Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

...mas se eu te disser que não lembro de outro quadro parecido, é pq realmente dificilmente ele tenha ocorrido, não duvido em outros tempos, lá dos meus avós, meus pais...

 

Artur sempre teve estação em topo aqui, era na Praça Coussirat de Araújo, lá pelos anos 30, depois veio para o topo do Silo, e por último, no topo do Parque Centenário, creio que ado Inmet desde 1960 a 1991.Depois foi desativada.Mas minha memória é boa o suficiente pra ta afirmar que não lembro de 6 dias com máximas acima de 30º em abril... :good:

 

Matou a pau! É disso que to falando! Pode ser que em nossa epoca não vivenciamos, mas quem não garante que já tivemos outras ondas de calor iguais a desse ano, em passados mais distantes?

 

sobre a informação da estação antiga do Inmet, onde pego os dados, se é que estão anotados em algum lugar? Estendo essa pergunta aos ESTUDIOSOS de plantão (Carlos Dias, Aldo Santos, Mafili, Coutinho, etc etc).

 

Sobre tua memória, PH, sei por outras fontes que realmente é boa! :friends:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

[

 

 

Matou a pau! É disso que to falando! Pode ser que em nossa epoca não vivenciamos, mas quem não garante que já tivemos outras ondas de calor iguais a desse ano, em passados mais distantes?

 

sobre a informação da estação antiga do Inmet, onde pego os dados, se é que estão anotados em algum lugar? Estendo essa pergunta aos ESTUDIOSOS de plantão (Carlos Dias, Aldo Santos, Mafili, Coutinho, etc etc).

 

Sobre tua memória, PH, sei por outras fontes que realmente é boa! :friends:

 

 

73 e 80 FORAM, ABRIL DE MUITO CALOR, ENTRE 26,9/25,6 NO INMET DE MÁXIMA, ESTIMO ENTRE 27/29 EM CASA SE ESTIVESSE AQUI.

Link to comment
Share on other sites

P

 

NA CIDADE DE S.JOAQUIM, LEVANTAMENTO POR CIMA, EM MÉDIA A CADA 5 ANOS A CIDADE TEM UM TORNADO, DESDE OS ANOS 80. O PIOR FOI UM F3 QUE MATOU 5 PESSOAS.

Qdo estive em São Joaquim, vi as ruínas da destruição provocada por um, em 88 ou 89...

Foi quase no centro da cidade.

Já comentei antes, aki.

 

 

FOI EM MAIO DE 87

Link to comment
Share on other sites

Na retaguarda da tempestade, o ar frio e seco avança. Amanhã as mínimas no sul do RS poderão estar até 8°C inferiores às registradas na manhã de hj: Córdoba ontem às 7h apresentava temperatura de 20°C e hj tem 13°C, com vento SW.

(Uruguaiana, hj com 25°C e amanhã possivelmente com 15/16°C).

 

Uruguaiana com céu limpo e 15°C na manhã de hj.

Link to comment
Share on other sites

O clima está doido e eu sempre tenho uma resposta pronta pra tudo, meu nome é JoãoTur! Não daria um slogan bom pras eleições? O que acham?

 

Por aqui o mais do mesmo, os dias sempre iguais. Por enquanto estou na espera da rabeta do ciclone nos atingir.

 

Eu heim??? Este slogan lembra a chata e insuportável da Marina Silva! "Meu nome é Marina Silva! O Brasil precisa de pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável...".

SE EU CONCORRESSE A ALGUM CARGO, iria fazer de tudo para acabar com a cambada de "puxa-sacos" e gente sem opinião própria, parecido como vejo de vez em quando num fórum de meteorologia que tem por aí... Não entendo gente que, mesmo que "não concorde", "concorda" para agradar e ganhar pontos com os outros.

Bom dia a todos! :good:

Link to comment
Share on other sites

... sem querer bancar o tal sou um repentista, fisionomista, memorizei praticamente o relevo de quase todo o Brasil, está na cabeça.Eu tenho algumas habilidades!!!

 

... sem querer bancar o tal sou um repentista, fisionomista, memorizei praticamente o relevo de quase todo o Brasil, está na cabeça.Eu tenho algumas habilidades!!!

