Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Curiosidade

 

Março em POA/INMET nos últimos 3 anos

 

2012: 23,6C

2013: 21,7C

2014: 23,1C

 

Março em POA/INMET nos anos 70

 

70: 24,3C

71: 22,5C

72: 22,6C

73: 22,9C

74: 23,1C

75: 23,0C

76: 21,6C

77: 23,5C

78: 23,6C

79: 21,8C

Média dos anos 70: 22,8°C

Média dos últimos 3 anos: 22,8°C

 

Muito interessante!

 

TEMPOS INTERESSANTES

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tanto GFS quanto ECMWF concordam que Segunda-feira terá mínima sub-15 in my city, sendo que

até mesmo amanhã há chances (embora menores). Vai ser meu primeiro frio do ano, graças ao ar

seco.

 

No entanto, tal ar seco é o que vai garantir o jato trazer ar quente de norte para o sul do país,

causando elevação das temperaturas. Posteriormente, aqui também vai aquecer (mais para

Quarta/Quinta), podendo chegar a 30C. Em realidade, a semana que vem será um projeto de

finais de Setembro, com frio noturno e calor de tarde.

 

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade

 

Março em POA/INMET nos últimos 3 anos

 

2012: 23,6C

2013: 21,7C

2014: 23,1C

 

Março em POA/INMET nos anos 70

 

70: 24,3C

71: 22,5C

72: 22,6C

73: 22,9C

74: 23,1C

75: 23,0C

76: 21,6C

77: 23,5C

78: 23,6C

79: 21,8C

 

É o que tenho notado no RS... Não Há mais equilíbrio, um ano tal mes é bem acima da média , ou é bem abaixo. Entramos em um período mais extremado, como o Curtinho vinha alertando para os próximos anos. Veja que 2013 foi muito abaixo do padrão e 2012 acima e 2014 normal , Março.

 

Assim como Agosto 2013/2012. Um muito frio e o outro muito quente. No final das contas, a média é exatamente a mesma , A matemática climática é cruel. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Essas variações (anomalias negativas ou positivas) em determinados anos são o tempero necessário para tornar a climatologia interessante!

Se todos os anos as médias mensais fossem iguais aos anos anteriores, q graça teria?

 

Todos os anos as médias mensais deveriam ser menores que as dos anos anteriores.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Solecity entardecer de ontem...

 

Bonitas fotos, PH.

Terei melhores imagens em breve... semana que vem chegando minha Nikon semi-profissional ... :friends: :good: :mail:

Não quero mais correr o risco de perder as nevadas :mosking:

Vai ficar uma câmera reserva, e na reserva da reserva um celular kkkkk.

Tem ainda a Canon profi...mas esta só posso pegar de vez em quando... :laugh: :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O mapa de anomalias postado pelo Bruno, mostra exatamente o que eu venho dizendo. Pra abril, ta efervescente mesmo!

 

E, como sempre, aquela situação inversa no Sudeste. Há manchas de anomalias positivas, mas no geral predomina a neutralidade. Raramente

o RS e o Sudeste estão, simultaneamente, abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Solecity entardecer de ontem...

 

Bonitas fotos, PH.

Terei melhores imagens em breve... semana que vem chegando minha Nikon semi-profissional ... :friends: :good: :mail:

Não quero mais correr o risco de perder as nevadas :mosking:

Vai ficar uma câmera reserva, e na reserva da reserva um celular kkkkk.

Tem ainda a Canon profi...mas esta só posso pegar de vez em quando... :laugh: :good:

Discordo!

Precisa tanto ekipamento assim?

O importante não seria o fenômeno ocorrer?

Existem belíssimas imagens em preto e branco de nevadas nos anos 40/50, feitas com makinas explosivas (no sentido literal da coisa).

O principal estava lá... a NEVE!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bruno, pra mim foi um verão muito quente, a sensação térmica era terrível. Em Porto Alegre pode ter feito mais calor, mas que aqui foi a sucursal do inferno, isso foi.

Pode ser devido à UR alta aí na fronteira, o que trouxe uma sensação alta de calor. Pode ser, pois o Heat Index da estação da RCC chegou em 46,2C. Aqui em POA tem estação que bateu 55C.

Link to comment
Share on other sites

Vitinho

 

Kem é o "Curtinho" ? :laugh:

 

É o menor homem do tempo de SC (em altura): RONALDO CURTINHO! :laugh:

 

Q por sinal não apareceu hj...

Deve ter se cansado de ontem.

Eu q não participei da discussão me senti cansado!

 

Abraço

 

kkkkkkkkkkkkkk :rofl: :rofl: :rofl:

 

Taish Tolo taish ?? :mosking:

 

Mas adivinharam quem era.

 

Bruno, em Florianópolis não foi o pior calor que já passei por lá, porque a umidade não estava tão alta pra o nível Floripa, mas o que ''cansou'' foi a sucessão de dias sem a presença de nuvens, raríssimo no verão lá. Pra mim não cansou nada porque quanto mais sol na Praia, melhor. :mosking:

 

A pior sensação da história foi na de Dez 2012 , aquela onda de calor , foi o papai de todas, apesar da curta duração.

 

Mas fiquei com saudade da Chuva, teve um dia que cresceu uma Pequena CB e cheguei a achar o Acácio do Stormaringá, todo mundo caçando e indo atrás de uma chuva.

Link to comment
Share on other sites

Precisa tanto ekipamento assim?

O importante não seria o fenômeno ocorrer?

Existem belíssimas imagens em preto e branco de nevadas nos anos 40/50, feitas com makinas explosivas (no sentido literal da coisa).

O principal estava lá... a NEVE!

 

Abraços

Ooo pirataquara não começa a agitar de novo, e de novo se fazendo de leitão, os fenômenos ocorrem, só na tua ideia que não, mas como no teu pensamento só vale neve que acumula, as horas horas de neve aqui registradas em vídeo não te servem... :punish:

Até que tu tem razão numa coisa, eu tenho que me deslocar até a região onde o fenômeno ocorre todos os anos, mesmo q tenha q enfrentar sozinho as dificuldades, mas vou fazer um esforço, para capturar belas imagens este ano.Entendo tua irritação, tu apostavas todas as fichas que eu não conseguiria imagens da nevada com acumulação em Itapuca ano passado... :mosking: :mosking: :rofl: :rofl: :rofl: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

 

Aqui eu tenho 27,4ºC no sensor externo e UR 58%. Pelo menos está ventando bastante.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

 

Aqui eu tenho 27,4ºC no sensor externo e UR 58%. Pelo menos está ventando bastante.

 

 

Tenho algumas nuvens que espero que se dissipe logo e 25°C com 55%URA

Link to comment
Share on other sites

Precisa tanto ekipamento assim?

O importante não seria o fenômeno ocorrer?

Existem belíssimas imagens em preto e branco de nevadas nos anos 40/50, feitas com makinas explosivas (no sentido literal da coisa).

O principal estava lá... a NEVE!

 

Abraços

...eu tenho que me deslocar até a região onde o fenômeno ocorre todos os anos, mesmo q tenha q enfrentar sozinho as dificuldades, mas vou fazer um esforço, para capturar belas imagens este ano.

Já pensou se dp de dias de caminhada, vc encontra finalmente a dita cuja [NEVE] mas se dá conta q eskeceu a makina fotográfica em cs?

neve_2.jpg.6a8355ab8e05b250adb5ccf67310d855.jpg

Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

 

Aqui eu tenho 27,4ºC no sensor externo e UR 58%. Pelo menos está ventando bastante.

 

O que houve com o Rio hoje? Está fresco!

 

Atenção à Nova Friburgo...chance de boas mínimas por lá nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

 

Aqui eu tenho 27,4ºC no sensor externo e UR 58%. Pelo menos está ventando bastante.

 

O que houve com o Rio hoje? Está fresco!

 

Atenção à Nova Friburgo...chance de boas mínimas por lá nos próximos dias.

 

Alta polar marítima faz milagres!

 

Agora caiu pra 26,8ºC.

 

No Leblon a máxima foi de apenas 26,5ºC. Milionário não passa calor! :laugh:

 

tl8IRVA.png

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade

 

Março em POA/INMET nos últimos 3 anos

 

2012: 23,6C

2013: 21,7C

2014: 23,1C

 

Março em POA/INMET nos anos 70

 

70: 24,3C

71: 22,5C

72: 22,6C

73: 22,9C

74: 23,1C

75: 23,0C

76: 21,6C

77: 23,5C

78: 23,6C

79: 21,8C

Média dos anos 70: 22,8°C

Média dos últimos 3 anos: 22,8°C

 

Muito interessante!

 

TEMPOS INTERESSANTES

 

Sim,Kim

 

Média da década 70

 

22,9ºC

 

Média de década 2000

 

24ºC

 

24ºC> 22,9ºC

 

AQUECIMENTO BRUTAL EM UMA DÉCADA 1,1ºC

 

JOÃO TUR ESTÁ CERTO.

 

NAQUILO QUE SE REFERE A PORTO ALEGRE.

 

 

 

 

 

 

 

1970 24,2

1971 22,8

1972 22,9

1973 23,2

1974 23,4

1975 22,7

1976 21,4

1977 23,3

1978 23,4

1979 21,6

 

22,9ºC

 

2000 22,4

2001 25,3

2002 25,8

2003 23,9

2004 22,9

2005 22,9

2006 23,9

2007 25

2008 23,8

2009 23,6

 

24ºC

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

O JT está certo!

Akecimento brutal de 1°C em Porto Alegre.

 

Vamos ver o q ele acha sobre isso...

 

 

...Um grau a menos do que era

previsto. Isso o corpo nem sente

diferença... !

