Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Douglas, muitas das regiões destas fotos são de locais elevados destes municípios....

 

Sim Diego, coloquei as altitudes dos municípios, e não dos lugares das fotos, até por que, não conheço esses lugares pessoalmente.

 

Só por que acumulou nos pontos mais altos, não significa que não tenha nevado no centro dessas cidades, certo?

Link to comment
Share on other sites

Douglas, muitas das regiões destas fotos são de locais elevados destes municípios....

 

Sim Diego, coloquei as altitudes dos municípios, e não dos lugares das fotos, até por que, não conheço esses lugares pessoalmente.

 

Só por que acumulou nos pontos mais altos, não significa que não tenha nevado no centro dessas cidades, certo?

 

Exato...pode ter nevado no centro destas cidades ou não..a neve é algo estranho, as vezes em poucos metros apenas ocorre chuva...

 

Digo isso pq em Pomerode, por exemplo, metade da família da minha esposa mora lá e não viu nada...

 

Mas em regiões como no morro da Turquia e Morro do Schmidt e na região do alta do Testo Alto nevou!

Link to comment
Share on other sites

PH resolvi te ajudar com imagens de neve na região de Itapuca/Soledade/FX/Cerca Velha.

 

Por enqt achei uma.. De Itapuca..

 

As pessoas se abraçavam de alegria.

 

Não deveriam estar acostumadas?

 

Bem.. Não importa!

 

Segue o link:

 

 

http://lauramertenpeixoto.blogspot.in/2011/08/neve-em-itapuca.html?m=1

5a4e896198afd_Pequenos-flocos-de-neve-ca25C325ADram-no-norte-do-Estado-Foto-Eledriano-Scorsatto-arquivo-pessoal-1.jpg.7bdf047da42a367c1813fd4ea54f0f88.jpg

Link to comment
Share on other sites

São Paulo amplia desconto para quem economizar água

 

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (31) que vai ampliar para 31 cidades da região metropolitana de São Paulo a partir desta terça-feira (1º) o desconto a consumidores que reduzirem em 20% o uso de água. Antes, o desconto de 30% na conta só valia para moradores de 11 municípios de regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, que sofre com a falta de água nos reservatórios.

“A partir de amanhã [esta terça-feira], nós estamos estendendo o bônus a todos os municípios operados pela Sabesp na região metropolitana de São Paulo, no chamado Alto Tietê. Tínhamos 11 municípios no programa de bônus e estamos estendendo para 31 municípios. Apenas os cinco [ficam de fora]: Guarulhos, Mogi, Mauá, Santo André e São Caetano, porque não são operados pela Sabesp”, afirmou Alckmin.

Antes, o desconto de 30% na conta só vale para moradores de regiões abastecidas pelo Sistema Cantareira, que sofre com a falta de água nos reservatórios. Os níveis de água do sistema seguem acumulando baixas e bateram mais um recorde após a medição desta segunda-feira (31). O índice chegou a 13,4% e, pela primeira vez na história.

De acordo com o governador, com a política de bônus que começou a vigorar este ano, foi possível uma redução no consumo de 4,1 metros cúbicos de água por segundo. O balanço da Sabesp aponta que 76% dos consumidores reduziram seus gastos, sendo que 37% desses conseguiram o bônus. Por outro lado, 24% aumentaram o seu consumo.

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/sao-paulo-amplia-desconto-para-quem-economizar-agua.html

Link to comment
Share on other sites

Douglas, muitas das regiões destas fotos são de locais elevados destes municípios....

 

Sim Diego, coloquei as altitudes dos municípios, e não dos lugares das fotos, até por que, não conheço esses lugares pessoalmente.

 

Só por que acumulou nos pontos mais altos, não significa que não tenha nevado no centro dessas cidades, certo?

 

Mas de maneira alguma podemos afirmar que nevou no centro destas cidades, pois a temperatura em superfície era alta, então se nevou a 150 metros, a 50 pode ser que não nevou. Como o Diego Soares disse pode ser chuva. Não é tão simples assim.

