Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Carlos, eu sempre disse que se não fosse o ar-condicionado eu jamais moraria em Porto Alegre. E não é de hj com o "aquecimento global" porto-alegrense. Falo isso desde a "época glacial" nos anos 80 e 90.

 

Mas, ainda assim, mesmo com todo esse calor, é a capital com o clima mais interessante desse país para quem gosta de monitorar o tempo. Quem quer conforto térmico tem que morar em BH.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Nos EUA a cidade de melhor nível de conforto térmico é San Francisco. Sempre fresquinho, mas é um clima chato pra cacete. Prefiro anos-luz morar na calorosa Dallas e se verão ardente do que em SF. Razão? Uma só: poder monitorar as super frentes que arrasam o meio oeste.

 

Lembro quando passei o inverno de 2011 em Vancouver e acompanhava os posts do saudoso Coletty lá de Chicago. Eu sempre com uma chovinha modorrenta de 5C e ele oscilando de -20C até +12C. Chicago tem mínimas de 28C no verão, algo inimaginável em Vancouver, mas tem um clima muito mais fenomenal que YVR.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu sempre disse que se não fosse o ar-condicionado eu jamais moraria em Porto Alegre. E não é de hj com o "aquecimento global" porto-alegrense. Falo isso desde a "época glacial" nos anos 80 e 90.

 

Mas, ainda assim, mesmo com todo esse calor, é a capital com o clima mais interessante desse país para quem gosta de monitorar o tempo. Quem quer conforto térmico tem que morar em BH.

 

Exato...vc tem o refresco de ter um inverno de 13/14 graus...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu sempre disse que se não fosse o ar-condicionado eu jamais moraria em Porto Alegre. E não é de hj com o "aquecimento global" porto-alegrense. Falo isso desde a "época glacial" nos anos 80 e 90.

 

Mas, ainda assim, mesmo com todo esse calor, é a capital com o clima mais interessante desse país para quem gosta de monitorar o tempo. Quem quer conforto térmico tem que morar em BH.

 

Nem tão confortável...

 

20:00 (UTC)

 

Belo Horizonte / Pampulha: 29ºC

Belo Horizonte / Tancredo Neves (Confins): 29ºC

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu sempre disse que se não fosse o ar-condicionado eu jamais moraria em Porto Alegre. E não é de hj com o "aquecimento global" porto-alegrense. Falo isso desde a "época glacial" nos anos 80 e 90.

 

Mas, ainda assim, mesmo com todo esse calor, é a capital com o clima mais interessante desse país para quem gosta de monitorar o tempo. Quem quer conforto térmico tem que morar em BH.

 

Exato...vc tem o refresco de ter um inverno de 13/14 graus...

 

O inverno daqui de POA está longe de ser o meu ideal, mas dentre as capitais é aquele que acho mais interessante. Viajar para Ctba a trabalho no inverno para mim é notícia ruim. Não gosto. Já no verão, é um prazer, hehe

Link to comment
Share on other sites

Ainda estamos em discussão sobre termometros de pele, que é o pior calor da história que o Tio Papaléguas já pegou , blá blá blá....

 

Os dados estão aí pessoal, está caloooor para um início de Abril , está, mas loooooooongeeeeeeee de ser histórico, já vi muito mais calor em Abril tanto no passado ''Glacial'', disponível no Banco de Dados ou no passado recente.

 

Bueno, e vamos para uma semana que promete ser úmida no RS , só que agora com predominância de um ar mais fresco. Depois semana que vem , ar seco e frio vai ficar por um tempo no RS.

Link to comment
Share on other sites

João....entendo seu desespero....Abril ;

 

- já é um mês que estamos saturados de calor

 

- é um mês que a capital gaucha sofre um aquecimento nas últimas décadas de 0,5

 

- está com um desvio de 4 graus na 61/90

 

Realmente , ninguem merece..Incrivel como Porto Alegre é quente de forma alongada...Acho muito dificil viver num clima assim tão desgastante sem ar-condicionado...

 

Conselho - Mude para Europa...vc tem calor, mas tem um inverno de verdade graças a latitude

 

abraço

 

 

Mesmo assim na Climatempo (Media climatológica) Curitiba aparece com média(Máxima) anual de 23,1° e Porto Alegre 24° e alguns décimos.

Link to comment
Share on other sites

João....entendo seu desespero....Abril ;

 

- já é um mês que estamos saturados de calor

 

- é um mês que a capital gaucha sofre um aquecimento nas últimas décadas de 0,5

 

- está com um desvio de 4 graus na 61/90

 

Realmente , ninguem merece..Incrivel como Porto Alegre é quente de forma alongada...Acho muito dificil viver num clima assim tão desgastante sem ar-condicionado...

 

Conselho - Mude para Europa...vc tem calor, mas tem um inverno de verdade graças a latitude

 

abraço

 

 

Mesmo assim na Climatempo (Media climatológica) Curitiba aparece com média(Máxima) anual de 23,1° e Porto Alegre 24° e alguns décimos.

 

Vejam que de maio até setembro POA e CTBA tem máximas muito parecidas, enquanto que entre outubro e abril a diferença sobe para algo entre 2C e 4C pró Ctba. Agosto é o único mês que POA tem média das máximas mais baixa que Ctba. Em julho é quase igual. No ano Ctba tem em média 2C a mais de máxima do que POA.

 

mes POA - CTBA

jan 30,4 - 25,6

fev 30,0 - 25,8

mar 28,2 - 24,9

abr 25,0 - 22,3

mai 22,1 - 21,1

jun 19,2 - 18,3

jul 19,6 - 19,4

ago 20,3 - 20,9

set 21,9 - 21,3

out 24,8 - 22,6

nov 27,3 - 24,5

dez 29,5 - 25,4

 

ano 24,9 - 22,7

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

João....entendo seu desespero....Abril ;

 

- já é um mês que estamos saturados de calor

 

- é um mês que a capital gaucha sofre um aquecimento nas últimas décadas de 0,5

 

- está com um desvio de 4 graus na 61/90

 

Realmente , ninguem merece..Incrivel como Porto Alegre é quente de forma alongada...Acho muito dificil viver num clima assim tão desgastante sem ar-condicionado...

 

Conselho - Mude para Europa...vc tem calor, mas tem um inverno de verdade graças a latitude

 

abraço

 

 

Mesmo assim na Climatempo (Media climatológica) Curitiba aparece com média(Máxima) anual de 23,1° e Porto Alegre 24° e alguns décimos.

 

Isso deve ser 81/10, não?

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia quente por aqui!

 

Tive máxima de 27,8ºC parecida com a de ontem.

 

No momento 19,7ºC aqui em SJP.

Aqui em casa tive máxima de 29,3 ºC. Aliás, ontem e hoje tive extremos quase idênticos. Ontem 17,9/29,3, hoje 18,1/29,3.

 

Agora tenho 23,6 ºC e céu praticamente limpo.

 

Elton,

Volto a repetir, estes teus extremos são surreais!!

Hoje a diferença entre a minha mínima e a tua ficou em cerca de 4ºC!! Impressionante e olha que moro ao lado do "centro" de SJP...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, eu sempre disse que se não fosse o ar-condicionado eu jamais moraria em Porto Alegre. E não é de hj com o "aquecimento global" porto-alegrense. Falo isso desde a "época glacial" nos anos 80 e 90.

 

Mas, ainda assim, mesmo com todo esse calor, é a capital com o clima mais interessante desse país para quem gosta de monitorar o tempo. Quem quer conforto térmico tem que morar em BH.

 

Eu recomendaria para quem quer conforto e também não tenha medo de tédio climático, hehehehe....

 

E Brasília também, eu morei lá. Só que o tédio de Brasilia é quebrado pela baixíssima taxa de umidade no inverno, que arrebenta narinas e até a madeira de móveis inadequados pro lugar. Difícil.

Link to comment
Share on other sites

Quente hoje na Granja Viana: máxima de 30,9ºC. No momento, 22,8ºC. Por estarmos em transição verão-outono, a partir da tarde a temperatura cai em maior velocidade. Mínimas ainda "altas"; 17,5ºC hoje. O desenrolar desta semana, em termos de temperaturas, será mais de verão que outono aqui em Sampa.

 

Refresco legal somente a partir de domingo. Não sei se dá para dizer que já iniciaremos o outono climático no domingo, tem que esperar ainda. Mas há bons indicativos para isso.

 

Como de praxe, frio mais considerável é a partir da 2ª quinzena de abril.

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com tempo bastante agradável!

 

Afonsos: 21ºC

Santa Cruz: 23ºC

Galeão: 24ºC

Santos Dumont: 24ºC

 

Tenho 19,7ºC na Davis e céu claro. Amanhã mais uma boa mínima, por volta dos 15 graus provavelmente. :good2:

 

 

La em casa 14,7°C caindo rapido , pena que estou a 55km de distancia e a 400 Metros mais baixo , sou um mero mortal hoje kk aqui em Pedralva faz por volta dos 18°C

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Dia quente por aqui!

 

Tive máxima de 27,8ºC parecida com a de ontem.

 

No momento 19,7ºC aqui em SJP.

Aqui em casa tive máxima de 29,3 ºC. Aliás, ontem e hoje tive extremos quase idênticos. Ontem 17,9/29,3, hoje 18,1/29,3.

 

Agora tenho 23,6 ºC e céu praticamente limpo.

 

Elton,

Volto a repetir, estes teus extremos são surreais!!

Hoje a diferença entre a minha mínima e a tua ficou em cerca de 4ºC!! Impressionante e olha que moro ao lado do "centro" de SJP...

Não sei até onde dá pra confiar nos dados do Wunderground, mas meus dados são condizentes com as estações do Ahú e Centro, só que no Ahú as máximas são bem mais baixas e as mínimas mais altas (comportamento de topo?). Hoje, por exemplo, a mínima do Ahú foi de 20,6 e a máxima de 28,6. Já o Centro é cerca de 0,5 grau mais quente que aqui em todas as horas do dia. Os extremos lá hoje foram 19,0/30,1.

 

Quanto ao INMET, sempre cerca de 1,5 grau mais frio. Já o Simepar fica junto com o INMET na mínima e se aproxima dos meus dados na máxima.

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com tempo bastante agradável!

 

Afonsos: 21ºC

Santa Cruz: 23ºC

Galeão: 24ºC

Santos Dumont: 24ºC

 

Tenho 19,7ºC na Davis e céu claro. Amanhã mais uma boa mínima, por volta dos 15 graus provavelmente. :good2:

 

Renan: Dá uma olhada na ABISMAL diferença de temperatura atual entre Confins (26ºC) e Pampulha (23ºC) ás 22UTC. :prankster: :prankster: :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com tempo bastante agradável!

 

Afonsos: 21ºC

Santa Cruz: 23ºC

Galeão: 24ºC

Santos Dumont: 24ºC

 

Tenho 19,7ºC na Davis e céu claro. Amanhã mais uma boa mínima, por volta dos 15 graus provavelmente. :good2:

 

Renan: Dá uma olhada na ABISMAL diferença de temperatura atual entre Confins (26ºC) e Pampulha (23ºC) ás 22UTC. :prankster: :prankster: :prankster:

 

Fato impressionante, visto que ambos os aeros de BH têm altitude semelhante e Pampulha fica na bolha de calor. Aliás,

provavelmente a lagoa da Pampulha tem um efeito amenizador da temperatura no entorno, não?

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve mais um dia com cara de outono (Muito sol, predomínio de nuvens altas, quase nada de cumulus e nem sinal de chuva) e temperaturas de verão.

Novamente os ventos sopraram de NO a N em parte da tarde.

 

Mirante: 18,0°C / 31,9°C

IAG: 15,9°C / 30,7°C

 

Nada de anormal fazer calor no começo de abril.

Apenas esses 31,9°C estão um pouco fora da casinha, pois o recorde absoluto de abril no Mirante, foi 33,2°C em 02/04/1999.

Ou seja, chegamos a apenas 1,3°C do recorde.

 

Em alguns anos, abril já começa mais ameno, em outros ocorrem alguns dias na faixa dos 30°.

 

Agora estamos tendo muita variação de nuvens aqui na zona norte, com a infiltração marítima.

Ora fica nublado, ora temos boas aberturas.

Congonhas 21°C, Campo de Marte e Cumbica 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

Idem. Curitiba na cabeça!

Acho que o problema de Curitiba (Para mim) não é o frio mas sim o frio úmido.

É tipo Sampa, mas mais frio.

 

Como Já disse aqui, passei uns dias de julho, há muito tempo, em Campos do Jordão.

Amanhecia com -1, -2°C, com geada, chegando nuns 18/19°C durante o dia, com um céu absolutamente azul e sem vento.

Aproximadamente entre 5h da tarde e 7h da noite, a temperatura despencava uns 8 a 10°C.

 

Sinceramente, eu prefiro esses -1°C em Campos (Seco e sem vento) do que 8 a 10°C em Sampa com vento marítimo, garoa e o ar saturado de umidade.

 

Tenho impressão que pessoas acostumadas com frio mais seco podem estranhar bastante o inverno em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

 

Se eu morasse em Curitiba teria aquecedor, :laugh: Uma coisa que eu odeio é sentir frio dentro de casa.É muito bom sentir na rua. :rofl: E não gosto de ficar agasalhado dentro de casa tb.

 

Também detesto usar agasalho em casa.

 

Imaginem como deve ser desagradável acordar às 5 ou 6h da manhã numa cidade como Ctba? É extremamente torturante levantar da cama cedo num dia de frio intenso.

 

Em Ctba a tortura deve ser praticamente diária.

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

Idem. Curitiba na cabeça!

Acho que o problema de Curitiba (Para mim) não é o frio mas sim o frio úmido.

É tipo Sampa, mas mais frio.

 

Como Já disse aqui, passei uns dias de julho, há muito tempo, em Campos do Jordão.

Amanhecia com -1, -2°C, com geada, chegando nuns 18/19°C durante o dia, com um céu absolutamente azul e sem vento.

Aproximadamente entre 5h da tarde e 7h da noite, a temperatura despencava uns 8 a 10°C.

 

Sinceramente, eu prefiro esses -1°C em Campos (Seco e sem vento) do que 8 a 10°C em Sampa com vento marítimo, garoa e o ar saturado de umidade.

 

Tenho impressão que pessoas acostumadas com frio mais seco podem estranhar bastante o inverno em Curitiba.

 

Entao se e for pra la estou perdido , to acostumado com inverno bem seco , raros dias com garoa e frio , acostumado mais com maximas baixas com sol do que com chuva , porem Campos do Jordao tem um inverno mais umido que aqui ainda , pois esta mais perto do mar que Maria da Fé , pros que falaram do frio dentro de casa , la em casa as paredes ficam molhados no inverno e dentro de casa chega a fazer menos que 10°C , tenho até uma foto de um termometro marcando 0°C fora e 8°C dentro de casa !

Link to comment
Share on other sites

Baixadas de Maria da Fé e Campos do Jordao fazendo bonito , e os topos das mesmas , "ma o meno " :laugh:

http://i.imgur.com/B7MoRXB.png?1

Gozado... :?: :roll:

Em Campos do Jordão, a automática do INMET e a Vila Inglesa tiveram máximas de 24,2°C e essa estação Sigma chegou nos 29,5°C.

 

Mais de 5°C de diferença...Estranho...

Link to comment
Share on other sites

Baixadas de Maria da Fé e Campos do Jordao fazendo bonito , e os topos das mesmas , "ma o meno " :laugh:

http://i.imgur.com/B7MoRXB.png?1

Gozado... :?: :roll:

Em Campos do Jordão, a automática do INMET e a Vila Inglesa tiveram máximas de 24,2°C e essa estação Sigma chegou nos 29,5°C.

 

Mais de 5°C de diferença...Estranho...

 

 

A estaçao sigma por nao ter um bom abrigo sofre com dias de céu claro vento fraco e muito sol por isso essa diferença , o ideal seria fazer um chapéu ( Telhado ) pra fazer sombra sobre o abrigo !

Link to comment
Share on other sites

Nada de anormal fazer calor no começo de abril.

Apenas esses 31,9°C estão um pouco fora da casinha, pois o recorde absoluto de abril no Mirante, foi 33,2°C em 02/04/1999.

Ou seja, chegamos a apenas 1,3°C do recorde.

 

Em alguns anos, abril já começa mais ameno, em outros ocorrem alguns dias na faixa dos 30°.

 

 

Em abril de 99 teve uma MP bem intensa, por volta do dia 20. Foi a MP intensa mais precoce que já presenciei. Nevou nas serras do RS e SC. Já a MP muito intensa mais tardia foi a de set/2012. Acho que nevou também nas serras do RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Entre as Capitais, para morar prefiro Curitiba. Depois POA, Sampa, Floripa, Brasília e BH. O resto, estou fora!

Legal!

Das capitais, não trocaria Curitiba por nenhuma!

Gosto de ver geada e apenas Poa registra o fenômeno todo o ano, além de Curitiba, mas lá são mto fracas. Raramente negativa. Nos arredores de Curitiba, vejo geadas frequentemente, do outono até a primavera.

Já, se fosse escolher localidades comuns, minhas favoritas:

 

PARANÁ

Inácio Martins

General Carneiro

Entre Rios

 

SANTA CATARINA

São Joaquim

Painel

Urubici

Herciliópolis

Joinville

 

RIO G DO SUL

São Francisco Paula

Bom Jesus

Soledade

Pinheiro Machado

 

SP

Cunha

Campos do Jordão

 

RJ

Visconde de Mauá

Nova Friburgo

 

MG

Monte Verde

Maria da Fé

Passa Quatro

 

***************

 

Poucas nuvens e 17°C por aki

 

Provavelmente teremos nevoeiros na madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

Idem. Curitiba na cabeça!

Acho que o problema de Curitiba (Para mim) não é o frio mas sim o frio úmido.

É tipo Sampa, mas mais frio.

 

Como Já disse aqui, passei uns dias de julho, há muito tempo, em Campos do Jordão.

Amanhecia com -1, -2°C, com geada, chegando nuns 18/19°C durante o dia, com um céu absolutamente azul e sem vento.

Aproximadamente entre 5h da tarde e 7h da noite, a temperatura despencava uns 8 a 10°C.

 

Sinceramente, eu prefiro esses -1°C em Campos (Seco e sem vento) do que 8 a 10°C em Sampa com vento marítimo, garoa e o ar saturado de umidade.

 

Tenho impressão que pessoas acostumadas com frio mais seco podem estranhar bastante o inverno em Curitiba.

 

Eu também prefiro um frio com sol, aqui em sp é um saco aquele frio úmido, ano passado mesmo aqueles 8ºC durante o dia foi nublado e garoa.

Link to comment
Share on other sites

Ses tão brincando... acho ctba a melhor capital pra conforto térmico disparado!

O problema é quem não sente conforto no frio :laugh:

Idem. Curitiba na cabeça!

Acho que o problema de Curitiba (Para mim) não é o frio mas sim o frio úmido.

É tipo Sampa, mas mais frio.

 

Como Já disse aqui, passei uns dias de julho, há muito tempo, em Campos do Jordão.

Amanhecia com -1, -2°C, com geada, chegando nuns 18/19°C durante o dia, com um céu absolutamente azul e sem vento.

Aproximadamente entre 5h da tarde e 7h da noite, a temperatura despencava uns 8 a 10°C.

 

Sinceramente, eu prefiro esses -1°C em Campos (Seco e sem vento) do que 8 a 10°C em Sampa com vento marítimo, garoa e o ar saturado de umidade.

 

Tenho impressão que pessoas acostumadas com frio mais seco podem estranhar bastante o inverno em Curitiba.

 

Não sei pq mas eu sinto mais frio com o frio seco.Acho pq com tanto casaco, a temperatura da pele fica alta e se você corre vc sua mais fácil com o ar úmido.

 

Falo isso pq ano passado fez 15ºC a tarde em BH com chuva, mas nem morri de frio nem nada.

Pra quem anda muito na rua, vai acabar suando mais com um frio úmido no final das contas.

Link to comment
Share on other sites

Dia extremamente quente aqui em Goiânia, desconfortável mesmo. Se o João Tur morasse aqui já teria morrido, pois só não temos "calor" de maio a julho. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

E olha que mesmo nesses meses chegamos fácil a 27/28°C, só com frentes frias baixamos as máximas. Setembro então é de matar.

Em termos de conforto climático (não sentir muito calor nem muito frio) a melhor é Brasília. Eu que gosto de frio preferiria Curitiba, pois é a que tem o melhor clima dentre as capitais. POA faz calor demais no verão, muito mais que em Goiânia, mesmo em setembro, mas tem a vantagem de ser bem perto da serra, pra quem pode aproveitar.

Quando aposentar me estabelecerei em São Chico, a melhor relação custo-benefício pra neve e estrutura (barata, perto de uma capital e da bela Gramado e Canela)

Link to comment
Share on other sites

Aí é que me refiro, não me adaptaria ao frio de Curitiba, embora ache a cidade muito linda... amigos, eu estranhei Arvorezinha logo ali, 30km em linha reta, mas com céu nublado quase o tempo todo em maio, junho, julho, não aturei corri de lá kkkkkkk :laugh: , é outro mundo, sou resistente ao frio, mas com sol, e aquecimento do alto da coxilha, caso de Soledade.Se eu ficar muito dias sem sol, ah vou perdendo a resistência, é sério,climas como o de Curitiba,Arvorezinha, Fontoura Xavier, São José do Herval, Ilópolis, me deixam muito friorento. :mosking:

Claro que as noites de geada em Solecity são terríveis , gela até os ossos, mas normalmente no outro dia à tarde fica mais suportável, o pior para nós é o vento :good:

Link to comment
Share on other sites

Olha o refresco chegando.

 

Páscoa com chocolate, chuva e frio?7 de abril de 2014 às 21:14 por Josélia Pegorim

 

As projeções de temperatura para os próximos quinze dias indicam que duas massas polares devem alcançar parte do centro-sul do Brasil na segunda quinzena de abril, após o dia 13. A primeira deve ter efeito especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas segunda massa polar deve vir com mais força e numa posição pelo interior do continente, o que facilita a entrada do ar polar. Massas polares continentais tem maior potencial para provocar frio intenso.

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/218813/pascoa-com-chocolate-chuva-e-frio/

Link to comment
Share on other sites

Já, se fosse escolher localidades comuns, minhas favoritas:

SANTA CATARINA

Joinville

Joinville é uma cidade muito bonita.

Mas é um forno no verão.

Calor úmido, típico de litoral e proximidades.

Morei 6 anos em Santos. Já esgotei minha cota. :laugh:

 

No litoral sul e sudeste, das que eu conheço, Laguna-SC e Imbituba-SC quase sempre têm vento.

O calor geralmente não é tão sentido nessas 2 cidades.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.