abraços! :good2:

 

 

Você não entendeu minha msg. Sim! O bloqueio 2014 ganhou forcas arrasadoras a partir da 2ª quinzena de jan até meados de fevereiro. Mas, após o Natal/13 ele já estava presente (ou em formação)! Do Natal à primeira quinzena de jan/14, também FEZ MUITO CALOR em Sampa (é só pegar os dados!); minha memória não falha nunca!. A partir da 2ª quinzena JANEIRO, o bloqueio "FICOU ANIMAL", E ESTENDENDO-SE ATÉ A METADE DA 2ª QUINZENA DE FEVEREIRO..

 

Quis apenas dizer que as médias das MÁXIMAS, na 1ª quinzena de jan/2015 será maior que na 1ª quinzena de jan/2014.. E isso nas MÁXIMAS, pois, em relação às temperaturas médias, acho que a 1ª quinzena de jan/2014 ainda foi pior que esta 1ª quinzena jan/2015, pois era raro chover à tarde e, consequentemente, aliviar as noite e madrugadas com mínimas mais generosas (já efeito do HIPER/HISTÓRICO BLOQUEIO!). Ao menos lembro-me de sentir mais calor na 1ª quinzena jan/2014 que esta 1ª quinzena jan/2015.

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia! (by JT)

 

Mínima de 19,1ºC na Granja Viana. No momento, 21,8ºC. Daqui a pouco tempo saindo para o Anhangabaú. Como o Rodolfo salientou, grandes chances de novos e fortes temporais lá para após 16 hs. Hoje será repeteco de sábado, domingo e 2ª feira: céu azul e ardido sem nuvens, aumento de temperatura rápida (atingindo os 33ºC/34ºC/5ºC já às 13 hs) aumento de nuvens a partir das 14 hs, 16 hs começa a "armar", 16/17hs temporais fortes (vendavais, chuva forte, trovoadas, relampejos, possíveis granizadas,etc...). Logo após refresca e a atmosfera limpa.

 

Abração (by JT).

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Eu tive que rir do Ronaldo falando do vírus, kkkkkkkkkkkkk.

 

Em todo caso, se isso for mesmo um ciclo, tomara que não dure muito tempo. Essa dinâmica de altas pressões no verão está me deixando com os cabelos em pé.

 

08:46 horário de verão e já está quente: faz 25,3C! Por sorte, aqui no trabalho tem AC.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos uma tarde de calor intenso aki no leste paranaense, com a máxima quase atingindo os 34°C na minha estação e tbm em Pinhais.

Por volta das 17h os núcleos convectivos começaram a aparecer em pontos bem isolados e alguns destes gerando pancadas rápidas sem trovoada.

Às 19h já havia diversos núcleos bem desenvolvidos por toda a região, e aí a coisa começou a ficar muito interessante, pq o nível de instabilidade atingiu um limite raramente visto. Tudo muito rápido. Ar kente soprando de SE, Grandes aglomerados crescendo em todas as direções e se fundindo uns com os outros...

Por volta das 20:30 a coisa explodiu em Piraquara:

Chuva forte, dezenas de descargas nuvem-solo, granizo e vento forte, soprando a cada momento de um setor diferente.

Algumas ruas ficaram cobertas de água. Houve keda de energia umas 3 ou 4 vzs.

Quando teve início a tempestade eu voltava de uma caminhada e tive q me abrigar mas mesmo assim me molhei inteiro. Num determinado momento pude observar com a ajuda dos relãmpagos, uma nuvem em formato V, com a base quase tocando o solo, à uns 5 km ao sudeste de onde eu estava. Se era uma formação tornádica eu não sei, mas foi uma visão assustadora. O fato de os ventos soprarem de várias direções poderia ser um indicativo ...

Meu pluviômetro registrou 42 mm em cerca de 20/25 minutos de chuva.

