Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Abril tá perdido... Algum resfriamento mais significativo (<13ºC) parece que só no finalzinho do mês. Ao passo que por volta do dia 22 de maio possamos ter temperatura próxima de 0ºC. Por enquanto apenas tendência, tá variando muito. Principalmente de modelo para modelo.

 

Cara, confirmação só no dia 19 de Maio. Hoje é 5... de Abril. No final de Fevereiro aquela MP que deu 15°C, chegaram a apontar 9°C. A longo prazo todo ano negativa, hehe. Nem te ilude.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bruno, a máxima que a estação da RCC reportou aqui em Livramento, não foi 37,8 graus, e sim 39,5, no dia 26 de dezembro do ano passado. Lembro que naquele dia, a sensação térmica foi de 48 graus, um verdadeiro secador de cabelo com umidade!!!! :heat: :heat: :heat:

Sim, mas o mapa que eu te trouxe é do 1t2014 !

 

E foi 39,8C que bateu em dezembro, não?

Link to comment
Share on other sites

Dia muito bonito de céu quase claro e com a UR caindo, conforme o esperado. Agora temos sol, 27,3ºC e 56% de

umidade. Pelo que conheço da minha cidade, vai nublar à noite, tenho quase certeza disso. Daí os modelos não

colocarem uma mínima baixa para amanhã. No entanto, Segunda e Terça podem ser interessantes.

 

Aqui eu tenho 27,4ºC no sensor externo e UR 58%. Pelo menos está ventando bastante.

 

O que houve com o Rio hoje? Está fresco!

 

Atenção à Nova Friburgo...chance de boas mínimas por lá nos próximos dias.

:good:

Hj eu fiquei assim na área urbana: 16,1/26,3. Agora faz 19,3 tempo limpo.

Link to comment
Share on other sites

Abril tá perdido... Algum resfriamento mais significativo (<13ºC) parece que só no finalzinho do mês. Ao passo que por volta do dia 22 de maio possamos ter temperatura próxima de 0ºC. Por enquanto apenas tendência, tá variando muito. Principalmente de modelo para modelo.

 

Cara, confirmação só no dia 19 de Maio. Hoje é 5... de Abril. No final de Fevereiro aquela MP que deu 15°C, chegaram a apontar 9°C. A longo prazo todo ano negativa, hehe. Nem te ilude.

 

NUNCA acredite nos modelos ao pé da letra, ainda mais para algo tão longe assim. O que me refiro é que há uma certa concordância para um mês de maio frio, e isso apontam desde fevereiro. Nenhuma data certa para a bomba.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Não sei porque estão discutindo um futuro tão longe... Olhem que o Modelo Europeu dá para o início da 1ª Quinzena, seria a MP mais forte do ano, linha de 0ºC em 850 hpa chegando na altura de Jaguarão.

 

UC1CCU2.gif

 

Pelas últimas saídas seria bloqueada... Mas pelo menos o RS/Uruguay sentiria seus efeitos.

 

Pelo menos? Menos de 5% da população do Brasil sentiria essa MP.Falando nisso El nino chegando = calor no sul.

 

Poderíamos ter um El nino já em junho.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Será que o PNI está com céu limpo como aqui ???? Por lá, 10,6°C.

 

Está quase sem nuvens...falei com eles agora..!!

 

Então, se não houver mudanças, teremos alguma coisa abaixo de zero amanhã.

 

Por enquanto:

 

Vila Inglesa 15,5

 

Sigma 16,3........voltou :good:

 

Inmet 16,4

 

Capivari 16

 

PNI 8,6

Link to comment
Share on other sites

Abril tá perdido... Algum resfriamento mais significativo (<13ºC) parece que só no finalzinho do mês. Ao passo que por volta do dia 22 de maio possamos ter temperatura próxima de 0ºC. Por enquanto apenas tendência, tá variando muito. Principalmente de modelo para modelo.

 

Cara, confirmação só no dia 19 de Maio. Hoje é 5... de Abril. No final de Fevereiro aquela MP que deu 15°C, chegaram a apontar 9°C. A longo prazo todo ano negativa, hehe. Nem te ilude.

 

NUNCA acredite nos modelos ao pé da letra, ainda mais para algo tão longe assim. O que me refiro é que há uma certa concordância para um mês de maio frio, e isso apontam desde fevereiro. Nenhuma data certa para a bomba.

