Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Lages SC - Ocorrências de NEVE (1948/2013)

 

Lages, 2a cidade mais nivosa do Estado obtida por estação convencional (Inmet)

 

A ocorrencia de neve em nosso País, pode ter ligação com o ENSO , formação dos ciclones e demais elementos do clima e associar ainda as baixas pressões perto da costa já que Lages pode ser um termômetro para esses parâmetros.

 

Ocorrências:

 

1948: 1 (08/08)

 

1950: 1 (02/08)

1955: 2 (29/07 e 30/07)

1957: 2 (20/07 e 02/08)

 

1960: 1 (01/09)

1965: 4 (10/07, 11/07, 20/08 ,21/08) - Nestes dias houveram 6 ocorrências

1966: 2 (05/08 e 06/08)

1969: 1 (09/07)

 

1972: 1 (30/08)

1976: 1 (09/07)

1978: 1 (14/08)

1979: 3 (30/05, 31/05 e 21/07)

 

1980: 2 (26/06 e 16/09)

1981: 1 (20/07)

1984: 1 (25/08)

1988: 2 (04/06 e 25/07)

1989: 1 (05/07)

 

1990: 1 (20/07)

1994: 2 (25/06 e 09/07)

 

2000: 1 (12/07)

2002: 1 (02/09)

2011: 2 (02/08 e 04/08)

2013: 1 (22/07)

 

-Nos ultimos 65 anos em Lages nevou 35 dias em 23 anos.

 

1950 à 1959: 3 anos / 5 dias

1960 à 1969: 4 anos / 8 dias

1970 à 1979: 4 anos / 6 dias

1980 à 1989: 5 anos / 7 dias

1990 à 1999: 2 anos / 3 dias

2000 à 2009: 2 anos / 2 dias

 

Normal Climatológica 1961/1990: 13 anos / 21 dias

 

Nevadas / Meses:

 

Maio: 02 dias / 05,7%

Junho: 03 dias / 08,6%

Julho: 15 dias / 42,9%

Agosto: 12 dias / 34,3%

Setembro: 03 dias / 08,6%

 

A mais precoce: 30/05/1979

A mais tardia: 16/09/1980

 

Data mais nivosa: 09 de Julho (1969 / 1976 / 1994)

 

Maior ocorrência: 1965 , 6 ocorrências e 4 dias (10/07, 11/07, 20/08 ,21/08)

Link to comment
Share on other sites

Interessante como o pessoal aqui usa a geografia a benefício próprio,qual a distância do Campo Bonito Itapuca divisa com Raia da Pedra cuja altitude varia de 800m a 827m a altitude?Apenas alguns metros...Raia da Pedra é Soledade, portanto, não é vizinho, é MUNICÍPIO DE SOLEDADE ONDE NEVOU IGUAL ao Campo Bonito.

Aí nevou mais em alt de 500m em Blumenau?Parabéns, mas gostaria de comparar as fotos vou dar uma revisada.

 

A Raia da Pedra, ou Raia das Chatices, você sequer mostrou fotos. Agora você está botando mais um no bolo, mas as fotos que mostrou são de Itapuca. Não interessa se Raia das chatices é vizinha.

 

Você utiliza vento, umidade, geografia, tudo em prol da sua região. A gente aqui não pode? Aí vale tudo aqui não. Você sangra as vezes aqui e nem percebe. :negative:

PH, em Blumenau nevou em altitudes inferiores ha 100 metros, e teve acumulação sim. Veja as fotos aqui.

 

Douglas, você sabe de onde são estas fotos? Pois pelo que sei são da região são do Parque das Nascentes, Área do Exército, Progresso. No sul, em torno 300 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Essa foto é na Rodovia SC-477, que liga Indaial a Canoinhas.

Pesquisei no Google Maps, a altimetria do trajeto, varia dos 53 aos 87 metros (trecho Indaial - Timbó).

Acumulo visível.

 

15355891_zpseefb3547.jpg

 

Douglas, entendo..

 

Mas veja bem. Se a placa está indicando que a frente estão Benedito Novo, Timbó e Indaial, esse trecho fica no mínimo um pouco acima de Benedito Novo, cuja altimetria varia de 150 metros para cima..

 

Já fiz este trajeto só que em direção oposta À BR 470..fui de Timbó a Rio Negrinho...região belíssima..

Link to comment
Share on other sites

Essa foto é na Rodovia SC-477, que liga Indaial a Canoinhas.