 

Algumas imagens q fiz, por volta do entardecer:

10292547_321912228006420_5422593026009929417_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=593c7e3226da891c4e7e2d5bd4a1991f&oe=552C4616&__gda__=1428345518_86fde17cfd89065a6641d4de64299d64

10882306_321913031339673_8185060051516278722_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=9c7cce1add2c89ea95d0edae2d289ba0&oe=5566D161&__gda__=1429085401_02ee4c5079478e4552ad4f338b846810

10917886_321916998005943_5552914117067761407_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=105f1a1c7f6a9c3bdb6387af96b0e4ec&oe=55293486&__gda__=1428422490_3145ec41da831f6091e03ebe1a8a4765

11265_321916478005995_2989907337449588985_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=f925dfe383e142d423a9cc0e101ea2e1&oe=5531594B&__gda__=1433273382_3ae1e22ce4f45ab622f4e90a70af5de3

10922557_321917414672568_876389249497550329_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e19df92f91c40e566978a1031be7b3b2&oe=552321CC&__gda__=1429428465_1126c498c8e744254ce326a6b1901f0e

 

Imagem das 23h, com o núcleo ao sul de Curitiba, atingindo tbm o norte/nordeste de SC:

10690191_321925144671795_7652913623508806290_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=8f857771f046e79924913dccfc64b49a&oe=552FC7F9&__gda__=1428266561_522ad270c801d4a26ad2070f0bd302f5

Link to comment
Share on other sites

Floripa amanhece sem nuvens, vento oeste fraco (terral quente no verão), e 27oC. Será que teremos outro dia beliscando os 40oC???

 

Eu que reclamava no natal do frio e da chuva, agora reclamo do Death Valley que se instalou por aqui.

 

ANTES O SUDESTE DARÁ UM ALÍVIO, ENTRE 33/35 DEVE SER A MÁXIMA HOJE E 38/40 AMANHÃ.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal de SP, obrigado pelas considerações. Quero deixar claro que não julgo o mérito de quem precisa ou não de ar condicionado. Mas mesmo sendo mais fresco a noite eu simplesmente não consigo dormir sem ar mesmo com as temperaturas citadas pelos colegas. Questão pessoal mesmo. Por isso acho surreal! ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu tive que rir do Ronaldo falando do vírus, kkkkkkkkkkkkk.

 

Em todo caso, se isso for mesmo um ciclo, tomara que não dure muito tempo. Essa dinâmica de altas pressões no verão está me deixando com os cabelos em pé.

 

08:46 horário de verão e já está quente: faz 25,3C! Por sorte, aqui no trabalho tem AC.

 

 

CALOR EXTREMO E FRIO EXTREMOS SEMPRE OCORRERÃO, AS VEZES ESPORADICAMENTE E OUTRAS COM FREQUENTEMENTE.

 

TER 1/2/3/4/5 VERÕES ESCALDANTES SEGUIDOS NÃO É COMUM, MAS OCORRE, ASSIM COMO INVERNOS GÉLIDOS, TAMBÉM OCORRE. HOJE ESTAMOS NEURÓTICOS E COM ENFEITE NO MEIO DOS OMBROS!

Link to comment
Share on other sites

Sobre ontem em Joinville: Fazia tempo que eu não presenciava TANTA atividade elétrica aqui...O vento no meu apartamento foi qualquer coisa de louco...queria ter um anemômetro no momento! Ventava demaaaaais!

 

A chuva ficou presente por bastante tempo na região onde moro. E os raios e trovões também.