 

Abraços

 

Na minha opinião qualquer previsão de fevereiro ou até março deveria ser DESCARTADA.EL NIÑO IMINENTE.Vai sambar com todas as previsões.Depois não adianta chorar com um maio completamente oposto ao que se esperava.

 

CFS-apr2.png

Link to comment
Share on other sites

 

Na minha opinião qualquer previsão de fevereiro ou até março deveria ser DESCARTADA.EL NIÑO IMINENTE.Vai sambar com todas as previsões.Depois não adianta chorar com um maio completamente oposto ao que se esperava.

 

CFS-apr2.png

 

Pode formar AGORA o El niño mais ultra mega fodal que não vai mudar em nada Maio. A Atmosfera não é com um estalo de dedos e tá instalado o Padrão. Demora 3 meses no mínimo.

Link to comment
Share on other sites

 

Na minha opinião qualquer previsão de fevereiro ou até março deveria ser DESCARTADA.EL NIÑO IMINENTE.Vai sambar com todas as previsões.Depois não adianta chorar com um maio completamente oposto ao que se esperava.

 

CFS-apr2.png

 

Pode formar AGORA o El niño mais ultra mega fodal que não vai mudar em nada Maio. A Atmosfera não é com um estalo de dedos e tá instalado o Padrão. Demora 3 meses no mínimo.

 

Uma mudança mísera de graus no Pacífico já provoca mudanças GLOBAIS.Não precisa esperar um El Niño oficial.Estamos saindo de uma padrão completamente diferente:

 

a3p.gif

 

Como você mesmo disse a atmosfera não é automática, então não é bem assim, 3 meses.É gradual.+0,1ºC já vai causar mudanças.

 

Nosso inverno está na corda bamba.Tõ bem discrente com esse frio de maio.A expectiva era de um El Niño formado só no 2º semestre.Agora poderíamos ter já em Junho.

Link to comment
Share on other sites

 

Na minha opinião qualquer previsão de fevereiro ou até março deveria ser DESCARTADA.EL NIÑO IMINENTE.Vai sambar com todas as previsões.Depois não adianta chorar com um maio completamente oposto ao que se esperava.

 

CFS-apr2.png

 

Pode formar AGORA o El niño mais ultra mega fodal que não vai mudar em nada Maio. A Atmosfera não é com um estalo de dedos e tá instalado o Padrão. Demora 3 meses no mínimo.

 

Uma mudança mísera de graus no Pacífico já provoca mudanças GLOBAIS.Não precisa esperar um El Niño oficial.Estamos saindo de uma padrão completamente diferente:

 

a3p.gif

 

Como você mesmo disse a atmosfera não é automática, então não é bem assim, 3 meses.É gradual.+0,1ºC já vai causar mudanças.

 

Nosso inverno está na corda bamba.Tõ bem discrente com esse frio de maio.A expectiva era de um El Niño formado só no 2º semestre.Agora poderíamos ter já em Junho.

 

Mas temos que olhar é o que tínhamos a 2 meses atrás para sabermos a atmosfera de Maio. O Oceano começou a aquecer loucamente a partir do final de Março. Creio que vai ser um ano parecido com 2009. E mesmo assim ainda não temos o Menino Instalado. É um processo longo. 2009 o El niño começou exatamente nesta mesma época e seu padrão só foi sentido em Setembro.

 

E me diz uma MP que 100 por cento do Brasil sentiu efeitos ?? Por favor né... É uma MP forte para um mes de Abril, sendo proposta pelo Europeu. E o El niño aumenta as chuvas no Sul, não quer dizer que vamos torrar, mas pode ocorrer que a média das máximas diminuam e o tempo fique ameno.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que eu quis dizer é que justamente por estar acima da média, mostra que abril nos últimos tempos se transformou em um "fevereiro mais ameno", e tudo indica que terminará assim.

Sobre as médias, me referi ao fato de 2014 estar efervescente, com um respiro de ar frio nos dias 22 e 23 de março. Se formos nos basear nelas, dá a impressão que aqui não fez tanto calor assim neste ano.

 

Verdade, Rafael!

Concordo em gênero, número e grau contigo!

Aqui em Curitiba o sol apareceu hoje, com uns 25°c ou 26°c na parte da tarde.

Amanhã já deve aquecer mais por aqui, mas nada comparado a Porto Alegre, que "ferve" neste início de abril, como se fosse dezembro.

