Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013


Recommended Posts

Florianópolis tem uma cadeia de montanhas no extremo sul da ilha com ponto culminante de 500 e poucos metros.

Tem alguma trilha pra chegar lá?

Era 1 lugar propício par neve nesta ocasião.

 

Esse topo do Ribeirão não sei, mas para o sul, topo acima de 360m, eu teria como chegar através de mata fechada por uns 300m, nunca fiz, conheço quem já fez até a década de 90. Como pararam de subir, o mato apagou as trilhas (pelo menos as que partiam de um terreno que conheço).

 

No momento não vejo cenário para tal empreitada.

Link to comment
Share on other sites

Só se for em localidades rurais bem afastadas tipo Capela do Socorro né?. No Mirante não baixa de 11°C e 12°C na área central.

 

Pelas últimas saídas, eu não descartaria de forma alguma a chance de recorde de menor máxima no Mirante.

 

Rural é Eng. Marsilac ou áreas de Parelheiros que fazem limite com esse distrito. Uma foto de Capela do Socorro, que é um bairro periférico, mas densamente povoado:

 

IMAG1675.JPG

http://osapagados.blogspot.com.br/p/o-comecio-e-principal-fonte-de-renda.html

 

No momento, muito sol em Itapevi. No início da manhã uma linha de instabilidade ameaçava chegar por aqui e o dia começou com céu parcialmente aberto à leste, neblina densa em quase toda a cidade e céu carregado à oeste, pros lados do Alto da Serra (S. Roque). No meio da manhã, tudo mudou e essa linha de instabilidade virou sentido SE e pegou parte do Litoral Sul.

 

Mínima na casa dos 13ºC ao amanhecer e, nesse instante, estimo a temperatura em 19ºC aqui na região central da cidade, onde estou trabalhando. Em casa, certamente está um pouco menos.

Link to comment
Share on other sites

Nao sei onde climatempo e somar estao com a cabeça , indicam minimas de 10°C aqui , e estao ignorando o frio no sul e sudeste

 

Entre várias coisas no mundo que eu não entendo, segue uma delas:

Como é que Somar e outros institutos colocam minimas de 6 para extremo norte do Parana! Para eles é como se nada estivesse acontecendo. Uso muito o Somar para chuvas, mas na questao de frio, estao dando uma de "altistas".

Detalhe: na area do assinante, ou seja tem gente pagando para lei isso!

 

Sobre Metsul, achei bem legal o ultimo post sobre perguntas e respostas, principalmente as fotos historicas.

 

Pessoal de Curitiba ... que inveja! A neve já é certa! So falta saber o quanto! Kkk

Link to comment
Share on other sites

Estou muito impressionado com as projeções para o Planalto Norte de SC e RMCTBA. Muito mesmo! Eu que tanto visito aquela cidade não consigo imaginar aquilo lá recebendo 20cm de neve.

 

Minha opinião como caçador de eventos climáticos há mais de uma década: já vi inúmeras vezes projeções de precipitação (até consistentes) aqui para a serra gaúcha com temp abaixo de zero em 850hpa (ao redor de -2C) e chegar aqui e ver chuva grossa com 1C/2C. Se pensarmos que a altitude de Gramado e Canela é parecida com a de Ctba (cerca de 100 metros de diferença), não duvidaria de uma decepção por lá também.

 

Neve de verdade eu acho que teremos no meio oeste de SC, Planalto sul de SC, Norte do RS (Erechim) e extremo NE do RS (Ausentes e Bom Jesus). Acho que aí o negócio tem potencial!

Link to comment
Share on other sites

Faz 6,4C em Livramento agora! Que loucura! Aqui em Gramado o ar frio regrediu para mais ao sul e agora faz 12C (14,2C no Castelinho!!).

 

Pelas projeções vou acordar segunda, analisar o tempo e provavelmente rumar até Ausentes. Aqui em Gramado, por estar muito ao sul, vai estar limpo.

Calor aí, hein? Hehe!!! Aqui tenho meros 12,5°. Mínima de 9,6°. Com esse tempo fechado e a pressão caindo (1006,9 mb agora), creio que deve chover logo e minha máxima ficar em 13°.

 

Adeus 15°. Adeus. Nos vemos no OUTRO final de semana. Se nos vermos.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Absolutamente inacreditável as previsões de neve. Mas o Bruno tem razão quanto a Curitiba. Se já está todo mundo na cidade falando da possibilidade do evento, há grande expectativa. Agora, imagina de chove um monte com 2°. Será dose!!!

 

Não lembro exatamente o ano (2004 ou 2005), que fui com o Bruno para Canela e ficamos no ponto alto do condomínio pegando chuva leve com 1°/2°. E o GFS na época dava negativa em 850 hpa (algo como -1°/-2°). Ficamos a ver navios. E congelando, hehe.

