Ernani de Paula Posted December 17, 2024 at 02:50 AM Share Posted December 17, 2024 at 02:50 AM Em 09/12/2024 em 23:58, Renan disse: Parece bug, mas não é. Tivemos realmente a ocorrência de um evento extremo isolado hoje na zona da mata. Estes incríveis 159mm do mapa ocorreram em apenas algumas horas desta Segunda, e foram na PWS que fica na cidade de Miraí. Vi alguns vídeos que confirmam o registro extremo desta estação. Miraí tem histórico de chuvas extremas devido a efeitos orográficos específicos daquela região. Renan, esta PWS em Miraí, estava no acumulado de chuvas com a estação Cemaden, mas a partir de novembro, a PWS começou a registrar valores de chuvas bem maiores do que a do Cemaden, vou pesquisar os dados da estação do IGAM, essa semana. No mês de novembro vi que os dados da estação do IGAM e Cemaden estavam bem parecidos. Nesse evento de 159 mm na PWS a estaçao do Cemaden acumulou 129 mm, em 50 min acumulou 98 mm, chuva bem grossa. A nordeste dali na serra, a estação PWS Iracambi/Rosário da Limeira teve uma chuva infima. Nos próximos dias muita chuva na região do Vale do Rio Muriaé, com acumulados que podem ultrapassar os 300 mm até o dia 28(modelo ECWMF). No dia 4 de dezembro a noite tivemos um grande acumulado de chuva aqui perto, na área rural a sudoeste de Laje, meu primo mediu 85 mm chuva caída por horas, de 9 h noite até início da madrugada. No distrito onde trabalho, Retiro do Muriaé, tem um histórico de chuvas fortes, por causa de uma serra com picos de até 700 m, que se estende de oeste para leste por mais de 3km, a cidade é paralela a serra e fica numa altitude de 150 m. Antes de 19 h começou a formar uma nuvem em cima do lugar, a chuva começou uns 15 minutos antes de 19 h, mas muito forte e durou assim até 21 h, após isso diminuiu de intensidade até meia-noite(relato da professora, que trabalha comigo na escola estadual, comprou um pluviômetro, sua casa alaga quando chove pesado por mais de 60 minutos, ela mediu 140 mm, disse que numa outra chuva em novembro mediu 76 mm),foi uma chuva totalmente sem vento, mas com algum trovão. Essa área de chuva foi avançando para oeste e chegou aqui em Laje ás 21 h e foi em pancadas moderadas até 2 h madrugada, medi 70 mm. 7 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted December 17, 2024 at 10:43 AM Share Posted December 17, 2024 at 10:43 AM A mínima hoje foi de apenas 7,8°C, manhã bem fria para dezembro. A média mensal até agora (SJ/INMET) está em 15,3°C (-1,3°C). Máxima do mês em 25,9°C dia 05/12 e este foi o único registro até o momento de uma máxima acima de 24°C. Não fez calor ainda no primeiro mês do verão climático. E a previsão é de manter dessa forma até encerrar dezembro. 13 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 11:31 AM Share Posted December 17, 2024 at 11:31 AM Em 17/12/2024 em 07:43, Serrano disse: A mínima hoje foi de apenas 7,8°C, manhã bem fria para dezembro. A média mensal até agora (SJ/INMET) está em 15,3°C (-1,3°C). Máxima do mês em 25,9°C dia 05/12 e este foi o único registro até o momento de uma máxima acima de 24°C. Não fez calor ainda no primeiro mês do verão climático. E a previsão é de manter dessa forma até encerrar dezembro. Bom dia Aqui no Paraná também houve bom resfriamento, com 8°C ontem em Palmas e 7,3°C hoje. Na região de Guarapuava 6,7°C hoje. Região de Curitiba teve leve resfriamento no sul da capital, com mínimas na faixa dos 13°C. * Durante 2 dias estivemos sob o efeito reflexo do Ciclone, com muita ventania do Oeste, rajadas moderadas, acredito que alcançando ou até ultrapassando 50 km/h e alguns momentos. Mas no geral após a passagem da instabilidade no sábado, o tempo estabilizou. Ontem pela manhã a sensação era de um dia de inverno, com sol e aquele vento "minuano" intenso e fresco, claro q com temperaturas mais condizentes com o período - digamos q lembrava uma invasão continental fraca de outono. Mas matou a saudade dos meses frios. Ao entardecer, nuvens cúmulus e vento ainda do oeste. Abaixo,vista leste aqui na vila (contrária ao poente, com o Sol refletindo as araucárias). 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 11:33 AM Share Posted December 17, 2024 at 11:33 AM Poente, ontem - 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 11:38 AM Share Posted December 17, 2024 at 11:38 AM Hoje amanheceu "estranho", com formações de "falsas congestus" e uma indecisão do vento, se sopraria do leste ou oeste (a previsão indicava vento leste e a situação comum da brisa úmida - mas até agora nada resolvido). Vista norte ao amanhecer: Choveu na serra e no litoral, em alguns pontos isolados, provavelmente um resíduo da instabilidade que atingiu Santa Catarina na noite passada. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 12:12 PM Share Posted December 17, 2024 at 12:12 PM A mudança de padrão no clima aqui do Sul (e acredito que também em parte do Centro-Sul) mencionada principalmente pelo Jean ontem, tem afetado negativamente a minha curiosidade pelo acompanhamento do clima aqui na região de Curitiba. Enquanto os acumulados pluviométricos sazonais aumentam no sudoeste, aqui estão diminuindo consideravelmente. Sim, houve a recuperação de parte do volume esperado entre Novembro e Dezembro (q estava muito abaixo do normal) mas isso aconteceu em apenas 1 evento e foi provocado por uma anomalia que em nada lembrava o tipo de precipitação de início de verão. A minha empolgação em acompanhar o tempo/clima sempre esteve ligada, primeiramente às geadas (q estão ficando raras) e às formações cumulonimbos/tempestades de verão (raríssimas atualmente). Não resta mais muito pra eu me empolgar, climaticamente falando. Ainda mantenho os registros, mas meramente pra não interromper um trabalho longo - lembro que teve outros momentos em q desanimei ao ponto de interromper por alguns anos (8 anos sem registrar e 25 anos registrando) - porém foram por outros motivos - falta de tempo e motivação - agora tenho tempo disponível mas falta a motivação. Piraquara e alhures se tornou tão desinteressante - e pra ter uma idéia do quão isso é verdade, não vejo granizo apreciável há uns 3 anos. Só isso já diz muito em relação à falta de boa dinâmica aqui no leste. Não fosse a paisagem rural com matas de araucárias e as montanhas ao leste pra contemplar, já teria abandonado este lugar. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted December 17, 2024 at 12:14 PM Share Posted December 17, 2024 at 12:14 PM Em 17/12/2024 em 08:31, Carlos Campos disse: Bom dia Aqui no Paraná também houve bom resfriamento, com 8°C ontem em Palmas e 7,3°C hoje. Na região de Guarapuava 6,7°C hoje. Região de Curitiba teve leve resfriamento no sul da capital, com mínimas na faixa dos 13°C. * Durante 2 dias estivemos sob o efeito reflexo do Ciclone, com muita ventania do Oeste, rajadas moderadas, acredito que alcançando ou até ultrapassando 50 km/h e alguns momentos. Mas no geral após a passagem da instabilidade no sábado, o tempo estabilizou. Ontem pela manhã a sensação era de um dia de inverno, com sol e aquele vento "minuano" intenso e fresco, claro q com temperaturas mais condizentes com o período - digamos q lembrava uma invasão continental fraca de outono. Mas matou a saudade dos meses frios. Ao entardecer, nuvens cúmulus e vento ainda do oeste. Abaixo,vista leste aqui na vila (contrária ao poente, com o Sol refletindo as araucárias). Apesar de não curtir calor excessivo, não me importaria que estivesse um pouco mais quente. Nada a ver ficar de casaco em dezembro. Mas o clima aqui é assim, veranicos e invernicos fora de época. Um pouco mais de linearidade seria perfeito. E o segundo semestre de 2024 deve fechar com máximas absolutas em setembro, naquela semana maçarico - algo bastante incomum, ou ao menos deveria ser. Em janeiro ou fevereiro acredito em algum pico de calor para ao menos alcançar os 30°C. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted December 17, 2024 at 12:24 PM Share Posted December 17, 2024 at 12:24 PM Em 17/12/2024 em 09:14, Serrano disse: Apesar de não curtir calor excessivo, não me importaria que estivesse um pouco mais quente. Nada a ver ficar de casaco em dezembro. Mas o clima aqui é assim, veranicos e invernicos fora de época. Um pouco mais de linearidade seria perfeito. E o segundo semestre de 2024 deve fechar com máximas absolutas em setembro, naquela semana maçarico - algo bastante incomum, ou ao menos deveria ser. Em janeiro ou fevereiro acredito em algum pico de calor para ao menos alcançar os 30°C. Ia gostar de morar numa Atlanta da vida ou em Dallas lá sim e verão quase todos os dias passa dos 30 graus batendo 40 e as vezes até mais igual verão da aqui e no inverno neve negativa -10 graus a até menos disso lá sim estações do ano definida 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 12:35 PM Share Posted December 17, 2024 at 12:35 PM Em 17/12/2024 em 09:14, Serrano disse: Mas o clima aqui é assim, veranicos e invernicos fora de época. Um pouco mais de linearidade seria perfeito. Essa bagunça - mistura de inverno e verão em todas as estações não tem nada de positivo e sim, uma definição mais acentuada para cada época do ano é o q torna tudo mais bonito. Embora aí na serra o verão tende a ser mais ameno, ele é (ou pelo menos era para ser) marcante como uma estação diferenciada. Eu morei no topo da serra (já falei milhares de vezes kk) mas não fiquei o verão, então não sei exatamente como seria. Fiquei entre Abril e final de Outubro porém o q eu escutava das pessoas (mesmo em Bom Jardim) era q o verão esquentava pra valer, principalmente q o Sol castigava. Óbvio que mesmo naquela época em q eu dava meus primeiros passos na "meteorologia" eu já entendia e nem discutia com ninguém de lá (ou daí) q o verão no topo da serra era de fato "fresco/frio" se comparado ao restante do Sul. Eu sabia que na percepção do pessoal nativo, o verão era muito mais quente, tendo em vista o frio do meio do ano. O q geralmente eu ouvia: "agora está frio, mas passe o verão aqui pra ver..." Qualquer pessoa de outro lugar, passando o verão na serra diria q é um verão frio. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted December 17, 2024 at 02:36 PM Share Posted December 17, 2024 at 02:36 PM Em 17/12/2024 em 08:31, Carlos Campos disse: Bom dia Aqui no Paraná também houve bom resfriamento, com 8°C ontem em Palmas e 7,3°C hoje. Na região de Guarapuava 6,7°C hoje. Região de Curitiba teve leve resfriamento no sul da capital, com mínimas na faixa dos 13°C. * Durante 2 dias estivemos sob o efeito reflexo do Ciclone, com muita ventania do Oeste, rajadas moderadas, acredito que alcançando ou até ultrapassando 50 km/h e alguns momentos. Mas no geral após a passagem da instabilidade no sábado, o tempo estabilizou. Ontem pela manhã a sensação era de um dia de inverno, com sol e aquele vento "minuano" intenso e fresco, claro q com temperaturas mais condizentes com o período - digamos q lembrava uma invasão continental fraca de outono. Mas matou a saudade dos meses frios. Ao entardecer, nuvens cúmulus e vento ainda do oeste. Abaixo,vista leste aqui na vila (contrária ao poente, com o Sol refletindo as araucárias). Por aqui também com cara de outono no domingo e segunda com muito vento do oeste. Ontem as rajadas foram até mais fortes que no domingo. Hoje amanhecemos com céu limpo e com as menores mínimas de dezembro: 11,5°C Rio Vermelho 12,7°C Rio Negro 12,8ºC Mato Preto 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted December 17, 2024 at 04:20 PM Share Posted December 17, 2024 at 04:20 PM Boa tarde! Buenos Aires no sábado: Mínima: 18,2°C Máxima: 29,4°C Dia ensolarado e quente, mas amenizado pelo agradável vento sul-sudeste que soprou com intensidade moderada durante boa parte do dia. A URA também ajudou, porque nao esteve alta, em 40%. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted December 17, 2024 at 04:21 PM Share Posted December 17, 2024 at 04:21 PM Buenos Aires no domingo: Mínima: 17,8°C Máxima: 28,4°C Manha nublada e agradável, tarde de sol e um pouco de calor, mas novamente com tempo seco (URA mínima de 21%) e ventos moderados de sul-sudeste. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted December 17, 2024 at 04:23 PM Share Posted December 17, 2024 at 04:23 PM Buenos Aires ontem: Mínima: 15,3°C Máxima: 26,7°C Dia ensolarado, seco e com temperaturas bem agradáveis. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted December 17, 2024 at 04:32 PM Share Posted December 17, 2024 at 04:32 PM (edited) Dezembro até agora em Buenos Aires: Média das mínimas: 16,5°C (- 2°C) Média das máximas: 27,2°C (- 1,8°C) Média simples: 21,9°C (- 1,9°C) Precipitacao acumulada: 22 mm (18,2% da média) Um dezembro irreconhecível até agora, realmente bastante agradável! A partir de agora os períodos de calor vao ser mais frequentes, mas ainda alternados com dias mais frescos, motivo pelo qual acho que dezembro vai conseguir terminar com desvio negativo aqui. Edited December 17, 2024 at 04:57 PM by Fábio De Nittis 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted December 17, 2024 at 05:24 PM Share Posted December 17, 2024 at 05:24 PM Sol entre nuvens nessa tarde em São Paulo. As temperaturas estão agradáveis. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsorf9rj Posted December 17, 2024 at 05:28 PM Share Posted December 17, 2024 at 05:28 PM Em 17/12/2024 em 09:12, Carlos Campos disse: A mudança de padrão no clima aqui do Sul (e acredito que também em parte do Centro-Sul) mencionada principalmente pelo Jean ontem, tem afetado negativamente a minha curiosidade pelo acompanhamento do clima aqui na região de Curitiba. Enquanto os acumulados pluviométricos sazonais aumentam no sudoeste, aqui estão diminuindo consideravelmente. Sim, houve a recuperação de parte do volume esperado entre Novembro e Dezembro (q estava muito abaixo do normal) mas isso aconteceu em apenas 1 evento e foi provocado por uma anomalia que em nada lembrava o tipo de precipitação de início de verão. A minha empolgação em acompanhar o tempo/clima sempre esteve ligada, primeiramente às geadas (q estão ficando raras) e às formações cumulonimbos/tempestades de verão (raríssimas atualmente). Não resta mais muito pra eu me empolgar, climaticamente falando. Ainda mantenho os registros, mas meramente pra não interromper um trabalho longo - lembro que teve outros momentos em q desanimei ao ponto de interromper por alguns anos (8 anos sem registrar e 25 anos registrando) - porém foram por outros motivos - falta de tempo e motivação - agora tenho tempo disponível mas falta a motivação. Piraquara e alhures se tornou tão desinteressante - e pra ter