Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Marca-se 13,6ºC na Granja Viana agora, com céu limpo! Hoje teve de TUDO! Amanheci com 14,1ºC com pré-frontal. Até o almoço, céu limpíssimo, máxima pontual de 21,9ºC. Do nada, nublou,e, repentinamente choveu, moderadamente, depois fraco. A temperatura no final da tarde desabou para 16,1ºC. A atmosfera foi acalmando. Agora, vejo estrelas no céu e não há vento nenhum. Uma calmaria... Incógnito.

 

Ainda mais incógnito já que aqui na zona leste (se não me engano entre 25-30 km da Granja Viana) da cidade o céu está encoberto por aquelas nuvens baixas da infiltração marítima hehe

Link to comment
Share on other sites

Vamos ao boletim antes das 24Hs (23:30):

 

Bagé 4ºC

Gramado 6ºC

Urupema 8ºC

Maria da Fé 9ºC (Esse lugar é do caraleo (by Bruno))

Dona Francisca 9ºC

Porto Alegre 11ºC

Curitiba 11ºC

Campos do Jordão 12ºC

Joinville 13ºC

Granja Vianna 13,7ºC (Carapicuíba-RMSP-Caco)

Cotia 14ºC (RMSP)

Itapevi (RMSP) 16ºC

Juiz de Fora 18ºC

Link to comment
Share on other sites

Marca-se 13,6ºC na Granja Viana agora, com céu limpo! Hoje teve de TUDO! Amanheci com 14,1ºC com pré-frontal. Até o almoço, céu limpíssimo, máxima pontual de 21,9ºC. Do nada, nublou,e, repentinamente choveu, moderadamente, depois fraco. A temperatura no final da tarde desabou para 16,1ºC. A atmosfera foi acalmando. Agora, vejo estrelas no céu e não há vento nenhum. Uma calmaria... Incógnito.

 

Estranho... aqui em Itapevi o céu está totalmente encoberto e a temperatura está em 13,8ºC no momento. :russian:

Link to comment
Share on other sites

João Guilherme ‏@JoaoG_Camargo 2h

@Climaterra num raio de uns 200km de distancia de Navegantes, onde posso ver neve?

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1h

@JoaoG_Camargo PLANALTO NORTE E CTBA.

O Coutinho está apostando as fichas no planalto norte, eu certamente "indicaria" o Morro da Igreja que não é muito mais longe de Navegantes que Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

MetSul dando variação de 2° a 11° (3° a 9°/10° na maior parte da cidade) para segunda-feira em POA com rajadas de 60 a 80 km/h: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=1302&p_secao=7#. Putz, vai ser problema para quem mora na rua ou vive em casas com vedação ruim.

 

Agora 9,9° e 79%. O tempo fechado travou a temperatura desde às 19 h. E a pressão começou a cair. Agora está em 1012,2 mb.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Brunão, Melo, agradeço a hospitalidade dos nobres amigos sortudos que estarão na maravilhosa serra gaúcha.

 

Acabei de ver o preço das passagens de avião e, como o voo já teria que ser neste Domingo, o preço está LÁ NAS ALTURAS.

Eu preciso de toda uma preparação econômica antes de fazer uma viagem desse tipo. Algum dia verei neve no Brasil, mas

desta vez irei acompanhar pela TV, vídeos e principalmente pelos relatos dos amigos do fórum. Se sobrar alguma neve no

PNI (muito difícil), aí seria possível eu ir ver. Esbarrei na questão econômica, mas isso não ocorrerá mais dentro de breve

tempo.

 

Abraços! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Marca-se 13,6ºC na Granja Viana agora, com céu limpo! Hoje teve de TUDO! Amanheci com 14,1ºC com pré-frontal. Até o almoço, céu limpíssimo, máxima pontual de 21,9ºC. Do nada, nublou,e, repentinamente choveu, moderadamente, depois fraco. A temperatura no final da tarde desabou para 16,1ºC. A atmosfera foi acalmando. Agora, vejo estrelas no céu e não há vento nenhum. Uma calmaria... Incógnito.

