Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2024

Renan
 Share

Recommended Posts

Em 22/07/2024 em 10:50, LeoP disse:

Semana começou com 12,0C em Belo Horizonte (Pampulha), com baixadas geladas. Quem anda de moto sabe bem o quanto um morro faz muita diferença nessas horas. Mas a vibe 2024 segue presente e hoje à tarde já vamos passar dos 27°C, porém a máxima tende a cair um pouco ao longo da semana - ou seja, não será um aquecimento progressivo. Noites e começos de manhã frios e tardes mornas têm sido a regra há uma semana.

O dia é ensolarado. Hoje por volta das 7:45 👇

original_0d45e39c-d080-4692-a7c1-fcc8d25edda8_IMG_20240722_075342.jpg.8c9a4dad64801dba3a94a7987aad62db.jpg

O único ruim é que essa breve melhoria ao longo da semana não deve se sustentar por muito tempo. Podemos bater até 30°C semana que vem, mas ainda sob incerteza se será uma pré frontal para uma MP mais descente ou se será um aquecimento inútil como todos os outros em 2024. 

---------------------

Tarde de 26°C tanto aqui no Buritis (Cercadinho) quanto na Pampulha. Muita fumaça no horizonte e uma qualidade do ar bem ruim, além da secura. 

20240722_153725.thumb.jpg.0d01808d16c971444d10be1de45c03c8.jpg

• Like 17

Em 22/07/2024 em 14:54, Pedro Gabriel disse:

Edison, que GFS é esse que você tem meu querido? É uma espécie de premium, alguma exclusividade ou algo assim? Pq voce sempre vem com relatos contrários as rodadas que o modelo apresenta, só pra eu saber mesmo 😅

Ps: Desculpa gente, não sou muito de postar, é que o Edison me obrigou depois de tanto tempo 🤣 apenas observo o fórum nessa época do ano, tenho conta desde 2018 e resido em Poa/Viamão.

GFS atualizado.

Screenshot_20240722-152127~2.png

• Like 8
  • Thanks 1

entendedores entenderão... 😱😱😱😱😱🏔️❄️☃️🏔️❄️🏖️🌨️🌨️🌨️🌨️🌨️

Tudo congelado e muita humildade em todas as camadas até 850... Ciclone bomba? 

Modelo para região de Mafra/tijucas/joinvile

Depois 3 anos estagnado .. Está aberta temporada caça neve ..  agora vai ... 🤩🤩🤩🤩

sondagegfs_-48.981911_-26.031156_192_4_1721674044.png

sondagegfs_-48.981911_-26.031156_192_10.png

• Like 10
  • Thanks 2
  • Haha 2

Em 22/07/2024 em 15:33, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Mas não é só a partir das 16h que sai? Eu por exemplo só consigo ver a saída 12z do Euro lá pelas 17:30 kkkkk

Sai normalmente as 16:10 só que no tropicaltidbits é meio bugado então sai com atraso, mas no pivotalweather a 12z já está disponivel. Realmente a MP no europeu tá ruim, muito mais maritimizada e fraca

850t_anom.sa.png

Edited by JoaoAndre
  • Like 10

Em 22/07/2024 em 16:08, Andre varAD disse:

Além desse pulso agora da virada do mês, ainda existe a possibilidade de termos um outro mais forte no começo de agosto, lá pelos dias 6 e 7 de agosto em diante. Vamos Torcer!

É esse possível do dia 06/07 de agosto que tá me animando mais pois já teria a suposta influência do SSW, não tem nada certo mas vamos torcer...

• Like 10

Em 22/07/2024 em 16:29, pindorama disse:

Sigo acompanhando de longe, ainda tá muito cedo. Não quero cair do cavalo como na MP passada que tinha suporte até pelo ensemble e em menos de dois dias o quadro todo evaporou.  

