Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Brasil: país do verão eterno

 

Essa foi ótima hehehe

Mas do jeito que está, parece que esses dias de calor no centro sul do Brasil nunca mais vão terminar!

Pelo visto, aquele frente fria que o Rodolfo comentou no final de semana que iria avançar além da Bahia nem está mais de pé.

 

============================

 

Falando em Rodolfo, percebi que ele está mais ausente aqui nas últimas semana. Sinto falta daquelas análises dele em relação aos modelos.

 

============================

 

Temos agora com algumas nuvens baixas vindas do mar aqui no Tatuapé. No começo da noite chegou até a cair uns pingos de chuva fraca, mas parou logo! No momento, temperaturas por dos 20/21 graus nas estações do CGE perto daqui.

 

É o que eu digo sempre: deprimente mesmo este quadro! O tempo vai passando, passando... Vem um ou dois frios fortes mesmo num ano inteiro e depois já voltamos para as mangas curtas... Tem sido assim, infelizmente! Frio fortíssimo poucas vezes ao ano, quando vem!

Vamos torcer para que mude. No entanto, acho complicado. Vamos ter que nos acostumar nos próximos anos com este padrão.

Abraços!

 

O Brasil é um país de friagens safadas.

 

Frio de verdade pra mim é aquele que faz no hemisfério norte, ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

PASSE UM INVERNO AQUI.

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

 

 

EM SC, +- 1000 000 MORAM EM ÁREAS ACIMA DOS 500/700 E PERTO DE 500 MIL OU + ACIMA DOS 800 M, OU SEJA, UMA BOA PARCELA DOS CATARINAS MORAM EM ÁREAS FRIAS A BEM FRIAS.

 

+- 4/5 MILHÕES TEM VÁRIOS DIAS AO ANO ABAIXO DOS 5 E 1/5 DIAS PERTO DE ZERO OU MENOS.

Link to comment
Share on other sites

PASSE UM INVERNO AQUI.

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

 

ORAS BOLAS, ESTOU NO BRASIL!! SÓ NO TOPO DA SERRA TEM MAIS DE 50 MIL BRASUCAS!

 

AGORA SE FOR COMPARAR COM O BRASIL A ÁREA QUE REALMENTE TEM INVERNO, NEVE E GEADAS SEVERAS É RIDÍCULO, SÃO +-10 MIL KM2, 70% EM SC, MAS É BRASIL ORAS BOLAS, ASSIM COMO NOS USA TEM +- 10% COM CLIMA TROPICAL.

Link to comment
Share on other sites

Em São Joaquim o frio é brabo mesmo. Moro em Curitiba, mas meu pai é de lá. Até já pensei em morar na região, mas acabou não dando certo. Mas eu adoraria, porque a região é belíssima e fria pra caramba!

 

Pessoal, mudando de assunto, o Climatempo havia comentado de uma massa de ar polar que chegaria no Sul do país lá pelo dia 11 ou 12, confere?

Link to comment
Share on other sites

Em São Joaquim o frio é brabo mesmo. Moro em Curitiba, mas meu pai é de lá. Até já pensei em morar na região, mas acabou não dando certo. Mas eu adoraria, porque a região é belíssima e fria pra caramba!

 

Pessoal, mudando de assunto, o Climatempo havia comentado de uma massa de ar polar que chegaria no Sul do país lá pelo dia 11 ou 12, confere?

 

O PADRÃO DEVE MUDAR NA SEGUNDA QUINZENA.

Link to comment
Share on other sites

PASSE UM INVERNO AQUI.

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

 

ORAS BOLAS, ESTOU NO BRASIL!! SÓ NO TOPO DA SERRA TEM MAIS DE 50 MIL BRASUCAS!

 

AGORA SE FOR COMPARAR COM O BRASIL A ÁREA QUE REALMENTE TEM INVERNO, NEVE E GEADAS SEVERAS É RIDÍCULO, SÃO +-10 MIL KM2, 70% EM SC, MAS É BRASIL ORAS BOLAS, ASSIM COMO NOS USA TEM +- 10% COM CLIMA TROPICAL.