Pesquisei no Google Maps, a altimetria do trajeto, varia dos 53 aos 87 metros (trecho Indaial - Timbó).

Acumulo visível.

 

15355891_zpseefb3547.jpg

 

Douglas, entendo..

 

Mas veja bem. Se a placa está indicando que a frente estão Benedito Novo, Timbó e Indaial, esse trecho fica no mínimo um pouco acima de Benedito Novo, cuja altimetria varia de 150 metros para cima..

 

Já fiz este trajeto só que em direção oposta À BR 470..fui de Timbó a Rio Negrinho...região belíssima..

 

Sim Diego, não estou tentando convencer ninguém que nevou em lugares no "nível do mar", só estou tentando demostrar que nevou em lugares, inimagináveis...

Link to comment
Share on other sites

Douglas, conhecendo nossa região e o calor que faz nela no verão, esse evento foi extraordinário! Realmente a neve no vale do Itajaí foi algo espetacular..e mesmo que não foi ao nível do mar, foi em cotas baixíssimas, afinal 100 metros de altitude tem pessoas morando em diversas cidades da região, inclusive Blumenau.

 

Aqui na cidade não vi nem ouvi relatos de neve. Apenas nevou no alto da serra, e mesmo assim com intensidade menor que essas fotos!

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

PHP, os fatos são incontestáveis. A neve na "cidade" de Soledade rareou. Isso não quer dizer que esse ano não possa cair com acumulação, como aconteceu em Guarapuava e tantas outras. Lages, outra cidade nivosa, está em débito tb, assim como estava Caxias do Sul e tantas outras.

Isso só demonstra que a neve em nosso país não é algo comum, excetuando-se o Planalto da Neve.

Abração

 

OBS: Estou torcendo pra nevar esse ano na porta da sua casa, pra vc tirar fotos e mais fotos.

Link to comment
Share on other sites

No Bairro da Velha, final da Rua Fritz Muller, e no Progresso (Jordão/Nova Rússia).

 

Pois então estas do Progresso (deve ser Nova Rússia) são altas, no mínimo 200 metros. Se for o Ribeirão Garcia nas fotos é em torno de 250/300 metros pelo menos.

 

Aqui segue tempo abafado, dia de verão, parcialmente nublado, 27°C com UR em torno de 70%. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Pelamor..em Blumenau nevou com acumulação ocorreu acima de cotas 100 metros .a medida que ia subindo os morros é que a coisa ficou bonita demais!

 

Igual as fotos de Itapuca não nevou na área urbana de Blumenau...

 

Assim como não nevou com acumulação em Florianópolis, pela enésima vez! Nevou fraco, sim, em alguns morros da Ilha, conforme relatos.

 

Nevou nos morros ao redor de Florianópolis, em cidades como Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Rancho Queimado etc..

 

A mídia mais uma vez fez um desserviço. Mas nós, que conhecemos um pouquinho de geografia, não devemos cometer esses erros.

-Como é bom falar com quem entende das coisas, quem conhece geografia.

-Em nenhum momento neguei a neve do PR e SC.

- O Diego deixou claro, na cidade de Blumenau, não nevou igual Itapuca, no interior do município sim.

-Tchê não adianta ficarem revoltados com a geografia,com o relevo e a altitude, aceitem a realidade, Raia da Pedra está cima dos 800m queiram ou não, são em média de 100 a 120m mais alta que Soledade, faz diferença pra neve...

Link to comment
Share on other sites

PHP, os fatos são incontestáveis. A neve na "cidade" de Soledade rareou. Isso não quer dizer que esse ano não possa cair com acumulação, como aconteceu em Guarapuava e tantas outras. Lages, outra cidade nivosa, está em débito tb, assim como estava Caxias do Sul e tantas outras.

Isso só demonstra que a neve em nosso país não é algo comum, excetuando-se o Planalto da Neve.

Abração

 

OBS: Estou torcendo pra nevar esse ano na porta da sua casa, pra vc tirar fotos e mais fotos.

Exato Rodrigo, a última neve com boa acumulação na cidade foi em 2000, 1999 e 1994, 1993, em 2002 acumulou pouco mas eram flocos muito miúdos junto com granular.

-Continuo afirmando que é algo normal aqui acima de 800m.

-Soledade cidade não está na cota ideal para neve no RS não adianta eu espernear, ela não será tão frequente...

-A cota ideal de neve no RS interior é 800m,portanto R da Pedra -Itapuca estão incluídas.

