Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Caco e amigos. Sem dúvida, o inverno está pra lá de bom. É que o "fantasma" do ano passado ainda ronda... Porém, a luz dos modelos em 240h já começam a dar um tom diferente para o final do inverno. Mudando de saco pra mala, essa noite foi complicado de dormir... o vento norte batia janelas aqui em casa, esquentando pra valer com direito a "pesadelos", he he que me fizeram despertar suando pra caramba na madruga. E a janela que batia no sótão fazia um barulho "sinistro", ha ha. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Ok Giulliano, também tem este lado pessoal, mas realmente se tiver que escolher entre uma espécie exótica que se adapte ao clima e outra também exótica que fique vulnerável aos frios mais fortes não há como discordar que primeira escolha é melhor, mas se puder pelo menos colocar algumas nativas no meio a natureza agradece, rs.

 

O que mais me incomoda é ver em algumas cidades a vegetação nativa ser quase toda substituída por espécies exóticas, um caso deve ser CDJ.

 

Ao pessoal de SP, também acho que a "vantagem" do inverno de 2013 sobre 2012 deve crescer em agosto, não espero um agosto frio mas também não tão quente como foi 2012 principalmente entre a Região Sul e SP. No RJ está menos claro, 2012 teve uma circulação de leste que moderou as médias em grande parte do estado, para cá não descarto um 08/2013 igual ou um pouco mais quente que 2012 apesar de ser apenas especulação a esta altura.

 

Voltando a falar do RJ (mas deve valer para grande parte do sudeste também), o mês com maior anomalia negativa de temperatura em 2013 até agora foi janeiro (para compensar o calor em dezembro), e o mês com maior anomalia positiva foi junho (um dos mais quentes já registrados aqui), se fosse o contrário eu não ficaria nem um pouco triste, posso aturar o calor do verão se for para ter boas mínimas no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, comparar o outono/inverno 2012 com 2013 para mim, beira o absurdo!

 

E eu que também não sou desses de supervalorizar eventos "recentes" aos passados.

 

Mas, convenhamos, o evento da semana passada, foi bastante especial. Mas não é apenas por causa do evento da semana passada que 2013 está anos-luz a frente de 2012.

 

Acabei de escrever, só que meu texto apagou pq caiu a net. Depois eu escrevo explicando as razões.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, comparar o outono/inverno 2012 com 2013 para mim, beira o absurdo!

 

E eu que também não sou desses de supervalorizar eventos "recentes" aos passados.

 

Mas, convenhamos, o evento da semana passada, foi bastante especial. Mas não é apenas por causa do evento da semana passada que 2013 está anos-luz a frente de 2012.

 

Acabei de escrever, só que meu texto apagou pq caiu a net. Depois eu escrevo explicando as razões.

 

Caco, pra mim está tranquilo. Nem se comparam os dois invernos, he he. A dinâmica do clima aqui no sul é que remete a essas lembranças do passado... mas sem estresse, logo seremos recompensados como no setembro do ano passado! :good:

Link to comment
Share on other sites

Ok Giulliano, também tem este lado pessoal, mas realmente se tiver que escolher entre uma espécie exótica que se adapte ao clima e outra também exótica que fique vulnerável aos frios mais fortes não há como discordar que primeira escolha é melhor, mas se puder pelo menos colocar algumas nativas no meio a natureza agradece, rs.

 

O que mais me incomoda é ver em algumas cidades a vegetação nativa ser quase toda substituída por espécies exóticas, um caso deve ser CDJ.

 

Ao pessoal de SP, também acho que a "vantagem" do inverno de 2013 sobre 2012 deve crescer em agosto, não espero um agosto frio mas também não tão quente como foi 2012 principalmente entre a Região Sul e SP. No RJ está menos claro, 2012 teve uma circulação de leste que moderou as médias em grande parte do estado, para cá não descarto um 08/2013 igual ou um pouco mais quente que 2012 apesar de ser apenas especulação a esta altura.

 

Voltando a falar do RJ (mas deve valer para grande parte do sudeste também), o mês com maior anomalia negativa de temperatura em 2013 até agora foi janeiro (para compensar o calor em dezembro), e o mês com maior anomalia positiva foi junho (um dos mais quentes já registrados aqui), se fosse o contrário eu não ficaria nem um pouco triste, posso aturar o calor do verão se for para ter boas mínimas no inverno.