 

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O Brasil é um país majoritariamente tropical, com ausência de frio ou apenas alguns

poucos dias com temperaturas abaixo dos 15 graus na maior parte do território. Porém

,graças a isso é que o BAZ existe, pois se fosse no Canadá, teríamos o "CAT" (Canadá

Acima de Trinta). É tudo uma questão de excepcionalidade. O que é excepcional num

lugar sempre chama mais a atenção. No Brasil, de forma geral, inverno frio é excepcional,

logo nos atrai muito.

Link to comment
Share on other sites

PASSE UM INVERNO AQUI.

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

Bah que declaração mais fora da realidade... :dash1:

Olhe tamanho de Caxias, Lages, Curitiba, Guarapuava...São Paulo é uma cidade de altitude boa.... :ok:

O RJ que fica espremido no litoral entre o mar e a montanha... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

Em São Joaquim, durante o inverno, realmente não temos frio constante, mas posso

garantir que ao menos em todas as NOITES você usará agasalho na serra catarinense.

Tardes frias são comuns, assim como tardes agradáveis, mas a noite é sempre fria.

 

E quando chega uma FF e massa polar, mesmo quando é fraca, a tarde joaquinense

será gelada. Pude perceber isso nas vezes que fui lá.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

 

ASSIM COMO EM SALVADOR NÃO TEM CALOR, POIS PESSOAS QUE FORAM LÁ TIVERAM QUE COMPRAR AGASALHOS....TENHA PACIÊNCIA.

 

 

CERCA DE 53/56% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C EM PELO MENOS UM MÊS, O RS NÃO CHEGA A 50% E O PR +-20%.

 

PS; QUE DIRÁ QUEM FOI EM CHICAGO EM JANEIRO E PEGOU 18/20°C, LÁ NÃO TEM ESTE INVERNO COMO FALAM, OU NESTE ANO NA EUROPA, O CLÓVIS FICOU +- 40/50 DIAS EM MUNIQUE, PEGOU UM DIA DE NEVE NUMA DAS CAPITAIS QUE MAIS NEVA NA EUROPA, E TEMPERATURA POUCO DIFERENTES DE PATO BRANCO, SERÁ QUE LÁ TAMBÉM NÃO TEM INVERNO!!! POIS AMIGO MEU FOI E NÃO PASSOU O FRIO QUE FALAVAM, DETALHE, 40/50 DIAS E NÃO 1/2 DIAS....

 

DE RESTO NADA A COMENTAR.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem estive na parte alta de Joinville coletando os dados das minhas estações. O que a nebulosidade marítima faz na região não é brincadeira. Sofremos algo parecido com o que o Artur e aborda da serra de SP estão sofrendo. Chuva intermitente durante todo o período que estive, por vezes pancadas espessas (não fortes, mas aquelas chuvas que parecem ocupar todo centímetro quadrado disponível). Chuvas suficientes para subir o nível dos rios por onde passei.

 

Temperatura amena devido à nebulosidade e chuvas na região...

 

Hoje cedo, mesmo com céu chapado, a Serra Dona Francisca baixou para a casa dos 15,8ºC. (alooo PH o Tuias com céu aberto não chegou nisto hehehehe brincadeeeira)

 

Aqui em Joinville estações entre 19 e 21ºC, céu parcialmente nublado mas o sol saindo com mais intensidade do que ontem

Chegou exatamente aos 15.8º, no horário das 21 e 15 de ontem. :mosking:

Tô invocado com o Tuias Diego, já vi que o Castelinho é mais frio em média, no período de início de outono... ainda é cedo, mas acredito que o Tuias equilibra em final de abril , início de maio e inverte a partir de final de maio em diante...Tu vê como é importante verificar na prática e ver por exemplo que o Tuias é uma baixada muito rasa, e é muito suscetível à qq ventinho.Subiu de 15.8º, para 18.2º em menos de duas horas. :russian: :russian: :russian: :sad:

Link to comment
Share on other sites

Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

Em São Joaquim, durante o inverno, realmente não temos frio constante, mas posso

garantir que ao menos em todas as NOITES você usará agasalho na serra catarinense.