 

Agora 12,5°.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, palpite pessoal, eu acho q o bloqueio realmente se intensifica, e o tal cavado vem exatamente sobre o centro-leste do RS, SC e parte do PR, sem querer desanimar os amigos de Curitiba, mas considero q a zona mais favorável contrariando inclusive os modelos GFS e Europeu, seja a faixa de divisa de SC PR, começando por Palmas,passando por União da Vitória, Canoinhas, Mafra, Itaió, Itáiópolis, Papanduvas,etc, região serrana de Joinvile e arredores.Está mais fácil nevar ao sul de Curitiba, cito, São José dos Pinhais, Ignácio Martins...

Esta é uma opinião pessoal,a previsão deixo para os meteorologistas...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal do BAZ, me registrei ha pouquíssimo tempo, sou uma apaixonada pelo frio, e sempre pesquisando sobre o tempo eu encontrei o BAZ e passei a usá-lo muito no meu dia a dia, mas como sou bastante leiga no assunto, nunca achei que fosse necessário minha participação no blog, mas, nos entrosando acredito que possa aprender muito com todos.

Eu moro numa região quente do Estado, mas sempre entre maio/agosto a região fica muito fria, e passarei informações sobre a região, abraços :mosking:

-Apesar da grande quantidade de chuva que caiu ontem, o céu se encontra mais aberto, com nuvens bem fraquinhas, amanheceu com 16ºC em Assis com um vento frioo

 

Bem vinda!

 

Estamos todos aqui para aprender juntos. Fique conosco e vamos conversar sobre esta onda de frio histórica que se aproxima. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sinistro vai ficar o negócio no Pico do Paraná. Há um potencial incrível para extrema acumulação segundo as projeções.

 

Diego, se eu fosse tu, confirmando o quadro, me mandava para aquela fazenda próxima onde tu vai colocar a nova estação. Pode ser histórico!!!

 

Pensei no pico do Paraná também. Acho que teremos fotos impressionantes da serra do mar com neve. SENSACIONAL!

Link to comment
Share on other sites

Tanto GFS quanto Europeu mostram este bloqueio em 250hpa comentado pelo Rodolfo, desviando de MG, RJ e ES o frio mais intenso. No

entanto, isso não significa que não fará frio. Para Quarta-feira prevê-se uma tarde bem gelada, o que já seria um prêmio de consolação

para nós.

Link to comment
Share on other sites

Nao sei onde climatempo e somar estao com a cabeça , indicam minimas de 10°C aqui , e estao ignorando o frio no sul e sudeste

 

Entre várias coisas no mundo que eu não entendo, segue uma delas:

Como é que Somar e outros institutos colocam minimas de 6 para extremo norte do Parana! Para eles é como se nada estivesse acontecendo. Uso muito o Somar para chuvas, mas na questao de frio, estao dando uma de "altistas".

Detalhe: na area do assinante, ou seja tem gente pagando para lei isso!

 

Sobre Metsul, achei bem legal o ultimo post sobre perguntas e respostas, principalmente as fotos historicas.

 

Pessoal de Curitiba ... que inveja! A neve já é certa! So falta saber o quanto! Kkk

 

 

Willian, sorry! Fui responder sobre seu post e sem querer clikei como improprio, desculpe a todos do BAZ

 

Marllon

Link to comment
Share on other sites

Mato Grosso vai ferver no pré-frontal! Cuiabá ontem a este horário tinha 27ºC e hoje está em 31ºC. Amanhã o dia promete ser quente também. :beach:

Já o norte de Mato Grosso do Sul deverá sentir a própria frente fria amanhã. Por enquanto as regiões só têm sentido pré-frontais.

Sinceramente, no que tange as mínimas, as previsões são de frio que faz todo ano, mas as máximas ficam sub-20 alguns dias - como em 2010.

É confirmada a presença de ar polar em Manaus, já em Boa Vista/RR, os modelos dançam.

 

Abraços aflitos! :scare:

Link to comment
Share on other sites

Estou muito impressionado com as projeções para o Planalto Norte de SC e RMCTBA. Muito mesmo! Eu que tanto visito aquela cidade não consigo imaginar aquilo lá recebendo 20cm de neve.

 

Minha opinião como caçador de eventos climáticos há mais de uma década: já vi inúmeras vezes projeções de precipitação (até consistentes) aqui para a serra gaúcha com temp abaixo de zero em 850hpa (ao redor de -2C) e chegar aqui e ver chuva grossa com 1C/2C. Se pensarmos que a altitude de Gramado e Canela é parecida com a de Ctba (cerca de 100 metros de diferença), não duvidaria de uma decepção por lá também.

