Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Das 23 usinas hidrelétricas em construção no Brazil

 

19 estão em atraso

 

10 não saíram do papel devido as licenças ambientais.

 

São eles.....as marinas da vida.

 

Não é culpa do governo federal, estadual.

 

Não é culpa de partidos [ detesto todos até aqueles que serão fundados]

 

Olhe nem é dos empreiteiros [ sempre cutuquei essa turma]

 

São eles sempre eles....e A Rainha é ela.

 

Sim, teve aquele "bagrinho", aquele "que só tinha ali" na obra da Belo Monte e parou as obras por meses.

 

Teve a comovedora foto do Cacique Raoni chorando quando soube da aprovação da obra (que na verdade não foi nada disso, a foto é de outro contexto).

 

Teve de tudo, teve TCU, teve demanda judicial de construtora que perdeu licitação.

 

Enfim, no caso do setor elétrico (governo federal) teve todo um mosaico de "forrobodó" atrasando as obras, mas elas estão aí, aos trancos e barrancos.

 

E em São Paulo?

Link to comment
Share on other sites

....E em São Paulo?

 

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Melo, em São Paulo.

 

Até onde eu sei....ah! eu não quero falar de partidos...mas vá lá.

 

Até onde eu sei.

 

O potencial para grandes hidrelétricas está esgotado, porém, sobra recursos hídricos para pequenas e médias/pequenas usinas.

 

A turma do SOS mafili atlântico consegue provar que pequenos lagos causam grandes estragos.

 

Uma hora é piracema, outra é um sapinho.

 

As termos movidas a bagaço de cana também tem problemas com impostos.

 

Veja assim, [descumprido meu acordo] quem gosta de um simples muro.

 

Imagine uma imensa barragem.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

....E em São Paulo?

 

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Melo, em São Paulo.

 

Até onde eu sei....ah! eu não quero falar de partidos...mas vá lá.

 

Até onde eu sei.

 

O potencial para grandes hidrelétricas está esgotado, porém, sobra recursos hídricos para pequenas e médias/pequenas usinas.

 

A turma do SOS mafili atlântico consegue provar que pequenos lagos causam grandes estragos.

 

Uma hora é piracema, outra é um sapinho.

 

As termos movidas a bagaço de cana também tem problemas com impostos.

 

Veja assim, [descumprido meu acordo] quem gosta de um simples muro.

 

Imagine uma imensa barragem.

 

Abração

 

Mafili, aí teve uma confusão.

 

Eu não me refiro à construção de usinas hidrelétricas em São Paulo.

 

Eu falei sobre as grandes obras da Sabesp nos últimos anos para a captação de água para a população.

 

Que não foram feitas.

 

Estou falando da valorização acionária da Sabesp na Bovespa e em Nova Iorque, já que a empresa não comprometeu os seus lucros com obras caríssimas e de longa maturação.

 

Esse é o problema: o Sistema Cantareira vai entrar em colapso e São Paulo (estado) não tem nem ao menos um mero projeto de captação.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, aí teve uma confusão.

 

Eu não me refiro à construção de usinas hidrelétricas em São Paulo.

 

Eu falei sobre as grandes obras da Sabesp nos últimos anos para a captação de água para a população.

 

Que não foram feitas.

 

Estou falando da valorização acionária da Sabesp na Bovespa e em Nova Iorque, já que a empresa não comprometeu os seus lucros com obras caríssimas e de longa maturação.

 

Esse é o problema: o Sistema Cantareira vai entrar em colapso e São Paulo (estado) não tem nem ao menos um mero projeto de captação.

 

Certo, Melo.

 

Quando se descobriu a razão que PAC empacou....tomaram as devidas providências.

 

A palavra água para a turma do não faz e não deixa fazer é sagrada.

 

Como o governo estadual não tomou a mesma providência dado a ser avesso ao confronto.

 

Preferiu o discurso.

 

Àgua que tucano não bebe.

 

O nosso picolé de chuchu mais uma vez.....

 

É notório que certas coisas são polêmicas mas se se evita a polêmica o discurso cai no vazio.

 

Desculpe a confusão e desculpe o tom partidário.

