Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Ronaldo, é sério que Florianópolis tem MÉDIA de 19,XºC em Maio? Então até Juiz de Fora é consideravelmente mais

fria que Floripa nesse mês, pois nossa média é de 17,3ºC. Em compensação, a queda é pequena em JJ, pois nossa

média é de 16,3 no mês mais frio (Julho).

 

 

Florianópolis é uma cidade litorânea e JF é uma cidade de Serra.

Link to comment
Share on other sites

 

kkkkkkkkkkkkkkk

 

Obviamente não, a linha de 0ºC em 850 hpa irá ficar bem distante da Região da Campanha.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, é sério que Florianópolis tem MÉDIA de 19,XºC em Maio? Então até Juiz de Fora é consideravelmente mais

fria que Floripa nesse mês, pois nossa média é de 17,3ºC. Em compensação, a queda é pequena em JJ, pois nossa

média é de 16,3 no mês mais frio (Julho).

 

 

Florianópolis é uma cidade litorânea e JF é uma cidade de Serra.

 

Mas mesmo assim, achei que a latitude compensaria...

 

Por falar em serra, no momento 00,2ºC no Itatiaia. Dia 21/06 estarei lá!

Link to comment
Share on other sites

no bairro tem uma tribo de índios :sarcastic:

É... pouca gente (Mesmo paulistanos) sabe que existem terras indígenas dentro do município de São Paulo.

Uma fica ao lado do pico do Jaraguá e as demais (Guaranis) no extremo sul.

 

 

Pois é, eu sabia :laugh: :laugh: :laugh: na minha familia temos um terreno que fica bem depois da primeira balsa, perto de um bairro de São Bernardo chamado Nucleo Santa Cruz. Pois bem, do lado onde fica o nosso terreno, é o lado do mato mesmo, onde nao podemos explorar por causa da lei de mananciais de S. B. Campo. Pois a um bom tempo atras, meu pai tentou plantar umas árvores frutíferas, e qual não foi nossa surpresa qdo uma semana depois descobrimos que todas as mudas frutíferas sumiram, exatamente as plantadas.

 

Conversando com moradores, os mesmos disseram que a noite, vem índios...isso mesmo que eu disse, índios, e como conhecem plantas como ninguem, roubavam as mudas de quem plantasse na região, não só no nosso terreno...isso a muitos anos atrás, uns 20 mais ou menos...to ficando véio :laugh: :laugh: :laugh:

 

Pois bem, depois de um tempo, fomos atrás pela estrada, seguindo rumo segunda balsa, e passamos do lado de um povoado...algumas casas de alvenaria e uma casona de palha, se tratava da tribo dos Curucutus...são civilizados hoje e tem acesso a internet, tv e celular. Em linha reta, estão a menos de 8 km de Parelheiros, e hoje em dia recebem grupos escolares em excursões regulares.

Link to comment
Share on other sites

PNI teve mínima de -0,4 depois da meia noite...se nao baixar mais, de qq forma já temos mais uma negativa na conta! Pra poder zerar a média, basta um -2 hoje de madrugada...pra negativar a média, basta um -4.

 

Coutinho, não desacredito da média negativa de Irineópolis...apenas gostaria de mais detalhes sobre como se chegou a esse valor, poderia ter algum dado errado que colaboraria com esta média negativa? Ou houveram passagens de boas MPs secas sobre a cidade? É um dado que destoa, pois os locais mais conhecidos pelo frio ai no sul do Brasil estão intimamente ligados à altitude.

 

Irineópolis está na região do vale do Contestado, a meio caminho entre Porto União e Canoinhas. E logo ao norte da fabulosa Caçador, portanto mesma região geográfica. A altitude da sede do município está a bons 762 metros de altitude, mas nada espetacular. Sua população mal chega a 11 mil.

 

Já Caçador está a 920 metros e a estação ficava em baixada, e pelo que sei não houve mínimas médias negativas em nenhum município desta região, exceto Irineópolis. Caçador é considerada já uma cidade média, pois tem quase 75 mil habitantes.