 

O Morro Azul tem 758 metros de altitude. A foto de Guabiruba é do Morro Santo Antônio ou Paulo Kohler, então é alto.

Link to comment
Share on other sites

Soledade, só não se sabe se é de 1965 ou 1952..

Não viaja,a do posto Atlantic é de 18 de junho de 1952, tenho as originais comigo.

Esta da Avenida com coqueiros tmbm é minha foto, arquivo pessoal, é de 20 de agosto de 1965.

Segundo descrição de muitas pessoas, o tamanho dos flocos em 65 era absurdo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que acompanhei nos radares durante o dia de hoje, finalmente voltou a chover mais consistente na região do Cantareira, após a estiada de uma semana!

 

EDIT: E realmente choveu razoavelmente na região do Cantareira!

 

dYcg1NE.png

 

Imagem: http://www.saisp.br/geral/logon.jsp?userid=Publico

 

Daniel, veja o maravilhos trabalho do Melo....se ele soubesse como tenho profunda admiração por quem realmente se debruça no problema

 

O grifo é meu:

Vazão média total do sistema (calculei no lápis :mail:): 44,75 m³/s.

 

PARABÉNS MELO TUA CONTA ESTÁ ABSOLUTAMENTE CORRETA COMO MOSTRA O TEXTO ABAIXO

 

Algumas considerações a área de drenagem total do sistema é 2126km² não é o espelho d'água como o lago de Itaipu com 1350 km².

 

Perceba que interessante a água vai ser bombeada de Paiva Castro para e ETA de Guaraú....sem energia elétrica o sistema para. [ deve haver geradores e mais co2...mui interessante]

 

Well, pelo que entendi até o momento a ETA de Guaraú só funciona com duas vazões 36 m³/s ou 28 m³/s

 

Então, pelo que entendi o que poderia ser racionado em termos de produção já o foi desta forma aquilo que estamos chamando de "racionamento sujo" é racionamento de distribuição considerando que 28 m³/s é uma produção insuficiente para cobrir a demanda e mesmo os 36m³/s já estavam no talo.

 

Abração,

 

==================================================

 

A Barragem Paulo de Paiva Castro é uma barragem brasileira que fica no município paulista de Franco da Rocha e foi construída pela Sabesp a fim de fornecer água para a cidade de São Paulo.

 

A barragem é parte em terra compactada e parte em concreto. Seu corpo principal é em terra compactada, tendo toda a montante protegida por matacões de pedra. Olhando para a montante, a sua direita temos um vertedouro em concreto armado, cuja saída da água está obstruída por pedregulhos, funcionando apenas como um escoadouro de emergência em caso de uma grande enchente.

 

A esquerda da barragem existem duas comportas de aço que abrem até o fundo da represa, mantidas sempre fechadas. Entre as comportas, uma válvula de descarga permite a saída de água para jusante de forma que o rio Juqueri continue em seu trajeto rumo ao município vizinho de Franco da Rocha.

 

O fluxo de água que chega a represa é controlado a montante na Barragem Atibainha, que também é controlada pela Sabesp e que fornece água ao rio Juquerí que anteriormente cruzou a barragem Sete Quedas de Mairiporã.

Represa Paulo de Paiva Castro

 

A maior parte da água que sai da represa acaba sendo coletada pelos dutos da Estação Elevatória de Santa Inês, que bombeia água sobre o topo da Serra da Cantareira, onde se situa a Estação de Tratamento de Água de Guaraú, que abastece São Paulo.

 

O máximo volume de água bombeado é de 44 m³/s.

 

É uma das atrações turísticas do município de Franco da Rocha e Mairiporã, com uma área aproximada de 5,1 km^2.

