Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Vitor, dias atrás os modelos apontavam resfriamento pro dia 18, depois postergaram pro dia 20, depois pro dia 22 e agora pro dia 24 ou 25. Essa "empurração" que me deixa de mau humor. Pode ser chororô, lamentação demais da minha parte, mas o BAZ vive e respira o frio, e já estamos na metade de maio e NADA. Quando chegar outubro obviamente não vou reclamar pela falta de frio, não é época pra isso.

Silvio e Torales, na minha modesta e leiga opinião, junho e julho fecharão acima da média, tudo leva a crer que teremos um inverno ameno. Acredito que uma MP moderada virá a cada mês, e nada além disso.

 

Nada pro sul.No sudeste tivemos bons resfriamentos.E é leviano dizer que o sul tá quente.Pode não tá nevando, mas o frio padrão esta aí.

Henrique , está bem fora do padrão. Logo trarei dados de anomalias.

Link to comment
Share on other sites

HenriqueBH, para os padrões daqui, tá quente sim, muito acima da média. O Bruno citou a anomalia por estas bandas: +3. Se isso não é o suficiente, então largo tudo e páro de ler sobre meteorologia.

Bruno, basta rever algumas postagens em páginas anteriores e verás escritas sobre a "normalidade" atual.

Não vi. Apenas vi que algumas previsões apontavam normalidade.

 

Bruno,

 

como estão as atualizações do CFS pra junho?

 

Sds.

Vou ver, recem cheguei de viagem aí de SP. Tenho que me estabelecer ainda :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Vitor, dias atrás os modelos apontavam resfriamento pro dia 18, depois postergaram pro dia 20, depois pro dia 22 e agora pro dia 24 ou 25. Essa "empurração" que me deixa de mau humor. Pode ser chororô, lamentação demais da minha parte, mas o BAZ vive e respira o frio, e já estamos na metade de maio e NADA. Quando chegar outubro obviamente não vou reclamar pela falta de frio, não é época pra isso.

Silvio e Torales, na minha modesta e leiga opinião, junho e julho fecharão acima da média, tudo leva a crer que teremos um inverno ameno. Acredito que uma MP moderada virá a cada mês, e nada além disso.

 

Bueno, até a MP de Julho 2013 os modelos ficaram adiando com a barriga, isto é normal. O que acontece é que a maioria das vezes adiantam e depois matam.

 

Não é o que está ocorrendo agora, aliás, a 18Z GFS saindo do forno e mostra a MP já atuando daqui 7 dias na nossa região.

 

Vai vir o 1º frio forte do Ano Rafael, acalme-se. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal...

Gostaria de dar apenas uma palavrinha sobre o PNI:

parabéns a o BAZ por ter tido a iniciativa de instalar uma estação em um lugar tão único, tão peculiar em termos de clima e de ecossistema.. um lindo parque com um clima de montanha que não se pode encontrar em qualquer outra localidade monitorada no Brasil (não que eu conheça...) monitorar áreas urbana é interessante pois nessas áreas podemos observar a influência do clima em relação à população e seu modo de lidar com o mesmo... a interação entre clima e sociedade... porém monitorar áreas desprovidas da influência antrópica, ainda intocáveis, sem ilhas de calor e/ou quaisquer outras agravantes de mudança de um clima local é muito mais interessante uma vez que nestes lugares observamos o real clima de um local sem qualquer interferência ou pelo menos o mais próximo disso... podemos observar o verdadeiro clima de um local e o PNI é um desses locais... um parque com lindas montanhas de quase 3 mil metros... um parque que possui ecossistemas que vai da mata atlântica tropical, passa por matas de araucárias, campos alpinos e chega aos lindos picos com formações rochosas nuas ao sol da montanha... quando pensaríamos que um dia poderíamos registrar médias mensais de minimas negativa em solo brasileiro... e já em maio hein... um parque com baixadas com altitude maior do que qualquer pico e elevação que se tenha conhecimento nas regiões sul, centro-oeste e nordeste... baixadões poderosos a 2400, 2500mt de altitude... incrivel para os padrões brasileiros... região detentora da terceira maior nevada da história do Brasil... temperaturas incríveis, paisagens exuberantes, não podemos conhecer de perto um clima a uma altitude andina por exemplo mas o PNI é o que mais próximo podemos ter disso... simplesmente fantástico...Parabéns ao BAZ...um marco para a meteorologia brasileira assim como todas as outras estações em ponto diversos deste vasto país... cada uma com suas peculiaridades... e por isso meu orgulho só aumenta em relação à diversidade deste país...

