Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Gurizada, agora depoimento de observador com memória de elefante by Marcos",...

É incrível a semelhança com 1994,mais precisamente dia 07 de julho.Chuva reta, pouco vento, o ar seco vindo com força do norte da Argentina...

Por favor Caio, ibagens, nos dê ibagens mapas do dia 07 de julho de 94.

Outro detalhe, cuidem o mapa de precipitação e nebulosidade, ...

Link to comment
Share on other sites

Discordo com relação a janela da neve. Para mim, ela vai até a tarde de terça em alguns pontos de SC.

 

O extraordinário neste evento é a junção de dois cenários que podem se suceder convergindo para um mesmo fenômeno.

 

1o - Neva dentro da frente-fria em lento deslocamento. Do amanhecer de segunda até o amanhecer de terça.

 

2o - A atmosfera se mantém instável com a chegada de perturbações em altos níveis que produzirão um intenso cavado na atmosfera. Da madrugada de terça a tarde de terça.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

BOMBA: SIMEPAR VAI CONFIRMAR PREVISÃO DE NEVE PARA CURITIBA E RM DENTRE POUCAS HORAS!!!!

 

Acabo de falar com o Simepar, reclamando do excesso de conservadorismo nas previsões para o início da semana e recebi a informação de que agora há consenso entre os modelos e que não mais como segurar a notícia. Em breve o Simepar vai atualizar a página com os números e ícone da neve.

 

Eles também me confirmaram que a Defesa Civil do PR vem sendo informada desde a última quinta-feira sobre o frio extremo que está por vir, o que me trouxe bastante alívio com respeito aos moradores de rua. Espero que a prefeitura também faça o trabalho direito.

 

Outra notícia bombástica é a geada negra prevista para quarta-feira e que fará um "arregaço" nas plantações de trigo do estado...

 

Ademais o cenário é muitíssimo semelhante ao de 1975 e com os mesmos efeitos...

 

Que o patrão velho proteja os mais necessitados dos efeitos do frio!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tá ficando bonito, Luiz! O que acha de Mauá da Serra e Ortigueira? Tem pontos bem elevados ali também, praticamente no norte do estado.

É um novo e belo capítulo da história climática brasileira se desenhando aos nossos olhos! Momento histórico para o BAZ!

 

Sem dúvida, Igor! Estou pasmo com o que vejo nos modelos...

Conversei com várias pessoas hoje na cidade sobre o frio e sabe o que deles me dizem: " Nem vai esfriar tanto assim", " Nossa que exagero falar que vai fazer tanto frio", quero ver a cara desse povo quando o frio chegar mesmo.. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Discordo com relação a janela da neve. Para mim, ela vai até a tarde de terça em alguns pontos de SC.

 

O extraordinário neste evento é a junção de dois cenários que podem se suceder convergindo para um mesmo fenômeno.

 

1o - Neva dentro da frente-fria em lento deslocamento. Do amanhecer de segunda até o amanhecer de terça.

 

2o - A atmosfera se mantém instável com a chegada de perturbações em altos níveis que produzirão um intenso cavado na atmosfera. Da madrugada de terça a tarde de terça.

 

Olá Caio, não acredita em surpresas por baixa no atlântico?

Link to comment
Share on other sites

Luiz, olha só!!

 

Igor Camacho ‏@Igorcia 7 m

@simeparpr Curioso: modelo GFS zera em 850 hPa no norte do estado, sob uma atmosfera ainda úmida. Há pontos bem elevados como Mauá da Serra!

 

 

Simepar

‏@simeparpr

@Igorcia Estamos acompanhando Igor. A chance é mais remota, mas neste ambiente, não dá pra descartar nada.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, olha só!!

 

Igor Camacho ‏@Igorcia 7 m

@simeparpr Curioso: modelo GFS zera em 850 hPa no norte do estado, sob uma atmosfera ainda úmida. Há pontos bem elevados como Mauá da Serra!

 

 

Simepar

‏@simeparpr

@Igorcia Estamos acompanhando Igor. A chance é mais remota, mas neste ambiente, não dá pra descartar nada.

 

Nossa, que... semelhança com o que postei aqui. Alô SIMEPAR!

Em todo caso, fico feliz com o comentário!

Link to comment
Share on other sites

Amigos do BAZ. Céu bem escuro aqui em Canela. Ar abafado, sem vento algum. Cenário sinistro, como se estivesse a ponto de vir "aquela tormenta".... dá pra entender o risco do tempo severo e também a neve que possivelmente virá. Está muito úmido, e no choque do frio violento que vem com o calorzinho daqui...