Tardes frias são comuns, assim como tardes agradáveis, mas a noite é sempre fria.

 

E quando chega uma FF e massa polar, mesmo quando é fraca, a tarde joaquinense

será gelada. Pude perceber isso nas vezes que fui lá.

 

JÁ PEGUEI MADRUGADA COM 16/18°C. MUITO RARO, MAS OCORRE.

 

NO GERAL DE MEADOS DE MAIO A MEADOS DE AGOSTO, SÃO MUITO POUCOS OS DIAS ACIMA DOS 18/20 E 1/2/3 DIAS EM MÉDIA ACIMA DOS 20/22.

 

JÁ TEVE UM JULHO COM MÁXIMA DE 16,9°C E OUTRO COM 28,++°C.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, discordo. As cores e a legenda não tentam enganar o analista. Para mim não poderia ser mais didático.

 

Creio que você não entendeu.

 

Os mapas do Drº Ryan atual weatherbells e os mapas da NECP saem da mesma base de dados.

 

A comunidade céptica internacional reclama da utilização "forçada de cores" que dá aos aquecimentistas globais do 7º dia uma vantagem, pois é facilmente observável e principalmente indistinguível os tons de vermelhos ex, uma anomalia de +0,5ºC é "quase" igual a uma anomalia de +5,0ºC e uma anomalia de -0,5º ou -1,5ºC é indistinguível a olho nu do branco da neutralidade.

 

Perceba que os mapas da NOAA, GISSTemp/NASA, NOAA, e os aquecimentistas de modo geral utilizam este critério ARTÍSTICO

 

Não entendo o motivo da tua discordância....sinceramente creio que falta de entendimento.

 

Aproveitando,

 

Veja essas 71 polegadas...que visualmente extrapola a escala do mapa.

 

Assim a informação é colocada na legenda superior....que me parece o correto.

 

Abrção

 

BkYp4LtCYAAgZWR.png

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim é frio constante no inverno, sim. Já peguei calor lá. Agora se fosse morar lá, minha percepção de frio seria bem diferente e iria adorar calor. Mesmo que chegue a 23°C por um dia em pleno inverno, é ilusão pensar que por isto lá não seja frio. Depois que se coloca um casaco a percepção muda.

 

"Ah hoje fez 22°C, que inverno quente que tenho, esquece o resto ", hehehehe.

Link to comment
Share on other sites

João Tur, é só verificar as horas de frio, a maior parte do tempo em SJ, no outono -inverno é de frio.Não te baseia por POA, ...cara POA é muito mais quente que aqui, em mínimas, em sensação...

 

ANO PASSADO NA REGIÃO FICOU ENTRE 1000 A 1500 H ABAIXO DE 7,3 OU O EQUIVALENTE A 42 A 63 DIAS COMPLETAMENTE ABAIXO DE 7,3°C, REALMENTE NÃO TEMOS FRIO CONSTANTE. NO PIOR INVERNO, +-650 H FRIO, 27 DIAS.

Link to comment
Share on other sites

PASSE UM INVERNO AQUI.

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

Bah que declaração mais fora da realidade... :dash1:

Olhe tamanho de Caxias, Lages, Curitiba, Guarapuava...São Paulo é uma cidade de altitude boa.... :ok:

O RJ que fica espremido no litoral entre o mar e a montanha... :mosking:

 

PH, eu me referi ao Brasil como um todo, não só ao centro-sul.

Link to comment
Share on other sites

 

É o que eu digo sempre: deprimente mesmo este quadro! O tempo vai passando, passando... Vem um ou dois frios fortes mesmo num ano inteiro e depois já voltamos para as mangas curtas... Tem sido assim, infelizmente! Frio fortíssimo poucas vezes ao ano, quando vem!