É exatamente isso que eu penso, eu já tô muito cansado de me frustrar tanto, eu entendo a animação do povo mas temos esse exemplo clássico de uma MP incrível de julho que virou Inhaca, tá muito longe ainda para qualquer afirmação se quer de frio mais intenso, que dirá neve, pode ser mera loucura do GFS, o que não é nada difícil... O euro por exemplo nessa saída das 12z já mudou a configuração e agora já ficou muito maritimizada... A meu ver essa MP será marítima clássica como já vinha mostrando desde a dias atrás, os modelos vão se ajustando, mas enfim, vamos ver as próximas rodadas...Não quero ser pessimista e nunca fui, pelo contrário, sempre animado e otimista mas já tô meio calejado kkkkk... Mas a esperança é a última que morre... Vamos ver...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 11

Hoy segunda-feira tenemos una jornada cubierta y neblinosa, fría, con absurda diferencia de temperatura con el extremo norte del país.

12,5°C en la estación Prado de Montevideo a las 16hrs

27,7°C en la ciudad de Artigas.

Parecemos un país de dimensiones continentales por las diferencias de temperaturas que se registran.

image.png.d0d4f2dc58e9d4e421d2b5493053f5fb.png

image.png.7b91bf508973803f9a3d51716ec28dd4.png

Edited by PabloMQL
  • Like 13
  • Thanks 1

Em 22/07/2024 em 16:15, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

É esse possível do dia 06/07 de agosto que tá me animando mais pois já teria a suposta influência do SSW, não tem nada certo mas vamos torcer...

Importante lembrar que essa suposta MP do dia 7 simplesmente ainda não existe. O que tinha era uma tendência de longuíssimo prazo, sequer entrou na grade ainda.

• Like 9
  • Thanks 1

Em 22/07/2024 em 16:46, Daniel Lisboa disse:

Importante lembrar que essa suposta MP do dia 7 simplesmente ainda não existe. O que tinha era uma tendência de longuíssimo prazo, sequer entrou na grade ainda.

Claro, exatamente... Mas existem tendências aliadas a suposta influência do raro fenômeno na estratosfera... Mas de fato nada concreto, somente suposições aliadas a modelos mais estendidos que vez ou outra vem mostrando algo muito bom nesse período, mas claro, toda cautela do mundo ..

• Like 9

Aproveitando essas tardes perto de 23 a 25 graus pra deixar os ambientes internos se aquecendo mais e mais. 

As manhãs tem mantido o frio até pelas 9 horas, mas a temperatura não despenca tanto na segunda metade da tarde.

Pelas 19 horas certamente estaremos acima de 20 graus ainda.

• Like 15

Em 22/07/2024 em 17:12, EvandroPR disse:

Ola , queria saber a opinião e conhecimento dos nobres Colegas , o inverno 2024 acabou ??? Falo isso nas regiões menos frias e menos altas... Sem ser nas serras que ainda tem um bom frio ....

Obrigado ☺️!

acho que sim, e em alguns lugares nem parece ter começado. 

o que é triste, pois alguns youtubers tavam dizendo que ia chegar mais cedo

• Like 9

Por enquanto os sites de previsão somente o Meteored que mostra algo mais forte, mas ainda assim nada de absurdamente extremo. TWC, meteobue bem fracos sugerindo um frio raso aguado tipo o do início de julho, Climatempo pffff se quer frio, mostra kkkk. 

A MP está na "fase de licitação" lá na Antártida, vamos ver se essa "obra" será embargada, cancelada ou adiada para 2025, 2026....Pois todos nós sabemos como funciona as coisas neste país, não é mesmo? 🤪

Edited by pindorama
  • Like 5
  • Haha 9
  • Sad 2

Em São Paulo, temos a infiltração marítima atuando há cerca de 2 horas após o calorzinho.

Pelas estações do CGE, temos entre 13 e 15 graus no extremo sul e entre 18 e 20 graus no restante da cidade.

Já nos aeroportos, faz 19 graus em Congonhas e Cumbica na atualização das 18 horas.

Imagem do satélite das 17 horas mostra as nuvens baixas atuando no litoral.

sKAiaHH.jpeg

• Like 12

Julho está se saindo melhor que a encomenda aqui em Santos/SP, na estação do Boqueirão/Cetesb. Bem abaixo da média, com destaque para as máximas. Poucos dias com máximas acima de 20ºC e nenhum dia acima de 30ºC. A estação da Ponta da Praia tem registrado números parecidos.

image.png.c3b9f22dafdfd70b9d491c2472ce5a8f.png

Agora faz 17,4ºC.

