Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Será que nem o Gremio....mesmo com futebol feio é o melhor do Pais....[/color]

 

Carlos, são nossas reações diferentes para as mesmas emoções.

 

Eu nunca vi o Grêmio campeão com um toque de bola refinado com um time leve enfim "o senhor" representante do futebol arte.

 

e nesse simbolismo será muito difícil ver o PNI dando espetáculo [ não esqueça o - 6,x] aquele espetáculo de paisagens deslumbrantes não acho provável como rotina eventualmente, sim.

 

Diego, análise sóbria e pertinente.

 

O MI está para o Inter como o Gremio está para o PNI...

Link to comment
Share on other sites

Para aqueles que não acreditam no mapa, "que esse verão é um absurdo aqui na minha cidade", "que isso é impossível de ocorrer", "que o interior do continente não pode estar tão frio assim", vejam como está o ano já com médias calculadas aqui na estação de Livramento (instalada por mim):

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN23&day=3&year=2014&month=4&graphspan=year

 

Mensalisem os dados e vejam como os meses de verão foram abaixo da média. A estação não passou de 37,8C!

Link to comment
Share on other sites

Para aqueles que não acreditam no mapa, "que esse verão é um absurdo aqui na minha cidade", "que isso é impossível de ocorrer", "que o interior do continente não pode estar tão frio assim", vejam como está o ano já com médias calculadas aqui na estação de Livramento (instalada por mim):

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN23&day=3&year=2014&month=4&graphspan=year

 

Mensalisem os dados e vejam como os meses de verão foram abaixo da média. A estação não passou de 37,8C!

 

Em Bagé a máxima absoluta de 2014 por enquanto está muito baixa se comparada com o que ocorre anualmente. Tanto que como já falei nem ouve uma Onda de Calor sequer, ficou chovendo pra Baralho todo Verão, assim como o Uruguay. Quem sabe em Dezembro chegue aos 38/40 por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Dá para se notar que o leste de SP foi o mais afetado pelo bloqueio, para desespero dos

paulistanos.

 

Em MG, o verão foi certamente muito quente, mas o principal destaque foi a pouca

chuva. Pena não termos usuários frequentes do MS aqui no BAZ, eles estariam rindo

de nosso desespero durante a onda de calor, pois lá eles simplesmente não tiveram

o habitual calor.

Link to comment
Share on other sites

Aldo nem precisa fotografar olha só :sarcastic: , entra no facebook do IAG-USP tem todas as fotos la , nao to conseguindo abrir pra postar aqui !
É que eu sou um E.T. de outra galáxia, não tenho "Feicibuqui". :mosking: :laugh:

Eu sempre dou uma olhada no twitter deles. Às vezes tem novidades (Extremos do tempo, cursos, etc).

Mas não há nenhuma referência a essa troca de abrigo.

 

Em Sampa, nada de novo: sol entre nuvens e vento marítimo.

 

Mirante: 19,6°C / 26,7°C

IAG: 17,9°C / 26,5°C

Link to comment
Share on other sites

 

Imagens valem mais que mil palavras:

 

DSC00756.jpg

 

Considero o Maciço do Itatiaia nossa pré-cordilheira por excelência. :good2:

 

Essa visão é es-pe-tá-cu-lar !!!!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Ainda não vai ser hoje que teremos uma noite com céu limpo.

 

Tudo nublado, nuvens baixas e vento.

 

Tudo isso e 16,6°C casa.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um começo de manhã garoa,o tempo foi abrindo,o céu azul estabelecendo no final da manhã e começo da tarde, no começo, a partir das 14 horas cúmulos já se desenvolvendo, por volta de 15 h 30 os primeiros trovões ocorrendo ao longe, tempo fechando para todos os quadrantes,vento de sul , ás 15 h 55 barras de chuva ao longe na direção noroeste e na sudeste, primeiros pingos esparsos começam a cair ás 16 h 10, exatamente ás 16 h 15 a chuva desaba em cima de Laje do Muriaé-RJ, menos forte do que ontem, mas pancadas contínuas por 55 minutos, foi diminuindo até parar ás 19 h 30.