Vou imitar a globo agora...rsrsr... PNI: Isso é MG, isso é RJ, isso é sudeste... e o principal: ISSO É BRASILLL!!! E portanto é de todos nós...

Me desculpem se falei algo errado do ponto de vista geográfico, científico ,meteorologico ou o que seja...mas é isso o que eu penso e defendo...

 

Abraços a todos!!!

Link to comment
Share on other sites

GFS, Global, Japa, Europeu e CFS concordando.

 

Anticiclone polar continental em zona de ataque ao Cone Sul em 192h junto a áreas de baixa pressão em aprofundamento no Cone Sul por todos os modelos de longo alcance.

 

Por tudo que tenho visto não tenho dúvidas de se tratar da primeira grande erupção continental ampla deste ano.

 

Jato subtropical ondulando, possibilitando a entrada de ar frio.

 

Essa vem com tudo!

Link to comment
Share on other sites

Nada pro sul.No sudeste tivemos bons resfriamentos.E é leviano dizer que o sul tá quente.Pode não tá nevando, mas o frio padrão esta aí.

 

A que lugar do sul se refere? Aqui estou cerca 3°C acima da média, não há nada de frio padrão. Não tive nenhuma sub-10 ainda... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais Maio 2014:

 

Buenos Aires : (+0,4) 17,2

 

Porto Alegre : (+2,4) 19,2

 

Florianópolis : (+3,0) 21,5

 

Curitiba : (+3,4) 18,0

 

São Paulo : (+2,0) 20,7

 

Belo Horizonte : (+0,4) 20,2

 

Campo Grande : (+2,5) 21,6

 

Goiânia : (+1,8) 23,9

 

 

OBSERVE A MESMA TABELA NA SEXTA QUE VEM...

 

Aguardando a sexta-feira, Coutinho. Vai ser difícil...

 

Ronaldo, dificilmente teremos mudanças significativas até sexta. Tá muito ruim, por enquanto...

Link to comment
Share on other sites

GFS mostra um cenário clássico de massa polar bloqueada, num cenário hoje parecido (no interior do continente) com o fim de maio de 2008. Não gostei. Traria uma máxima de 18°C aqui, nada além disso, ao passo que Cáceres-MT pode ter máxima de apenas 11°C!

 

Sério?No Accuweather Campo Grande teria máxima de 21ºC, rapidamente chegando a 31ºC.Até o limite da previsão, a Climatempo dá 10ºC pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Acabo de ver a previsão do tempo pra sampa na climatempo:

 

Sexta-Feira, 23/05

Max 18º Min 9º

 

Sábado, 24/05

Max 18º Min 5º ???????/

A previsão da Climatempo para mais de 5 dias é saída bruta de modelos.

Isso pode (E provavelmente vai) mudar radicalmente.

 

-----------

Aqui em Sampa, estamos de céu encoberto.

Os ventos de SE/SSE aumentaram de intensidade à tarde.

 

Mirante: 14,7°C / 25,2°C

IAG: 12,8°C / 25,9°C

 

Agora, temperaturas em torno dos 18°C no Mirante, IAG, Congonhas e Cumbica.

Só o Campo de Marte indica 22°C (????)

Link to comment
Share on other sites

GFS mostra um cenário clássico de massa polar bloqueada, num cenário hoje parecido (no interior do continente) com o fim de maio de 2008. Não gostei. Traria uma máxima de 18°C aqui, nada além disso, ao passo que Cáceres-MT pode ter máxima de apenas 11°C!

 

Sério?No Accuweather Campo Grande teria máxima de 21ºC, rapidamente chegando a 31ºC.Até o limite da previsão, a Climatempo dá 10ºC pra cá.