• Like 17
  • Thanks 3

Em 22/07/2024 em 18:43, Luiz Henrique. disse:

Julho está se saindo melhor que a encomenda aqui em Santos/SP, na estação do Boqueirão/Cetesb. Bem abaixo da média, com destaque para as máximas. Poucos dias com máximas acima de 20ºC e nenhum dia acima de 30ºC. A estação da Ponta da Praia tem registrado números parecidos.

image.png.c3b9f22dafdfd70b9d491c2472ce5a8f.png

Agora faz 17,4ºC.

É normal a baixada santista ter essas quantidades de máximas sub-20 e sub-22? Imagino que a sensação de frio foi constante esse mês , com único dia com 29º C , e talvez esse dia com máxima de 23º C, apesar que considero um dia com máxima de 21/23º C frio nos meses de maio a setembro quando o sol não é tão intenso.

• Like 6

Em 22/07/2024 em 17:21, Eclipse POA disse:

acho que sim, e em alguns lugares nem parece ter começado. 

o que é triste, pois alguns youtubers tavam dizendo que ia chegar mais cedo

É necessário ficar dia após dia repetindo esse mantra?

É só não ver determinados canais, se esses caras não possuem um intelecto brilhante como o seu. 

A gente não segue pessoas fracassadas ou desprovidas de algum tipo de inteligência útil.

Eu reparei durante as minhas visitas nesse período de "ausência" que alguns colegas, mesmo discordando desses "youtubers charlatões", mantiveram o foco no monitoramento climático real, nas coisas que estavam de fato acontecendo, deixando suas opiniões sobre seus desafetos pessoais muito provavelmente em outro espaço virtual, que não aqui.

Mas antes q vc se manifeste raivosamente sobre este comentário, é a minha opinião e assim espero q entenda.

(Caso vc se sinta incomodado e desconfortável com as minhas palavras, tem a opção de me adicionar como "inimigo" e meus posts não irão aparecer. Eu espero q não tome essa medida extrema, mas confesso q fiz isso com alguns nomes e deu certo.)

...

Se o caráter da pessoa, bem como toda a sua bagagem intelectual acumulada durante décadas não te agrada, deixa essa pessoa pra lá e fale sobre as pessoas que são um sucesso. Não me veio ninguém em mente agora, mas tudo bem. 

E acima de tudo, quem quer continuar se informando da maneira errada, buscando os sites duvidosos para obter informação, que continue fazendo isso.

Vamos ser honestos, ao menos uma única vez: ninguém é bonzinho de fato. Estamos sempre pensando primeiramente em nós mesmos e nos nossos interesses pessoais.

Vamos ver mais e comentar mais conteúdos científicos de qualidade e úteis e deixar as coisas inúteis caírem no esquecimento.

E, claro, no teu caso, ver mais vídeos da Shakira e menos da Thalia.

O céu está limpo e a temperatura despencando.

No momento, 16°C

• Like 13
  • Thanks 3

Em 22/07/2024 em 18:24, Daniel85 disse:

Em São Paulo, temos a infiltração marítima atuando há cerca de 2 horas após o calorzinho.

Pelas estações do CGE, temos entre 13 e 15 graus no extremo sul e entre 18 e 20 graus no restante da cidade.

Já nos aeroportos, faz 19 graus em Congonhas e Cumbica na atualização das 18 horas.

Imagem do satélite das 17 horas mostra as nuvens baixas atuando no litoral.

E hoje tivemos calorzinho mesmo.

O Mirante (Aut) bateu nos 27,6°C, a maior temperatura desde 26 de junho, quando registrou 28,0°C.

Embora na sombra tenha sido um dia agradável, até com friozinho na 1ª metade da manhã.

Hoje,

Mirante (Aut): 12,9°C / 27,6°C

Interlagos: 11,9°C / 26,3°C

IAG: 9,4°C / 26,5°C

• Like 14
  • Sad 1

Em 22/07/2024 em 18:59, Carlos Campos disse:

É necessário ficar dia após dia repetindo esse mantra?