20150112_180739.thumb.jpg.991c6ddbbf0b6ba24d6b3cc9fb667f8d.jpg

20150112_200311.thumb.jpg.e8f36f0a0f0c0709c01b700fe3939f45.jpg

Screenshot_2015-01-12-19-23-45.thumb.png.6a0d5fc5ac24b87ea44dcb2592522ed8.png

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo, dou mão à palmatória. A 1ª quinzena Jan/2015 deverá fechar com média das máximas superiores à média das máximas da 1ª quinzena de jan/2014; porém, ao final do mês, absolutamente!; não há a menor chance, 0%, pelos motivos expostos: enfraquecimento do bloqueio e entrada da FF no dia 22/Jan, a qual perdurará por um bom período para manter as máximas "comportadas". Agora, eu estou sentindo menos calor nesta 1ª quinzena de jan/2015 do que a 1ª quinzena de jan/2014 por um simples motivo: os temporais constantes da tarde refrescam as noites e madrugadas. A 1ª quinzena de janeiro passado (assim como logo após o Natal/2013) ficamos sob domínio initerrupto do GRANDE BLOQUEIO, o qual impedia até a formação de temporais nos finais de tarde: era sol na cabeça a partir das primeiras horas da manhã, não chovia e as noites e madrugadas eram abafadíssimas! NADA PARA REFRESCAR! Essa é a diferença.

 

 

Na verdade Caco, o bloqueio ganhou força mesmo, de forma arrasadora, na segunda quinzena de Janeiro... Houve chuvas na primeira quinzena do mês de Janeiro.

 

De resto, concordo com o que você diz... Janeiro deve realmente fechar com máximas bem acima da média, mas sem recordes, isso na minha visão... Aguardemos...

 

Abraços! :good2:

 

Até q enfim alguém concordou cmg hehe... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 hHá 1 hora Lages, Santa Catarina

 

Floripa teve 38,2°C em 25/1/1936 e 24/1/1971 na estação convencional/Inmet, ontem deu 38,0°C! Foi a segunda maior em 104 anos!

 

O VÍRUS PEGA MESMO!!!

 

 

A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA EM BLUMENAU É 39,++ TODOS OU QUASE TODOS OS ANOS A MÁXIMA FICA ENTRE 38/40 E NÃO RARO PASSA UM POUCO DOS 40,0 EM BLU EM PELO MENOS 1 DIA. DE TEMPOS EM TEMPOS TEMOS VERÕES SEGUIDOS COM MÁXIMAS ALTAS FREQUENTES (37/40)....VACINA, VACINA.... 35 A 38 TEM DEZENAS DE DIAS EM VERÕES NORMAIS.

 

A maior em 104 foi no mesmo local? A localização atual é boa de máxima.

 

É uma característica do vírus de Kent....extremamente contagioso.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 hHá 1 hora Lages, Santa Catarina

 

Floripa teve 38,2°C em 25/1/1936 e 24/1/1971 na estação convencional/Inmet, ontem deu 38,0°C! Foi a segunda maior em 104 anos!

 

O VÍRUS PEGA MESMO!!!

 

 

A MÉDIA MÁXIMA ABSOLUTA EM BLUMENAU É 39,++ TODOS OU QUASE TODOS OS ANOS A MÁXIMA FICA ENTRE 38/40 E NÃO RARO PASSA UM POUCO DOS 40,0 EM BLU EM PELO MENOS 1 DIA. DE TEMPOS EM TEMPOS TEMOS VERÕES SEGUIDOS COM MÁXIMAS ALTAS FREQUENTES (37/40)....VACINA, VACINA.... 35 A 38 TEM DEZENAS DE DIAS EM VERÕES NORMAIS.

 

A maior em 104 foi no mesmo local? A localização atual é boa de máxima.

 

É uma característica do vírus de Kent....extremamente contagioso.

 

1911 a 1968 CENTRO DE FPOLIS A 300+- M DO MAR E 1968/2015 PRAIA COMPRIDA, +-500 M DO MAR.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia de intenso céu azul, máximas subiram muito pouco na região noroeste do Rio, aqui foi a 36,5ºC.

 

Renan, a última chuva decente aqui em Laje do Muriaé foi na tarde de 22 de dezembro com 36 mm, não choveu mais até a presente data.Nossos ribeirões estão secando.

 

Rafael, como você consegue as máximas de cada estação do Alerta-Rio?

No site do Alerta Rio vai em meteoroligicos, do lado do bairro onde esta localizada a estação tem a hora é só clicar em cima q vai aparecer todos os registros.