Vamos torcer para que mude. No entanto, acho complicado. Vamos ter que nos acostumar nos próximos anos com este padrão.

Abraços!

 

Nossa... Sem comentários... Primeira quinzena de Abril... E querem que 2014 repita a bizarrice que foi o ano de 2013 no Sul, cujo tivemos frio o Outono/Inverno inteiro.

 

Pior era antigamente, como 1965, foi um Inverno QUENTE, mas como as memórias aqui só lembram de eventos, acham que foi o máximo... Se a média tá baixa, reclama pela falta de eventos extremos, quando tem, diz que a média tá alta.... :punish:

 

 

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

Já passei frio em Lages em Pleno Natal... Assim como já peguei calor lá em Julho.... São extremos do Clima, corriqueiros no Brasil, no final, a média é a mesma, Normalidade. Mas tu é um cara cego e que só ve os extremos pro lado mais quente e fica incomodando 24 horas todo mundo no Fórum... Pensei que tinhas superado isso.

 

No RS a extensão do Frio é muito maior realmente... E Florianópolis óbvio que se é uma cidade quente até no Inverno, é uma Ilha, pela Amor de Deus né .... Ou vai dizer que no passado fazia mais frio ?? Duvido um Inverno congelante como o ano passado naquela região, que todos os pescadores estavam espantados.

 

O Brasil obviamente é um país tropical.... Mas a coisa em discussão não é isso, é sim o Sul o Centro-Sul.

Link to comment
Share on other sites

 

Coutinho, região serrana não conta. A maior parte do povo mora em terras baixas.

 

Até em Teresópolis e Friburgo faz um friozinho a noite, mas são cidades pequenas do interior. Não tem emprego por lá...

 

ORAS BOLAS, ESTOU NO BRASIL!! SÓ NO TOPO DA SERRA TEM MAIS DE 50 MIL BRASUCAS!

 

AGORA SE FOR COMPARAR COM O BRASIL A ÁREA QUE REALMENTE TEM INVERNO, NEVE E GEADAS SEVERAS É RIDÍCULO, SÃO +-10 MIL KM2, 70% EM SC, MAS É BRASIL ORAS BOLAS, ASSIM COMO NOS USA TEM +- 10% COM CLIMA TROPICAL.

 

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

Já estamos quase no meio do ano e as cidades de PoA e Floripa continuam fervendo.

Link to comment
Share on other sites

Ontem estava realmente um pouco friozinho na capital paranaense. Até meu irmão me comentou isso.

No entanto, neste final de semana a temperatura já sobe consideravelmente...

 

O que é normal! Anormal seria ter um mês de abril inteiro com máximas de 20º. Totalmente anômalo, fora do comum!

 

...mas vai chegar a uns 26°c ou 27°c na parte da tarde, o que já é bem "quentinho" para um mês de abril e para uma cidade com 900 m de altitude.

 

Quentinho pode ser, é acima da média também, mas não deixa de ser normal. 26º/27º a gente tem até em junho/julho, agosto então chega nos 30º fácil! Normalíssimo!

Link to comment
Share on other sites

 

JÁ PEGUEI MADRUGADA COM 16/18°C. MUITO RARO, MAS OCORRE.

 

NO GERAL DE MEADOS DE MAIO A MEADOS DE AGOSTO, SÃO MUITO POUCOS OS DIAS ACIMA DOS 18/20 E 1/2/3 DIAS EM MÉDIA ACIMA DOS 20/22.

 

JÁ TEVE UM JULHO COM MÁXIMA DE 16,9°C E OUTRO COM 28,++°C.

 

Em 2008, peguei 19/20 graus à tarde no final de Julho. Em 2011, no ENBAZ, o primeiro dia

do encontro teve 22 graus à tarde. Devo assumir que sou pé quente? :laugh:

 

De qualquer forma, SJ tem muitas tardes de 14/15 graus mas com sol forte, se não tiver

vento dá pra ficar de camisa tranquilamente.