 

Neve de verdade eu acho que teremos no meio oeste de SC, Planalto sul de SC, Norte do RS (Erechim) e extremo NE do RS (Ausentes e Bom Jesus). Acho que aí o negócio tem potencial!

Tens toda razão, Bruno. Mesmo com a convergência dos dois modelos, ainda assim seria muito excepcional a nevada realmente acontecer, mais ainda com acumulação. Quase me dou por satisfeito só por ver inúmeras rodadas seguidas dos modelos com tal previsão, algo que nunca tinha visto sequer para o planalto sul catarinense.

A probabilidade maior fica com as regiões altas da RMC: +-1000m nos bairros norte de Curitiba (Pilarzinho, Taboão, etc), cidadades com mais de 1000m da RMC (Campo Magro, Colombo, Almirante Tamandaré), regiões altas ao sul de Curitiba (entre Agudos do Sul e Tijucas do Sul há morros com 1200m). No planalto norte de SC, aposto na divisa entre São Bento do Sul e Campo Alegre (1100m a 1200m).

Não falo no Quiriri e nos pontos altos da Serra do Mar, pois estes lugares não conseguirei alcançar de carro.

Link to comment
Share on other sites

Bazianos, o mapa de neve mais realista, é o do ETA das 0... :ok:

O ETA está ATOLANDO o nordeste da serra gaúcha de neve, e dá muita neve para todo o Planalto Médio, especialmente na faixa central, todo o centro e parte do O de SC e S e SO do PR. Ficou lindo, hehe. Mas nada para o E do PR e Curitiba.

 

E mais: coloca -8° em 850 hpa sobre o meio do Sul e parte da campanha gaúcha, e a faixa de -6° desde o Uruguai, pegando POA de raspão até o S do PR. Maravilhoso!

 

Aqui 12,5° e 78%. Nublado e frio.

 

Abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

Beijooo Marquitoooooo

A previsão do INPE está um primor, a mais linda que vi deles até hoje kkkk

REGIÃO SUL

 

20/07/2013: No centro e sul do RS: encoberto com chuvisco. No oeste de SC e noroeste do RS: encoberto com chuva isolada. No norte de SC e no PR: nublado com fortes pancadas de chuva localizadas. Nas demais áreas da região: muitas nuvens e chuva. Temperatura baixa. Haverá possibilidade de queda de neve no final da noite deste sábado. Temperatura máxima: 26ºC no norte do PR.

 

21/07/2013: No oeste do RS: parcialmente nublado. No centro-sul e leste do RS: variação de nebulosidade. No norte do RS: chuvisco. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva localizadas. Temperaturas baixas em toda região, com condição para formação de geada no sul e sudoeste do RS. Também haverá chance de queda de neve entre a serra gaúcha e a serra catarinense. Temperatura máxima: 22ºC no norte do PR. Temperatura mínima: 02ºC no oeste do RS.

 

22/07/2013: No sul do RS: encoberto com chuvisco. No oeste de SC e norte do RS: nublado com possibilidade de chuva. Nas demais áreas do RS: sol e variação de nuvens. No leste do PR e nordeste de SC: muitas nuvens e chuva de forte intensidade. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva localizadas. Temperaturas baixas, com condição para geada na maior parte do RS. Haverá chance de queda de neve entre a serra gaúcha e a serra catarinense.

 

Tendência: Em grande parte do PR, nordeste e norte de SC: nublado com pancadas de chuva. No sul de SC, nordeste e centro-sudoeste do RS: nublado. No leste e sul do RS: instável, com curtos períodos de sol e chuva. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperaturas baixas.

 

Elaborado pela Técnica em Meteorologia Camilla Correia.

Atualizado 20/07/2013 - 11h48

:good2: :good2: :good2: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Vou ganhar a aposta BrunoC

Gente a alta dará um bote sobre a umidade e ...

Link to comment
Share on other sites

Hoje de manhã a mínima em Jaguarão ficou em -1,1°. Agora toda a fronteira com o Uruguai e parte da fronteira oeste está entre 7° e 9°. Em Caçapava do Sul, até às 11 h não havia passado de 5,7° com vento E moderado!! E de imaginar que nem vai chegar a esquentar: logo deve chover!

 

Curioso é ver a estação de Canela com 13,1°. É a mais quente do RS junto com o Litoral Norte.

 

Agora, 13:05, tenho 13,3° com 77%. O sol "ameaça" abrir. Pressão em 1005,8 mb.

 

Brrr!

Link to comment
Share on other sites

Terceiro pulso se aproximando do CONESUL, centro de alta 1045hPa, Sul Patagônia agora pressão subindo, estava em 1008hPa, está em 1031hPa, domingo chegando no BR.