 

Coordenadas geográficas aproximadas da barragem. Latitude = 23°19'47.58"S Longitude = 46°40'44.47"W

 

220px-Barragem_Paulo_de_Paiva_Castro.jpg

 

220px-Represa_Paulo_de_Paiva_Castro.jpg

Link to comment
Share on other sites

JÁ DEVERIA ESTAR COM MÍDIA BEM AGRESSIVA NO SENTIDO DE POUPAR ÁGUA, ACHO QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO EMBROLHO GIGANTESCO QUE ESTÁ POR VIR.

 

É ano de eleição... Tem que fingir que está tudo bem, tudo sob controle...

 

O mesmo vale para o governo federal; li que as termoelétricas que estão operando com plena capacidade, precisam passar por uma manutenção; só que, os orgãos competentes, não autorizam esse desligamento. Vamos ver até onde aguenta.

Link to comment
Share on other sites

JÁ DEVERIA ESTAR COM MÍDIA BEM AGRESSIVA NO SENTIDO DE POUPAR ÁGUA, ACHO QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO EMBROLHO GIGANTESCO QUE ESTÁ POR VIR.

 

É ano de eleição... Tem que fingir que está tudo bem, tudo sob controle...

 

Incompetência que se ramifica em outros setores, feito o transporte (Artesp, EMTU, Metrô e CPTM), saúde, segurança pública, educação, etc.

Espero que uma 3ª via governe o estado de SP nos próximos anos. Não dá mais para aguentar tanta lorota, lerdeza e negligência por parte do Pinocchio de Pindamonhangaba, que só se destaca em obras rodoviárias. :rtfm:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

JÁ DEVERIA ESTAR COM MÍDIA BEM AGRESSIVA NO SENTIDO DE POUPAR ÁGUA, ACHO QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO EMBROLHO GIGANTESCO QUE ESTÁ POR VIR.

 

É ano de eleição... Tem que fingir que está tudo bem, tudo sob controle...

 

O mesmo vale para o governo federal; li que as termoelétricas que estão operando com plena capacidade, precisam passar por uma manutenção; só que, os orgãos competentes, não autorizam esse desligamento. Vamos ver até onde aguenta.

 

São outros que merecem um pé na bunda por parte da população.

Link to comment
Share on other sites

Soledade, só não se sabe se é de 1965 ou 1952..

Não viaja,a do posto Atlantic é de 18 de junho de 1952, tenho as originais comigo.

Esta da Avenida com coqueiros tmbm é minha foto, arquivo pessoal, é de 20 de agosto de 1965.

Segundo descrição de muitas pessoas, o tamanho dos flocos em 65 era absurdo.

"Humildade Abaixo de Zero"

 

Por isso implicam!

Link to comment
Share on other sites

O sul já é manjado demais em relação a neve.

 

Difícil mesmo é encontrar fotos de neve no Sudeste e centro-oeste, além de 1975 em Apiai e de 1985 no Itatiaia.

 

Alguém sabe de mais outro relato com fotos?

 

Reza a lenda que nevou em SP em 1918, embora muotos meteorologistas digam se tratar de sincelo. Até hoje não achei fotos.

Link to comment
Share on other sites

O sul já é manjado demais em relação a neve.

 

Difícil mesmo é encontrar fotos de neve no Sudeste e centro-oeste, além de 1975 em Apiai e de 1985 no Itatiaia.

 

Alguém sabe de mais outro relato com fotos?

 

Reza a lenda que nevou em SP em 1918, embora muotos meteorologistas digam se tratar de sincelo. Até hoje não achei fotos.

Campos do Jordão com neve em 1928..

Vila Jaguaribe..

5a4e89619bc57_01-20NEV-Jaguaribe.jpg.13bd2a379e3c90d2196b2514a72810fa.jpg

5a4e89619d1af_09-NEV-Nevada2031-07-1928-1.jpg.7023353089231df5c2773f471399b648.jpg

Link to comment
Share on other sites

Resumindo, onde tem que chover mais eh na bacia de captacao do Jaguari/Jacarei. Como anda a chuva exatamente nesta area de captacao?