 

Assim como no PNI: Muitos dias de sol forte à tarde, mesmo estando 10/12 graus você

fica sem agasalhos tranquilamente, ainda mais que geralmente as pessoas estão lá para

caminhar, o corpo fica quente com o exercício.

Link to comment
Share on other sites

Já passei frio em Lages em Pleno Natal... Assim como já peguei calor lá em Julho.... São extremos do Clima, corriqueiros no Brasil, no final, a média é a mesma, Normalidade. Mas tu é um cara cego e que só ve os extremos pro lado mais quente e fica incomodando 24 horas todo mundo no Fórum... Pensei que tinhas superado isso.

 

No RS a extensão do Frio é muito maior realmente... E Florianópolis óbvio que se é uma cidade quente até no Inverno, é uma Ilha, pela Amor de Deus né .... Ou vai dizer que no passado fazia mais frio ?? Duvido um Inverno congelante como o ano passado naquela região, que todos os pescadores estavam espantados.

 

O Brasil obviamente é um país tropical.... Mas a coisa em discussão não é isso, é sim o Sul o Centro-Sul.

 

 

O INVERNO PASSADO EM FPOLIS , TIRANDO O EPISÓDIO DE JULHO, NADA FORA DO PADRÃO, JÁ TEVE INÚMEROS INVERNOS BEM MAIS FRIOS QUE ESTE, O DE 96 FOI UM CASO, 90, 88, 79, 80, 84, LÁ FAZ BEM MAIS FRIO QUE 2013 EM RELAÇÃO A MÉDIA.

 

NORMAL É TER DE 25/35 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 10 NO INMET, GEADA DE 1/5 DIAS FORA DA CIDADE E NORMALMENTE ENTRE 3/5 A MÍNIMA DO INVERNO, E ENTRE 0/3 NA REGIÃO DE RATONES.

 

A NÍVEL DE BRASIL ESTÁ LONGE DE TER INVERNO QUENTE, MAS LONGE DE SER MUITO,FRIO, TEM SIM ALGUNS DIAS DE MUITO FRIO, EM MÉDIA DE 7/12 DIAS/ANO.

 

NA CIDADE, SIM, FAZIA MUITO MAIS FRIO QUE AGORA, TINHA GEADA NO CENTRO ATÉ COMEÇO DOS ANOS 70, DEPOIS SUMIU, MUITO ASFALTO E CONCRETO.

Link to comment
Share on other sites

Ta batendo um certo ventinho frio aqui , e temos muitas nuvens tambem temperaturas entre 21ºC e 23ºC , o tempo tem que limpar pra termos minimas boas nas proximas madrugadas , alguem arrisca a quanto vai o PNI ? Chuto -0,5°C entre Domingo e Terça

 

Eu também acho que vai ser por aí a mínima. Às vezes o PNI surpreende negativamente, por causa

da atuação constante de ventos fortes à noite.

Link to comment
Share on other sites

Ali em São Paulo no inverno de 2013 acho que deu

 

0,5 hora de frio.

 

O que já foi muito.

 

Espero que este ano chegar

 

As sonhadas 0,0 hora de frio.

 

Abraços.

=================

PS: Pessoal na boa.....certas discussões...só vejo uma razão.

 

É para me irritar ....só pode ser.

 

A região chamada Planalto Sul Catarinense e sua extensão em direção ao sul....todos conhecem....só falta um tópico sobre religião.

 

Abraços

 

==================

 

mas como as memórias aqui só lembram de eventos, acham que foi o máximo... Se a média tá baixa, reclama pela falta de eventos extremos, quando tem, diz que a média tá alta....

 

Eventos, fiquei orgulhoso de você... :hi: :hi:

 

E ventos?

====================

 

 

Curitiba é a capital mais fria do país. Não sei porque estão comparando apenas as temperaturas entre POA e Floripa. Temperaturas bem amenas por aqui hoje, diga-se de passagem, o verão foi embora.