Link to comment
Share on other sites

Olá Caio, não acredita em surpresas por baixa no atlântico?

 

A baixa e o cavado estarão ligados como irmãos siameses. É justamente a baixa que induzirá o deslocamento do cavado.

 

Não seriam eventos separados? A baixa por exemplo não induziria a formação/potencialização de nuvens/nebulosidade no continente? Enquanto o cavado seria por perturbação em camadas superiores, não?

Link to comment
Share on other sites

Falando tanto de frio, mas o GFS prevê para esta noite um ambiente medonho para formação de Supercélulas em parte do Sul, SP e MS!

Por aqui nuvens escuras passam muito rápido de noroeste para sudeste. Ar quente ingressou a região, com 22,9ºC agora. Pressão em 1005 hPa. Tenso!

 

sevt_3.jpg.3611d75c729391b82f0dfae83db5b0e7.jpg

Fonte: http://www.gruma.ufsm.br/gruma/mapa.php?prefixo=sevt#map

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde , sou novo no fórum, moro em Três Corações, no estado de Minas.

Conheci o baz há mais de 3 anos, tentei me cadastrar uma vez, porém deu erro de servidor se não me engano, mas enfim estou aqui!

 

Aguardando a chegada dessa massa de ar frio, que promete ser um grande espetáculo de neve no sul do país.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde , sou novo no fórum, moro em Três Corações, no estado de Minas.

Conheci o baz há mais de 3 anos, tentei me cadastrar uma vez, porém deu erro de servidor se não me engano, mas enfim estou aqui!

 

Aguardando a chegada dessa massa de ar frio, que promete ser um grande espetáculo de neve no sul do país.

 

Opa seja bem vindo , mais um companheiro mineiro , to bem pertinho e um pouco mais alto que voce :sarcastic:

 

 

Poste sempre que puder

 

 

Maria da Fé com maxima de 20°C hoje e no momento venta forte e faz 17°C , nao senti a pré forntal hoje

Link to comment
Share on other sites

12Z DO GFS VEIO IMPRESSIONANTE PARA A REGIAO DAS HORTENSIAS. NEVARIA DURANTE TODA A TERCA FEIRA POR AQUI POR EFEITO DO CAVADO. DA-LE CAIO!

 

Desligando o botao emocao, acho que todo o planalto sulino deve ser agraciado de uma forma ou outra. O PR e o planalto norte de SC pela frente semi estacionária e o RS pelo cavado. São Joaquim pegaria um pouco de um e um pouco de outro.

 

PS: Gramado tá intransitável!

Link to comment
Share on other sites

Mais histórico do que nevar em Curitiba, é o Simepar prevê-lo.

Xiru Bettega, parabéns pela iniciativa!

 

Tive a oportunidade de ver neve a rodo na Suiça nos Alpes este ano, tive oportunidade de ver os estágios da neve, saindo dos 15 graus do pé da montanha até chegar a 0 graus no topo, da granular até a neve, com direito a escorregão no gelo, e um risco na lente da minha camera.

 

Mas nada é mais emocionante que ver isto acontecendo dentro do Brasil. Plantão de segunda para terça vai ser tenso, nem vou conseguir dormir.

Se isto acontecer, acho que vou rodar toda Curitiba atrás dos relatos

Link to comment
Share on other sites

Chove no Morro das Torres com alguns pingos estranhos. Granizo?

 

http://vejoaovivo.com.br/sc/urupema/morro-das-torres.html

 

De pingos estranho, virou temporal, pelas imagens hahaha

 

 

Quero ver essa câmera resistir, tá um vento sem noção lá no topo. Depois vem a neve e o congelamento. Vai ser a webcam mais ascessada do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Caio amigão, me dê uma luz. O que acha que posso esperar desse evento? Tá parecendo 94, o que foi ótimo pra cá.

Abração

 

Não está com pinta da amplitude de 1994. Não esperaria a mesma intensidade por aí, Rodrigo.

 

Estás crendo num bloqueio que impediria o ar frio de avançar por aqui? A massa polar é bem forte não é?

Abração

Link to comment
Share on other sites

Artigo legal postado no Twitter da MetSul (em inglês): The Science of Snow Prediction

Um trecho que achei legal:

Para se prever uma tempestade de neve, diz Hokes, os meteorologistas precisam responder a incontáveis perguntas, incluindo quando ela começará, quando irá parar, o quão forte irá nevar, quais temperaturas estarão no solo e na atmosfera e se chuva, sleet ou neve irá cair do céu.

