Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Médias parciais Maio 2014:

 

Buenos Aires : (+0,4) 17,2

 

Porto Alegre : (+2,4) 19,2

 

Florianópolis : (+3,0) 21,5

 

Curitiba : (+3,4) 18,0

 

São Paulo : (+2,0) 20,7

 

Belo Horizonte : (+0,4) 20,2

 

Campo Grande : (+2,5) 21,6

 

Goiânia : (+1,8) 23,9

 

 

OBSERVE A MESMA TABELA NA SEXTA QUE VEM...

 

 

Purgante: quinta-feira e...

 

Médias Maio 2014 - 14 dias:

 

(+2,0) 19,1 - Porto alegre

 

(+2,6) 21,1 - Florianópolis

 

(+2,0) 17,1 - Curitiba

 

(+1,5) 19,8 - São Paulo

 

(-0,2) 20,3 - Belo Horizonte

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!

Agora aqui céu com muitas nuvens, inclusive com os popularmente conhecidos "rabos de galo" cortando o céu... agora 18,9C...

 

E...começou essa lastimável dança dos modelos... total inconstância... só em 48hs mesmo pra termos total certeza do que vem por aí...

 

E que maravilha o PNI... mais uma negativa... esse parque é demais... isso ainda em maio... se continuar nessa constância imagina que bela surpresa em junho e julho... :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pra o Uruguay/Fronteira do RS a 12Z do GFS melhorou em termos de frio.

 

Teríamos as primeiras negativas na região, não só nas baixadas, como é o máximo que vem ocorrendo, já que não tivemos nenhum ar frio nem moderado atuando.

 

0uIWxge.gif

 

Pelo Europeu seria diferente, teríamos chuva com 4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde novamente com muitas nuvens altas aqui em Sampa!

Temos no momento 24 graus no aero de Congonhas e 25 graus em Cumbica. Temperaturas altas pra hora

 

Mas parece que teremos uma mudança no tempo no final de semana na grande SP!

 

=============================

 

Comentaram que a 12 do GFS de 12 enterrou um pouco a continental, mas naquele mapa ainda continua a mostrar aqueles tons de verde pegando quase todo o sul do Brasil, Paraguai, centro sul da Bolívia e tomando conta de todo o norte argentino!

 

cqhWoVo.png?1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

chuva muito forte nesse fim de tarde e uma das tempestades de granizo mais intensas que já presenciei, me lembra de uma boa granizada que ocorreu em setembro de 1998 que presenciei em Nova Santa Rita aqui na região.

 

Impressionou pela intensidade, duração, pela época do ano (abril e maio são os meses que tempestades são raras aqui), localização (é raro granizo em Canoas, enquanto no Vale do Rio Pardo é bastante comum), parecem aquelas tempestades que ocorrem sob condições niño pela grande quantidade chuva, embora pareça que foi bem localizado esse granizo e aguaceiro, em POA logo ao lado parece q não choveu tanto. (minha rua alagou foram 74 mm)

Link to comment
Share on other sites

Moretão , desconfio que a antiga estação denominada só Parelheiros é a atual Capela do Socorro . A Barragem é um bairro mais afastado do centro de Parelheiros ( 5 a 6 kms ) , fica colado na represa Billings (por isso as mínimas mais altas do que Marsilac e Capela do Socorro ), é uma região praticamente rural , que tem até cachoeira .

O Troyano (Se não me engano) postou uma foto desta estação.

Por aquela foto fica bem próxima da represa mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Já temos a formação de névoas aqui na região Sul , se não ventar ou algo assim , o nevoeiro chega cedo essa noite . Temperatura amena e céu claro essa noite ...

Se puder e kiser, vá a um local aberto e veja a Lua subindo no horizonte.

Um espetáculo!

 

Abraço

 

Carlos minha região altamente acidentada , não me dá um campo de visão amplo :sarcastic: moro na parte mais baixa do bairro a 767 m de altitude e tem pontos aqui que fica a 865 m meu campo e um pouco prejudicado a leste , parte da sul e norte , a subida da lua fica difícil , mas depois dela bem estabelecida fica mais fácil

Link to comment
Share on other sites

Moretão , desconfio que a antiga estação denominada só Parelheiros é a atual Capela do Socorro . A Barragem é um bairro mais afastado do centro de Parelheiros ( 5 a 6 kms ) , fica colado na represa Billings (por isso as mínimas mais altas do que Marsilac e Capela do Socorro ), é uma região praticamente rural , que tem até cachoeira .