É só não ver determinados canais, se esses caras não possuem um intelecto brilhante como o seu. 

A gente não segue pessoas fracassadas ou desprovidas de algum tipo de inteligência útil.

Eu reparei durante as minhas visitas nesse período de "ausência" que alguns colegas, mesmo discordando desses "youtubers charlatões", mantiveram o foco no monitoramento climático real, nas coisas que estavam de fato acontecendo, deixando suas opiniões sobre seus desafetos pessoais muito provavelmente em outro espaço virtual, que não aqui.

Mas antes q vc se manifeste raivosamente sobre este comentário, é a minha opinião e assim espero q entenda.

(Caso vc se sinta incomodado e desconfortável com as minhas palavras, tem a opção de me adicionar como "inimigo" e meus posts não irão aparecer. Eu espero q não tome essa medida extrema, mas confesso q fiz isso com alguns nomes e deu certo.)

...

Se o caráter da pessoa, bem como toda a sua bagagem intelectual acumulada durante décadas não te agrada, deixa essa pessoa pra lá e fale sobre as pessoas que são um sucesso. Não me veio ninguém em mente agora, mas tudo bem. 

E acima de tudo, quem quer continuar se informando da maneira errada, buscando os sites duvidosos para obter informação, que continue fazendo isso.

Vamos ser honestos, ao menos uma única vez: ninguém é bonzinho de fato. Estamos sempre pensando primeiramente em nós mesmos e nos nossos interesses pessoais.

Vamos ver mais e comentar mais conteúdos científicos de qualidade e úteis e deixar as coisas inúteis caírem no esquecimento.

E, claro, no teu caso, ver mais vídeos da Shakira e menos da Thalia.

O céu está limpo e a temperatura despencando.

No momento, 16°C

li o textão,  concordo com tudo, agradeço pelo toque, e fico feliz que usou parágrafos dessa vez kkkkkk

e nao to sendo irônico 

abraços 

ps: ta na hora de servir a janta do @Matheus Vinicius aí no porão 

AINDA temos 18 graus. Perfeito pra tirar a friaca de vez. 

• Like 7
  • Thanks 1

Em 22/07/2024 em 19:27, Edison Bocorny Jr disse:

Euro desviou a MP daqui pelo tempo.com, virou 10/15 as temperaturas no início da próxima semana.

eu ia ver agora a previsão. E gostei. Um monte de dias agradáveis termicamente. Mas levo fé que volta aquele frio mais forte e tiro curto que tava aparecendo. 

• Like 6

Em 22/07/2024 em 19:07, Carlos Campos disse:

Muito provavelmente, não será.

Pra quem viu nevar com 5° ... Nada é impossível,  as vezes a fé, separa os homens de ias 😅😅😅... Em 75 um dia antes da nevasca, os jornais previam sol e temperatura 12-24° 

Screenshot_20240722-193400.thumb.png.220623c0940ea16c553a093cc720ccca.png

Nesse dia, Simepar ficou batendo panela twitter falando que não ia nevar

Edited by carlex
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 5

Em 22/07/2024 em 18:56, Vinícius Balera disse:

É normal a baixada santista ter essas quantidades de máximas sub-20 e sub-22? Imagino que a sensação de frio foi constante esse mês , com único dia com 29º C , e talvez esse dia com máxima de 23º C, apesar que considero um dia com máxima de 21/23º C frio nos meses de maio a setembro quando o sol não é tão intenso.

Não é muito normal não. Em julho, a média máxima aqui é na faixa dos 24-25ºC. O mês atual está me lembrando junho de 2016, quando também tivemos poucas máximas acima de 20ºC, porém na ocasião as mínimas foram menores por causa daquela potente MP e a sensação de frio foi maior.

