Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Eu sempre prestei muita atenção no reservatório de Sobradinho.

 

Começando DEZ/13, ele estava em torno de 20%.

 

Com aquela ZCAS que inundou o Espírito Santo/Minas Gerais e atingiu a Bahia, ele subiu pra surpreendentes 50% em janeiro, e atualmente está com 53,3% (visto no Operador Nacional do Sistema).

 

Se Sobradinho, que é o primeiro ou segundo maior lago do Brasil, conseguiu encher tanto assim, há esperança do Cantareira subir com outra ZCAS que o atinja.

Só que Sobradinho pegou as águas das chuvas que caíram em quase 40% da área do estado de Minas Gerais, que corresponde à superfície ocupada pela bacia do São Francisco e seus afluentes mineiros.

Foi muita chuva em muitos dias e em muita terra (Uns 80% do estado de São Paulo), que foi toda para o rio São Francisco.

Aí, haja água... :shok:

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a Climatempo, o leste paulista e sul de Minas poderão ter mais de 200 mm de chuva nos próximos 15 dias, ou seja, bem onde fica o Cantareira e o reservatório de Furnas!

 

Espero que a chuva dessa vez se confirme. Pois essas previsões de chuva significativa estão lembrando aquelas previsões de massas polares no inverno que há mais de 5 dias antes do evento animam bastante, mas quando chega na hora, não acontece nem um quinto do que estava sendo indicado!

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a chuva que caiu só ajudou a manter o nível do Cantareira: 16,9%.

 

Estou imaginando, pelo quadro de chuvas desenhado, que a recuperação começe hoje e vá até quarta ou quinta feira que vem. Vou mantendo meus 7% a mais até 6 de Março.

 

Hoje já estou sabendo que choveu e chove nas áreas que formam a captação do sistema Cantareira.

 

Acho que a chuva mais significativa nos mais próximos dias fugirá um pouco da cantareira, à partir de sexta deve dar uma melhorada na situação.

 

+7% é pouco para que precisa mas acho que muito até o dia 6 de março.

 

E TENHO DITO.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto a chuva que caiu só ajudou a manter o nível do Cantareira: 16,9%.

 

Estou imaginando, pelo quadro de chuvas desenhado, que a recuperação começe hoje e vá até quarta ou quinta feira que vem. Vou mantendo meus 7% a mais até 6 de Março.

 

Hoje já estou sabendo que choveu e chove nas áreas que formam a captação do sistema Cantareira.

 

Acho que a chuva mais significativa nos mais próximos dias fugirá um pouco da cantareira, à partir de sexta deve dar uma melhorada na situação.

 

+7% é pouco para que precisa mas acho que muito até o dia 6 de março.

 

E TENHO DITO.

 

Infelizmente e pra tristeza geral, tem razão no volume Troy, não chegou nem de perto nos 7% a mais e ainda caiu a 16,1 %. Só que acho estranho isso, pois tem chovido e bem pra lá da serra da Cantareira.

Link to comment
Share on other sites

Só que acho estranho isso, pois tem chovido e bem pra lá da serra da Cantareira.

É aquilo que foi comentado dias atrás.

 

O solo seco age como uma enorme esponja.

Tem que saturar primeiro o solo, para depois a água correr para os rios, etc, etc.

 

E se chovesse só em cima das represas também não resolveria.

Uma chuva de 100 mm, desconsiderando-se outras perdas, seria um aumento de 100 mm (10 cm) no nível. Muito pouco.

 

Por isso tem que chover muito, chuva contínua, em toda a região drenada pelos rios que abastecem o sistema, o que inclui o extremo sul mineiro.

Link to comment
Share on other sites

A chuva de hoje não acumulou muito no sistema da Cantareira também!

 

fbVDME8.png

(Imagem: http://www.saisp.br/geral/logon.jsp?userid=Publico)

 

O jeito é ter de esperar para que SP tenha um inverno igual ao de 2009, ou seja, muito úmido. Só assim, ficaremos livre do fantasma do racionamento de água!

Mas isso é pouquíssimo provável de acontecer, infelizmente!

Link to comment
Share on other sites

Sistema Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

28/fev – 16,4% (9,0mm)

 

Acumulado do mês: 73,0mm

Méd histórica do mês: 202,6 mm

-----------------------------------------------------------

 

01/mar – 16,6% (39,2mm)

02/mar – 16,5% (0,1mm)

03/mar – 16,4% (0,1mm)

04/mar – 16,2%

05/mar – 16,1% (5,3mm)

06/mar – 16,0% (2,7mm)

07/mar – 15,8% (0,2mm)

 

Acumulado do mês: 47,5mm

Méd histórica do mês: 184,1 mm

Link to comment
Share on other sites

Dizem que vão utilizar os outros reservatórios pra diminuir o consumo do Cantareira.O problema é que o Alto Tietê já tá virando um Cantareira com seus 38%.E os outros vão diminuir mais rápido.