O Troyano (Se não me engano) postou uma foto desta estação.

Por aquela foto fica bem próxima da represa mesmo.

 

Aldo aquela foto que o Troyano postou é da Capela do Socorro que fica há uns 5 kms da represa de Guarapiranga , a de Barragem ainda é um mistério , mais o bairro é cercado pela Billings , e o melhor a represa lá é limpíssima e no bairro tem uma tribo de índios :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Já temos a formação de névoas aqui na região Sul , se não ventar ou algo assim , o nevoeiro chega cedo essa noite . Temperatura amena e céu claro essa noite ...

Se puder e kiser, vá a um local aberto e veja a Lua subindo no horizonte.

Um espetáculo!

 

Abraço

 

Carlos minha região altamente acidentada , não me dá um campo de visão amplo :sarcastic: moro na parte mais baixa do bairro a 767 m de altitude e tem pontos aqui que fica a 865 m meu campo e um pouco prejudicado a leste , parte da sul e norte , a subida da lua fica difícil , mas depois dela bem estabelecida fica mais fácil

Ok

Uma pena pois logo ela perderá sua cor amarelada.

Infelizmente com cel, não posso fotografar com nitidez!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Atualizando:

 

- Divergência presente entre os principais modelos globais, Europeu e GFS.

 

- O Europeu mostra um bloqueio se formando, assim como o Japa.

 

- O GFS já mostra a erupção entrando no Cone Sul em 120h/144h, com a frente-fria bem formada no Sul do Brasil em 168h.

 

- Pelo GFS ainda não é uma super erupção, mas a isoterma de 850 toca o RS pela primeira vez no ano.

 

- Global e ETA formam o bloco mais otimista, com baixa pressão mais profunda e anticiclone mais amplo e continental.

 

- Mbar já pega a forte baixa pressão no final do campo sobre o Sul do Brasil, o que pode impulsionar o anticiclone polar mais ao norte, formando o poço dos andes.

 

V7eJYCP.png

 

- Acho que o Europeu é outlier no momento. Bloqueou demais e está praticamente sozinho.

 

- A convergência pela baixa pressão na costa é o item mais importante no momento. Com ela o cenário pode ser melhorado.

 

- Acredito nume clássica erupção polar. Há espaço e tendência de incremento, especialmente na convergência pela opção de um forte ciclone extratropical.

Link to comment
Share on other sites

Caio, acho que dessa vez o GFS leva a melhor, pois desde terça mostra essa entrada de ar frio em todas as saídas.

 

Sim, Rafael. acho que leva. Pela estabilidade como você bem observou. Coerência que o Europeu não tem mantido em suas últimas rodadas.

 

Outro muito estável é o Global.

 

Tu acredita em negativas aqui pra Livramento?

 

Acredito sim, em algo próximo a -2oC, para cima ou até para baixo.

 

Outra coisa...o ar frio que vai chegar aqui no sábado, não é o mesmo ar frio do dia 22, que posteriormente recuaria, pra avançar em definitivo depois?

 

 

Não é o mesmo. É outro anticiclone frio, este próximo mais restrito ao sul do RS, pega um pouco SC e depois vai para o mar. Na seqüência teremos a entrada da umidade que vai gerar a baixa, preparando o impulso do outro e muito mais forte anticiclone.

Link to comment
Share on other sites

Rafael BH e Henrique: Concordo com vocês, é claro! As melhores MPs pra cá são as "híbridas", como 1994, 2007 e 2012

por exemplo. Mas existem aquelas "outliers", cuja trajetória é incomum: 1979 e 1985.

 

Europeu costuma ser um bom modelo que antecipa as coisas antes do GFS, mas desta vez ele está sozinho e ainda

temos a estabilidade do Global. Amigos, não se desesperem com as "barrigadas" dos modelos, na verdade isso é até

bom porque mostra a tendência de frio para o final de Maio. Tudo indica que o final deste mês será um tanto invernal

para o centro-sul!