 

Fernanda, prazer. Sabe é tão bom uma alma feminina por essas paragens.

 

Alguns adoram comparar temperatura até no próprio corpo. Tinha um que media a temperatura lá no topo da cabeça e depois lá na baixada do pé....Até que um dia o termômetro sumiu.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

O INVERNO PASSADO EM FPOLIS , TIRANDO O EPISÓDIO DE JULHO, NADA FORA DO PADRÃO, JÁ TEVE INÚMEROS INVERNOS BEM MAIS FRIOS QUE ESTE, O DE 96 FOI UM CASO, 90, 88, 79, 80, 84, LÁ FAZ BEM MAIS FRIO QUE 2013 EM RELAÇÃO A MÉDIA.

 

NORMAL É TER DE 25/35 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 10 NO INMET, GEADA DE 1/5 DIAS FORA DA CIDADE E NORMALMENTE ENTRE 3/5 A MÍNIMA DO INVERNO, E ENTRE 0/3 NA REGIÃO DE RATONES.

 

A NÍVEL DE BRASIL ESTÁ LONGE DE TER INVERNO QUENTE, MAS LONGE DE SER MUITO,FRIO, TEM SIM ALGUNS DIAS DE MUITO FRIO, EM MÉDIA DE 7/12 DIAS/ANO.

 

NA CIDADE, SIM, FAZIA MUITO MAIS FRIO QUE AGORA, TINHA GEADA NO CENTRO ATÉ COMEÇO DOS ANOS 70, DEPOIS SUMIU, MUITO ASFALTO E CONCRETO.

 

Lembro que a Jackie me contou que já perguntou pra ti onde pegar Geada em Florianópolis e realmente estavas certo.... Ratones é o lugar ideal.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em 2008, peguei 19/20 graus à tarde no final de Julho. Em 2011, no ENBAZ, o primeiro dia

do encontro teve 22 graus à tarde. Devo assumir que sou pé quente? :laugh:

 

De qualquer forma, SJ tem muitas tardes de 14/15 graus mas com sol forte, se não tiver

vento dá pra ficar de camisa tranquilamente.

 

Assim como no PNI: Muitos dias de sol forte à tarde, mesmo estando 10/12 graus você

fica sem agasalhos tranquilamente, ainda mais que geralmente as pessoas estão lá para

caminhar, o corpo fica quente com o exercício.

 

 

INMET/TOPO DE 87 A 2007

 

MÁXIMAS

 

>24,9; 31 DIAS/ANO

<20,0; 200 DIAS

<15,0; 80 DIAS

<10,0; 15 DIAS

<05,0; 2 DIAS

<00,0; ESPORÁDICO

 

MÍN.

>19,9; 0

<20,0; 365

<15,0; 326

<10,0; 170

<05,0; 60

<00,0; 15

<-05,0; 1/2

Link to comment
Share on other sites

O que não dá pra esquecer é que a média representa o comportamento de um período como um todo. Por exemplo, se a temperatura máxima média de Curitiba em abril é 24 ºC, não quer dizer que todos os dias terão máxima de 24 ºC. Quer dizer que pode haver um dia com máxima de 31 ºC, mas também pode haver um dia com máxima de 17 ºC. Da mesma forma, pode ser que algum abril em Curitiba tenha média das máximas de 27 ºC, e outro pode ter média das máximas de 21 ºC.

A conclusão disso tudo é: se tivermos uma quantidade suficientemente grande de dados, a média deles representa muito bem o comportamento do conjunto.

 

Curitiba é a capital mais fria do país. Não sei porque estão comparando apenas as temperaturas entre POA e Floripa. Temperaturas bem amenas por aqui hoje, diga-se de passagem, o verão foi embora.

É porque POA e Floripa estão ao nível do mar (ou quase), então são mais comparáveis entre si do que com Curitiba, que é mais comparável a São Paulo.

 

Falando em temperaturas amenas, por enquanto aqui em casa mínima de 17,9 ºC e máxima de 21,8. No momento céu parcialmente nublado e 21,5 ºC.