 

Se o corpo não detecta diferença de 1°C a menos, imagino q tbm não perceba a diferença de 1°C a mais...

 

TEMPOS INTERESSANTES E FORTE ABRAÇO

Link to comment
Share on other sites

Mafili, agora é vc que está dando uma de JT, tergiversando! Algumas vez neguei o extremo quente vivido pelo mundo entre 1997 e 2006?

 

Calma, vivente.

 

Hummmmm.

 

Você comparou março 1970/79 com março 2012/14

 

No meu singelo entendimento deve ser março 70/79 com março 2000/09

 

Onde se vê claramente que houve um brutal aquecimento. E inegável em qualquer dataset.

 

Quanto a comparação com o querido João Tur é um orgulho.

 

Resumindo:

 

O planeta aqueceu desde a última LIA.

 

Como seria esperado.

 

A concentração de CO2 aumentou sem dúvida devido a atividade antropogênica inclusa.

 

Como seria esperado.

 

Há duvidas gigantescas sobre o tempo de residência do CO2 na atmosfera.

 

Como todos concordam inclusive aquecimentistas não há aquecimento estatiscamente significativo certamente na última década.

 

Este período atual é chamado de pausa ou hiato.

 

As temperaturas estão "estabilizadas" em um patamar dede 0,8 +/- 0,5ºC acima de 1850.

 

Ambos os lados do debate efetivamente não sabem as razões do aquecimento, da estabilidade e muito menos da causa do "pretenso resfriamento".

 

Para que a extensão da discussão seja cordata para por aqui.

 

O raciocínio intuitivo do João Tur está essencialmente correto.

 

Pelo que entendi Porto Alegre vai aquecer mais ainda em números considerando que a estação Inmet estava relativamente protegida da ilha de calor urbana.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Mafili

 

O JT está certo!

Akecimento brutal de 1°C em Porto Alegre.

 

Vamos ver o q ele acha sobre isso...

 

 

...Um grau a menos do que era

previsto. Isso o corpo nem sente

diferença... !

 

Se o corpo não detecta diferença de 1°C a menos, imagino q tbm não perceba a diferença de 1°C a mais...

 

TEMPOS INTERESSANTES E FORTE ABRAÇO

 

Kim,sabe como é o termômetro de pele ou pelo do João Tur....

 

Concordo é descalibrado.

 

Eu estou devendo em minhas memórias desenvolver o tema dos siberianos.

 

No momento não posso falar muito sobre a capital do universo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Blz, Mafili! Teu post foi magistral! Apenas retruco informando que a comparação com o período mais recente justamente para ilustrar o resfriamemto verificado no passado próximo.

 

Ok,Bruno.

 

"Mafili Spy" falando.

 

Explico, a necessidade de separar o aquecimento natural do planeta que altera períodos "quentes" com períodos "frios" não necessariamente cíclicos [podemos ter períodos longos quentes alternados com períodos curtos frios e vice-versa] dentro do período interglacial moderno também conhecido por Holoceno atual que está incluso na era quartenária.

 

E a necessidade de separar o "catastrófico aquecimento global antropogênico" que na mais é que uma aberração científica de caráter político.

 

Neste caso, veja o gráfico da RSS é [outra instituição que recebe os dados brutos dos satélites equipados com as sondas AMSU 'advanced sound microwave unit']

 

Na qual observamos que não há aquecimento global nos últimos 17 anos e 8 meses.

 

Enfim, as loucuras continuam

 

Abraços

 

2vuwjo7.png

 

==================

 

PS: fui informado de uma notícia triste com o teu querido amigo gremista......

 

Como o Inácio veio outros vão....este é o ciclo da vida.

 

Solidariedade

Link to comment
Share on other sites

vejo 2 bombas no mês que vem.

 

Mês que vem cara. :dash2:

 

Abril tá perdido... Algum resfriamento mais significativo (<13ºC) parece que só no finalzinho do mês. Ao passo que por volta do dia 22 de maio possamos ter temperatura próxima de 0ºC. Por enquanto apenas tendência, tá variando muito. Principalmente de modelo para modelo.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um dia temperaturas amenas aqui em Mogi das Cruzes, ensolarado durante o dia todo. Levantei às 3:30 da madrugada para levar os sogros no aeroporto de GRU e estava friozinho, até me arrependi de não ter lavado uma blusa. Não vi a temperatura, mas acredito que estava menos que 15°C.

 

Temos agora um bonito fim de tarde, com as nuvens começando a chegar da Serra do Mar:

 

20140405_172644.jpg

Link to comment
Share on other sites

Não sei porque estão discutindo um futuro tão longe... Olhem que o Modelo Europeu dá para o início da 1ª Quinzena, seria a MP mais forte do ano, linha de 0ºC em 850 hpa chegando na altura de Jaguarão.

 

UC1CCU2.gif

 

Pelas últimas saídas seria bloqueada... Mas pelo menos o RS/Uruguay sentiria seus efeitos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.