 

 

Olha, sobre CDJ creio que posso falar um pouco, já que todo ano apareço lá umas 3 vezes. Se considerarmos o centrinho da cidade, sim, há bastante inserção de plantas exóticas, mas nem tanto assim. E pra falar a verdade, tirando o centrinho e partes de Capivari, não existe tanta espécie de fora assim. O que tem, isso sim deve ser dito, uma grande depredação do que havia de espécies nativas por lá. E o bom é que apesar disso, Campos ainda tem um baita de um horto florestal de dar inveja, então creio que como ponto negativo fica a depredação do ambiente mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Segue a queda 1,9°C com 95%URA nada de vento

 

 

Amigos, pensando um pouco melhor sobre a questão de MDF e PNI, temos um denominador comum entre as duas que faz com que uma ou outra seja mais fria: VENTO. Sabemos que quando há irradiação do calor para a atmosfera, quanto menos vento, melhor, de preferencia nulo. Se as duas estações tivessem a situação de vento identica, sempre o PNI ficaria de 3 a 5 graus mais frio. Como o William montou a estação numa baixada, e a do PNI fica numa encosta, dá pra perceber claramente que há mais facilidade do ar frio escapar do alcançe do termometro no PNI, já o ar frio de MDF fica represado, portanto ao alcançe total do sensor.

 

Nas poucas vezes que o ar do PNI ficou parado, foi um espanco geral no sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a máxima em Santa Cruz do Sul hoje onde morei por 12 anos e onde meus pais moram atualmente, 32,6 ºC

 

Muito calor mesmo em Santa Cruz. E sobre esta estação alguém sabe onde ela se localiza ? Parece que é numa baixada.

 

Aqui em São Gabriel mais um dia com nuvens altas que voltaram a impedir um maior aquecimento, ainda assim fez calor pela tarde.

EXTREMAS HOJE:

Inmet - 10,8°C / 26,6°C

Davis - 11,4°C / 25,2°C

Link to comment
Share on other sites

Nossa, comparar o outono/inverno 2012 com 2013 para mim, beira o absurdo!

 

E eu que também não sou desses de supervalorizar eventos "recentes" aos passados.

 

Mas, convenhamos, o evento da semana passada, foi bastante especial. Mas não é apenas por causa do evento da semana passada que 2013 está anos-luz a frente de 2012.

 

Acabei de escrever, só que meu texto apagou pq caiu a net. Depois eu escrevo explicando as razões.

A ideia de escrever sobre 2012 e 2013 eu realmente tive após o seu comentário, mas quero deixar claro que minha menção ao ato de supervalorizar o passado imeadiato foi um comentário genérico, eu observo isso a todo momento e com muita gente, e não foi uma crítica a você (reconheço que pode ter passado outra impressão mas não foi intencional).

 

Sobre 2013 estar "anos-luz" à frente de 2012 mesmo desconsiderando a última MP, sinceramente nenhum dado dá suporte a esta ideia, aliás a diferença de média cumulativa entre 2012 e 2013 até junho em SP é de meros 0,2ºC, e além da diferença entre o primeiro semestre de 2012 e o de 2013 ser muito pequena a temporada fria de 2012 (começo em maio) estava até ligeiramente mais fresca que a de 2013 antes da onda de frio atual, sendo que nos últimos dias 2013 assumiu a dianteira mas não por margem grande. Se considerar abril, que fica fora da temporada fria, há uma vantagem maior para 2013, mas nada abissal após maio e junho acima da média (e acima de 2012) em 2013.

 

No Sul então (mais RS/parte de SC), 2012 estava até mais frio que 2013 antes da última onda de frio e na mellhor das hipóteses igualou agora, vamos recapitular: em junho de 2012 uma onda de frio muito forte principalmente no RS mas que pegou também parte de SC na primeira metade do mês (a segunda quinzena quente equilibrou a média do mês), em junho de 2013 absolutamente nenhuma advecção fria digna de nota no Brasil. Julho de 2012 registrou temperatura abaixo da média quase constante no RS e parte de SC apesar da ausência de uma "bomba", mas em julho de 2013 o primeiro frio só chegou por volta do dia 20, o MI antes da última onda de frio (e passado quase todo o inverno solar) tinha registrado apenas uma negativa e por poucos décimos, 2013 pode ter sido um dos começos de inverno com menos advecção fria que a Região Sul já viu. Enquanto 2012 teve uma "bomba" no RS em junho e um frio constante em julho, 2013 só disse a que veio quase no fim de julho!

 

Não quero menosprezar 2013, que teve uma onda de frio muito forte do Sul até SP e ainda pegando grande parte do Centro-Oeste e um bom pedaço Norte, além da bela nevada em partes do sul, apenas desejo reforçar que a temperatura média do período mais frio do ano em 2013 até agora está bem parecida com a que foi registrada em igual período de 2012 na maior parte do Centro-Sul (com alguma vantagem para 2012 ou 2013 dependendo do lugar).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ok Giulliano, também tem este lado pessoal, mas realmente se tiver que escolher entre uma espécie exótica que se adapte ao clima e outra também exótica que fique vulnerável aos frios mais fortes não há como discordar que primeira escolha é melhor, mas se puder pelo menos colocar algumas nativas no meio a natureza agradece, rs.

 

O que mais me incomoda é ver em algumas cidades a vegetação nativa ser quase toda substituída por espécies exóticas, um caso deve ser CDJ.

 

Ao pessoal de SP, também acho que a "vantagem" do inverno de 2013 sobre 2012 deve crescer em agosto, não espero um agosto frio mas também não tão quente como foi 2012 principalmente entre a Região Sul e SP. No RJ está menos claro, 2012 teve uma circulação de leste que moderou as médias em grande parte do estado, para cá não descarto um 08/2013 igual ou um pouco mais quente que 2012 apesar de ser apenas especulação a esta altura.

 

Voltando a falar do RJ (mas deve valer para grande parte do sudeste também), o mês com maior anomalia negativa de temperatura em 2013 até agora foi janeiro (para compensar o calor em dezembro), e o mês com maior anomalia positiva foi junho (um dos mais quentes já registrados aqui), se fosse o contrário eu não ficaria nem um pouco triste, posso aturar o calor do verão se for para ter boas mínimas no inverno.

 

Essa circulação de leste em agosto do ano passado proporcionou uma vasta área de desvio negativo de temperatura em GO, MG, ES, RJ, grande parte da região NE, agosto foi o mais frio desde 2004 em muitas dessas regiões, o mês foi marcado por nebulosidade e umidade acima da média, no ano de 2011 foi o oposto, agosto foi muito quente nestes mesmos estados, o mais quente desde 1995 provavelmente.

No centro-sul da região S, agosto/12 foi quente, enquanto que agosto/11 foi gelado, uma vez foi comentado aqui no baz que haveria uma correlação negativa de temperaturas entre a região S e as outras regiões do país.

Uma outra observação: A região N teve desvio positivo de temperatura tanto em ago/12 quanto em ago/11.

Link to comment
Share on other sites

Essa circulação de leste em agosto do ano passado proporcionou uma vasta área de desvio negativo de temperatura em GO, MG, ES, RJ, grande parte da região NE, agosto foi o mais frio desde 2004 em muitas dessas regiões, o mês foi marcado por nebulosidade e umidade acima da média, no ano de 2011 foi o oposto, agosto foi muito quente nestes mesmos estados, o mais quente desde 1995 provavelmente.

No centro-sul da região S, agosto/12 foi quente, enquanto que agosto/11 foi gelado, uma vez foi comentado aqui no baz que haveria uma correlação negativa de temperaturas entre a região S e as outras regiões do país.

Uma outra observação: A região N teve desvio positivo de temperatura tanto em ago/12 quanto em ago/11.

De fato a circulação de leste tem um efeito bem interessante no clima do RJ, pois parte do estado que fica mais virada para ESE (ao norte de Arraial do Cabo) recebeu muita umidade, chuva acima da média e temperatura até um pouco abaixo da média em 08/2012, mas a região mais ao sul que inclui capital, Costa Verde e Vale do Paraíba acabou com chuva abaixo da média e temperatura até um pouco acima, como o RJ tem esta quebra na orientação da costa (na altura Arraial do Cabo) isto acontece! Lembro que Santa Teresa no ES (bem virada para a umidade de leste na borda da serra) acumulou mais de 500 mm de chuva em 08/2012.

Link to comment
Share on other sites

Realmente não entendi essa de vegetação fake em CDJ, a cidade em sua grande maioria é composta de araucarias e vegetação nativa, se o "fake" que falam é sobre as hortênsias garanto que a existência excessiva delas não é proposital, elas se adaptaram muito bem ao clima de CDJ e nascem em todos os lugares por ali.

 

OBS: fui no pico do Jaraguá esses dias e tinha um bocado de hortensias por ali!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.