Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Emocionante ver a movimentacao no forum, tenho acompanhado os comentarios e a empolgacao de todos.

 

Este e o espirito dos apaixonados pelo frio e pela neve as vesperas de um evento que tenho certeza sera historico para o Brasil. Uma pena desta vez eu nao estar na minha querida terrinha (Curitiba e Guarapuava) para ver de perto.

 

Pessoal que presenciar, por favor, tirem muitas fotos.

Link to comment
Share on other sites

Aos poucos o GFS vai dando uma aumentada de leve no frio para SP. Agora já prevê 3ºC de mínima para Campinas.

Ele não aponta temperatura menor para o estado pois insiste em instabilidade nos níveis de 700/850 para o leste de SP, sul de MG e RJ, muito estranho pois não me lembro de instabilidade com 1028hpa por aqui A manutenção desse quadro vai ser decisivo para temperaturas mínimas menores ou não. Vamos ver os demais modelos.

Link to comment
Share on other sites

Neve no domingo!!!

Pelos dados teremos nível abaixo de 0ºC logo após a entrada da MP, vento para SO, quem conhece já da indicativa do comportamento do tempo com dia nublado e as temperaturas se comportando baixas neste sábado, vejo possibilidade de neve/chuva congelada já no domingo, vamos ver então se esta onda de frio ficará escrita na história...

Em Lages 12,2ºC, nublado, vento NNO-5Km/h.

Link to comment
Share on other sites

Curioso é ver a estação de Canela com 13,1°. É a mais quente do RS junto com o Litoral Norte.

Falei demais. Abriu um solzinho aqui e fomos a única cidade do RS a bater 15°. POA tem dessas coisas anti-bazianas. Canela também subiu muito e bateu 14,7°.

 

Agora fechado de novo e 13,7° com 75% (tive máxima de 14,2°) e caindo. O Redemet pega bastante chuva no momento no centro-oeste do RS.

 

Essas são as máximas na última hora no RS:

 

POA: 15,3°

Canela: 14,7°

Tramandaí: 14,5°

Bento: 13,8°

Ausentes: 12,8°

Rio Grande: 12,2°

Rio Pardo 10,8° (gradiante enorme indo para o oeste; a cidade está a pouco mais de 100 km de POA)

Santa Maria: 10,3°

São Borja: 9,7°

Uruguaiana: 9,1°

Alegrete: 8,9°

Canguçu: 8,9°

Chuí: 8,1° (belíssimo dado para quem tinha 1,8° de manhã!!)

Caçapava: 6,7° (até às 13 h!! :shok: )

 

Serra do Sudeste fazendo bonito!!

Link to comment
Share on other sites

Quem bom, Defesa Civil do PR já se movimentando:

 

Simepar ‏@simeparpr 1 h Como medidas preventivas à população,além de veículos de imprensa,há contatos diárias com a defesa civil do PR para disseminação dos alertas

 

Simepar ‏@simeparpr 1 h No caso desta FORTE E HISTÓRICA onda de frio, os alertas começaram a ser repassados na quinta-feira, com frequentes atualizações desde então

Link to comment
Share on other sites

Cptec chuta o pau da barraca e na próxima semana e projeta temperaturas muito baixas:

 

24 e 25/07/2013 no RS:

-8°C para Vacaria

-7°C para Ausentes

-7°C para Quaraí

-6°C para Bagé

-5°C para Soledade

-5°C para Livramento

-4°C para São Gabriel

-4°C para Santa Maria

-4°C para Caxias do Sul

-4°C para Santa Rosa

-3°C para Pelotas

Link to comment
Share on other sites

Olá galera.....já venho acompanhando o fórum a algum tempo, mas só agora decidi me cadastrar.....Sou formado em geografia aqui na UFPR e me interesso demais pelo ramo da Climatologia e Meteorologia. Estou ficando louco aqui.....espero aprender muito com vcs galera!!!! Segue uma mensagem que enviei para o coutinho e a resposta dele: Coutinho……se tivesse que dar uma porcentagem para a possibilidade de neve em Curitiba, qual seria?

 

COUTINHO Reply:

julho 19th, 2013 at 22:50

 

MICAEL, 80/100%, COM BASE NOS DADOS DE HOJE. :good2:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z dá chance de neve para o RS desde a noite de domingo até a tarde de quarta-feira. Poderíamos ter registro de neve por 4 dias consecutivos!

 

Todos os municípios tem chance de qualquer tipo de precipitação invernal. Não tem como descartar algum.

Litoral Centro Norte DU-VI-DO! Mostardas, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.

Não se tem registro sequer de precipitação invernal por lá, ao contrário do litoral sul Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z dá chance de neve para o RS desde a noite de domingo até a tarde de quarta-feira. Poderíamos ter registro de neve por 4 dias consecutivos!

 

Todos os municípios tem chance de qualquer tipo de precipitação invernal. Não tem como descartar algum.

Litoral Centro Norte DU-VI-DO! Mostardas, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.