Curitiba é uma linda cidade. Gosto muito de estar aqui!

Abraços a todos os amigos do BAZ!

Link to comment
Share on other sites

E me diz uma MP que 100 por cento do Brasil sentiu efeitos ?? Por favor né... É uma MP forte para um mes de Abril, sendo proposta pelo Europeu. E o El niño aumenta as chuvas no Sul, não quer dizer que vamos torrar, mas pode ocorrer que a média das máximas diminuam e o tempo fique ameno.

 

Você não me entendeu.Disseram que vai ser bloqueada no máximo o Rio Grande do Sul sentiria os efeitos.Que graça isso tem pro norte do RS, SC?

 

O El Niño aumenta a temperatura média, mesmo com precipitação.

 

E não entendo essa irritaçãozinha chata aqui no BAZ.Esse por favor sarcástico, como se eu não soubesse disso.Enche o saco. :negative:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E me diz uma MP que 100 por cento do Brasil sentiu efeitos ?? Por favor né... É uma MP forte para um mes de Abril, sendo proposta pelo Europeu. E o El niño aumenta as chuvas no Sul, não quer dizer que vamos torrar, mas pode ocorrer que a média das máximas diminuam e o tempo fique ameno.

 

Você não me entendeu.Disseram que vai ser bloqueada no máximo o Rio Grande do Sul sentiria os efeitos.Que graça isso tem pro norte do RS, SC?

 

O El Niño aumenta a temperatura média, mesmo com precipitação.

 

E não entendo essa irritaçãozinha chata aqui no BAZ.Esse por favor sarcástico, como se eu não soubesse disso.Enche o saco. :negative:

 

Geralmente MP's bloqueadas assim, o Sudoeste do MT e do MS sentem também os efeitos. Mas ainda é muito cedo para qualquer palpite. Pode o ECMWF aumentar a MP , intensifica-la , assim como pode simplesmente colocar calor.

 

Obviamente o El niño provoca um aumento na média no Sul do País, mas não é sinonimo que simplesmente não irá fazer mais frio. Agosto de 2012 por exemplo , o mais tórrido de todos os Agostos, foi sob Neutralidade com predominancia de negatividade. E o seu padrão ainda demorará para ser sentido, no caso o do El niño. Momentos de transição são de indecisão, a única coisa que dá para adiantar que a Primavera irá ser Chuvosa no Sul do País.

 

Eu estou sendo tranquilo e nem falei nada irônico, só estou trocando ideias contigo e colocando minha opinião no Assunto. Espero que compreenda.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Para mim pode vir El niño, La niña ou Neutralidade, já percebi que nos últimos anos isso pouco importou para

o comportamento das temperaturas em boa parte do Sudeste, então...

 

Já para o Sul, vamos torcer para que os efeitos do El niño comecem apenas mais para o final do inverno...

 

No momento, muitas nuvens e 18,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Para mim pode vir El niño, La niña ou Neutralidade, já percebi que nos últimos anos isso pouco importou para

o comportamento das temperaturas em boa parte do Sudeste, então...

 

Já para o Sul, vamos torcer para que os efeitos do El niño comecem apenas mais para o final do inverno...

 

No momento, muitas nuvens e 18,9ºC.

 

Já estou vendo que agosto será quente em Porto Alegre, praticamente todo RS e SC este ano! Pode apostar... Ou terá um frio forte no máximo e períodos de "calorões loucos".

Pode ser que eu esteja errado, claro. Até espero que esteja mesmo!

Abraços, amigo Renan!

Link to comment
Share on other sites

Para mim pode vir El niño, La niña ou Neutralidade, já percebi que nos últimos anos isso pouco importou para

o comportamento das temperaturas em boa parte do Sudeste, então...

 

Já para o Sul, vamos torcer para que os efeitos do El niño comecem apenas mais para o final do inverno...

 

No momento, muitas nuvens e 18,9ºC.

 

Pois é, justamente essa indefinição pode causar surpresas no nosso inverno.Ano passado tivemos o dia mais quente do inverno na HISTÓRIA com uma neutralidade negativa e metade do país tendo o dia de inverno mais frio em décadas.Aqui é bem mais complicado.Dizer que o inverno mineiro vai ser mais frio ou mais quente por causa de El Nino/La Nina é lorota.

 

Acredito que nem haja estudos sobre isso ainda.Ou são escassos ou inexistentes.