 

É por esta razão que estou um pouco cético quanto a média de mínimas de Irineópolis ter ficado quase 1 grau negativo (-0,7). Vocês tem noção que o PNI tem feito -5, -4, -3 já a varias noites seguidas e ainda não negativou a média? Por isso fica ai a pulga atrás da orelha.

Link to comment
Share on other sites

Um detalhe interessante sobre o comportamento do PNI...

 

Quando há presença de névoa, vento, aumento de umidade na região, comportamento de pré-frontal, entrada e estabilizada inicial de ar polar, claramente percebe-se flutuações muito grandes da temperatura, em questão de minutos..Ora baixa muito, ora sobe absurdamente..ja vi em 10 minutos variação superior a 10 graus no PNI.

 

Quando isto acontece, creio que que seriam momentos que formam alguma turbulencia sobre o planalto, lá em cima, onde sobe umidade e nuvens pelas paredes rochosas.

 

E quando enfim a massa polar se estabiliza, a variação na estação é menos brusca e mais retilinea...Observem a queda hoje, como depois de determinado horário, estabeleceu um ritmo constante de descida. Isso demonstra não só o ar limpo lá em cima, como a estabilidade, sem ocorrencias de turbulencia. Creio que são noites como essa de hoje que farão o Rebouças bater o Marcão... Anotem este dia, 16 de Maio, quando na semana que vem buscarem os dados do Rebouças. Para fins cientificos.

Link to comment
Share on other sites

Capela do Socorro não considero..acho que lá dá zero todo dia...A estação está descalibrada pois mostra valores absurdos...já mandei email para o CGE, mas não responderam..

 

Tenho certeza que se você conhecer a região que fica essa estação , não duvidará mais dela . Fica a dica ...

 

Antigamente ela ficava na Sub-prefeitura da Capela do Socorro que fica em local urbanizado , agora como num mapa que o Rodolfo postou há um tempo atrás mudaram a estação está mais perto da sub de Parelheiros ( agora ela ficam em Parelheiros ) , em região de muitas matas , mais afastado da represa (a antiga ficava mais perto e prejudicava a mínima ) , podem reparar que as máximas ficam acima de Marsilac ...

 

Juzinho, que indicou esse link, foi o Troyano.

 

Quanto a descartar dados da Capela do Socorro, eu discordo totalmente!! Não creio que a estação esteja desregulada, e o fato dela apresentar temperaturas mais baixas duma hora pra outra em relação a Parelheiros, como observou o Artur, pode ser sim, pela mudança de local da estação por parte do CGE ou do FCTH! Essas estações do CGE, não são fixas! São Mateus que o diga como exemplo!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Extremo sul nesse momento visibilidade praticamente nula , um friozinho muito bom lá fora

 

E a neblna avançou um pouco mais hoje...lá fora já tem restrição de visibilidade, e tenho na minha estação 15,7 graus agora...

 

Olhando o CGE e a estação do Carlos Dias, claramente percebe-se um equilibrio térmico da minha região com as regiões em volta.

 

Corrida do Frio - mesoregião serra do mar.

 

Assunção - PWS: 15,7 graus

Riacho Grande - CGE: 15,5 graus

Riacho Grande - PWS: 15,8 graus (a piorzinha kkkk)

Mauá CENTRO - CGE: 14,1 graus (boa surpresa esta estação!)

Capela do Socorro: 15,6 graus (opa, pelo visto lá tb tem neblina e temperatura bem próxima a daqui!)

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Extremo sul nesse momento visibilidade praticamente nula , um friozinho muito bom lá fora

 

E a neblna avançou um pouco mais hoje...lá fora já tem restrição de visibilidade, e tenho na minha estação 15,7 graus agora...

 

Olhando o CGE e a estação do Carlos Dias, claramente percebe-se um equilibrio térmico da minha região com as regiões em volta.

 

Corrida do Frio - mesoregião serra do mar.

 

Assunção - PWS: 15,7 graus

Riacho Grande - CGE: 15,5 graus

Riacho Grande - PWS: 15,8 graus (a piorzinha kkkk)

Mauá CENTRO - CGE: 14,1 graus (boa surpresa esta estação!)

Capela do Socorro: 15,6 graus (opa, pelo visto lá tb tem neblina e temperatura bem próxima a daqui!)