MP muito potente e fará estrago subindo o CONESUL.

 

5a4e894dc0b48_GOES15UTC.gif.c180b3bbb2e5d9f4b156c0c5e0620b1f.gif

 

Particularmente verifica-se que os dados estão aí, modelos migrando para algo histórico, sistema será muito ativo causando desde temporais, a nevadas com transtornos em rodovias, telhados e quedas de árvores. Sensação térmica na média estará entre -8/-10ºC e alguns pontos abaixo de -20ºC, risco de hipotermia em exposição ao vento.

A neve é relativa as condições de cada região umas mais favoráveis que outras, pelo histórico temos algumas regiões com característica para acumular neve, dependendo do sistema que leve a neve, RS neste evento teremos 2 sistemas (Frontal gradiente MP/ umidade oceânica) que abrem Janela para precipitação invernal e SC teremos 3 sistemas (Frontal gradiente MP/ umidade oceânica/bloqueio atm+nível 0ºC) e PR (Frontal gradiente MP/ bloqueio atm+nível 0ºC).

O vento (minuano/sul/pampeiro) cortante com rajadas acima de 50/60 km/h, propicia acumulados de neve que surpreendem devido ao relevo de algumas regiões acima de 1000m, São elas região de SJ/Ausentes/Aparados do planalto sul, Alto vale do Rio do Peixe e Planalto norte.

Em Lages " in loco" 12,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Sinistro vai ficar o negócio no Pico do Paraná. Há um potencial incrível para extrema acumulação segundo as projeções.

 

Diego, se eu fosse tu, confirmando o quadro, me mandava para aquela fazenda próxima onde tu vai colocar a nova estação. Pode ser histórico!!!

 

Pois é. To nas tratativas, Caio...Se eu não conseguir, vou tentar ir para aquele local que eu mencionei via telefone pra ti. Chegou de carro até 1050 metros e depois subida de meia hora até 1200...acho que ali poderá ter algo significativo também...

Link to comment
Share on other sites

:heart: Meu coração vai ter um treco, nunca presenciei maximas abaixo de 12°C, a não ser em 2011 e já fiquei pasmo lembro daquele dia... agora previsões e maximas entre 9-10°C por 2 dias, vou ter um infarto antes do frio chegar..

Ainda não alertei o pessoal aqui da área rural vou esperar mais um pouco, eles ficam me perguntando vai esfriar muito? Bem, nem precisa responder né...kk

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z saindo e mandando ver na neve aqui na região serrana novamente....

 

Bruno, a possibilidade de ver neve aqui, nem que seja paraguaia, nos faz perder a racionalidade. Vamos acreditar que agora o Planalto Norte de SC e região de Curitiba serão agraciadas hehehehe

 

Mas ainda penso em segunda cedo estar na região de Herciliópolis e fazer o sentido oeste-leste até chegar na Serra Dona Francisca...

Link to comment
Share on other sites

CIRAM dá mínimas de 0ºC na terça e quarta pra cá, com máximas de 11 e 13ºC, respectivamente. Alerta do frio:

 

Probabilidade alta de NEVE entre domingo e segunda-feira em SC. Geada generalizada e frio histórico na próxima semana

 

Sábado, 20 Julho 2013 09:25

No decorrer do domingo, a temperatura declina acentuadamente em SC com a chegada de uma nova e intensa onda de ar Polar ao Sul do Brasil.

Na terça e quarta-feria, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude acima da casa de 1000 metros.

 

No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C no Litoral, na terça e quarta-feira. No Vale do Itajaí, frio é intenso com mínimas muito baixas e máximas que não atingem 10°C.

 

Algumas recordes de temperatura mínimas do ar, devem ser igualadas ou até mesmo superados para o mês de julho. Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar Polar em SC no ano de 2000.

 

O dia mais frio da próxima semana será nas madrugadas de terça e quarta-feira, com formação de geada em todas as regiões do Estado. O frio diminui um pouco na sexta-feira.

 

O frio úmido de domingo e na segunda-feira favorece a queda de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul. Se a combinação das variáveis Meteorológicas for confirmada, há chance de acumulo significativo de neve, similar aos episódios nivosos de 2010 e 2011.

 

Não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo do Oeste do Estado (chance pequena). Nas áreas mais altas da Serra gaúcha e região Serra do Paraná, o fenômeno também pode ser registrado. Esta massa fria é considerada tão intensa que pode causar a “friagem” no Centro-Oeste e sul da região Amazônica.

 

Atenção:

 

Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, na noite de domingo e na segunda-feira.

 

Geada forte e ampla no estado nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, na terça-feira.

 

Risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais (domésticos e/ou que vivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.

 

Marcelo Martins – Meteorologista

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.