 

http://www.apolo11.com/reservatorios.php

 

 

O negócio é a tal de Guarapiranga e Billing`s.

 

Alto Tietê e Guarapiranga.Mas veja o primeiro vídeo:

 

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/nivel-do-cantareira-cai-abaixo-dos-16-pela-primeira-vez-na-historia.html

 

O mais engraçado é que no final do vídeo o reporter tenta culpar o governo, mas a entrevistada começa a falar bem, e o sinal é cortado para o estúdio. :prankster: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, alguns dados para quem quiser comentar a respeito:

 

Sistemas que abastecem a região metropolitana de Sampa (Capacidade de fornecimento):

 

Alto Cotia: 1,1 m³/s (1,62%)

Baixo Cotia: 0,84 m³/s (1,24%)

Alto Tietê: 11,5 m³/s (16,98%)

Cantareira: 32,7 m³/s (48,27%)

Guarapiranga: 13,1 m³/s (19,34%)

Rio Claro: 3,9 m³/s (5,76%)

Rio Grande ou Jurubatuba: 4,6 m³/s (6,79%)

 

Total: 67,74 m³/s (100,00%)

 

Capacidade armazenada hoje, 07/03:

 

Alto Cotia: 56,8%

Alto Tietê: 38,1%

Cantareira: 15,8%

Guarapiranga: 69,1%

Rio Claro: 91,1%

Rio Grande ou Jurubatuba (Billings): 94,2%

 

Sou leigo no assunto mas, com exceção do Guarapiranga (Na zona sul de Sampa), todos os demais sistemas que estão com boa capacidade armazenada, influem pouco na quantidade total de água fornecida.

Link to comment
Share on other sites

Choveu 100mm em Três Marias, que também esta precisando da chuva.

 

Que notícia maravilhosa essa. Acredito que também deva estar chovendo muito bem muito bem nos reservatórios de São Simão, Itumbiara, Emborcação por conta de instabilidades muito carregadas entre o sul de GO e triângulo mineiro.

Mesmo se o temido bloqueio previsto se confirmar, eu acho que março vai ser o melhor mês em termos de chuva no centro do Brasil se comparando com janeiro e fevereiro!

Link to comment
Share on other sites

Cantareira subiu, 16%, pouco mas um dia menos para o inicio do racionamento.

 

Com o solo saturado, seria esse o momento para termos uma bela sequência de dias de chuva. Aí sim o nível subiria de um modo mais importante.

 

Mesmo assim não vamos escapar do racionamento. Que na verdade já deveria ter começado a muito tempo.

Link to comment
Share on other sites

Achei mais um site pra acompanhar, tem o nível da represa de Três Marias, que erroneamente colocaram na Região Nordeste:

 

http://www.ons.com.br/resultados_operacao/boletim_diario/

 

Vejam que antes do temporal do dia 7 o nível era de 20,52%.

 

Para comparativo no início de fevereiro o nível era de ~26% e no meio do mês choveu ~80mm.E mesmo assim caiu 6%.

 

Como disseram, o Cantareira ter subido meros 0,3% onde era esperado até uma ZCAS é preocupante.Atrasa o racionamento em 3 dias.

 

E o outono começa semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, alguns dados para quem quiser comentar a respeito:

 

Sistemas que abastecem a região metropolitana de Sampa (Capacidade de fornecimento):

 

Alto Cotia: 1,1 m³/s (1,62%)

Baixo Cotia: 0,84 m³/s (1,24%)

Alto Tietê: 11,5 m³/s (16,98%)

Cantareira: 32,7 m³/s (48,27%)

Guarapiranga: 13,1 m³/s (19,34%)

Rio Claro: 3,9 m³/s (5,76%)

Rio Grande ou Jurubatuba: 4,6 m³/s (6,79%)

 

Total: 67,74 m³/s (100,00%)

 

Fantástico, Aldo.

 

Imagino que não haverá racionamento.

 

Imagino que não há como suprir com os outros reservatório.

 

Se não chegar a água o sistema vai colapso.

 

A única coisa a fazer é rezar.....

 

Amém

Link to comment
Share on other sites

Cantareira tem maior acumulado de chuva desde novembro de 2013

 

A chuva de março está sendo mais generosa sobre o Sistema Cantareira, maior e principal reservatório para abastecimento da Grande São Paulo. Pelas medições da Sabesp, em 10 dias choveu 92,8 mm. Foi a maior quantidade de chuva acumulada desde novembro de 2013, quando choveu 97 mm, mas em 30 dias.