 

Fui medir a chuva dez minutos atrás, foram mais 41 milímetros, totalizando 98 milímetros em dois dias, faltando mais 7 mm para ultrapassar o total de março.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o SIMEPAR, vai fazer uma máxima de 26°c em Curitiba no sábado e 27°c no domingo. Pessoalmente, acho quente demais para um mês de abril na capital paranaense, mas mesmo assim bem melhor do que os 33°c que vai fazer sábado em Porto Alegre! Vou me livrar desse calorão aqui, pois estarei em Curitiba este próximo final de semana...

Não conseguiremos deixar as "mangas curtas" tão cedo pelo jeito... Infelizmente.

Não vejo a hora do outono de verdade chegar de vez.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Estes mapas postados pelo Bruno são os mais contrastantes com relação as minhas perspectivas até hoje. Com certeza a realidade de quem vive na região leste do sul/sudeste em relação ao oeste são bem diferentes.

 

Estou torcendo muito para que as médias do Atlântico baixem, pois é ele quem manda principalmente nesta época do ano com ausência de MPs.

 

Baseado nos argumentos de outros posts, pra mim médias de temperaturas e máximas e mínimas absolutas mascaram e muito uma relaidade, o que vale são horas/dias sob temperaturas acima ou abaixo da média.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos vêm apontando um amanhecer frio em certas áreas do Sudeste nos dias 7 e 8

próximos. Para cá o GFS chega a dar 13C de mínima, sendo assim a primeira sub-15 do ano.

 

Porém, vamos esperar mais um pouco para confirmar essa possibilidade, mas o fato é que

se ocorrer a Mantiqueira terá então uma mínima sub-5 em algumas cidades e sub-0 lá no

PNI.

Link to comment
Share on other sites

Também não curto estes mapas. Primeiro que não tem precisão geográfica. E esta anomalia de 3 meses. Olhando para o mapa sem se informar, não se sabe o sufoco que passamos aqui. Claro que pode ajudar que "exagera" um pouco o calor aqui no Fórum. Para mim é só pra ter uma base de como foi, mas continua sendo bem enganador.

Link to comment
Share on other sites

Que chato saber que a primeira metade de abril será quente no centro sul do Brasil!

Já vi que vamos ter um abril igualzinho aos do anos de 2002, 2005, 2011. Assim também não dá!

 

Pelo visto deve ser aquele bloqueio horroroso que vem novamente nos atormentar!

 

Abaixo segue o desânimo no mapa de temperaturas do modelo GFS pros próximos 16 dias.

 

Nada de verdinho (by Mafili) nas serras do sul do Brasil. Nada de amarelinho no leste paulista!

A situação só piora do 9° ao 16° dia, nem amarelo teremos no Brasil :( :( :( :(

 

DE-PRI-MEN-TE !!!!

 

X6dFSPt.png

Link to comment
Share on other sites

Dá para se notar que o leste de SP foi o mais afetado pelo bloqueio, para desespero dos

paulistanos.

 

Em MG, o verão foi certamente muito quente, mas o principal destaque foi a pouca

chuva. Pena não termos usuários frequentes do MS aqui no BAZ, eles estariam rindo

de nosso desespero durante a onda de calor, pois lá eles simplesmente não tiveram

o habitual calor.

 

Realmente, não teve muito calor no verão de BH.A maior temperatura foi de 34ºC.Depois ficou em 29/30 por dois meses.Em Janeiro de 2006 lembro de 36ºC e vários dias com 35ºC.

Link to comment
Share on other sites

Que chato saber que a primeira metade de abril será quente no centro sul do Brasil!

Já vi que vamos ter um abril igualzinho aos do anos de 2002, 2005, 2011. Assim também não dá!

 

Pelo visto deve ser aquele bloqueio horroroso que vem novamente nos atormentar!

 

Abaixo segue o desânimo no mapa de temperaturas do modelo GFS pros próximos 16 dias.

 

Nada de verdinho (by Mafili) nas serras do sul do Brasil. Nada de amarelinho no leste paulista!

A situação só piora do 9° ao 16° dia, nem amarelo teremos no Brasil :( :( :( :(

 

DE-PRI-MEN-TE !!!!

 

X6dFSPt.png

 

 

Brasil: país do verão eterno

Link to comment
Share on other sites

Brasil: país do verão eterno

 

Essa foi ótima hehehe

Mas do jeito que está, parece que esses dias de calor no centro sul do Brasil nunca mais vão terminar!