 

Não é à toa que os modelos ficam birutas com a neve. :mosking:

Por aqui 31,2°C, 54% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Europeu e GFS 12Z coincidem plenamente sobre neve generalizada no planalto sul-brasileiro. Os maiores volumes de neve e, possivelmente, acumulação ficariam no meio-oeste e planalto norte de SC, sul e leste do PR devido a alta quantidade de precipitação da FF represada.

Mas os tradicionais planalto e serra do RS e planalto sul de SC não deixarão a desejar graças ao cavado há algumas rodadas já adiantado pelo Caio, que agora está cada vez mais consensual nos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde a todos

Alguem poderia me dizer se à alguma possibilidade dessa forte massa polar acabar deslocando para toda região sudeste?

 

Com forte intensidade vai ser mais sentida em SP, Sul de MG e Mantiqueira. Por todo o sudeste é um pouco difícil, em raríssimos casos TODO o sudeste é atingido.

Link to comment
Share on other sites

Gente, por favor quem puder ver qual problema da Estação do Parque Nacional do Itatiaia por favor tente ajustar antes dessa onda de frio chegar, podemos ter temperatura negativa de 2 digitos facilmente lá com chances de 97% de neve, e perderemos todos esses dados

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde a todos

Alguem poderia me dizer se à alguma possibilidade dessa forte massa polar acabar deslocando para toda região sudeste?

 

Com forte intensidade vai ser mais sentida em SP, Sul de MG e Mantiqueira. Por todo o sudeste é um pouco difícil, em raríssimos casos TODO o sudeste é atingido.

 

se pode pegar sul de minas, deverá então atingir o sul do RJ?

Link to comment
Share on other sites

Boa Tarde a todos

Alguem poderia me dizer se à alguma possibilidade dessa forte massa polar acabar deslocando para toda região sudeste?

 

Com forte intensidade vai ser mais sentida em SP, Sul de MG e Mantiqueira. Por todo o sudeste é um pouco difícil, em raríssimos casos TODO o sudeste é atingido.

 

se pode pegar sul de minas, deverá então atingir o sul do RJ?

 

Vai depender da potência e posição da alta para previsões mais precisas para o SE/CO/N do país.

Link to comment
Share on other sites

A perspectiva para a neve no PNI deve ser analisada com muita cautela. Pelo perfil da atmosfera teremos frio fraco e a linha de 0oC encostando bervemente em 3.000m, sem precipitação.

 

Na maior parte do tempo estará mais frio em 1500m (850) do que em 2500m (750). Interessante. Frio sem espessura, o ponto de congelamento estará um pouco acima de 3.000m.

 

T850, T 800, T750, T700, T650, PREC

 

+ 69.      3.0            4.8            5.2            2.5            0.0           0.23
+ 72.      3.4            3.2            3.3            1.8           -0.4           0.01
+ 75.      3.1            3.3            3.3            2.4           -0.5           0.00
+ 78.      2.2            2.8            3.4            2.7            0.5           0.00
+ 81.      2.1            3.2            4.4            3.8            0.8           0.00
+ 84.      2.3            4.1            5.4            4.4            1.1           0.00
+ 87.      3.5            4.8            6.0            4.7            1.3           0.00
+ 90.      4.1            5.2            6.2            4.3            0.9           0.00
+ 93.      4.1            5.1            5.8            3.6            0.3           0.00
+ 96.      5.1            5.5            5.1            2.7           -0.4           0.00
+ 99.      6.0            6.1            5.0            2.3           -1.1           0.00
+102.      5.6            5.9            4.7            1.9           -1.9           0.00
+105.      5.1            5.4            4.4            1.5           -1.7           0.00
+108.      4.4            4.5            3.1            0.9           -1.6           0.00
+111.      4.4            4.3            3.4            1.0           -2.8           0.00
+114.      4.8            5.3            4.0            0.9           -3.5           0.00
+117.      5.3            6.0            4.2            0.5           -3.9           0.00
+120.      5.6            6.1            4.1            0.3           -3.5           0.00
+123.      6.0            6.3            4.3            0.9           -1.9           0.00
+126.      5.6            6.1            4.4            1.7           -0.7           0.00

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gente, por favor quem puder ver qual problema da Estação do Parque Nacional do Itatiaia por favor tente ajustar antes dessa onda de frio chegar, podemos ter temperatura negativa de 2 digitos facilmente lá com chances de 97% de neve, e perderemos todos esses dados

 

Mas que nabo, isso! Caiu de novo! Enquanto não colocarem pilhas no console, ficará essa nojeira...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.