 

Agradar a periferia de São Paulo e agradar simultaneamente a classe média de São Paulo.

 

Não há solução no campo real.

 

Abraçs

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo para chover bem em Minas, parte de Goiás e divisa Minas/SP para atenuar o esvaziamento das hidrelétricas.

 

Aqui na região metropolitana do Rio de Janeiro, uma obra que quase não anda é do Arco Metropolitana que liga a BR-101 em Itaguaí até a BR-040 num trecho de 72 km, daí prolongando-se por 32 km até encontrar a BR-101 de novo em Manilha/Itaboraí.

Ano passado a Dilma cobrou do Pezão/Cabral a conclusão de 72 km da obra para o mês de novembro, não terminou, agora o Pezão/Cabral esticou para final de maio.Fica melhor inaugurar em ano de eleição.

 

Quanto ao trecho de 32 km da BR-040 até encontrar de novo com a BR-101 depende do IPHAN dar licenças, são mais de 15 Sambaquis(restos de conchas sobrepostas dos primitivos habitantes do entorno da Baía de Guanabara) no trecho da rodovia, faltam várias etapas, ficará a conclusão somente para dezembro de 2016.

Link to comment
Share on other sites

Das 23 usinas hidrelétricas em construção no Brazil

 

 

Aposto que 23 sofreram/sofrem processos jurídicos/burocráticos por parte de ONG´s (direta ou indiretamente), do início ao fim do projeto (e após).

 

Como o Coutinho comentou, a mídia está muito quieta, a situação é bem complexa e eles não estão 'preocupados'; ai tem coisa...

Link to comment
Share on other sites

Das 23 usinas hidrelétricas em construção no Brazil

 

 

Aposto que 23 sofreram/sofrem processos jurídicos/burocráticos por parte de ONG´s (direta ou indiretamente), do início ao fim do projeto (e após).

 

Como o Coutinho comentou, a mídia está muito quieta, a situação é bem complexa e eles não estão 'preocupados'; ai tem coisa...

 

Na verdade é só a platinada que está amenizando a situação. Por que será? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pra mim continua normal, com acesso liberado sem restrições há mais de um ano, isso porque não sou assinante.

O que é restrito na Folha são as notícias do dia a dia, com limite de 20 acessos por mês.

Eu entrava livremente até mais ou menos um ano atrás.

Vi notícias antigas de ondas de frio, como a de 1955, notícias sobre a histórica enchente de fevereiro de 1929 em Sampa, etc, etc.

Um belo dia, eu tinha que me cadastrar ou algo assim, nem me lembro mais.

Tentei sem ser assinante mas, na época, não consegui.

Aí, larguei mão e não tentei mais... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

31/mar – 13,4% (14,5mm)

 

Acumulado do mês: 196,2mm

Méd histórica do mês: 184,1 mm

--------------------------------------------------------------

 

01/abr – 13,4% (9,5mm)

 

Acumulado do mês: 9,5mm

Méd histórica do mês: 89,3 mm

Link to comment
Share on other sites

Já q este tópico não trata exclusivamente das nevadas de julho-agosto/2013, kero deixar registrado aki uma ocorrência rara de neve no RS em setembro de 2008.

O aspecto mais interessante deste evento [provavelmente mto comentado pelos bazianos, na época], foi a área atingida pelo fenômeno. Praticamente toda a região da Campanha Gaúcha, onde as atitudes superavam os 150m, registraram algum tipo de precipitação invernal.

Houve inclusive o registro de chuva congelada no município de Pelotas, às margens da Lagoa do Patos.

Em Bagé e em Livramento houve keda de neve granular.

Nas áreas situadas acima dos 350m a neve veio em flocos e chegou mesmo a acumular nos campos e nas calçadas, como é o caso de Pinheiro Machado.

Ao todo, cerca de 15 localidades do sul do Estado tiveram neve na ocasião.

Os termômetros marcaram em pleno dia e com chuva,valores de 2,5ºC em Bagé, 2,7ºC em

Santana do Livramento, 2,2ºC em

Canguçu, 5,1ºC em São Gabriel,

5,2ºC em Quaraí, 5,7ºC em

Uruguaiana, 4,9ºC em Alegrete, 5,2ºC

em Santa Maria e 3,1ºC em Caçapava

do Sul.