uma idéia do quão isso é verdade, não vejo granizo apreciável há uns 3 anos. Só isso já diz muito em relação à falta de boa dinâmica aqui no leste. Não fosse a paisagem rural com matas de araucárias e as montanhas ao leste pra contemplar, já teria abandonado este lugar. Clima tá desanimador. Aqui no RJ eu sinto muita diferença de 20, 25 anos atrás. Os temporais de verão estão sumindo. Houve um evento fortíssimo ontem, as 16 horas, acumulados de 20mm, ventos fortíssimos, em 15 minutos, mas passou logo, tempo abriu e o bafo quente voltou com tudo. Assim como as noites abafadas de verão, com necessidade de ar condicionado. Fica chato de acompanhar. Aqui no Centro agora 28º, mas sensação de muito mais. 9 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsr97 Posted December 17, 2024 at 05:33 PM Share Posted December 17, 2024 at 05:33 PM https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2024/12/17/video-nuvem-prateleira-impressiona-moradores-apos-cobrir-cidade-do-tocantins.ghtml 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted December 17, 2024 at 05:53 PM Share Posted December 17, 2024 at 05:53 PM Em 16/12/2024 em 10:13, jean10lj disse: Para complementar minhas postagens sobre a evolução climática da precipitação anual e mensal aqui no oeste de SC, alguns dados muito chocantes: Na década de 60 outubro tinha média de 176mm. Nos últimos 10 anos outubro está com média de 328mm Acredito que tamanho aumento na chuva mensal não exista em nenhum outro lugar do mundo. Se existe, não cheguei a conhecer ainda. O ano mais chuvoso da década de 60 teve 1991mm O ano mais seco nos últimos 20 anos foi 2012 com 1717mm (acima da média da década de 60 por 200mm!) Hoje a média dos últimos 30 anos é de 2238mm E dos últimos 10 anos de 2447mm Média mensal de Iporã do Oeste 61-90 71-00 81-10 91-20 Ótimo levantamento! Acredito que, em termos proporcionais, as áreas mais geladas do planeta experimentam aumentos maiores pois, nesses casos, o aumento da temperatura torna possível chover em muito mais dias do que antigamente, quando a temperatura baixa demais torna impossível qualquer tipo de precipitação. Pode ser que em áreas desérticas que tenham observado aumento de precipitação também, mas aí é porque não chovia nada e qualquer aumento já representa uma porcentagem muito alta. Agora, com certeza esse aumento de outubro é muito mais impactante. ------------------------------------------ Sobre a questão das chuvas de verão, como comentado pelo @Carlos Campos, eu tenho observado por aqui, recentemente, que tem chovido muito mais por causa de corredores de umidade do que por pura e simples convecção. Pode ser só impressão, mas eu me lembro de ver mais vezes quando era criança (anos 2000) de dias começarem azuis e terminarem tempestuosos. Hoje, entre alguns períodos de altas pressões com tempo bem aberto, as chuvas têm ocorrido muito junto de dias nublados, o que pode ser observado nessa primavera, em que poucos dias tiveram esse jeitão de verão (sol forte + calor = chuvas fortes e rápidas). E a minha impressão tem respaldo nos dados observados de Belo Horizonte, que tem tido cada vez menos sol e mais dias nublados. Peguei um período sem falhas de dados entre as décadas de 60 e 70 (1968 - 1977) por aqui e comparei com os últimos 10 anos (2014 - 2024): a insolação de Belo Horizonte, ou seja, a quantidade de horas em que o raio solar atinge a superfície diretamente, diminuiu quase 10%. Atualmente, são cerca de 250 h de sol a menos por ano aqui, ou seja, perdemos 1 mês inteiro de sol, tendência essa que se observa desde a década de 80 e continua. Nos últimos 20 anos, somente 2 ficaram acima da média da normal 61 - 90 e mesmo assim por pouco. Isso vai de encontro com essa minha percepção, mais corredores de umidade, mais nuvens e suas chuvas características e menos temporais clássicos de verão. --------------------------- Ontem, parte da RMBH foi atingida por uma tempestade elétrica como há um tempo eu não via aqui. Foram muitos raios e um deles eu peguei na região norte da capital: 20241216_235833.mp4 A chuva mesmo não foi forte nas estações de BH e variaram entre 4 e 11 mm. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted December 17, 2024 at 06:06 PM Share Posted December 17, 2024 at 06:06 PM Imagem do satélite desta tarde - estado de SP. Nota-se uma concentração de nebulosidade baixa na baixada Santista. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted December 17, 2024 at 07:06 PM Share Posted December 17, 2024 at 07:06 PM Hoje tá um dia bem abafado em Natal, mesmo com um bom vento vindo do mar ainda está bastante calor dentro de casa. Mas deixei o ar desligado, quando voltar pra urbana vai ter bastante oportunidade pra sentir frio. No momento tá 28 C e a umidade tá em 87%, isso que tá matando. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted December 17, 2024 at 07:22 PM Share Posted December 17, 2024 at 07:22 PM Temporal ontem causou transtornos no litoral do RJ Arraial/Cabo Frio Maricá Belíssimo registro da tempestade que avançou nesta tarde de segunda-feira (16/12), na zona oeste e sul do Rio de Janeiro. Houve registro de granizo na Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Monitoramento Climático Fluminense 18 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 17, 2024 at 07:56 PM Share Posted December 17, 2024 at 07:56 PM Em 17/12/2024 em 14:28, fsorf9rj disse: Os temporais de verão estão sumindo. Em 17/12/2024 em 14:53, LeoP disse: menos temporais clássicos de verão. Realmente, não sou eu apenas q tem observado essa mudança no padrão do tipo de precipitação no verão. Há duas décadas atrás e um pouco antes disso - os temporais de verão (rápidos ou não) eram a regra. Na época da escola, eu nunca utilizei condução, portanto sempre ia e voltava à pé, e era uma distância de uns 4 km, talvez mais, lembro q era bem longe e na hora de retornar para casa eu muitas vezes tinha medo de vir um desses temporais e eu estar longe de casa. Na verdade a admiração e o medo dividiam espaço na minha mente. Normalmente depois das 12/13h já escutava os trovões ao longe em meados de Dezembro e isso se estendia até meados de Março. Depois daquele verão atípico de 2015 (?) quando uma Alta se instalou ao leste e as torres Cumulonimbos se inclinavam para noroeste ao invés de sudeste, a coisa parece q desandou. Virou padrão isso. A descrição do verão antigamente em Curitiba incluía frequentes dias de chuva com trovoadas em Janeiro, às vezes superando 15 ou 20 dias no mês. Atualmente se chegar à 5 ou 10, é o q temos. Essa diminuição é mais nítida do q a diminuição no número de dias com geadas, que antes ficava entre 10/15 dias durante o inverno, hoje não mais. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted December 18, 2024 at 12:57 AM Share Posted December 18, 2024 at 12:57 AM Em 15/12/2024 em 08:19, jean10lj disse: Dezembro muito tranquilo aqui no oeste também, mesmo fora da altitude mais elevada (tipo 800, 1000m). Onde tem altitude de 600-800m + no leste e 800m+ no oeste nem ta dando pra chamar de verão esse dezembro. Não apenas pelas temperaturas, mas o padrão sinótico não está o de dezembro. Até agora não tivemos os dias de pancadas de verão final de tarde. mas sim instabilidades pré-frontais e sistemas frontais. O verão normal do hemisfério sul já é incrivelmente dinâmico comparado ao do hemisfério norte na mesma latitude, e esse por enquanto está mais ainda. Em Iporã do Oeste em casa (580m): 205mm em dezembro e 2879mm no ano em Iporã do Oeste. Anos mais chuvosos da história 2024 irá passar 2015 e se tornar o quarto ano mais chuvoso da história. 3 dos 6 anos mais chuvosos dos registros, desde 1962, foram nos últimos 3 anos. Média anual por década e dos últimos 10 anos (15-24). Abismal como no passado conseguia anos com 1000mm ou até menos e hoje em dia os anos mais secos da década tem 1800mm. De 1962 a 2024. Absolutamente insano como a chuva aumentou e continua aumentando em SC. Fomos de uma média anual de 1500mm na década de 60 para 2500mm na década atual. E pegando dados mais antigos ainda, na década de 1900, 1910, 1920 era um semi árido praticamente em alguns anos. Com anos com 500-800mm no sul. jean10lj, esses dados centenários das 3 primeiras décadas do século XX, são de qual cidade! 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 18, 2024 at 01:43 AM Share Posted December 18, 2024 at 01:43 AM Outro dia agradável sem calor, com temperatura entre 16.7 e 27.1 graus, mas aqueceu mais em relação a ontem, mesmo assim muito agradável. Para quinta, sexta e sábado, calorzinho a tarde mas com manhãs amenas, tanto que amanhã deve fazer 15/16 graus por aqui na cidade. Já no domingo caso a previsão não mude, retorna as tardes agradáveis e manhãs um pouco frias a partir das segunda feira. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted December 18, 2024 at 11:56 AM Share Posted December 18, 2024 at 11:56 AM Se confirmar esta previsão dezembro fechará entre 0,5 a 1°C abaixo da média e com uma única tarde acima de 25°C. Novembro fechou em +1°C. Olhando por cima a maior parte de SC está hoje com desvios entre -1 a -2°C. Alguns lugares poderão fechar com média mensal inferior a novembro. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 18, 2024 at 12:50 PM Share Posted December 18, 2024 at 12:50 PM Outro amanhecer friozinho com 16.1 graus, mas deve aquecer a tarde, amanhã até sábado, após retorna a amenidade. Nem sinal de calorão ou onda de calor de acordo com a previsão. Um verão assim é a minha estação preferida 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted December 18, 2024 at 01:02 PM Share Posted December 18, 2024 at 01:02 PM Temos mais um dia que amanheceu parcialmente nublado e agora segue nublado, devido ao sistema de baixa pressão no mar ele continua jogando um vento vindo do mar para capital do RJ deixando o tempo mais nublado e impedindo que as temperaturas disparem porém mesmo com esse vento vindo do mar como e difícil a temperatura ficar agradável aqui no Rio de Janeiro essa época do ano comum para cidade hoje obtive uma mínima de 23 graus cachambi às 5h para economizar o bolso pus o ventilador na janela essa madrugada e liguei o ar só no modo ventilação e ainda conseguir obter 27 graus dentro de casa pois onde eu moro não tem prédio na frente, agora são 10h e temos 27 graus na parte externa com céu bem nublado como já foi dito o que mata muito são essas mínimas elevadas tb ae dentro de casa não refresca, na região serrana faz calor de dia mais e raro mesmo nos dias mais quentes do ano ter uma mínima superior mesmo na área urbana superior a 20 graus. Agora falando em temporal que deu aqui na capital no meu bairro foi uma pancada rápida que durou 15 minutos, teve bairros que choveu até granizo porém não escutei sequer uma trovoada. E como foi dito esses temporais tem ficado cada vez mais raro aqui RJ. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted December 18, 2024 at 02:40 PM Share Posted December 18, 2024 at 02:40 PM Bom dia, após as chuvas dos últimos dias, Belo Horizonte (estação convencional) ultrapassou a média anual de precipitação pela normal 1991 - 2020, com 1585 mm até o momento. Apesar de a média ter sido atingida só agora, no finalzinho do ano, há potencial de essa anomalia ficar significativa, já que junto com parte de janeiro, a segunda quinzena de dezembro é, historicamente, o período mais chuvoso do ano em BH e as previsões mostram isso. Hoje o dia começou ameno (18,3°C) e com sol: A previsão é só de chuva isolada hoje e amanhã, mas o tempo volta a ficar mais fechado e chuvoso, com acumulados maiores, a partir de sexta. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 18, 2024 at 03:13 PM Share Posted December 18, 2024 at 03:13 PM uma segunda quinzena amena em dezembro por aqui, tenho 28 graus em Canoas , não parece que vai passar de 30 até o natal. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted December 18, 2024 at 04:26 PM Author Share Posted December 18, 2024 at 04:26 PM Ontem foi mais um dia interessante em Minas, no que diz respeito ao tempo severo. Graças ao cavado, tivemos células severas desde o sul de Minas até o leste do estado, pegando também a região de divisa com o RJ. Alguns exemplos de cidades que tiveram tempo severo ontem foram: - Ubá (ventania e granizo de tamanho médio, com queda de diversas árvores na avenida principal) - Santo Antônio do Aventureiro (microexplosão e granizo grande, com estragos generalizados) - Santana da Vargem (incrível registro de tempestade super-célula com evidente mesociclone e rotação) A respeito desta última, segue a foto que recebi em um grupo de meteorologia do estado: - O cavado ainda atua nesta Quarta e há chance de novos temporais, mas menos abrangentes que ontem. Em Juiz de Fora não tivemos registros de tempo severo, somente trovoadas e chuva moderada. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 18, 2024 at 07:57 PM Share Posted December 18, 2024 at 07:57 PM amanhã volta um pouco da umidade e de chuva pro RS o bom é que não ta dando tempo de aquecer demais 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 18, 2024 at 11:15 PM Share Posted December 18, 2024 at 11:15 PM Em 18/12/2024 em 08:56, Serrano disse: Se confirmar esta previsão dezembro fechará entre 0,5 a 1°C abaixo da média e com uma única tarde acima de 25°C. Novembro fechou em +1°C. Olhando por cima a maior parte de SC está hoje com desvios entre -1 a -2°C. Alguns lugares poderão fechar com média mensal inferior a novembro. Este dezembro ameno aí está parecendo a nossa primavera aqui. Lembro o verão de 2013 e 2018, que foram pouco quentes e até com sub 15 aqui. Hoje aqueceu um pouco após os 16.1 de mínima e fez 30.4 graus a tarde, mesmo assim calorzinho tranquilo para os padrões daqui. 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted December 19, 2024 at 12:01 AM Share Posted December 19, 2024 at 12:01 AM (edited) Sobre o assunto chuvas, noto uma mudança na cidade de São Paulo nas últimas 3 décadas. Não sei a opinião dos outros colegas paulistanos mas, para mim, Sampa está numa condição inversa de BH, Rio e Curitiba. Por aqui, o que diminuiu bastante foram as chuvas de verão mais prolongadas e constantes, causadas justamento por corredores de umidade. Honestamente, não tenho clareza se o número de dias com trovoadas e chuvões de verão nas tardes diminuiu, aumentou ou continua mais ou menos igual. Aqui em Sampa, há uma variedade natural de ano pra ano que bagunça um pouco a nossa percepção. A estação do IAG, que opera no mesmo local desde fins de 1932, tem alguns dados interessantes. Primeiro, a sua localização (No ponto