• Like 11
  • Thanks 1

Em 22/07/2024 em 19:51, Luiz Henrique. disse:

Não é muito normal não. Em julho, a média máxima aqui é na faixa dos 24-25ºC. O mês atual está me lembrando junho de 2016, quando também tivemos poucas máximas acima de 20ºC, porém na ocasião as mínimas foram menores por causa daquela potente MP e a sensação de frio foi maior.

nossa primeira semana de julho aqui no RS lembrou muito junho de 2016, com friozão seco bem rigoroso.

daí na segunda semana continuamos com muito frio, só que mais úmido, aumentando as mínimas mas mantendo máximas baixas.

de semana pra cá estamos aquecendo gradualmente. 

foi curto, uma semana, mas foi maravilhoso relembrar junho de 2016 nesses primeiros dias de julho (ah, aquele padrão de frio seco pegou os dias finais desse junho tb)

• Like 9
  • Thanks 1

Barra do Chui RS debe de ser la ciudad costera brasileña con aguas mas frías en invierno, en este momento posee casi la misma temperatura que Mar del Plata, ubicada mucho mas al sur:

Chui 33°41'

image.png.ff17851c1933d19a965deb95b29c950a.png

Mar del Plata 38° 01'

image.png.94c4658c3a67feed1da111fe5304c3a6.png

chui-rs.Imagem.Consolide+Sua+Marca.jpg

Edited by PabloMQL
  • Like 13
  • Thanks 3

Em 22/07/2024 em 19:42, carlex disse:

Pra quem viu nevar com 5° ... Nada é impossível,  as vezes a fé, separa os homens de ias 😅😅😅... Em 75 um dia antes da nevasca, os jornais previam sol e temperatura 12-24° 

Screenshot_20240722-193400.thumb.png.220623c0940ea16c553a093cc720ccca.png

Nesse dia, Simepar ficou batendo panela twitter falando que não ia nevar

Sim, é possível nevar com 5°C, se as camadas logo acima estiverem pelo menos no nível térmico de congelamento e eu torço também para q isso ocorra.

Curitiba já teve diversos episódios pequenos de neve isolada com temperaturas positivas. Geralmente um resíduo frontal alcançado pelo vento frio e seco da MP.

Não tem como não notar q vc está realmente empolgado com essa possibilidade. Seria bem irônico, não? Um inverno já decretado como perdido e vem uma bomba dessa.

Então eu fico do teu lado na torcida. Pq quero ver neve na capital paranaense. 

• Like 10

Em 22/07/2024 em 19:59, PabloMQL disse:

Chui RS debe de ser la ciudad costera brasileña con aguas mas frías en invierno, en este momento posee casi la misma temperatura que Mar del Plata, ubicada mucho mas al sur:

Chui 33°41'

image.png.ff17851c1933d19a965deb95b29c950a.png

Mar del Plata 38° 01'

image.png.94c4658c3a67feed1da111fe5304c3a6.png

chui-rs.Imagem.Consolide+Sua+Marca.jpg

Essa foto é real? Parece uma maquete kkk

Ah se fosse assim na costa brasileira.

• Like 3

Em 22/07/2024 em 19:32, Eclipse POA disse:

li o textão,  concordo com tudo, agradeço pelo toque, e fico feliz que usou parágrafos dessa vez kkkkkk

e nao to sendo irônico 

abraços 

ps: ta na hora de servir a janta do @Matheus Vinicius aí no porão 

AINDA temos 18 graus. Perfeito pra tirar a friaca de vez. 

Vlw

Sobre o Mat, parece q ele foi pra Índia. Não entendi nada... Um belo dia o porão estava vazio. Semanas depois chegou uma carta com este retrato:

Screenshot_20240722-195649.jpg.be0eb8f6ae4d4357e4f12b817b63f7d9.jpg

• Haha 12

Em 22/07/2024 em 20:12, Carlos Campos disse:

Vlw

Sobre o Mat, parece q ele foi pra Índia. Não entendi nada... Um belo dia o porão estava vazio. Semanas depois chegou uma carta com este retrato:

Screenshot_20240722-195649.jpg.be0eb8f6ae4d4357e4f12b817b63f7d9.jpg

o velho barbudo ali nao é  vc? Sei não hein....acho que ele tá aí ainda.

18 graus. VOLTANDO A SER A RMPOA DE SEMPRE, QUE NAO BAIXA A TEMP DE JEITO NENHUM 

😍

• Like 2
  • Haha 2

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.