 

E São Mateus com 12,6C?? Como explica??

 

Não vale falar que tá descalibrada! :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Extremo sul nesse momento visibilidade praticamente nula , um friozinho muito bom lá fora

 

E a neblna avançou um pouco mais hoje...lá fora já tem restrição de visibilidade, e tenho na minha estação 15,7 graus agora...

 

Olhando o CGE e a estação do Carlos Dias, claramente percebe-se um equilibrio térmico da minha região com as regiões em volta.

 

Corrida do Frio - mesoregião serra do mar.

 

Assunção - PWS: 15,7 graus

Riacho Grande - CGE: 15,5 graus

Riacho Grande - PWS: 15,8 graus (a piorzinha kkkk)

Mauá CENTRO - CGE: 14,1 graus (boa surpresa esta estação!)

Capela do Socorro: 15,6 graus (opa, pelo visto lá tb tem neblina e temperatura bem próxima a daqui!)

 

E São Mateus com 12,6C?? Como explica??

 

Não vale falar que tá descalibrada! :mosking: :mosking:

 

Eu particularmente conheço aí e também sei do potencial de frio que a região tem , eu gostaria muito que o cge instalasse uma estação em Guaianazes , outra em Cidade Tiradentes e por último uma na região do Parque das Flores (Morro do Sabão ) na divisa com Mauá , esse bairro tem áreas com 950 metros de altitude .

Link to comment
Share on other sites

 

Eu particularmente conheço aí e também sei do potencial de frio que a região tem , eu gostaria muito que o cge instalasse uma estação em Guaianazes , outra em Cidade Tiradentes e por último uma na região do Parque das Flores (Morro do Sabão ) na divisa com Mauá , esse bairro tem áreas com 950 metros de altitude .

 

Juzinho, você já veio no Parque das Flores?? Eu moro exatamente nessa área de São Mateus!!

 

Gosteeei!! Você conhece o local que eu moro!! Muitoo boom!! :good2:

 

Sabe que aqui é altooo e friiiiooo mesmo!!

Link to comment
Share on other sites

 

Eu particularmente conheço aí e também sei do potencial de frio que a região tem , eu gostaria muito que o cge instalasse uma estação em Guaianazes , outra em Cidade Tiradentes e por último uma na região do Parque das Flores (Morro do Sabão ) na divisa com Mauá , esse bairro tem áreas com 950 metros de altitude .

 

Juzinho, você já veio no Parque das Flores?? Eu moro exatamente nessa área de São Mateus!!

 

Gosteeei!! Você conhece o local que eu moro!! Muitoo boom!! :good2:

 

Rodolfo vamos fazer uma campanha aqui no Baz para instalação de uma estação aí na região , e após conseguir essa proeza você me ajuda a conseguir aqui no Jardim Apurá , que é o polo frio aqui da região :sarcastic:

Eu acho melhor uma estação nessas regiões do que em montanhas desabitadas ...excetuando apenas o PNI e o MI .

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo vamos fazer uma campanha aqui no Baz para instalação de uma estação aí na região , e após conseguir essa proeza você me ajuda a conseguir aqui no Jardim Apurá , que é o polo frio aqui da região :sarcastic:

Eu acho melhor uma estação nessas regiões do que em montanhas desabitadas ...excetuando apenas o PNI e o MI .

 

HASHUASHUAS...

 

Pois é. Aqui tem 950m de altitude (dentro da cidade de São Paulo - O 2' ponto mais alto da cidade), e eu conheço boas baixadas por aqui também pra colocar a estação!! Poderia desbancar fácil, fácil, Capela do Socorro, Parelheiros, Riacho Grande e outras gigantes do frio na RMSP...

 

CAMPANHA PARA ESTAÇÕES NO PARQUE DAS FLORES E JARDIM APURÁ, JÁ :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tem explicação sim!

 

É como eu sempre digo, não devemos olhar pra um dado isolado...Reparou que no CENTRO de Mauá, tem 14,1 graus? São as áreas fora da influencia da maritimidade. Eu estava na ZL agora a noite, e claramente lá o tempo tava limpo e seco! E estava a menos de 10 km do local da estação de S. Mateus em linha reta.