 

Essa é uma análise que eu gostaria MUITÍSSIMO de ver.O que REALMENTE influencia o inverno em Minas.

 

É BIZARRO pensar que foi uma forte massa de ar polar responsável pelo nosso recorde de calor do inverno.Ela ficou parada no sul de Minas torrando a gente com pré-frontal.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, justamente essa indefinição pode causar surpresas no nosso inverno.Ano passado tivemos o dia mais quente do inverno na HISTÓRIA com uma neutralidade negativa e metade do país tendo o dia de inverno mais frio em décadas.Aqui é bem mais complicado.Dizer que o inverno mineiro vai ser mais frio ou mais quente por causa de El Nino/La Nina é lorota.

 

Acredito que nem haja estudos sobre isso ainda.Ou são escassos ou inexistentes.

 

Essa é uma análise que eu gostaria MUITÍSSIMO de ver.O que REALMENTE influencia o inverno em Minas.

 

Então, eu te digo para nem se preocupar com o pacífico, portanto...em MG, meu amigo, se temos altas polares deslocadas para o oceano, temos frio!

Ou, então, pode até ser continental, porém a alta deverá migrar para o RS ou no máximo na fronteira com o Paraguai. Se ficar muito à oeste o centro

da alta, nada de frio chega aqui, sendo que 1975 foi uma rara exceção.

 

João de POA, muito cedo para apostas neste sentido ainda...mas eu tenho a impressão, meu amigo, que realmente o inverno no Sul este ano

será na média um pouco acima até. Prevejo você reclamando em muitas ocasiões. :mosking:

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Aqui 29°C, creio ter batido 30 a meia hora atrás. Também não esperava um início de Outono tão quente. Neste época eu já deveria estar utilizando blusa. Extremamente incomum para Brusque e região. Meu Vaisala skin-thermometer, me diz que no sol está uns 34°C, absurdo. Espero que Junho chegue logo. :heat:

 

No RJ, 15°C é hospital.

 

Moretão, desde que comecei a acompanhar o clima. Sempre utilizei ventiladores até mesmo para dormir dentro de casa sempre até +/- meados de abril, sempre! Quanto a isso pra mim está na normalidade. Só nos últimos outonos tivemos umas anomalias que cheguei a usar ventilador no começo de maio numas pré-frontal/bloqueio.

 

O problema é o seguinte, como viemos de um verão épico, qualquer calorzinho de 30º já fazemos um estardalhaço e achando que antigamente era Era Glacial. Neste sábado as máximas ficarem entre 28/29º graus com umidade comportada e com um certo vento de dia. Sou calorento pra caralho mas achei super agradável e normal pra época do ano!

Link to comment
Share on other sites

INTERESSANTE COLOCAR O CO2 JUNTO....

 

JOÃO, A TERRA AQUECEU, SIM, CAUSAS NATURAIS, NADA A TER COM O BICHO DE DUAS PERNAS, O QUE TEMOS DE CULPA SÃO OS EFEITOS NEGATIVOS SOBRE A SOCIEDADE PELA FALTA DE PLANEJAMENTO.

 

NA REALIDADE A TERRA ESTAVA ERA FRIA D+, APENAS VOLTOU A UM PADRÃO MAIS CIVILIZADO.

 

E PELO VISTO ESTÁ VOLTANDO A FICAR MAIS FRIA, O QUE É MUITO RUIM COMO UM TODO.

 

LOUCURAS NO CLIMA, SEMPRE TIVEMOS E VAMOS TER POR UNS BONS MILÊNIOS AINDA.

 

 

"VITINHO", TENHA CALMA, DISCUTA O QUE VALE DISCUTIR.

 

POR SINAL, DE TODOS OS CIENTISTAS, NA DÉCADA DE 90, SÓ O RUSSO ACERTOU O QUE ACONTECERIA APÓS 2010/2012.

 

Bicho de 2 pernas, seria o avestruz?

Link to comment
Share on other sites

Veja só Henrique, a grande onda polar de 1994 é um exemplo claro do que estou querendo te explicar. Lembrando que esta

MP provocou geadas generalizadas em uma parte significativa do território mineiro:

 

6gjyWiy.png

 

-Repare onde está o centro da alta. Bem em cima do RS, hehehe! Eu já reparei nisso, quando o centro da alta começa

continental e vai se deslocando para o oceano, atinge em cheio o Sudeste!