Não se tem registro sequer de precipitação invernal por lá, ao contrário do litoral sul Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí.

 

Engano seu, em 2000 nevou às margens da BR-101, litoral norte em Terra de Areia.

Link to comment
Share on other sites

No litoral norte afastado do mar BR 101 naquelas montanhas da Serra geral (do Mar) no interior de Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas poderia ter alguma queda significativa de neve.

Em ago/1999 acumulou neve numa das cidades do Litoral Norte, mas dentro dos vales dentre a Serra Geral. Ou seja: distante do oceano. Foi algo incrível! Saiu uma reportagem de página inteira na Zero Hora!

 

Agora 13,7° com 76% e começa e chover bem de leve.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

O ETA aumentou a nebulosidade, mas avacalhou um pouco o frio. Para POA, apesar da máxima de 8° na 2ª-feira (seria histórico), ficaria de 6° a 10° na terça com muitas nuvens. Isso seria decepcionante. E retém as mínimas em todo o RS, não baixando muito de 0° nos locais mais altos. O problema é que nem dá precipitação, ou quase nada. Mas creio que estão subestimando o frio e mesmo as precipitações.

 

Ainda 13,7°.

Link to comment
Share on other sites

No litoral norte afastado do mar BR 101 naquelas montanhas da Serra geral (do Mar) no interior de Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas poderia ter alguma queda significativa de neve.

Em ago/1999 acumulou neve numa das cidades do Litoral Norte, mas dentro dos vales dentre a Serra Geral. Ou seja: distante do oceano. Foi algo incrível! Saiu uma reportagem de página inteira na Zero Hora!

 

Agora 13,7° com 76% e começa e chover bem de leve.

 

Abraços históricos!

Interior do Distrito de Barra do Ouro Maquiné, de Riozinho a partir de Distrito de Alto Riozinho de Nova Trípoli. Tem à RS 239 que começa aqui na minha cidade e passa por lá até Maquiné na BR 101, mas sem asfalto depois da cidade de Riozinho, inclusive, há uma tribo indígena na parte mais alta do interior do município em 950 metros. É curva fechada pra tudo que é lado.

Link to comment
Share on other sites

Isso, Edson! Foi em Riozinho! Houve ACUMULAÇÃO de neve!! Havia fotos no jornal com a Mata Atlântica branquinha, hehe!! :mosking:

 

GFS 12Z dá chance de neve para o RS desde a noite de domingo até a tarde de quarta-feira. Poderíamos ter registro de neve por 4 dias consecutivos!

 

Todos os municípios tem chance de qualquer tipo de precipitação invernal. Não tem como descartar algum.

Por essa rodada, POA teria precipitação com 5° e -3° em 850 hpa ao meio-dia de 3ª-feira. Se isso não dá neve, é quase. Talvez bastasse precipitar um pouco para a neve em flocos aparecer.

 

Nunca imaginei que fôssemos ficar discutindo no BAZ possibilidade de neve para POA (mesmo que remota) e nevada em Curitiba, hehe. Esse tópico já é histórico do BAZ apenas por essas discussões.

 

Ainda 13,7°.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Pancadas de moderada a forte intensidade, com muitos raios, tomam conta da metade sul do Paraná. Risco elevado de granizo. Aqui está nublado com 20,8ºC e o vento pré-frontal norte já chegou a 30 km/h! A pressão atmosférica também está desabando: 1006 hPa.

Igor eu esperava uma chuva também no norte do PR hoje,tivemos uma manhã completamente nublada e desde o inicio da tarde a nebulosidade diminuiu consideravelmente assim a temperatura vai subindo agora tenho 21°C, previsão de muita chuva mesmo amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Está muito sinistro, incógnito, imprevisível, enfim, cheio de expectativa este evento. A verdade é que eu nuca vi um evento tão imprevisível na minha vida, sendo que ele está tão próximo. Modelos falando línguas diferentes e não se ajustando, ontem a FF chega e a temperatura cai, hoje ela retrocede e a temperatura aumenta. Nossa!! Quanta coisa acontecendo. Ontem eu tinha 17ºC neste momento, com chuva. Agora, 24ºC, parc. nublado. A FF chegou ontem a tarde e retrocedeu! Que coisa louca! POA foi mais fria ontem também! Por enquanto, o grosso do ar frio só atingiu o sul do RS; não avançou mais do que isso.

 

Pelo Inpe, frio mesmo em Sampa, na madrugada de 4ª feira, 4ª feira e 5ª feira. Mas como os modelos estão oscilando tanto, e a atmosfera está completamente instável, estou na expectativa de que realmente algo grande pode acontecer. Não estou dando mais tanto bola oara os modelos, estou botando mais fé mesmo na instabilidade da atmosfera e por essa situação incógnita.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi os modelos estão aumentando a umidade sobre SP nos dias 23 e 24. Isso abre caminho para possível quebra de recorde de menor máxima da história.