Infelizmente desconheço as temperaturas de Pinheiro Machado e Piratini, mas podem ter chegado à 1 ou 2°C ao meio-dia.

 

Imagem da praça em Pinheiro Machado durante a neve...

praca_central.jpg.a2b1511f7360af0f4aaf5fadcb0186b3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a demora, mas eu moro bem perto! Moro numa transversal da João Pessoa, em um morrinho. Ali nessa região da Eliana Shumann não vi se realmente acumulou, mas acredito que nevou sim, tem morros bem altos por ali! Digo que nevou mais (onde vi antes de ir ao trabalho) na região da Rua dos Caçadores, onde o acesso é pela General Osório. Carros cobertos de gelo! É uma região com altos morros, onde temos no bairro Garcia o Spitzkopf, com 940 m! Tem muita pessoa morando na cota dos 80 até 200 metros em Blumenau! Ou seja, muita gente viu a neve acumular no próprio quintal!

Bem.. Vai demorar pra isso acontecer de novo... Não vai ser nessa vida que vou ver isso de novo...

 

Na época da Oktober eu fico aí nesta região... :hang1:

 

Então, naquela subida indo pra rua XV, passando pela Hering, também deve ter caido algo, pois é local alto...

 

O mais incrível é nevar nas cidades mais quentes do Sul do Brasil. Inimaginável ver neve em Pomerode, Guabiruba, Lontras, INDAIAL!!!

 

Só quem conhece aquela região fica admirado...

Link to comment
Share on other sites

NEVE NO SUL DE SÃO PAULO

 

APIAÍ em 17/7/1975

 

 

Este "fuque" pegou a neve no PR e cruzou a divisa, só para SP marcar ponto... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

kkkkkk

 

[sarc]não seja competitivo.....este fusca é do pai de um amigo do Renato.

 

Seo Joca da pharmácia,

 

casado com D. Maria do farmacêutico.

 

Filha do saudoso Tio Deco.

 

São pessoas humildes e amplamente conhecidas na cidade e se você quiser ir a Apiaí para conferir.

 

As respostas são mais ou menos assim.

 

Ou você está chamando os bravos bandeirantes, dos rios verdejantes, dos ventos escaldantes, de mentiroso.[/sarc]

 

Opa....você é Rio de Claro.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Consumo de água tem que diminuir 50% para poupar Cantareira, diz PCJ

 

A Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico do Comitê dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) propôs metas de redução de consumo de água de até 50% para garantir que não falte água no Sistema Cantareira, sistema responsável pelo fornecimento de água da Grande São Paulo e das regiões de Piracicaba (SP) e Campinas (SP). A proposta foi elaborada em reunião em Jaguariúna nesta segunda-feira (31).

De acordo com informações do comitê, a economia de água deve acontecer tanto nas Bacias PCJ como no Alto Tietê, onde fica a Região Metropolitana de São Paulo. Conforme os cálculos da câmara técnica, metade da água da Grande São Paulo depende do Cantareira e com a economia de 50% a região não precisaria se abastecer do sistema.

 

Após um verão atípico com pouco volume de chuva, as regiões da Bacia PCJ e a Grande São Paulo devem sofrer uma estiagem ainda maior na segunda quinzena de abril. Se essas providências planejadas e se as chuvas previstas acontecerem, segundo o comitê, o Sistema Cantareira poderá se recuperar, diminuindo o uso do volume morto, já que a falta de chuva pode ser crítica.

De acordo com o secretário executivo do Comitê PCJ, Luiz Roberto Moretti, as simulações feitas pelo grupo técnico apontam que, no panorama mais pessimista, as precipitações devem atingir 30% da média histórica, quadro que obriga as regiões envolvidas a fazer racionamento. O volume morto dos reservatórios do Sistema Cantareira deve ser utilizado a partir do final de junho, segundo Moretti.