Link to comment
Share on other sites

Mais um exemplo. A massa polar de 2007, a última a causar um frio forte generalizado em MG e com geadas

importantes no sul do estado e zona da mata, teve esta configuração:

 

MDICblJ.png

 

-Quase uma cópia de 1994, com a diferença que 1994 o centro da alta estava mais ao norte.

 

A que trouxe a menor máxima recorde em 1999 também foi parecida pelo jeito.Depende mais da posição da alta, que da força em si.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

GFS tirou completamente o frio da semana que vem, não vai fazer mínima menor que 15ºC e ainda aumentou as máximas. E agora essa do El Niño é a facada que faltava para 2014, já dá pra adiar minhas expectativas para 2015 porque agora tá complicado. Claro que nada impede que tenhamos alguns bons episódios de frio mas está bem claro que a tendência é que os meses fiquem acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Conclusão, Henrique e demais amigos do Sudeste: TORÇAM POR MPS HÍBRIDAS, que comecem continentais

mas que são deslocadas para o RS por influência de um cavado ou ciclone extratropical.

 

Este tipo de MP prejudica o frio no oeste do Brasil e beneficia muito o frio no leste.

 

Quanto à massa polar de 1999, SIM, ela teve seu centro passando pelo Uruguai na ocasião, mas teve

características mais continentais. O fato é que esta foi uma MP enorme que conseguiu influenciar

mais da metade do território brasileiro. Foi um colosso!

Link to comment
Share on other sites

Moretão, desde que comecei a acompanhar o clima. Sempre utilizei ventiladores até mesmo para dormir dentro de casa sempre até +/- meados de abril, sempre! Quanto a isso pra mim está na normalidade. Só nos últimos outonos tivemos umas anomalias que cheguei a usar ventilador no começo de maio numas pré-frontal/bloqueio.

 

O problema é o seguinte, como viemos de um verão épico, qualquer calorzinho de 30º já fazemos um estardalhaço e achando que antigamente era Era Glacial. Neste sábado as máximas ficarem entre 28/29º graus com umidade comportada e com um certo vento de dia. Sou calorento pra caralho mas achei super agradável e normal pra época do ano!

 

Querido Beto, tu não entendeu o contexto irônico da mensagem. A mensagem era uma brincadeira em um momento em que todos estavam brincando com nosso amigo Joao Tur que reclamava do calor em Porto Alegre. É comum ventilador nesta época, impossível sem ele.

 

Maurício é claro que nunca acredito em nenhum modelo ao pé de letra. E acredito bem pouco nesta concordância. Única previsão razoável é para esta segunda quinzena que parece que será fria.

 

Abraço aos vizinhos, noite quente por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, desde que comecei a acompanhar o clima. Sempre utilizei ventiladores até mesmo para dormir dentro de casa sempre até +/- meados de abril, sempre! Quanto a isso pra mim está na normalidade. Só nos últimos outonos tivemos umas anomalias que cheguei a usar ventilador no começo de maio numas pré-frontal/bloqueio.

 

O problema é o seguinte, como viemos de um verão épico, qualquer calorzinho de 30º já fazemos um estardalhaço e achando que antigamente era Era Glacial. Neste sábado as máximas ficarem entre 28/29º graus com umidade comportada e com um certo vento de dia. Sou calorento pra caralho mas achei super agradável e normal pra época do ano!

 

Querido Beto, tu não entendeu o contexto irônico da mensagem. A mensagem era uma brincadeira em um momento em que todos estavam brincando com nosso amigo Joao Tur que reclamava do calor em Porto Alegre. É comum ventilador nesta época, impossível sem ele.

 

Maurício é claro que nunca acredito em nenhum modelo ao pé de letra. E acredito bem pouco nesta concordância. Única previsão razoável é para esta segunda quinzena que parece que será fria.

 

Abraço aos vizinhos, noite quente por aqui.

 

Exacto! Até o próprio Coutinho disse que teremos mais frio nessa segunda quinzena. E pelo GFS, algo melhor depois do dia 14! Aguardemos!

 

Abraços para Bruxque hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Moretão, desde que comecei a acompanhar o clima. Sempre utilizei ventiladores até mesmo para dormir dentro de casa sempre até +/- meados de abril, sempre! Quanto a isso pra mim está na normalidade. Só nos últimos outonos tivemos umas anomalias que cheguei a usar ventilador no começo de maio numas pré-frontal/bloqueio.