 

Vi a 18Z direto do modelo. Vou postar uns mapas aqui:

[attachment=1]2305201418Z.PNG[/attachment]

[attachment=0]2505201406Z.PNG[/attachment]

 

O Accuweather da uma queda acentuada pra BH no dia 26...ta muito no final da grade ainda pra bater o martelo e estipular máximas e mínimas.Essa semana mesmo a Climatempo errou bem errado a máxima e mínima de BH , corrigindo de ultima hora.

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhadinha no Europeu.Sabendo que as máximas costumam ficar 3ºC abaixo do que é visto na prática aqui.Ele mostra 7ºC de mínima e 15ºC de máxima.

 

Pelo que vi no tu tiempo, saída bruta:

 

menor máxima: 15ºC

menor mínima: 7ºC.

 

Campo Grande: 16/9 menores temps.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Se essa MP se confirmar, o Eugenio Hackbart errou feio ao falar que não haveria frio intenso até 10 de junho

 

É preciso parar de distorcer o que os outros afirmam aqui no BAZ. O Eugênio não falou que não haveria frio intenso até

10 de junho. Ele disse há uns 5-7 dias atrás que pelos modelos de longo prazo não haveria frio forte antes de 10 de junho. Ora, alguém viu algo diferente nestes modelos há uma semana? Eu não!!!

Link to comment
Share on other sites

Tomara Vitor, tomara que venha mesmo daqui 7 dias!!

Essa onda de altercações, "brigas" e discussôes aqui no BAZ, tem muito a ver com a falta de frio.

 

Fiz a anomalia de Bagé hoje...está com +1,9 neste mês...até que não é nenhuma tragédia se tratando que a 2a quinseza será mais fria..

 

O que torna essa anomalia bizarra, é que não tivemos nenhum indício sequer de Veranico, ou seja, o clima está realmente uma mierda, totalmente monótono. Agora com essas chuvaradas e uma MP forte, irá agitar as coisas.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, hoje foi um dia de forte TPF aqui no Baz, he he. Essa "tensão pré-frio" faz todo mundo enlouquecer, ou como diz um amigo meu, "o vento que vem do norte deixa todo mundo doido" he he. Aqui em Canela uma linda lua e quadro de pré-frontal. Sobre o PNI, acho espetacular termos os dados de lá, mais do que isso, gostaria de ver nosso amigo Mioto escalando e fazendo belas fotos daquele parque numa forte onda de frio!!!

Link to comment
Share on other sites

O Accuweather da uma queda acentuada pra BH no dia 26...ta muito no final da grade ainda pra bater o martelo e estipular máximas e mínimas.Essa semana mesmo a Climatempo errou bem errado a máxima e mínima de BH , corrigindo de ultima hora.

 

Se for tão continental como se aponta, essa MP do final de maio não será nada boa para a região central de MG, ou seja, Grande BH. Como sempre, essas massas continentais são melhores até para o Centro-Oeste e Norte do Brasil do que para SP e MG.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sério?No Accuweather Campo Grande teria máxima de 21ºC, rapidamente chegando a 31ºC.Até o limite da previsão, a Climatempo dá 10ºC pra cá.

 

 

O Accuweather da uma queda acentuada pra BH no dia 26...ta muito no final da grade ainda pra bater o martelo e estipular máximas e mínimas.Essa semana mesmo a Climatempo errou bem errado a máxima e mínima de BH , corrigindo de ultima hora.

 

Se for tão continental como se aponta, essa MP do final de maio não será nada boa para a região central de MG, ou seja, Grande BH. Como sempre, essas massas continentais são melhores até para o Centro-Oeste e Norte do Brasil do que para SP e MG.

 

Nem toda continental é ruim para nós.Ele só deve se posicionar bem.

 

Sei que alguns aqui arrepiam quando se fala em continental. :prankster: Mas são elas que nos dão o frio mais intenso.A última marítima teve um valor de pressão forte, mas foi marítima, máximas ruins, mínimas acima de 10.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com o frio que tivemos estamos acima da média. :laugh:

 

Acho que é surreal querer sonhas com temperaturas abaixo da média.Esqueçam, o clima esquentou.O mês que tiver temperaturas normais ou abaixo da média será considerado um mês com ondas de frios muito fortes que não acontecem sempre.