 

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/consumo-de-agua-tem-que-diminuir-50-para-poupar-cantareira-diz-pcj.html

Link to comment
Share on other sites

1. Tem registro de neve rápida no MS sim.

Em 1975, não me lembro o nome da localidade... :sad:

 

2. Goiás e DF certamente já tiveram geada.

Em 2000:

Jataí-GO: 0,5°C

Rio Verde-GO: 0,7°C

Roncador-DF: 3,0°C

 

Em 1975:

Rio Verde-GO: 1,0°C

Goiânia-GO: 2,8°C

Brasília-DF: 1,6°C

 

Todas temperaturas de abrigo compatíveis com geada no solo.

Link to comment
Share on other sites

Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

31/mar – 13,4% (14,5mm)

 

Acumulado do mês: 196,2mm

Méd histórica do mês: 184,1 mm

--------------------------------------------------------------

 

01/abr – 13,4% (9,5mm)

 

Acumulado do mês: 9,5mm

Méd histórica do mês: 89,3 mm

Poi é... vejam como a média histórica cai, de março para abril.

Até agosto só vai caindo. :russian:

Link to comment
Share on other sites

1. Tem registro de neve rápida no MS sim.

Em 1975, não me lembro o nome da localidade... :sad:

 

2. Goiás e DF certamente já tiveram geada.

Em 2000:

Jataí-GO: 0,5°C

Rio Verde-GO: 0,7°C

Roncador-DF: 3,0°C

 

Em 1975:

Rio Verde-GO: 1,0°C

Goiânia-GO: 2,8°C

Brasília-DF: 1,6°C

 

Todas temperaturas de abrigo compatíveis com geada no solo.

Graupel em Presidente Prudente em 17/7/1975

Link to comment
Share on other sites

 

kkkkkk

 

[sarc]não seja competitivo.....este fusca é do pai de um amigo do Renato.

 

Seo Joca da pharmácia,

 

casado com D. Maria do farmacêutico.

 

Filha do saudoso Tio Deco.

 

São pessoas humildes e amplamente conhecidas na cidade e se você quiser ir a Apiaí para conferir.

 

As respostas são mais ou menos assim.

 

Ou você está chamando os bravos bandeirantes, dos rios verdejantes, dos ventos escaldantes, de mentiroso.[/sarc]

 

Opa....você é Rio de Claro.

 

Abração

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Mas eu disse que o fuque pegou a neve no PR, pra ficar branqueado... E o tio do nanato não afirmou (ao menos na foto) nem dá para se concluir, que a neve no veículo foi caída em Apiaí :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Sim, minha querência natal, por 2 meses de vida é a velha Rio Claro... :mail:

 

Mas para vc ver que eu não sou bairrista, pois não defendo minha terra natal e sim o que presencio, leio e conheço.

 

Ponto no placar geral, ponto! :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

1976934041.jpg

 

Isso é primoroso, Frost. Excelente e altamente valioso.

 

Neve em Baideirante-MS, 630msnm. Fica ao norte de Campo Grande. :russian: Desculpem, mas não havendo estação meteorológica, registro de GEADA em Campo Grande (sinal de céu limpo), será que os locais que NUNCA viram neve não a confundiram com outra coisa?

 

NEM em PONTA PORÃ, que TEM estação, registrou neve e fica bem ao sul do estado, num planalto...

 

Do Cassilandia news:

 

Últimas Notícias

 

23/07/2013 06:49

 

Histórico: caiu neve em Mato Grosso do Sul

Nyelder Rodrigues e Edivaldo Bittencourt, Campo Grande News

 

ImprimirShare on email

 

Os tão admirados flocos brancos de neve, típicos do inverno europeu e dos Estados Unidos, e vistos pela maioria dos brasileiros apenas nos filmes hollywoodianos, é nessa noite a principal atração para os moradores de Paranhos.

 

Localizada a 469 km de Campo Grande, no extremo sul do Estado, a cidade já conta com alguns relatos de pessoas que viram a neve, o que gera expectativa nos moradores e faz alguns outros terem lembranças do passado.

 

Uma delas é Maria de Lurdes Prestes, que aponta como “obra de Deus” a neve atípica em Paranhos. A neve “apareceu” na região pela última vez em julho de 1978, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

“Hoje primeira vez eu vi cair neve aqui em nosso lugar, como está frio, eu vi logo que era neve”, comenta Maria de Lurdes. Durante a tarde, Paranhos também registrou chuva de granizo, sem precipitação líquida, conforme moradores.

 

Outra moradora que também aguarda mais neve é a professora Regina Pener, que conta que o fato atraiu a curiosidade da população, tornando o assunto o mais comentado tanto nas rodas de bate-papo, como nas postagens no Facebook.

 

“Parecia gelo seco, caia e desmanchava rapidamente. Mas foi muito pouco. Estava no curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Meu filho viu as bolinhas caírem por uns dois minutos", relatou. "As pessoas falavam que iam cuidar para ver se caia neve e registrar o momento”, explica a professora.

 

A dona de casa Jussara Vieira Bitencourt também viu o fenômeno. "Parecia chuva de pedra, mas não era chuva, só pedrinha", relatou.

 

De acordo com a estação do Inmet em Ponta Porã, a região enfrenta um frio de 3,5º C. A sensação térmica é de -3º C na região.

 

Segundo o Inmet, a neve deveria acontecer por volta das 3h de terça-feira (23), na região do extremo sul do Estado. O jornalista Jaime Mel atá postou o horário no Facebook para os amigos ficarem atentos para a madrugada. Os corajosos, com certeza, vão ter a oportunidade de registrar o feito histórico na fronteira.

 

O frio chegaria a -1º e sensação térmica de -8º C. Pode never em todos os municípios da região sul, como Paranhos, Amambaí, Sete Quedas e Coronel Sapucaia.

 

Ainda de acordo com a previsão, na quarta-feira o frio segue intenso com mínimas abaixo de zero no sul. Em Campo Grande, deve fazer 4°C. As temperaturas devem começar a subir na sexta-feira (26).

Link to comment
Share on other sites

Lages SC - Ocorrências de NEVE (1948/2013)

 

Lages, 2a cidade mais nivosa do Estado obtida por estação convencional (Inmet)

 

A ocorrencia de neve em nosso País, pode ter ligação com o ENSO , formação dos ciclones e demais elementos do clima e associar ainda as baixas pressões perto da costa já que Lages pode ser um termômetro para esses parâmetros.

 

Ocorrências:

 

1948: 1 (08/08)

 

1950: 1 (02/08)

1955: 2 (29/07 e 30/07)

1957: 2 (20/07 e 02/08)

 

1960: 1 (01/09)

1965: 4 (10/07, 11/07, 20/08 ,21/08) - Nestes dias houveram 6 ocorrências

1966: 2 (05/08 e 06/08)

1969: 1 (09/07)

 

1972: 1 (30/08)

1976: 1 (09/07)

1978: 1 (14/08)

1979: 3 (30/05, 31/05 e 21/07)

 

1980: 2 (26/06 e 16/09)

1981: 1 (20/07)

1984: 1 (25/08)

1988: 2 (04/06 e 25/07)

1989: 1 (05/07)

 

1990: 1 (20/07)

1994: 2 (25/06 e 09/07)

 

2000: 1 (12/07)

2002: 1 (02/09)

2011: 2 (02/08 e 04/08)

2013: 1 (22/07)

 

-Nos ultimos 65 anos em Lages nevou 35 dias em 23 anos.

 

1950 à 1959: 3 anos / 5 dias

1960 à 1969: 4 anos / 8 dias

1970 à 1979: 4 anos / 6 dias

1980 à 1989: 5 anos / 7 dias

1990 à 1999: 2 anos / 3 dias

2000 à 2009: 2 anos / 2 dias

 

Normal Climatológica 1961/1990: 13 anos / 21 dias

 

Nevadas / Meses:

 

Maio: 02 dias / 05,7%

Junho: 03 dias / 08,6%

Julho: 15 dias / 42,9%

Agosto: 12 dias / 34,3%

Setembro: 03 dias / 08,6%

 

A mais precoce: 30/05/1979

A mais tardia: 16/09/1980

 

Data mais nivosa: 09 de Julho (1969 / 1976 / 1994)

 

Maior ocorrência: 1965 , 6 ocorrências e 4 dias (10/07, 11/07, 20/08 ,21/08)

 

O que vc achou Shimutz..??