 

Estranho... aqui em Itapevi o céu está totalmente encoberto e a temperatura está em 13,8ºC no momento. :russian:

 

O tempo prega umas peças. Hoje você registrou mínima de 9ºC por aí e eu 14ºC por aqui. Ontem, eu 9,5ºC por aqui, e você, 4ºC por aí. Agora, começo de madrugada, está com céu limpo por aqui, e encoberto por aí. Devem ser os microclimas da RMSO, embora na minha casa (área semi-rura) esteja uns 15 Km da sua, também semi-rural.

Link to comment
Share on other sites

"Meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre uma super onda de frio que está sendo esperada para os próximos dias no Brasil. Há chance de neve no Sul! O mar fica agitado no Sul e no Sudeste. O frio vai bater recordes no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Há risco de geada severa. A semana de 21 a 27 de julho será a mais gelada de 2013."

 

YPKg_6TdxCw

Link to comment
Share on other sites

Aos paranaenses de plantão... O que estão achando da pervisão do simepar?? Estou achando extremamente pessimista para TODO o Paraná!

 

Em relação a neve? Cautela. Mas concordo que já deveria haver um plano para os moradores de rua. A sensação térmica deverá ficar baixíssima. Não é uma frente fria apenas, é uma tempestade de inverno (Winter Storm).

Link to comment
Share on other sites

Está uma calmaria aqui na Granja Viana depois da chuva da tarde. No momento, 13ºC, porém não vai afundar na madrugada não. O ar frio está "preso" até o RS. Até a própria Urupema está alta, com 7ºC. Proporcionalmente, Maria da Fé está mais fria com 8ºC. Parece-me que o ar mais gelado ficará represado no RS até o final de semana. 2ª em diante a porteira abre-se.

 

Espero estar errado.

Link to comment
Share on other sites

Uma infinidade de fenômenos devem ser registrados durante os próximos dias. Em relação a tempestades, creio que SP, MS, MG, GO e MT podem enfrentar fenômenos preocupantes na passagem do eixo principal da frente fria na segunda-feira. Gradiente de temperatura muito grande em poucos quilômetros. Acho que não dá pra descartar até tornado. Vendaval, até destrutivo, é certo em pontos localizados. Hoje já começou com granizo na RMC e muita atividade elétrica em todo o PR. Novas áreas de chuva seguem se formando pelo interior nesta noite.

Link to comment
Share on other sites

Uma infinidade de fenômenos devem ser registrados durante os próximos dias. Em relação a tempestades, creio que SP, MS, MG, GO e MT podem enfrentar fenômenos preocupantes na passagem do eixo principal da frente fria na segunda-feira. Gradiente de temperatura muito grande em poucos quilômetros. Acho que não dá pra descartar até tornado. Vendaval, até destrutivo, é certo em pontos localizados. Hoje já começou com granizo na RMC e muita atividade elétrica em todo o PR. Novas áreas de chuva seguem se formando pelo interior nesta noite.

 

 

Igor, é o momento de tirarmos o atraso com o frio? Será que teremos alguma surpresa na nossa região?

 

Por hora, está bastante abafado em Maringá. Não parece que faz 20.8ºC dentro de casa... deve ser a UR em 75%!

Link to comment
Share on other sites

Fala-se de Curitiba, imaginem os topos da Serra do Mar? Ibitiraquire? Serra Negra? Quiriri? São áreas acima de 1500 m, indo até quase 1900 m! Isto é muita coisa!
Se toda essa precipitação que é prevista cair, Curitiba amanhecerá na terça com uma paisagem Santiaguina, todos os morros ao redor pintados de branco.
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, mapas do ecmwf para o sul e sudeste do país estão no wxbrasil.net, após vários pedidos!

Mínimas no sudeste dia 24

http://i.imgur.com/d8tUtQg.gif

Mínimas no sul dia 24

http://i.imgur.com/20a9lX6.gif

Vejam a máxima negativa no alto da serra catarinense para o dia 23

http://i.imgur.com/Mo7PAt3.gif

 

Muito legal! Esses mapas para sul e sudeste do modelo europeu vão ajudar bastante!

Link to comment
Share on other sites

Igor, é o momento de tirarmos o atraso com o frio? Será que teremos alguma surpresa na nossa região?