Pelo visto, aquele frente fria que o Rodolfo comentou no final de semana que iria avançar além da Bahia nem está mais de pé.

 

============================

 

Falando em Rodolfo, percebi que ele está mais ausente aqui nas últimas semana. Sinto falta daquelas análises dele em relação aos modelos.

 

============================

 

Temos agora com algumas nuvens baixas vindas do mar aqui no Tatuapé. No começo da noite chegou até a cair uns pingos de chuva fraca, mas parou logo! No momento, temperaturas por dos 20/21 graus nas estações do CGE perto daqui.

Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio o tempo permaneceu nublado durante toda a madrugada até o início da manhã.

Por volta das 9h o tempo limpou e assim permaneceu até o final da tarde, quando nuvens carregadas provocaram chuva fraca entre às 18h e 21h.

Por volta de 23h30 voltou a chover fraco e há pouco tempo parou de chover.

A temperatura variou entre 17,9ºC e 29,1ºC.

O acumulado de chuva foi de 5,2 mm no INMET e 5 mm em casa.

Link to comment
Share on other sites

Brasil: país do verão eterno

 

Essa foi ótima hehehe

Mas do jeito que está, parece que esses dias de calor no centro sul do Brasil nunca mais vão terminar!

Pelo visto, aquele frente fria que o Rodolfo comentou no final de semana que iria avançar além da Bahia nem está mais de pé.

 

============================

 

Falando em Rodolfo, percebi que ele está mais ausente aqui nas últimas semana. Sinto falta daquelas análises dele em relação aos modelos.

 

============================

 

Temos agora com algumas nuvens baixas vindas do mar aqui no Tatuapé. No começo da noite chegou até a cair uns pingos de chuva fraca, mas parou logo! No momento, temperaturas por dos 20/21 graus nas estações do CGE perto daqui.

 

É o que eu digo sempre: deprimente mesmo este quadro! O tempo vai passando, passando... Vem um ou dois frios fortes mesmo num ano inteiro e depois já voltamos para as mangas curtas... Tem sido assim, infelizmente! Frio fortíssimo poucas vezes ao ano, quando vem!

Vamos torcer para que mude. No entanto, acho complicado. Vamos ter que nos acostumar nos próximos anos com este padrão.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Artur comentou sobre a turbulência típica quando da influência de um

anticiclone no oceano, e desta vez parece que isso está acontecendo por

aqui neste momento.

 

Temos céu nublado, ventos de sul/sudeste e chuviscos ocasionais.

Amanhã o tempo abre e teremos sol e um pouco de calor à tarde, o que

vai favorecer o rápido resfriamento noturno. Por isso, o GFS coloca 13C

na manhã de Domingo, o que se configurará como a primeira sub-15 do

ano.

 

Porém, o tempo esquenta rapidamente e teremos sol e calor na semana

que vem. Chance do outono climático se estabelecer por definitivo fica

para a segunda metade do mês, conforme já comentado por alguns

colegas.

Link to comment
Share on other sites

No amanhecer de Domingo:

 

Juiz de Fora - 12/14

 

Barbacena - 09/11

 

BH (Ingleses) - 11/13

 

BH (centro) - 15/17

 

Bom Jardim de Minas - 09/11

 

São Lourenço - 08/10

 

Maria da Fé - 05/07

 

Pouso Alegre - 10/12

 

Monte Verde - 04/06

 

 

Estas são minhas projeções, baseado no que tenho visto nos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Também não curto estes mapas. Primeiro que não tem precisão geográfica. E esta anomalia de 3 meses. Olhando para o mapa sem se informar, não se sabe o sufoco que passamos aqui. Claro que pode ajudar que "exagera" um pouco o calor aqui no Fórum. Para mim é só pra ter uma base de como foi, mas continua sendo bem enganador.

O mapa é uma fraude?

Link to comment
Share on other sites

No amanhecer de Domingo:

 

Juiz de Fora - 12/14

 

Barbacena - 09/11

 

BH (Ingleses) - 11/13

 

BH (centro) - 15/17

 

Bom Jardim de Minas - 09/11

 

São Lourenço - 08/10

 

Maria da Fé - 05/07

 

Pouso Alegre - 10/12

 

Monte Verde - 04/06

 

 

Estas são minhas projeções, baseado no que tenho visto nos modelos.