Link to comment
Share on other sites

Acho que nevou ano passado no MS.

 

Acho não...Nevou.

 

CLARO, foi no distante agosto de 2013

 

QUe falta faz o Allef, mas agora mudou para Pelotas....é cada uma.

 

MS tem mínima de -2,5º C, temperatura mais baixa na história para agosto

 

algumas pérolas,

 

Pela primeira vez, o País não registra o El Ñino e o La Ñina.

 

“A neutralidade permite a variabilidade climática”, explica Cátia. Ou seja, por enquanto, não há perspectiva do inverno ser rigoroso nos próximos anos, como aconteceu em 1963, 1975 e neste ano.

 

houve formação de geadas em 14 municípios, incluindo-se os três com temperaturas abaixo de zero. Bela Vista já tinha registrado chuva congelante, fenômeno climático que chega a ser confundido com neve.

 

640x480-360189d579f6d52b50b42c823007934e.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Este ano vai fazer 30 anos da histórica neve em Porto Alegre, que teve boa acumulação nos morros da cidade. Lembro muito bem desse dia, pois já tinha 12 anos de idade.

Foi dia 24/08/1984! Dia memorável para os portoalegrenses.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a demora, mas eu moro bem perto! Moro numa transversal da João Pessoa, em um morrinho. Ali nessa região da Eliana Shumann não vi se realmente acumulou, mas acredito que nevou sim, tem morros bem altos por ali! Digo que nevou mais (onde vi antes de ir ao trabalho) na região da Rua dos Caçadores, onde o acesso é pela General Osório. Carros cobertos de gelo! É uma região com altos morros, onde temos no bairro Garcia o Spitzkopf, com 940 m! Tem muita pessoa morando na cota dos 80 até 200 metros em Blumenau! Ou seja, muita gente viu a neve acumular no próprio quintal!

Bem.. Vai demorar pra isso acontecer de novo... Não vai ser nessa vida que vou ver isso de novo...

 

Na época da Oktober eu fico aí nesta região... :hang1:

 

Então, naquela subida indo pra rua XV, passando pela Hering, também deve ter caido algo, pois é local alto...

 

O mais incrível é nevar nas cidades mais quentes do Sul do Brasil. Inimaginável ver neve em Pomerode, Guabiruba, Lontras, INDAIAL!!!

 

Só quem conhece aquela região fica admirado...

 

Acredito que sim! Realmente foi algo surreal, ainda mais pra quem conhece a região do baixo vale do Itajaí, um lugar onde podemos alcançar até 44ºC e nevar..

 

Mas a nevada do Planalto Norte foi linda também!!!

Link to comment
Share on other sites

Em 19/07/2012 provavelmente geou em Jataí e Mineiros, fez pouco mais de 1ºC nas duas cidades.

 

sDIJza9.png

 

O Rodrigo Gyn saberia dizer de cór!!

 

Amigo Shima,

 

No sudoeste do estado de Goiás só não temos geada nos anos com invernos bem ruins. Já geou em TODO centro-sul do estado, o que inclui Goiânia e Brasília. A última vez que geou em Goiânia, nos bairros mais afastados, foi em 2000, sendo a penúltima em 94. Ano bom foi 85, quando tivemos 4 ocorrências.

Se gear esse ano tirarei fotos e postarei aqui.

Abraços

 

OBS: Em relação à Bahia, as cidades em que seria possível ver geada seria Vitória da Conquista, Morro do Chapéu, Piatã e Caetité.

Link to comment
Share on other sites

Estados que já nevaram no Brasil :

 

RS, SC, PR, SP, RJ e MG

 

MS ?? INCLUSIVE NESTE EM 2013 , ES ?? NA SERRA DO CAPARAÓ E CITADO NO LIVRO DE FRUTICULTURA, CHAPADA DOS VEADEIROS (ACIMA DOS 1600 M)

 

Estados que já tiveram geada no Brasil :

 

RS, SC, PR, SP,

 

Vai entender essa preguiça de escrever....

 

Nevou no MS em 2013.

 

Mas o pessoal de lá.....quer encrenca?

 

Meio Ademar resolvia a situação.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.