- Para evitar polêmicas, vou argumentar apenas quando tiver imagens, por conseguinte, repito, taí a nevada de Itapuca e ponto final, guardem a corneta para outra ocasião.

Link to comment
Share on other sites

-Tchê não adianta ficarem revoltados com a geografia,com o relevo e a altitude, aceitem a realidade, Raia da Pedra está cima dos 800m queiram ou não, são em média de 100 a 120m mais alta que Soledade, faz diferença pra neve...

 

Menos amigo, bem menos. Alguém falou que nevou menos em Itapuca? Ninguém tá deixando de aceitar nada ou revoltado, talvez você, que nos post da madrugada chamou o Maurício de corneteiro.

 

Você sempre provoca e diz que está sendo sempre provocado, sendo o que todo mundo pede a você são provas. Tá ficando feio pra você, continua sangrando.

Link to comment
Share on other sites

No Bairro da Velha, final da Rua Fritz Muller, e no Progresso (Jordão/Nova Rússia).

 

Pois então estas do Progresso (deve ser Nova Rússia) são altas, no mínimo 200 metros. Se for o Ribeirão Garcia nas fotos é em torno de 250/300 metros pelo menos.

 

Aqui segue tempo abafado, dia de verão, parcialmente nublado, 27°C com UR em torno de 70%. :heat:

 

As fotos do Campo e do carro são no Progresso, do ribeirão, é na Velha.

Link to comment
Share on other sites

- O Diego deixou claro, na cidade de Blumenau, não nevou igual Itapuca, no interior do município sim.

 

Nevou no centro de Itapuca?

 

E por favor, pare de comparar uma com a outra!

Sim nevou no Centro de Itapuca.E por favor Douglas não to desmerecendo a neve aí, pelo contrário, foi fantástica.

O x da questão é que duvidaram de mim sobre a neve acumulada ano passado nas partes mais elevadas conforme afirmei.Tu tem alguma dúvida olhando as fotos?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

- O Diego deixou claro, na cidade de Blumenau, não nevou igual Itapuca, no interior do município sim.

 

Nevou no centro de Itapuca?

 

E por favor, pare de comparar uma com a outra!

Sim nevou no Centro de Itapuca.E por favor Douglas não to desmerecendo a neve aí, pelo contrário, foi fantástica.

O x da questão é que duvidaram de mimi sobre a neve acumulada ano passado nas partes mais elevadas conforme afirmei.Tu tem alguma dúvida olhando as fotos?

 

Ok PH, ontem te mandei uma MP, creio que não deva ter chegado, a respeito da entrevista...

Mandarei dnv.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha de link, Mafili! Ainda por cima é coisa nova.

 

Já está arquivado.

 

Tem um gráfico bem interessante também no link do texto que mandei ali em cima.

 

Abraço.

 

Obrigado, Melo.

 

Uma leitura relativamente atenta principalmente naquilo que concerne à área de captação de todo o sistema torna fácil a compreensão por qual razão uma chuva localizada mesmo que com volumes expressivos praticamente não altera a condição crítica do sistema.

 

A continha é simples a área de captação km² e altura de precipitação mm = volume do reservatório após o solo saturar.

 

Obrigadão Melo

 

http://www.agua.org.br/editor/file/Cantareira/Dados.pdf

Link to comment
Share on other sites

Aqui no COMEÇO da Velha, mais ou menos 30 m de altitude, nevou por alguns minutos, sem acumular. Mas lá em cima na Velha, tinha alguns acumulados na cota dos 70/100 m... No Centro, lembro do Beto falando que a chuva congelada já caía há 10 minutos. Foi simplesmente ESPETACULAR ver neve caindo no meu quintal, e isso é o que importa...

Link to comment
Share on other sites

Aqui no COMEÇO da Velha, mais ou menos 30 m de altitude, nevou por alguns minutos, sem acumular. Mas lá em cima na Velha, tinha alguns acumulados na cota dos 70/100 m... No Centro, lembro do Beto falando que a chuva congelada já caía há 10 minutos. Foi simplesmente ESPETACULAR ver neve caindo no meu quintal, e isso é o que importa...