 

Freemeteo é o primeiro site que já acusa uma máxima de 9º aqui em SP na quarta-feira:

 

http://freemeteo.com/default.asp?pid=23&la=18&gid=3448439

 

Alguém sabe sobre qual modelo esse site se baseia?

Só se for em localidades rurais bem afastadas tipo Capela do Socorro né?. No Mirante não baixa de 11°C e 12°C na área central.

O problema do Mirante são as mínimas e não as máximas.

 

O grande efeito da urbanização, asfalto, concreto, etc, é na queda de temperatura nas noites frias, de céu limpo e sem vento, onde a perda de calor pela radiação noturna predomina.

Aí, sem chance para o Mirante.

 

Mas, no caso de máximas (Ou mesmo mínimas) em dias nublados, chuvosos e/ou com muito vento, as temperaturas se emparelham na capital paulista.

Tanto isso é verdade, que o recorde histórico de menor máxima no Mirante (10,2°C) é de julho de 1988. Relativamente recente.

Também não é raro, acontece até com alguma frequência, as máximas no Mirante serem inferiores às do IAG.

 

---------------

Aqui em Sampa estamos em situação pré-frontal de novo. :shok:

Muito sol desde cedo, ventos de ONO a NNO com rajadas de até 45 km/h na automática do Mirante e 43 km/h no IAG.

 

O Mirante já bateu em 26,9°C na automática, com mínima de 14,5°C.

O IAG já chegou nos 26,8°c, com mínima de 14,0°C.

 

A máxima deste mês de julho na convencional do Mirante, até ontem, foi 26,7°C no dia 06/07.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

"A neve também poderá acumular bem em vários pontos do planalto norte e até na região de Curitiba,partes altas do sul e sudoeste do PR."

Climaterra/Coutinho 20/07/2013.

 

"partes altas do sul e sudoeste do PR". Ao encontro dos relatos dos colonizadores sobre qual lugar da atual RM de Curitiba era mais propicio aos maiores acúmulos.

Link to comment
Share on other sites

Gente, que acham do GFS das 12Z de hoje para cá?

 

69. 1025.6 5.1 4.8 -1.2 551.4 571.9 1.56

 

Leia-se, 5.1ºC em superfície com -1.2ºC em 850 hPa e 1.56 mm de precipitação! E daqui 69 horas... apenas... Maringá tem pontos, não longe de casa, a mais de 600 metros de altitude!

Link to comment
Share on other sites

Meteoblue, que é provavelmente baseado no GFS, dá neve pra Ponta Porã MS segunda e terça. :prankster:

 

Previsão Ponta Porã

 

Confira minha mensagem quanto a GFS em Maringá, norte do PR, mais ou menos na mesma latitude de PP. Nunca vi condições tão favoráveis a neve na nossa região. Para quem não conhece nossa geografia, temos áreas de até 620 metros na área urbana de Maringá (estou a 540 metros em casa) e, na região, passa dos 700 metros. Rolândia, onde nasci, está a 730 metros na sede. Apucarana, vizinha, sobe a mais de 800 metros e Mauá da Serra está acima de 1000 metros, podendo chegar a pouco mais de 1200 metros na Serra do Cadeado. Se as isotermas negativas a 850 hPa atingirem a região com precipitação, acho muitíssimo improvável que não neve.

 

O GFS voltou a colocar o frio que antes previa. Após isto, deve descer a -01/01ºC no topo, podendo ir bem abaixo nas baixadas e vales da região. Isto lembrará 1975? Veremos!

Link to comment
Share on other sites

Twitter Metsul:

 

@metsul

NEVE | Mantido o indicativo pelos modelos de neve nos três estados do Sul entre segunda e quarta, até em locais de rara ocorrência.

 

Twitter Climaterra:

 

@Climaterra 5 h

Em termos de início da neve, a janela tende a começar, no topo da serra, entre 3/6 horas da madrugada de segunda e ir até terça de manhã.

 

@Climaterra 5 h

Do extremo-oeste, meio-oeste, centro e planalto norte, entre o fim da manhã/fim da tarde até o começo da madrugada de terça, no

 

@Climaterra 5 h

leste do planalto norte poderá ter neve até o amanhecer de terça. não dá para descarta; neve, neve/chuva e chuva /chuva de gelo do médio ao

 

@Climaterra 5 h

alto vale do rio Itajaí, até mesmo em pontos altos da região de Blumenau a Joinville poderão ter rápida ocorrência de neve, acima 500/800 m.

 

@Climaterra 5 h

Também tem risco, não muito alto, acima dos 600/800 m na Grande Fpolis. Muita atenção nas rodovias entre segunda e terça.

Link to comment
Share on other sites

Tá ficando bonito, Luiz! O que acha de Mauá da Serra e Ortigueira? Tem pontos bem elevados ali também, praticamente no norte do estado.

É um novo e belo capítulo da história climática brasileira se desenhando aos nossos olhos! Momento histórico para o BAZ!

 

Sem dúvida, Igor! Estou pasmo com o que vejo nos modelos...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.