 

 

 

Uh delicia Uh delicia :sarcastic: , que vontade de uma sub-5

 

 

Hoje amanhecemos assim :

 

PWS LAGE 12,3°C

 

PWS TOATOA 13,5°C

 

Sol poucas nuvens !

Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem estive na parte alta de Joinville coletando os dados das minhas estações. O que a nebulosidade marítima faz na região não é brincadeira. Sofremos algo parecido com o que o Artur e aborda da serra de SP estão sofrendo. Chuva intermitente durante todo o período que estive, por vezes pancadas espessas (não fortes, mas aquelas chuvas que parecem ocupar todo centímetro quadrado disponível). Chuvas suficientes para subir o nível dos rios por onde passei.

 

Temperatura amena devido à nebulosidade e chuvas na região...

 

Hoje cedo, mesmo com céu chapado, a Serra Dona Francisca baixou para a casa dos 15,8ºC. (alooo PH o Tuias com céu aberto não chegou nisto hehehehe brincadeeeira)

 

Aqui em Joinville estações entre 19 e 21ºC, céu parcialmente nublado mas o sol saindo com mais intensidade do que ontem

Link to comment
Share on other sites

Douglas

 

É neblina na imagem?

 

 

 

JT

Pode estar fznd calor em praticamente todo o centro-sul, mas não em Curitiba.

Máxima ontem de 20°C no aero.

MÁXIMA ONTEM DE 20°C!!

 

A menos q eu esteja com a noção de calor totalmente distorcida..

 

Abraços

 

Sim, amigo!

Ontem estava realmente um pouco friozinho na capital paranaense. Até meu irmão me comentou isso.

No entanto, neste final de semana a temperatura já sobe consideravelmente. Não vai fazer o calorão de POA, mas vai chegar a uns 26°c ou 27°c na parte da tarde, o que já é bem "quentinho" para um mês de abril e para uma cidade com 900 m de altitude.

ABRAÇOS!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem estive na parte alta de Joinville coletando os dados das minhas estações. O que a nebulosidade marítima faz na região não é brincadeira. Sofremos algo parecido com o que o Artur e aborda da serra de SP estão sofrendo. Chuva intermitente durante todo o período que estive, por vezes pancadas espessas (não fortes, mas aquelas chuvas que parecem ocupar todo centímetro quadrado disponível). Chuvas suficientes para subir o nível dos rios por onde passei.

 

Temperatura amena devido à nebulosidade e chuvas na região...

 

Hoje cedo, mesmo com céu chapado, a Serra Dona Francisca baixou para a casa dos 15,8ºC. (alooo PH o Tuias com céu aberto não chegou nisto hehehehe brincadeeeira)

 

Aqui em Joinville estações entre 19 e 21ºC, céu parcialmente nublado mas o sol saindo com mais intensidade do que ontem

 

Taí um belo lugar para o modus vivendis carlosdianos prosperar :mosking:

Link to comment
Share on other sites

.....O mapa é uma fraude?

 

Não exatamente uma fraude.

 

Como foi dito por mim diversas vezes.

 

-As cores quentes e vibrantes [vermelhos e suas nuances] para anomalias positivas.

 

-Os tons pastéis [ azuis pálidos] para anomalias negativas.

 

Causam diferentes impressões em olhos não treinados.

 

Assim temos artistas computacionais que transmitem ao público em geral a "realidade" que o artista vê.

 

Os mapas do Drº Ryan que o Bruno postou e os mapas da NECP partem exatamente da mesma base de dados.

 

Exceto se estações novas fora de localização adequado forem adicionadas no mapeamento.

 

Assim, Não é fraude.

 

São interpretações ARTÍSTICAS da realidade.

 

Olhem que interessante como está o ano até o momento. São Paulo tá no limbo!

 

file.php?id=3589

 

Limbo, que maravilha.

 

Como minha área de atenção é o Eixo São Joaquim/Curitiba/Sudeste.

 

Tudo dentro do combinado com o Atlântico Sul 20/30S a 30/50 W ainda com anomalias positivas exageradas.

 

Abraços

 

34iqov4.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.