Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Aqui no COMEÇO da Velha, mais ou menos 30 m de altitude, nevou por alguns minutos, sem acumular. Mas lá em cima na Velha, tinha alguns acumulados na cota dos 70/100 m... No Centro, lembro do Beto falando que a chuva congelada já caía há 10 minutos. Foi simplesmente ESPETACULAR ver neve caindo no meu quintal, e isso é o que importa...

 

Alí, nas travessas da João Pessoa e da Gustavo Budag?

 

Tem um morro paralelo com a Eliana Shumann, bem no final, no término de rua. Seria este morro?

 

Muito interessante!!!

 

Desculpa a demora, mas eu moro bem perto! Moro numa transversal da João Pessoa, em um morrinho. Ali nessa região da Eliana Shumann não vi se realmente acumulou, mas acredito que nevou sim, tem morros bem altos por ali! Digo que nevou mais (onde vi antes de ir ao trabalho) na região da Rua dos Caçadores, onde o acesso é pela General Osório. Carros cobertos de gelo! É uma região com altos morros, onde temos no bairro Garcia o Spitzkopf, com 940 m! Tem muita pessoa morando na cota dos 80 até 200 metros em Blumenau! Ou seja, muita gente viu a neve acumular no próprio quintal!

Bem.. Vai demorar pra isso acontecer de novo... Não vai ser nessa vida que vou ver isso de novo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

 

Quais Foram os teus extremos naquele dia?

 

Aqui no dia da neve, variamos 0,5°C/12,3°C. Máxima na madrugada, e a tarde mais fria que já passei em Blumenau.

 

De manhã quando fui trabalhar realmente não estava aquele friozão... Era 4 da tarde e estava 7ºC! Sai 6 da tarde do trabalho com o termômetro de onde trabalho marcando 5ºC com chuva e vento! De longe, a tarde mais fria que já presenciei em Blumenau.

Link to comment
Share on other sites

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

 

Quais Foram os teus extremos naquele dia?

 

Aqui no dia da neve, variamos 0,5°C/12,3°C. Máxima na madrugada, e a tarde mais fria que já passei em Blumenau.

Em cs foram: -1,5 e 4,6°C no dia 23 [mínima à noite]

No dia 24 : -4,2 e 8,5°C [bem mais frio e com uma fina camada de gelo sobre as poças d'água].

Gostaria de saber as extremas da dna Francisca..

 

To sem o PC aqui...mas sei que a mínima do dia 24 foi bem parecida: -4,1°C..

 

vou pegar os dados e já te passo. .

Link to comment
Share on other sites

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

 

 

 

 

Em cs foram: -1,5 e 4,6°C no dia 23 [mínima à noite]

No dia 24 : -4,2 e 8,5°C [bem mais frio e com uma fina camada de gelo sobre as poças d'água].

Gostaria de saber as extremas da dna Francisca..

 

 

Serra Dona Francisca

 

22/07/2013

 

Mínima: 1,9ºC (de noite, 21:00)

Máxima: 9,2ºC (madurgada, 1:00)

 

23/07/2013

 

Mínima: -2,4ºC (de noite, 00:00)

Máxima: 5,5ºC (de tarde 15:00)

 

Neste dia nevou fraco entre as 5:30 e 7:00 aproximadamente. Estava em Campo Alegre e adivinha a hora que eu adormeci? (depois de ter rodado quase mil KM para ir a Villaggio Grando e ficar esperando a neve igual um louco, fui dormir justamente neste horário no sítio que temos em Campo Alegre. Graças que um amigo meu filmou o início da neve em solo Joinvilense, praticamente na frente do local da minha estação)..

 

Voltei da serra para a planície por volta das 10:00 da manhã já com o céu claro em boa parte da região, com sol forte ou seja, esses 5,5ºC foram com sol a pino!

 

24/07/2013

 

Mínima: -4,1ºC ( 5:00)

Máxima: 8,9ºC (de tarde 13:00)

 

Geada severa! Pipcrakes enormes (à la PNI), congelamente de poças e geada na copa das árvores..uma das mais fortes que já vi..

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ok, Diego!