Link to comment
Share on other sites

Chegou exatamente aos 15.8º, no horário das 21 e 15 de ontem. :mosking:

Tô invocado com o Tuias Diego, já vi que o Castelinho é mais frio em média, no período de início de outono... ainda é cedo, mas acredito que o Tuias equilibra em final de abril , início de maio e inverte a partir de final de maio em diante...Tu vê como é importante verificar na prática e ver por exemplo que o Tuias é uma baixada muito rasa, e é muito suscetível à qq ventinho.Subiu de 15.8º, para 18.2º em menos de duas horas. :russian: :russian: :russian: :sad:

 

Não estamos tendo um Abril seco, o Vento Norte em 850 hpa está entrando facilmente durante as noites, Bagé onde Abril não costuma ventar a noite , há vento. E quando não estamos sob vento, estamos com nuvens, ou seja, não deu para ver um dia comum de Abril nos Tuias. Então, a altitude irá sempre falar mais ''baixo'', já que estamos em situações um pouco incomuns.

Link to comment
Share on other sites

 

 

INMET/TOPO DE 87 A 2007

 

MÁXIMAS

 

>24,9; 31 DIAS/ANO

<20,0; 200 DIAS

<15,0; 80 DIAS

<10,0; 15 DIAS

<05,0; 2 DIAS

<00,0; ESPORÁDICO

 

MÍN.

>19,9; 0

<20,0; 365

<15,0; 326

<10,0; 170

<05,0; 60

<00,0; 15

<-05,0; 1/2

 

Preciso guardar estes dados. Logo percebe-se que a maior parte das tardes são agradáveis,

isto é, entre 15C e 20C. Um friozinho gostoso e aproveitável. Agora, à noite o bicho pega.

Eis aí o motivo principal dos moradores colocarem lenha no fogão...

Link to comment
Share on other sites

Renan, o wunderground dá 18ºC de mínima pra hoje, e 14ºC pro Domingo. :ok:

 

GFS dá 11ºC, Accuweather calorento dá 16ºC.

 

Viu as minhas projeções para a capital?

 

Pelo que conheço de BH, entre 11/13 na entrada sul da cidade (antes de chegar no BH Shopping,

na parte mais alta da cidade) no Domingo/Segunda, sendo que no Florestal pode até dar um

pouco menos que isso.

 

Descendo em direção à Lagoa Santa, temos uns baixadões interessantes. Quem sabe entre

10/12 por lá nesses próximos dias?

 

Outra cidade que infelizmente não possui estação mas deve fazer um frio interessante é

Ouro Preto. Como adoro essa cidade! Há relatos de neve por lá na época da mineração, inclusive...

 

Se eu fosse o Bill Gates, colocaria 1 Davis em cada um dos 853 municípios mineiros. :mosking:

 

Por enquanto, só nos resta especular para a maioria dos casos...

Link to comment
Share on other sites

 

É o que eu digo sempre: deprimente mesmo este quadro! O tempo vai passando, passando... Vem um ou dois frios fortes mesmo num ano inteiro e depois já voltamos para as mangas curtas... Tem sido assim, infelizmente! Frio fortíssimo poucas vezes ao ano, quando vem!

Vamos torcer para que mude. No entanto, acho complicado. Vamos ter que nos acostumar nos próximos anos com este padrão.

Abraços!

 

Nossa... Sem comentários... Primeira quinzena de Abril... E querem que 2014 repita a bizarrice que foi o ano de 2013 no Sul, cujo tivemos frio o Outono/Inverno inteiro.

 

Pior era antigamente, como 1965, foi um Inverno QUENTE, mas como as memórias aqui só lembram de eventos, acham que foi o máximo... Se a média tá baixa, reclama pela falta de eventos extremos, quando tem, diz que a média tá alta.... :punish:

 

 

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

Já passei frio em Lages em Pleno Natal... Assim como já peguei calor lá em Julho.... São extremos do Clima, corriqueiros no Brasil, no final, a média é a mesma, Normalidade. Mas tu é um cara cego e que só ve os extremos pro lado mais quente e fica incomodando 24 horas todo mundo no Fórum... Pensei que tinhas superado isso.