 

Vc já olhou a fundo os dados de todas estações brasileiras no passado recente para afirmar isso?

 

Basta um mês com 1/2 incursões polares fortes para balbuciarem que o tempo está extremo.

Link to comment
Share on other sites

 

Nem toda continental é ruim para nós.Ele só deve se posicionar bem.

 

Sei que alguns aqui arrepiam quando se fala em continental. :prankster: Mas são elas que nos dão o frio mais intenso.A última marítima teve um valor de pressão forte, mas foi marítima, máximas ruins, mínimas acima de 10.

 

Minha experiência com continentais é péssima...aquela de julho de 2013 foi terrível para BH, por exemplo! Posso estar errado, mas geralmente o que faz uma massa polar avançar pelo interior é justamente o fato de haver uma alta poderosa com origem no atlântico subtropical (ASAS) sobre a porção oriental do Brasil. Pago para ver uma continental entrando pelo interior e depois atingindo latitudes baixas no litoral. É muito raro!

Link to comment
Share on other sites

Pega uma veneziana que ninguém usa mais Vitinho, é fácil fazer um abrigo de uma cortina que seja, coloca um bom termômetro dentro, em altura padrão, eu acredito nos teus dados, seria ideal uma Davis nestas baixadas de Bagé.Vamos lá, quem tem ideia da realidade não tem pq temer os dados...Eu acho ótimo que coloquem estação em baixada em vários pontos do país, assim vai caindo o mito que friozão bem abaixo de zero é só em SC...

Sem bairrismo, mas tá na hora do RS revelar o verdadeiro frio de suas canhadas, seja de Bagé, Livramento, Soledade, Vacaria, Canela etc... :ok:

Link to comment
Share on other sites

PHP, apenas uma pergunta, numa boa...por que tu é tão fissurado em querer mostrar que Soledade é a mais fria?

Livramento é mais fria que Soledade, no entanto nunca fiz competição nenhuma. Não só com Soledade, como qualquer outra cidade, é algo inútil.

Tem regiões aqui do município que certamente beira os 2 dígitos negativos nas megas ondas de frio, no entanto 99% da população do município não sente o clima de lá. Geograficamente está no município, mas não é a realidade da sede.

 

As baixadas do planaltinho de quase 400 metros de altitude locaizado à sudoeste da cidade certamente é um mundo a parte da sede do município.

Eu não quero mostrar que Soledade é mais fria, tanto que FX é mais fria que Soledade, eu quero é ajudar a ter medições em várias partes do Brasil...não sei pq isto incomoda tanto...sem este papo de que não tem ninguém, olhem no GE, FX tem muito mais moradores nas vilas do interior do que na cidade.

Ah tem baixada poderosa aí, eu sei que tem, mas então vamos dar um jeito e colocar uma estação, para ver.

Livramento é mais fria é?Pois bem em que aspecto?Sensação térmica nas coxilhas, equivalente...nas mínimas de baixada acho que não, falta colocar na baixada pra gente ver. :ok:

Bah esta teoria de só verificar temperatura em cidade é coisa de quem não quer descobrir o frio que faz neste país... :ok:

 

Não me incomoda nenhum pouco monitorar dados do interior. Aliás, eu gosto muito. Prefiro muito mais os dados do interior do que o de cidades. São dados comparáveis com o passado.

 

Livramento tem normal mais fria que Soledade para JJA. Olhe: http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/tabela16.html

Link to comment
Share on other sites

Ah Bruno,tu não vai querer pegar os dados ridículos de topo aqui pra comparar com Livramento, para dizer que lá é mais fria...

E nem falei da neve que cai todos os anos aqui nas partes mais elevadas. :mosking:

Então tá, não quero concorrer com Livramento, vou aceitar que na média então é mais fria, vamos aguardar a mínima absoluta, pra ver como se sai...

Link to comment
Share on other sites

Ah Bruno,tu não vai querer pegar os dados ridículos de topo aqui pra comparar com Livramento, para dizer que lá é mais fria...