Vou chutar as extremas:

 

23: -2 / 4°C

24: -4 / 8°C

25: 1 / 9°C

 

 

Aproveitando, neve tbm em General Carneiro-PR 23/7/2013..

Bah que Macanuda esta de Gen carneiro.

Tem locais acima de 1000m à sudeste de Guarapuava, acho q ali foi muito grande.Tem um distrito ao sul de Guarapuava.

Link to comment
Share on other sites

Deu no Estadão:

 

- Segundo o ONS, ontem a Usina de Furnas operava com 27,95% da capacidade.

 

- O ONS trabalha com a expectativa de recuperação do nível dos reservatórios das regiões SE e CO, ao longo de abril.

 

-A expectativa é que chova no próximo mês, algo em torno de 83% da média nessas duas regiões.

 

Tomara que eles estejam certos. Mas, sei não.

 

Para recuperar um pouco, teria é que chover MAIS do que a média. Não entendo como eles acham que pode

recuperar algo se continuar com anomalia na precipitação...

Link to comment
Share on other sites

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

 

 

 

 

Em cs foram: -1,5 e 4,6°C no dia 23 [mínima à noite]

No dia 24 : -4,2 e 8,5°C [bem mais frio e com uma fina camada de gelo sobre as poças d'água].

Gostaria de saber as extremas da dna Francisca..

 

 

Serra Dona Francisca

 

22/07/2013

 

Mínima: 1,9ºC (de noite, 21:00)

Máxima: 9,2ºC (madurgada, 1:00)

 

23/07/2013

 

Mínima: -2,4ºC (de noite, 00:00)

Máxima: 5,5ºC (de tarde 15:00)

 

Neste dia nevou fraco entre as 5:30 e 7:00 aproximadamente. Estava em Campo Alegre e adivinha a hora que eu adormeci? (depois de ter rodado quase mil KM para ir a Villaggio Grando e ficar esperando a neve igual um louco, fui dormir justamente neste horário no sítio que temos em Campo Alegre. Graças que um amigo meu filmou o início da neve em solo Joinvilense, praticamente na frente do local da minha estação)..

 

Voltei da serra para a planície por volta das 10:00 da manhã já com o céu claro em boa parte da região, com sol forte ou seja, esses 5,5ºC foram com sol a pino!

 

24/07/2013

 

Mínima: -4,1ºC ( 5:00)

Máxima: 8,9ºC (de tarde 13:00)

 

Geada severa! Pipcrakes enormes (à la PNI), congelamente de poças e geada na copa das árvores..uma das mais fortes que já vi..

 

Abraços!

Sensacional!

A gente às vzs faz algumas loucuras em nome da paixão. Muitas vzs sem perceber e no impulso, entramos literalmente numa fria kkkkk

Boas marcas na serra de Joinville.

No Villaggio aconteceu o mesmo q em Palmas: muito frio mas pouca neve.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Ok, Diego!

Vou chutar as extremas:

 

23: -2 / 4°C

24: -4 / 8°C

25: 1 / 9°C

 

 

Aproveitando, neve tbm em General Carneiro-PR 23/7/2013..

Bah que Macanuda esta de Gen carneiro.

Tem locais acima de 1000m à sudeste de Guarapuava, acho q ali foi muito grande.Tem um distrito ao sul de Guarapuava.

Legal né?

No sul de Guarapuava tem o distrito de Entre-Rios. Lá nevou bem.

Um local q tenho curiosidade de saber como foi é Faxinal do Céu. Fica ao sul de Guarapuava tbm e tem locais com altitudes q chegam aos 1.300m.

 

Na imagem: Rio Azul... perto de Irati.

 

 

Pousada Villa Vitória

Em Rio Azul - 23/07/2013

1077515_383754065057574_177461090_o-1-1.jpg.b761b85079fe6c5a7ce230b4a3ab3e65.jpg

1077240_383753895057591_1038978762_o-1-1-1.jpg.ce81ee1611fb27c0a0fbed3fcc64a34a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Para tentar explicar ao Vitinho, veja só:

-Arvorezinha 750m, e apenas 9km ao sul da cidade de Itapuca, boa neve caindo, mas nada de acumulação...