 

No RS a extensão do Frio é muito maior realmente... E Florianópolis óbvio que se é uma cidade quente até no Inverno, é uma Ilha, pela Amor de Deus né .... Ou vai dizer que no passado fazia mais frio ?? Duvido um Inverno congelante como o ano passado naquela região, que todos os pescadores estavam espantados.

 

O Brasil obviamente é um país tropical.... Mas a coisa em discussão não é isso, é sim o Sul o Centro-Sul.

 

Falou o "DOUTOR SABE TUDO".

Abraços e bom final de semana, com muuuuuuuuuuuuuuuito frio Vitor VM!

Tua cidade vai congelar neste findi, assim como as serras gaúcha e catarinense...

:good2: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, Coutinho! Com todo respeito.

A gente sabe que faz um frio até significativo no alto da serra, mas nós não temos um frio praticamente constante no Brasil.

Eu mesmo já peguei um "calorzinho" em pleno julho em São Joaquim. Foi meio ridículo até, pois estava levando um pessoal do Nordeste para sentir frio. Deram risada! Claro que tiveram azar, mas acontece.

A extensão de frio do RS é MUITO MAIOR do que SC! Nós aqui, além da serra gaúcha, temos uma fronteira muito fria! Santa Catarina tem praticamente o alto da serra mais frio, somente isso. As capitais dos dois Estados também já tem uma diferença nas suas temperaturas na média, bem significativas até! Floripa pouquíssimas vezes no ano se usam roupas pesadas no inverno, quando se usa!!!

Eu sei que sempre puxas para o frio. Normal... Queres fazer uma propaganda do frio a teu favor e da tua terra, mas... Não diga que aí praticamente está sempre frio e que no inverno faz um frio constante, porque não faz, amigo! Não faz mesmo.

Abraços!

 

 

ASSIM COMO EM SALVADOR NÃO TEM CALOR, POIS PESSOAS QUE FORAM LÁ TIVERAM QUE COMPRAR AGASALHOS....TENHA PACIÊNCIA.

 

 

CERCA DE 53/56% DE SC TEM MÉDIA ABAIXO DOS 13°C EM PELO MENOS UM MÊS, O RS NÃO CHEGA A 50% E O PR +-20%.

 

PS; QUE DIRÁ QUEM FOI EM CHICAGO EM JANEIRO E PEGOU 18/20°C, LÁ NÃO TEM ESTE INVERNO COMO FALAM, OU NESTE ANO NA EUROPA, O CLÓVIS FICOU +- 40/50 DIAS EM MUNIQUE, PEGOU UM DIA DE NEVE NUMA DAS CAPITAIS QUE MAIS NEVA NA EUROPA, E TEMPERATURA POUCO DIFERENTES DE PATO BRANCO, SERÁ QUE LÁ TAMBÉM NÃO TEM INVERNO!!! POIS AMIGO MEU FOI E NÃO PASSOU O FRIO QUE FALAVAM, DETALHE, 40/50 DIAS E NÃO 1/2 DIAS....

 

DE RESTO NADA A COMENTAR.

 

Tu sempre citas esta hitória de Salvador, que não TEM NADA A VER!

Pode ser que algumas poucas vezes tenha feito um friozinho merreca por lá... E bem merreca, porque duvido que usaram agasalhos o dia inteiro numa cidade como Salvador.

Faz muito mais calorzinho fora de época nas cidades serranas do que frio em Salvador! Podes ter certeza disso. É só ver os números do ano todo, que verás a realidade.

Desculpa, mas tu sempre puxas para o frio, frio, frio. Coisa que existe, claro, e até faz forte alguns dias por ano, mas não são tantos dias assim.

Espero que não me queiras mal. Só estou colocando a minha opinião.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.