 

O gráfico mostra o total de chuva ocorrida e a média normal de chuva sobre o Cantareira entre novembro de 2013 e 10 de março de 2014. Os valores foram aproximados. Mas apesar da chuva volumosa, o quadro de seca não se altera. A reserva de água na manhã do dia 10 de março era de apenas 16,0%, 0,1% menor do que observado no domingo.

 

pFl1NQZ.png

 

A previsão é de que o tempo fique mais seco, menos propício a chuva até o fim do verão. Mas a chuva deve voltar volumosa nos primeiros dias do outono que começa oficialmente no dia 20 de março, às 13h57 min, pelo horário de Brasília.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

COM BOA VONTADE, MAIS 50 DIAS DE ESTAÇÃO CHUVOSA. MESMO QUE DÊ 500 mm AINDA NÃO RESOLVERIA, DARÁ, MUITO POUCO PROVÁVEL, TALVEZ UNS 200/300 mm.

 

RACIONAMENTO; PALAVRÃO....É O BRASIL, NÃO IMPORTA A SIGLA.

 

kkkkkkkkkkkk

 

Ronaldo, Erraram feio....

 

O racionamento não adianta em nada agora.

 

Pelos números que o Aldo postou.....[sobre a vazão]

 

É como dividir 5 peixes para uma multidão de milhares.

 

Oremos.

 

A espera de um milagre,

 

Particularmente eu torço para secar de vez.

 

Torço para a tragédia.

 

A maior cidade do hemisfério sul ficar sem água porque o aquecimento global provoca aumento de chuvas.

 

Taí....quero que estorrique.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Faz tempo que o pessoal no Planalto e no Bandeirantes sabe que SP capital terá falta de água. Fica o governo de SP empurrando com a barriga e o governo federal fazendo o mesmo. Nenhum deles vai dar o braço a torcer primeiro. Provavelmente no fim tentarão 'morrer de braços dados' ou um vai 'garfar' o outro.

Link to comment
Share on other sites

Faz tempo que o pessoal no Planalto e no Bandeirantes sabe que SP capital terá falta de água. Fica o governo de SP empurrando com a barriga e o governo federal fazendo o mesmo. Nenhum deles vai dar o braço a torcer primeiro. Provavelmente no fim tentarão 'morrer de braços dados' ou um vai 'garfar' o outro.

 

COMO BONS POLÍTICOS BRASILEIROS, VÃO JOGAR A CULPA NO OUTRO E NO POBRE PEDRÃO (O QUE MENOS CULPA TEM!).

Link to comment
Share on other sites

Faz tempo que o pessoal no Planalto e no Bandeirantes sabe que SP capital terá falta de água. Fica o governo de SP empurrando com a barriga e o governo federal fazendo o mesmo. Nenhum deles vai dar o braço a torcer primeiro. Provavelmente no fim tentarão 'morrer de braços dados' ou um vai 'garfar' o outro.

 

COMO BONS POLÍTICOS BRASILEIROS, VÃO JOGAR A CULPA NO OUTRO E NO POBRE PEDRÃO (O QUE MENOS CULPA TEM!).

 

kkkkk, penso que vai sobrar para o "Pedrão", como o problema vai atingir A e B, eles deverão combinar (em conjunto também com um 'douto' pesquisador/cientista) de culpar o pobre coitado que não poderá fazer uso de direito de resposta.

Link to comment
Share on other sites

Apagão a vista

 

Em Março de 2001...(ano do apagão), estávamos em fevereiro com 38% (reg sul, sud e CO ) e o apagão aconteceu em Novembro com 28%....Neste ano estamos com 35% e um consumo maior naturalmente...Como a previsão é de La Nina para este inverno,entao poderemos ter um apagão entre julho / setembro...

 

O apagão em 2001 gerou 54 bi de prejuizo para nosso pais

Link to comment
Share on other sites

Apagão a vista

 

Em Março de 2001...(ano do apagão), estávamos em fevereiro com 38% (reg sul, sud e CO ) e o apagão aconteceu em Novembro com 28%....Neste ano estamos com 35% e um consumo maior naturalmente...Como a previsão é de La Nina para este inverno,entao poderemos ter um apagão entre julho / setembro...

 

O apagão em 2001 gerou 54 bi de prejuizo para nosso pais

 

Carlos, devemos considerar que em 2001 o sistema era mais 'desintegrado'. Hoje o sistema elétrico é mais integrado, tanto no todo como entre os modais.

 

O problema é que as termos já estão próximas de 100% de carga e consomem muito dinheiro (além das questões ambientais).

 

Se não tiver racionamento de energia no país será por pouco.

Link to comment
Share on other sites

Apagão a vista

 

Em Março de 2001...(ano do apagão), estávamos em fevereiro com 38% (reg sul, sud e CO ) e o apagão aconteceu em Novembro com 28%....Neste ano estamos com 35% e um consumo maior naturalmente...Como a previsão é de La Nina para este inverno,entao poderemos ter um apagão entre julho / setembro...