 

Outra coisa que entendo...parece, vejam bem, parece, que desde os tempos imemoriais dos primordios do Brasil, desde quando ninguem sabia o que era uma estacao meteorologica, ja existem barragens no Brasil. entao por que raios me parece que a vazao calculada ja esta subdimensionada desde a muito tempo e ninguem viu isso ate hoje?

Link to comment
Share on other sites

Resumindo, onde tem que chover mais eh na bacia de captacao do Jaguari/Jacarei. Como anda a chuva exatamente nesta area de captacao?

 

Outra coisa que entendo...parece, vejam bem, parece, que desde os tempos imemoriais dos primordios do Brasil, desde quando ninguem sabia o que era uma estacao meteorologica, ja existem barragens no Brasil. entao por que raios me parece que a vazao calculada ja esta subdimensionada desde a muito tempo e ninguem viu isso ate hoje?

 

Pois é, Artur.

 

Como sempre bem observado.

 

Não sei. MAs em termos de vazões dos rios ao menos no estado de São Paulo não observo erros grosseiros. Todas a hidrelétricas no estado funcionam dentro do esperado.

 

A base captação do sistema Cantareira de estende até o Sul de Minas....mais olho no Willian que em Mirante.

 

Um pouco mais do sistema:

 

Aquilo que estou entendendo Águas Claras funciona somente como um pequeno pulmão para manter o sistema nivelado.

 

O colapso se dará quando Paiva Castro secar. [As observações visuais por amigas reportam nível normal]

 

Resumindo

 

a- o copo está cheio.

 

b- tem cerveja na mesa.

 

c- a geladeira está miando....e a festa continua...não como parar. [ explico: Até o momento não há como Gauraú processar uma quantidade menor que 28m³/s]

 

Abração

 

===========================================

 

 

As águas do Sistema Cantareira descem pelo efeito da gravidade desde as represas de Jaguari e Jacareí, na região de Bragança Paulista, passando para as represas de Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. De lá seguem por dutos até a Estação Elevatória de Santa Inês, que bombeia as águas para a pequena represa de Águas Claras. Este reservatório tem uma função de segurança, permitindo que o funcionamento do sistema prossiga por até 3 horas em caso de alguma paralisação. De Águas Claras a água é enviada para a Estação de Tratamento de Água de Guaraú , onde são tratados atualmente 27,9 m3 de água por segundo .

O sistema atende a cerca de 9 milhões de pessoas, quase metade da população da Região Metropolitana de São Paulo, nas zonas Norte, Central, partes das Zonas Leste e Oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André .

Link to comment
Share on other sites

Li uma reportagem hoje que a represa Billings em São Paulo tem uma área 4 vezes maior do que a de Guarapiranga e que acumula um volume de 1.000.000.000 bilhão de metros cúbicos d'agua ,que poderia atenuar o baixo nível da Cantareira, mas na reportagem fala que a represa Billings é muito poluída por causa do bombeamento de águas do rio Pinheiros para a Billings. Não teria como tratar a água por ser muito poluída.

Alguém de São Paulo sabe confirmar se a Billings é tão grandiosa assim.

sim, é verdade! A Billings possui muitos braços de agua, o que a torna muito extensa no total, enquanto que a Guarapiranga eh um autentico panelao sem muitos braços.

P3xBC5O.png

A represa Billings é resultado do represamento do rio Grande ou Jurubatuba (Ou Pinheiros. Trata-se, geograficamente, de 3 nomes para o mesmo rio), que nasce em Paranapiacaba (Município de Santo André) e é afluente do Tietê.

A represa do Guarapiranga é resultado do represamento do rio Guarapiranga (Que, geograficamente, nada mais é que outro nome do rio Embu-Guaçu, após a confluência com o rio Embu-Mirim), afluente do Pinheiros.