 

 

Olha vizinho que tanto admiro, a esperança é a última que morre. Creio em negativas em baixadas, pelo menos. Mas se há chance de precipitação invernal há alguns quilômetros mais ao sul e muitas vezes constatamos que "está mais frio em altura do que os modelos apontavam", pode ser que algo isolado sobre para o centro-norte do estado.

Link to comment
Share on other sites

Uma infinidade de fenômenos devem ser registrados durante os próximos dias. Em relação a tempestades, creio que SP, MS, MG, GO e MT podem enfrentar fenômenos preocupantes na passagem do eixo principal da frente fria na segunda-feira. Gradiente de temperatura muito grande em poucos quilômetros. Acho que não dá pra descartar até tornado. Vendaval, até destrutivo, é certo em pontos localizados. Hoje já começou com granizo na RMC e muita atividade elétrica em todo o PR. Novas áreas de chuva seguem se formando pelo interior nesta noite.

 

Ótimo comentário Igor. O GFS projeta ainda cisilhamento na passagem do sistema frontal.

Link to comment
Share on other sites

Particularmente, estou achando mais confíavel as saídas do ECMWF e CMC quanto ao avanço da frente fria pelo Sudeste. Estou achando esse bloqueio do GFS muito em cima de SP, acho que a frente vai ficar bloqueada entre o RJ, leste de MG e ES, não SP. Quanto as mínimas, vai depender da nebulosidade/bloqueio.

O ecmwf sempre é conservador no quesito temperatura, pelo que vi sempre superstima, enquanto o CMC subestima, acho que um meio termo entre os dois seria um bom padrão de temperatura para SP.

Link to comment
Share on other sites

Sul do RS gelado nesse momento. Faz 0,8C em Livramento. Amanhã será a mínima do ano por lá.

 

Aqui em Gramado estamos perto da máxima do dia. Faz 5,6C, porém tá tudo tapado pela densa cerracão. Essa UR alta associada ao frio é fróids em termos de sensacão.

 

idem aqui Bruno, depois do aguaceiro veio a cerração. Está mais forte perto da empresa onde trabalho, próximo ao contorno leste, aqui em casa está menos densa.

 

Realmente a sensação é terrível, umidade com 8 graus...

Link to comment
Share on other sites

Fala-se de Curitiba, imaginem os topos da Serra do Mar? Ibitiraquire? Serra Negra? Quiriri? São áreas acima de 1500 m, indo até quase 1900 m! Isto é muita coisa!

 

é o que venho falando há tempos. O PP (pico Paraná) merece uma estação!!

 

Lá as mínimas devem ser avassaladoras, devem ocorrer mais episódios de neve do que imaginamos e isso tudo no "quintal" de casa!

Link to comment
Share on other sites

Fala-se de Curitiba, imaginem os topos da Serra do Mar? Ibitiraquire? Serra Negra? Quiriri? São áreas acima de 1500 m, indo até quase 1900 m! Isto é muita coisa!

 

é o que venho falando há tempos. O PP (pico Paraná) merece uma estação!!

 

Lá as mínimas devem ser avassaladoras, devem ocorrer mais episódios de neve do que imaginamos e isso tudo no "quintal" de casa!

 

 

Essa estação lá no Pico Paraná seria algo inimaginavel!!!

Link to comment
Share on other sites

Está uma calmaria aqui na Granja Viana depois da chuva da tarde. No momento, 13ºC, porém não vai afundar na madrugada não. O ar frio está "preso" até o RS. Até a própria Urupema está alta, com 7ºC. Proporcionalmente, Maria da Fé está mais fria com 8ºC. Parece-me que o ar mais gelado ficará represado no RS até o final de semana. 2ª em diante a porteira abre-se.

 

Espero estar errado.

 

 

Sim , está entrando vento Noroeste, ou seja, a frente fria dessa vez não vem com força pra SP`. A massa polar que empurrará esta frente ainda está a caminho, primeiro neve no sul e depois geada em SP, na grande SP espero geada em São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Parelheiros se não tiver nuvens, Marcilaq deve negativar, e ainda aposto em alguma geada em São Bernardo do Campo, Mauá, região do Rodoanel Sul com certeza. Atenção interior de SP, agricultores da região devem sofrer perdas com a forte geada, espero muitas mínimas de -3 a -4 no interior, sobretudo região de Araçatuba.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.