-Itapuca na cidade onde deu a nevada das fotos, locais de 780m a 810m, com certeza 30 m fizeram a diferença...

-Tanto que Fontoura Xavier que tem pontos máximos de 778m na cidade, neve por horas nada de acumulação...

Link to comment
Share on other sites

Fica a pergunta: o que falta para ser decretado o racionamento? Acabar a água?

 

Sim,

 

Não há o que fazer, Zie.

 

Pelo que eu estou entendendo não há como diminuir a vazão.

 

ESpero aprender mais

 

Abração

 

Estou supondo algo assim: A água é tratada e distribuída pelo que entendi até o momento não há como tratar uma quantidade inferior de água.

==========

2126 30

1000 60

2126000 1800

1000 60

2126000000 2126000000

0,001 24

2126000 2126000

 

Melo,depois eu detalho,

 

Se os reservatórios estiverem cheios 1 mm dia mantém uma vazão de 30 metros cúbicos.

 

Agora o efeito "esponja" tá comendo pelas beiradas.

 

Vamos estudar o trem com calma.

 

Abração

 

Na verdade parece que já rola um racionamento "informal" para as periferias de Sampa e "formal" para Guarulhos e São Caetano.

 

Só que isso não adiantou nada até agora.

 

Vão ter que radicalizar esse racionamento.

 

Melhor: há muito tempo o governo já deveria ter radicalizado muito o racionamento de água.

 

É totalmente absurdo empurrar com a barriga até explorar e também esgotar o volume morto do sistema.

 

Tô com medo.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Essa neve de 2013 foi a mais expressiva no Paraná em abrangência e acumulação desde de qual ano?

Caio, se eu fosse o PH diria q é a maior (única) em 200 anos... kkkk

Mas eu creio q foi a maior dsd 1975.

Houveram outras dp de 1975 : 1978/79/81/84/88/90...etc, mas não atingiram grandes áreas.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Na verdade parece que já rola um racionamento "informal" para as periferias de Sampa e "formal" para Guarulhos e São Caetano.

Pontos mais centrais da zona norte, como Tucuruvi, Parada Inglesa, etc, bairros de classe média baixa, ao lado do metrô, estão ficando sem água todas as noites, inclusive bares, restaurantes, etc.

 

A água começa a sumir por volta de 9/9h30 da noite e só volta no final da madrugada/amanhecer.

 

Pessoas que eu conheço, que trabalham (Homens e mulheres) e que tinham o hábito de colocar roupa para lavar na máquina durante a noite, estão tendo que fazê-lo durante o dia nos fins de semana.

Link to comment
Share on other sites

Para tentar explicar ao Vitinho, veja só:

-Arvorezinha 750m, e apenas 9km ao sul da cidade de Itapuca, boa neve caindo, mas nada de acumulação...

-Itapuca na cidade onde deu a nevada das fotos, locais de 780m a 810m, com certeza 30 m fizeram a diferença...

-Tanto que Fontoura Xavier que tem pontos máximos de 778m na cidade, neve por horas nada de acumulação...

 

AQUI ACONTECEU EM 2010, EM CASA CHOVIA E NA SAÍDA DA CIDADE NEVAVA, +- 70/90 M A MAIS QUE EM CASA.

Link to comment
Share on other sites

Li uma reportagem hoje que a represa Billings em São Paulo tem uma área 4 vezes maior do que a de Guarapiranga e que acumula um volume de 1.000.000.000 bilhão de metros cúbicos d'agua ,que poderia atenuar o baixo nível da Cantareira, mas na reportagem fala que a represa Billings é muito poluída por causa do bombeamento de águas do rio Pinheiros para a Billings. Não teria como tratar a água por ser muito poluída.

Alguém de São Paulo sabe confirmar se a Billings é tão grandiosa assim.

Link to comment
Share on other sites

Douglas, conhecendo nossa região e o calor que faz nela no verão, esse evento foi extraordinário! Realmente a neve no vale do Itajaí foi algo espetacular..e mesmo que não foi ao nível do mar, foi em cotas baixíssimas, afinal 100 metros de altitude tem pessoas morando em diversas cidades da região, inclusive Blumenau.