Link to comment
Share on other sites

Ucrânia? (Mafili vai adorar eu fazendo alusão à Europa hahahhahahha)

 

Interior de Itaiópolis (região de colonização eslava)

 

Neve-Igreja-Iracema-Itai%C3%B3polis.jpg

 

Esta foto, na minha opinião, é uma das mais lindas! Aquela igreja de fundo, com a neve, é algo de cinema!

Abraços, Diego.

Link to comment
Share on other sites

Ucrânia? (Mafili vai adorar eu fazendo alusão à Europa hahahhahahha)

 

Assim pode.

 

Diego, você tem HBAZ...[humildade abaixo de zero] [by Carlos Campos}

 

outros tem PHBAZ [ pouca humildade abaixo de zero]

 

IMpressão minha ou é OBELIX nessa foto?

 

file.php?id=3530

Humildade só quando falam a verdade, quando a negam, é nos dedos mesmo, nem faço questão..., sou humilde por natureza, mas não deixo ninguém me humilhar, há uma boa diferença...

Link to comment
Share on other sites

Ucrânia? (Mafili vai adorar eu fazendo alusão à Europa hahahhahahha)

 

Assim pode.

 

Diego, você tem HBAZ...[humildade abaixo de zero] [by Carlos Campos}

 

outros tem PHBAZ [ pouca humildade abaixo de zero]

 

IMpressão minha ou é OBELIX nessa foto?

 

file.php?id=3530

Ri tanto a as letrinhas ficaram embaçadas, como a imagem!

Link to comment
Share on other sites

JÁ DEVERIA ESTAR COM MÍDIA BEM AGRESSIVA NO SENTIDO DE POUPAR ÁGUA, ACHO QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DO EMBROLHO GIGANTESCO QUE ESTÁ POR VIR.

 

É ano de eleição... Tem que fingir que está tudo bem, tudo sob controle...

 

O mesmo vale para o governo federal; li que as termoelétricas que estão operando com plena capacidade, precisam passar por uma manutenção; só que, os orgãos competentes, não autorizam esse desligamento. Vamos ver até onde aguenta.

 

Em termos de responsabilidade são casos opostos.

 

No caso do Governo Federal, usinas hidrelétricas foram entregues (Jirau, Santo Antonio), estão com obras em andamento (Belo Monte) ou estão ao menos em licitação, até com projeto executivo (Teles Pires e outras).

 

No caso do Governo Estadual, nem mesmo um projeto executivo está pronto para se fazer o que vem sendo cobrado da Sabesp há vários anos: a construção de um novo sistema de captação de águas.

 

Então São Pedro não foi favorável para ninguém.

 

Mas se houver uma crise elétrica no Brasil, esse é um problema com data marcada para terminar.

 

No caso do estado de São Paulo, não tem data para terminar. Nos últimos anos a Sabesp virou a vedete do mercado acionário (tanto na Bovespa como em Nova Iorque). E parte desse "sucesso" é explicada pelo fato de a diretoria da empresa não ter investido o lucro fabuloso na diminuição de perdas dos sistema (superior à meta global aceitável) e, principalmente, por não ter feito os elevados, demorados e complicadíssimos investimentos necessários na captação de água.

 

Atenção de novo: vamos entrar em colapso hídrico e São Paulo (o estado) não tem nem mesmo um projeto executivo para captar águas, nem no São Lourenço e nem no Vale do Ribeira.

Link to comment
Share on other sites

Das 23 usinas hidrelétricas em construção no Brazil

 

19 estão em atraso

 

10 não saíram do papel devido as licenças ambientais.

 

São eles.....as marinas da vida.

 

Não é culpa do governo federal, estadual.

 

Não é culpa de partidos [ detesto todos até aqueles que serão fundados]

 

Olhe nem é dos empreiteiros [ sempre cutuquei essa turma]

 

São eles sempre eles....e A Rainha é ela.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.