E nem falei da neve que cai todos os anos aqui nas partes mais elevadas. :mosking:

Então tá, não quero concorrer com Livramento, vou aceitar que na média então é mais fria, vamos aguardar a mínima absoluta, pra ver como se sai...

 

PHP, e vc acha que o dado de Livramento não é de topo?

 

É topo x topo.

 

Quanto a neve, é inegável que neva mais em Soledade. Mas estávamos discutindo isso?

Link to comment
Share on other sites

 

Nem toda continental é ruim para nós.Ele só deve se posicionar bem.

 

Sei que alguns aqui arrepiam quando se fala em continental. :prankster: Mas são elas que nos dão o frio mais intenso.A última marítima teve um valor de pressão forte, mas foi marítima, máximas ruins, mínimas acima de 10.

 

Minha experiência com continentais é péssima...aquela de julho de 2013 foi terrível para BH, por exemplo! Posso estar errado, mas geralmente o que faz uma massa polar avançar pelo interior é justamente o fato de haver uma alta poderosa com origem no atlântico subtropical (ASAS) sobre a porção oriental do Brasil. Pago para ver uma continental entrando pelo interior e depois atingindo latitudes baixas no litoral. É muito raro!

 

Meu caro.A MP de 2013 é caso de meio século, quiçá 100 anos.Nem espero por algo semelhante este ano, se alguns aqui sonham.

Esse tipo de MP tem uma regularidade muito baixa.

 

Você está generalizando muito essas MPs continentais.Muitas MPs desse tipo tem uma trajetória altamente favorável, como o Renan já disse por aqui.

 

Resumindo, não é raro não.É até comum...você está confundindo um tipo de MP que se aloja no centro da América do Sul ficando bloqueada.Mas a frequência desse tipo de trajetória é BEM menor que das outras.

 

Este ano mesmo já tivemos uma continental que provocou recorde aqui.Ela passou em cima do Rio Grande do Sul.

 

A palavra "Continental" virou um insulto, palavrão no sudeste...Bobagem, deveriam rever tudo isso.Tudo depende da trajetória.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ah Bruno,tu não vai querer pegar os dados ridículos de topo aqui pra comparar com Livramento, para dizer que lá é mais fria...

E nem falei da neve que cai todos os anos aqui nas partes mais elevadas. :mosking:

Então tá, não quero concorrer com Livramento, vou aceitar que na média então é mais fria, vamos aguardar a mínima absoluta, pra ver como se sai...

 

PHP, e vc acha que o dado de Livramento não é de topo?

 

É topo x topo.

 

O RS precisa de reforços na guerra contra os mitos... :mosking:

Vamos lá campanha estação BAZ em Bagé e Livramento... :ok:

Fico feliz da mesma forma se der mínimas bem negativas lá.

Vamos parar com o fogo amigo, o RS ficou muito tempo tomando laço nos livros de geografia, por falta de dados de baixadas. :friends:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Inverno climático iniciando por volta de 21/22 Maio ao que me parece! A primeira GRANDE MP do ano, sem dúvida. Com isso, teremos exatamente 1 mês de outono climático aqui em Sampa, o que é de praxe. Tem sido um outono normal para meia-boca. Já o outono na serra da Mantiqueira, MG foi bem melhor, região mais "beneficiada" com MP velha e seca. No leste da região Sul, meia boca. No sul gaúcho para baixo, outono médio,-meia boca.

 

Não estou nem decepcionado nem super satisfeito com o outono que temos tido.

 

Os 12 anos de BAZ e as "super expectativas" já não me "picam" mais. Já me satisfaço com a realidade e "normalidade" climática em Sampa, já que mês abaixo da média parece que não "rola" mais.

 

Sem nenhuma noção ainda de como será o inverno.

 

Por ora, verão HISTÓRICO, longo e acentuado (meados/final Novembro até 22 Março), transição verão-outono com mais cara de verão (22 Março à 21 Abril) e outono normal-meia boca (21 Abril a 22 Maio). Isso para São Paulo-Capital.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.