 

14 Graus tem tb Guarulhos agora. Como a estação do CGE em São Mateus está numa baixada sob céu claro...pode sim ter essa temperatura!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, tem explicação sim!

 

É como eu sempre digo, não devemos olhar pra um dado isolado...Reparou que no CENTRO de Mauá, tem 14,1 graus? São as áreas fora da influencia da maritimidade. Eu estava na ZL agora a noite, e claramente lá o tempo tava limpo e seco! E estava a menos de 10 km do local da estação de S. Mateus em linha reta.

 

14 Graus tem tb Guarulhos agora. Como a estação do CGE em São Mateus está numa baixada sob céu claro...pode sim ter essa temperatura!

 

Valeu Artur! :good2:

Link to comment
Share on other sites

00Z veio bonita! Linha de 0°C chegando lá no sul do PR! Só falta democratizar um pouco pra ficar perfeito... Máxima de 10°C para Campo Grande-MS dia 23! A friagem proposta é forte! Bem forte!

 

Então 12z do GFS de quinta tava mesmo fora da curva!

Já imagino máximas de 13 em Cuiabá com aquele céu bem fechado!

Link to comment
Share on other sites

00Z veio bonita! Linha de 0°C chegando lá no sul do PR! Só falta democratizar um pouco pra ficar perfeito... Máxima de 10°C para Campo Grande-MS dia 23! A friagem proposta é forte! Bem forte!

 

Linda Corrida do GFS mesmo!!

 

Além do frio que é o destaque, a Frente viria muito bem organizada pelo modelo, intensificando assim a pré-frontal, podendo fazer a JBN a chegar a 80km/h em SP!!! na quinta da semana que vem. Haja vento se confirmar a solução.

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo vamos fazer uma campanha aqui no Baz para instalação de uma estação aí na região , e após conseguir essa proeza você me ajuda a conseguir aqui no Jardim Apurá , que é o polo frio aqui da região :sarcastic:

Eu acho melhor uma estação nessas regiões do que em montanhas desabitadas ...excetuando apenas o PNI e o MI .

 

HASHUASHUAS...

 

Pois é. Aqui tem 950m de altitude (dentro da cidade de São Paulo - O 2' ponto mais alto da cidade), e eu conheço boas baixadas por aqui também pra colocar a estação!! Poderia desbancar fácil, fácil, Capela do Socorro, Parelheiros, Riacho Grande e outras gigantes do frio na RMSP...

 

CAMPANHA PARA ESTAÇÕES NO PARQUE DAS FLORES E JARDIM APURÁ, JÁ :mosking: :mosking:

 

Estendo minha campanha tb a outros pontos!

 

CAMPANHA PARANAPIACABA, PICO DO JARAGUÁ, HORTO FLORESTAL DE VOLTA, PICO DO BONILHA (998 METROS ALTITUDE)! VAMOS LOTAR SP DE ESTAÇÃO!

 

E agora que o EBAY tem distribuição no Brasil tb, tem Davis PRO que COM IMPOSTO e FRETE custa menos de 2000 reais!!!! vou começar a trazer estação pra revender huahahahah

Link to comment
Share on other sites

GFS muito, mas muito estável. Até demais, chegando a assustar o incremento que observei ontem que tinha espaço para ocorrer. E ocorreu de maneira brilhante, mostrando um cenário clássico para a neve partir de 168h. Uma janela que poderia ter quase 30h. Depois disso o anticiclone polar se aloja no interior do Chaco e se espalha pelo centro-sul do Brasil. Um verdadeiro clássico!

 

Foi uma rodada dos sonhos. Melhor ter cautela, pois...

 

Pois a divergência se acentuou e está abismal para o Europeu, que mostra bloqueio e desorganização da frente. Um fiasco. Fiasco que ainda tem suporte de um e outro modelo global.

 

E por falar em Global, ele deixou de ser um grande suporte do GFS porque nele este sistema não evolui. Segue instável e postergando a entrada do grosso do frio. Cenário próximo do ETA e Mbar.

 

Portanto muita cautela com a rodada dos sonhos. O GFS é disparado o modelo mais consistente no momento, mas a divergência segue ainda gigantesca.