vermelho, dentro do parque), tendo ao fundo o aeroporto de Congonhas. Abaixo, a evolução do total de chuvas no período 1933-2023, com um claro aumento no volume anual. Na imagem seguinte, o número de dias de chuva por ano, mostrando uma tendência de diminuição. Está chovendo mais em menos dias. Interessante é a aumento na quantidade de dias com umidade relativa igual ou abaixo de 30%. Apesar de totais de chuva menores, o clima paulistano se caracterizava por maior umidade, como mostrava a maior frequência da garoa e de nevoeiros no passado. Pena não termos um gráfico assim para as trovoadas. O posto pluviométrico do Jardim da Luz, parque situado no centro da cidade, tem dados de chuva desde 1887. Uma coisa que a gente observa é que, até a 1ª metade do século XX, totais superiores a 80 mm em 24 horas eram muito menos frequentes do que atualmente. Valores de 100 mm em 24 h então... eram raridade. --------------------- Para não fugir do monitoramento, Sampa teve um dia de sol com variação de cumulus e calor normal para a época, com exceção de áreas mais a sul. Como estava previsto, nada de chuva. Mirante (Aut): 17,4°C / 29,1°C Interlagos: 16,3°C / 24,8°C IAG: 14,9°C / 26,5°C Agora no final da tarde, com a entrada da brisa marítima, houve uma boa refrescada. Edited December 19, 2024 at 12:31 AM by Aldo Santos 8 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted December 19, 2024 at 12:57 AM Share Posted December 19, 2024 at 12:57 AM Noite com muitas nuvens em São Paulo devido a infiltração marítima (igual a ontem) As temperaturas novamente estão bem agradáveis. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted December 19, 2024 at 01:52 PM Share Posted December 19, 2024 at 01:52 PM Ontem Blumenau teve um dia de vento leste bem ameno pra época: 18,6/27,7 Temperatura média dos primeiros 18 dias de dezembro em Blumenau: 22,8ºC (min/max: 19,1/27,3). É o início de dezembro mais frio desde 2016! Hoje o calor voltou, mínima de 20,5ºC e 27,2ºC/70% às 10:50. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Misael Matos Posted December 19, 2024 at 03:14 PM Share Posted December 19, 2024 at 03:14 PM (edited) - Dezembro até ontem aqui na RM de POA. - Desvios até aqui no jardim botânico: Min: -1,4° Max: -2° - Sul do estado começando a chover segundo estações de lá. EDIT: Pinheiro Machado hoje antes da chuva teve máxima de 21°. Edited December 20, 2024 at 02:38 PM by Misael Matos 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 19, 2024 at 03:27 PM Share Posted December 19, 2024 at 03:27 PM (edited) Em 19/12/2024 em 12:14, Misael Matos disse: - Dezembro até ontem aqui na RM de POA. - Desvios até aqui no jardim botânico: Min: -1,4° Max: -2° - Sul do estado começando a chover segundo estações de lá. Próximos dias aqui até o reveillon, devendo prosseguir a ausência de calorão e um ou outro dia de calor para nós, amenidade e até friozinho de manhã. Veremos como será janeiro. Agora está quente com 32 graus mas já deve chover na segunda metade da tarde e diminuir a temperatura. Edited December 19, 2024 at 03:28 PM by Edison Bocorny Jr 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 19, 2024 at 03:41 PM Share Posted December 19, 2024 at 03:41 PM (edited) Passado o El Niño e retornando a estação chuvosa, o Centro-Oeste brasileiro me parece longe de se tornar uma região inóspita para a vida humana, pra não ficar off-line, uma chuva caiu agora em Primavera, e na atualização do SIGMA, a DAVIS Jardim Europa marcava 24,3ºC umas 15 pras 11 após uma máxima de 28,4ºC, na rede weatherlink e weatherflow tinha 20,8ºC em uma PWS na cidade 5 pras 11 após máxima de 29,6ºC, e 21,5ºC em uma PWS na saída pra Paranatinga 5 pras 11 após 30,6ºC. Edited December 19, 2024 at 03:45 PM by Leandro A M Leite 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 19, 2024 at 03:53 PM Share Posted December 19, 2024 at 03:53 PM (edited) Continuando: nas PWSs da rede weatherlink/weatherflow tivemos um registro até às 10:55 de 43,7 mm na estação dentro de Primavera e 16,8 mm na estação da saída pra Paranatinga, a DAVIS Jardim Europa só tinha registrado 1 mm às 10:46, pois a chuva ainda estava começando, e só engrossou em seguida. Obs: chuva voltando agora. Edited December 19, 2024 at 03:57 PM by Leandro A M Leite 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 19, 2024 at 08:00 PM Share Posted December 19, 2024 at 08:00 PM Em 19/12/2024 em 12:14, Misael Matos disse: - Dezembro até ontem aqui na RM de POA. - Desvios até aqui no jardim botânico: Min: -1,4° Max: -2° - Sul do estado começando a chover segundo estações de lá. Q diferença enorme entre essa localidade Pinheiro e a capital. Mundos muito diferentes, e em questão de altitude, nem chama atenção. Acredito, vendo essa tabela de Dezembro, q em Julho a localidade fique muito parecida com Caxias do Sul e Gramado. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 19, 2024 at 08:19 PM Share Posted December 19, 2024 at 08:19 PM Em 19/12/2024 em 12:41, Leandro A M Leite disse: umas 15 pras 11 após uma máxima de 28,4ºC, na rede weatherlink e weatherflow tinha 20,8ºC em uma PWS na cidade 5 pras 11 após máxima de 29,6ºC, e 21,5ºC em uma PWS na saída pra Paranatinga 5 pras 11 após 30,6ºC. Tava vendo lá que numa estação em Rondonópolis marcava 35°C umas 15 pras 11 e caiu para 24°C umas 25 pras 1 e 10 da tarde. Outra em Cuiabá marcava 39,3°C às 6 pras 2h e caiu para 25,6°C às 21 pras 4. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 19, 2024 at 08:34 PM Share Posted December 19, 2024 at 08:34 PM Em 18/12/2024 em 21:01, Aldo Santos disse: evolução do total de chuvas no período 1933-2023, com um claro aumento no volume anual Aumentou 500mm em média em 90 anos o q pode-se considerar bastante, estando a região em área severamente devastada pelo desmatamento. Naturalmente pela lógica, uma ampla área devastada tende a adquirir um clima mais seco, já q a umidade diminui. Isso é comprovado no terceiro gráfico. Então, à exemplo daqui, estão ocorrendo menos episódios de precipitação, com maiores volumes por ocorrência. É o reflexo da degradação do meio ambiente. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted December 19, 2024 at 08:51 PM Share Posted December 19, 2024 at 08:51 PM Em 19/12/2024 em 17:00, Carlos Campos disse: Q diferença enorme entre essa localidade Pinheiro e a capital. Mundos muito diferentes, e em questão de altitude, nem chama atenção. Acredito, vendo essa tabela de Dezembro, q em Julho a localidade fique muito parecida com Caxias do Sul e Gramado. Pinheiro Machado tem médias min/max de 7/15ºC no JJA, bem mais frio que Caxias do Sul, que tem 9,3/17,8ºC na normal 1981-2010. 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 19, 2024 at 09:28 PM Share Posted December 19, 2024 at 09:28 PM Em 19/12/2024 em 17:19, Carlos Campos disse: Tava vendo lá que numa estação em Rondonópolis marcava 35°C umas 15 pras 11 e caiu para 24°C umas 25 pras 1 e 10 da tarde. Outra em Cuiabá marcava 39,3°C às 6 pras 2h e caiu para 25,6°C às 21 pras 4. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 19, 2024 at 10:24 PM Share Posted December 19, 2024 at 10:24 PM Em 19/12/2024 em 17:51, Felipe Backendorf disse: Pinheiro Machado tem médias min/max de 7/15ºC no JJA, bem mais frio que Caxias do Sul, que tem 9,3/17,8ºC na normal 1981-2010. Caxias do Sul tem média de mínima horrível e Pinheiro Machado perde para Ausentes apenas, ficando parelho com Cambará do Sul e Bom Jesus. Latitude e a serrinha deles compensam. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 19, 2024 at 10:30 PM Share Posted December 19, 2024 at 10:30 PM Em 19/12/2024 em 17:51, Felipe Backendorf disse: Pinheiro Machado tem médias min/max de 7/15ºC no JJA, bem mais frio que Caxias do Sul, que tem 9,3/17,8ºC na normal 1981-2010. Mas essa estação que o @Misael Matos publicou é Pinheiro Machado? Se sim, claro, bem mais fria q Caxias do Sul. Porém entendi q era uma estação elevada na grande POA chamada Pinheiro. Por isso me impressionei. 👇 Em 19/12/2024 em 12:14, Misael Matos disse: Dezembro até ontem aqui na RM de POA. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 19, 2024 at 10:34 PM Share Posted December 19, 2024 at 10:34 PM Linha extensa de tempestade, avançando durante este final de tarde. Já se aproxima de Curitiba e deve chegar aqui... toda esbugalhada. Essas frentes de temporal geralmente perdem a característica "linear" ao atingirem o oeste da capital, por conta do relevo. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted December 19, 2024 at 10:54 PM Share Posted December 19, 2024 at 10:54 PM Tem um linha de trovoadas no leste catarinense agora de noite. Dia difícil, com máximas aí, entre 30°C/32°C no Vale do Itajaí. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted December 19, 2024 at 11:19 PM Share Posted December 19, 2024 at 11:19 PM Em 19/12/2024 em 19:34, Carlos Campos disse: Linha extensa de tempestade, avançando durante este final de tarde. Já se aproxima de Curitiba e deve chegar aqui... toda esbugalhada. Essas frentes de temporal geralmente perdem a característica "linear" ao atingirem o oeste da capital, por conta do relevo. Passando por aqui já faz uns 20 minutos e trouxe uma "chuva de verão" como não se via a muito tempo!!! 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted December 19, 2024 at 11:44 PM Share Posted December 19, 2024 at 11:44 PM Desvios SC Chapecó: -1,2°C Campos Novos: -1,2°C São Joaquim: -1,2°C Florianópolis: -1,4°C (até ontem) Lages: -1,9°C 91-20 Chama a atenção o calor controlado. Na estação do Cruzeiro @Caio Césara máxima absoluta está em apenas 24°C. As mínimas não tem sido extremas, mas parece que há uma razoável constância de sub-10 na serra catarinense. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts