Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Amanhã no RIO eu poderia apontar esse termômetro para um monte de lugar e registrar 70ºC, 50ºC, 40ºC , 30º.Qual a necessidade disso, além de passar uma ideia confusa sobre as condições locais?

 

Até em BH o termômetro chegaria nos 70ºC se fosse apontando para o asfalto a uma distância média de 30cm.

 

Na foto do Lolapaloca ele foi apontado para a multidão.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amanhã no RIO eu poderia apontar esse termômetro para um monte de lugar e registrar 70ºC, 50ºC, 40ºC , 30º.Qual a necessidade disso, além de passar uma ideia confusa sobre as condições locais?

 

Até em BH o termômetro chegaria nos 70ºC se fosse apontando para o asfalto a uma distância média de 30cm.

 

Na foto do Lolapaloca ele foi apontado para a multidão.

 

Cara, a temperatura ali NUNCA estaria em 44ºC.Tava levando radiação.44º₢ é uma temperatura muito alta sem efeito de radiação.É como estar em um forno.Mesmo um lugar cheio como uma festa 44ºC faria todos desmaiarem.Uma temperatura razoável é comparável a um ônibus cheio, uns 28-29ºC, levando em conta a temperatura de 22ºC no Riacho Grande e a umidade alta.

 

E pela foto não tinha quase ninguém ainda lá.Tá bem exagerado até 29ºC.Ali no meio da multidão dava uns 26ºC no máximo.

Link to comment
Share on other sites

O HenriqueBH está correto, agora valeu tudo então, bah aí é só deixar um digital ao sol o dia todo pra ver o vai dar...E aí abrigo pra q, estação Davis pra q? :punish:

Então vale a temperatura do termômetro de enfeite da tia Tereza pendurado na cerca... :mosking:

Vamos lá, padrões mínimos de medição...Senão vira bagunça ,mesmo. :ok:

A título de curiosidade td bem,mas daí a afirmar que não há nada errado com este tipo de "medição" , tá brincando... :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amanhã no RIO eu poderia apontar esse termômetro para um monte de lugar e registrar 70ºC, 50ºC, 40ºC , 30º.Qual a necessidade disso, além de passar uma ideia confusa sobre as condições locais?

 

Até em BH o termômetro chegaria nos 70ºC se fosse apontando para o asfalto a uma distância média de 30cm.

 

Na foto do Lolapaloca ele foi apontado para a multidão.

 

Cara, a temperatura ali NUNCA estaria em 44ºC.Tava levando radiação.44º₢ é uma temperatura muito alta sem efeito de radiação.É como estar em um forno.Mesmo um lugar cheio como uma festa 44ºC faria todos desmaiarem.

 

Então, eles informaram que a temperatura do asfalto estava na casa dos 59ºC. Não acho que seja surpreendente que o ar na região do autódromo tenha ficado tão quente.

 

Veja esta outra foto:

 

O aparelho continua ao sol, mas mostra uma temperatura mais baixa, pois foi apontado para a grama.

 

IqYXFzB.jpg

Link to comment
Share on other sites

.

Na foto do Lolapaloca ele foi apontado para a multidão.

 

Cara, a temperatura ali NUNCA estaria em 44ºC.Tava levando radiação.44º₢ é uma temperatura muito alta sem efeito de radiação.É como estar em um forno.Mesmo um lugar cheio como uma festa 44ºC faria todos desmaiarem.

 

Então, eles informaram que a temperatura do asfalto estava na casa dos 59ºC. Não acho que seja surpreendente que o ar na região do autódromo tenha ficado tão quente.

 

Veja esta outra foto:

 

O aparelho continua ao sol, mas mostra uma temperatura mais baixa, pois foi apontado para a grama.

 

 

Pois fique surpreso.Pra finalizar, o que estou querendo dizer é que o ar pode até ficar mais quente ali sim.Mas as temperaturas que o cara mostrou estão muito altas - ainda mais na grama -, então estão sofrendo efeito de radiação.Hoje esqueci meu termômetro ao sol ás 8 da manhã e ele registrou 32ºC, quando tirei caiu pra 23ºC.Ok? :ok:

Link to comment
Share on other sites

O HenriqueBH está correto, agora valeu tudo então, bah aí é só deixar um digital ao sol o dia todo pra ver o vai dar...E aí abrigo pra q, estação Davis pra q? :punish:

Então vale a temperatura do termômetro de enfeite da tia Tereza pendurado na cerca... :mosking:

Vamos lá, padrões mínimos de medição...Senão vira bagunça ,mesmo. :ok:

A título de curiosidade td bem,mas daí a afirmar que não há nada errado com este tipo de "medição" , tá brincando... :sarcastic:

 

PH, não podemos generalizar. A matéria quis mostrar a sensação nada agradável de ficar perambulando no chão de asfalto com aquele sol tropical torrando os miolos.

 

Vocês acham mesmo que naquele inferno de autódromo estava fazendo 25ºC? Nunca!

Link to comment
Share on other sites

O HenriqueBH está correto, agora valeu tudo então, bah aí é só deixar um digital ao sol o dia todo pra ver o vai dar...E aí abrigo pra q, estação Davis pra q? :punish:

Então vale a temperatura do termômetro de enfeite da tia Tereza pendurado na cerca... :mosking:

Vamos lá, padrões mínimos de medição...Senão vira bagunça ,mesmo. :ok:

A título de curiosidade td bem,mas daí a afirmar que não há nada errado com este tipo de "medição" , tá brincando... :sarcastic:

 

PH, não podemos generalizar. A matéria quis mostrar a sensação nada agradável de ficar perambulando no chão de asfalto com aquele sol tropical torrando os miolos.

 

Vocês acham mesmo que naquele inferno de autódromo estava fazendo 25ºC? Nunca!

 

Poderíamos ficar em Nova York com 5/10ºC durante 1 hora fazendo fotossíntese e você sentiria calor.O que você não tá querendo entender é que pouco importa a sensação de calor, mas sim estabelecer um padrão geral da atmosfera afim de retirar essas incoerências e dúvidas.Fez 25ºC lá sim, mas tava ensolarado.Porém pega alguém de Manaus, talvez falasse que tava fresco.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O HenriqueBH está correto, agora valeu tudo então, bah aí é só deixar um digital ao sol o dia todo pra ver o vai dar...E aí abrigo pra q, estação Davis pra q? :punish:

Então vale a temperatura do termômetro de enfeite da tia Tereza pendurado na cerca... :mosking:

Vamos lá, padrões mínimos de medição...Senão vira bagunça ,mesmo. :ok:

A título de curiosidade td bem,mas daí a afirmar que não há nada errado com este tipo de "medição" , tá brincando... :sarcastic:

 

PH, não podemos generalizar. A matéria quis mostrar a sensação nada agradável de ficar perambulando no chão de asfalto com aquele sol tropical torrando os miolos.

 

Vocês acham mesmo que naquele inferno de autódromo estava fazendo 25ºC? Nunca!

 

Poderíamos ficar em Nova York com 5/10ºC durante 1 hora fazendo fotossíntese e você sentiria calor.

 

Certamente! Ainda mais eu que não gosto de sol. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

E segue a queda. 23:13 horário de Brasília, faz 16,7ºC. Vamos lá, JF! Mostra que você consegue uma sub-15

amanhã :laugh: :laugh: .

 

Nenhuma surpresa positiva até a segunda quinzena do mês. Vamos seguir com temperaturas acima da média,

combinado?

 

Dá raiva pq sem ar polar consistente, a perda por radiação dá umas estagnada na temperatura umas hora :mosking:

Link to comment
Share on other sites

23h30

 

PNI: 2,3ºC

CDJ VI: 10,7 ºC

Juiz de Fora: 16,7ºC

Castelinho: 17,1ºC

Riacho Grande: 18,4ºC

Soledade: 21,3ºC :shok: :heat:

SP Vila Madalena: 21,8ºC

 

Assim fica feio, Soledade...

 

To brincando, PH, em breve Tuias vai rugir!

 

 

E vamos para mais uma geada no PNI! Caiu mais um décimo Henrique, agora temos 16,6 :mosking:

Link to comment
Share on other sites

O verão enlouquecedoramente quente fez com que o nível de ansiedade em relação ao frio crescesse muito no BAZ :mosking:

 

Isso é a mais pura verdade. Nunca, mas nunca antes na minha vida inteira eu desejei tão intensamente a volta do frio quanto agora. O

verão foi catastrófico, terrível, historicamente detestável. Estou plenamente ciente que não posso desejar que JJA venham os três

abaixo da média de maneira equivalente às anomalias positivas de DJF, afinal "minha cidade está esquentando no inverno" (ver tópico).

 

Porém, sei muito bem que faz um friozinho todos os anos, e aguardo ansiosamente por isso!

Link to comment
Share on other sites

PH, também não me lembro de um abril tão quente como esse. Estava na rua agora à noite, e eu suava parado, parece clima de dezembro(e dos quentes). :heat:

O verão tá bombando à pleno, o ar condicionado do meu quarto tá no máximo, senão fica impossível pra dormir. :heat:

 

Bueno, Agora qualquer frio vou dizer que não me lembro de tal mes tão frio como esse. Já está ficando chato isso, obviamente é muito calor, é, mas muito comum no RS. Um Estado com pouca altitude, depende sempre de MP's para ter frio. Elas são frequentes, são, mas quando não estão por aqui, o calor prevalece.

 

Ainda mais que tem uma Frente Fria bloqueada no Uruguay/Argentina, o calor principalmente nas mínimas é nítido. Acho que é por causa do Verão de 2014 que todos estão com os animos exaltados com qualquer calor que vier. :mosking:

 

Aliás Bruno, para provar a extremidade do clima, Abril de 2012, que foi um Abril com média muito baixa em relação a normal,teve seus dias de ''Verão'' . Lembro que Rio Grande teve 4ºC, menor temperatura da história que se tem registro pra o mes.

 

Sobre o Tuias, estamos sob constante Pré Frontal e vento de Norte desde que a MP de Março se foi, ou seja, Tuias não pode mostrar o potencial. Mas daqui 1 semana vai mudar totalmente o padrão.

 

Já estou triste que não vejo nenhuma tendencia de aquecimento depois de Terça. Calor aqui no Sul é diferente, simplesmente é orgasmático o Vento Norte soprando a noite e não deixando a temperatura baixar de 20ºC. Mas o legal que daqui uns dias 20ºC não vai ser nem a máxima em um dia ensolarado. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, além dos números "frios"(trocadilho infame) :sarcastic: ...a sensação, o ar que a gente respira é de verão pleno.

Hoje é dia 6, mas desde o dia 1º o calor não cessa, e até o dia 8, a temperatura vai ser de verão total. Dia 9 em diante vai dar uma pequena refrescada, mas longe de ser algo forte.

Vitor, quando dizem que o RS é fronteira climática, que faz calor no outono/inverno, eu pergunto...seria possível fazer 0 grau na região da campanha em pleno verão? Já que 30 graus no outono/ inverno é corriqueiro pelo que vocês dizem?

Link to comment
Share on other sites

Tuias: 21,7°C

Castelinho 18,4°C

 

:punish:

 

O Tuias vai ter mínimas mais expressivas sob ar frio. Estamos no verão climático e nessa época a serra gringa é mais fresca.

 

Conheço meu pago.

Isto, no verão ou no comportamento de verão o Tuias vai perder pro Castelinho, a proximidade com o mar deixa o clima do leste mais ameno, mais fresco, quando há ar frio consistente acontece o inverso. :good:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, além dos números "frios"(trocadilho infame) :sarcastic: ...a sensação, o ar que a gente respira é de verão pleno.

Hoje é dia 6, mas desde o dia 1º o calor não cessa, e até o dia 8, a temperatura vai ser de verão total. Dia 9 em diante vai dar uma pequena refrescada, mas longe de ser algo forte.

Vitor, quando dizem que o RS é fronteira climática, que faz calor no outono/inverno, eu pergunto...seria possível fazer 0 grau na região da campanha em pleno verão? Já que 30 graus no outono/ inverno é corriqueiro pelo que vocês dizem?

 

Te pergunto se é possível fazer 40ºC No Outono/Inverno na Campanha. Aliás, 35ºC na Campanha durante o Inverno é raríssimo. Naquela Agosto de 2012, lembro que a máxima absoluta na nossa região foi de 31ºC/32ºC e foi o mais quentes de todos. E fazer 10ºC no Verão sempre ocorre alguma vez. Assim como sempre ocorre de fazer 30ºC no Outono. Mas lembro que teve anos que o nosso inverno passou sem nenhuma marca de 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, além dos números "frios"(trocadilho infame) :sarcastic: ...a sensação, o ar que a gente respira é de verão pleno.

Hoje é dia 6, mas desde o dia 1º o calor não cessa, e até o dia 8, a temperatura vai ser de verão total. Dia 9 em diante vai dar uma pequena refrescada, mas longe de ser algo forte.

Vitor, quando dizem que o RS é fronteira climática, que faz calor no outono/inverno, eu pergunto...seria possível fazer 0 grau na região da campanha em pleno verão? Já que 30 graus no outono/ inverno é corriqueiro pelo que vocês dizem?

 

Te pergunto se é possível fazer 40ºC No Outono/Inverno na Campanha. Aliás, 35ºC na Campanha durante o Inverno é raríssimo. Naquela Agosto de 2012, lembro que a máxima absoluta na nossa região foi de 31ºC/32ºC e foi o mais quentes de todos. E fazer 10ºC no Verão sempre ocorre alguma vez. Assim como sempre ocorre de fazer 30ºC no Outono. Mas lembro que teve anos que o nosso inverno passou sem nenhuma marca de 30ºC.

 

Já teve junho/julho sem passar de 22C/23C. Tivemos alguns nesse passado recente de invernos frios.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o brabo é que essa chuva vai chegar só na terça, segundo todas as previsões, ou seja, até lá, tempo pegajoso e melequento!

Hoje o dia foi todo nublado, mas sem um vento sequer. Máxima de 31 graus e umidade durante à tarde em 75%.

O mapa ilustra bem o que eu digo: 2 graus acima da média é muita coisa nessa época. O frio ta todo represado de Baía Blanca pra baixo!! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Então, eles informaram que a temperatura do asfalto estava na casa dos 59ºC. Não acho que seja surpreendente que o ar na região do autódromo tenha ficado tão quente.

 

Veja esta outra foto:

 

O aparelho continua ao sol, mas mostra uma temperatura mais baixa, pois foi apontado para a grama.

 

Amigo não faz qualquer sentido essa tipo de medição. Se for assim vamos jogar tudo fora, e qualquer termômetro, qualquer altura vale então. A temperatura era em torno 28-30°C e ponto final. Se for assim aqui faz 41°C, vou colocar um termômetro em nosso kartódromo, para chegar a 55°C. Que legal!

 

A OMM deve adorar.

 

E temperatura do asfalto se mede assim.

 

d06eur594.jpg

Link to comment
Share on other sites

Então qual o jeito certo de saber o que as pessoas estão sentindo na pele debaixo do sol em cima do asfalto?

 

PADRÃO.De que adianta? uma pessoa gorda sente mais calor que uma pessoa magra.vira baderna.

 

O Termometro de Pele. Alguns do fórum tem alguns a venda e com alta precisão.

 

Qual mais confiável, estação padrão ou de pele?

Link to comment
Share on other sites

E Dable, com isso, os próximos 16 dias seriam abaixo da média em boa parte do RS, especialmente aí em Santana. Logo, acalme-se :mosking:[attachment=0]Anomalia proximos 16.png[/attachment]

 

Metade sul do RS abaixo da média, metade norte na média e o resto pra cima geral acima do normal :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Olhando o mapa do GFS postado pelo Bruno, dá pra perceber que pelo menos a terceira semana de abril será marcada por incursões polares continentais e elas vão ficar bem bloqueadas.

Dá pra concluir isso por conta de que o oeste de MS e sudoeste de MT poderão ter anomalias negativas de temperatura enquanto no sul do Brasil, o centro leste de PR e de SC poderão ficar acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Soledade máximas hoje:

Tuias 30.1º

Inmet 30.9º

A noite está entre as mais quentes que já presenciei em abril, muita gente na praça tomando sorvete, hoje à tarde ventiladores à mil...

Como eu disse já vi calor em abril, mas este tá superando.

Estaria correta a teoria do João Tur? :mail: :mosking: :mosking: :mosking:

 

 

Ah por favor!

 

Vamos devagar no andor!

 

Tem que pegar dados de 30 anos pra dizer se Abril está mais quente ou não! Por isso que muitos aqui que leem pra cacete desanimam de escrever. Mais vale um termometro de infravermelho na mao que dez Davis em altura padrão.

 

PH, na boa, só daqui a 30 anos será possível para você afirmar se Tuias estaria sofrendo aquecimento ou não. Agora, não há como afirmar nada. Foi recorde pra Abril a temperatura do Inmet de Soledade? Se não foi... :russian:

 

Para quem pensa que sou do contra, eu acredito no aquecimento global, o mesmo foi realidade, mas os números dos últimos anos mostram que a nivel GLOBAL o aquecimento parou e se manteve estável. Lamento muito que o quintal de muitos aqueceu nesse verão, mas creio que não foi o quintal do mundo todo que aqueceu...

 

Por enquanto PNI fora do ar! Mas é grande a chance de uma sub-0, há uma alta pressão localizada cujo centro abrange a área do PNI.

Link to comment
Share on other sites

AQUI ESTÁ INSUPORTÁVEL, AGORA 12,1 EM CASA E INSUPORTÁVEIS 6,5°C EM URUPEMA/4 HORAS. NÃO DÁ MAIS PARA SUPORTAR ESTE VERÃO, QUE SACO ESTE CALOR QUE NÃO VAI EMBORA.

 

QUE TRISTEZA, ESTE INVERNO SERÁ UMA DROGA, SÓ 6/8 DIAS COM NEVE E APENAS -6/-8 AQUI EM CASA, ASSIM NÃO DÁ!! CADA ANO FICA MAIS QUENTE, NESTE ANO SERÃO SÓ 7 MESES COM FRIO, ANTIGAMENTE ERA 10!!

Link to comment
Share on other sites

AQUI ESTÁ INSUPORTÁVEL, AGORA 12,1 EM CASA E INSUPORTÁVEIS 6,5°C EM URUPEMA/4 HORAS. NÃO DÁ MAIS PARA SUPORTAR ESTE VERÃO, QUE SACO ESTE CALOR QUE NÃO VAI EMBORA.

 

QUE TRISTEZA, ESTE INVERNO SERÁ UMA DROGA, SÓ 6/8 DIAS COM NEVE E APENAS -6/-8 AQUI EM CASA, ASSIM NÃO DÁ!! CADA ANO FICA MAIS QUENTE, NESTE ANO SERÃO SÓ 7 MESES COM FRIO, ANTIGAMENTE ERA 10!!

 

SÃO JOAQUIM: "Cidade do frio eterno"! Deveria ter este "slogan".

Para o Brasil, um país de predominância tropical, e mesmo a região Sul, que tem tão pouco inverno na totalidade do ano, deveria ser algo de estudo científico!

Por que será que um lugar, mesmo sem uma MP significativa, faz um frio tão extremo? MUITO INTERESSANTE! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.