 

Enviado de meu LG-E435f usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Pessoal de SP, obrigado pelas considerações. Quero deixar claro que não julgo o mérito de quem precisa ou não de ar condicionado. Mas mesmo sendo mais fresco a noite eu simplesmente não consigo dormir sem ar mesmo com as temperaturas citadas pelos colegas. Questão pessoal mesmo. Por isso acho surreal! ;)

 

Interessante tu comentar isso, pois muitos lugares de Joinville passaram a madrugada sem luz, o que inclui a minha casa :good:

Por bem ou por mal tive que dormir com agradáveis 29ºC dentro do quarto :hang1:

 

E em falar em Vírus do Alarmismo, este então já virou epidemia, pois olhem essa notícia, colocando Joinville como lugar mais quente do mundo, e com um numero absurdo de 51ºC tirado não sei da onde.

 

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/seis-das-10-temperaturas-mais-altas-do-mundo-hoje-foram-registradas-no-rio-11205132

Link to comment
Share on other sites

Quantidade de chuvas por estação (SP) de 1 de janeiro até hoje dia 13 de madrugada

Estações sem identificação retirei as informações do site Cemaden

 

 

Ipiranga 151 mm Zona Sudeste

Jd Ângela 132 mm Zona Sul

Guarapiranga 128 mm (Sabesp) Zona Sul

Parque Morumbi 117 mm Zona Sudoeste

Vila Clementino 102 mm Zona Sul

Pirituba 101 mm Zona Oeste

Jd Sapopemba 100 mm Zona Leste

Santo Amaro 100 mm Zona Sul

Centro SP 98 mm

Pedreira 94 mm Zona Sul - Hj aqui no meu bairro caiu uma chuva violentíssima , como há um tempo não via , caíram árvores e telhados foram arrancados , além de granizo

Limão 92 mm Zona Norte

Perdizes 90 mm Zona Oeste

Marsilac Curucutu 89 mm ( CPTEC ) Zona Sul

Vila Prudente 89 mm Zona Leste

Itaim Pta 76 mm Zona Leste

Campo Limpo 76 mm Zona Sudoeste

Interlagos 75 mm Zona Sul

Mirante 71 mm (INPE ) Zona Norte

Cachoeirinha 64 mm Zona Norte

Jd Valparaíso - Tremembé 60 mm Zona Norte

Tucuruvi 54 mm Zona Norte

Vila Aricanduva 49 mm Zona Leste

Jd dos Álamos - Parelheiros 47 mm Zona Sul

Jd Rodolfo Pirani - São Rafael - 45 mm Zona Leste

Iguatemi 29 mm Zona Leste

Cidade Tiradentes 25 mm Zona Leste

 

O Extremo Leste continua muito seco ...

 

 

A continuar estes dados, a média das estações terá conseguido atingir o valor médio de precipitações de Janeiro, até que não está ruim o índice se considerar que estamos em 13 de Janeiro. Isso prova que até que não são tão localizados os temporais.

 

Sobre o extremo leste, devemos lembrar que qualquer temporal que cair naquela região, os acumulados sobem de forma brutal.

Link to comment
Share on other sites

Com o Brasil inteiro em chamas a maior máxima de 2015 em Passo Fundo no INMET foi 30,4ºC dia 6. Ontem chegou a 30,3ºC.

 

Será que isso está certo?

 

Eduardo, não está certo, não.

 

É época de vender aquecimento no hemisfério sul, sendo assim, a busca pelo maior número é incessante.

 

Bons tempos aqueles em que um termômetro registrava apenas temperaturas.

 

Sábado registra a maior sensação térmica no Rio em 2015: 48 graus

 

Percepção do corpo tem por base uma equação entre umidade relativa e temperatura

 

 

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/sabado-registra-maior-sensacao-termica-no-rio-em-2015-48-graus-14961255#ixzz3Oi1dQoMr

© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.