 

Por curiosidade o CFS aposta neste período frio também, projeta um início de junho com outro sistema e uma possível bomba no final do mês. Aí vai se estabelecendo o ciclo de 30 dias entre os rojões. Tendência a observar de perto.

Link to comment
Share on other sites

Céu azul e sol. As temperaturas ficaram parecidas com as de ontem:

 

Casa. 6,1

 

Inmet. 6,3

 

Taubaté. 10,3

 

São Luís. 10,5

Na VI chegamos a 3.1C Serjao

 

Fala João, um abraço

 

Com a volta da sua estação, estou curioso para ver como irão se comportar as mínimas aí na Vila Inglesa quando comparadas com as do Horto. Será que dá para fazer um paralelo ????

Link to comment
Share on other sites

Estamos em situação "pré-instabilidade" aki no leste paranaense.

 

No momento, céu quase sem nuvens e temperatura de 19°C, mas com tendência à keda acentuada até a madrugada.

 

Ventos fracos de W e umidade em 70%.

 

Pinhais, há pouco..

Aki tive 2 acertos: As instabilidades chegaram durante a madrugada, com chuva forte às 4:30h, mas antes tivemos keda expressiva de temperatura, com mínima de 12,1°C.

Sem trovoadas.. Apenas chuva calma..

Céu encoberto nesta manhã, com névoa parcial..

5a4e89692d4ec_2014-05-1607_26.32-1.jpg.2e63b1bac7eca00120fbf63724d761d8.jpg

5a4e89692e819_2014-05-1607_25.02-1.jpg.971d04ea671f0f8bbd49d235694563ef.jpg

5a4e89692f53e_2014-05-1607_14.29-1.jpg.7e4a44e3380376456e821f6e7ec7eb29.jpg

5a4e89693048b_2014-05-1607_09.39-1.jpg.4080c0b2e9bad6b24faeea911400519d.jpg

5a4e8969311e8_2014-05-1607_04.57-1.jpg.0873c4c9bdcf8c9041cea06a8de9003a.jpg

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 9 min

 

SC/ 6,1°C Urupema/Epagri e Água Doce/DSoares, 7,2°C S.Joaquim/Epagri, 7,4°C Climaterra, 7,6°C Cruzeiro e 8,6°C Matos Costa/Epagri.

 

EM TERMOS DE ESTABILIDADE O GLOBAL E MBAR ESTÃO MELHORES QUE O GFS, EUROPEU COM TPM.

 

JANELA PARA NEVE NA SEXTA/GFS E DOMINGO/INPE.

Link to comment
Share on other sites

Céu azul e sol. As temperaturas ficaram parecidas com as de ontem:

 

Casa. 6,1

 

Inmet. 6,3

 

Taubaté. 10,3

 

São Luís. 10,5

Na VI chegamos a 3.1C Serjao

 

Fala João, um abraço

 

Com a volta da sua estação, estou curioso para ver como irão se comportar as mínimas aí na Vila Inglesa quando comparadas com as do Horto. Será que dá para fazer um paralelo ????

A estacao do Horto no local onde esta hoje é pelo menos um grau mais alta nas minimas. Se colocarem no campinho, acho que seria um pouco mais baixas que as minhas. As temperaturas dentro do Parque sao parecidas com as da Vila Inglesa.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Para efeito de comparaçao apenas... minha estaçao nao esteve fora do ar, ela apenas nao comunicou os dados na internet desde meados de abril. Entao posso ter acesso à minima absoluta, vou checar isso amanha e posto aqui, acho que já tivemos negativa na Vila Inglesa esse ano.

Link to comment
Share on other sites

EM TERMOS DE ESTABILIDADE O GLOBAL E MBAR ESTÃO MELHORES QUE O GFS, EUROPEU COM TPM.

 

JANELA PARA NEVE NA SEXTA/GFS E DOMINGO/INPE.

 

O Global deu uma boa balançada e vem postergando rodada a rodada esta MP. Pegue as rodadas anteriores disponíveis e compare.

 

Obs: tem computador e net no sítio do Eugênio? Preciso saber pra ver se consigo ir neste fim de semana lá. A estação tem Wlink que necessita computador ligado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.