Concordo Maurício, na minha opinião foi o evento do ano a neve em Blumenau, Brusque, mais surpreendente que a grande Floripa, pois lá as altitudes são bem maiores. :good:

Link to comment
Share on other sites

interessante Maurício. A neve não escolheu lugar x ou y, teve mais a ver com a banda de nebulosidade que pegou aquela imagem do Rodolfo mostrou bem. Não duvido que locais mais ao norte do Estado pudessem ter recebido mais neve também. Só que aquela nebulosidade foi para o mar.

 

Mas foi uma situação muito rara, que não deve acontecer mais. E eu fui dormir uma meia hora antes.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no COMEÇO da Velha, mais ou menos 30 m de altitude, nevou por alguns minutos, sem acumular. Mas lá em cima na Velha, tinha alguns acumulados na cota dos 70/100 m... No Centro, lembro do Beto falando que a chuva congelada já caía há 10 minutos. Foi simplesmente ESPETACULAR ver neve caindo no meu quintal, e isso é o que importa...

 

Alí, nas travessas da João Pessoa e da Gustavo Budag?

 

Tem um morro paralelo com a Eliana Shumann, bem no final, no término de rua. Seria este morro?

 

Muito interessante!!!

Link to comment
Share on other sites

SP: Sistema Cantareira bate novo recorde e chega a 13,6%

 

O volume de água armazenado no Sistema Cantareira, em São Paulo, continua a cair e alcançou neste sábado mais um recorde negativo, chegando a 13,6%. Esse é o nível mais crítico desde que o sistema foi criado, na década de 1970. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva em São Paulo até a próxima terça-feira, mas o volume não será suficiente para melhorar a situação do Cantareira.

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-sistema-cantareira-bate-novo-recorde-e-chega-a-136,2d9e241fecd05410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Link to comment
Share on other sites

'Volume útil' do Cantareira pode zerar já na Copa

 

Cálculos feitos pela própria Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) projetam um cenário ainda mais pessimista para o fim do "volume útil" do Sistema Cantareira. A empresa estima que, no pior panorama, a água represada acima do nível das comportas do manancial que abastece 47% da Grande São Paulo e a região de Campinas se esgote em 21 de junho, 9 dias após o início da Copa do Mundo.

 

Matéria completa: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,volume-util-do-cantareira-pode-zerar-ja-na-copa,1146633,0.htm

Link to comment
Share on other sites

Guarapuava SHOW !

 

Guarapuava SNOW

 

Candidata aos Jogos de Inverno de 2022!

Sim Sim kkkkkkkk

Agora, imagine acordar, abrir a janela e se deparar com uma paisagem dessas..

Tenho uma amiga q não se impressionou... A Maria, uma ex-colega de trabalho q se mudou pra Guarapuava em 2009.

Em dezembro ela veio pra Curitiba e passou aki na empresa pra rever os colegas. Não aguentei esperar muito e fui logo falando: "Maria, cadê as ftos da neve?" Ao q, ela respondeu: " Kim, era minha folga! Me chamaram pra ver mas não kis levantar... A cama tava tão kentinha q dormi quase o dia todo."

 

Nem preciso dizer o qto fikei decepcionado com a Maria...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Fica a pergunta: o que falta para ser decretado o racionamento? Acabar a água?

 

Sim,

 

Não há o que fazer, Zie.

 

Pelo que eu estou entendendo não há como diminuir a vazão.

 

ESpero aprender mais

 

Abração

 

Estou supondo algo assim: A água é tratada e distribuída pelo que entendi até o momento não há como tratar uma quantidade inferior de água.

==========

2126 30

1000 60

2126000 1800

1000 60

2126000000 2126000000

0,001 24

2126000 2126000

 

Melo,depois eu detalho,

 

Se os reservatórios estiverem cheios 1 mm dia mantém uma vazão de 30 metros cúbicos.

 

Agora o efeito "esponja" tá comendo pelas beiradas.

 

Vamos estudar o trem com calma.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Cara, sensacional essa neve em Guarapuava, quando fui ver a neve no Paraná ano passado foi pra Curitiba pois era a primeira vez que ia pro sul de carro, só segui a regis...

A viagem toda eu fiquei pensando que ia nevar em Guarapuava, simples questão de lógica, ela é consideravelmente mais alta que ctba...

Se eu soubesse o caminho teria ido pra lá com certeza.

Link to comment
Share on other sites

Cara, sensacional essa neve em Guarapuava, quando fui ver a neve no Paraná ano passado foi pra Curitiba pois era a primeira vez que ia pro sul de carro, só segui a regis...

A viagem toda eu fiquei pensando que ia nevar em Guarapuava, simples questão de lógica, ela é consideravelmente mais alta que ctba...