 

Aqui na cidade não vi nem ouvi relatos de neve. Apenas nevou no alto da serra, e mesmo assim com intensidade menor que essas fotos!

 

Abs.

 

Aqui na minha casa no centro de Blumenau deu chuva congelada por uns 15/20 minutos, teve um pico de uns 2 minutos que quase virou neve, inacreditável. Onde moro deve ta uns 60/70 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Li uma reportagem hoje que a represa Billings em São Paulo tem uma área 4 vezes maior do que a de Guarapiranga e que acumula um volume de 1.000.000.000 bilhão de metros cúbicos d'agua ,que poderia atenuar o baixo nível da Cantareira, mas na reportagem fala que a represa Billings é muito poluída por causa do bombeamento de águas do rio Pinheiros para a Billings. Não teria como tratar a água por ser muito poluída.

Alguém de São Paulo sabe confirmar se a Billings é tão grandiosa assim.

 

 

sim, é verdade! A Billings possui muitos braços de agua, o que a torna muito extensa no total, enquanto que a Guarapiranga eh um autentico panelao sem muitos braços.

Link to comment
Share on other sites

Douglas, conhecendo nossa região e o calor que faz nela no verão, esse evento foi extraordinário! Realmente a neve no vale do Itajaí foi algo espetacular..e mesmo que não foi ao nível do mar, foi em cotas baixíssimas, afinal 100 metros de altitude tem pessoas morando em diversas cidades da região, inclusive Blumenau.

 

Aqui na cidade não vi nem ouvi relatos de neve. Apenas nevou no alto da serra, e mesmo assim com intensidade menor que essas fotos!

 

Abs.

 

Aqui na minha casa no centro de Blumenau deu chuva congelada por uns 15/20 minutos, teve um pico de uns 2 minutos que quase virou neve, inacreditável. Onde moro deve ta uns 60/70 metros de altitude.

 

COMO É QUE CAIA E QUE COR?

Link to comment
Share on other sites

Sobre episódios de neve em Guarapuava:

 

"Desde 1950 ocorreu neve

nas seguintes datas, segundo o

Instituto Nacional de

Meteorologia:

4 de julho de 1953

30 de julho de 1955

20 de julho de 1957

19, 20 e 21 de agosto de 1965

8 de julho de 1972

17 de julho de 1975

25 de agosto de 1984

9 de julho de 1994

12 de julho de 2000

22 e 23 de julho de 2013"

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos bela nevada essa de julho de 1928 em Curitiba.

 

Você tem informações do dia que ocorreu essa nevada.

Tenho sim, Nani!

 

Jornal Gazeta do Povo [Curitiba]:

 

" A maior nevada em Curitiba de

que se tem conhecimento

aconteceu durante a noite de 31

de julho de 1928. A neve

começou a se precipitar às 8

horas da noite e assim foi sem

parar até o amanhecer do dia 1.º

de agosto, quando a cobertura

chegou a ter 50 centímetros de

altura, principalmente nos

campos do norte da cidade, como

Bacacheri, Colônia Argelina e

adjacências. No Centro, a cidade

ficou branca de neve embaixo de

bruma."

 

Abraço

2007home15-1.jpg.0cbddcd185a99f3262273be190ad2582.jpg

Link to comment
Share on other sites

Registro em 2/agosto/2011

 

Este episódio foi bem restrito e atingiu áreas muito elevadas no sul do Paraná.

A massa de ar polar continental avançou lentamente e proporcionou as condições necessárias para neve apenas em locais onde a altitude ultrapassava os 1.000m.

A imagem é do distrito de Horizonte, em Palmas-PR.

(Neste dia o frio só atingiu Piraquara durante a tarde, com ventos constantes de oeste, chegando aos 55/60 km/h. Dois dias dp a mínima em cs chegou à -0,8°C)

36802.jpg.bd6947e0e930a61af978b3d7371be90e.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lontras - 330 metros

995744_487805744642780_1284456833_n_zpsce4640f7.jpg

 

Rio do Sul - 340 metros

riodosulaa_zps23f0698c.jpg

 

Pomerode - 100 a 200 metros.(Na região dessa foto, acredito em mais)

pomerode2_zps306cac59.jpg

 

Blumenau -Rua Belmiro Colzani, região do Morro do Spitzkopf, +/- 150 metros.

blumenau_zps583c72e2.jpg

 

Benedito Novo - Santa Maria - 500 metros.

beneditonvo3_zps12a214a6.jpg

 

Ituporanga - 360 metros.

ituporangsa_zps3cbfa490.jpg

 

Timbó - (Morro azul +- 500 metros).

timno_zps2d871a8b.jpg

 

Indaial - 100 a 200 metros.

indaial_zps2726daf2.jpg

 

Guabiruba - 60 metros.

NeveemGuabirubaSC_zps8fbfd815.jpg

 

Leoberto Leal - 550 metros

neveemLeobertoLeal_zpsb82fc1f5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apenas como informação,1965, em Fontoura Xavier e outros pontos elevados a neve passou de 1m, relato de meu ex-sogro e de moradores de lá, mediram com ripas.

Em 1994 tmbm em FX,moradores tiveram que subir nos telhados para raspar a neve.

A susto PH!

Achei a tinham subido nos telhados pra não morrerem soterrados!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Apenas como informação,1965, em Fontoura Xavier e outros pontos elevados a neve passou de 1m, relato de meu ex-sogro e de moradores de lá, mediram com ripas.

Em 1994 tmbm em FX,moradores tiveram que subir nos telhados para raspar a neve.

A susto PH!

Achei a tinham subido nos telhados pra não morrerem soterrados!

 

Abraço

Cansei de debater contigo sobre neve e te relatar os fatos, como tu levas só na corneta e fica duvidando,temporariamente vou dar um tempo para o debate sobre neve, apenas pontualmente vou fazer como eu fiz, fui atrás e encontrei fotos de Itapuca,pra desbicar uns céticos...

Minha meta agora é em primeiro lugar provar o q sempre disse sobre o frio de baixada da Serra do Botucaraí, a neve ficará para o segundo momento, mas provarei da mesma forma.

OBS:Já vou avisando, não adianta ficarem irritados quando eu devolver a flauta em breve, muito em breve... :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Paulo, não faça promessas! Mostre os fatos!

 

Palavras e relatos tem valor sim mas contra evidências fotográficas e registros meteorológicos não há argumento.

 

Encontre fotos! Vá até a prefeitura e peça ajuda...já q na web não há mta coisa sobre todas essas nevadas q vc afirma terem ocorrido nas redondezas.

 

Bjs

Link to comment
Share on other sites

Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

01/mar – 16,6% (39,2mm)

02/mar – 16,5% (0,1mm)

03/mar – 16,4% (0,1mm)

04/mar – 16,2%

05/mar – 16,1% (5,3mm)

06/mar – 16,0% (2,7mm)

07/mar – 15,8% (0,2mm)

08/mar – 16,0% (36,1mm)

09/mar – 16,1% (9,2mm)

10/mar – 16,0%

11/mar – 15,8% (15,6mm)

12/mar – 15,7%

13/mar – 15,6% (4,3mm)

14/mar – 15,5% (9,7mm)

15/mar – 15,3% (1,3mm)

16/mar – 15,2% (4,3mm)

17/mar – 15,0% (0,2mm)

18/mar – 14,9% (17,5mm)

19/mar – 14,7%

20/mar – 14,6% (8,9mm)

21/mar – 14,5% (6,9mm)

22/mar – 14,6% (16,9mm)

23/mar – 14,6% (1,9mm)

24/mar – 14,5% (1,3mm)

25/mar – 14,3% (0,1mm)

26/mar – 14,1%

27/mar – 14,0%

28/mar – 13,8%

29/mar – 13,6%

30/mar – 13,5% (0,1mm)

31/mar – 13,4% (14,5mm)

 

Acumulado do mês: 196,2mm

Méd histórica do mês: 184,1 mm

Link to comment
Share on other sites

O grifo é meu:

 

 

Mais uma chuvinha por aí William. :good: Aqui, está mais seco nesses últimos dias. :negative:

 

Sérgio, é esse fenômeno até onde compreendo que está matando o sistema Cantareira.

 

A chuva do lado de lá Mantiqueira vai para a Bacia do Paraná [ em um tópico sobre a Mantiqueira isso ocorre há uns 90.000.000 de anos]

 

A chuva do lado de cá da Mantiqueira é " repartida" com o Paraíba.

 

O Aldo deve ter um cadinho mais detalhado.

 

Aparentemente junto com o Melo estamos tentando entender a área total [ abrangência na captação do Sistema CAntareira]

Mas posso te afirmar que chuvas na Região de Maria da Fé são mais úteis que a precipitação no Mirante de Santana.

 

A chuva deve ser a montante do Sistema e não a jusante.

 

Abraços

 

Salvando as batatas do Willian salva as torneiras de São Paulo.

 

Abração

 

 

Então, Mafili. Passei os "óio" no arquivo PDF sensacional que você descolou (DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DA OUTORGA DO SISTEMA CANTAREIRA - Agosto 2013).

 

E já a partir da página 6 já vem esse dado que á "área de drenagem", que no bom português pode ser entendido como "bacia de captação", ou seja, toda a área territorial mais superfícies aquáticas que resultem na afluência das águas pluviais para a represa através de rios, afluentes ou através da chuva na própria represa.

 

Aí a área de drenagem das represas é a seguinte:

 

Jaguari/Jacareí: 1.027 km² . Precipitação média na bacia: 1.592 mm. Vazão média = 25,2 m³/s.

 

Cachoeira: 392 km². Precipitação média na bacia: 1763 mm. Vazão média: 8,5 m³/s

 

Atibainha: 312 km². Precipitação média na bacia: 1642 mm. Vazão média: 6,0 m³/s.

 

Paiva Castro: 369 km². Precipitação média na bacia: 1593 mm. Vazão média: 4,6 m³/s.

 

Águas Claras: 26 km². Precipitação média: 1600 mm. Vazão média: 0,45 m³/s. Vazão média: 6,0 m³/s.

 

Vazão média total do sistema (calculei no lápis :mail:): 44,75 m³/s.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Esses são só alguns dos dados bacanas do documento, que tem uma tremenda importância porque trata da outorga das águas. Lá tem muito mais.

 

Agora é a vez do pessoal bamba em Matemática (o que não é meu caso). Aí eu parei (ou tive que parar, hehehe)... :punish:

=========

PS: Tentando entender...Mafili...obrigado Melo.

Link to comment
Share on other sites

Paulo, não faça promessas! Mostre os fatos!

 

Palavras e relatos tem valor sim mas contra evidências fotográficas e registros meteorológicos não há argumento.

 

Encontre fotos! Vá até a prefeitura e peça ajuda...já q na web não há mta coisa sobre todas essas nevadas q vc afirma terem ocorrido nas redondezas.

 

Bjs

1994 em Soledade começo da nevada manhã de sexta 08 de julho...a neve continuou em pancadas até o outro dia...

NeveSoledade08e09dejulhode1994.jpg.ed562a5955a341dae641a1aad569b60a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Douglas, muitas das regiões destas fotos são de locais elevados destes municípios....

 

O Morro Azul, entre Timbó e Pomerode, está a 730 metros de altitude..tem tipo uma rampa de parapente lá em cima...la´nevou muito, tal como no Morro do Cachorro em Blumenau...

 

Em Lontras tem altitudes bem mais elevadas que a cidade..basta ver onde será instalado o radar, que fica +- 800 m.s.n.m..

 

Em Rio do Sul onde nevou bastante, de acumular como diz a foto, foi na região da Serra Canoas, sensivelmente mais alta que a cidade.

 

Em Guabiruba nevou forte para acumular em regiões altas..tenho fotos de um amigo que mora lá e subiu um morro que estava tomado por neve..

 

Essa de Ituporanga é no interior do município, mais elevado que a sede...

 

Entenda, não quero desmerecer o fato da neve ter caído e muito por SC, mas é necessário verificar em que localidades as fotos foram tiradas.

 

Tem DIVERSAS fotos na internet dizendo que nevou em Antonio Carlos, Palhoça, etc...não nevou nestas cidades, mas sim em pontos destes municípios...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.