 

O apagão em 2001 gerou 54 bi de prejuizo para nosso pais

 

Carlos Dias, tem diferenças importantes nos dois casos.

 

Na Mega Crise energética de 2001, o Sul esbanjava água acumulada nos reservatórios. Essas reservas não evitariam uma crise no setor, que depende muito das reservas do Sudeste, mas teriam diminuído muito o impacto da crise. O problema da época foi que não havia capacidade de transmissão da energia do Sul para o Sudeste. E isso aconteceu porque o processo de privatização do setor elétrico não contemplou o planejamento do setor. Na época o mercado e o próprio governo cogitaram que as empresas privadas iriam assumir o custo e a iniciativa do planejamento. O que não aconteceu.

 

Outra diferença é que agora existe uma produção crescente de energia dita "alternativa" (que na verdade é só complementar) e tem também as termoelétricas. Isso em 2001 não existia.

 

O PAC 2 já está começando a entregar 10.200 MW de produção nas novas usinas, nas quais agora começaram a instalar as respectivas turbinas, uma por uma. Isso inclui os grandes destaques de Jirau, Sto. Antonio. Belo Monte vem a seguir.

 

Mas o fato é que o pessoal da ONS teve consultoria meteorológica (não sei se da Metsul, pode ser) em que já sacramentaram chuvas abaixo da média em março! O prognóstico deles é de um racionamento sujo de energia no Brasil, com diminuição da tensão e "apaguinhos" esporádicos porém prejudiciais em 2014.

 

Resumindo tudo: é claro que a culpa toda é de São Pedro. Sempre foi.

Link to comment
Share on other sites

"Tô com medo".

 

COISA BOA VIRÁ DEPOIS DE OUTUBRO.

 

Ah, para de "secar"! :laugh:

 

:laugh: :laugh: :rofl:

 

Ao pessoal que escreve em política e econômia [Melo, Bruno, Coutinho, João e o Lancaster]

 

Ronaldo, Lembra da seca nos EUA recentemente.....e ficamos todos.... um ano de seca vá lá.....depois ficamos 2 anos de seca vai lá....depois 3 anos....agora a Califórnia....

 

Pergunta, Outubro de que ano.

 

Mudando de Pato para Ganso....off....golaço

 

Voltando ao Pato.....Na Europa quando falta vento as eólicas param.....quando tem vento demais elas param.

 

Angra 3...já

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Entendi pessoal...então apagão sério como em 2001 não correremos risco...no máximo vamos ter um racionamento..

 

Só quis fazer um adendo, mas pessoalmente tenho temores, existem ligações do sistema ainda frágeis/instáveis.

 

E os apagões controlados que o Melo citou, e desconfio que estão ocorrendo a mais de 30 dias, são um imenso desrespeito com todos, além de prejudiciais aos equipamentos ligados na rede! Preferia que me avisassem que teria uma diminuição de carga que chega ou um corte pontual.

Link to comment
Share on other sites

Entendi pessoal...então apagão sério como em 2001 não correremos risco...no máximo vamos ter um racionamento..

Teve apagão aí no Sudeste, naquela época?

 

Aqui no Ceará, tivemos de cumprir uma meta de 20% de diminuição no consumo de energia, ou era cortada, mas em nenhum momento ocorreu apagões ou desligamentos programados.

 

Acho que a palavra "apagão" pegou no sentido de que todos tínhamos de economizar, e não no sentido de ficar às escuras.

Link to comment
Share on other sites

Entendi pessoal...então apagão sério como em 2001 não correremos risco...no máximo vamos ter um racionamento..

 

Sei não.....

 

Ontem eu fui percorrer o Rio Tiête entre Pirapora e Salto,

 

Todas as comportas abertas.

 

Simples, não há como fechar.

 

Em outras palavras o sistema não está acumulando o sistema está operando em aberto até o lago de Itaipu.

 

Risco de Apagão? SIM.

 

Risco de Racionamento? NÃO.

 

VAI ATÉ ESTOURAR.....

 

Se chover....bom não chuva no sudeste até a segunda quinzena de outubro.

 

Março,,,tá indo.

 

Abraços

 

Lancaster: Em 2001 foi uma palhaçada....como horário de verão....apagar luz de pracinha.....o pipoqueiro trabalhar com lampião....campanha para tomar banho de 3 minutos....sobretaxa na conta.....enfim....Aí veio a grande promessa para industria....gás da Bolívia.

 

E depois falam de Hugo Chaves.

 

2014.....O Ano do Palmeiras [provocação ao João e ao WIllian].....Sem água e sem Luz.

 

Nem banho frio em julho...que maravilha.

 

Outros abraços

 

 

 

28vd1ck.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.