Se eu soubesse o caminho teria ido pra lá com certeza.

Idem!

Quase fui tbm..

No noticiário das 19h do ParanáTV falaram q já nevava em Guarapuava. Pensei: "tarde dmais", pq eu sabia q então a subida pra Serra da Boa Esperança já devia estar interditada pelo gelo na pista, como de fato esteve.

(provavelmente vc ficaria no caminho, se fosse)

O q eu não sabia era q à uns 50 km ao sul de Ctba a neve iria acumular na manhã seguinte, fora o fato de q como nevou fraco aki, de madrugada e às 8h ..então achei q nevaria mais forte no meio da manhã.

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

Link to comment
Share on other sites

Deu no Estadão:

 

- Segundo o ONS, ontem a Usina de Furnas operava com 27,95% da capacidade.

 

- O ONS trabalha com a expectativa de recuperação do nível dos reservatórios das regiões SE e CO, ao longo de abril.

 

-A expectativa é que chova no próximo mês, algo em torno de 83% da média nessas duas regiões.

 

Tomara que eles estejam certos. Mas, sei não.

Link to comment
Share on other sites

O céu ficou encoberto até às 14h, com 3°C nesse horário... mas não nevou.

Não tivemos mta sorte...

 

Quais Foram os teus extremos naquele dia?

 

Aqui no dia da neve, variamos 0,5°C/12,3°C. Máxima na madrugada, e a tarde mais fria que já passei em Blumenau.

Em cs foram: -1,5 e 4,6°C no dia 23 [mínima à noite]

No dia 24 : -4,2 e 8,5°C [bem mais frio e com uma fina camada de gelo sobre as poças d'água].

Gostaria de saber as extremas da dna Francisca..

Link to comment
Share on other sites

Guarapuava SHOW !

 

Muito legal...show.

 

Kim, uma pena que perde para o altiplano brazileiro.

 

[sarc] convenhamos...perdeu feio, né [/sarc]

 

Eu não aguento mais tamanha.....NEVE

 

beijos

Pois é ...

Uma pena q os rústicos habitantes do altiplano não se interessem pelo fenômeno.

Provavelmente já haviam feito seu estoke de lenha e mantimentos no outono e estavam trancados em suas casas... escutando o vento uivar e gemer nos beirais...

Durante as longas noites, talvez acordassem algumas vzs com o barulho das estalactites se desprendendo dos telhados e se partindo no chão...

Povo sofrido!

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E aí Mafili, viu as fotos da nevada de Itapuca, do platô da neve, do altiplano nevado? :sarcastic: :sarcastic:

Como diz a gauchada aqui, chupa que a cana é doce

Tu, o da Pirataquara e parece q tá aumentando o time dos secadores.

O que me conforta é que o RS Gramado, Canela,Caxias, Bom Jesus, Cambará,Vacaria, em agosto deram o troco e colocaram as coisas nos seus devidos lugares, afinal, neve com flocos grandes, não nevezinha pólvora e aliás maior acumulação....

Sim pelo que andei observando, estou revendo minha opinião, algumas cidades do RS tiveram maior acumulação que Guarapiava, digo Guarapuava, acho que agora Guará não pia mais :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

E aí Mafili, viu as fotos da nevada de Itapuca, do platô da neve, do altiplano nevado? :sarcastic: :sarcastic:

Como diz a gauchada aqui, chupa que a cana é doce

Tu, o da Pirataquara e parece q tá aumentando o time dos secadores.

O que me conforta é que o RS Gramado, Canela,Caxias, Bom Jesus, Cambará,Vacaria, em agosto deram o troco e colocaram as coisas nos seus devidos lugares, afinal, neve com flocos grandes, não nevezinha pólvora e aliás maior acumulação....

Sim pelo que andei observando, estou revendo minha opinião, algumas cidades do RS tiveram maior acumulação que Guarapiava, digo Guarapuava, acho que agora Guará não pia mais :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

 

 

Mais ocê é indeciso por dimais, moço..

 

 

 

PH, neve em Guarapuava!

Não vejo flocos de má qualidade nesta imagem, como vc tantas vzs falou: "neve em Guarapuava de má qualidade, com flocos miúdos")..

Revisando então, retificando, neve de boa qualidade em tamanho de flocos e acumulação em Guarapuava. :ok:

 

 

 

Ocê num si dicidi ôme!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.