 

O problema é o seguinte, como viemos de um verão épico, qualquer calorzinho de 30º já fazemos um estardalhaço e achando que antigamente era Era Glacial. Neste sábado as máximas ficarem entre 28/29º graus com umidade comportada e com um certo vento de dia. Sou calorento pra caralho mas achei super agradável e normal pra época do ano!

 

Querido Beto, tu não entendeu o contexto irônico da mensagem. A mensagem era uma brincadeira em um momento em que todos estavam brincando com nosso amigo Joao Tur que reclamava do calor em Porto Alegre. É comum ventilador nesta época, impossível sem ele.

 

Maurício é claro que nunca acredito em nenhum modelo ao pé de letra. E acredito bem pouco nesta concordância. Única previsão razoável é para esta segunda quinzena que parece que será fria.

 

Abraço aos vizinhos, noite quente por aqui.

 

Ah ta! hahaahha é que não acessei o fórum ontem dai só fui batendo o olho rapidão hoje e não captei a vossa mensagem :-D

Link to comment
Share on other sites

Renan pelo imagem do mapa, a linha de pressão de 1030 hPa,atingiu parte do sul de Minas,como Monte Verde, Poços de Caldas etc ás 9 horas da manhã de 10 julho de 94.

Aqui em Laje do Muriaé-RJ nada indicava que ia esfriar muito na noite de 9 para 10 de julho de 94,tarde de céu parcialmente nublado,a noite aqui não estava fria para os padrões de julho. Nessa noite não tinha visto o jornal nacional da Globo,deve ter informado da neve no Rio Grande do Sul.Mas por volta de 22 horas fui olhar meu termômetro na janela do quarto para o quintal, a temperatura estava em 15ºC, mas observei que a umidade do meu higrômetro começou a despencar de 85% foi caindo até 70%, nunca tinha visto umidade ir caindo a noite, o céu já tinha limpado antes, no começo da madrugada matei a charada, era uma massa polar avançando pela zona da mata de minas, ás 3 h 30 estava em 10,5ºC, por volta de 6 h 30 caiu para 8,0 cravados, ficou uma manhã muito fria e com pressão do ar alta.De noite começou a baixar uma friagem rapidamente, mas uma MM tomou conta da noite a partir de 21 h 30, acabou a quebra de menor temperatura que seria no dia 11 de manhã.

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao El Niño aqui em Sampa, em 2009 tivemos um inverno muito úmido, sobretudo em julho onde o Mirante computou mais de 150 mm. Em agosto, apesar da primeira quinzena ter sido seca e sem chuva, a segunda metade choveu bem.

Essas chuvas muito acima do normal foram devido a sistemas frontais que ficaram estacionados sobre SP. Lembro que por causa das FFs paradas aqui a temperatura me parece ter encostado nos 30 graus em BH em pleno julho (pré frontal por lá).

O que chamou atenção foi os temporais que caíram aqui em 08/09.

 

Já em 1997 foi bem seco e quase sem eventos de frio intenso a partir de julho (junho de 97 foi bem úmido). Teve um dia no começo de setembro em que faz 35 graus com ventos fortes soprando de NO e uma poluição brava (consequência do inverno seco que tivemos). Nesse mesmo dia chegou a fazer 42 graus em um lugar do Rio. A primavera toda de 97 foi de altas temperaturas e também o verão 97-98.

Link to comment
Share on other sites

Foi terrível aqui no Noroeste do Rio de Janeiro a primavera/verão 1997/1998,as temperaturas médias das mínimas ficaram muito acima do normas de outubro até abril na estação convencional de Itaperuna-RJ.

 

Foi só a temperatura começar a cair mais rápido no PNI, que a internet caiu, estava em 5,3ºC no horário de 22 h 54, ainda bem que os dados ficam armazenados, no Dataloger.

Link to comment
Share on other sites

Vocês deveriam criar um Tópico chamado de "Porto Alegre e anomalias, Era do Gelo, Aquecimento Global, aporrinhação de saco, Rio Grande do Sul é o estado mais foda do universo, choradeira coletiva".

 

Assim este tópico ficaria com 4/5 páginas no máximo para ler :good:

 

?

 

Debate-se o que está em pauta, oras!

 

Se tem coisa chata, daí sim, é gente pautando um fórum de discussões onde os temas do momento são objetos do fórum.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.