 

 

... sem querer bancar o tal sou um repentista, fisionomista, memorizei praticamente o relevo de quase todo o Brasil, está na cabeça.Eu tenho algumas habilidades!!!

 

 

:lazy:

Link to comment
Share on other sites

O clima está doido e eu sempre tenho uma resposta pronta pra tudo, meu nome é JoãoTur! Não daria um slogan bom pras eleições? O que acham?

 

Por aqui o mais do mesmo, os dias sempre iguais. Por enquanto estou na espera da rabeta do ciclone nos atingir.

 

Eu heim??? Este slogan lembra a chata e insuportável da Marina Silva! "Meu nome é Marina Silva! O Brasil precisa de pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável...".

SE EU CONCORRESSE A ALGUM CARGO, iria fazer de tudo para acabar com a cambada de "puxa-sacos" e gente sem opinião própria, parecido como vejo de vez em quando num fórum de meteorologia que tem por aí... Não entendo gente que, mesmo que "não concorde", "concorda" para agradar e ganhar pontos com os outros.

Bom dia a todos! :good:

 

João Tur, me divirto com seus posts. Acho que vc faz isso de sacanagem, pra movimentar o ambiente. Não é possível que sejas tão ranzinza. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Vá ao EBAZ esse ano.

Link to comment
Share on other sites

NA boa...tornado é necessária a cobertura presencial.

 

São detalhes no solo.

 

Uma variedade incrível de possibilidades.

 

Meia duzia de fotos podem dizer que foi um tornado.

 

Galinheiros destroçados não.

 

Árvores quebradas como palitos...são exatamente isto....árvores quebradas como palitos.

 

Quero ver rastros.

 

Bento Gonçalves.

Lá vem o Eisnten dos céticos...Claro que foi tornado Canabarro...

 

Não foi pronto acabou.

 

Isso é pé-de-vento.

 

Tornado tem que ser documentado.

 

Veja o "outbreak de natal" em São Joaquim.....Não foi briga com o Ronaldo e a Jacqueline e o Paulo Hames foram documentaram.

 

Apesar de não ter tido a tal repercussão na mídia.

 

Está lá tudo documentadinho e fotografadinho e muito bunitinho.

 

Em outo caso creio que Bom Jardim da Serra:

 

Enchi tanto o saco do Srº Ronaldo Coutinho que no único dia de folga ele "enrolou" a família para ir até um tal de "choco house" perguntar quem era dona do GOLZINHO 94/95 que tinha o caibro no pneu.

 

Agora, vir com imagens, sem nuvem funil, sem rastro, sem documentação.

 

Sinto muito, não.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

João Tur para presidente! Se eleito, vai trazer o programa:

 

"Termômetro de pele para todos"

 

 

Buenas...aqui mínima de 17,8C e agora tudo nublado, mas vai sair o sol.

 

João...você não faz ideia do QUANTO RECLAMA DE BARRIGA CHEIA aí em

POA...venha a Juiz de Fora, passe um inverno aqui e mude sua opinião...

Link to comment
Share on other sites

Agora deu o cientista definindo o que é tornado ou não...

Foi tornado, tem imagens, tem o rastro, imagens de radar, de satélite, análise de empresa séria Metsul.

Não adianta espernear com tuas teorias sem efeito prático, e tuas fórmulas mirabolantes...

 

Sobre teorias.....vai....mas vai mesmo.

 

Para ser um cientista é necessário saber ler.

 

Leia o texto e confira se a afirmação que foi um tornado.

 

Bahhhhhhhhhhhhhhhh......deu pra ti...como dizemos aqui no interior de São Paulo.

 

As imagens não conclusivas, não há imagens de rastro, a imagem do radar "a presença de instabilidade muito intensa, com característica supercelular,"

 

O título da empresa séria Metsul,

 

Provável tornado provocou danos no interior do Vale do Taquari

 

Por: Estael Sias Abril, 08-04-2014 | 17:39 | Categoria: Tornado

 

Repetindo:

Provável Provável Provável Provável

 

No texto temos também sobre microburst.

 

muito improvável

Link to comment
Share on other sites

JT FACTS

 

JT foi chamado para ser juiz no tribunal. Uma velhinha era acusada de assassinar um rapaz. A promotoria entrega ao JT uma foto da velhinha esfaqueando o rapaz na rua. JT define: "podem me mostrar a qtde de fotos que for necessária! Essa velhinha não tem cara de assassina! Ela é inocente. Eu vejo e sinto isso no seu coração!"

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

JT FACTS

 

JT foi chamado para ser juiz no tribunal. Uma velhinha era acusada de assassinar um rapaz. A promotoria entrega ao JT uma foto da velhinha esfaqueando o rapaz na rua. JT define: "podem me mostrar a qtde de fotos que for necessária! Essa velhinha não tem cara de assassina! Ela é inoscente. Eu vejo e sinto isso no seu coração!"

 

 

JT: "Ela é inocente e está kerendo se pronunciar! Vejam como é educada: levantou a mão para poder falar!"

5a4e8963b48a1_DiadasMC3A3es_A_velhinha_de_Taubat_besteiraseafins.blogspot_com.jpg.23f057b61bbe3a4f41b924eb07da1baf.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu não entro nesse puxa-saquismo de vocês não! Sei muito bem o quanto

as coisas estão mudadas hoje em dia e isso é bem óbvio. Não me venham

dizer que sou ignorante, porque tirei nota 10 na minha banca examinadora

do curso de geografia! O aquecimento global trouxe este aumento de 00,6C

na temperatura média JJA em Juiz de Fora, conforme comprovei no tópico.

 

Mas, saibam que estes dados são o fato menos importante. Na década de 90

eu usava muito mais agasalho que hoje em dia, inclusive ninguém mais vende

agasalhos aqui em JF! Bons tempos quando o inverno era constante, sem nunca

passar dos 15C à tarde...graças à ação humana, no entanto, tudo ficou

maluco agora...essa é a verdade e não adianta ficarem doídos com estas

palavras...

Link to comment
Share on other sites

João Tur para presidente! Se eleito, vai trazer o programa:

 

"Termômetro de pele para todos"

 

Sei não, acho que ele tenderia mais é pra "medidas impopulares"... :laugh: :laugh: :laugh:

 

A coisa está pegando agora no Paraná, ao menos isso é o que indica a imagem de satélite, bem interessante.

 

Aqui ontem: de 15,9º C a 31,4º C.

 

Mínima hoje: 16,1º C

 

Agora: 26,7º C e subindo com tempo cada vez mais aberto.

Link to comment
Share on other sites

JT FACTS

 

JT foi chamado para ser juiz no tribunal. Uma velhinha era acusada de assassinar um rapaz. A promotoria entrega ao JT uma foto da velhinha esfaqueando o rapaz na rua. JT define: "podem me mostrar a qtde de fotos que for necessária! Essa velhinha não tem cara de assassina! Ela é inocente. Eu vejo e sinto isso no seu coração!"

 

Realmente tu me "detestas", Bruno. Não entendo o porquê, mas me detestas... Fazer o que, se não conseguimos ter um debate sadio e que aceite as percepções de todos?

:sad:

Link to comment
Share on other sites

JT FACTS

 

JT foi chamado para ser juiz no tribunal. Uma velhinha era acusada de assassinar um rapaz. A promotoria entrega ao JT uma foto da velhinha esfaqueando o rapaz na rua. JT define: "podem me mostrar a qtde de fotos que for necessária! Essa velhinha não tem cara de assassina! Ela é inocente. Eu vejo e sinto isso no seu coração!"

 

Realmente tu me "detestas", Bruno. Não entendo o porquê, mas me detestas... Fazer o que, se não conseguimos ter um debate sadio e que aceite as percepções de todos?

:sad:

 

Eu não te detesto! Eu apenas me utilizei de uma ironia para mostrar o quanto eu discordo de vc. Apenas isso.

 

No mais, para ter opinião própria como vc gosta muito de dizer que tem, não é preciso ser cabeça dura. Aliás, é muito mais admirável numa pessoa o reconhecimento de um equívoco do que a insistência no erro (sob a justificativa torta de que é louvável ter oponião própria, mesmo que seja evidente que é errada).

Link to comment
Share on other sites

O clima está doido e eu sempre tenho uma resposta pronta pra tudo, meu nome é JoãoTur! Não daria um slogan bom pras eleições? O que acham?

 

Por aqui o mais do mesmo, os dias sempre iguais. Por enquanto estou na espera da rabeta do ciclone nos atingir.

 

Eu heim??? Este slogan lembra a chata e insuportável da Marina Silva! "Meu nome é Marina Silva! O Brasil precisa de pessoas preocupadas com o desenvolvimento sustentável...".

SE EU CONCORRESSE A ALGUM CARGO, iria fazer de tudo para acabar com a cambada de "puxa-sacos" e gente sem opinião própria, parecido como vejo de vez em quando num fórum de meteorologia que tem por aí... Não entendo gente que, mesmo que "não concorde", "concorda" para agradar e ganhar pontos com os outros.

Bom dia a todos! :good:

 

João Tur, me divirto com seus posts. Acho que vc faz isso de sacanagem, pra movimentar o ambiente. Não é possível que sejas tão ranzinza. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Vá ao EBAZ esse ano.

 

KKKKK

Obrigado, amigo Rodrigo. Gosto das tuas postagens também!

Não sou "ranzinza". Só não aceito as "coisas prontas" e isso incomoda alguns, que querem agradar a outros.

Quanto ao EBAZ, não irei! Infelizmente, umas duas vezes pedi informações sobre os encontros e se fizeram de "analfabetos", como se não tivessem lido minhas postagens.

Prova de que eu não sou bem quisto neste fórum. Antes isso me incomodava, mas, sinceramente, hoje não incomoda mais. Digo o que penso mesmo, se querer agradar aos outros. Acho que todo debate é válido.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Retornando devagar a rotina normal de vida

 

As minimas subiram um pouco hoje , as minimas foram registradas no meio da madrugada , depois disso apareceram nuvens e ventou um pouco

 

 

PWS LAGE 10,1°C

 

INMET 11,9°C

 

PWS TOATOA 14,9°C

 

 

Até agora media simples na PWS LAGE de 17,5°C ,

 

Médias das minimas 10,7°C

 

 

Como estão as previsoes de chuva e algum frio pra ca ? Estou perdido , no momento temos nuvens altas calor de 25°C

Link to comment
Share on other sites

Logo de manhã, o céu estava coberto de nuvens altas; depois limpou e ficamos com céu praticamente todo azul. Agora, muitas nuvens vindo de oeste.

Temperatura de 23°C.

Será que existe alguma chance de chuva????

 

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Tuias - O Wundergorund está fora do ar...alguem sabe a máxima de ontem..??

Não chegou a 30º kkkk

Deu 29.9º no tuias, enquanto no Inmet topinho 31.4º. :heat:

Eis que a surpresa, o Tuias continua surrando o topinho nas máximas e na maioria das mínimas(isto eu já esperava)... :sarcastic:

E isto que nem começou o padrão de inverno.Cadê os que disseram que o Tuias teria 2 a 3º acima do topinho, nas máximas???? :mosking: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Logo de manhã, o céu estava coberto de nuvens altas; depois limpou e ficamos com céu praticamente todo azul. Agora, muitas nuvens vindo de oeste.

Temperatura de 23°C.

Será que existe alguma chance de chuva????

 

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

 

 

Pelo que vi no satelite , a instabilidades fortes devem alcançar SP no fim da tarde , talves tenhamos chuva a noite , vamos esperar !

Link to comment
Share on other sites

 

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

Algo q me entristece profundamente!

 

Abraço solidário!

Link to comment
Share on other sites

JT FACTS

 

JT foi chamado para ser juiz no tribunal. Uma velhinha era acusada de assassinar um rapaz. A promotoria entrega ao JT uma foto da velhinha esfaqueando o rapaz na rua. JT define: "podem me mostrar a qtde de fotos que for necessária! Essa velhinha não tem cara de assassina! Ela é inocente. Eu vejo e sinto isso no seu coração!"

Peraí um pouquinho, uma coisa é empatia, ou tentar sentir o que o outro sente, outra é o efeito na pele,efetivo, perceptível, nesta vou defender o João Tur... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

PH, eu sinceramente esperava que o o topinho baixo teria máximas

menores que o Tuias, isso porque o comportamento de topo favorece

máximas menores. Veja o exemplo aqui em MG mesmo: temos a

estação convencional de São Lourenço, a 930m de altitude e em

baixada; temos a estação de Juiz de Fora, topo a 950m. Altitudes

bem semelhantes, porém o comportamento é totalmente diferente.

 

As máximas no INMET-JF são bem menores que em INMET-SL, porém

as mínimas de SL são arrasadoras, são muitas sub-5 por ano quando

o inverno é bom.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Encontrei o recorte q tenho guardado do tornado q atingiu São José dos Pinhais e 11 bairros de Curitiba.

 

A data: 17/ABRIL/1998

 

Provavelmente tbm um F3.

 

1.700 pessoas desabrigadas

 

50 pessoas feridas

 

1 vítima fatal

 

Decretado estado de emergência em São José dos Pinhais.

 

O tornado derrubou paredes de edifícios.

Arrastou e destruiu casas e arremessou móveis e automóveis à grande distância.

 

A área atingida fica à cerca de 12 km da minha casa.

 

Incrível! Esse eu não conhecia, impressionante! Terrível saber como estamos sujeitos a esses fenômenos.

Link to comment
Share on other sites

 

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

Algo q me entristece profundamente!

 

Abraço solidário!

 

Na última vez em que eu passei aí em CDJ, os plátanos da prinicipal via da cidade estavam decepados. :negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

Algo q me entristece profundamente!

 

Abraço solidário!

 

Na última vez em que eu passei aí em CDJ, os plátanos da prinicipal via da cidade estavam decepados. :negative:

 

Vocês tem que ver o que fizeram na rua vizinha do prédio onde moro. Simplesmente acabaram com as árvores!

Link to comment
Share on other sites

Momento protesto:

 

Cheguei na loja hoje e as quatro enormes árvores aqui da esquina, estavam cortadas. Na melhor das hipóteses, podadas. Para voltar ao tamanho que tinham, vai levar entre 2/3 anos. Aparentemente, não apresentavam risco algum. Enfim!!!!!!

 

Isso é algo que me deixa chateado também. O pior é saber que os órgãos que deveriam fiscalizar e/ou impedir, muitas vezes estão por trás desses cortes..sei lá, recebendo favores, benefícios talvez..

Link to comment
Share on other sites

PH, eu sinceramente esperava que o o topinho baixo teria máximas

menores que o Tuias, isso porque o comportamento de topo favorece

máximas menores. Veja o exemplo aqui em MG mesmo: temos a

estação convencional de São Lourenço, a 930m de altitude e em

baixada; temos a estação de Juiz de Fora, topo a 950m. Altitudes

bem semelhantes, porém o comportamento é totalmente diferente.

 

As máximas no INMET-JF são bem menores que em INMET-SL, porém

as mínimas de SL são arrasadoras, são muitas sub-5 por ano quando

o inverno é bom.

 

abraços

É muito peculiar, mas o comportamento de máximas e de nebulosidade, aqui no RS, neste faixa mais a leste, é diferenciada, e é diretamente proporcional, veja o que acontece com Canela São Chico, Gramado, em menor escala em Caxias e um pouco menos nesta região leste/sudeste da Serra do Botucaraí e no Alto Vale do Taquari(Ilópolis e Arvorezinha).

Tanto é assim que da cidade de Soledade indo em direção à oeste/noroeste/norte, as máximas sobem bastantinho, é um clima mais planaltino, além da altitude ser menor.

O Tuias pega o começo desta faixa com máximas menores.O Topinho Inmet sofre a interferência do aquecimento maior do oeste.O Shimutz compreendeu bem a situação local.E digo mais, não quero me antecipar de novo, entretanto, as máximas de inverno no Tuias vão surpreender de forma de interessante. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.