Link to comment
Share on other sites

Então a primeira MP será tiro curto, pois na terça já esquentaria, e quarta faria até um certo calor. Em compensação de quinta em diante, o frio viria rachando.

Acho que a MP do final da semana que vem é certa, falta saber a abrangência e intensidade. Que o europeu tire o bloqueio, por favor!!

 

 

NÃO TEM BLOQUEIO NENHUM NO EUROPEU, PELAS 12Z, ELE JOGA O AR FRIO PARA O NORTE DA ARGENTINA E PASSARÁ POR CIMA DO SUL DO BRASIL, FOI MUITO BOM.

 

O MBAR E O GLOBAL ESTÃO BEM ESTÁVEIS, MAIS O GLOBAL, QUE TEM SIDO MUITO BOM ACIMA DOS 5 DIAS.

 

NO GERAL, FRIO INTENSO DE 23/24 EM DIANTE.

 

O GFS VOLTOU AO NORMAL.

Link to comment
Share on other sites

Purgante: quinta-feira e...

 

Médias Maio 2014 - 14 dias:

 

(+2,0) 19,1 - Porto alegre

 

(+2,6) 21,1 - Florianópolis

 

(+2,0) 17,1 - Curitiba

 

(+1,5) 19,8 - São Paulo

 

(-0,2) 20,3 - Belo Horizonte

 

A CAPITAL, FLORIPA, ESTÁ COM +1,7, A NORMAL DEVE SER ENTRE 19,4/19,6, NEM A PAU 18,4°C.

 

DE 1911 A 1990 ERA 19,6°C, NÃO SERÁ 18,4 DE 81/2010 NEM QUERENDO!

Link to comment
Share on other sites

Album fantástico no panoramio:

 

http://www.panoramio.com/user/5305076

 

Pra quem gosta de serra tem praticamente todas de SC, Agulhas Negras, Serra Fina e Garuva. Fotos lindíssimas de ângulos inexplorados.

 

Como é lindo a Serra Catarinense

 

RJ, MG e SC tem as serras mais lindas incrivel

Link to comment
Share on other sites

Aldo aquela foto que o Troyano postou é da Capela do Socorro que fica há uns 5 kms da represa de Guarapiranga , a de Barragem ainda é um mistério , mais o bairro é cercado pela Billings , e o melhor a represa lá é limpíssima e no bairro tem uma tribo de índios :sarcastic:

É... pouca gente (Mesmo paulistanos) sabe que existem terras indígenas dentro do município de São Paulo.

Uma fica ao lado do pico do Jaraguá e as demais (Guaranis) no extremo sul.

 

----------

 

Por aqui, na zona norte de Sampa, temos céu limpo por enquanto.

Como já comentado pelo Daniel, tivemos muitos cirrus hoje, chegando, em alguns períodos, a cobrir todo o céu.

 

Máximas,

Mirante: 25,5°C

IAG: 25,6°C

 

A umidade já está caindo bem, tendo chegado a 33% na automática do Mirante.

Amanhã, completamos 1 mês sem chuvas acima de 1 mm.

 

Quanto a essa próxima massa polar, vou acompanhando tranquilo, sem empolgação. :mosking:

 

Agora, 18°C nos 3 aeroportos.

Noite amena e agradável.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, é sério que Florianópolis tem MÉDIA de 19,XºC em Maio? Então até Juiz de Fora é consideravelmente mais

fria que Floripa nesse mês, pois nossa média é de 17,3ºC. Em compensação, a queda é pequena em JJ, pois nossa

média é de 16,3 no mês mais frio (Julho).

Link to comment
Share on other sites

NÃO TEM BLOQUEIO NENHUM NO EUROPEU, PELAS 12Z, ELE JOGA O AR FRIO PARA O NORTE DA ARGENTINA E PASSARÁ POR CIMA DO SUL DO BRASIL, FOI MUITO BOM.

 

 

Whattttttttt?????? Foi Ó-T-I-M-O! Uma belezura!

 

Tá certo que eu fiquei meio ceguinho depois da cirurgia, mas estou tanto assim?

 

Que beleza é a baixa bloqueando o avanço do anticiclone bem SOBRE o sul do Brasil, e não o anticiclone passando.

 

DotdjZt.png

 

olIjWwx.png

 

9pBpbPj.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.